Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#48900 | CARLOS34 | 01 out 2003 10:19

Bom Dia,

Ando à procura de informações sobre esta familia da freguesia de Sinde, Concelho de Tábua.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49617 | Maggie | 12 out 2003 09:36 | Em resposta a: #48900

Caro Carlos,

Ando a investigar a Freguesia de Sinde, o que quer saber exactamente? Dava jeito ter alguns dados para começar em algum lado.

Cumprimentos,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49620 | Txispa | 12 out 2003 10:40 | Em resposta a: #48900

Olá,

Desda há anos estou a estudar o apelido Milheiro, recolhendo, por tanto, os dados que encontro. Tenho informações de pessoas com este apelido na freguesia de Póvoa de Midões, mas é possível encontrar também noutras freguesias do concelho de Tabuas. Gostaria saber se há dados na freguesia de Sinde.

Obrigadinho.

Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza).

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49626 | Maggie | 12 out 2003 14:43 | Em resposta a: #49620

Olá Celso,

Fica o recado dado, se encontrar algum apelido Milheiro, lhe darei notícias.

Cumprimentos,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49657 | CARLOS34 | 13 out 2003 10:56 | Em resposta a: #49617

Cara Margarida

Gostaria de obter informações sobre os pais da minha avó MARIA AUGUSTA MACEDO, filha de CARLOS AUGUSTO MACEDO E DEOLINDA AUGUSTA DE MACEDO.

Seis que são naturais da freguesia de sinde.
Gostaria de saber ano de nascimento destes bisavós.

Pode ajudar-me ?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49664 | CARLOS34 | 13 out 2003 14:32 | Em resposta a: #49617

Em complemento à minha mensagem anterior informo-a que a data de nascimento da minha avó é 31/01/1911.
Casou em Outubro de 1932 com Manuel d'Oliveira Lameiras Júnior.
O meu avô Manuel Oliveira Lameiras Júnior é natural da freguesia de Vermoil, Concelho de Pombal,nasceu em 14/08/1908 e é filho de Manuel Oliveira Lameiras e de Rosa Pereira de Jesus, ambos naturais da freguesia de Vermoil, Concelho de Pombal.

O que eu ando à procura é de mais dados sobre os meus bisavós naturais de Sinde e os meus bisavós naturais de Vermoil.

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49692 | Maggie | 13 out 2003 22:59 | Em resposta a: #49664

Caro Carlos Lameiras,

Os microfilmes que eu tenho de Sinde só vão até 1885 quer para casamentos quer para Baptismos. Por isso é complicado efectuar a pesquisa sem saber os nomes dos avós da Maria Augusta. Já pediu a certidão de nascimento da Maria Augusta? Ou a certidão de casamento de Carlos Augusto Macedo e Deolinda Augusta de Macedo? Sem os nomes dos avós da Maria Augusta não é possível iniciar a pesquisa em Sinde, pelos microfilmes.

Cumprimentos,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49694 | joseantonioreis | 13 out 2003 23:43 | Em resposta a: #49664

Caro Carlos Lameiras,

Por acaso é parente dos meus amigos Luís Macedo Lameiras e seus irmãos Nuno, Graça, Rui E Céu, todos naturais do Porto e agora a viver entre o Porto e a maior parte do tempo no Marco de canaveses
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49711 | CARLOS34 | 14 out 2003 10:43 | Em resposta a: #49694

Caro José Reis,

Que eu saiba não.

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49712 | CARLOS34 | 14 out 2003 11:00 | Em resposta a: #49692

Caa Margarida,

Quero desde já agradecer o seu interesse em me ajudar.

A certidão de nascimento de Carlos Augusto Macedo e Deolinda Augusta Macedo está nos arquivos de Coimbra. Ainda não pedi.

Penso que o ano de nescimento de Carlos Augusto Macedo é 1880, mas pode ser 1879 ou 1881. Casou com Deolinda Augusta de Macedo em 02/10/1908. Não tenho o nome do pais mas a mãe chamava-se Maria Cândida.

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49771 | Maggie | 14 out 2003 23:07 | Em resposta a: #49712

Caro Carlos,

Se sabe a data e local de casamento do Carlos e Deolinda, podia ligar para a respectiva conservatória de Coimbra e perguntar pelos nomes dos pais dos noivos. Também podia saber com que idade eles casaram, alguns registos dizem a idade com que casou, é só uma questão de sorte. Depois disso, já posso ir verificar os dados que pede da Freguesia de Sinde nos microfilmes.

Cumprimentos,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49772 | Pedro França | 14 out 2003 23:59 | Em resposta a: #49712

Caro Carlos:

Vamos pôr um pouco de ordem na casa: se tem a data de casamento desses seus ascendentes - Carlos Macedo e Deolinda Augusta -, e sabe onde casaram, óptimo. É por aí que terá de começar. Se casaram em Sinde, é do concelho de Tábua: terá de solicitar à respectiva Conservatória do Registo Civil (de Tábua), certidão desse assento. Por aí saberá as idades dos noivos e, certamente, o nome dos seus pais. Com estes dados já se poderá depois pesquisar no AUC.
Boa sorte e um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49777 | CARLOS34 | 15 out 2003 09:30 | Em resposta a: #49772

Caro Pedro França,

Agradeço a sua colaboração.

Eu tenho o ano de nascimento de Carlos Augusto Macedo(1880) e tenho o nome da mãe(MARIA CÂNDIDA).
São ambos naturais de Sinde, Concelho de Tábua.

O que eu pretendo saber é o nome do Pai, datas de nascimento do pai e da mãe e daí para trás.

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49778 | CARLOS34 | 15 out 2003 09:35 | Em resposta a: #49771

Cara Margarida,

Eu sei que o Carlos Augusto Macedo nasceu em 1880 e a mãe chamava-se Maria Cândida.

Com estes dados não é possível obter mais informação nos microfilmes ?

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49793 | Pedro França | 15 out 2003 12:15 | Em resposta a: #49777

Caro Carlos:

Tudo bem, o Carlos tem esses elementos, mas, quando uma pessoa é registada nessa época - séc. XIX (e até mais tarde, ´no alvor do séc. XX), apenas se lançava o primeiro nome que seria o de baptismo. Os apelidos não constam. Portanto, sem se saber o nome os pais quer do Carlos Augusto Macedo, quer da Maria Cândida, é muito difícl recuar pois poderemos estar a avançar por uma outra família que não a que interessa. Se tem o registo de casamento, pode, num telefonema para a Conservatória do Registo Civil respectivo, solicitar até esses dados complementares mas fundamentais, ok?
Faça lá isso, que depois conversamos quanto ao AUC.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49803 | joseantonioreis | 15 out 2003 13:52 | Em resposta a: #49793

Caro Pedro França,

O senhor está nomeado para o titulo de "melhor participante deste forum"
É notavel a sua boa vontade e disponibilidade.
Bem haja!
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49805 | Pedro França | 15 out 2003 14:04 | Em resposta a: #49803

Caro Zé Tó:

Nem tanto, nem tanto. "Vai-se levando, e fazendo o que se pode, dentro do que o dia-a-dia permite. A sorte é que se trata de uma actividade (a da investigação) que eu adoro no mais alto grau. É qualquer coisa de efervescente, que mexe comigo...
Um abraço e tudo de bom para si.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49816 | MSS1 | 15 out 2003 16:08 | Em resposta a: #49617

Margarida,

Sabe dizer-me algo mais sobre uma família Barbosa Aranha que residiu em Sinde (Casal da Torre), no século XVII, para além do que vem na Base de dados do Genea Portugal (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=199185)?

Grato,
MSS

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49839 | Maggie | 15 out 2003 22:42 | Em resposta a: #49816

Caro MSS,

Por agora não tenho algo mais sobre a família Barbosa Aranha, mas se por acaso nas minhas investigações encontrar algum dado novo em relação a essa família, lhe darei notícias.

Cumprimentos,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49840 | Maggie | 15 out 2003 22:46 | Em resposta a: #49778

Caro Carlos,

Eu posso tentar averiguar se há um Carlos nascido em 1880 e filho de Maria Cândida, mas nada me garante que seja o seu ramo se o encontrar, uma vez que não sei exactamente os nomes dos pais do Carlos.

Se a biblioteca estiver aberta no Sábado, irei fazer uma visita, resta-lhe aguardar.

Cumprimentos,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49843 | Pedro França | 15 out 2003 23:46 | Em resposta a: #49840

Cara Margarida:

Se se refere a pesquisa de assentos paroquiais de Sinde, estes encontram-se no Arquivo da Universidade de Coimbra (não na Biblioteca Geral da UC), e ao Sábado está encerrado.
No entanto, deixo-lhe esta questão para reflexão: a observação que fez ao Carlos, tb. a fizera nas minhas intervenções de hoje durante a manhã e a tarde. Temos que pensar em economia de esforços para não andarmos a investigar as mesmas coisas, os mesmos livros. Se quiser, deixo-lhe essa pesquisa acometida a si de boa vontade, não por não querer fazê-la -nunca esteve isso em causa -, mas para não nos repetirmos. Diga alguma coisa para aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49863 | Maggie | 16 out 2003 14:05 | Em resposta a: #49843

Caro Pedro,

Quando estava a falar de Biblioteca era dos Mormon's em Lisboa. Tenho os microfilmes de Sinde lá. Posso ir investigar o ramo do Carlos, uma vez que preciso de fazer pesquisa nesta terra para outros ramos.

Cumprimentos,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#49920 | Pedro França | 16 out 2003 23:43 | Em resposta a: #49863

Cara Margarida:

Tudo bem, então. Se houver alguma novidade em contrário, diga-me para o meu tópico dos "pedidos para Outubro", ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50017 | Maggie | 18 out 2003 18:18 | Em resposta a: #49778

Caro Carlos,

Encontrei um Carlos, filho de Maria Cândida e nascido em 1880. O dito Carlos nasceu no Lugar do Casal do Mato, Sinde, sendo filho natural de Maria Cândida, solteira, e de pai incógnito,nasceu a 18 Out 1880 e baptizado a 22 Nov 1880. Neto materno de Abílio António e Rita de Jesus. Aparece como padrinho um Albano António de Macedo, solteiro, Ferrador e natural do Casal do Mato, Sinde. Pode ter recebido o apelido do padrinho o Macedo.

Este ramo pode ser o seu mas não terá a certeza enquanto não ligar para a conservatória a confirmar os nomes dos pais de Carlos.

Cumprimentos,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50036 | Pedro França | 19 out 2003 12:44 | Em resposta a: #50017

Cara Margarida:

Aliás, não é nada de admirar. Eu já estava à espera de que essa fosse a solução: apelar para a Conservatória do Regº Civil de Tábua.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50086 | CARLOS34 | 20 out 2003 16:05 | Em resposta a: #50017

Cara Margarida,

Agradeço a sua colaboração.

Já pedi a certidão de nascimento para os Arquivos de Coimbra.

No entanto, e de acordo com os dados que já disponho, O Carlos que encontro é de facto meu Bisavô. Eu sabia que a mãe dele se chamava Maria Cândida e que ele tinha nascido em 1880, não sabia era o nome do pai e pelos vistos não virei a saber.

Sei que ele casou em 1908 com Deolinda Augusta Macedo, nascida em 1876/1877, natural de Sinde.

É possível obter mais informação sobre a minha Bisavó Deolinda ?

E informação da mãe do Carlos Augusto(Maria Cândida) ?

E do padrinho Albano António de Macedo ?

Grato pela ajuda.

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50417 | CARLOS34 | 27 out 2003 09:21 | Em resposta a: #50017

Bom Dia,

Cara Margarida,

Já recebi o assento de baptismo do Carlos Augusto Macedo e confirma-se que é este que eu procurava.

É possível saber alguma coisa sobre a mãe dele MARIA CÂNDIDA, filha de Abilio António e Rita de Jesus ?

E sobre a mulher de Carlos Augusto Macedo, Deolinda Augusta de Macedo. Penso que terá nascido entre 1873 e 1878.

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50418 | CARLOS34 | 27 out 2003 09:26 | Em resposta a: #50036

Bom Dia,

Caro Pedro França,

De facto já confirmei que este Carlos é o meu Bisavô. Já tenho cópia do assento de baptismo.

Venho pedir a sua ajuda, se possível, para obter mais informação de DEOLINDA AUGUSTA DE MACEDO, natural da freguesia de Sinde, Concelho de Tábua, nascida entre 1873 e 1878, filha de FILOMENA AUGUSTA DE MACEDO e casou com CARLOS AUGUSTO MACEDO em 1908.

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50468 | Maggie | 27 out 2003 23:37 | Em resposta a: #50417

Caro Carlos,

É possível saber mais coisas do lado da Maria Cândida, uma vez que tenho os nomes dos pais dela. Agora, quanto à mulher de Carlos Augusto, preciso dos nomes dos pais. Para saber os nomes, o Carlos podia ver através da certidão de casamento de Deolinda.

Cumprimentos,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50470 | Pedro França | 27 out 2003 23:50 | Em resposta a: #50418

Caro Carlos:

Tudo bem. Mas não acha que seria preferível por uma questão de economia de esforços poupar a Margarida? É que numa cajadada, para Sinde, eu "matava dois coelhos duma só vez"...
Como hoje ainda é 2ª Feira, e só vou ao AUC na 5ª, tem tempo ainda para me confirmar isso, mas - note-se -, não quero fazer concorrência com ninguém.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50494 | CARLOS34 | 28 out 2003 12:03 | Em resposta a: #50468

Bom Dia.

Margarida,

Agradeço desde já sua ajuda.

O Sr. Pedro França disse que me ajuda nesta situação pelo que não necessita de se preocupar.



Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50496 | CARLOS34 | 28 out 2003 12:09 | Em resposta a: #50418

Caro Pedro França,

Fico então a aguardar noticias suas.

Agradeço tb que me investigue a mãe de Carlos Augusto Macedo, cujo nome é Maria Candida, natural de Sinde e filha de Abilio António e Rita de Jesus

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50597 | Pedro França | 29 out 2003 11:15 | Em resposta a: #50494

Caro Carlos:

Espero que a Margarida não se incomode por esse facto. Mas, veja lá... Amanhã lá estarei se Deus quiser, no AUC.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50598 | Pedro França | 29 out 2003 11:17 | Em resposta a: #50496

Caro Carlos:

Tudo bem, é ponto assente. Reparei na sua mensagem à Margarida e deixei lá a minha preocupação.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50818 | Pedro França | 31 out 2003 15:44 | Em resposta a: #50598

Caro Carlos:

Como saberá já, pelo meu aviso pessoal, estou a escrever-lhe da minha escola.
Então é assim:
- O Carlos Augusto de Macedo foi baptº a 22.11.1880/f. 8v., nº 16, em Sinde, e nasceu a 18 de Outº do mesmo ano. Era fº de Maria Cândida e de pai incógnito. Maria Cândida, do Casal do Mato, foi baptª a 16.11.1853/f. 9-9v., nº 21, e nascida a 08 do m.mo mês e ano. Atenção: isto está lançado no livro de baptismos do ano de 1875 (descobri quando procurava pela Deolinda), tanto para ela como para seus irmãos (todo seguidos uns aos outros), por força de despacho do Bispo de Coimbra D. Manuel de Basto Pina, de 21.01.1875, a requerimento dos pais - Abílio António, proprietário, de S. Simão/Tábua, e Rita de Jesus, do Casal do Mato/Sinde, recebidos em Sinde. Não sei quando se receberam os pais de Mª Cândida, ainda.
Sei que os avós patºs de Carlos sâo - José António Carneiro e Antónia Cândida, e os matºs são - João Antunes de Macedo e Joaquina Rita.
Não consegui, por falta de tempo, localizar a Deolinda Augusta, mas não apareceu nada entre 1870-80. Vou ver outros anos ou então terá nascido noutra freguesia. Pode confirmar, inclusive, com quantos anos ela casou com o Carlos Augusto de Macedo?
Um abraço. Fico à espera.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50834 | CARLOS34 | 31 out 2003 17:26 | Em resposta a: #50818

Caro Pedro França,

Agradeço mais uma vez a sua preciosa ajuda.

Quanto à data de nascimento da Deolinda Augusta,segundo a certidão de casamento que disponho, ela teria nascido em 1876/1877, na freguesia de Sinde.

Gostaria de lhe perguntar se os nomes dos avós de Carlos são mesmo estes já que não sabendo que é o pai como soube quem eram os seus avós paternos ?

Não entendo como é que Carlos é filho de Maria Cândida e por sua vez Maria Cândida é filha de Abilio António e Rita de Jesus e os avós maternos são João Antunes Macedo e Joaquina Rita ?

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50853 | Pedro França | 01 nov 2003 02:10 | Em resposta a: #50834

Caro Carlos:

Registei a sua informação sobre Deolinda Augusta, esperando que ela seja mesmo de Sinde.
Quanto a Maria Cândida, dei-lhe o nome dos pais DELA (Abílio António e Rita de Jesus), e dos avós patºs (José António Carneiro e Antónia Cândida) e matº (João Antunes de Macedo e Joaquina Rita) DELA. Nunca lhe dei o nome do pai nem dos avós patºs e matºs do Carlos Augusto de Macedo.
Desculpe se não me fiz entender logo à primeira. Mas tudo bem. Se houver alguma dúvida, diga-me de novo.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50898 | CARLOS34 | 02 nov 2003 14:58 | Em resposta a: #50853

Caro Pedro França,

Eu é que não entendi. Agreadeço o seu esclarecimento.

Quanto à Deolinda Augusta tenho duas informações contraditórias.
Na certidão de nascimento da minha avó(1911), vem que a DEolinda tinha 34 anos e natural de Sinde. No entanto no registo de casamento da Deolinda Augusta(casou em 1908), vem que ela tinha 35 anos e era natural de Tábua.

Em resumo, penso que o mais certo é ela ser natural de Tábua e ter nascido em 1872,1873 ou 1874.

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50910 | Pedro França | 02 nov 2003 17:47 | Em resposta a: #50898

Caro Carlos:

Em boa hora recebi este apontamento. Já é outra pista e talvez com maior fundamento. Irei ver isso, então.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50941 | CARLOS34 | 03 nov 2003 12:53 | Em resposta a: #50818

Caro Pedro França,

Ainda relativamente a este assunto e como disse que tinha encontrado os registos de Maria Cândida e seus irmãos, agradeço que me diga qual os nomes dos irmãos e respectivas datas de nascimento.

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#50975 | Pedro França | 03 nov 2003 23:36 | Em resposta a: #50941

Caro Carlos:

Isso é super fácil: estão todos juntos, atrás uns dos outros no mesmo livro de baptismos para 1875.
Até 5ª Feira.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#51109 | Pedro França | 06 nov 2003 00:52 | Em resposta a: #50975

Caro Carlos:

Então, para já, arrumamos com os irmãos de Maria Cândida (registados no livro de baptºs de 1875/Sinde):
- Filomena, n.al de Casal do Mato/Sinde, baptª a 22.02.1852/f. 8v., nº 20, nascida a 13 do dito mês;
- Maria Cândida - com o nº 21, antes referida;
- Albano, n.al de Casal do Mato/Sinde, baptº a 01.06.1856/f. 9v.-10, nº 22, nascido a 14.05;
- António, n.al de Casal do Mato/Sinde, baptº a 21.11.1857/f. 10-10v., nº 23, nascido a 08.11.

E isto é o que se me oferece dizer sobre os irmãos de Mª Cândida. Quanto ao resto, hoje não tive tempo para mais; foi só uma horita no AUC. Amanhã há mais, espero.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

P.S.: em todos os assentos é dito que eles são filhos legítimos e que os pais se receberam em Sinde. Deverão ter casado antes de 1852 certamente.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#51135 | CARLOS34 | 06 nov 2003 14:35 | Em resposta a: #51109

Caro Pedro França,

A Filomena, o Albano e o António não tinham outros nomes?

Estou a perguntar porque o filho de Maria Cândida(Carlos Augusto) tinha como padrinho um Albano António de Macedo e era para saber se se trata da mesma pessoa.

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#51229 | Pedro França | 07 nov 2003 15:15 | Em resposta a: #51135

Caro Carlos:

Os irmãos de Maria Cândida, que eu já referi antes, não apresentam outros nomes; inclusivamente, os seus assentos de baptismo não trazem averbamentos.
Descobri, no entanto, o assento de Deolinda (Augusta): baptª a 11.12.1873/f. 25-25v., nº 72, nascida a 27.11, em Tábua (S. Simão), terra do avô materno. Era fª de Filomena Augusta, solteira; neta materna de Abílio António e de Rita de Jesus, ele de S. Simão/Tábua, onde eram moradores, ela do Casal do Mato/Sinde.
Assim sendo, Carlos Augusto de Macedo e Deolinda Augusta de Macedo eram primos direitos. A Deolinda tem por averbamento seu óbito no Casal do Mato/Sinde, a 18.06.1937.
Teve ela, por padrinho a Afonso de Melo Perestrelo, solteiro, estudante, morador em Coimbra mas n.al de Vimieiro/Santa Comba Dão, representado por seu procurador António Adolfo de Macedo, solteiro, morador em Sinde, e madrinha, D. Maria Rita Perestrelo, solteira, residente no dito Vimieiro, representada na pessoa de Maria Cândida, solteira, n.al de Sinde, tia da baptª, com certeza. O António Adolfo de Macedo é um dos outros tios já referidos. Assim, nesta lógica o Albano António será outro dos tios, certamente.
Curioso é notar a presença de Perestrelos aqui, o que leva a supor que ele terá algo a ver com a paternidade da Deolinda..., mas isso só questionando a família em Vimieiro, isto se ainda lá houver alguma coisa.
Procurei pelos assentos de casamento do Abílio António e da Rita de Jesus, em Sinde, de 1852 para trás (os filhos são dados como legítimos e os pais recebidos em Sinde), e nada encontrei. Subsistem, de toda a maneira, os nomes dos avós de Maria Cândida e de Filomena, irmãs. A prossecução da investigação genealógica daqueles corre sob orçamento.
Por ora é tudo se estiver interessado, eu deixo-lhe o meu contacto por e-mail perante a resposta que me der neste tópico.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#51239 | CARLOS34 | 07 nov 2003 16:52 | Em resposta a: #51229

Caro Pedro França,

Quero desde já agradecer a ajuda que me tem dado.

Gostaria de saber como funciona a questão do orçamento.

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#51243 | CARLOS34 | 07 nov 2003 17:31 | Em resposta a: #51229

Caro Pedro França,

Não querendo abusar da sua disponibilidade, gostaria de pedir-lhe se é possível obter alguma informação sobre

ANTÓNIO FERREIRA REGADAS - Nascido em 1885 na freguesia de Santa Comba Dão, filho de José Ferreira Regadas e de Maria Ludovina.

MARIA DA CONCEIÇÃO - Nascida em 1895 na freguesia de Sinde, filha de Maria da Conceição e desconheço o nome do pai.

Agradeço mais uma vez a sua atenção

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#51260 | Pedro França | 07 nov 2003 22:37 | Em resposta a: #51243

Caro Carlos:

Vou responder aqui às suas duas intervenções de hoje: a das 16:52 e a das 17:31. Em primeiro lugar, resolvido que está o problema de entrar os paroquiais do AUC, a continuação das pesquisas, para trás, exigem um orçamento. Antes de avançar, vou deixar-lhe o meu e-mail:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Depois, em relação ao novo pedido, Santa Comba Dão é vila e sede de concelho, do distrito de Viseu, pelo que está fora da alçada do AUC. Qualquer busca aqui implica deslocações que oneram as despesas normais decorrentes da simples consulta de documentos.
Quanto a Maria da Conceição ter nascido em Sinde, tudo bem, esperando que os livros de 1895 estejam já no AUC. Caso contrário, terá de apelar para a Conservatª do Reg. Civil de Tábua.
Para já assentamos assim.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lameiras - Freg. Sinde, Concelho de Tábua

#345633 | CARLOS LAMEIRAS | 29 abr 2014 15:08 | Em resposta a: #51260

Boa tarde Caro Pedro França,

O seu endereço de e-mail ainda se mantém como pedrofrancapin@netcabo.pt ?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 16:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen