Mestre Afilhado/Guerreiro Afilhado

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos

Mestre Afilhado/Guerreiro Afilhado

#48548 | rgc | 25 set 2003 20:54

Caro Pedro C.C.
Recebi o mail.Os meus agradecimentos.
Como esta informação não tem carácter particular,mas pode suscitar alguma curiosidade dou-lhe o link para ver sobre o nosso "tio" Barnabé Guerreiro Afilhado, de Santa Susana/São Barnabé-Almodôvar.
http://genealogia.sapo.ph/forum/msg-php?id=8917#lista
Aqui vou transcrever(com a grafia actual) o termo de casamento do irmão de Barnabé:António Guerreiro Afilhado Camacho de Aboim-o que vai entre parêntesis são informações adic. da minha lavra.

...na presença do mesmo celebraram António Mestre Afilhado, solteiro natural , e morador nesta freguesia ( é a de Santana da Serra ),filho do capitão Francisco Guerreiro Afilhado, natural da freguesia de Santa Susana( o Pedro passou lá há pouco tempo e tenho a fotografia da lápide da chamada "Casa dos Padres"-freires da ordem de Santiago,pedra enorme de calcáreo que deve pesar mais de uma tonelada e em cuja inscrição se lê perfeitamente"
Guerreiro Afilhado";porém, é uma inscrição extensa e ainda não foi lida na íntegra devido aos efeitos das intempéries e que quando lá estive na capela, que como sabe foi sepultura de alguns avós meus e certamente também de alguns da Senhora sua mulher, encontrava-se depositada junto à pia baptismal da respectiva capela)
ANTÓNO MESTRE AFILHADO,filho do capitão Francisco Guerreiro Afilhado, natural da freguesia de Santa Susana (hoje,já não é freguesia, mas de São Barnabé),termo da vila de Almodôvar e de Bárbara Guerreiro de Gusmão natural desta freguesia(Santana da Serra)com SEBASTIANA MESTRE BOTELHO,solteira natural da vila de Casével, filha de Francisco Fernandes de Sequeira e de Joana Mestre, ambos naturais da freguesia de Casével. Fizeram as diligências do estilo e foi escrivão Francisco José Palha e se receberam em dia de semana de mandado do senhor provisor.Foram testemunhas que assinaram o capitão-mor Manuel Guerreiro Camacho de Foios Aboim ( a herdade dos Fojos, grande latifúndio,da freg. de São Barnabé, foi de um Manuel Guerreiro Camacho de Aboim, das famílias referidas e,presentemente,suponho que é dos Freitas Revez,de Almodôvar.
(O capitão-mor Manuel Guerreiro Camacho de Foyos Boim e o capitão João Guerreiro Ayres são parentes consanguíneos e também meus).
Fez este termo que assinaram o padre Luís de Albuquerque Rebello
A data deve ser vinte e ....de.......de 1771, porque segue logo outro casamento, na mesma pág. imediato a este com a data de 22-outubro-1771 ( Liv.cas.da freg. de Santana da Serra-Arq.Dist. de Beja).
Sobre D.Isabel da Palma e outros assuntos particulares enviar-lhe-ei mail, brevemente.
Um abraço.
Rafael

Possuo na íntegra o documento ( fot.)da criação das Confrarias da Igreja de São Barnabé e de Santa Susana.

Resposta

Link directo:

RE: Mestre Afilhado/Guerreiro Afilhado

#48653 | PCC | 26 set 2003 20:06 | Em resposta a: #48548

Caro Rafael,

Uma vez mais obrigado pelos dados que me envia. Agradeço-lhe toda a ajuda que me tem dado nestes ramos.

Fiquei curioso por saber a ligação da D.Isabel da Palma a estes Guerreiro Afilhados já que a Foz de Carvalho pertenceu a ambos. Já agora, o Monte Novo, em Felizes, faz divisa com a Foz de Carvalho. Sabe se também pertencia à mesma família?

Abraço,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Mestre Afilhado/Guerreiro Afilhado

#48761 | rgc | 29 set 2003 00:13 | Em resposta a: #48653

Caro Pedro
Pensei em enviar-lhe mail, mas como disse para lhe enviar mais informação para aqui, faço-o com mais algumas achegas, porque tenho para lhe enviar sobre um antepassado meu: Afonso Martins que era dono do Ingrês, monte hoje em ruínas, na freg. de São Barnabé, suponho que deve ser um Afonso Martins, homem nobre de Santa Susana. Bem,vou deixar outras particularidades curiosas que há-de gostar de saber, via e-mail. Ainda sobre-Ingrês-há este apelido no padre que batizou em 1640, uma tia-avó minha,filha dos meus avós: alferes e res-público de Almodôvar- Baltazar Dias e de sua mulher Catarina Mendes, que viveram na Corte Fidalgo, no Serro da Ursa,onde tinham propriedades e na freg. de São Barnabé e também encontro este apelido num Manuel Ingrês, test.ª no proc.ºFSO de Afonso Madeira,de Alcoutim.Ingrês deve ser deturpação de -Inglês-porque o refrido monte já o vi com a designação-"do Inglês;aliàs família ilustre algarvia, deste apelido.Onde ia já!...
Sobre D.Isabel da Palma 1.ª mulher do meu bisavô Rafael, sei que era sobrinha do lavrador Barnabé, do Vale de Loulé( família Guerreiro Afilhado Camacho, como viu na pág. que lhe indiquei).Barnabé Afilhado não deixou filhos e deixou toda a fortuna da Casa do Vale de Loulé, como sabe enorme e hoje em muitos da família, onde eu e seu sogro também temos parte.
Mas não sei se D.Isabel da Palma era sobrinha por consanguinidade ou por afinidade, suponho a primeira verdadeira. As primas do Monte da Cruz,confina com a Foz do Carvalho, usavam também como apelido-Mestre Palma e falávamos, às vezes,no tio Barnabé e em "lendas"é força de expressão-realidades,é o que foram- da família que,por mail,lhe contarei mais alguma coisa.
Há nesta família o apelido -Ferreira Soares-os do Monte das Pereiras,e os de Almodôvar, tendo uma leve lembrança de ver nos paroquiais de São Barnabé que o apelido-Ferreira-nesta família não é autóctene da região que falamos.
Uma vez que o meu avô materno é-Palma-e não pela mãe, embora eu tenha muitos Palmas, de Alte, estou com curiosidade agora de saber de onde viria tal apelido,pois que alguns dos antepassados são da freg. do Maxial-Loulé e os Palmas-da freg. de São Barnabé que tenho notícia são os da família da casa da Moita Redonda, da família de sua Esposa, havia-os na Ribeira de Odelouca e alguns ligados à minha família de Santana da Serra, os Palmas do Monte da Cruz e outros, salvo erro nos Pampilhais e nos Cansados,mas aqui aparecem como-Palminhas-e uma cunhada minha,moradora nas Fontes Ferrenhas tem este apelido.Isto tudo na freguesia de São Barnabé.
O Monte Novo e Felizes onde o avô da Senhora sua mulher,salvo erro, era proprietário,não posso dizer de certeza se era da Casa do Vale de Loulé, que ia da Seixa,apanhava o Monte da Cruz,a Foz do Carvalho,o Pomar que salvo erro ficou ao seu cunhado coronel Arrais(o monte onde eu tenho parte era também dele.E o monte está desfigurado.Ainda o conheci na sua verdadeira e original traça, onde os tectos eram de caniço, e havia vigas nos telhados de troncos de azinheira mal aparelhados e muitos nichos nas paredes com fama de encobrirem "um tesouro" que nunca se encontrou, mas eu logo conto mais sobre isto no mail, se não me esquecer.Dele troxe como recordação umas grandes "lousas" que revestiam o chão.Mas como ia dizendo além das herdades referidas atrás continuava pela Várzea Redonda, Palmeira, Santa Suszana, Monte das Pereiras,tudo pegado,e assim fará ideia da vastidão territorial ainda no séc.XIX. Tais famílias que vimos falando eram detentoras de grande parte da freguesia e acho que não exagero.Seria interessante fazer-se um tombo dos vastos territórios que esta gente possuia,não nas freg. de São Barnabé, e de Santana da Serra, mas nas de São Sebastião de Gomes Aires, de Santa Clara-a-Nova,em Almodôvar, Ourique,Aljustrel,até no concelho de Odemira. Porque,os lavradores principais estavam unidos por laços familiares.Bem, vou terminar, porque me ia entusiasmando por assunto que dava para mais e o "mote"ligação de D.Isabel da Palma aos Guerreiros Afilhado Camacho, do Vale de Loulè/Santa Suzana/Corte Amarelo( o meu irmão e um primo meu venderam o que lá tinham),os dos Fojos,Pego, Tacanho,do Vale del Rei,etc.
Um grande abraço.
Rafael
Pena é de tanto que havia,o que tenho dá apenas para passear e admirar a paisagem. Ainda bem que a aprecia e do Pereiro Alto,quando ia de cavalaria para São Bart. de Messines era um encanto admirar o panorama e hoje, quando vou por Salir, o Alto do Malhão fascina-me e a Rocha da Pena, embora ainda distante, também.Temos paisagens maravilhosas, nessa região.Não revi a mensagem, estou um pouco cansado, desculpe se há alguma gralha.
R.C.

Resposta

Link directo:

RE: Mestre Afilhado/Guerreiro Afilhado

#48762 | rgc | 29 set 2003 00:47 | Em resposta a: #48761

Afinal não resisti a rever a mensagem, lá escapou "troxe" por -trouxe- e faltou escrever - não só -, antes de- "nas freguesias de São Barnabé..........
E reparei numa pequena informação que seguiu, mais própria para mail,mas o entusiasmo a escrever estas coisas...contudo,o que digo é do conhecimento público,por isso complementa a informação que lhe envio.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Mestre Afilhado/Guerreiro Afilhado

#48773 | PCC | 29 set 2003 12:08 | Em resposta a: #48762

Caro Rafael,

Uma vez mais agradeço-lhe por estas "viagens" ao passado, que são tão ricas em pormenor. Faz como que as idas a Almodôvar se tornem ainda mais interessantes. Deixa-me numa situação complicada já que nada tenho para lhe oferecer, ficando à mercê da sua sempre abundante generosidade.

Abraço,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Mestre Afilhado/Guerreiro Afilhado

#48798 | rgc | 29 set 2003 19:40 | Em resposta a: #48773

Caro Pedro
O pouco ou muito que dou é de boa vontade, embora goste e preciso que me dêem também informações. Mas o Pedro também já retribuiu e bem com bons apontamentos que me enviou sobre- Palmas Viçosos e alguma coisa do valioso estudo que tem, da sua autoria, sobre -GENEALOGIA DAS FAMÍLIAS DE GOA, que me enviou sobre -COLLAÇOS, da Raia, Salcete e talvez já não se lembrasse.Ainda gostaria de ver um "apanhado" de todos -Os COLLAÇOS- não só os do Alentejo,mas os de Goa, os de Tânger, os de Condeixa e outros que desconheço.Também nunca mais soube de Canivari(que me foi apresentado na TT, por amigo comum),porque a esposa tem ascendência na minha freguesia, conforme tópico, aqui no Forum,há muito tempo, e agora não procurei.
Mas,voltando ao assunto de algumas das minhas mensagens - arrisco-me, penso eu, quando envio certos pormenores, poder ser considerado pretensioso,exagerado...,"romancear"etc.( (eufemismos,para não usar outros adjectivos em meu desfavor); mas não vai nada que bula com a privacidade de quem quer que seja, ou então são casos e assuntos sobejamente conhecidos, nada inéditos ou escondidos.O que me move é sobretudo o interesse de informar, de ajudar, de contribuir. E quando tal é reconhecido é a mina maior recompensa.
Ao recordar alguns acontecimentos e completar algumas matérias com pormenores,aparentemente descabidos, mais não faço que cumprir um princípio que sempre tive ao fazer genealogia-dar a esta Ciência-vida,calor humano,obviamente com seriedade, sem fantasias,a verdade nua e crua (a que sei ou me informam e tenha como honesta e segura )com discrição q.b, porque certos flagrantes da vida real são imprescindíveis para nos situarmos melhor no ambiente próprio, quando possível,que satisfaz a quem nos lê. Como aprecio tal tipo de mensagens que alguns dos nossos confrades praticam, gosto de fazê-lo quando vem a propósito,tanto mais que tenho vagar para fazê-lo e me distrai também.
Abraço.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Mestre Afilhado/Guerreiro Afilhado

#140014 | Ana Guerreiro | 12 jan 2007 12:03 | Em resposta a: #48548

Exmo Sr Rafael
Muito provávelmente temos laços familiares.
Tenho falado consigo aqui no site sobre os Louçãs, de Gomes Aires, mas agora quero falar sobre os Guerreiro Afilhado.
O meu irmão tem o apelido Guerreiro Afilhado , pensando eu que era por capricho do meu pai que não tem este apelido , e mais ninguém o tem .
O meu pai ao dar este apelido ao filho quis homenagear o meu avô (Pai dele ) , que era o único que o tinha.
Ele era da zona dos Porteirinhos , monte dos palheiros.
Saberá você alguma coisa sobre estes guerreiros afilhados .

Ana Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Mestre Afilhado/Guerreiro Afilhado

#140087 | rafael | 12 jan 2007 22:19 | Em resposta a: #140014

Cara Ana

Não resisti a entrar agora no Fórum, porque foi um "isco" a que não resisti. Acabo de chegar de Beja,tb. estive em Almodôvar. Pensei em telefonar-lhe, mas perdi o contacto. Tenciono regressar às actividades genealógicas. Tenho alguma coisa (informação)para lhe enviar por maile.Este fim de semana tenho de arranjar tempo;aliàs,há umas msgs de famílias algarvias e da Beira que me interessam, pois sou tb. beirão e algarvio.Há pouco ao ler a msg.de um nosso confrade sobre famílias de Castro Verde ainda há poucas horas deparei com um ZARCO séc. XVII de Santa-Clara-a-Nova e mostrei isso a um nosso confrade e meu primo que os estuda tb. a família da mulher tb. minha prima.Eu tenho antepassados da freg. de Santa Clara-a-Nova e de São Sebastião de Gomes Aires. Tenho daqui uns GUERREIRO de CONTREIRAS, pelo lado-Rafaelque encontro depois na Brunheira -sÃO Barnabé.
O meu primo, referido atràs, descobriu, há tempo, GUERREIROS CAMACHOS na asc. ª de meus filhos pelo lado da mãe e há muitos Colaços, da nossa família que figuram , segundo ele, nos termos notariais cuja leitura séc. XVI é difícil.
Isto vai um pouco desordenado, apenas para saber que estou muito, mesmo muito interessado em mantermos contacto e trocarmos inf. sobre a família.
Estou um pouco cansado e esta noite, depois das telenovelas para desanuviar( tb. vejo, muitas vezes),não tenciono senão ler ( acabar o Equador)e ouvir música.Infelizmente não tenho já ninguém a quem seja obrigado dar explicações do que faço.

Ate breve.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Mestre Afilhado/Guerreiro Afilhado

#140093 | rafael | 12 jan 2007 22:44 | Em resposta a: #140087

Esqueci-me de lhe enviar os end. para os mailes. Aliàs, tb. é para todos/as nossos confrades que me queiram escrever.

rafaelgcarvalhoarrobagmail.com

rafaelgcarvalhoarrobanetcabo.pt

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Mestre Afilhado/Guerreiro Afilhado

#140374 | rafael | 16 jan 2007 02:15 | Em resposta a: #140093

Cara Ana Guerreiro

Não tenho o seu endereço para lhe enviar mails.Ha´assuntos cujas particularidades vão melhor por mail.

Agradeço que não me trate por senhor Rafael, é muito formal- Os/as confrades mesmo os que são ainda jovens e que são mais meus amigos, fazem-me o favor de me tratar, simplesmente, pelo nome, fazendo sentir-me "mais novo" :-)

Uma boa noite.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Mestre Afilhado/Guerreiro Afilhado

#140391 | Ana Guerreiro | 16 jan 2007 10:55 | Em resposta a: #140374

Caro Rafael
O meu mail é o seguinte : ana-guerreiro@hotmail.com.

Agradeço todas as informações que me possa facultar sobre:
LOUÇÃS de Gomes Aires e GUERREIRO AFILHADO de Almodôvar , Aldeia de Fernandes etc.
Cumprimentos
Ana Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Mestre Afilhado/Guerreiro Afilhado

#140903 | rafael | 20 jan 2007 06:01 | Em resposta a: #140391

Cara Ana Guerreiro


Acabei de enviar-lhe um mail.São 6 h da madrugada , por isso não me vou alongar, mas só agora houve disponibilidade.

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 02:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen