Famílias de Ferreira do Zêzere

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Ferreira do Zêzere

#489 | Paulo | 11 out 2000 18:03

Caros Participantes,
Em virtude da grande afluência que este Forum tem tido, e por uma questão de organização optei por criar no Forum 4 novos tópicos para os quais se devem direccionar os participantes consoante a sua àrea de interesse. Assim a partir de hoje 11.10.2000, o Forum intitulado Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar passa a funcionar com estes 4 tópicos pelo que desde já agradeço a Vosso compreensão e colaboração.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#512 | sucora | 13 out 2000 18:16 | Em resposta a: #489

Olá Paulo!
Cá estou eu de novo!
Será que na tua base de dados não consta um António Rodrigues Tomaz natural da freguesia de S. Miguel-Ferreira do Zêzere, filho de Manuel Rodrigues e Gertrudes Maria?
Até Breve!
Beijinhos para a família.
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#632 | Paulo | 20 out 2000 23:37 | Em resposta a: #512

Olá Susana,
Como sabes da família Tomaz tenho muito pouco mas posso pesquisar nas minhas notas. Por que altura terá nascido este António ?
Quanto à outra lista já tenho, finalmente, elementos para te enviar mas se pudesses ligar-me entretanto agradecia.
Gostava de saber se recebeste as informações dos Carrões que te enviei.

Beijinhos pra todos.

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#12821 | marsousa | 13 nov 2001 16:40 | Em resposta a: #489

Caro Paulo Alcobia Neves

Obtive novos dados sobre a minha antepassada Maria Mendes (que afinal aparece agora como Maria Josefa, sendo filha de Maria Mendes) de que já lhe tinha falado. Como me pediu que lhe dissesse os nomes dos pais, aqui fica o que pude saber pelo assento de baptismo de Joaquina Maria, filha da mesma.

Joaquina Maria nasceu a 21 de Maio de 1771 no Beco, filha legítima de Nicolau Marques (n. do Telhado) e de Maria Josefa (n. do Ramalhal, freg. de Pussos), neta paterna de Severino Marques, já defunto (n. do lugar da Pena, freg. de Portunhos) e de Antónia Maria, n. do Beco e neta materna de Manuel Álvares Ribeiro, n. do Ramalhal e de Maria Mendes, n. das Relvas, freg. de Pussos. Os pais e avó paterna moravam no Beco e os avós maternos no Ramalhal.

Foram padrinhos Alexandre Ribeiro e Joaquina, sobrinha de Juliana Maria, mulher do padrinho. Foram testemunhas Gregório José Rodrigues e Manuel Ferreira Cotrim, todos moradores no Beco.

Será que estes nomes lhe dizem alguma coisa?

Agradeço desde já qualquer informação que me possa fornecer.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#12885 | Paulo | 14 nov 2001 15:13 | Em resposta a: #12821

Cara Maria Manuela,

Apenas para Lhe comunicar que recebi a Sua msg e que ainda hoje vou confrontar os seus elementos com a minha base de dados.
Os Alvares Ribeiro, de Pussos, são do actual Concelho de Alvaiázere, no entanto houve descendentes desta família que passaram a Ferreira e também possuo alguns elementos de famílias de Pussos dada a proximidade.
Peço-lhe que aguarde por favor.

Melhores cumprimentos

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#34245 | jliberato | 28 jan 2003 09:24 | Em resposta a: #489

Meus caros confrades,

Pretendo nesta mensagem concentrar-me nos meus antepassados da freguesia de Ferreira do Zêzere com o objectivo de me disponibilizar para dar informação mas também para a receber, se algum dos participantes conhecer algum dos nomes mencionados.
O meu antepassado desta freguesia era o meu 7º avô Manuel Antunes que era de Pombeira. Nasceu em 29-09-1687 e foi casar a Dornes em 20-07-1718 com Joana Maria, de Dornes. A partir daí a família passou a Dornes.
Era filho de Manuel Álvares Caminha e Domingas Antunes, cujos baptizados nunca encontrei, embora me interessassem muito. Neto paterno de Estêvão Alves e Leonor Jorge e neto materno de João Antunes e Isabel Antunes.
O nome Caminha é interessante. Abrirei um tópico sobre ele. Alguém conhece o nome na Região?
Cumprimentos a todos.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#34272 | kee | 28 jan 2003 12:31 | Em resposta a: #34245

Caro J. Liberato:

Sei que a sua pesquisa se encontra muito mais avançada que a minha e por tal motivo não poderei ser-lhe de grande préstimo no entanto talvez o inverso talvez seja verdadeiro.
Meu trisavô chamava-se Manuel Antunes e nasceu em Dornes em 1853, era filho de José Antunes e de Maria do Carmo ambos nascidos na Freguesia de Dornes e neto paterno de Manuel Antunes e de Ana Rosa também da mesma freguesia.
Será que dispõe de alguma informação que possa partilhar comigo?
Cumprimentos,
J.Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#34278 | jliberato | 28 jan 2003 12:47 | Em resposta a: #34272

É um pouco difícil pois os meus antepassados deixaram Dornes para se instalarem na hoje chamada freguesia da Cumeada, Sertã, em 1772, ou seja 81 anos antes do seu trisavô nascer.
O meu Antunes "mais moderno" em Dornes é uma Maria Antunes que nasceu em 17-03-1720 no Rio Fundeiro e faleceu em 14-04-1802 e que poderá eventualmente ser ascendente do seu trisavô.
Terá que progredir mais um século através dos paroquiais e se encontrar esta Maria Antunes avisar-me, porque tenho a ascendência bastante completa dela.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes

#34313 | sucora | 28 jan 2003 17:20 | Em resposta a: #34272

Olá!

Também eu tenho ascendentes em várias freguesias do Concelho de Ferreira do Zêzere. O meu ramo de Dornes é da família Nunes Carrão.

Tenho uma colega cujo avô chamava-se Manuel António e nasceu a 18/12/1888 em Dornes. Por acaso nas suas pesquisas não encontrou ninguém com o apelido António?

Os seus antepassados com origem em Ferreira do Zêzere, são todos de Dornes ou também de outras freguesias?


Até breve
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes

#34319 | jliberato | 28 jan 2003 18:03 | Em resposta a: #34313

Susana,
Na Região só tenho uma Nunes: Maria Nunes casada com Manuel Antunes. Tiveram uma filha, Isabel Antunes, nascida em Foz da Isna, Vila de Rei, em 04-02-1638. Apelido António não tenho.
Conheci um Padre Carrão que foi meu professor no Liceu Camões em Lisboa.
Tenho antepassados de Dornes, a maior parte, mas também da sede do concelho e de Paio Mendes, um pequeno ramo que hei-de introduzir neste forum.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes

#34741 | Paulo | 02 fev 2003 12:45 | Em resposta a: #34319

Caro JLiberato,

Espero que tenha recebido os dados referentes aos meus costados da Foz da Isna que lhe enviei recentemente.

Quanto aos seus antepassados de Paio Mendes e julgando ser a esta primeira vez que refere essa freguesia no Forum talvez lhe possa ser útil uma vez que as freguesias do Beco e Paio Mendes são as que tenho mais completas na minha base de dados.

Ficando ao seu inteiro dispôr despeço-me com amizade,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#34798 | F.marcao | 03 fev 2003 14:52 | Em resposta a: #489

Caro Paulo
Encontrei nas Famílias do Genea o registo de João Mendes nascido em 1760 e de Maria Mendes nascida em 1770, ambos em Ferreira do Zezere e que, a serem de Paio Mendes, serão meus trisavós.

Poderá fazer-me o favor de confirmar nos seus registos se realmente terão nascido ou casado em Paio Mendes?

Muito agradecida

F.marcão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#35451 | Filipe Prista Lucas | 13 fev 2003 15:58 | Em resposta a: #512

Cara Susana,

Tenho os seguintes dados acerca da família Tomás de Ferreira do Zêzere, da qual descendo:

MANOEL TOMÁS PEREIRA, n. Chão da Serra, São Miguel, Ferreira do Zêzere, em 1815, casou em Tomar a 27/5/1846 com CLARA JOAQUINA (nascida em Tomar, em 1807, filha de João Rodrigues Barbado e de Josefa Benedita, faleceu em Tomar a 24/2/1863) e aí faleceu a 26/11/1877.

Filho de MANUEL TOMÁS PEREIRA (natural de Chão da Serra, São Miguel, Ferreira do Zêzere) e de
GERTRUDES MARIA (natural de Chão da Serra, São Miguel, Ferreira do Zêzere), neto pela parte paterna de ANTÓNIO PEREIRA (natural de Casalinhos, Freixianda, Ourém) e de Micaela de Jesus (natural de Chão da Serra, São Miguel, Ferreira do Zêzere), e pela parte materna de ANTÓNIO DIAS (Ribeira, São Miguel, Ferreira do Zêzere) e de JACINTA MARIA (Cerejeira, São Miguel, Ferreira do Zêzere)

Este Manuel Tomás Pereira foi pai da minha tetravó GERTRUDES MARIA DA ASSUNÇÃO TOMÁS PRISTA, que seria prima (desconheço o grau) do presidente da República AMÉRICO DE DEUS RODRIGUES TOMÁS, por parte do pai deste, ANTÓNIO RODRIGUES TOMÁS. Todavia, não investiguei ainda a ligação entre os dois ramos.

Espero que estas informações lhe sejam úteis.

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#35461 | sucora | 13 fev 2003 17:07 | Em resposta a: #35451

Olá Filipe!

Fiquei bastante contente com as suas informações. Talvez com a sua ajuda eu possa avançar um pouco mais.
O António Rodrigues Tomás, de que eu falava na mensagem anterior, era o pai do presidente da Répública Américo Tomás.
Eu passo a explicar o meu interesse:
Lembro-me de ouvir o meu pai falar que o presidente Américo Tomás ainda era primo dele, mas nunca cheguei a aprofundar o assunto. Entretanto o meu pai já faleceu e torna-se mais difícil a pesquisa.
O meu pai chamava-se José Tomaz da Cruz,nasceu na Frazoeira-Dornes, filho de José Nunes Carrão e Maria Duarte. Ao meu pai colocaram-lhe o nome do avô materno José Tomaz da Cruz que era natural da Pombeira-Ferreira do Zêzere, onde nasceu a 2/5/1878, filho de João Tomaz da Cruz e de Luiza Maria.
João Tomaz da Cruz nasceu na Pombeira a 24/1/1827, filho de Tomaz da Cruz e Francisca Nunes de Jesus. E é neste casal que começam os 'meus' Tomaz. Possuo ainda os dados dos pais e avós do Tomaz.
Gostava de perceber se existe alguma relação entre estes ramos 'Tomaz', afinal a Pombeira não é assim tão longe do Chão da Serra.

Será que não consegue saber mais ou menos em que ano terá nascido o pai do Américo Tomás. Quando o Américo nasceu(19/11/1894) o seu pai já devia ter alguma idade, pois foi a irmã do Américo(Maria Isabel) que representou os padrinhos.

Agradeço-lhe a sua ajuda e se eu puder retribuir com alguns dos dados que possuo, os meus ascendentes são na sua maioria do Concelho de Ferreira do Zêzere.

Até Breve,
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#35463 | Filipe Prista Lucas | 13 fev 2003 17:23 | Em resposta a: #35461

Cara Susana,

Pelos vistos, tudo indica que a comprovar-se tais ligações, seremos primos. O parentesco de Américo Tomás com a minha família é certo, tendo uma tia minha em seu poder diversas cartas trocadas entre o meu trisavô Vital Pereira Prista (filho de Gertrudes Maria da Assunção Tomás) e Américo Tomás nas quais se tratavam por primos.

Ainda não consegui investigar este ramo a fundo dada a localização dos registos (Arquivo de Coimbra) mas espero poder em breve deslocar-me lá.

Já agora, por acaso não terá os nomes dos avôs paternos de Américo Tomás ?

Até breve,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#35465 | sucora | 13 fev 2003 17:27 | Em resposta a: #35463

Olá de novo!

Os avós paternos chamavam-se Manuel Rodrigues e Gertrudes Maria.
Pelos vistos as Gertrudes abundam por estes lados!

Susana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#35467 | Filipe Prista Lucas | 13 fev 2003 17:39 | Em resposta a: #35465

Apesar de não ter os dados presentes de momento, sei que num assento de baptismo da minha família se refere um tio de nome Manuel Rodrigues Tomás.

Terei de confirmar mais tarde hoje!

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#35469 | sucora | 13 fev 2003 17:46 | Em resposta a: #35467

Filipe,

Não percebi uma coisa numa das mensagens anteriores:
Os dados sobre os seus antepassados de Ferreira estão no arquivo de Coimbra?

Susana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#35492 | Filipe Prista Lucas | 13 fev 2003 20:58 | Em resposta a: #35469

Pelo que me lembro, os registos paroquiais de Ferreira de Zêzere para trás do século XVIII encontram-se no Arquivo Distrital de Coimbra...

Não é assim ?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#35526 | sucora | 14 fev 2003 11:27 | Em resposta a: #35492

Olá Filipe!

Nas minhas pesquisas tenho consultado o Arquivo de Santarém. Ferreira do Zêzere pertence ao distrito de Santarém e diocese de Coimbra.
Os registos paroquiais da freguesia de S. Miguel-Ferreira do Zêzere existentes em Santarém são:
Baptismos: 1581-1879
Casamentos: 1786-1879
Óbitos: 1806-1879.

Até Breve,
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#35528 | Paulo | 14 fev 2003 11:33 | Em resposta a: #35492

Caro Filipe,

De facto os registos de FZZ estiveram muitos anos em Coimbra mas no presente encontram-se no arquivo distrital de Santarém.
Realço no entanto a existência de algumas ordenações sacerdotais em Coimbra relativas a pessoas de apelido Tomaz oriundas dos lugares por vós referidos.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#35530 | Filipe Prista Lucas | 14 fev 2003 12:11 | Em resposta a: #35528

Caro Paulo Neves,

Aproveito para lhe perguntar se, no âmbito das suas investigações nas regiões de Tomar e Ferreira do Zêzere, não terá encontrado membros da família Prista.

Encontro-me presentemente a elaborar a história da família Prista pelo que qualquer dado que me tenha escapado nas minhas investigações será extremamente útil.

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#35531 | Filipe Prista Lucas | 14 fev 2003 12:14 | Em resposta a: #35526

Cara Susana,

Tinha realmente a ideia de que em Santarém só estariam os registos paroquiais relativos ao século XIX. No entanto, pelos dados que referiu, onde estão então os registos de casamentos anteriores a 1786?

(que existem, estando inclusivamente microfilmados pela Igreja Mórmon)

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#35532 | Paulo | 14 fev 2003 12:19 | Em resposta a: #35530

Caro Filipe,

Sei pouco sobre os Prista, apenas tenho uma informação referente à existência de um "Hotel Prista" em Tomar no inicio do século XX e conheci em Lisboa uma Cristina Prista há uns largos 10 anos que tinha relações com Tomar.
Sei no entanto que é ainda hoje uma família conhecida em Tomar e vou tentar obter-lhe mais informações.

Uma abraço

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#35594 | Paulo | 15 fev 2003 16:58 | Em resposta a: #34798

Cara F.marcão,

Folgo em saber que descende de João e Maria Mendes, de Paio Mendes. Com efeito começa a ganhar corpo o rol de genealogistas com costados ferreirenses a participarem no Fórum o que muito me apraz.
Quanto ao casal que consta do Forum, a informação é escassa e não consegui perceber qual dos nossos confrades disponibilizou a informação no entanto esse casal consta na minha base de dados pelo que se me quiser telefonar poderá fazê-lo para o 963467258 e terei o maior prazer em fornecer-lhe o que tenho disponível a esse respeito.
Está em curso a organização de um encontro de genealogistas que estudam esta região, a realizar em local aprazível e sem qualquer interesse comercial para o qual terei o maior prazer em a convidar.

Despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#37101 | Paulo | 04 mar 2003 15:18 | Em resposta a: #12821

Ex.ma Sr.ª D. Maria Manuela,

Por troca de informações com o Sr.padre Jacinto,de Pussos, tomei conhecimento que estes Alvares Ribeiro podem estar relacionados com os Ribeiros que se encontram sepultados na Igreja de São Pedro do Rego da Murta sob laje armoriada.
Tenho alguns elementos desta família referenciados na minha base de dados mas não aqueles que indica, sugiro no entanto que aprofunde este ramo já que alguns elementos desta família fizeram parte da principalidade do Termo da Vila de Alvaiázere e, caso tenha disponibilidade recomendo-lhe uma consulta às ordenações sacerdotais em Coimbra onde encontrará alguns processos relacionados com elementos desta família.

Cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#37530 | marsousa | 11 mar 2003 13:18 | Em resposta a: #37101

Caro Paulo Alcobia Neves

Muito agradeço as suas informações.
Tem sido difícil avançar nestes ramos pois os registos respectivos estão em Arquivos diferentes (Leiria, Coimbra e Santarém). Para além disso, alguns dos registos paroquiais já não existem.

Os dados que consegui obter sobre o casal Maria Josefa Mendes-Nicolau Marques e sua ascendência são os seguintes:

1. MARIA JOSEFA MENDES bap 5-3-1744 Ramalhal, Pussos, Alvaiázere.
Casou a 26-4-1764 em Pussos, Alvaiázere, com Nicolau Marques.
2. MANUEL ÁLVARES RIBEIRO bap 15-3-1722 Ramalhal, Pussos, Alvaiázere. c. em Pussos, Alvaiázere a 17-10-1742 com:
3. MARIA MENDES bap 8-2-1722 Relvas, Pussos, Alvaiázere.
4. MANUEL ÁLVARES n. Freixianda, Vila Nova de Ourém c. em Pussos, Alvaiázere 28-5-1719 com:
5. TERESA DA SILVA n. Seiça, Vila Nova de Ourém.
6. JOSÉ MENDES COELHO bap 28-3-1694 Relvas, Pussos, Alvaiázere c. em Pussos, Alvaiázere a 17-8-1716 com:
7. MARIA DE BASTO bap 21-12-1691 Relvas, Pussos, Alvaiázere.
8. MANUEL ÁLVARES - Freixianda, Vila Nova de Ourém
9. HELENA RIBEIRO - Freixianda, Vila Nova de Ourém.
10. ANTÓNIO DA SILVA - Seiça, Vila Nova de Ourém.
11. FRANCISCA JORGE - Seiça, Vila Nova de Ourém.
12. MANUEL MENDES COELHO - Relvas, Pussos, Alvaiázere.
13. MARIA FRANCISCA - Relvas, Pussos, Alvaiázere.
14. LUÍS FERNANDES - Relvas, Pussos, Alvaiázere c. em Alvaiázere a 20-8-1684 com:
15. MARIA DE BASTO - Relvas, Pussos, Alvaiázere.

-----------------------------------

1. NICOLAU MARQUES n. 20-2-1743 Telhado, Beco, Ferreira do Zêzere.
Casou com Maria Josefa Mendes a 26-4-1764 em Pussos, Alvaiázere.
2. SEVERINO MARQUES DA SILVA bap 16-1-1711 Portunhos, Cantanhede c. 20-6-1736 Beco, Ferreira do Zêzere com:
3. ANTÓNIA MARIA bap 15-1-1713 Beco, Ferreira do Zêzere.
4. FRANCISCO PIRES DA SILVA n. Pena, Portunhos, Cantanhede c. 11-1-1706 Portunhos, Cantanhede, com:
5. MARIA MARQUES n. Pena, Portunhos, Cantanhede.
6. MANUEL RODRIGUES bap 25-9-1678 Beco, Ferreira do Zêzere, c. 25-8-1700 Beco, Ferreira do Zêzere com:
7. ISABEL FRANCISCA n. Vendas dos Moinhos, Cumeeira, Penela.
12. LUÍS RODRIGUES n. São Cristóvão, Areias, Ferreira do Zêzere c. 3-2-1676 Beco, Ferreira do Zêzere com:
13. CATARINA VAZ bap 9-11-1645 Beco, Ferreira do Zêzere.
14. FRANCISCO DA SILVA n. Vendas dos Moinhos, Cumeeira, Penela, c. 10-8-1670 Cumeeira, Penela, com:
15. DOMINGAS FRANCISCA n. Vendas dos Moinhos, Cumeeira, Penela.
24. MANUEL RODRIGUES - São Cristóvão, Areias, Ferreira do Zêzere.
25. MARIA ANTUNES - São Cristóvão, Areias, Ferreira do Zêzere.
26. ANTÓNIO FERNANDES DA CRUZ - Corte da Ordem, Rego da Murta, Alvaiázere, c. a 30-5-1637 Beco, Ferreira do Zêzere com:
27. CATARINA VAZ bap 20-8-1612 Beco, Ferreira do Zêzere.
52. ANTÓNIO FERNANDES - Corte da Ordem, Rego da Murta, Alvaiázere.
53. CATARINA ANTUNES - Corte da Ordem, Rego da Murta, Alvaiázere.
54. DOMINGOS RODRIGUES - Beco, Ferreira do Zêzere.
55. DOMINGAS VAZ - em Beco, Ferreira do Zêzere.

Do casal Manuel Álvares Ribeiro- Maria Mendes tenho o registo de mais dois filhos: Manuel, bap. a 13-10-1746 e Alexandre José o qual casou a 18-9-1783 em Pussos com Josefa Dinis, n. Ramalhal.
Do casal Severino Marques da Silva-Antónia Maria tenho também referenciada uma filha, Margarida, bap. 31-5-1737.

Será que alguma destas pessoas consta dos seus registos?
Agradecendo desde já qualquer informação, envio os meus cumprimentos.

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#37574 | bravo | 11 mar 2003 21:36 | Em resposta a: #37530

Cara Maria Manuela Pereira,
reparei que mencionou pessoas da freg. da Cumeeira. Por acaso tem conhecimento das famílias Luta e Freire, que viveram na primeira metade do sec. XVIII no lugar de Cabeça Redonda, desta freg?
Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#37622 | Paulo | 12 mar 2003 17:52 | Em resposta a: #37574

Caros Nuno e Maria Manuela,

Da Cumieeira possuo alguns registos referentes aos Sarmentos que passaram desta freguesia, do lugar da Venda dos Moinhos aos Concelho de Ferreira do Zêzere. Deste ramo Sarmento, outrora numeroso e influente restam apenas alguns descendentes por via feminina na região de Tomar.

Um abraço

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#75375 | Meirim | 19 out 2004 19:55 | Em resposta a: #489

Caro Paulo Alcobia Neves

Possui alguma coisa sobre o apelido Freire, na freguesia do Beco, em cerca de 1850?

Obrigado pela atenção
Edmundo Vieira Simões

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#75465 | Paulo | 21 out 2004 09:25 | Em resposta a: #75375

Caro Edmundo,

Possuo registos de diversos Freires no Beco por essa altura. Nomeadamente posso referir-lhe D. Bárbara do Nascimento que foi senhora da Quinta da Mata que pertenceu a uma família com esse apelido.

Também Raúl Lopes Freire, proprietário de um dos mais antigos cinemas da capital e tio do Professor Mário Moniz Pereira, era de uma família do Beco.

Fico à sua disposição para quelquer informação que precisar.

Um abraço

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#75653 | Meirim | 23 out 2004 22:46 | Em resposta a: #75465

Caro Paulo

Agradeço-lhe a sua resposta.
Na verdade, as informações que tenho sobre estes Freire são muito poucas, dado que minha pesquisa neste ramo ainda está em fase inicial.

Tenho conhecimento de um Vicente Freire, natural da freguesia do Beco, filho de António Freire e de Bernardina Agreira. Só posso estimar a sua data de nascimento como sendo anterior a 1850, pois ele teve uma filha que nasceu em 1871 na freguesia de Assentis, Torres Novas. Suponho que tenha casado nessa freguesia (Assentis).

Será que tem registo desta gente?

Agradeço-lhe a ajuda
Cumprimentos
Edmundo P.V.S.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#76951 | Meirim | 10 nov 2004 19:18 | Em resposta a: #489

Caro Paulo
Acrescento que o Vicente Freire é natural de Santo Aleixo, do Beco.

Cumprimentos
E.V.S.

Resposta

Link directo:

Apelido Jorge em Ferreira do Zêzere

#85933 | jliberato | 10 mar 2005 19:39 | Em resposta a: #489

Caros Confrades,
Os meus Jorges de Ferreira do Zêzere são assim:
Estêvão Alves casou com Leonor Jorge. Tiveram:
Manuel Álvares Caminha que casou aos 08-10-1679 em Ferreira do Zêzere com Domingas Antunes.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#85988 | Matilde Souto Pires | 11 mar 2005 20:08 | Em resposta a: #489

Senhor Paulo Alcobia Neves
Tendo apreciado o seu magnífico trabalho sobre Dornes ,Ferreira do Zêzere,Tomar ,alem da sua disponibilidade para ajudar todos os que lhe pedem ajuda etendo ido ao Arquivo Histórico Militar há dias reparei que há aì muitas informações sobre pessoas naturais ou residentes destas localidades.Possivelmente alguns processos tambem que lhe poderão interessar,pois eu própria já aí encontrei alguns de meu interesse.
Assim verefiquei que há muitos individuos de apelido Cotrim ,principalmente em Dornes
Por exemplo:
No livro do ano de 1830 consta na pag.245,nos oficiais superiores das Capitanias- Mores : Capitania de Dornes ,o Capitão-morFrancisco Coelho Saraiva Cotrim de
Carvalho e Vasconcellos

Não quero ser Intrometida e possivelmente esta minha dica não lhe vai adiantar nada


Com os cumprimentos Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#86040 | Paulo | 12 mar 2005 14:06 | Em resposta a: #85988

Cara Matilde,

Todas as dicas são importantes e quantas "dicas" trocadas neste Forum não resolveram nos últimos tempos inúmeros quebra-cabeças genealógicos.

O Capitão mor Francisco Coelho Saraiva Cotrim de Carvalho e Vasconcelos foi um dos vultos mais destacados da história local da nossa região no século XIX. Foi senhor de uma das casas da Frazoeira que mais tarde pertenceu ao Visconde de Tinhalhas e que recentemente está em poder de uma família Baptista que a restaurou devolvendo-lhe a dignidade original.

Fiquei com a vontade de voltar ao Arquivo Historico Militar para procurar alguns Cotrins que comecei a estudar mais recentemente e sobre os quais não disponho de muitas informações biográficas.

Renovando os meus agradecimentos pela sua informação despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#88437 | conandre | 13 abr 2005 02:09 | Em resposta a: #489

Procura família André da Freguesia de Igreja Nova do Sobral.
Alexandre André casou em 4 Junho de 1850, com Maria Aurélia.
Alexandre André é filho de Manoel André e de Angílica Maria.
Maria Aurélia é filha de Francisco Ribeiro e de Aurélia Maria.
Agradecia qualquer informação sobre estes meus ascendentes.
Com os melhores cumprimentos
Maria da Conceição André

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#88441 | jliberato | 13 abr 2005 08:04 | Em resposta a: #88437

Cara Maria da Conceição André,
Embora de outra freguesia e de outra época, sugiro consulta ao tópico "Famílias de Palhais, Sertã", aonde se fala de uma família André.
Entre Palhais e Ferreira do Zêzere a distância não é grande.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#88590 | conandre | 14 abr 2005 23:21 | Em resposta a: #88441

Caro jliberato

Obrigado pela sujestão.
Cumprimentos
Mª da Conceição André

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#163902 | nrleite | 30 jul 2007 18:52 | Em resposta a: #86040

Caro Paulo Alcobia Neves

Tem publicada a ascendência de Maria Emília Dias Ferreira?

Com os melhores cumprimentos

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#163908 | Paulo | 30 jul 2007 20:06 | Em resposta a: #163902

Caro Nuno Rocha Leite,

Tenho a ascendência de D. Maria Emília Dias Ferreira e Silva estudada e parcialmente publicada num dos meus artigos no Despertar do Zêzere.

Caso precise de alguma informação ou esclarecimento acerca desta família ou dos Costa Felix disponha.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#163919 | nrleite | 30 jul 2007 22:08 | Em resposta a: #163908

Caro Paulo

Tem possibilidade de me mandar o artigo?

Com os melhores cumprimentos

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#183479 | Paulo | 04 fev 2008 12:13 | Em resposta a: #163919

Caros confrades,

Gostava de saber se alguém tem informações relativamente a um

Matias de Faro Viana Pereira de Almeida (vide base de dados)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=408207

Obrigado.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#217502 | fantoniosj | 05 jan 2009 21:06 | Em resposta a: #88590

Procuro os antepassados das seguintes famílias de Ferreira do Zezere que passaram a Olalhas (Tomar):

I António Nunes Miguel (* lugar do Cubo, Ferreira de Zezere ) casou com Pulquéria Maria (* lugar de Casais, Ferreira de Zêzere ).
II Manuel António (*Estrada do Casais, Ferreira de Zêzere - † Olalhas) casou com Vicência Maria (* Alqueidão, Olalhas, Tomar).


I Estêvão Nunes (* séc. XVIII/XIX, lugar de Envestinhos ?, freguesia de Pias, termo de Tomar – † ib ) casou com Maria Pinheiro (* Alqueidão, Olalhas, Tomar - † Olalhas).
II Joaquina Maria (*séc. XIX, Alqueidão, Olalhas Tomar)


I Jacinto das Neves (* séc. XVIII, Fonte da Figueira, Areias, termo de Pias) casou com Maria Joaquina (*séc. XVIII, Fonte da Figueira, Areias, termo de Pias).
II Francisco Alves (* séc. XIX, Fonte da Figueira, Areias, termo de Pias) casou com Maria Joaquina (* Sesmaria, Olalhas).


I José António (* Séc. XVIII, Camarinha, Águas Belas, Bispado de Coimbra) casou com Maria Joaquina (*Séc. XVIII, Camarinha, Águas Belas, Bispado de Coimbra)
II Manuel António (* Camarinha, Águas Belas, Bispado de Coimbra † Olalhas, Tomar) casou com Maria Joaquina (* Alqueidão, Olalhas, Tomar † Olalhas, Tomar).


Francisco Vaz (*lugar de Casaes, Ferreira do Zêzere - † Olalhas) casou com Josefa Maria (*Casal da Bica, Olalhas, Tomar /† 10.05.1842, Casal da Bica, v., e fez testamento aberto).

Com os melhores cumprimentos
Fernando António

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#219052 | fantoniosj | 20 jan 2009 18:56 | Em resposta a: #217502

Caros Confrades
Renovo o meu pedido de ajuda.

Com os melhores cumprimentos
Fernando António

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes

#220088 | Ricardo73 | 31 jan 2009 20:42 | Em resposta a: #34741

Caro Paulo Alcobia Neves,

Mais uma vez obrigado pela sua ajuda nas minhas pesquisas de Pussos. Ia-lhe perguntar se por acaso possui alguma informacao sobre a seguinte pessoa:

Bartholomeu Mendes, filho de Francisco Dias e Maria Vaz do lugar da Carraminheira, Freguesia de St. Aleixo do Becco, Ferreira do Zezere

Em os 4 de setembro de 1718, casa-se com Isabel Vaz , filha de Gaspar Antunes da Capa Rota e de Maria Ribeira das Feteiras, moradores na Capa Rota, Pussos.

Peco desculpa pelo incomodo mas se por acaso tivesse alguma informacao sobre Bartolomeu Mendes ou os seus pais agradecia, por nao ter acesso a registos de Ferreira do Zezere.

Muito obrigado
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes

#220111 | Paulo | 01 fev 2009 01:59 | Em resposta a: #220088

Caro Ricardo Baptista Fernandes,

Compulsando os registos da minha BD encontrei um casal residente no lugar do Cabaço, freguesia de Pussos (Bartolomeu Mendes e Isabel Vaz) pais de Leonor Maria. Não sei se são os que procura mas adianto que esta filha casou a 5 de Março de 1752, na freguesia de Paio Mendes, com Manuel das Neves, natural da Ereira, freguesia de Paio Mendes, filho de José das Neves e de Maria de Sousa.

Infelizmente, desta vez, não tenho qualquer outra informação que lhe possa ser útil.

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes

#220121 | Ricardo73 | 01 fev 2009 12:08 | Em resposta a: #220111

Caro Paulo,

E mesmo esse casal que procurava informacoes, em especial Bartolomeu Mendes por ter nascido na freguesia do Becco e eu nao ter acesso a registos dessa freguesia. Muito obrigado pela informacao sobre Leonor Maria, que tambem nao tinha o registo de casamento.

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes

#220126 | 2570 | 01 fev 2009 13:52 | Em resposta a: #220111

Caro paulo Alcobia Neves
No seguimento da informação que prestou ao confrade Ricardo, pergunto-lhe da possibilidade de me ajudar em relação a uns ascendentes de minha esposa, naturais de Alvaiazere, da freguesia de Pussos.
Os meua agradecimentos
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#221901 | fantoniosj | 23 fev 2009 10:42 | Em resposta a: #489

Caros Confrades

Procuro os antepassados das seguintes pessoas do actual concelho de Ferreira do Zêzere e agradeço aos meus caros amigos António Júlio e Paulo que me deram estas informações:

Primeiro casal:
- André Luís que morou na Besteira (Águas Belas – actualmente do concelho de Ferreira do Zêzere). Casou com Grácia da Cal em Águas Belas a 22.06.1627.
Tiveram pelo menos os seguintes filhos que usaram os apelidos de Cotrim, Luís e Mendes:
- Maria Cotrim ou Luís.
- Joana Luís (Madrinha em Paio Mendes a 23.2.1648).
- José Luís nasceu na Besteira, Aguas Belas. Casou com Maria Marques, filha de Simão Marques e Catarina Antunes a 1 Setembro 1653 em Paio Mendes.
- Isabel Mendes. Casou com João Ribeiro.

Segundo Casal:
- Luís Nunes (Águas Belas) casou com Maria Ramos (Águas Belas).
Tiveram pelo menos os seguintes filhos:
- Andreza Nunes. Casou com Manuel Correia a 04.06.1678.
- Francisco Nunes Ramos. Casou com I com Maria Ferreira e II com Maria Mendes. Foi familiar do Santo Ofício, avô do Licenciado Manuel Marques de Azevedo, Deão da Sé de Goa, Presidente da Inquisição de Goa, Fidalgo da Casa Real.

Com os melhores cumprimentos
Fernando António

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#223481 | FASANTOS | 12 mar 2009 00:49 | Em resposta a: #37574

Existem no lugar de Cabeça Redonda (uma parte da freguesia de Cumieira, concelho de Penela. distrito de Coimbra, outra da freguesia de Chão de Couce, concelho de Ansião, distrito de Leiria) os Freire Luta.
Se estiver ainda interessado, poderei dar uma ajuda...

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#223571 | nuno.melo | 13 mar 2009 01:27 | Em resposta a: #37574

Caro Nuno Alves,

Os Freire que se refere têm a ver com alguém de apelidos "Mello Freire dos Reis"?

Cumprimentos,

Nuno Melo Martins

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#231625 | Isabel Nunes | 08 jun 2009 22:51 | Em resposta a: #219052

Boa Noite

Eu sou a Isabel Nunes e nasci na Igreja Nova do Sobral - Ferreira do Zêzere.

Sempre tive curiosidade de saber os nomes e as localidades de origem dos meus antepassados.

Conheço os nomes e as famílias até aos meus Bisavós (Que eram todos da Igreja Nova do sobral de diversos lugares).

Toda a família do meu marido também é da Igreja Nova do Sobral e conheço os nomes e famílias até aos avós.

Os meus bisavós e avós foram:

- Bisavós maternos: Joaquim Simões e Maria José ( Lugar do Mourolinho) ; Leonor Rosa e António ... ( Lugar do Sobral).

- Bisavós paternos: José Nunes e Maria Inácia ( Lugar Regueiras ou Serra Santa Catarina, ou, ...); José Pedro e Maria Batista ( Igreja Nova).

- Avós maternos: António Simões e Joana Rosa ( lugar do Sobral)

- Avós paternos: José Nunes e Maria Pedro ( lugar de Paieres).

Os avós do meu marido foram:

- Avós maternos: Francisca Dubal e Manuel Batalha ( Lugar do Mourolinho).

- Avós paternos: Adelino Francisco e Maria ( Lugar do Penedinho).

Gostava de saber se existe a possibilidade de ter informação sobre os meus tetravós e bisavós do meu marido. Estas famílias ( Pedro, Simões, Rosa, Nunes, Francisco, Batalha) são numerosas e todas elas são da Igreja Nova do Sobral.

Esta vontade de conhecer os nomes dos meus antepassados acentuou-se nos ultimos anos pois tenho uma filha e gostaria de lhe fazer uma árvore geneológica.

Por fim é de referir que todas estas familias tem alcunhas bem conhecias na Igreja Nova do Sobral ( «Pedros» , « Espetos», Sacristões,« raposos»,...).

Se puderem ajudar, fico muito agradecida.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes

#232870 | Ricardo73 | 28 jun 2009 22:34 | Em resposta a: #220111

Caro Paulo Alcobia Neves,

No seguimento das mensagens anteriores, de ha uns meses, consegui finalmente acesso aos microfilmes da Freguesia do Beco e encontrei o registo de baptismo de Bartolomeu Mendes, que indica ser filho de Francisco Dias e Maria (Mendes) Vaz casados a 20-Junho-1687 e moradores na Carraminheira, Beco.

Ia-lhe fazer duas perguntas.
1. Se tem alguma informacao sobre os pais, avos e/ou irmaos de Bartolomeu Mendes:

Francisco Dias (Carraminheira, Beco)
Pai: Antonio Dias
Mae: Luisa Gomes

Maria Vaz (Casal da Regua, Beco (?))
Manuel Mendes
Catarina Vaz

Com a seguinte descendencia conhecida:
Manoel Mendes *. 11.04.1688
Francisca Mendes *. 20.04.1693
Bartolomeu Mendes *. 29.08.1690 cc. Isabel Vaz (Capa Rota, Pussos)

2. Se me sabe dizer aonde e este Casal da Regua, onde nasceu Maria Vaz? Pode ser que nao seja Regua e que esteja ler mal os registos, mas aparece varias vezes e relacionado a registos de Mendes da regiao.

Desde ja muito agradecido por qualquer informacao que tenha.
Obrigado

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#239012 | Ricardo73 | 13 set 2009 20:17 | Em resposta a: #489

Caro Paulo Alcobia Neves,

No seguimento das mensagens anteriores, de ha uns meses, consegui finalmente acesso aos microfilmes da Freguesia do Beco e encontrei o registo de baptismo de Bartolomeu Mendes, que indica ser filho de Francisco Dias e Maria (Mendes) Vaz casados a 20-Junho-1687 e moradores na Carraminheira, Beco.

Ia-lhe fazer duas perguntas.
1. Se tem alguma informacao sobre os pais, avos e/ou irmaos de Bartolomeu Mendes:

Francisco Dias (Carraminheira, Beco)
Pai: Antonio Dias
Mae: Luisa Gomes

Maria Vaz (Casal da Regua, Beco (?))
Manuel Mendes
Catarina Vaz

Com a seguinte descendencia conhecida:
Manoel Mendes *. 11.04.1688
Francisca Mendes *. 20.04.1693
Bartolomeu Mendes *. 29.08.1690 cc. Isabel Vaz (Capa Rota, Pussos)

2. Se me sabe dizer aonde e este Casal da Regua, onde nasceu Maria Vaz? Pode ser que nao seja Regua e que esteja ler mal os registos, mas aparece varias vezes e relacionado a registos de Mendes da regiao.

Desde ja muito agradecido por qualquer informacao que tenha.
Obrigado

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#239016 | jaferro | 13 set 2009 20:41 | Em resposta a: #489

Caro Confrade Paulo Alcobia Neves,

Encontrei o casamento, via baptismo dos filhos, - finais do século XVIII (1798/99)- de José António Martins, de Rio Fundeiro, Dornes, Ferreira do Zêzere, com Joana Maria da Conceição, de Fernandaires, Vila de Rei, moradores no Trisio, Palhais, Sertã.

Tem alguma informação sobre este José António e ou sobre os Martins de Rio Fundeiro?

Sei, obviamente, que a informação que lhe proporciono é insuficiente, mas antes de aprofundar o "trabalho árduo" - mas, muito satisfatório.. - , pensei em aproveitar a enorme disponibilidade dos confrades do fórum do Genea. Neste caso, a sua!

Muito obrigado pela atenção.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

Manuel Alcobia Granja

#239034 | jliberato | 13 set 2009 23:33 | Em resposta a: #183479

Meu caro Paulo Alcobia Neves,
Como deve saber interesso-me muito pela Ilha de Moçambique.
Hoje encontrei um assento na Ilha que talvez lhe interesse.
Trata-se do óbito de António de Alcobia Granjaque que pode ser o que está em
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=269045
Ou então um irmão.
Diz o seguinte:
Faleceu às 5 horas da madrugada de hoje António de Alcobia Granja, filho de Manuel de Alcobia Granja, natural de Bastelos de idade de 38 anos, de estado viúvo, religião cristã, soldado nº 62 da 1ª Companhia do Batalhão de Infantaria nº 1, que entrou neste Hospital aos 13 de Abril de 1866, cujo cadáver deve ser sepultado às 4 da Tarde de hoje. Não deixou espólio algum. Faleceu de febre perniciosa comatosa. Secretaria do Hospital, 18 de Abril de 1866, o director, D. Cabral.
Trata-se certamente da pessoa da nossa base de dados. A única coisa que não sei interpretar é a localidade de Bastelos. Pode também ser Bartelos ou Bastelo. Será que existe alguma povoação com esse nome perto? Se houver, então é parente dos mencionados de certeza absoluta.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#239157 | Paulo | 14 set 2009 23:42 | Em resposta a: #239012

Caro Ricardo Baptista Fernandes,

Trata-se do Casal da Rica, um pequeno lugar da freguesia do Beco.

Infelizmente não tenho qualquer dado sobre os ascendentes acima referidos com excepção do casamento de Leonor Maria, que julgo filha dos referidos Bartolomeu Mendes e mulher, a 5.3.1752, em Paio Mendes, com Manuel das Neves.

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#239161 | Paulo | 14 set 2009 23:53 | Em resposta a: #239016

Caro José Fernandes Rodriguez,

Na minha base de dados nada encontrei a este respeito. Procurei ainda na obra de Cândido Teixeira mas, infelizmente, obtive o mesmo resultado.

Creio que, com mais alguns dados, a supracitada obra lhe possa vir a ser útil.

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#239163 | jaferro | 15 set 2009 00:23 | Em resposta a: #239161

Caro Paulo Alcobia Neves,

Muito obrigado pela atenção.

Escrevo-lhe, logo que tenha mais informações.


Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alcobia Granja

#239168 | Paulo | 15 set 2009 06:06 | Em resposta a: #239034

Caro Dr. Nunes Liberato,

Muitíssimo obrigado pela informação!

António Alcobia Granja foi meu tio-trisavô e o varão primogénito do meu 4º avô Manuel Alcobia Granja (que nalguns documentos surge também como Manuel José de Alcobia), filho de Luís Antonio de Alcobia, couteiro da Casa do Infantado e Alcaide da Vila de Dornes e genearca dos Alcobias da Granja, por ter sido o primeiro a habitar a Quinta do Cerquito (ou Granja) de onde este ramo tomou o nome.

Sua mãe, Felicidade Josefina Rosa era filha de António Jacinto, ferreiro e serralheiro cujo testamento encontrámos, em tempos, no Maço 1 Doc. nº 31 (de 1817) - Testamentos da Vila de Dornes, Provedorias de Santarém e Tomar, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Por causa deste testamento teve Manuel d'Alcobia certos problemas com o Pároco Manuel Januário, a quem mandou rezar as encomendadas missas por seu sogro e a quem deu esmola sem receber o respectivo "...papel das missas" como consta do referido processo.

Sabemos também que António Alcobia Granja nasceu a 9 de Março de 1825, em Paio Mendes, logo, a informação do local de nascimento citada no óbito, estará errada. Penso, contudo, tratar-se do vizinho lugar das Besteiras.

Na base de dados do Geneall, surge o meu trisavô como soldado do batalhão nº1 de Moçambique, informação possivelmente errada e de proveniência que desconheço.

Aproveito a ocasião para lhe dar conta de um familiar do meu avô, António de Sousa Godinho, filho de Augusto do Pranto Godinho e de D. Luciana Cotrim (meus tios bisavós) que integrou os quadros da guarda fiscal e trabalhou durante o 3º quartel do século XX na ilha de Moçambique e mais tarde na Namaxa (ou Namacha???)

Com os meus melhores cumprimentos despeço-me, agradecido,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#239446 | Ricardo73 | 17 set 2009 18:45 | Em resposta a: #239157

Caro Paulo Alcobia Neves,

Muito obrigado pela informação.
Sabia que Leonor Maria foi casada com Manuel das Neves mas nao tinha a data de casamento.


Os meus melhores cumprimentos,
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#241547 | crisemcasa | 09 out 2009 19:31 | Em resposta a: #489

Boa tarde

Ao ver este tópico, lembrei-me de perguntar se por acaso alguém teria informações sobre a Família Cintrão (desconheço o local exacto). Refiro-me concretamente a José Maria Cintrão que casou em Lisboa (Mouraria) com Elvira Silva, viúva do irmão de José Maria do qual desconheço o nome. O casamento terá tido lugar entre 1900 e 1909.

Sei que os dados são poucos, mas agradeço desde já qualquer ajuda.

Obrigada
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#243269 | Paulo | 01 nov 2009 21:22 | Em resposta a: #241547

Boa noite Ana,

A família Cintrão, ou Sintrão existe em Ferreira do Zêzere pelo menos desde o século XVI. Os Sintrão que tenho na minha base de dados são predominantemente das freguesias de Paio Mendes e do Beco.

Cumprimentos,

Paulo A. Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#243429 | crisemcasa | 04 nov 2009 00:05 | Em resposta a: #243269

Caro Paulo A. Neves

Obrigada pela resposta.

Tenho tentado encontrar os ascendentes de José Maria Cintrão, que casou em Lisboa com Elvira da Silva Carvalho, que já tinha sido casada com um irmão de José Maria e que faleceu muito novo e no início do casamento, pois Elvira ficou viúva com apenas 18 anos, tendo o seu noivo poucos mais anos que ela.

Não sei de que local exactamente vinham de Ferreira de Zêzere. Infelizmente todos os documentos desapareceram num incêndio e ninguém da família se lembra de muito mais....

José Maria era barbeiro e chegou uma vez a fazer a barba ao Rei D.Carlos, tendo-se recusado a receber pagamento por considerar pagamento suficiente a honra de tocar no Rei... foi preso várias vezes por, depois de uns "copitos a mais", já na República, andar a gritar pelas ruas "Viva o Rei".

Penso ser difícil encontrar um "anónimo", mas talvez tenha a amabilidade de me informar onde procurar, com tão poucos dados?

Muito obrigada e boa noite
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#243495 | Paulo | 05 nov 2009 10:05 | Em resposta a: #243429

Bom dia,

Estive a pesquisar nos meus apontamentos e concluí que a freguesia onde haverá mais probabilidades de encontrar os seus antepassados é a de Pias, Ferreira do Zêzere. Recomendo igualmente que tente obter uma certidão de nascimento de um filho/filha do referido antepassado de forma a obter os nomes dos pais de José Maria Cintrão o que lhe facilitará a pesquisa.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo A. Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#243630 | crisemcasa | 06 nov 2009 21:08 | Em resposta a: #243495

Caro Paulo A.Neves

Vou seguir as suas recomendações.
Muito obrigada
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#249568 | aeiou2 | 09 fev 2010 14:05 | Em resposta a: #243630

......

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#300245 | 1456985 | 19 mar 2012 19:41 | Em resposta a: #86040

Chegue muito tarde a este Tema!
Mas mesmo assim aqui deixo uma observação sobre a família que também esteve como Senhores da Casa na Frazoeira, e na Paparia, tudo o que sei são os seus nomes, como estão fora da minha região nunca me foi possível consultar os arquivos sobre este nome. Dona Carlota Mendonça Granado Castro e Lemos
Fica o apelo de ajuda com o agradecimento.

D. Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#303689 | paulopereira1960 | 21 abr 2012 21:51 | Em resposta a: #239163

Boa noite

Gostava de saber se tem alguma informação sobre um ramo da família Sintrão que tenha ido para Melgaço (Minho), porque o pai da minha avó paterna era de apelido Sintrão e parece que não era natural de Melgaço; a minha avó deve ter nascido aí por 1913.

Agradeço toda a informação que possa dispensar.

Cumprimentos,

Paulo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#303721 | jaferro | 22 abr 2012 10:35 | Em resposta a: #303689

Caro Confrade,

Não tenho informações sobre a referida família e não tenho ascendentes conhecidos na região minhota.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#303809 | paulopereira1960 | 23 abr 2012 11:04 | Em resposta a: #303721

Bom dia Sr. José Rodriguez,


De todas as maneiras agradeço a sua informação.

Melhores cumprimentos,

Paulo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira do Zêzere

#342007 | jaferro | 04 fev 2014 17:12 | Em resposta a: #489

Caros Confrades,

Avanço com o seguinte pedido de informação, apesar de saber da falta de informação paroquial para estes lugares...

Quais as famílias que viviam no lugar dos Mattos/Monte dos Mattos, freg. de (Pias das) Areias, Prelazia de Thomar, no século XVII? Existem informações sobre as respectivas ascendências? Agradeço qualquer informação. :)

Como informação contextual: Em 07.10.1676, em Dornes, tenho o casamento entre Manuel Mendes, dado como natural/morador (?) do Lugar dos Mattos, freg. de Pias das Areias, filho de Sebastião Fernandes, já defunto, e de Maria da Matta, do Monte dos Mattos, freg. de pais das Areias, e Maria Luís, filha de Domingos Luís e de Isabel Luís, do Rio Fundeiro, Dornes.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

Os Matta do Monte dos Mattos, Areias, Ferreira do Zêzere - séc. XVII

#342059 | jaferro | 05 fev 2014 18:35 | Em resposta a: #342007

Caros Confrades,

Na sequência e contexto da minha mensagem, encontrei na TT as diligências de habilitação a familiar do SO de António Marques, natural e morador no lugar de Matos, freguesia de das Areias, prelazia de Tomar, neto de Luís da Mata, natural do lugar de Matos, que obteve carta de familiar a 4 de Março de 1739. A ascendência e relações familiares certamente entroncarão com a referida Maria da Mata...

Ver http://portal.arquivos.pt/record?id=oai:PT/TT:2321753

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira do Zêzere

#366386 | Joxico | 22 fev 2016 02:07 | Em resposta a: #35461

Olá Sucora ((Susana)
Caríssima (quase) conterrânea,

Não obstante a antiguidade desta sua troca de dados com Filipe ( e por certo tudo já "tirado a limpo" ), venho aqui informar que sei quem era o avô materno de seu pai: ambos com o nome de José Tomaz da Cruz (mais rigorosamente, no nome daquele seu bisavô Tomaz escrevia-se Thomaz).
Com efeito, o procurado -- bisavô da Susana, natural da Pombeira ( freguesia de S.Miguel de Ferreira... ) -- casou em 13/01/1903 na igreja de "Igreja Nova do Sobral" e a noiva desse casamento tinha o mesmo nome da sua avó (mãe de seu pai, Maria Duarte). A noiva era natural do lugar de Tanoeiros ( e, creio, aqui residiram ), era tecedeira e era filha de José Ferreira e de ( uma 3.ª!!! ) Maria Duarte.
Se alguma destas esta informações ainda lhe interessa, posso fornecer a fonte (registo paroquial dos casamentos da referida freguesia,1903, fólio 15, assento 1.º).
Cmprimentos,
J.Francisco

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira do Zêzere

#366875 | Anabcn | 09 mar 2016 20:20 | Em resposta a: #489

Olá a todos,
Eu vivo em Espanha e estou à procura de informações sobre minha família que vivia em Ferreira do Zêzere. Nomes de família de Matos Lopes, alguém poderia me dar alguma informação de familiares e data de nascimento ?

muito obrigada

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira do Zêzere

#366917 | maria49 | 10 mar 2016 23:58 | Em resposta a: #300245

D. Carlota de Mendonça Granado Castro e Lemos, nasceu na paparia em 28/11/1848 e casou com António de Meireles Cardoso Gramacho. Viveu na Figueira da Foz, onde faleceu s. g.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira do Zêzere

#366938 | Samuel C O Castro | 12 mar 2016 15:04 | Em resposta a: #366917

Prezada Maria,

Se por acaso possuíres dados da ascendência Castro da citada Carlota, como também sua irmandade e respectivos/as esposos/as e descendências, e puder fazer a gentileza de disponibilizar-me, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira do Zêzere

#367812 | Samuel C O Castro | 02 abr 2016 20:59 | Em resposta a: #366917

Prezada Maria Fernanda,

Estou respondendo seu e-mail por esta via, pois não está sendo possível enviar-lhe por aquela via, pois está voltando a mensagem. É recomendável que escrevas para o e-mail que lhe indiquei na minha mensagem.

Fico-lhe muitíssimo agradecido pelas informações. Abraço fraterno.

Samuel C O castro

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira do Zêzere

#371280 | CaP | 29 jun 2016 18:35 | Em resposta a: #489

Caros Amigos e Confrades,
Peço os vossos contributos.
Existirá uma relação entre os Cotrim/Quatrim (coexistem as duas versões) de Galveias, Ponte de Sor (Portalegre) e os Cotrins da freguesia do Beco, Dornes, Ferreira do Zêzere.
Esta relação é afirmada (e foi inclusivamente publicada) por alguns genealogistas, sem contudo a relação indiciada ser acompanhada por elementos concretos e verificáveis, o que seria uma boa prática.
De acordo com estas fontes, a descendência dos Cotrins prolongar-se-ia em Galveias através dos apelidos Quatrim, Vaz Quatrim, Fernandes Morgado e/ou Vaz Morgado.
Constata-se, efectivamente, que a mesma pessoa é apelidada de diferentes formas em diferentes assentos paroquias, surgindo (apenas um exemplo) umas vezes como Quatrim ou Vaz Quatrim, outras vezes como Vaz Morgado ou apenas como Vaz. Alguns descentes de Vaz Morgados são apelidados na geração seguinte de Vaz Quatrim.
Grato por toda a ajuda.
CaP

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira do Zêzere

#388186 | Teresa Rebelo | 08 jan 2018 02:05 | Em resposta a: #489

Caro Paulo Alcobia,

Tem alguma informação sobre as origens da família Rebelo, do lugar da Pombeira, Ferreira do Zêzere? Sei que começou na Pombeira com o meu bisavô, que foi professor (mestre-escola) nesta aldeia, chamava-se João Rebelo e era casado com Helena ( não sei o apelido). Disseram-me que o João Rebelo era de Maçãs D. Maria...

Grata desde já.
Os meus cumprimentos,
Teresa Rebelo

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira do Zêzere

#407269 | Catisa | 08 set 2018 21:13 | Em resposta a: #34313

Sei que o ramo da famíla António passou a Aniceto depois de um censo.

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira do Zêzere

#415570 | anagandra | 13 jun 2019 11:26 | Em resposta a: #489

Bom dia,

Possui alguma informação sobre as familias Esperança e Agostinho? naturais do lugar da Pombeira

Obrigada

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira do Zêzere

#421766 | anagandra | 16 fev 2020 19:51 | Em resposta a: #388186

Boa noite, Cara Teresa

Não sei se ainda tem interesse, mas tenho alguns dados de João Rebelo, casado com Helena de Jesus, em 1886, na Pombeira.
Nomes dos pais e 3 filhos (pelo menos).

Se ainda tiver interesse, mande-me msg.
Estou a trabalhar numa árvore de pessoas com ascendencia no concelho de ferreira do zezere, essencialmente da Pombeira.

Obrigada

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira do Zêzere

#443796 | jvazcarvalho | 20 out 2022 20:28 | Em resposta a: #34741

Boa noite, com 19 anos de atraso, visto que tem dados de Paio Mendes, procuro o baptismo de Lucrécia da Conceição, natural do Vale das Lameiras em Paio Mendes, filha de António Gonçalves e Maria Pereira. Foi mãe em 1857, por isso calculo que terá nascido por volta de 1830. https://www.jvazcarvalho.net/gedsite/TreeView2.aspx?FS=LKNY-HL4

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 10:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen