Quinta de milflores em Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Património

Quinta de milflores em Lisboa

#48876 | theodosius | 30 set 2003 22:04

Será que alguém me poderá dar informações sobre os vários proprietários da quinta de Milflores,nas Laranjeiras em Lisboa.sei que em 1817 era seu proprietário Antonio José de Sequeira,por certidões de baptismo de filhos seus na capela da dita quinta.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de milflores em Lisboa

#48884 | António Forjó | 30 set 2003 23:03 | Em resposta a: #48876

Caro Colega

Atribuiu-se a compra da quinta e a edificação do palácio a Francisco Holbeache
que veio para Portugal em 1645 com seu primo Ricardo Russell, futuro confessor da Rainha D. Catarina de Bragança e Bispo de Viseu e Portalegre.
Francisco Holbeache (também Holbege, Holbeje e Holbech) casou com uma senhora portuguesa, foi fidalgo da Casa Real e Cavaleiro da Ordem de Cristo.
O palácio foi destruído em 1755 mas já estava reconstruído em 1760; a Capela, dedicada a Nossa Senhora, quase nada sofreu com o abalo.
O palácio era então propriedade de João Inácio, 20º descendente dos Holbech ingleses. Terá ocorrido na Capela em 1796 o baptizado de Duarte Holbech, o último membro daquela família ligado à família.
Pouco depois foi vendida a Henrique Muller, comerciante alemão, que lhe introduziu grandes alterações.
No sec. XIX passou à mão de João da Silva Carvalho, filho de José da Silva Carvalho grande figura do Liberalismo, que a restaurou.
Passou depois à mão de Carlos Dias de Almeida Rebelo que a vendeu em 1918 a Carlos Ramires dos Reis; este realizou obras no palácio, com projecto de Raul Lino, modificando a traça original e ampliando-o.
De novo vendido em 1926 a Jerónimo José Carneiro que em 1953 procedeu a novas obras de ampliação, em 1979 foi comprado pelo estado Português com a intenção de aí instalar a Torre do Tombo.
Em 1980 foi lá instalado o Centro de Informação Científica e Técnica da reforma Administrativa.
Em 1987 foi vendido ao Estado Brasileiro para instalar a Chancelaria da sua Embaixada e o Centro de Estudos Brasileiros.
Aqui fica o que consegui apurar sobre a Quinta das Mil Flores.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de milflores em Lisboa

#48886 | theodosius | 30 set 2003 23:35 | Em resposta a: #48884

caro colega António Forjó,muito lhe agradeço as suas informações,tenho no entanto uma certidão de baptismo de 9 de Fevereiro de 1817 emque é baptisado António filho de António josé de sequeira no oratório da referida quinta,constando na certidão que eram moradores na sua sobredita quinta de Milflores,foi portanto este António josé de Sequeira possuidor da quinta num intervalo de tempo que terá mediado entre os Holbech e os seguintes proprietários. Cordiais cumprimentos Theodosius

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de milflores em Lisboa

#48936 | António Forjó | 01 out 2003 19:25 | Em resposta a: #48886

Caro Colega

A menção de que António José de Sequeira era morador na Quinta de Mil Flores não nos permita concluir, só por si, que era proprietário da mesma; podia ser morador a vários títulos p.ex. inquilino.
Quanto às Quintas dos Alecrins e das Rosas, que menciona noutros tópicos, estou a procurar na minha documentação alguma referência às mesmas.
Cumprimentos

AF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 16:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen