Pedro França: pedidos para Outubro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Pedro França: pedidos para Outubro

#48889 | Pedro França | 30 set 2003 23:43

Caros confrades:

Vou inaugurar uma nova sala de visitas para não sobrecarregar o meu precedente tópico, embora o mantenha ainda em aberto até esgotar os pedidos que me foram sendo feitos ali mesmo até hoje.
Os pedidos, novos na sua apresentação, a partir de Outubro deverão ser formulados e dirigidos a este tópico, ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#48890 | A.Godinho | 30 set 2003 23:47 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro

Como há muito não o incomodo tomo a liberdade de lhe perguntar se não "tropeçou" ainda nos meus "enigmáticos" Pintos de Vasconcelos.

Um abraço
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#48892 | Pedro França | 30 set 2003 23:54 | Em resposta a: #48890

Caro António:

Não que me tenha esquecido, mas, por sinal, ainda não "topei" os seus "enigmáticos" Pintos de Vasc:los.
Vamos vendo.
Um abraço e disponha...; não me incomoda nada.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#48898 | LCM | 01 out 2003 01:21 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro,

Desculpe incomodá-lo, mas tinha feito um pedido no primeiro tópico e tinha ficado de dar resposta na passada quinta-feira.
Como vi que respondeu a algumas questões postas posteriormente à minha voltei a comunicar consigo no 2º tópico, numa mensagem que, entre tantas, deve ter passado despercebida:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=48615#lista
Venho chatea-lo novamente a perguntar se já viu a certidão de idade de José Amado Grehon para entender se é o pai ou o filho, como expliquei na minha 1ª mensagem.
Mais uma vez muito obrigado e desculpe a maçada.

Um abraço
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#48899 | Pedro França | 01 out 2003 01:51 | Em resposta a: #48898

Caro Lourenço:

Peço-lhe desculpas se inadvertidamente deixei passar a sua mensagem. Não foi minha intenção. Com tantas intervenções, sucedendo-se umas às outras, é natural que tenha ficado "diluído" no meio das outras. Mas, comigo, todos têm direito a resposta, mesmo se essa não for a mais conveniente ou a mais esperada.
Tudo bem! Fez bem em interpelar-me aqui. Tomei nota do seu recado e amanhã (hoje) vou tentar encontrar o que pede, ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#48904 | joseantonioreis | 01 out 2003 12:54 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro França,

Venho pedir-lhe se pode ver no ADC, a inquirição de Genere do padre Rodrigo Cordeiro, abade de Campiã, que segundo um manuscrito sobre familias de Bemviver seria irmão de D. Susana Lopes Zagalo, com descendencias em Alpendurada e Sande.
Os melhores cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#48906 | Conde | 01 out 2003 13:11 | Em resposta a: #48889

Caro Amigo:
Ainda sobre o Padre Vicente Lopes sei que era formado em cânones,o que exclui todas as outras faculdades.
Agradeço a ajuda no caso do Manuel da Costa Pais ou Pais da Costa ,de Seia.Já agora pergunto se é possível obter os nomes dos processos de genere de eclesiásticos oriundos de Nelas,Maceira Dão e Carvalhal Redondo.
Um abraço e muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Travanca/Armamar-Carvalho da Fonseca

#48943 | manuelr | 01 out 2003 22:57 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro

Respondo-lho então para este novo tópico.
Muito obrigado pela informação que me deu, que penso ser a que procuro. Os Cardoso de Carvalho da Fonseca, eram Srs de Armamar e Morgados de Travanca.
Entre eles, GASPAR Fernandes de CARVALHO casado com Maria da Fonseca e o filho destes, GASPAR da Fonseca de CARVALHO casado com Isabel Cardoso de Vaconcelos. O filho do Abade António de Carvalho, chamado João da Fonseca de Carvalho, era natural de Travanca, Armamar, pelo que deve ser esta a ligação.
Posso saber mais elementos desse documento e a sua localização? Não sabe com quem foi casado Gaspar de Carvalho?

Mais uma vez agradeço a maçada que teve.
Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#48957 | Pedro França | 02 out 2003 00:45 | Em resposta a: #48904

Caro Zé:

Vou ver se localizo nos processos de ordenação alguém com esse nome e, uma vez que não tenho filiação nem naturalidade, só me resta indicá-los todos os que houver. Amanhã aqui, ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#48958 | Pedro França | 02 out 2003 00:48 | Em resposta a: #48906

Caro Conde:

É possível obter os processos De Genere desses eclesiásticos através dos nomes deles, se de facto vieram cursar e ordenar-se em Coimbra, independentemente da sua naturalidade, ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Travanca/Armamar-Carvalho da Fonseca

#48960 | Pedro França | 02 out 2003 01:04 | Em resposta a: #48943

Caro Manel:

Deu-me assim, a modos que uma febre genealógica e corri para o Felg:as Gayo. Veja o vol XI, de costados, costado I, árvore 87: aí pode encontrar os Cardosos Carvalhos Fonsecas, do Porto (no índice) e de Armamar já no próprio título onde são tratados.
Encontro lá um Gonçalo Martins de Carvalho, pai de D. Isabel Cardoso de Vasconcelos, que foca na sua mensagem. Será este o pai do Pe. Antº de Carvalho?´Os dados que refere coincidem com o F. Gayo.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#48961 | A.Godinho | 02 out 2003 01:04 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro

Vi a sua intervenção no tópico Famílias de Fratel e lembrei-me que tenho um ramo ascendente em S.Miguel de Rio Torto, aliás nada estudado. Acaso entroncarão os meus Dias nos que refere? São eles:
Manuel Dias c.c. Maurícia Maria. Foram pais de um José Dias, nascido em S.Miguel de R.Torto e casado em Montargil em 1784.

Um abraço
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#48962 | Pedro França | 02 out 2003 01:57 | Em resposta a: #48961

Caro António:

Tenho um dia que ir à TT e mexer nos assentos de S. Miguel do Rio Torto para lá do séc. XVIII. É possível que os seus Dias entronquem nos meus ascendentes dali. Tenho de procurar esses apontamentos que meti agora não sei onde.
Dê-me um tempinho só, ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#48963 | Pedro França | 02 out 2003 01:58 | Em resposta a: #48961

Caro António:

Tenho um dia que ir à TT e mexer nos assentos de S. Miguel do Rio Torto para lá do séc. XVIII. É possível que os seus Dias entronquem nos meus ascendentes dali. Tenho de procurar esses apontamentos que meti agora não sei onde.
Dê-me um tempinho só, ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#48964 | estevao sm | 02 out 2003 01:58 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro,

Agradeço-lhe novamente a atenção. Acho estranho não aparecer o nome de Francisco Januário de Almeida Leitão (poderá tentar por FJ Baptista de Almeida Leitão?).
Pedia-lhe também para verificar o nome de João Maria Lacerda, pai do bacharel desta última "fornada".
As entradas dos verbetes estão ordenadas alfabéticamente por nomes próprios ou por apelidos?
Existe algum índice por naturalidades? Sempre que "tropeçar" em alguém dos concelhos de Meda, Trancoso e Foz Côa, peço-lhe que me reporte o nome.

Peço-lhe ainda para ver o nome de Manuel Jacinto de Sampaio e Melo (presumivelmente natural de Marialva).

Obrigado, João

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#48965 | Pedro França | 02 out 2003 02:51 | Em resposta a: #48964

Caro João:

Posso é tentar ver se existe a certidão de idade do Francisco Eduardo para ver se o pai aparece bacharel ou com outro grau académico, ou nenhum mesmo.
Os verbetes ordenam-se pelos apelidos (o último). Não há ficheiro de entrada para as naturalidades.
Registei o nome do M.el Jacinto para averiguações.
Um abraço. Até amanhã.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Travanca/Armamar-Carvalho da Fonseca

#49003 | manuelr | 02 out 2003 22:50 | Em resposta a: #48960

Caro Pedro França

A ligação parece-me ser essa, embora o pai de António de Carvalho tanto possa ser Gaspar Fernandes de Carvalho, como Gaspar da Fonseca de Carvalho, seu filho. Como não sei quem foi a mãe de António de Carvalho, tenho que confrontar o bacharelato em 1604 com as datas de Felgueiras Gaio.
Esses que indica, como diz tb FG, foram Morgados de Travanca, pelo que não sobram mais candidatos a avós de João da Fonseca de Carvalho, nascido em Travanca, Armamar, filho de António de Carvalho (!).

Grato pela disponibilidade e interesse que teve

um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49016 | josemssantos | 03 out 2003 00:25 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro França

Ficaria muito agradecido se visse se existe alguma informação, e me transmitisse a que houver, sobre um 4º avô meu, de nome António Lino de Sousa Câmara,filho do Dr. José Leitão Monteiro de Carvalho do Beco/F.Zêzere e de Teresa Umbelina de Sousa Câmara, da Quinta do Paço/Alviobeira/Tomar, que teria nascido na Torre/Casais/Tomar, penso que em Novembro ou Dezembro de 1780 (falta a folha nos Reg.Par., na TT).É neto materno de João de Sousa Câmara, da Quinta do Paço/Alviobeira/Tomar e de Jacinta Duarte Henriques da Torre/Casais/Tomar
Nos mesmos RP aparece a partir de Agosto de 1805, referido como Dr. em vários baptizados onde é padrinho.Seria bacharel em Leis como o pai, ou teria outra formação?Enquanto que o pai vem referenciado na Leitura de Bacharéis, nada vem sobre António Lino.

Muito obrigado pela sua ajuda

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49018 | Pedro França | 03 out 2003 00:27 | Em resposta a: #48898

Caro Lourenço:

A resposta vai no outro tópico inaugurado por mim, o do ponto de encontro. Pode sorrir.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49019 | Pedro França | 03 out 2003 00:29 | Em resposta a: #48904

Caro Zé:

Não se encontra ninguém com esses nomes (nem dá para fazer anagrama de apelidos) quer nas matrículas, quer nos exames, quer nos processos de ordenação. Desolado.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49020 | Pedro França | 03 out 2003 00:33 | Em resposta a: #48964

Caro João:

Acrescento aqui à resposta que dei no outro meu tópico que o nome de João Maria de Lac:da aparece claramente no verbete de Antº Cardoso Lac:da Leitão.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49021 | Pedro França | 03 out 2003 00:40 | Em resposta a: #49016

Caro Zé Maria:

Tudo bem, tomei nota do seu pedido. Mas atenção, lá porque o Antº Lino não vem na L.B., não quer dizer que não se tenha formado na UC; pode não ter seguido a carreira magistrática na administração central mas ter-se dedicado "à barra" em tribunais locais, de comarca...
Agora só para a semana que vem, lá para 4ª/5ª Feira.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49023 | joseantonioreis | 03 out 2003 01:34 | Em resposta a: #49019

Caro amigo,
Obrigado! Se precisar alguma coisa do ADP,ou da Casa do Infante,disponha, aqui no Porto
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França, e o Frutuoso Antunes

#49105 | Carlos Silva | 05 out 2003 09:07 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro,

Na sequencia da sua anterior mensagem, para nào sobrecarregar o topico inicial que jà vai muito volumoso, venho confirmar meu interesse em saber mais sobre o Pe Frutuoso Antunes (da Costa).

O nome do pai, claro, e toda informaçào que poderà conseguir sem prejudicar o seu tempo e as suas pesquisas.

Abraço

Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França, e o Frutuoso Antunes

#49107 | Pedro França | 05 out 2003 12:50 | Em resposta a: #49105

Caro Carlos:

Tudo nos "trinques". Lá para 5ª Feira, então, deverei responder.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49116 | Txispa | 05 out 2003 15:12 | Em resposta a: #48889

MENSAGEM ENGADIDO NOUTRA SALA

Ola Pedro,

Espero não abusar da sua confiança.

Gostaria conhecer se é possível conseguir os dados genealógicos de Manuel Francisco Milheiro, nascido em 1792 em Povoa de Midoes, concelho de Tabuas. Casou o 13 de Abril de 1817 com Maria Ignácia, nascida em 1796 na mesma localidade.

Pode você ou alguem em me ajudar a procurar os dados dos pais e dos avôs de Manuel Francisco Milheiro?

Com os melhores cumprimentos

Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

Seixo da Beira

#49119 | jliberato | 05 out 2003 15:59 | Em resposta a: #48889

Meu caro Pedro França,
Ando à procura há bastante tempo de um casamento em Seixo da Beira, Oliveira do Hospital. Não o encontro porque julgo que os mico-filmes dos Mormons misturam Seixo da Beira com Ervedal. Seixo da Beira também é conhecido por Seixo do Ervedal.
Trata-se do casamento entre Manuel Fernandes da Rocha (também aparece como Manuel Fernandes Castelhano ou como Manuel Fernandes) com Isabel Alves (ou Álvares).
Tiveram uma filha, Eufémia, em 14-09-1715.
Julgo que tiveram outros filhos em 1708 e 1712, mas estes não foram controlados por mim.
Assim, o casamento terá tido lugar antes de 1715 e provavelmente antes de 1708.
Poderá ver sem incómodo excessivo para a sua programação se encontra este casamento?
Fico-lhe muito grato.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Seixo da Beira

#49126 | Pedro França | 05 out 2003 17:55 | Em resposta a: #49119

Caro JLiberato:

Tomei nota do seu pedido. Vou ver o que posso encontrar na 5ª Feira, ok?
Espere-me aqui até lá.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49225 | neca | 07 out 2003 01:23 | Em resposta a: #48889

Olá caro Pedro
Espero que tenha tido umas boas e merecidas férias,e, como vejo, voltou cheio de genica para continuar com a sua "missão" de ajudar a todos. Isso dá-me coragem para voltar a maçá-lo e pedir-lhe se me encontra nos livros de certidões de idade da UC o nome de -
André Gonçalves de Sousa
Sei que era nat. de Lagoa - Algarve, e que foi juiz de fora em Recardães, sendo mais tarde Desembargador. Era filho de Lourenço Gonçalves (de Sousa).
Um abraço com amizade.
Neca C.Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49227 | Pedro França | 07 out 2003 08:34 | Em resposta a: #49225

Cara Neca:

Antes de começar mais um dia de trabalho, aqui vai a minha resposta: tudo bem, tomei nota do seu pedido. Apesar de não ter datas, com os nomes (e paternidade), e a naturalidade, penso que poderei encontrar o dito cujo.
Um abraço e até 5ª Feira, em princípio (a agenda está a ficar apertada).
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49235 | Filipe Prista Lucas | 07 out 2003 10:05 | Em resposta a: #48889

Caro Senhor Pedro França,

Coloquei esta mensagem no outro tópico antes de reparar que tinha iniciado um novo, por isso aqui vai, agora no sítio certo.

Venho por este meio pedir, se possível, a sua ajuda na localização do assento de baptismo de Delfina de Jesus, baptizada na freguesia de Benfeita, concelho de Arganil, em 1849, filha de Manuel do Rosário e de Clara Maria de Jesus, em particular na informação relativa aos seus avós paternos.

A dificuldade na obtenção deste assento reside, infelizmente, no facto de tais registos não se encontrarem ainda microfilmados, o que me impede de seguir na investigação da ascendência paterna da referida senhora.

Com os melhores cumprimentos e desde já muito grato pela atenção,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49236 | neca | 07 out 2003 10:09 | Em resposta a: #49227

Caro Pedro
Olá bom dia.Obrigada por mais uma vez estar disponível para procurar o que lhe pedi,mas não é "morte de homem"...é quando puder.
Para facilitar a busca,o André G.S. em 13 de Agosto de 1825 era desembargador da Bahia,depois de já ter sido desemb:or da relação do Maranhão e de Pernambuco.
Um abraço com amizade.
Neca C.Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49238 | fernando pontes | 07 out 2003 10:52 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro França,

Gostaria se possivel lhe pedir se podia ver se no Livro das Matriculas da U.C. existe algum: Francisco Ribeiro, Joao Ribeiro de Santo Andre de Barcelinhos (sao irmaos), pros inicios do sec. XVII (ou fins do sec. XVI), e Teodosio Ribeiro da Povoa de Varzim.


Muito agradecido,

fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49249 | 2910 | 07 out 2003 11:56 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro
mais uma vez recorro aos seus favores.Desta vez procuro dados sobre um Reverendo licenciado Benites de Almeida(ou Benito de Almeida), filho de Sebastião Rodrigues.

Abraços do

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49289 | Pedro França | 07 out 2003 22:43 | Em resposta a: #49249

Caro Óscar:

Vamos ver se consigo "encaixá-lo" para 5ª Feira, ok?
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49290 | Pedro França | 07 out 2003 22:47 | Em resposta a: #49238

Caro Fernando:

Vamos ver se esta 5ª Feira posso fazer algo. Está em lista de espera. Se não aparecer com nada, só para a outra semana, 'tá?
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49292 | raesteves | 07 out 2003 22:48 | Em resposta a: #48889

Peço desculpa pela ignorância.Sou novo nisto.
Como coloco as minhas mensagens nas salas respectivas?
Já enviei mensagens mas não se situam na sala respectiva.
Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49312 | fernando pontes | 08 out 2003 10:13 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro França,

Se possivel...

Gostaria de saber o nascimento de VITORINO de MATOS, filho de MANOEL de MATOS e JOANA ROSA.

O Vitorino é de SERPINS - Lousã (Coimbra). Teve uma 2ª filha em 28/2/1901. Casou (+- 1897) com (Maria) Conceicao de Jesus. Esta de Rio Maior (Lisboa).

Muito agradecido,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49363 | Pedro França | 08 out 2003 15:07 | Em resposta a: #49312

Caro Fernando:

Vou ver o que se pode fazer; está tudo muito apertado já, para esta semana, mas...
...Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: aeiou2-João Freire de Anfrade

#49477 | Pedro França | 10 out 2003 00:15 | Em resposta a: #48889

Cara Maria:

O único João Freire de Andrade encontrado nos verbetes das matrículas na UC respeita a uma personagem n.al da ilha de S. Tiago (arq. Cabo Verde), fº de Jerónimo Martins Freire, e que saiu Bach:el F:do em Cânones a 12.06.1677.
Creio que confere com o seu "c. 1670".
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49478 | Pedro França | 10 out 2003 00:20 | Em resposta a: #49016

Caro Zé:

Encontrei, sim, um António Lima (e não Lino)de Sousa Câmara, para o lugar que indicou e filiação. Saiu Bach:el F:do em Leis a 07.06.1805. Não tem certidão de idade. O pai- Dr. José Leitão Monteiro Carvalho - tb. obteve o mesmo grau em Leis, a 01.07.1761.
Para saber o pai deste e avô daquele só pedindo os livros de matrículas. Penso que já terá esses dados a partir da L.B., na TT.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Isaveco-Alexandre Dias de Lima

#49480 | Pedro França | 10 out 2003 00:24 | Em resposta a: #49478

Cara Isa:

O seu Alexandre tem assento de baptº a 26.09.1848/f. 161 para Cantanhede. Os pais e avós são dados como sendo todos dessa cidade. Como já tem os pais, vou dar os nomes dos avós:
- Patºs: Manuel António Lima e Joana Dias.
- Matºs José Marques dos Santos e Joaquina Ferreira.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: LCM - José Amado Grehon

#49483 | Pedro França | 10 out 2003 00:31 | Em resposta a: #48898

Caro Lourenço:

Só pude apurar matrículas. Não vem, como José Amado, nos verbetes de actos e graus, certamente por estar em falta um verbete com esses dados.
Então é assim:
matríc. em Matemática: 02.10.1799; 02.10.1800; 03.10.1801; 07.10.1802.
matríc. em Filosofia: 03.10.1799; 03.10.1800; 03.10.1801.
Não possuo mais dados. Cada matrícula corresponderá a um ano lectivo. Creio que cursou Matemática como curso fundamental.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: JMSA-José da Paz de Almeida

#49485 | Pedro França | 10 out 2003 00:37 | Em resposta a: #48889

Caro JMSA:

As matrículas do José da Paz (de Almeida) são, em Leis, as seguintes:
Instituta: 01.10.1716; Leis: 01.10.1717; 25.10.1718. E não continha mais nada o verbete.
Não há mais dados dele, nem nas ordenações.
Tb. não se encontrou ninguém nas matrículas nem nas ordenações que terminasse seu nome por "Almeida Penha", embora haja o apelido "Penha" - pouco - mas associado a outros apelidos.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: aeiou2-João Freire de Andrade

#49486 | Pedro França | 10 out 2003 00:39 | Em resposta a: #49477

Cara Maria:
Esta mensagem serve só para corrigir o tópico dirigido a si.
Um abraço. S. PF.

Resposta

Link directo:

RE: tfp-Júlio César Castro Pereira

#49487 | Pedro França | 10 out 2003 00:47 | Em resposta a: #48889

Caro Tiago:

O seu "Júlio César" é n.al do Porto (Vitória) e apresenta este panorama académico nos verbetes:
- matr´c. em Leis: 25.10.1852.
- exame do 3º ano: 17.07.1855.
Não há mais dados.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Seixo da Beira

#49488 | Pedro França | 10 out 2003 00:52 | Em resposta a: #49119

Caro JLiberato:

Encontrei a expressão do casal - Manuel Fern:des e Isabel Álv:es -, confirmando os dados que me deu a partir da filha Eufémia, mas, avançando para trás, não encontrei no Seixo da Beira o casamento, nem mesmo no séc. XVII (dentro de anos plausíveis). Tem outra pista?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: António Pereira - Fajão/Pampilhosa

#49489 | Pedro França | 10 out 2003 01:01 | Em resposta a: #48889

Caro António:

Encontrei para a vila de Fajão o casal António Fernandes e Beatriz João que tiveram vários filhos. Para as datas que me indicou, c. 1635, localizei estes: - Francisco (06.01.1632/f. 14v.); António (16.10.1633/f. 17); António (10.11.1636/f. 22); Miguel (29.09.1642/f.?).
O livro tem várias folhas manchadas, de humidade (?), mas, procurou-se fazer leitura sobre elas ainda assim. Encontrei um por outro António Fernandes e mulher, com filhos, mas nenhum António dentro das datas previstas, e estes eram moradores em lugares do termo da vila de Fajão.
Espero que seja do seu agrado.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: LCM - José Amado Grehon

#49490 | LCM | 10 out 2003 01:02 | Em resposta a: #49483

Caro Pedro

Muito obrigado pela sua preciosa ajuda. Com os dados que me mandou aí de Coimbra já consigo biografar a pessoa.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: tfp-Júlio César Castro Pereira

#49491 | tfp | 10 out 2003 01:03 | Em resposta a: #49487

Caro Pedro França,

Muito obrigado pelos dados.

Um abraço

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: JMSA-José da Paz de Almeida

#49492 | JMSA | 10 out 2003 01:08 | Em resposta a: #49485

Caro Pedro França
Será possivel dizer-me que apelidos são esses ligados aos Penha? O apelido é muito pouco comum e acredito que exista uma ligação entre todos. Como disse que eram poucos, espero dar-lhe pouco trabalho.
Muito obrigado por tudo.
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49493 | Pedro França | 10 out 2003 01:09 | Em resposta a: #49116

Caro Celso:

O seu Manuel Francisco Milheiro foi baptº a 16.08.1796/f. 22-22v., na Póvoa de Midões/Tábua, tendo nascido a 08 desse mês.
Era fº de João Francisco Milheiro, do Couto/Midões, e de Luísa Maria, das Varzielas/Tábua, recebidos em Póvoa de Midões a 11.08.1795/f. 43v.-44.
Era neto patº de Manuel Francisco Milheiro, do dito Couto, e de Bárbara Maria, de Midões/Tábua, moradores na Póvoa de Midões.
Era neto matº de Manuel Marques, de Vilela/Nogueira do Cravo (Olivª do Hospital), e de Josefa Maria, das Varzielas/Tábua.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49494 | Pedro França | 10 out 2003 01:14 | Em resposta a: #49235

Caro Filipe:

Delfina (de Jesus) foi baptª a 25.01.1849/f. 88, tendo nascido a 13 desse mês, em Benfeita/Arganil. Era fª de Manuel do Rosário, e de Clara Delfina de Jesus, moradores em Benfeita.
Era neta patª de Manuel do Rosário, do Alqueive, de folques, e de Maria da Fonseca.
Era neta matª do capitão António gonçalves e de Maria Ribeira. Padrinhos: seus tios António elias Gonçalves e Josefa Bernarda, da Benfeita.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49495 | Pedro França | 10 out 2003 01:22 | Em resposta a: #49236

Cara Neca:

Encontrei o seu "André Gonçalves de Sousa", o qual tem certidão de idade: Lº II, procº 9, 1ª série.
Era n.al de Lagoa, baptº a 04.12.1785/f. 111, tendo nascido a 26.11.1785.
Era fº de Lourenço Gonçalves de Sousa (depois alferes à data da certidão), de Lagoa, e de Francisca Inácia, de Porches/Lagoa.
Era neto patº de André Gonçalves de Sousa, de Lagos, e de Isabel de Sousa, de Lagoa.
Era neto matº de José da Encarnação Pena, de Porches, e de Bárbara de Jesus, de Silves (freguesia). O padrinho foi o Pe. André Gonçalves de Sousa, da Lagoa, que não tem processo de ordenação.
O seu André Gls. de Sousa saiu Bach:el F:do em Cânones a 01.07.1812.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49496 | Pedro França | 10 out 2003 01:24 | Em resposta a: #49249

Caro Óscar:

Andei "às voltas" com o seu Benito, Benites (até tentei Benedito e Bento) de Almeida mas nada. Não haverá outra forma? P'ra que datas?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49497 | Pedro França | 10 out 2003 01:27 | Em resposta a: #49238

Caro Fernando:

Não encontrei "nanica de nada" para os dados que me deu. Só localizei um Francisco Ribeiro, de Bercelos (não Barcelinhos), que saiu Bach:el F:do em Cânones a 03.06.1689. Era fº de outro do mesmo nome. Creio que não serve.
Haverá outra forma?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49498 | neca | 10 out 2003 01:30 | Em resposta a: #49495

Olá caro Pedro
realmente não há palavras para lhe agradecer tudo o que faz por todos nós participantes deste Forum.Muito Obrigada,e uma boa noite para si.
Neca C.Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Pean-P.es Neves Martins

#49499 | Pedro França | 10 out 2003 01:46 | Em resposta a: #48889

Caro Pean:

Antes de mais, o Pe. Domingos das Neves Martins, do Esporão/Góius, 1728, cxª 395, só contém a parte de Vita et Moribus e só trata de bons costumes e de apuramento de culpas.
O Pe. Manuel das Neves Martins, de Folgosa/Góis, 1737, cxª 1427, traz De Genere:
- Foi baptº a 10.01.1717/f. 295v., Góis.
Era fº de Domingos Martins e de Maria Lopes, moradores na Folgosa. Ele baptº a 06.04.1687/f. 89, ela baptª a 24.07.1695/f. 66v., recebidos a 21.06.1712/f. 43.
- Domingos Martins era fº de Manuel Martins, da Folgosa, e de Isabel Antão, da Roda Fundeira/Alvares. Ele baptº a 23.11.1659/f. 186, Góis, ela baptª em Alvares, a 24.08.1646, nesta recebidos a 08.06.1677. Ele fº de Domingos Martins e de Isabel Martins, da Folgosa/Góis; ela fª de Pedro Manuel e de Domingas Álvares, da Roda Fundeira/Alvares.
- Maria Lopes era fª de João Fernandes, do Esporão/Góis, e de Ana Antão, da Folgosa, recebidos em Góis a 13.05.1694/f. 73. Ele, baptº a 06.05.16.../f. 135 (não fui confirmar a era "acima dita" que o padre escrevente não soube dizer), ela baptªa 22.03.1648/f. 90 era fº de João Fernandes e de Francisca Lopes, do Esporão; ela fª de Domingos Martins e de Ana Fernandes (ou Isabel Antão).
O João Fernandes, pai da Mª Lopes, foi 1º barbeiro, e depois lavrador.
Espero que goste. Quer alguma confirmação? Eu não pedi os paroquiais de Góis por falta de tempo (agenda sobrecarregada com outros pedidos).
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Carlos Silva-Pe. Frutuoso Antunes

#49500 | Pedro França | 10 out 2003 01:48 | Em resposta a: #48889

Caro Carlos:

Peço-lhe desculpa por não ter ainda nada para si. Para a semana espero que seja, 'tá?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49501 | Pedro França | 10 out 2003 01:53 | Em resposta a: #49292

Caro raesteves:

Faça clique sobre a minha mensagem de abertura de tópico. Nos respectivos campos (username) e (password) preencha-os com os seus, respectivos, que já deverá saber por ter ingressado como membro neste "site".
No campo maior, logo abaixo daqueles, insira a sua mensagem. Depois clique sobre "Enviar mensagem" e pronto.
Espero que tenha percebido, 'tá?
Um abraço e boa sorte.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: JMSA-José da Paz de Almeida

#49502 | Pedro França | 10 out 2003 01:56 | Em resposta a: #49492

Caro JMSA:

Sim senhor, mas só para a próxima 5ª Feira, 'tá? Na 4ª Feira tenho reuniões à tarde, na escola. Espere-me aqui.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Seixo da Beira

#49510 | jliberato | 10 out 2003 08:30 | Em resposta a: #49488

Meu caro Pedro França,
Muito obrigado pela sua pesquisa. Tenho algumas pistas, que já lhe indiquei.
É que encontrei o nome dele sob a forma Manuel Fernandes da Rocha em assentos posteriores. Também houve um assento em que julguei ter encontrado a mesma pessoa sob o nome Manuel Fernandes Castelhano. Falo de assentos de descendentes.
Existe a hipótese de haver confusão de freguesias. A freguesia de Seixo da Beira era conhecida por Seixo do Ervedal, mas existe também a fraguesia do Ervedal. Mas isso é procurar a agulha no palheiro. Já vi várias das freguesias limítrofes sem sucesso.
O que talvez lhe pedisse, abusando como sempre, é que, no Seixo da Beira, confirmasse que, nos anos plausíveis, não existe nenhum casamento de uma Isabel Álv:es com um Manuel que tenha um resto de nome que possa ter a ver com o meu Manuel.
De resto, penso que só a sorte poderá resolver esta questão...
Um grande abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49512 | fernando pontes | 10 out 2003 09:10 | Em resposta a: #49497

Caro P. França:

Muito obrigada pelas informacoes,

fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Travanca/Armamar-Carvalho da Fonseca

#49514 | sapeca | 10 out 2003 09:25 | Em resposta a: #48943

Caro Manuel Silva Rolão:
Há bastante tempo coloquei aqui estes tópicos, aos quais nunca recebi qualquer resposta:

"I- Domingos de Carvalho, natural de S. Cosmado, Armamar, casou a 05.10.1682, na mesma freguesia, com sua prima (em 4º grau) Domingas Gomes, da mesma fregª.

Tiveram, entre outros fºs:

II- António de Carvalho, primogénito, baptizado a 04.11.1683, na mesma fregª, tendo casado nesta a 10.01.1704, com Bárbara Gomes (da Fonseca), da mesma fregª, fª de António da Fonseca e mulher Isabel Gomes.

Tiveram, entre outros:

III- Gonçalo de Carvalho, nascido a 15.01.1714, em S. Cosmado, casado com Francisca de Figueiredo (da Fonseca), fª de André Lopes,da fregª de S. Martinho de Beba, e de sua mulher Maria da Fonseca, da fregª de S. Martinho das Chãs, senhores da quinta da Adega.

Tiveram entre outros:

IV- Luís de Carvalho da Fonseca, nascido a 17.06.1745, em S. Cosmado, onde casou a 22.07.1772, com Maria Josefa Marta, da mesma fregª, fª de Luís António Marta e de sua mulher Marta Maria.

Alguém saberá alguma coisa acerca da proveniência destes Carvalhos de S. Cosmado? Nomeadamente a ascendência daquele 1º Domingos de Carvalho, que eu presumo possa ser um Domingos de Carvalho Branco falecido a 29.09.1715.
Há muitos anos (cerca de 20 ou 25 anos) desloquei-me a Lamego para consultar os livros de registos paroquiais desta fregª, tendo nessa data conseguido apenas estes elementos. De resto, segundo tenho na ideia, os livros são muito omissos em indicações, dificultando ainda mais as buscas.
Mas, de lá para cá, nada mais procurei sobre estes Carvalhos, ainda que o dr. Maurício Fernandes me tenha prometido fazer algumas buscas, há largos anos também.
Mas, sem até hoje nada mais me ter avançado sobre o assunto.
No caso de algum dos intervenientes deste forum ter algum dado sobre a matéria, ficar-lhe-ia muito grato que me informasse.
Um abraço a todos.
Fernando Moreira de Sá Monteiro"

E ainda mais este:

“Algum dos frequentadores deste fórum saberá quaisquer dados acerca duma família de apelido Carvalho, da freguesia de S. Cosmado, concelho de Armamar, à qual pertenceu Manuel António de Carvalho, combatente da causa miguelista, condecorado com a Real Efígie (que eu possuo por herança), Medalhas de Bons Serviços ao Rei e à Pátria, cavaleiro da Ordem de Cristo, Major Quartel-mestre das milícias de Lamego, que emigrou para Espanha e Inglaterra, quando da derrota das forças "legitimistas"?
Sei que era filho de Luís de Carvalho da Fonseca e de sua mulher Maria Josefa Marta, de S. Cosmado.
Procedi a buscas em Lamego, no Paço Arcebispal, há mais de 25 anos, mas sem grandes resultados, dada a dificuldade criada por nos assentos de casamento dessa freguesia, raramente se fazer referência aos ascendentes dos contraentes do matrimónio, segundo me lembro.
Qualquer informação adicional ficarei agradecido.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro”.

Dada a proximidade entre as duas freguesias, ambas pertencentes ao mesmo concelho de Armamar, será que há qualquer provavel parentesco entre os seus e os meus?
Hás muitos anos pedi ao Dr. Maurício Antonino Fernandes, quando este andava por Lamego a colher indicações sobre Carvalhos, para os Carvalhos de Basto, dei-lhe os elementos de que dispunha, mas aquele “cavalheiro” nunca mais me disse nada. Coisas à Maurício Fernandes...
Agradeço-lhe desde já, qualquer indicação que me possa ajudar, dado tratar-se da varonia de minha avó materna de quem, por sinal, eu e meus irmãos somos actualmente os únicos representantes.

Os melhores cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49519 | Filipe Prista Lucas | 10 out 2003 10:02 | Em resposta a: #49494

Caro Pedro,

Muito obrigado pela ajuda valiosíssima!

Um abraço,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Isaveco-Alexandre Dias de Lima

#49521 | isaveco | 10 out 2003 10:44 | Em resposta a: #49480

Caro Pedro,
Nem sei como lhe agradecer.Deve imaginar qual a emoção de dar este primeiro passo e descobrir pessoas de quem ninguém da família tinha ainda conhecimento. Por acaso não tomou nota das datas de nascimento dessas pessoas? Já agora, e abusando do seu conhecimento na matéria, qual acha que deve ser agora o meu próximo passo?
Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Isaveco-Alexandre Dias de Lima

#49541 | Pedro França | 10 out 2003 14:59 | Em resposta a: #49521

Cara Isabel:

Agora, uma vez que se trata de pesquisa em arquivo (AUC), é só continuar pelas linhas, paterna e materna, avós patºs e matºs.
Devo dizer-lhe - e porque não foi pedido, creio -, que não tomei nota das datas de nascimento/baptismo: uma vez que se trata de trabalho de investigação moroso e que nos absorve e monopoliza, em prejuízo de outros pedidos mais simples e imediatos, a meu ver terá de ser orçamentado.
Deixo-lhe o meu e-mail, porque este assunto não cabe aqui neste "site":

pedrofrancapin@netcabo.pt
Depois, diga-me alguma coisa.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Seixo da Beira

#49542 | Pedro França | 10 out 2003 15:04 | Em resposta a: #49510

Caro JLiberato:

Hum, hum! Vamos ver, vamos ver se isso não é realmente procurar sem uma finalidade, um objectivo. Talvez lá para 5ª Feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

P.S.: Seixo da Beira/Ervedal é uma coisa, de facto, e Ervedal da Beira é outra.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49554 | GML | 10 out 2003 16:41 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro França,

Por algum tempo resisti à tentação de lhe pedir um favor, já que era óbvio que estava a ser inundado com perguntas e dúvidas a esclarecer no Arquivo de Coimbra. Agora não aguentei e por isso aqui vai :-) Gostaria de saber se consta no processo do aluno Cypriano Justino da Costa (filho de Ângelo da Costa e D. Josefa Cândida de Vasconcellos) qualquer referência às notas com que acabou o curso de Direito e se candidatou a um lugar na Magistratura.

Agradeço desde já a sua atenção e felicito-o pela grande ajuda que sei que já prestou a muitos genealogistas.

Com os melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49571 | Pedro França | 10 out 2003 22:37 | Em resposta a: #49554

Caro Gui:

Posso tentar ver através dos verbetes, mas (não sei para que altura se refere o matriculado), as classificações finais de exame variavam entre o "Nemine Discrepante" e o "Simpliciter", no caso de passarem na prova.
Quanto à carreira magistrática, isso só na TT (Leitura de Bacharéis, Chancelarias...).
Espere-me aqui na próxima 5ª Feira.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Seixo da Beira

#49577 | jliberato | 11 out 2003 00:09 | Em resposta a: #49542

Caro Pedro França,
Não sei como expressar a minha gratidão. Espero que, umdia possa retribuir todas as suas amabilidades. Como terá verificado tenho posto gradualmente no Forum toda a informação que disponho. Mas parece-me que os nossos avós não têm até agora pontos de contacto. Mas, em relação a qualquer ponto do País em que intervenho, não deixe de me interrogar. Ultimamente tenho insistido na Trofa.
Um abraço e o meu muito obrigado
JLiberato

Resposta

Link directo:

Gançosos

#49581 | amrr | 11 out 2003 01:01 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro França

Por acaso já viu, no outro tópico, as minhas mensagens de 08/10/03:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=49297#lista

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=49298#lista

Cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49587 | GML | 11 out 2003 09:54 | Em resposta a: #49571

Caro Pedro,

Muito lhe agradeço a sua mensagem. Saber-me-á dizer se a avaliação qualitativa era a única usada com critério para entrada no Desembargo do Paço? Vi já a leitura de bachareis respectiva onde constam duas certidões que correspondem à confirmação de que o "estágio" foi realizado com inteligência e bom serviço. Seria o bom aproveitamento neste "estágio" a condição para se ser nomeado juiz? Encontrei o resultado de vários concursos de bachareis mas não o concurso em si.

Um abraço,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49588 | Pedro França | 11 out 2003 12:46 | Em resposta a: #49587

Caro Gui:

Aquilo que lhe posso dizer reflecte um pouco a experiência que tenho nesse tipo de informação relativamente a um trabalho que levei a cabo não só de mestrado (tese) mas também um outro (equiparação a bolseiro), em que tinha de apreciar os comentários expressos, em nome do monarca, que justificavam nomeações de funcionários para cargos administrativos, judiciais, em progressão. Isto encontra-se nas chancelarias, e quando muito nas mercês régias, mas, principalmente nas primeiras.
Contudo, devo dizer que os tais comentários são de natureza muito subjectiva, qualitativa, e não quantitativa: não há valores matemáticos expressos.
Um abraço e disponha.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Gançosos

#49589 | rgc | 11 out 2003 13:48 | Em resposta a: #49581

Caro confrade

Não li, ainda, as mensagens todas deste tópico e bem pode ser que a informação/interrogação agora introduzida já tenha sido respondida ou aflorada. E assim uma redundância escusada, que peço desculpa.
Mas lembro-me de ver referência a uma pedra-de-armas de- Gançosos Frade-, pode ser confusão minha.
Contudo, aqui fica a informação,que penso ter recolhido no Inventário Artístico de Portugal- Distrito de Évora ( concelhos de Arraiolos,Estremoz,Montemor-o-Novo, Mora e Vendas Novas)- Lx. 1975 -Ed. Acad. Nac. de Belas Artes e cujos vols. emprestei a um dos meus filhos e não tenho agora à mão.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Gançosos

#49612 | amrr | 12 out 2003 00:48 | Em resposta a: #49589

Caro Rafael Carvalho

Tem razão. Existe uma pedra de armas dos Gançosos na vila do Alandroal, Rua Dr. Teófilo Braga (antiga Rua da Mata), na casa que pertenceu a esta família.

É referida no Inventário Artístico de Portugal-Distrito de Évora, mas no volume que contém os concelhos do Alandroal, Redondo, Reguengos de Monsaraz e outros, na pag. 30.

Com os melhores cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49614 | josemssantos | 12 out 2003 00:52 | Em resposta a: #49478

Caro Pedro França

Muito obrigado pela informação.
O meu 4º avô é mesmo António Lino de nome próprio , e não Lima.Deve ter sido erro de quem escreveu.Sobre os pais e avós tenho toda a informação.
Abusando da sua disponibilidade, poderia conseguir-me informação da data de nascimento,nomes dos pais e data de formatura relativa a:

1.José Pedro de Azevedo Sousa Câmara, que deve ter nascido em Tomar e sei ter morrido em 1812
2.António Coelho de Sousa Câmara, que foi Juíz em Ferreira do Zêzere e teria nascido cerca de 1761

Muito obrigado

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49615 | Pedro França | 12 out 2003 01:02 | Em resposta a: #49614

Caro Zé:

Não confirmei o nome nas matrículas, mas se assegura que é António Lino, vou entender que sim. Como disse antes, não há certidão de idade dele.
Quanto ao pedido que faz, tomei nota para responder aqui na próxima 5ª Feira ou na 6ª.
Um abraço e bom fim-de-semana.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49616 | Txispa | 12 out 2003 07:08 | Em resposta a: #49493

Prezado Pedro,

Fico muito agradezido pela ajuda. Uma pregunta: Até quando chega o livro de baptizados do Couto ou Povoa de Midoes?

Desde ja um forte abraço galaico-português.

Celso Milleiro, da Galiza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49629 | Pedro França | 12 out 2003 15:44 | Em resposta a: #49616

Caro Celso:

Na próxima 5ª Feira já lhe posso responder, 'tá?
Um abraço igualmente para si.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49640 | GML | 12 out 2003 22:30 | Em resposta a: #49588

Caro Pedro,

Agradeço-lhe muito a informação. De facto, já calculava que a classificação dos candidatos a magistrados fosse apenas qualitativa! Ainda assim, gostava que, se tivesse opurtunidade e não fosse muito inconveniente, tentasse saber qual a sua classificação como bacharel em leis (foi-o também em Matemática).

Agradeço uma vez mais

Um abraço,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49642 | Pedro França | 12 out 2003 22:40 | Em resposta a: #49640

Caro Gui:

Vou ver o que posso encontrar dentro do que me pede, 'tá? Até 5ª Feira, pois.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49662 | neca | 13 out 2003 13:14 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro
Conto ir ao AUC lá para o dia 24, e gostava de levar o "trabalho de casa" feito,porque como bem sabe o tempo voa quando nos embrenhamos nas pesquisas.Por isso venho pedir-lhe o grande favor de me vêr a Certidão de Idade do Bacharel
João Maria Correa Soares de Brito
n.12/05/1818 - Tentúgal
f. de Francisco Soares de Brito.
Estou especialmente interessada em saber sobre os Pais e Avós do João Mª,uma vez que estou "encalhada" por falta dos paroquiais de Montemor-o-Velho.
Um "enorme" Obrigada e um abraço com amizade.
Neca C.Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49697 | Pedro França | 14 out 2003 00:18 | Em resposta a: #49662

Cara Neca:

Tomei nota do seu pedido. Lá para 5ª Feira já deverei dar-lhe uma resposta. Vai ao AUC no dia 24? Hum!, isso calha a uma 6ª Feira..., não dá para mim. Só 4ª à tarde e 5ª todo o dia. Só posso desejar-lhe, então, boa sorte.
Espere-me aqui, então.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49710 | neca | 14 out 2003 10:32 | Em resposta a: #49697

Caro Pedro
Um muito bom dia para si.Obrigada pela sua sempre pronta disponibilidade.
Vou a Coimbra em trabalho,onde chegarei dia 22,Quarta feira.Ainda vou tentar dar um pulinho ao AUC mas sem certeza.Dia 23,quinta, estou mesmo ocupada todo o dia,dispondo da sexta feira 24 para passar o dia todo
(até fecharem) no AUC.Como pode imaginar,é muito importante para mim, levar o máximo de informação possível.
Um abraço com amizade.
Neca C.Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49715 | quintadoloureiro | 14 out 2003 11:42 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro França

Venho pedir-lhe a sua preciosa ajuda. Estou a investigar a história da Quinta de Santo António (ou Quinta da Baralha) na Golegã. Em 1776 era seu proprietário o Doutor José Pereira de Brito. Não consegui descobrir mais nada sobre ele. Acha que é possível ver alguma coisa aí sobre ele.
Obrigado,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França, e o Frutuoso Antunes

#49726 | APCB | 14 out 2003 13:40 | Em resposta a: #49107

Caro Pedro França
Queira desculpar ter colocado o meu pedido no tópico dos Cardosos de Verride, mas como era sobre Cardosos a minha solicitação.
Cá fico esperando "ansiosamente" qualquer pista que me possa fornecer. é que sabe, este meu ramo Cardoso é uma incógnita uma vez que o meu já referido bisavô Abílio Cardoso(de quem herdei, aliás, o nome próprio)veio da zona de Arazede, ao que parece em litígio com a própria familia, e nunca mais lá voltou, nem falava sequer da sua própria familia.
Daí a minha imensa curiosidade.

P.S. vou-lhe enviar esta semana uma cópia da minha última carta, a que já me referi no tópico das Familias do Fratel.

Um abraço
Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49738 | 2910 | 14 out 2003 15:52 | Em resposta a: #49496

Caro Pedro
mais uma vez grato pela ajuda, o dito Benites de Almeida, viveu no séc.XVII.

abraços do

Óscar

Resposta

Link directo:

Pedro Franca

#49759 | jaboo | 14 out 2003 18:38 | Em resposta a: #49488

Caro Pedro Franca,

Eu sou novo aqui nesse forum mas ja constatei que voce esta sempre disposto a ajudar os membros deste forum. Por isso, eu queria perguntar-lhe se voce tem accesso aos assentos de baptismos de Penela da beira, concelho de Penedono, Viseu, antes de 1807.
Eu vivo em San Francisco (USA) e so me e possivel consultar os microfilmes dos "mormons" aqui no "family center" mas esses microfilmes so contem os assentos de 1807 ate 1845.

Muito obrigado por considerar esse meu pedido. O meu portugues nao e muito bom e nao me e possivel usar assentos quando escrevo ... entao peco desculpa!
Melhores cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49764 | Pedro França | 14 out 2003 19:50 | Em resposta a: #49715

Caro Zé Castro:

Hum, talvez, talvez. Associei o seu pedido aos demais: vou ver nas matrículas dos estudantes da UC - graus e filiação. Talvez tb., ordenações preliminares... Vamos ver. Volto aqui na 5ª Feira ou na 6ª: depende dos "downloads" que tiver de fazer.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49765 | Pedro França | 14 out 2003 19:53 | Em resposta a: #49710

Cara Neca:

Ok, ok. Vou fazer por não ter que vir a Coimbra "de mãos a abanar", 'tá?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França, e o Frutuoso Antunes

#49766 | Pedro França | 14 out 2003 19:56 | Em resposta a: #49726

Caro Abílio:

Cá fico à espera da sua carta.
Por ora, terei de aguardar pela 5ª Feira.
Espere-me aqui.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Franca

#49767 | Pedro França | 14 out 2003 20:03 | Em resposta a: #49759

Caro João:

Consultar esses registos paroquiais no ADViseu não é nenhum bicho de sete cabeças para mim mas implica despesas de deslocação obviamente que não podem correr por minha conta 'tá?
Vou deixar tempo para o João pensar, reflectir. Se houvesse alguém do Fórum que fosse de Viseu, tudo seria muito mais simples. Disponibilidade para ir a Viseu, arranja-se; para mim não é impedimento e é um Arquivo que já conheço de há muito tempo. Mas, não posso ser eu a suportar as custas de uma coisa que não me diz directamente respeito.
Fico a aguardar a sua resposta. Se quiser, deixo-lhe depois o meu email.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Franca

#49824 | jaboo | 15 out 2003 17:34 | Em resposta a: #49767

Caro Pedro,

Muito obrigado por responder tao depressa. Os assentos de baptismos de Penela da beira antes de 1807 nao estao em Viseu mas provavelmente no Arquivo diocesano de Lamego. E nao tenho qualquer ideia como contacta-los ou fazer uma requizicao de documentos. Esse e o meu dilema!
Mas sera melhor comunicar por e-mail

joaobraz_2000@yahoo.com

E claro que se houver qualquer despesa de deslocacao, essas serao por minha conta. Mas talvez haja alguem aqui neste forum que seja de Lamego ... e tudo seria mais simples como voce diz.
Cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49921 | Pedro França | 16 out 2003 23:49 | Em resposta a: #49312

Caro Fernando:

Não consegui localizar o baptº de Vitorino. A fregª é grande, tem muitos lugares. Encontrei muitos "Manuel de Matos" - Matos é "mato" lá - mas nenhuma Joana Rosa, senão Rosálias. Tem mais alguma achega que ajude a circunscrever melhor o seu pedido? Voltarei ao AUC, espero, na próxima semana.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49924 | Pedro França | 16 out 2003 23:54 | Em resposta a: #49715

Caro Zé Castro:

Descobri o seguinte:
- Esse Dr. José Pereira de Brito era n.al da Golegã, foi bacharel formado em Leis a 09.06.1729. Era fº de Francisco de Brito Vidigal.
E mais não vem nos verbetes de matrículas. Também nada há nos processos de ordenação. Também não há certidão de idade nesta altura.
Um abraço e disponha.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49929 | Pedro França | 17 out 2003 00:34 | Em resposta a: #49587

Caro Gui:

Cá tenho a resposta relativamente ao seu pedido: o Pe. Cipriano Justino da Costa, saiu Bacharel Formado em Leis, a 11.06.1812.. Era n.al de Lisboa.
Teve os seguintes graus e classificações:
- Bacharel: 28.5.1834 (acto nº 9, f. 54v.)
- Formatura, a 11.06.1812 (f. 121).
Destes dois exames saiu Nemine Discrepante.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49935 | Pedro França | 17 out 2003 01:14 | Em resposta a: #49614

Caro Zé Maria:

Apenas localizei nas certidões de idade o José Pedro de Azevedo de Sousa da Câmara, Doutor em Cânones a 02.06.1782.
Tem certidão de idade: 1ª série, Lº XXXII, procº nº 18:
O José Pedro foi baptº na igreja de S. João Baptista de Tomar a 19.12.1754/f. 76v. (nas ordenações sacerdotais, um processo de ordens menores e prima tonsura, de 1773, dá-lhe por fregª os Olivais, mas não pedi o processo por falta de tempo).
É fº do Dr. José Duarte de Sousa, de Tomar, e de D. Maria Inácia de azevedo de Sousa da Câmara, n.al de Perucha/Freixianda - Vª Nova de Ourém. Não traz os avós.
Averiguei o Dr. José Duarte de Sousa: era n.al de Tomar, saiu Bacharel Formado em Cânones a 28.05.1731; era fº de João Mendes Duarte.
Isto éo que se me oferece dizer sobre os dois nomes indicados.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49936 | Pedro França | 17 out 2003 01:17 | Em resposta a: #49935

Caro Zé Maria:

Faltou dizer com convicção que não encontrei nas matrículas nem nos exames o outro nome, de António Coelho de Sousa da Câmara. Teria mais algum nome?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49946 | MSPAGraça | 17 out 2003 09:38 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro França

Mais uma vez recorro aos seus benevolentes préstimos.

Procuro notícias académicas de dois fulanos:

- um Manuel Pedro Guimaraens, que também podia assinar Gonçalves, natural de S. Romão da Ucha, Barcelos;

- um Bernardino Gonçalves da Costa, depois Bispo da Beira e do Algarve, também de S. Romão da Ucha, Barcelos.

São personagens da 1.ª metade do séc. XIX.

Desde já agradeço a atenção

Um abraço

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49949 | quintadoloureiro | 17 out 2003 09:57 | Em resposta a: #49924

Caro Pedro França

Muito obrigado pelas informações que me dá sobre o Dr. José Pereira de Brito; já são uma base para tentar saber mais alguma coisa. Disponha do que necessitar.
Um abraço,
Zé de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49960 | Pedro França | 17 out 2003 13:41 | Em resposta a: #49946

Caro Manel:

Tomei nota do seu pedido. Para a próxima 4ª/5ª Feira irei ao AUC. Responder-lhe-ei aqui, neste tópico.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#49976 | GML | 17 out 2003 18:17 | Em resposta a: #49929

Caro Pedro,

Agradeço-lhe muito a informação que me prestou e ainda para mais com todas as referências!

Quando for a Coimbra contactá-lo-ei para se possivel nos encontrarmos.

Um abraço,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Franca

#49987 | Pedro França | 17 out 2003 22:14 | Em resposta a: #49824

Caro João:

Pode contactar o Arquivo da Diocese de Lamego como segue:

Arquivo da Diocese de Lamego
Paço Episcopal
Rua do Cortês
5100 Lamego

telef.: 25462147

Espero que tenha sorte.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Franca

#49989 | Pedro França | 17 out 2003 22:17 | Em resposta a: #49824

Caro João:

Pode contactar o Arquivo da Diocese de Lamego como segue:

Arquivo da Diocese de Lamego
Paço Episcopal
Rua do Cortês
5100 Lamego

telef.: 25462147

Espero que tenha sorte.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50048 | josemssantos | 19 out 2003 19:26 | Em resposta a: #49935

Caro Pedro França

Muito obrigado por todas as informações que me prestou.Foram de grande ajuda.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50067 | MSPAGraça | 20 out 2003 09:38 | Em resposta a: #49960

Caro Pedro França

Desde já agradeço a atenção.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

Dr. Joaquim Cardoso de Araujo - Armamar

#50073 | rcr1 | 20 out 2003 11:26 | Em resposta a: #48889

Caro Senhor Pedro França

Venho pedir-lhe o favor, caso não seja muito incomodo, de facultar os dados genealógicos (e outros, caso os haja) de Joaquim Cardoso de Araujo, Lente da Universidade de Coimbra no fim do sec. XIX - principio do sec. XX, natural de Armamar, Lamego.
Agradeço desde já a atenção.
Com os meus melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50081 | fernando pontes | 20 out 2003 13:50 | Em resposta a: #49497

Caro Pedro França,

Desde ja o meu obrigada, pelas informacoes..
Mas gostaria (se possivel) que me dissesse o nome da mae do Francisco Ribeiro de Barcelos.
O pai era o Francisco Goncalves, mas em alguns casos aparece como Francisco Ribeiro.

Muito grato,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

António Maria de Melo Carvalho e Brito

#50088 | JCALD | 20 out 2003 17:32 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro França:
Venho maçá-lo uma vez mais, agradecendo desde já a atenção que possa dispensar a este meu pedido.
Uma das últimas proprietárias da Quinta das Canas, talvez a última que lá residiu, foi D. Maria Isabel Gonzaga de Carvalho e Brito casada com Francisco Barreto Botelho Chichorro de Vilas-Boas (v. a sua «Lapa dos Esteios» pág. 10).
Esta senhora nasceu na Quinta da Arregaça em Coimbra (S. Cristóvão) a 23-1-1858 e era filha natural perfilhada de António Maria de Melo Carvalho e Brito, da dita quinta ou simplesmente da Arregaça. O assento de baptismo dá o nome da mãe (Luísa Gonçalves, de Oliveirinha) e dos avós maternos. O pai é tratado com muita deferência, mas não lhe referem a naturalidade, nem a filiação.
Como, por vezes, o referido António Maria de Melo Carvalho e Brito é tratado por Dr., deve ter frequentado a Universidade.
Haverá no Arquivo algum registo que refira as suas naturalidade e filiação? (Nota: por vezes aparece com Gonzaga por último apelido.)
Antecipadamente grato pelas suas diligências,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Joaquim Cardoso de Araujo - Armamar

#50112 | Pedro França | 20 out 2003 23:48 | Em resposta a: #50073

Cara Rita:

Tanto quanto eu posso adiantar, desde já, é que esse lente, conforme a obra: Memoria Professorvm Vniversitatis Conimbrigensis 1772-1937.- Coimbra:AUC, 1992, as pág. 9-10, era natural de Paços (Felgueiras), nascido a 01.05.1812 e falecido a 01.06.1878 em princípio em Mogofores/Anadia. Era lente de Teologia, doutor em Teologia a 27.07.1845. Era fº de António Cardoso de Araújo e de Maria Joaquina.
A referida obra - na qual eu participei mas para outras faculdades, ao tempo em que fui funcionário do AUC -, não adianta mais nada. Resta-me averiguar nas certidões de idade, se a houver para este lente, ou nos processos de ordenação sacerdotal, caso contrário, terá de se contentar com o que agora aqui deixo.
Não há mais nenhum lente, para as datas indicadas, com o mesmo nome.
Espere aqui até 5ª Feira à noite, ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: António Maria de Melo Carvalho e Brito

#50113 | Pedro França | 20 out 2003 23:56 | Em resposta a: #50088

Caro Zé Caldeira:

Na 5ª Feira próxima vou procurar saber do que me pede, ok?
Um abraço e espere-me aqui. Até lá...
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50114 | Pedro França | 21 out 2003 00:02 | Em resposta a: #50081

Caro Fernando:

Nos livros das matrículas como nos dos exames (actos e graus) dos estudantes da UC não aparece o nome das mães. Se tivesse aparecido algo assim eu ter-lhe-ia dito.
Infelizmente, para a época, não há certidões de idade.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Joaquim Cardoso de Araujo - Armamar

#50129 | rcr1 | 21 out 2003 11:30 | Em resposta a: #50112

Caro Pedro

Muito obrigada.
É de facto a pessoa que pesquiso.
Estou a dar os primeiros passos na genealogia do meu marido e todas as informações são preciosas.
Tenho o referido Dr. como natural do lugar de Paços, freguesia de Santiago, concelho de Armamar (referência actual). Como Felgueiras (ali perto) encontro apenas uma freguesia em Resende (embora este concelho não seja contiguo ao actual concelho de Armamar).
Qualquer outra informação será extraordinariamente bem-vinda pois os registos de Santiago, Armamar, disponíveis no ADViseu perfazem apenas os períodos de 1824-65.
Outra hipótese de pesquisa é pelo Rev. José Cardoso de Araujo, pároco de Santiago em 1853, suponho que irmão do primeiro.
Mais uma vez muito obrigada.
Um abraço,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50130 | 2910 | 21 out 2003 12:15 | Em resposta a: #48889

Caro Pedro
Desta vez procuro a naturalidade do licenciado Manuel de Almeida, filho de SEBASTIÃO RODRIGUES e de CATARINA FERNANDES. Este manuel é irmão do tal Reverendo licenciado N....Benites de Almeida, (que não achou, pois o benites é apelido e não nome próprio)ambos netos paternos de Cristovão Benites e Mécia de Almeida, que moraram em Ceuta.

Abraços do

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50167 | Pedro França | 21 out 2003 23:26 | Em resposta a: #50130

Caro Óscar:

Ok! Ok! Amanhã, em princípio já lhe direi alguma coisa. Espere-me aqui.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Joaquim Cardoso de Araujo - Armamar

#50168 | Pedro França | 21 out 2003 23:29 | Em resposta a: #50129

Cara Rita:

Esteja descansada porque, em princípio, amanhã já lhe direi o que há quanto a essas duas personagens, ok?
Espere-me aqui e um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: JMSA-José da Paz de Almeida

#50201 | JMSA | 22 out 2003 14:05 | Em resposta a: #49502

Caro Pedro França
Venho mais uma vez pedir-lhe o favor de ver as tais pessoas com o apelido PENHA que estão nos processos. Calculo que com a "chuva" de pedidos que tem, se tenha esquecido.
Um abraço e mais uma vez muito obrigado, pedindo desculpa pela insistência.
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50208 | Filipe Prista Lucas | 22 out 2003 15:02 | Em resposta a: #48889

Caro Dr. Pedro França,

Vinha por este meio pedir-lhe mais uma ajuda: a localização do assento de casamento da mesma Delfina de Jesus, cujo baptismo fez o enorme favor de localizar há 2 semanas atrás. Delfina de Jesus terá casado na mesma paróquia de Benfeita, em 1872, com José Pedro Augusto, filho de Joaquim Pedro e de Francisca Maria. Em particular, a informação que mais necessito é o local de baptismo de José Pedro Augusto (cujo assento de baptismo não consegui ainda localizar) e, se disponível, os nomes dos seus avós (não sei se tais assentos incluem os nomes dos avós...).

Desde já agradecido pela ajuda,

Um abraço

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50245 | Pedro França | 22 out 2003 22:29 | Em resposta a: #50208

Caro Filipe:

Tudo fixe, meu. Amanhã vou já ver isso, ok?
Espere-me aqui.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: JMSA-José da Paz de Almeida

#50246 | Pedro França | 22 out 2003 22:32 | Em resposta a: #50201

Caro JMSA:

Na verdade, lembrei-me de si hoje no AUC, e estive, vai não vai para dar conta desse seu pedido. Parecia que estava a adivinhar que viria encontrar esta sua mensagem aqui... Pois nãO se preocupe que amanhã estarei no AUC logo de manhã cedo e será a primeira coisa a resolver, 'tá?
Espere-me aqui.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Carlos Silva-Pe. Frutuoso Antunes

#50248 | Pedro França | 22 out 2003 23:19 | Em resposta a: #49500

Caro Carlos:

Parece que aquela semana não acabava nunca, n'é? Pois olhe, tive finalmente que recorrer aos livros de matrículas e...lá estava o Frutuoso Antunes (da Costa), de Braga, filho de... Jorge Antunes.
Creio que era isso.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Gançosos

#50249 | Pedro França | 22 out 2003 23:27 | Em resposta a: #49581

Caro Arlindo:

Em resposta ao 2º ponto da sua mensagem de 11/Outº das 01:01 horas, posso dizer-lhe que o pai do Joaquim Alberto do Couto Gançoso, de Évora, era Paulo da Costa de Oliveira, tudo conforme os livros de matrículas que tive de pedir, porque os verbetes não o mencionavam.
Creio que era isto.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50250 | Pedro França | 22 out 2003 23:43 | Em resposta a: #50067

Caro Manel:

Infelizmente não consegui localizar o nome de Manuel Pedro Guimarães(ou Gonçalves, nem o de Bernardino Gonçalves da Costa, quer nos verbetes para a UC quer nos dos processos de ordenação (já agora).
Pergunto se não haverá outra alternativa a esta composição nominal?...
Um abraço. Fico à espera.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Joaquim Cardoso de Araujo - Armamar

#50253 | Pedro França | 23 out 2003 00:04 | Em resposta a: #50168

Cara Rita:

Em primeiro lugar esqueça o que lhe disse a partir daquela referência bibliográfica que lhe citei. Quem escreveu aquilo não devia estar bom...da cabeça...só pode, efectivamente.
Então isto é assim: localizei a certidão de idade do Pe/Dr. Joaquim Cardoso de Araújo - Lº LXIII, procº nº 160, 2ª série. Diz a narrativa que foi baptº a 08.05.1812/f. 106, na fregª de Santiago (S. Tiago), para o lugar de Passos, concº de Armamar. Era fº de António [Cardoso] de Araújo e de Maria Joaquina. Neto patº de José de Araújo e de Luísa Cardosa; neto matº de Sebastião de Almeida e de Clara Maria.
Isto é o que há dizer conforme o seu pedido. O pai deste lente no acto do baptismo só está como António de Araújo. O "cardoso" aparece no nome na nota introdutória da certidão de idade.
Não encontrei verbetes da UC para o José Cardoso de araújo, nem nos processos de ordenação, que, aliás, o Joaquim tb. não tem.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: António Maria de Melo Carvalho e Brito

#50254 | Pedro França | 23 out 2003 00:13 | Em resposta a: #50088

Caríssimo Zé Caldeira:

Encontrei o António Maria de melo Carvalho e Brito, de Coimbra, fº de Luís Gonzaga de Carvalho e Brito, Bacharel Formado em Leis a 12.06.1830.
Só não pedi a certidão de idade por falta de tempo. Se quiser, vejo-lhe isso daqui a uns pares de horas, ok? Tem, ainda assim, o nome do pai.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50255 | Pedro França | 23 out 2003 00:19 | Em resposta a: #50130

Caro Óscar:

Por enquanto continuo "zerado" no que toca aos nomes que me indicou. Aparecem verbetes para datas dos primórdios do séc. XVII, com o nome de Manuel de Almeida mas ausentes de paternidade e naturalidade, o que foge à imediatez da pesquisa. Averiguar os vários verbetes nestas condições implica pesquisa orçamentada. Se quiser pode pedir ao AUC para lhe fazerem essa busca mas paga na mesma independentemente de ficar ou não bem servido.
Há verbetes que trazem a naturalidade mas que, por defeito tb., não trazem o nome do pai.
Pense como quer proceder e diga-me alguma coisa, se de facto se trata duma pesquisa incontornável.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50259 | MSPAGraça | 23 out 2003 09:15 | Em resposta a: #50250

Caro Pedro

Vou tentar ver.

De qualquer modo, muito obrigado pela ajuda, sempre preciosa e atenciosa.

Um abraço

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: António Maria de Melo Carvalho e Brito

#50263 | JCALD | 23 out 2003 10:28 | Em resposta a: #50254

Meu Caro Pedro França:
Muitíssimo obrigado pela sua resposta. A sua eficiência e rapidez continua a surpreender-me.
Começa a definir-se a biografia do misterioso António Maria de Melo Carvalho e Brito. Sempre era bacharel, o que justifica o tratamento de dr. que por vezes lhe davam. E também já se compreende o Gonzaga que, tanto ele como a filha, foram buscar ao nome próprio do pai dele.
Se não for demasiada maçada, agradecia que consultasse a certidão, para saber naturalidades, filiações, etc.
Tenho um palpite que haja um parentesco com a família da primeira Marquesa de Pomares. Assim, D. Maria Isabel seria parente do marido, Francisco Chichorro, pelos Britos Barretos. Vamos ver se se confirma?
Antecipadamente muito grato, disponha do
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Joaquim Cardoso de Araujo - Armamar

#50264 | rcr1 | 23 out 2003 10:36 | Em resposta a: #50253

Caro Pedro,

Muito obrigada. Espero poder retribuir as atenções. Disponha (tenho pesquisado sobretudo Sesimbra, Vouzela, Gouveia e Manteigas).
Um abraço,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50301 | Pedro França | 23 out 2003 22:28 | Em resposta a: #50208

Caro Filipe:

Em relação ao que me pediu, encontrei fácil, fácil, o assento de casamento de Delfina de Jesus com José Pedro [Augusto], em Benfeita, a 10.01.1870/f. 1-1v., nº 1 (foi logo a abrir o livro). O José Pedro, assim como seus pais - Joaquim Lopes e Francisca Maria -, são dados como naturais do Valado/Avô, concº de Olivª do Hospital, onde aquele é morador e foi baptizado. No dito assento tb. é dito que o noivo tem 24 anos e é solteiro. Feitas contas, mais ano menos ano, daria para encontrar o José Pedro entre 1840-50. O que é certo é que não encontrei nenhum filho de Joaquim Lopes (Pedro) e da Francisca Mª em Avô.
Eu só pedia que me dissesse onde é que a Delfina de Jesus teve os seus filhos; por aí, reportando-se aos avós, deverá vir a confirmação da naturalidade do pai e dos avós paternos; dá para procurar - creio eu -, a partir de 1871 em diante. Preciso é da freguesia, 'tá?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Gançosos

#50302 | amrr | 23 out 2003 22:34 | Em resposta a: #50249

Caro Pedro França

Mais uma vez muito obrigado pela sua preciosa ajuda.

Se eu lhe puder ser útil em alguma coisa disponha.

Com os melhores cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50303 | Pedro França | 23 out 2003 22:39 | Em resposta a: #49616

Caro Celso:

Só agora é que reparei nesta sua intervenção mas posso dizer que vão até muito recentemente no séc. XIX (não entra no séc. XX). O couto é um lugar da fregª de Midões, próxima da Póvoa de Midões.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: JMSA-José da Paz de Almeida

#50306 | Pedro França | 23 out 2003 23:49 | Em resposta a: #50201

Caro JMSA:

Então aqui vai:
- António Nunes Penha, de Almeida; Medicina, matríc. a 25.10.1673;
- Bernardo José Garcia de Castro penha, do Porto; matríc. em Instituta a 01.10.1755;
- Caetano Borges Penha, de Ribeira de Pena; Cânones, Bacharel F:do a 15.07.1720. Era fº de Francisco Gonçalves Penha;
- Isidoro Henriques da Silva Penha, de Pedrógão Grande; Direito, Bacharel F:do a 26.07.1820. Era fº de António Henriques Penha;
- João Manuel da Silva Penha, de Lisboa; Leis, matríc. entre 1758/59 e 1760/61;
- Tomás José da Silva Penha, de Lisboa; Cânones, matríc. entre 1759/60 e 1760/61;
- Valentim José Penha [de Sousa], de Braga; Cânones, Bacharel a 16.05.1766. Era fº de Francisco Manuel de Sousa.

E isto é o que se me oferece dizer sobre os "Penhas" a partir dos verbetes das matrículas e exames, conjugados.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: António Maria de Melo Carvalho e Brito

#50307 | Pedro França | 24 out 2003 00:00 | Em resposta a: #50263

Caro Zé Caldeira:

Por favor, não vá já deitar-se. Veja isto primeiro:
- António Maria de Melo Carvalho e Brito (certidão de idade, Lº VI, procº nº 7, 1ª série): foi baptº a 18.06.1806/f. 319v. para S. Pedro/Coimbra, nascido a 10 do dito mês.
Era fº do Desembargador Luís Gonzaga de Carvalho e Brito, tb. de Coimbra (Fregª S. João de Almedina), e de D. Antónia Henriqueta de Almeida e Melo, da vila de Melo (já viúva à data da certidão de idade - 1823/24). Era neto patº do Dr. António de Carvalho e Brito, de Coimbra (S. Pedro) e de D. Antónia Joaquina de Sousa e Brito, de Coimbra (S. Tiago). Era neto matº de José Rodrigues de Almeida, da vila de Melo, e de D. Maria do Rosário e Melo, da mesma vila de Melo.
É possível tentar as certidões de idade para o Des:or Luís Gonzaga. O Dr. António de Carvalho e Brito, só se se conjugarem os verbetes com os paroquiais de S. Pedro/Coimbra.
Fico a aguardar notícias suas.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50314 | Filipe Prista Lucas | 24 out 2003 10:10 | Em resposta a: #50301

Caro Dr. Pedro França,

Muito obrigado pela ajuda! Quanto ao problema que me refere, receio ser mesmo um problema... já tenho assentos de baptismos de vários filhos do casal José Pedro Augusto e Delfina de Jesus (os registos da Benfeita a partir de meados da década de 1870 já se encontram microfilmados) e todos eles apontam no mesmo sentido: de que José Pedro Augusto e sua mãe Francisca Maria seriam naturais de Valado, Avô, Arganil. O seu pai, Joaquim Lopes/Pedro, seria, por sua vez, natural de Sobral Gordo, Pomares. Ora, já procurei pelo baptismo de José Pedro Augusto em Avô e em Pomares, nas mesmas datas que referiu, e nada! Ou seja, não faço ideia onde procurar agora, a não ser começar a correr as paróquias dos dois concelhos (Oliveira do Hospital e Arganil), em razão da proximidade a Avô ... (com o meu pedido tinha esperanças de conseguir saltar uma geração, mas não é possível...)

Neste sentido, deixo-lhe então um pedido: quando lhe for possível, pedia-lhe que visse na diagonal os registos de baptismo de Benfeita, entre 1840 e 1850 e veja se encontra algum baptismo de um filho do dito casal, Joaquim Lopes/Pedro e Francisca Maria (visto que tais registos não se encontram microfilmados...) - afinal é a paróquia onde se veio a casar e a viver depois do casamento, por isso quem sabe?

De novo, muitíssimo obrigado pela ajuda!

Um abraço,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: António Maria de Melo Carvalho e Brito

#50318 | JCALD | 24 out 2003 11:41 | Em resposta a: #50307

Caro Pedro França:
Muito obrigado pela sua mensagem e em especial pelo seu precioso conteúdo.
Só não respondi antes, por que não tenho acesso ao Forum depois do pôr do sol. E o mais exasperante é que recebo o aviso na caixa do correio e fico toda a noite ansiosamente à espera do acesso livre.
A ascendência de D. Maria Isabel está a ficar muito composta. Curiosamente, li não sei onde que ela era natural da vila de Melo. Pensei, na altura, que fosse confusão com o apelido. Não era natural, mas tinha lá a sua ascendência. Moral da história: não devemos desprezar informações por mais insignificantes que pareçam.
Não quero abusar da sua infinita paciência, mas se quiser ter a amabilidade de investigar os processos do desembargador e do seu pai, fico-lhe novamente muito agradecido. Os assentos paroquiais ficam por minha conta, pois posso requisitar os respectivos microfilmes aqui na biblioteca dos Mórmons.
Bem haja.
José Caldeira

(post scriptum: Em tempos tive oportunidade de lhe dar uma informação retirada do livro de Cândido Teixeira «Antiguidades ... de Cernache do Bonjardim, etc...». Disse-lhe na altura que tenho em casa fotocópias desse livro. Esqueci-me de referir que fiz, para meu uso pessoal, um índice de todos os títulos do 1º volume, para suprir a falta que faz no livro esse índice. Embora seja insuficiente, pois os títulos nem sempre identificam bem todas as famílias tratadas, é uma boa ajuda. Como tenho visto aqui no Forum que se dedica ao estudo de famílias daquela região, se estiver interessado, posso enviar-lhe uma cópia desse índice.)

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: pedidos para Outubro

#50326 | Pedro França | 24 out 2003 15:21 | Em resposta a: #50314

Caro Filipe:

Estou a escrever-lhe da minha escola, por isso tenho de ser breve não sem antes pôr um pouco de "ordem na casa". O que pretende, efectivamente, é que eu procure a partir de 1870, em Benfeita, baptismos de filhos do José Pedro e da Delfina de Jesus para se apurar a fregª de onde aquele era natural e não 1840-50, que isso já respeitaria ao baptº do próprio José Pedro para Avô/Olivª do Hospital (e não Arganil). Uma vez que diz que o Joaquim Lopes/Pedro era n.al de Pomares, é possível que o José Pedro tivesse nascido por lá. Tenho de averiguar isso na próxima 5ª Feira, ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: António Maria de Melo Carvalho e Brito

#50327 | Pedro França | 24 out 2003 15:28 | Em resposta a: #50318

Caro Zé Caldeira:

Estou a escrever-lhe da minha escola, e um pouco de cor.
Tudo bem. Na próxima 5ª Feira irei ver os verbetes do pai e do avô do Dr. Antóno Maria de Melo (...). Aguarde-me aqui, pf.
Quanto aos índices que organizou do 1º vol. da obra de Cândido Teixª, tudo bem, não será de desprezar, já que isso me facilitará navegar na mesma obra.
Por ora termino, com o abraço costumeiro. Qualquer coisa..."me ligue vai?"
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: JMSA-José da Paz de Almeida

#50340 | JMSA | 24 out 2003 18:19 | Em resposta a: #50306

Caro Pedro França
Agradeço mais uma vez a sua valiosa e sempre generosa ajuda. Ao indicar-me o nome de António Nunes Penha, n.Almeida, deu-me uma importantissima pista e ao mesmo tempo uma confirmação, para as minhas buscas.
Um abraço com amizade
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: JMSA-José da Paz de Almeida

#50346 | Pedro França | 24 out 2003 22:44 | Em resposta a: #50340

Caro JMSA:

Tudo bem. Se quiser, posso ver-lhe a paternidade, caso lhe interesse.
Diga-me alguma coisa para aqui.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: JMSA-José da Paz de Almeida

#50348 | JMSA | 24 out 2003 22:53 | Em resposta a: #50346

Caro Pedro
Claro que quero!
Só me interessa para já a paternidade do António Nunes Penha e do Bernardo José Garcia de Castro Penha. pode ser?
Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: António Maria de Melo Carvalho e Brito

#50398 | JCALD | 26 out 2003 15:15 | Em resposta a: #50327

Caro Pedro França:
Para não sobrecarregar este seu tópico e também para ser mais acessível a quem possa interessar, decidi criar um novo tópico para divulgar o índice das genealogias de Cernache do Bonjardim.
Quando precisar de uma consulta rápida à referida obra, já sabe que estou às ordens. Reproduzir é que é mais complicado, pelas razões que já lhe dei. A não ser que sejam fotocópias pelo correio.
Um abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: António Maria de Melo Carvalho e Brito

#50404 | Pedro França | 26 out 2003 17:08 | Em resposta a: #50398

Caro Zé Caldeira:

Tudo bem. Um novo tópico há-de servir, certamente.
Um abraço e muito obrigado.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Carlos Silva-Pe. Frutuoso Antunes

#52831 | Carlos Silva | 30 nov 2003 13:39 | Em resposta a: #49500

Caro Pedro França,

Vejo agora a sua mensagem, e peço desculpa por nào ter respondido antes.
A sua tarefa està a tornar-se impressionante a julgar pelo volume de posts dos seus topicos.
Portanto, se nào tiver tempo para aprofundar a questào, entendo perfeitamente que deixe de lado.

Mais uma vez obrigado
Melhor cumprimento

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 08:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen