Um "Noronha" em Baião?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Um "Noronha" em Baião?

#48231 | Ortigão | 22 set 2003 19:09

Meus Caros

Fui hoje surpreendido por um curioso assento de casamento de Baião, datado de 1814 em que um insuspeito José da Silva se casava com uma ainda menos emocionante Ana Maria. Esta era filha de António Pinto Moreira e neta de António Moreira. Ele era filho de João da Silva e neto de Mateus de Noronha !! Procurei o assento de José da Silva, que encontrei no ano de 1792. Neto de pai (sic) incógnito.

Alguem que tenha investigado Baião sabe de mais pormenores?

cptos
ROdO

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48240 | vbriteiros | 22 set 2003 22:46 | Em resposta a: #48231

Caro Rodo
Não investigo Baião, mas sei umas coisinhas de lá:
- Freguesia de S. Tomé de Covelas.
Situada no meio da feguesia, arruinada, mas Casa com Capela, está a Casa de Covela. Pertenceu a Joaquim de Carvalho Cabral de Azevedo e Meneses, que por escritura de 25.8.1788 casou com D. Maria Antónia de Faro e Noronha Manuel Tovar e Meneses e tiveram muitos filhos, dos quais:
- D. Henrique de Azevedo Faro Noronha e Meneses, nascido a 10.12.1801,formado em Direito(UC) e que foi senhor desta Casa.
Teve filhos , mas não tenho noticia deles.
Estes Noronhas eram da Casa da Soenga, do outro lado do Rio Douro e vinham muito por Baião. Por isso não é de estranhar que algum tenha tido uma fraqueza humana...
cptos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48248 | Ortigão | 22 set 2003 23:44 | Em resposta a: #48240

Caro Vasco

Obrigado pela pista! Lembrou-me de um titulo de Noronhas do outro lado do Rio (Cinfães p.ex?) que deve estar no livro de José Cabral Pinto de Resende... que bom que era se houvesse um levantamento de principalidade e nobreza tão sistemático como este para mais concelhos do país.

abraços,
ROdO

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48255 | aburma | 23 set 2003 00:04 | Em resposta a: #48248

Caro Rodrigo,

Existe realmente o título de Noronhas no livro que referes de José Pinto de Resende (dedicado ao concelho de Cinfães e aos antigos concelhos de Tendais e Ferreiros de Tendais, secs. XVI, XVII e XVIII). Se quiseres alguma informação desse título, diz-me.

A propósito, consta estar para breve nova obra do Dr. José Resende.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48266 | Ortigão | 23 set 2003 02:52 | Em resposta a: #48255

Caro Alexandre

Já o consultei e tem lá alguns Noronhas da freguesia de S. Cristovão de Nogueira, de onde vem aquele mateus noronha. Mas o livro fica-se pelos Seiscentos, por isso ainda vou ter muito que recuar, se conseguir.

obrigado e abraços
Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48283 | Nuno Resende | 23 set 2003 11:16 | Em resposta a: #48266

Caro Rodrigo
No livro do Dr. José, a fls. 77, explica-se, de forma bastante clara, que o Noronha primeiríssimo de Cinfães foi Dom Nuno Álvares de Noronha, morgado das Corujeiras, e.º neto do 1.º Marquês de Vila Real. Deve ter nascido ainda no século XV, pois a sua mulher morre em 1620. De qualquer forma, é a sua descendência ilegítima (pois não houve outra) que vai enxamear as encostas de Cinfães e arredores uma vez que, ao contrário do que diz, não se ficou a descendência deste morgado apenas pela freguesia de S. Cristóvão de Nogueira.
Contudo, não deve ser difícil ligar o Noronha de Baião aos de São Cristóvão, dada a proximidade de ambas as localidades. E, além do mais, tanto em São Cristóvão, como em Tendais, como noutras freguesias circunvizinhas, o sobrenome Noronha já havia perdido todo o lustre...

Cumprimentos
Nuno Resende

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48284 | Nuno Resende | 23 set 2003 11:22 | Em resposta a: #48255

Caro Alexandre

Realmente já algum tempo espero o lançamento desse livro...até porque diz directamente respeito a minha varonia e outras quejandas. Penso que não será segredo nenhum, por isso posso adiantar-lhe que saiu um breve resumo dessa projectada obra no meu trabalho sobre os arquivos fotográficos de Cinfães "Retratos da terra e de família".

Cumprimentos
Nuno Resende Mendes

P.S. a tripla biografia avança, mas está em fase de reestruturação. O Dr. José Miranda é uma incógnita, o Ultimatum um imbróglio e a Clarinha um poço de enigmas...

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48313 | aburma | 23 set 2003 15:43 | Em resposta a: #48284

Caro Nuno,

Soube recentemente que o novo livro do Dr. José Resende estará em fase de provas, pelo que a sua publicação não deverá estar muito longínqua. Conheço o resumo que refere, incluído no seu excelente trabalho "Retratos da Terra e da Família".

Quanto à "tríplice", sobre o Dr. "José Miranda" pode encontrar aqui no Forum elementos citados pelo nosso estimado e prestabilíssimo confrade Dr. Pedro França em

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=45603#lista

Concordo consigo no que ao Ultimato se refere, mas esse será apenas um episódio - não necessariamente o mais importante - da "vida breve e ardente" do biografado.

Sobre a Clarinha tenho apenas reminiscências, e mesmo essas em segunda mão, pois morreu cerca de seis anos antes de eu nascer. Mas estou, como sempre, ao seu dispor.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48324 | 2910 | 23 set 2003 17:57 | Em resposta a: #48313

Caros Nuno e Alexandre
Algum sinal da pedra de armas dos Pinto da Torre de Chã?

Abraços
Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48345 | aburma | 23 set 2003 22:17 | Em resposta a: #48324

Caro Óscar,

Conforme penso já ter tido oportunidade de lhe dizer, poderei tentar arranjar-lhe uma fotografia de uma pedra de armas dos Pintos mas mais recente que a que refere.

Cumprimentos

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48383 | 2910 | 24 set 2003 10:52 | Em resposta a: #48345

Caro Alexandre
se for armas plenas, ficarei grato.
Relembro o meu e-mail 2910@sapo.pt

abraços do
Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48393 | magalp | 24 set 2003 12:21 | Em resposta a: #48383

Caro Óscar

Vi já, faz anos, um desenho ou fotografia dessas armas com Pinto em pleno.
Foi-me então mostrada a diferença para as armas dos Balsemão, tb. Pinto em pleno, mas não me lembro já qual era.
Curiosamente, vi já ao vivo e depois mostrado na Tv (talvez no canal História) umas armas tumulares, de Pinto em pleno, no famoso cemitério judaico de Amsterdam.
Não sei se existe alguma relação entre as mesmas, mas é bem possível q. sim.

Já achou os seus Magalhães do Porto?
Por mim, não lhe "toco" nem de perto nem de longe, com grande pena...

cmptos,
M. Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48395 | dsa | 24 set 2003 12:44 | Em resposta a: #48393

Caro «+ MMM, Purpurado de Mezom-Frio»

Vossencia...

Desculpe a graça, mas não resisti...
Creio que o meu primo Óscar já os encontrou, pelos menos, parte da descendência (por exemplo, aqui o «je»), é pena que ninguém lhes toque...
CumprimenTos,
Diogo Soares de Albergaria (tb Magalhães)

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48396 | dsa | 24 set 2003 12:48 | Em resposta a: #48395

Óscar

Estou de saida para Roma, quando chegar mando-te os apontamentos prometidos (à meses, é quase vergonhoso, mas sabes o comp. nem sempre «funcenima»)!
Olha modei o nick, tive uns «prublemás» com o mail.
Depois falamos.
Abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48397 | dsa | 24 set 2003 12:50 | Em resposta a: #48396

Leia-se mudei, em vez de modei. Ups!E falta ´em saída!Sorry!

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48399 | magalp | 24 set 2003 13:13 | Em resposta a: #48395

Meu caro Diogo

Fico a morrer de curiosidade!
Depois, quando regressar, conte-me isso. Apesar de ser Magalhães por 7 vias, nunca consegui ligar a Cam de Magalhães, dos daqui e bem q. gostava, pois já consegui uma ligação a Cam de Meirelles, "mui guapa", por Vila Real!

Do meus modestos Soares (q. não os da minha mãe, do termo de Aveiro) tb. já arrumei tudo, lá em Lamego, até aos alvores do séc. XVI. Tive já o prazer de almoçar no berço deles em Bretiande (hoje muito bem reconstruído pelos primos Magalhães Girão); quase cheguei ao Soeiro Soares...

Mantenho o mesmo e-mail..
Boa viagem e melhor regresso!
cmptos,
M.M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48407 | dsa | 24 set 2003 13:52 | Em resposta a: #48399

Caro «Nebes» (desculpe, mas este é de morrer!!)

Não morra que não vale a pena, além de que lá em cima (ou lá em baixo)deve ser aborrecido...(digo eu)!
Não tenho o seu mail, não «tou» para procurar, e não «tou» para pedir (hoje «tou» muito não).
Escreva-me dsalbergariaarrobahotmailpontocom.
Disponha.
Cumprimentos,
Diogo Magalhães
P.s. Até parece mal, o mail é só morte e «nãos»

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48412 | magalp | 24 set 2003 14:31 | Em resposta a: #48407

Caro Diogo de Magalhães

"Nebes" e de certeza, certezinha!
Que não era fidalgo nem castelão, sequer geireiro de Baião, outrossim de Almacave, a 2ª freguesia de Lamego!
Nos finalmente não rima... mas é verdade.

Vou testar o e-mail
Manuel Nebes

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Baião?

#48480 | Nuno Resende | 25 set 2003 10:03 | Em resposta a: #48324

Caro Óscar,
Se se refere à pedra da Torre de Chã, nada tenho a declarar. No entanto posso dizer-lhe que a que repousa na frontaria da capela de São Francisco de Assis, na quinta do Aziveiro, em Covelas, já teve melhores dias...a capela está praticamente reduzida a escombros, destelhada e completamente votada ao abanadono. É um dos poucos brasões de armas, pleno, dos Pintos, que conheço no vale do Bestança.
E, por falar em Covelas, numa das minhas caminhadas pelo vale, fui dar uma olhadela ao velho Paço de Covelas que, ainda na Idade Média rivalizou em poder, prestígio e honra, com a vizinha (e familiar) torre de Chã. O Paço lá está, fruto de uma série de acrescentos, alterações, etc. Mas transmite-nos uma sensação de vetustez que podemos encontrar, por exemplo, na velha "Casa de Ramires", a não muitos quilómetros de distância.
Depois de visitar o paço de Covelas, e depois de observar a sua estrutura, perguntei-me se, no período medieval ela não tivesse uma forma acastelada... é um caso para pensar e estudar.
Um abraço,

Nuno Resende

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Bai鉶?

#48497 | 2910 | 25 set 2003 12:55 | Em resposta a: #48393

Caro M.M.Magalhães
Existe um livro publicado nos USA em 1975, "The Pinto manuscrit " que trata a genealogia desta rica familia judaica portuguesa, que passou a Anvers em 1607.
Sobre os Magalhães, já tenho muita coisa alinhavada, consultei uma H.S.O. do deputado do F.O.António de Magalhães que foi muito proveitosa. Quando estiver concluido o referido trabalho vou mandar para o seu e-mail.

Abraços
Óscar, tb.de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Bai鉶?

#48499 | 2910 | 25 set 2003 13:06 | Em resposta a: #48396

Diogo
boa viagem e não te esqueças de dar um abraço por mi a S.Santidade

Abraços
Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Bai鉶?

#48500 | 2910 | 25 set 2003 13:10 | Em resposta a: #48480

Caro Nuno Resende
Se tiver a fotografia digitalizada, gostaria muito de a receber. O e-mail continua o mesmo 2910@sapo.pt

Abraços
Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Um "Noronha" em Bai鉶?

#48535 | Nuno Resende | 25 set 2003 18:59 | Em resposta a: #48500

Caro Óscar,
Não possuo foto do referido brasão. Fui este verão a Covelas, com o objectivo de fotografá-lo, mas as silvas tomaram conta da capela e, pelo menos, para já é impossível fotografar a pedra de armas.
Mas, se procura brasões plenos de Pintos, aconselho-o a dar um salto à Sé de Braga, encontra lá um ou dois, pelo menos, sepulturas, quem sabe, do ramo dos de riba de Bestança que naquela cidade foi casar no século XVI.
Cumprimentos,

N.R.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 04:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen