Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#48485 | zmcm | 25 set 2003 10:32

Procuro a descendência e o nome do pai de Belchior Affonso Santos nascido em inícios do séc. XVII, morador que foi em Benafim/Alte ( Talvez por lá ter casado),era filho de Ana Gomes e de (??) e neto materno de outro Belchior Affonso Santos e de Maria Gomes ( S. Bartolomeu de Messines--sec. XVI.
Este senhor aparece como testemunha num processo de H.S.O.( não tenho á mão os dados, mas suponho que ou de Gaspar Varella de Moura ou de Diogo Pacheco Fogaça ) ambos casados com primas suas em 3º grau ( Brites Cabrita e Ângela Lopes Cabrita respectivamente)
Faço notar a possível confusão que poderá existir com outros parentes que possuíam precisamente o mesmo nome!

Agradeço as informações possíveis,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#48524 | rgc | 25 set 2003 17:52 | Em resposta a: #48485

Caro Miguel
Ao ler esta sua mensagem e como há muitíssimo tempo que não entro em contacto consigo,pois estou parado há muito nestas "andanças" genealógicas,gostei de verificar que continua a investigar estes nossos ramos familiares. Lembrei-me outra vez do Bartolomeu Afonso Santos,viúvo de Teodósia dos Santos Cabrita -, seria prima (?) e depois casou com Maria Andreza da Silva aos 18-4-1695, ele filho de Bartolomeu dos Santos e de Maria de Mesquita,e ela de Baltazar Afonso e de Vitoria Andreza, das Sarnadas-Alte.
A Maria de Mesquita,n.de Alfontes-Guia é filha de João Afonso Alvaleide e de Isabel de Mesquita(que suponho de Albufeira). Gostaria de apurar melhor o que são estes Afonsos Santos com os que referiu, na sua mensagem e também com a minha avó: Catarina dos Santos c/c o meu avô Cap. Afono Alvares Mião.
Um abraço.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#48537 | rgc | 25 set 2003 19:29 | Em resposta a: #48524

OBS: onde recolhi os dados da filiação do Bartolomeu Afonso Santos foi no regº do casamento dele com Teodósia dos Santos Cabrita aos 29-Out-1693, na paroquial de Alfontes da Guia
Assinaram o capitão João Bocarro dos Santos, Filipe Alistão de Almeida, João de Almeida da Franca, da cidade de Silves(?),o pad.e João (Miz ou Roiz ?)Alvaleide e o Cura João Miz Cabrita oficiante do enlace.
(actualizei no que pude os nomes e apelidos com a grafia actual, por muito contrário que seja a isto...)Se isto já for do seu conhecimento,fica como informação adicional para os eventuais interessados.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#48539 | rgc | 25 set 2003 19:36 | Em resposta a: #48537

corrijo: "aos vinte e.... dias do mes de outubro de mil seiscentos noventa e dous anos"
R.C.

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#48540 | rgc | 25 set 2003 19:41 | Em resposta a: #48539

Desculpe ir a "conta gotas", mas talvez seja melhor deixar também mencionados os pais de Teodósia:Baltazar Afonso Barriga e Maria Pincho.
R.C.

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#48561 | zmcm | 26 set 2003 00:11 | Em resposta a: #48524

Caro Rafael :
Como vai? eu continuo sem muito tempo para estas andanças genealógicas que tão do meu agrado são!
Quanto ao Bartolomeu Affonso Santos que referiu, sei muito bem de quem fala, foi filho de outro Bartolomeu Affonso Santos e de Maria de Mesquita, este último suponho que seja sobrinho do nosso avô Bartolomeu Affonso Santos ( filho de uma irmã) e portanto primo irmão do Belchior Affonso Santos que refiro nesta mensagem. O filho de Bartolomeu Affonso Santos e Maria de Mesquita (tiveram 4 filhos, sendo um deles também Belchior Affonso Santos!) casou 3 vezes : a 1ª na Guia a 25-10-1692 com Theodósia dos Santos Cabrita filha de Baltazar Affonso Barriga e Maria Pincho, a 2ª em 18-4-1695 em Alte com Maria Andrêz ( filha de Baltazar Affonso e de Vitória Andrêz) desde 2ª casamento teve outro filho com o mesmo nome : Bartolomeu Affonso Santos que casou em Silves a 24-10-1727 com Josefa Maria da Silva filha de Manuel Antunes da Silva e de (??), a 3ª na Guia com Leonor Álvares em 11-8-1706, ela filha do Cap. Afonso Álvares Meão e de Maria Grade.

Quanto á sua avó Catarina dos Santos:
Foi casada com o Cap. Afonso Álvares Meão- 2º casamento deste último era irmão de Leonor Álvares acima mencionada e portanto ambos filhos de outro Capitão Afonso Álvares Mião e de Maria Grade.
Catarina dos Santos era de S. Bartolomeu de Messines onde casou a 12-11-1708 e era filha de Vicente Affonso e Maria Lourenço ( aparentemente sem parentesco próximo com o marido) deste casamento nasceram 5 filhos.

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#48563 | zmcm | 26 set 2003 00:17 | Em resposta a: #48537

Tem graça que o Cap. João Bocarro dos Santos era parente deste Bartolomeu Affonso Santos, já que era filho do Capitão Belchior Affonso Santos e de Guiomar Rodrigues Bocarro e neto paterno dos nossos avós Cap. Bartolomeu Affonso Santos e Brites Cabrita.
Por curiosidade esse Cap João Bocarro Santos era irmão de Brites Cabrita casada com o Cap. Gaspar Varella de Moura ( Capitão-Mór do Alvôr)e F.S.O.

isto parece um bocado complicado de deslindar pois são várias gerações e ás vezes nas mesmas gerações pessoas com o mesmo nome! são todos parentes uns dos outros!

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#48657 | zmcm | 26 set 2003 22:52 | Em resposta a: #48485

Caro Rafael :
Nos seus apontamentos de Alte não apanha nenhum Belchior Afonso filho de uma (?) Gomes? pode acontecer que o casamento dele venha apenas mencionado o Afonso como era apanágio dos sacerdotes naquela época!

abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#48658 | zmcm | 26 set 2003 22:52 | Em resposta a: #48485

Caro Rafael :
Nos seus apontamentos de Alte não apanha nenhum Belchior Afonso filho de uma (?) Gomes? pode acontecer que o casamento dele venha apenas mencionado o Afonso como era apanágio dos sacerdotes naquela época!

abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#48674 | rgc | 27 set 2003 00:27 | Em resposta a: #48658

Caro Miguel
Tenho alguns registos de nasc. e cas. t/dos Liv. Par.s de Alte. Vou ver se tenho vagar este fim de semana, para lhe responder, mas deve ser pouco provável, porque tenho outras actividades genealógicas entre mãos que não posso adiar e levam o fim de semana ,por inteiro.Mas, assim que puder dar-lhe-ei notícias.
Um abraço.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#178029 | melisa | 28 dez 2007 15:46 | Em resposta a: #48658

Caro Miguel Cabrita Matias

Não sei se já "encontrou " o Belchior Afonso que deu origem a este tópico.

Estou convencida que se trata do de mesmo nome filho de Lourenço martins ,morador na Penina -Alte e de Ana Gomes, que casou em Alte aos 6/6/1633 com Cosma Guerreira , filha de Gaspar Pires cc Maria Guerreira.

Foram testemunhas deste casamento:Bartolomeu Afonso Santos,morador nas Cortes, e André Gonçalves ,morador nas Sernadas.

Tenho ainda como seus irmãos:

-Domingos Martins, morador em Benafim que casou em Alte aos 28/5/1640 com Guiomar Neta, * de s.Clemente -Loulé, fª de Domingos Fernandes cc Maria Dias, aí moradores.

Testeminhas deste casamento: Manuel de Ataíde de Sarrea (morgado de Alte) e João Arez.

- Ana Gomes que casou (Alte 8/1/1646) com Manuel Pires viúvo de Maria Álvares e filho de Alberto Pires e de Catarina Gomes, de Alte, com dispensa de 2º 2 3º grau de consanguinidade.

Este casal Ana Gomes/ Manuel Pires são os avós paternos do capitão Manuel Pires Cortezão.

Pelo que o Belchior Afonso seria tio avô do referido capitão.

Já agora os pais de Alberto Pires,bisavô do capitão Manuel Pires Cortezão foram Gaspar Pires e Margarida Andrez (Falecida em Alte aos 20/5/1609), conforme consta do 2ª casamento de Alberto Pires com Catarina Dias em Alte (23/4/1646).

Espero que esta informação lhe tenha sido útil.
Cpmts

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#178089 | zmcm | 28 dez 2007 23:32 | Em resposta a: #178029

Cara Maria Elisa:
Nem me lembrava já de ter colocado este tópico.
Agradeço os dados e deve de facto tratar-se da da mesma pessoa já que Ana Gomes que indico ( e que não conheço o nome do marido pai do Belchior Afonso Santos) era irmã do Capitão de Cavalos Bartolomeu Afonso Santos senhor da herdade das Cortes em SBM.
O dito Capitão Bartolomeu nasceu na Herdade das Cortes em SBM cerca de 1570 e casou na Igreja matriz de Loulé (s. Clemente) com Beatriz ou Brites Cabrita em 10-1-1595, tendo este casal dado origem por via feminina á extensa família dos Cabritas de SBM.
Os filhos do casal Bartolomeu e Brites ( da mesma geração do Belchior Afonso Santos de Alte) casaram entre 1627 e 1640, logo coincide com a data do casamento do dito Belchior que menciona ( 1633) ainda por cima sendo testemunha o Cap. Bartolomeu Affonso Santos ( que seria seu tio por via materna).
Muito obrigado pela dica, fico assim com mais uma extensa descendência do casal Belchior Afonso Santos( nascido c. de 1540) e Maria Gomes.
O que me deixa agora perplexo é o parentesco no 2º e 3º grau de consanguinidade entre Ana Gomes e Manuel Pires onde a ascendência de cada um é:
1- Ana Gomes
2 - Lourenço Martins
3 - Ana gomes
4 - ?
5 - ?
6 - Belchior Afonso Santos ( da herdade das Cortes -SBM)
7 - Maria Gomes

e

1 - Manuel Pires
2- Alberto Pires
3 -Catarina Gomes

para serem parentes no 2º grau um dos pais de cada um teriam que ser irmãos entre si, certo? Seriam as mães irmãs já que têem o mesmo apelido? se assim for desconhecia que o casal Belchior Afonso Santos e Maria Gomes tenha tido mais uma filha.

como será o parentesco entre eles para serem parentes no 2º e 3º grau em simultâneo?


muito obrigado pelas ajudas que tem dado.
mande-me p.f. um mail para jmccmarrobaoniduopontopt para combinarmos a melhor forma de lhe passar os registos que tenho digitalizados de SBM.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#178090 | zmcm | 28 dez 2007 23:42 | Em resposta a: #178029

Maria Elisa:
esqueci-me de dizer: pode ver as pessoas que mencionei anteriormente a partir de:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=120648
Trata-se de uma pequena parte de um trabalho que desenvolvo há já alguns anos e que resolvi publicar na Genea em 2002.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#178712 | melisa | 03 jan 2008 22:08 | Em resposta a: #178089

Caro Miguel Cabrita Matias

Peço desculpa de só agora responder, mas este início do ano tem sido um pouco complicado.

Relativamente ao grau de consanguinidade entre Ana Gomes e s/ marido Manuel Pires, deverá ser por uma única via , pois pela mesma data vi referido nos paroquiais de Alte o registo de um outro casal em que diz serem parentes por duas vias, o que não é referido neste casamento.

Assim a mãe ou o pai de um dos noivos será irmã (ão) da avó (ô) do outro.

O que tenho relativamente a Manuel Pires:

1- Manuel Pires
2- Alberto Pires
3 -Catarina Gomes
4- Gaspar Pires
5- Margarida Andrez (falecida em 20/5/1609 (testamenteiro s/marido)
6-?
7 -?
8- Baltazar Pires
9- Constança Vaz [estes caso o Gaspar Pires vvº que casou em 6/1/1610 com Maria Guerreira, fª de Estaço Lourenço cc Cosma Guerreira, seja o Gaspar Pires vvº de Margarida Andrez.( Este casal que casou em 1610 são os pais de Cosma Guerreira que casou em 1633 com o Belchior Afonso , como referi na minha anterior mensagem, )].

Por estes dados acima embora se tratem de famílias fortemente entrelaçadas não me parece haver ascendentes directos dos noivos.

Restará assim o lado de Catarina Gomes ( de que se desconhece a filiação).

Como seu marido Alberto Pires deverá ter nascido por volta de 1590 (existe um irmão Alvaro b. em 11/11/1590 e tem outro irmão ( Baltazar Pires ) a casar em 22/8/1623, estimo que Catarina Gomes teria também nascido na década de 1590, e sido mãe de Manuel Pires por volta de 1615/20 que casou pela 1ª vez em 1642.

Relativamente aos pais de Ana Gomes (filha) nada sabemos da ascendência de Lourenço Martins e o que sabemos deste é que foi morador na Penina (Alte) que tinha escravos com filhos a baptizar e que assinava bem.

Como disse anteriormente a assinar em Alte na 1ª metade do século XVII encontreimuito poucos, e que tivessem apelido Martins penso que só os Martins Cavaco e um Santos Martins. Claro que poderia ser filho de alguém com outro apelido (brevemente irei fazer o levantamento dos que assinam nesse período).

Resta assim a hipotese, que julgo a mais provavel, de que o parentesco seja por Ana Gomes (mãe).

Assim:

1- Belchior Afonso dos Santos cc Maria Gomes,

pais de :

.....2- N
pai ou mãe de:

....................3- Catarina Gomes cc Alberto Pires

pais de:

..................................4- Manuel Pires cc Ana Gomes

.....2- Ana Gomes cc Lourenço Martins,

...................3- Ana Gomes cc Manuel Pires.

Quero ainda aproveitar a sua oferta, que desde já agradeço, pelo que irei mandar-lhe um mail.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#178875 | zmcm | 04 jan 2008 23:13 | Em resposta a: #178712

Cara Maria Elisa:
parece-me lógico o seu raciocínio e neste caso o que tenho igualmente como filha do casal Belchior Afonso Santos e Maria Gomes é:
Margarida Gomes n.c. 1575 na Herdade das Cortes em S.B.M., casou com Mateus Lourenço a 8-1-1599 em S.B.M., ele filho de Lourenço Martins e de Inês Domingues.
Este casal Mateus Lourenço /Margarida Gomes teve uma filha Joana Gomes que casou em 19-1-1652 com Jerónimo Afonso de Alte, filho de Gaspar Afonso e de Catarina Gomes.

Seria então esta Margarida Gomes (irmã de Ana Gomes), avó de Manuel Pires por via materna (mãe da Catarina Gomes casada com Alberto Pires) ?
O que acho curioso e não será concerteza coincidência é Joana Gomes acima mencionada, nascida em SBM casar com alguém de Alte....para mim é um indício de outras ligações familiares com gente de Alte.

Vou ter de ver os registos de Baptismo de SBM para ver se encontro o registo de nascimento desta Catarina Gomes ou um registo de baptismo de uma filha de Margarida Gomes com o nome de Catarina...

cump.
MCM

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#178885 | melisa | 05 jan 2008 01:20 | Em resposta a: #178875

Caro Miguel Cabrita Matias

Uma pequena correcção:Tenho Joana Gomes (fª de Mateus Lourenço cc Margarida Gomes) a casar em Alte a 19/1/1622 (e não 52) com Jerónimo Afonso (b. Alte a 4/12/1593) filho de Gaspar Afonso e de Catarina Gomes, moradores em Alte.

Viúva voltou a casar ( Alte 11/1/1632) c/ Domingos Gonçalves, de Boliqueime fº de João Gonçalves cc Maria Dias.

Do 2º casamento as testemunhas foram João Arez (que assina João Aires) e Lourenço Martins (seria o seu tio por afinidade)

Sabe onde viveram Margarida Gomes/ Mateus Lourenço?

É que para além desta Joana encontrei em Alte a casarem os seguintes filhos:

- Belchior Afonso cc (Alte 21/8/1644) Maria Mendes, fª de Lázaro Mendes e s/m.er Maria Reveza.

- Bartolomeu Afonso cc (Alte 15/5/1650) Inês Vaz, irmã da Maria Mendes acima.

As testemunhas deste último casamento foram Belchior Afonso e Domingos Martins , moradores na Penina ( seus primos direitos filhos de Ana Gomes/Lourenço Martins).

Já no casamento de Belchior Afonso/Maria Mendes , as testemunhas foram Lourenço Martins (seu tio por afinidade) e Alberto Pires (certamente o marido de Catarina Gomes e pai de Manuel Pires ).

Como Manuel Pires só casou em 1646 com Ana Gomes, ainda não era primo por afinidade do noivo.

Mas caso Catarina Gomes (cc Alberto Pires) fosse filha de Margarida Gomes então Alberto Pires seria cunhado do noivo, o que faria todo o sentido.

Entretanto como na BD do Genea não constam os nomes dos sogros de Margarida Gomes não sabia quem eram.

Desconhecia este casal Lourenço Martins/Maria Domingues em Alte, mas provavelmente ele será o do mesmo nome que em 1590 foi padrinho de uma filha de Álvaro Lourenço e Catarina Martins Cavaco, pois parece-me muito antigo para ser o marido de Ana Gomes.

Pelos nomes, levanta-se agora outra questão: Que relação havia entre os maridos das irmãs Ana Gomes e Margarida Gomes? Seriam também eles irmãos? Primos?

O que mais uma vez aparece é uma relação próxima com os Martins Cavaco.

Espero que encontre alguma coisa nos registos de baptismo de S.B.Messines, pois até cerca de 1630 em Alte faltam muitos registos e não se encontram microfilmados sequencialmente.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#179215 | zmcm | 06 jan 2008 23:43 | Em resposta a: #178885

Cara Maria Elisa:
Da Joana Gomes tem toda a razão e foi erro meu a escrever.
Relativamente á Catarina vou averiguar quando tiver os microfilmes digitalizados se encontro o baptismo dela em SBM para confirmar a sua filiação.
Quanto aos maridos das manas Gomes já me tinha surgido a mesma questão: a hipótese de afinidade entre eles já que o pai de Mateus Lourenço ( casado com a Margarida) tinha precisamente o mesmo nome do marido da Ana.
E outra pista me surge agora sobre algo que sempre me interroguei:
sobre o casal abaixo:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=103642,
sempre me interroguei que parentesco haveria para que um nascido e criado em S.B.M fosse casar a Loulé, pois naquela época não eram ilógicos estes casamentos entre gente de lugares distantes.
Verifico agora que a sogra de Margarida Gomes era de apelido Domingues, tal como a sogra do seu irmão Bartolomeu Afonso Santos ( Brittes Domingues):
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=90811
ambas pelas minhas contas terão nascido entre 1545 e 1555. Seriam irmãs? ou eventualmente primas direitas?? isso explicaria este casamento em Loulé.
Mas se assim fôr, leva-me a crêr que o lado Gomes ( de Maria Gomes casada com Belchior Afonso Santos) é que teria afinidades com Alte/Loulé, pois seu marido era Sr. da Herdade das Côrtes em S.B.M. e consequentemente que a família seria deste lugar.

quanto ao casal Margarida Gomes/Mateus Lourenço não sei onde foram moradores, sei apenas que casaram em S.B.M. em 1599.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Domingues em Alte

#179395 | melisa | 07 jan 2008 23:35 | Em resposta a: #179215

Caro Miguel Cabrita Matias

Ao que tudo indica Margarida Gomes/Mateus Lourenço foram moradores na freguesia de Alte.

É verdade que não encontrei filhos a serem baptizados nesta freguesia, mas também não os procurei, até porque teriam nascido no período em que existem muitas falhas de baptismos, no entanto o facto dos seus três filhos conhecidos até agora, nomeadamente a filha Joana, aí terem casado, leva-me a esta conclusão.

Em Alte existem nessa época vários indivíduos de apelido Gomes que na sua generalidade parecem pertencer à mesma família, embora não estejam entroncados.

Relativamente a Domingues não sendo tantos também existem.

Estive a fazer um levantamento das pessoas mais antigas com este apelido que tenho na minha BD relativos a Alte ou relacionados com esta freguesia e encontrei:

Para além da já nossa conhecida Inês Domingues casada com Lourenço Martins contemporâneo desta temos:

1- Baltazar DOMINGUES cc Catarina Rodrigues, pais de:

2- Maria Gonçalves que cc (Alte 14/1/1609) Pedro Gomes fº de Álvaro Vaz e Leonor Gomes.

pais de:

3- Maria Gonçalves cc (Alte 27/7/1637) João Rodrigues natural de S.Clemente - Loulé.
______________________________________

1- Luís DOMINGUES cc Ana Cavaca (julgo ser dos Martins Cavaco), pais de:

2- Inês, b.2/4/1589 (padrinhos Pascoal Andrez e Domingas Martins)

2-Baltazar, b. 8/11/1590
[padrinhos : João Pires ( julgo ser o mesmo que foi padrinho no mesmo ano, de uma filha de Gaspar Gomes e talvez o morador em S.B.Messines cc Maria Gonçalves) e Brites Afonso e Inês Martins cc Tomé Lourenço (um filho, destes de s/ nome João Lourenço cc (27/9/1616) Bárbara Andrez fª de Bartolomeu Afonso cc Bárbara Andrez)]
_______________________________________

1- Belchior DOMINGUES cc Leonor Vaz, pais de:

2- Isabel Vaz que em Agosto de 1604 casou com Gonçalo Martins fº de Gaspar Martins cc Domingas Dias.

Este Gonçalo Martins falecida a Isabel Vaz voltou a casar (31/1/1633)
c/ Maria Gomes que também usou Maria Fernandes fª de Antonio Fernandes e Isabel Gomes.

Uma irmã desta Maria Gomes ou Fernandes de s/ nome Luzia Fernandes casou em 8/5/1634 com João Gonçalves fº de Bartolomeu Dias e de Catarina DOMINGUES. (Testemunhas: Tomé Gomes e Manuel Ataíde de Sarrea)

____________________________________

1- Bartolomeu Gueiro (?) cc Domingas Fernandes, pais de:

2- Joana DOMINGUES cc (Alte27/7/1609) Inácio Afonso, viúvo

2- Bartolomeu Gueiro (?) cc (Alte 13/4/1633) Maria Vaz (tt: Manuel Ataíde de Sarrea, Barão Dias e Martim Afonso )

____________________________________

1- Afonso DOMINGUES cc Maria Álvares, pais de:

2- Lourenço Fernandes cc (Alte 16/11/1626) Joana Gonçalves fª de Pedro Martins cc Joana Gonçalves de Boliqueime.

_____________________________________

1 - Tomé Afonso cc(alte 9/../1626) Catarina Álvares . pais de:

2- Bárbara DOMINGUES CC (ALTE.../1653) Tomé Martins, de S.Marcos da Serra. fº de Domingos Gonçalves cc Maria Martins.

_____________________________

Vou ter que interromper, já emvio os restantes

Até Já
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Dias de Alte

#179399 | zmcm | 08 jan 2008 00:08 | Em resposta a: #179395

Cara Maria Elisa:
Á primeira vista estes nomes não me dizem nada, mas gostaria de lhe perguntar se encontrou por acaso o casamento de um Cristóvão Roiz ( ou Rodrigues) e uma Francisca Dias por volta de 1640.
Este casal tive uma filha, Luísa Francisca que casou 3 vezes:
1 - com António Dias (creio que em Alte) cerca de 1670 de quem teve pelo menos 2 filhos com apelido Guerreiro: Manuel e Susana.
(Este Manuel Guerreiro foi avô de Margarida Gonçalves que casou em SBM com José Martins Cortezão c.1759 sendo ele filho de António Martins Cotezão e Iria Rodrigues que foram moradores em SBM mas dos quais não sei os ascendentes ( devem ser de Alte))
2 - com Domingos Afilhado em S.B.M. a 19-1-1693
3 - Com António Netto em S.B.M. em 11-4-1695

O casal que procuro ascendência são meus antepassados pelo ramo Margarida Gonçalves/ josé Martins Cortezão.

obg
MCM

Resposta

Link directo:

RE: Domingues em Alte

#179405 | melisa | 08 jan 2008 01:03 | Em resposta a: #179395

Continuando:

1- João DOMINGUES cc (I) Maria Andrez casou (II) Alte aos 17/1/1633
com Margarida Martins fª de Bartolomeu Martins e Maria Faleiro.

( Margarida Martins deoois de enviuvar voltou a casar em 13/9/1638 c/ Domingos vaz ,fº de Bartolomeu Gomes e de Maria Vaz).

João Domingues no 1ª casamento pai de:

2- Margarida Andrez cc (Alte 27/9/1632) Baltazar Queimado , fº de Baltazar Gomes e de Maria ou Margarida Leitoa.

e também de:

2- Maria Andrez cc (Alte 7/3/1639) Rui Gomes, fº dos mesmos pais.

______________________________________________

1- Bárbara DOMINGUES cc João Rodrigues (já falecidos em 1633) pais de:

2- Brites Coelha cc (Alte 1633) João Vicente, fº de João Anes cc Bárbara Vicente
_________________________________________________

Não sendo moradores em Alte, mas aí referidos temos:

1- Bárbara DOMINGUES cc Manuel Dias, mordores em Salir, pais de:

2- Manuel Dias cc (Alte 28/9/1634) Maria Vaz, fº de Gonçalo Fernandes cc Margarida Vaz, de Alte [um irmão de Maria Vaz teve como testemunhas no seu casamento João Arez (assina João Aires) e o n/ conhecido Lourenço Martins].
____________________________________________

1- INÊS DOMINGUES cc Baltazar Vaz, moradores em Paderne , pais de:

2- Vicente Rodrigues cc (Alte 25/1/1644) Brites Anes, de Alte fª de Rui Gomes cc Maria das Neves, Neta paterna de Estevão Vaz cc Brites Anes,de Benafim, e neta materna de Diogo Pires cc Joana Gonçalves do Espargal freguesia de Alte.

__________________________________________________

1- INÊS DOMINGUES cc Miguel Coelho, moradores Stª Bárbara de Nexe, pais de:

2. Bartolomeu Pires cc (ALte 2/10/1634) Domingas Luís, fº de Bartolomeu Pires cc Domingas Luís.

_________________________________________________

Por fim e certamente da mesma geração de Brites Domingues e Inês Domingues(cc Lourenço Martins) encontrei sendo morador em S.B.Messines:

1- Manuel DOMINGues cc Apolónia AFONSO, pais de :

2. António Afonso cc (Alte 13/2/1628) Maria Gonçalves, de Alte, fª de Sebastião Dias cc Maria Gonçalves.
Foram testemunhas: Estevão Anes, (ass) e Pedro Pires de Alcantarilha.


Como vê as dúvidas são muitas, suspeita-se de algumas relações familiares, encontrando-se várias ligações aos Gomes.

As duas Inês Domingues de Stª.B. Nexe e Salir serão de uma geração mais recente que a Inês Domingues de Alte podendo ser sobrinhas.

Esta Apolónia Afonso terá algo a ver com Belchior Afonso dos Santos ?

Manuel Domingues seria familiar de Brites Domingues?

Sem respostas mas procurando pistas,

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Dias de Alte

#179406 | melisa | 08 jan 2008 01:12 | Em resposta a: #179399

Caro Miguel

Em Alte entre 1622 e 1653 não casaram, pois já passei todos os casamentos para a minha BD e não constam, inclusivé não consta nenhum Cristovão.

Cpm
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Domingues em Alte

#179533 | zmcm | 08 jan 2008 17:30 | Em resposta a: #179405

Cara Maria Elisa:
Muito obrigado pelos dados fornecidos.

cump.
MCM

Resposta

Link directo:

RE: Domingues em Alte

#180155 | melisa | 12 jan 2008 20:14 | Em resposta a: #179533

Caro Miguel Cabrita Matias

Como deve estar recordado em 6/1 levantou a hipótese de que houvesse relação familiar entre os maridos das duas filhas de Belchior Afonso dos Santos.

Conheciamos os pais de Mateus Lourenço: Lourenço Martins e Inês Domingues , mas não os de Lourenço Martins.

Ora em 25/3/1649 (Alte ) foi madrinha Inês Domingues, filha de Lourenço Martins da Penina (Que sabemos ser o casado com Ana Gomes).

Esta Inês Domingues seria certamente a baptizada em 21/2/1623.

Sendo conhecida por um apelido que nem seu pai nem sua mãe usava, só poderia tê-lo recebido de sua AVÓ PATERNA , INÊS DOMINGUES.

Assumo assim que os dois concunhados seriam irmãos e filhos de Lourenço Martins e Inês Domingues.

Também filho deste casal e irmão de Lourenço Martins e Mateus Lourenço deveria ser Domingos Lourenço cc Margarida Rodrigues, avós paternos de Brites Correia casada com Antão Vaz Cavaco (FSOde 1674), pela a política de apadrinhamentos recíprocos de netos.

Relativamente aos Domingues, Belchior Domingues cc Leonor Vaz deverá ser familiar muito próximo de Ines Domingues, talvez irmão.(também pela política de apadrinhamentos).

Sabe quem foram os padrinhos dos filhos de Brites Cabrita e Bartolomeu Afonso dos Santos?

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Domingues em Alte

#180264 | zmcm | 13 jan 2008 16:53 | Em resposta a: #180155

Cara Maria Elisa:
Parece que temos o mistério desfeito.
Quanto os filhos de Brites Cabrita e Bartolomeu Afonso Santos, não tenho o registos de todos os padrinhos mas apenas de alguns ( de 8 tenho 4):
Margarida- bap SBM 6-2-1603, padrinhos João Gonçalves e Isabel da Silva mulher de Vicente Furtado moradores em SBM,
Francisco- bap SBM 9-6-1614, padrinhos Álvaro Vieira e Beatriz Fernandes moradores em Lagoa,
Maria- bap SMB 12-1-1598, padrinhos Bartolomeu Gomes e Luísa do Valle
Brittes- bap SBM 3-9-1600, padrinhos Baltazar Jorge casado com Bárbara Fernandes e Maria Bentes,

cump,
MCM

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#180295 | rafael | 13 jan 2008 19:49 | Em resposta a: #178090

Caro Miguel

Juliana Neta, como diz e não com o apelido- Cerqueira-que deve ser - da Ceisseira ( foi lido mal?) lugar da freg. de São Bart. de Messines.

Abraço amigo.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#180328 | zmcm | 14 jan 2008 00:36 | Em resposta a: #180295

Caro Rafael:
Como tem passado? obrigado pela nota.
abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#184971 | melisa | 15 fev 2008 20:25 | Em resposta a: #178875

Caro Miguel

Encontrei o registo decasamento de Alberto Pires com Catarina Gomes a 9/1/1615.

Ele fº de Gaspar Pires e de Margarida Andrez como já sabiamos e ela fª PEDRO MARTINS E BARBARA GOMES, moradores em Salir.

Foram testemunhas Bartolomeu Gomes, Mateus Lourenço (seria o casado com Margarida Gomes) e Belchior da Silva.

Os pais da noiva e sobretudo as testemunhas indiciam que poderá mesmo ser por este lado (Catarina Gomes) que existe o parentesco entre Ana Gomes e s/ marido Manuel Pires (2º e 3ºgrau)

Pelos dados entretanto surgidos temos:


1- Manuel Pires (pai de Manuel Pires casado com Ana Fernandes)

2- Alberto Pires (cc Alte 9/1/1615)
3 -Catarina Gomes

4- Gaspar Pires
5- Margarida Andrez (falecida em 20/5/1609 (testamenteiro s/marido)
6- PEDRO MARTINS, morador em Salir
7 - BARBARA GOMES

8- Baltazar Pires
9- Constança Vaz

E:

1- Ana Gomes (mãe de Manuel Pires casado com Ana Fernandes)

2-Lourenço Martins, da Penina (cc Alte 16/2/1609)
3-Ana Gomes

4-Lourenço Martins
5- Inês Domingues
6-Cap Belchior Afonso dos Santos
7-Maria Gomes

Dado que para se verificar o referido grau de consanguinidade, um par de avós de um teria de ser bisavós de outro.

Pelo referido em mensagens anteriores, a 1- Ana Gomes seria de uma geração mais antiga que a de seu marido Manuel Pires, pois os pais dela tiveram irmãos a casar quinze anos antes destes, deduzindo assim que seriam os avós dela os bisavós dele.

Pelos nomes apontados continua em aberto se seria a 7- Bárbara Gomes fª do Capitão Belchior Afonso dos Santos e de s/m.er Maria Gomes, ou seria seu marido 6- Pedro Martins, fº de Lourenço Martins/Inês Domingues.

O aparecimento de Mateus Lourenço a testemunhar não resolve o problema pois quer sendo a noiva sua sobrinha (caso Pedro Martins fosse seu irmão) ou sobrinha de sua mulher (caso Bárbara Gomes fosse irmã de Margarida Gomes) estaria amplamente justificado.

No entanto pela outra testemunha Bartolomeu Gomes que tudo indica seja o casado com Inês Martins (este casal tem vários filhos a serem apadrinhados por Lourenço Martins (em 1596 e 1598 e julgo-a fª de Lourenço Martins mais velho/Inês Domingues) poderá indicar que o parenteco seria por Pedro Martins.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#185102 | zmcm | 17 fev 2008 01:16 | Em resposta a: #184971

Cara Maria Elisa:
Ainda vou ver se encontro o casamento de Bárbara Gomes em S B M, já que o baptismo não é possível pois terá nascido por volta de 1575 não havendo registos de baptismos dessa data.

PS- continuo sem descobrir os outros casais...mas o tempo tb não tem ajudado.
cump
MCM

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#192390 | melisa | 13 abr 2008 18:49 | Em resposta a: #180328

Caro Miguel Cabrita Matias

De certo é do seu conhecimento mas aqui vai:

Em 28/1/1698 casaram em S.Marcos da Serra o capitão Francisco Cabrita e Margarida dos Santos.

Ele, filho do capitão Francisco Cabrita e de s/ mer Maria Vaz, à data já falecidos e moradores que foram nas Cortes , freguesia de S.Bartolomeu de Messines.

Ela, viúva de João Barbudo, moradora no Alferce.
Foram testemunhas o padre Domingos dos Santos Vieira e o padre Manuel Gomes Pereira (?).

Em 27/8//1703 eram moradores em S.B:de Messines altura em que foram padrinhos em Porches de Gracia filha de Antão Vazª) e de s/ m.er Isabel Gonçalves, nascida a 20 do dito mês.

ª) Não faço a menor ideia de quem seja este Antão Vaz.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#192391 | melisa | 13 abr 2008 18:51 | Em resposta a: #192390

ressalvo:

Apenas a mulher foi madrinha, pois o padrinho foi o Padre Francisco de Moura cura no Alferce.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#192428 | zmcm | 13 abr 2008 23:02 | Em resposta a: #192390

Cara Maria Elisa:
Desconhecia este casamento deste Francisco Cabrita, conhecia-lhe apenas os outros dois.
Muito obrigado pela Informação.
Conto ir ao Algarve nas próximas 4ª e 5ª feira, sendo que na 4ª á tarde estarei próximo do Alvôr ( penso que é onde mora a Maria Elisa certo?) podemos combinar o nosso café tão atrasado e trocar os dados como tinhamos combinado.
Quer p.f ver com o Nuno Inácio e dizer-me alguma coisa?

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#192429 | melisa | 13 abr 2008 23:13 | Em resposta a: #192428

Caro Miguel Cabrita Matias

Está combinado então quando estiver próximo de Alvor, telefone-me para nos encontrarmos.

Vou contactar o Nuno Inácio mas penso que à tarde estará a trabalhar.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#192438 | nunoinacio | 14 abr 2008 00:16 | Em resposta a: #192429

Boa noite, caro Miguel e Melisa

O João Barbudo morreu a 15/09/1697 e tiveram um filho João que nasceu em 15.02.1690 no Alferce.

Relativamente ao café, depois falamos

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#192578 | Adr Cust | 15 abr 2008 01:08 | Em resposta a: #192390

Cara Melissa e outros confrades

Tenho uns avós que são oriundos de Benafim - Alte, até agora por acaso sãos os únicos.

Hoje tive disponibilidade para dar uma olhadela a este tópico na esperança de encontrar alguma ligação mas não resultou, seria sorte demais. No entanto como pedir não custa e uma vez que parece que exploraram bem esta localidade pergunto:

Será que os nomes FAUSTINO MARTINS cc MARIA DA CONCEIÇÃO, ambos de Benafim - Alte, pais de BRÍGIDA GONÇALVES, nascida cerca de 1752, que cc com ALEIXO JOSÉ DA COSTA, em São Brás de Alportel em 18-02-1772, constam nas vossas bases de dados?

Grato desde já por qualquer ajuda. Pois tratam-se de dois dos meus 6.ºs avós.

Com os melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#192654 | melisa | 15 abr 2008 18:47 | Em resposta a: #192578

Caro Custódio Adriano

Não cheguei ainda a datas tão avançadas, pelo que não tenho conhecimento desse casal.

No entanto como espero proseguir, logo que o encontre dir-lhe-ei o tiver

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Antão Vaz Cabrita

#198276 | melisa | 28 mai 2008 01:14 | Em resposta a: #192428

Caro Miguel

Não sei se se recorda da minha mensagem acima de 13/4 em que referia que o capitão Francisco Cabrita e Margarida dos Santos, casados em S.Marcos e à data moradores em S.B.Messines, tinham sido padrinhos em Porches a 27/8/1703 de Graça fª de Antão Vaz e Isabel Gonçalves.

Nessa altura referi não fazer a mínima ideia de quem era este Antão Vaz.

Acabei de descobrir!

Era irmão do capitão Francisco Cabrita, padrinho de sua filha, pois conforme consta do seu registo de casamento em Silves a 12/7/1694 era filho do capitão Francisco Cabrita (mais velho), morador nas Cortes,e de sua m.er Maria Vaz, já falecida à data.
No casamento aparece como Antão Vaz Cabrita.

A noiva, Isabel Gonçalves era filha do capitãp Manuel Gonçalves Marreiro (falecido à data ) e de s/ m.er Domingas Andreza, noradores em Silves. (Foram testemunhas Manuel Telles Côrte-Real, João de Almeida da Franca, e o licenciado Lourenço Lopes Coelho).

Agora o interessante é a sua deslocação para Porches quando à primeira vista nem ele nem a mulher nada parecem ter a ver com esta localidade.

De certo modo parece-me que reforça a hipótese de parentesco entre Bartolomeu Afonso Santos (casado com Brites Cabrita e seu bisavô paterno) e Baltazar Afonso Santos " o velho" ( casado com a outra Brites Cabrita e morador em Porches) que poderá ter feito o mesmo percurso.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Antão Vaz Cabrita

#198554 | zmcm | 29 mai 2008 22:21 | Em resposta a: #198276

Cara Maria Elisa:
Desconhecia a existência deste Antão que menciona, de Francisco Cabrita (irmão) só sabia da existência de uma irmão.

Eu também continuo a achar existir de facto o parentesco que menciona, tal como acho o mesmo relarivamente a Luis Afonso Santos que apesar de viver em Portimão foi testemunha de casamento em Loulé ( 1595) de Bartolomeu AS e Brites C.
Em 1595 ir de Portimão a Loulé devia demorar uns bons dias e parece-me que só laços muito fortes justificariam esta deslocação.
Luis Afonso Santos aparece também no final do séc XVI e inicio de XVII a apadrinhar em S.B.M. como pode constar dos registos paroquiais.

Não acha curioso os nomes próprios dos homens desta família começarem todos por B ( Bartolomeu, Baltazar e Belchior) só se enganaram no "Bartolomeu" pois se fossem Gaspar seriam os nomes dos reis magos!
Mas como podemos deslindar este parentesco?

cumprimentos e obrigado pela informação,
MCM

Resposta

Link directo:

RE: Antão Vaz Cabrita

#198555 | zmcm | 29 mai 2008 22:22 | Em resposta a: #198554

peço desculpa: onde se lê:

"...só sabia da existência de uma irmão..." dever-se-á ler " de uma irmã".

obg
MCM

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#201146 | philgue | 21 jun 2008 15:54 | Em resposta a: #178090

Caros confrades,
tenho lido a vossas mensagens neste fórum a algum tempo e já encontrei ligações com a minha familia, nomeadamente com os cabritas de SB Messines até esse Belchior Affonso Santos, e agradeço-os de ter posto na internet essas informações.
O outro ramo da minha familia é de Alte e parece tambem ter ligações com algumas familias de que falem aqui:
- Lourenço Guerreiro filho de Silvestre Guerreiro e de Barbara Simões, neto paterno de Gaspar Rodrigues e Brites Guerreira e materno de Domingos Coelho e Barbara Andreza (todos de Benafim)
casado em Benafim a 30 novembro 1776 com
- Francisca Gonçalves filha de Clemente Rodrigues e Maria Gonçalves (da Tellia?- Alte) neta paterna de Ignácio Gonçalves e Mónica Martins (os dois dos montes dos Queimados - Boliqueime) e materna de Sebastião Martins e Maria Gonçalves (da Tellia)
talvez tenham informações sobres essas pessoas.
Cumprimentos
Philippe Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#201156 | melisa | 21 jun 2008 17:40 | Em resposta a: #201146

Caro Philippe Guerreiro

O sítio de Alte que refere como Tellia - Alte chama-se na realidade Julia situado na freguesia de Alte:
http://www.portuguesesnomundo.com/localidade.asp?l=32418

Tenho alguns dados destas famílias:

1- Sebastião Martins e s/ m,er Maria Gonçalves, moradores no sítio da Júlia em Alte, foram pais de :

2 - Manuel Martins que em 13/8/1749 casou em Alte com Teresa Nunes, fª de Salvador Nunes e Francisca Gonçalves, moradores em Alte.

2- Ana Gonçalves que casou em Alte a 26/5/1751 com António Martins fº de Domingos Anes e de Domingas da Veiga, moradores nos Soutos em Alte.

2- MARIA GONÇALVES que casou em Alte a 27/6/1745 com CLEMENTE GONÇALVES (nome com que aparece no seu casamento e no da filha Ana Maria e que serão os seus antepassados) fº de Inácio Gonçalves e de Antónia(?) ou Mónica(?) Martins

[no casamento do filho Clemente a mãe aparece como Antónia Martins sendo dados como moradores na freguesia de S.Marcos da Serra, estou no entanto convencida que serão os mesmos que refere]

Maria Gonçalves e Clemente Gonçalves pais , para além de Francisca, também de:

3- Ana Maria que casou em Alte a 27/11/1775 com Manuel Guerreiro, viúvo de Margarida Rodrigues e fº de Manuel Guerreiro cc Maria Gonçalves, moradores em Esteval de Mouros -Alte , np de Bartolomeu Guerreiro e de Domingas Coelha, moradores em Alfontes , Boliqueime e nm de Manuel Gonçalves e de Maria Gonçalves de Estevais de Mouros, Alte.



Relativamente a Gaspar Rodrigues ADÃES natural de São Bartlomeu de Messines , sítio de Mouricão ou Mourição, mas assistente em Alte ainda solteiro, fº de Gaspar Vaz e de Brites Anes, falecidos antes de Outubro de 1697 e moradores q tinham sido em Mouricão, casou em Alte a 2/10/1697 com Brites Tomé (?) Guerreira, assistente em Alte e fª de Miguel Guerreiro e de Margarida Gonçalves, moradores nas Gafeiras , freguesia de Algôs.


De Domingos Coelho e de s/ m.er Bárbara Andreza apenas sei ´que terão casado no período em que não há registos de casamento em Alte pois eram já casados em 13/2/1696, quando Bárbara Andreza amadrinha Manuel fº de Manuel Pires e de s/mer Domingas Vaz, moradores em Benafim pequeno.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte

#201416 | philgue | 24 jun 2008 15:46 | Em resposta a: #201156

Cara melisa
esta palavrinha para lhe agradecer pelas informações que me deu e que me são muito uteis já que não tenho possibilidade de ir com frequencia ao ADF.

Cumprimentos
PG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 14:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen