Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#48969 | jliberato | 02 out 2003 09:00

Caros confrades

Lanço hoje o tema Fonte do Bispo, freguesia do concelho de Tavira.
O que tenho são os antepassados de Manuel da Costa (meu antepassado também) que casou em Estói aos 10-10-1696 com Isabel Dias. São os seguintes:

1. Manuel da Costa

2. António da Costa
3. Antónia Francisca

6. João Cordeiro
7. Bárbara Vaz

Procuro toda a informação sobre estes nomes e, em especial os baptizados de Manuel da Costa (os pais casaram em 1669 e ele em 1696) e de António da Costa e Antónia Francisca (estes dois casados em Fonte do Bispo aos 04-03-1669).
Alguém estudou Fonte do Bispo? Em particular os vários confrades que se interessam pelos Vazes de Tavira?

Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#96648 | PauloParra | 26 jul 2005 20:25 | Em resposta a: #48969

Minha familia é de sta. Catarina.Já vi Parra,carrusca ,Conceição. Estou pedindo os liregistros. se eu puder ajudar...
Paulo

Resposta

Link directo:

Manuel da Costa, de Fonte do Bispo

#97127 | jliberato | 01 ago 2005 18:09 | Em resposta a: #96648

Caro Paulo,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Em Fonte do Bispo, o que procuro é o baptizado de Manuel da Costa, filho de António da Costa e Antónia Francisca. Deverá ter tido lugar entre 1669 e 1680.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#102435 | PauloParra | 07 out 2005 12:38 | Em resposta a: #48969

Amigos,
em breve terei acesso aos registro de Sta. Catarina da Fonte do Bispo, nascimentos, óbitos,casamentos de 1700 a 1900.Se alguem precisar de algo...

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#102645 | jliberato | 10 out 2005 00:45 | Em resposta a: #102435

Caro PauloParra,
Muito obrigado pela sua oferta.
O que procuro é de uma data anterior.
Procuro o baptismo do meu antepassado Manuel da Costa, filho de António da Costa e Antónia Francisca. Casou em Estói em 1696.
Os pais casaram em 1669. O baptismo terá assim tido lugar entre 1669 e 1680.
Quando chegar a estas datas agradecia a sua ajuda.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#102649 | Ricardo de Oliveira | 10 out 2005 01:24 | Em resposta a: #102435

Caro Paulo Parra

Procuro, por favor, em Santa Catarina da Fonte do Bispo meus antepassados Diogo Affonso Correa e Maria Francisca. Eles tiveram um neto (José Antonio da Gama) batizado em Tavira em 1748, filho de Antonio de Figueiredo (abaixo transcrevo o assento), de modo que devem ser localizados em Sta. Catarina da Fonte do Bispo nas primeiras décadas do século XVIII.

Batismo de José Antonio da Gama

Igreja de Santiago de Tavira (L9, 156),
José e Inácio, filhos gêmeos de Antonio de Figueiredo e de sua legítima mulher Joana Josefa Joaquina, netos por via paterna de Diogo Affonso Correa e Maria Francisca, de Santa Catarina da Fonte do Bispo e pela materna de Thomé Gonçalves de Brito e Beatriz Maria. Nasceram aos 17 de janeiro de 1748. Foi padrinho de José o Dr. Nicolau Antonio de Rosignol Juiz de Fora nesta cidade e de Inácio o Reverendo Conego Inácio Pinto Gomes por procuração o Reverendo Henrique da Costa Pestana

Obrigado
Melhores Cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#109640 | correa | 15 jan 2006 16:47 | Em resposta a: #48969

Caros participantes
Pcrocuro os ascendentes dos seguintes casais que teriam casado em Santa Catarina da Fonte do Bispo-Tavira, por volta das datas indicadas:

Sebastião de Vargas e Catarina Rodrigues - 1630
Baltazar Afonso e Domingas Correa - 1650
Domingos Fernandes Barriga e Inês Gonçalves - 1650
Baltazar Rico e Simoa Fernandes - 1670
Manuel Afonso e Catarina Dias - 1675
Manuel Martins e Guiomar Mendes - 1675
Domingos Pires Nobre e Maria das Candeias - 1675
Manuel Viegas Colaço e Maria Correa - 1680
Desde já agradeço
Meus cumprimentos
A.Correia

-

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#109642 | pinheirov | 15 jan 2006 17:21 | Em resposta a: #102435

Caro Paulo Parra

Com referências de amigos instalados em Fonte do Bispo, interessei-me, naturalmente, pelo título deste tópico e aí encontrei o seu nome e apelido que me recorda un antigo conhecimento na Fac. de Arq. da UP. Permita-me perguntar-lhe se em tempos, relativamente recentes, participou no programa de Mestrado do antigo IDUP?
Pedindo desculpa pelo incómodo, cordialmente,

Victor Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#109671 | josécyr | 16 jan 2006 10:49 | Em resposta a: #109640

Caro H. Correia, aqui vai a minha ajuda nos que refere:

Sebastião Vargas e Catarina Rodrigues, casam em Estoi a 17-08-1622, filhos de Sebastião de Vargas e de Catarina de Contreiras, ambos de Moncarapacho e de Baltazar Rodrigues e de Leonor Gago, de Estoi. (R.P. -Pag. 128 v - Testemunhas no casamento com Catarina Rodrigues: João Gonçalves e Álvaro Nobre. Celebrou o Padre Gaspar Álvares de Oliveira).

Creio que o mesmo virá a casar posteriormente com Isabel de Mendonça.

Baltazar Rico e Catarina Dias, casam na Sé de Faro, a 01-11-1677, e são filhos respectivamente de João Rico e de Catarina Pires, ambos de S.C. da F. do Bispo e de Martim Afonso Mourato e de Maria Correia, ambos de S.C.F.B.
(R.P - Pag. 11v - Este casamento foi realizado estando o noivo preso no Aljube de Faro - Testemunhas: Cónego Bartolomeu Correia, o meirinho Francisco Ferreira, Ana Martins, Manuel Freire de Andrade, Manuel Gonçalves Pereira e Barão do Vale Rasquinho).

Cumprimentos
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#109814 | correa | 17 jan 2006 11:20 | Em resposta a: #109671

Caro José Cabecinha
Muito obrigado pela sua ajuda.
Em aditamento repare no seguinte:
"Casamento a 1/10/1634 ,em Moncarapacho, de Sebastião de Vargas Valente, filho de João Gonçalves Estevens e Margarida Gonçalves, com Isabel de Mendonça, filha de Francisco de Mendonça e Maria Fernandes"
Não sei se tem este registo.Por ele ficamos a saber que a Isabel de Mendonça não casou com o nosso Sebastião de Vargas (casado em 1º com Catarina Rodrigues)
Este Sebastião de Vargas Valente poderá ser um primo,ou mais dificilmente ser um 2º casamento do pai Sebastião casado com Catarina de Contreiras, e que por lapso não fosse indicado no 2º casamento a qualidade de viuvo.
Se encontrarmos o 1º casamento deste ultimo ficará esclarecida esta hipotese.
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#109817 | josécyr | 17 jan 2006 12:09 | Em resposta a: #109814

Caro Horta Correia,
Não tinha o casamento que menciona e de facto não podem ser a mesma pessoa. Deverão ter um antepassado comum, mas não faço ideia quem…
Poderá ser também a possibilidade que indica, vamos ver.
Nas minhas voltas por Estoi irei ficar atento e se aparecer algo lhe direi pois a chave poderá lá estar.
Nas suas voltas por Santo Estêvão ou Luz de Tavira, encontrou algum – José Rodrigues Gago Pontes, filho de João Rodrigues Pontes e de Domingas da Assunção??.
Cumprimentos,
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#111087 | rmoreira | 01 fev 2006 16:08 | Em resposta a: #102435

Viva, eu teria muito interesse nestes registos, a minha mãe é de Santa Catarina.
o meu contacto é ricardo.moreira@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#133382 | jleonelc | 07 nov 2006 14:57 | Em resposta a: #48969

Caros confrades,

Tenho 2 antepassados de Santa Catarina,

Pedro Rodrigues, filho de João Domingues e Isabel Rodrigues (nasceu por volta de 1740)

e

Martinho Domingues, filho de Domingos Martins e Isabel Domingues (nasceu por volta de 1760)

Caso me possam ajudar nalgum dado, agradecia.

Cumprimentos

João Costa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#133551 | jliberato | 08 nov 2006 22:28 | Em resposta a: #133382

Caro João Costa,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Lamento informar que os nomes que menciona não constam da base de dados dos meus antepassados.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#133587 | jleonelc | 09 nov 2006 09:54 | Em resposta a: #133551

Obrigado pela resposta.

Abraço.

João Costa

Resposta

Link directo:

Cordeiro, de Santa Catarina Fonte do Bispo Tavira

#133620 | 2910 | 09 nov 2006 16:57 | Em resposta a: #133551

Caro Dr.Liberato
Tenho uma linha "Cordeiro", e "Nobre Canellas", de Santa Catarina da Fonte do Bispo, mas não encontro agora os apontamentos. Remeto o que tenho aliados a Viegas e Palermos.
Será que tem mais alguma coisa ?

os melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto


1-GREGÓRIO PALERMO, casou com INÊS DE AROUCA. Filha nascida em S.Bráz:

2-FRANCISCA PALERMO E COSTA, casou em S.Bráz a 20/11/1673 com ANTÓNIO DE ORTA, filho de João Dias Viegas e de Beatriz Fernandes. Filho:

3-MANUEL DA FONSECA PALERMO, casou em S.Bráz a 8/8/1709 com JOANA VIEGAS, filha de António Gago e de s. m. Beatriz Gonçalves, (casados em S.Bráz. a 12/10/1662) neta paterna de João Dias Álvares e de s. m. Joana Viegas, neta materna de Manuel Afonso e de s. m. Isabel de Leiria. Filho:

4-FRANCISCA PEREIRA, casou em S.Bráz a 10/2/1755 com JOÃO VIEGAS ÁLVARES, da Mesquita Baixa, filho de outro João Viegas Álvares, natural de Alportel, que foi “soldado pago do terço velho” e de Maria Lopes Rodrigues, de S.Bráz, casados a 18/4/1708, neto paterno de Francisco Nobre e de s. m. Maria Viegas (casados em S.Bráz a 29/5/1673), neto materno de Diogo Lopes e de s. m. Maria Rodrigues (casados em S.Bráz a 10/10/1672). Filho:

5-MANUEL VIEGAS PEREIRA, casou em S.Bráz a 7/7/1780 com Iria Gonçalves, “dispensados em dobrado quarto grau de consanguinidade” , filha de António Gago e Maria Gonçalves, do sitio do Barranco, freguesia de Estói .Filho:

6-JOÃO ÁLVARES VIEGAS, nascido no sitio da Mesquita Baixa, (S.Bráz de Alportel), casou com ANA MARIA GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de s. m. Francisca Pereira, moradores no Castelão, freg. de Cachopo. Filho:

7-MANUEL JOÃO “CANSEIRA”, de alcunha, nascido a 5/11/1805, foi moleiro.
Casou com MARIA TERESA, nascida a 3/6/1802, na freg. de Santa Catarina da Fonte do Bispo, filha de Mariano Gonçalves e de s. m. Teresa Maria, moradores no sitio das Canas, neta paterna de António Gonçalves Cordeiro e de s. m. Maria Rodrigues, moradores no serro do Leiria, neta materna de Domingos Pereira e de s. m.Maria Viegas, moradores no sitio do Marco. Com geração

Resposta

Link directo:

RE: Cordeiro, de Santa Catarina Fonte do Bispo Tav

#133683 | jliberato | 10 nov 2006 11:39 | Em resposta a: #133620

Caro Óscar Caeiro Pinto,
Muito obrigado pela sua mensagem que é um bom contributo para este tópico.
Nada tenho a observar a não ser o seguinte.
Tenho uma Maria Estevens, de São Brás de Alportel, filha de João Dias e Brites Fernandes, nascida aos 09-02-1643. Deve ser irmã do António de Orta. Algum comentário da sua parte?
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Cordeiro, de Santa Catarina Fonte do Bispo Tav

#133701 | 2910 | 10 nov 2006 16:19 | Em resposta a: #133683

Caro Dr. Liberato
Julgo que nos meus apontamentos tenho o levantamento de alguns irmãos, pais e avós do António de Orta, mas por azar não encontro agora a dita “papelada”.
Vou procurar e depois digo alguma coisa.

Os melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Estevens

#133709 | MigSousa | 10 nov 2006 18:55 | Em resposta a: #133683

Estimados Confrades:

Meu 7º avô, LEONARDO CORREIA, era natural de Moncarapacho, onde deve ter nascido por volta de 1700, e aí terá casado, c. 1735 com FRANCISCA DE SANTA RITA, filha de JOSEPH RODRIGUES PEREIRA e de MARIA RODRIGUES DE JESUS.

LEONARDO CORREIA foi filho de JOÃO CORREIA e de BÁRBARA ESTEVENS, ambos de S. Brás de Alportel, onde terão nascido por volta de 1675, ao que calculo.

LEONARDO CORREIA e FRANCISCA DE SANTA RITA tiveram MARIA VITÓRIA DA FONSECA, que casou em 25.2.1759, em Moncarapacho, com SEBASTIÃO GARCIA, e foram pais de LEONARDO PALERMO DE FARIA, Capitão do Exército do Algarve durante as Invasões Francesas, e mais tarde, tesoureiro da Misericórdia de Moncarapacho. Foi também vereador da Câmara de Faro entre 1822 e 1828.

Não tenho conseguido recuar mais neste ramo da família em S. Brás, talvez por erro meu, mas este nome de BÁRBARA ESTEVENS pode ter alguma relação com MARIA ESTEVENS, aqui citada pelo estimado Dr. Liberato, pelo que pedia a vossa ajuda, como bons conhecedores desses arquivos, para qualquer eventual pista.


Muito agradeço

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Cordeiro, de Santa Catarina Fonte do Bispo Tav

#133766 | jliberato | 11 nov 2006 18:00 | Em resposta a: #133701

Caro Óscar Caeiro Pinto,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Fico a aguardar com interesse as suas buscas.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Estevens

#133825 | jliberato | 12 nov 2006 11:10 | Em resposta a: #133709

Caro Miguel de Sousa,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Tenho notícias para si.
A minha Maria Estevens casou-se em São Brás de Alportel aos 18-11-1665 com Vicente Fernandes. Tiveram vários filhos, entre os quais: Manuel Fernandes, meu antepassado, nascido aos 15-08-1668 e Bárbara Estevens, baptizada em São Brás aos 06-07-1672, mas que casou com Manuel Afonso.
É possível que seja a sua, mas só uma investigação cuidadosa poderá confirmar. Terá que confirmar todos os assentos em que escreve "deve ter sido" e investigar na direcção do passado, nomeadamente para ver se Bárbara Estevens casou duas vezes.
Mantenha-me ao corrente das suas investigações.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Estevens

#133917 | MigSousa | 13 nov 2006 10:51 | Em resposta a: #133825

Caro Dr. Liberato:

Muito grato por esta pista. Vou reformular a pesquisa de acordo com este novo dado.
Ainda estou a aguardar resposta a variados pedidos ao AD Lisboa - TT, para poder refazer todo o caminho para trás, a partir de gerações mais recentes.
Por enquanto estou apenas a trabalhar com dados investigados, há mutos anos, por meu primo e padrinho Dr. José Fernandes Mascarenhas. Calculo que estas ascendências estejam documentadas em papeis do seu espólio, mas a que não tenho acesso.
Se conseguir respostas nesta linha de ascendência, não deixarei de informar neste local. Calculo que vá demorara algum tempo.

Os melhores cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Cordeiro, de Santa Catarina Fonte do Bispo Tavira

#134067 | Adr Cust | 14 nov 2006 16:47 | Em resposta a: #133620

Caro amigo Óscar,

Esses tambem são meus ascendentes. O casal MANUEL DA FONSECA PALERMO e JOANA VIEGAS são meus 7.ºs avós, portanto além da filha FRANCISCA PEREIRA tenho a acrescentar:

- ANTÓNIO GAGO DA FONSECA * 01.10.1710 em São Brás, Bengado (meu 7.º avô cc Domingas dos Santos
- JOANA * 13.07.1712 em São Brás, Bengado.
- FRANCISCO DE FARIA * São Brás, Bengado cc Rosa da Conceição em 13.09.1730 em São Brás.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Manuel da Fonseca Palermo e Joana Viegas

#134068 | Adr Cust | 14 nov 2006 16:50 | Em resposta a: #134067

Correcção do título da msg anterior.

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Estevens

#134145 | josécyr | 15 nov 2006 08:40 | Em resposta a: #133709

Caro Miguel,
Lançei ontem e por isso aqui vai:
Leonardo Correia, filho de João Correia e de Bárbara Estevens, todos de São Brás de Alportel, casa em Moncarapacho, a 25.02.1759, com Francisca de Santa Rita, filha de José Pereira Frade (ou José Rodrigues Pereira, segundo creio) e de Maria Rodrigues, naturais de Moncarapacho, do Laranjeiro. (R.P. - Pag. 188 - Testemunhas no casamento com Francisca de Santa Rita, solteira: Lourenço Pereira de Oliveira e Lourenço Rodrigues Correia).
O dito José Pereira Frade, tem 3 casamentos, sendo p 1.º e o 2.º com Marias Rodrigues. Considerei que a Francisca de Santa Rita, será filha da 2.ª uma vez que teria nascido 20 anos antes da data do respectivo casamento, ou seja circa 1739.
O 1.º aconteceu em 18-10-1719:
O 2.º em

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Estevens

#134146 | josécyr | 15 nov 2006 08:49 | Em resposta a: #134145

(Continuação):
O 2.º em 15-01-1738;
Finalmente um 3.º, com uma certa Ana de Sousa, circa 1755. Não estou seguro deste, e deve ter sido realizado fora de Moncarapacho.
Se tudo isto estiver correcto, temos que a Francisca de Santa Rita, é neta paterna de:
Francisco Rodrigues Frade e de Catarina Pereira (meus avós, assim como o José Pereira Frade e a 1.ª Maria Rodrigues), bisneta paterna de Miguel Dias e Maria Simões. todos de Quelfes.
Neta materna de Manuel de Brito e de Inês Camacha, e bisneta (pela parte da Inês Camacha) de Francisco Neto e de Filipa Moreira, todos da Gonçinha, Loulé.
Como calcula pelo lado dos "Frades", tenho tudo até circa 1545.
Um abraço
Zé Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: José Pereira Frade

#134158 | MigSousa | 15 nov 2006 13:05 | Em resposta a: #134146

Caro Amigo:

Nem de propósito. Parece que a minha questão no Forum veio na altura certa, agora que V. anda pelo Moncarapacho setecentista, de trás para diante.

E foi logo acertar no meu 10º avô, José Rodrigues Pereira ou José Pereira Frade, que calha a ter sido também seu avô, o que faz de nós parentes em grau muito próximo pelos padrões algarvios, para lá de outras ligações mais antigas, ainda em estudo.

É claro que gostaria de saber mais sobre os outros Frades, se tiver paciência para os mandar, ou mesmo instalar aqui, o que – mais uma vez se demonstrou agora – alarga muito as possibilidades da pesquisa, e pode fornecer pistas a outros investigadores, que por sua vez podem enriquecer a nossa.

O meu bisavô, quando eu era jovem, falou-me no “velho avô Frade” que, por coincidência, viveu no monte do Laranjeiro. Como sabe, este fica mesmo em frente da nossa casa, aí a uns 2 km, perto do sítio onde fizeram o depósito da água. Já existia lá o moinho de vento, de que só restam agora ruínas, e que era o “moinho da Cabral”, e este era muito conhecido da nossa gente, pois aí se levavam os cereais para moer.

De caminho, acrescento que os nomes que aqui instalei foram tirados, para o "avô Frade", do assento de casamento de Sebastião Garcia com Maria Vitória da Fonseca. Continuo é sem perceber de onde lhe veio o Fonseca.

De caminho, também interessaria conhecer o início da linha de descendência do “avô Frade” que leva ao seu lado.

Mais uma vez muito grato, mando um abraço

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

Palermo, Álvares Viegas, Cordeiro, Nobre Canelas

#134351 | 2910 | 16 nov 2006 18:22 | Em resposta a: #48969

Caro Adriano Custódio
Remeto os meus apontamentos sobre os Palermo.

Abraços do
Óscar

-Palermo, origens e heráldica

Segundo o genealogista Manso de Lima, no seu tit. de “Palermos”, a origem desta família está em Giacomo Rosso, oriundo da Sicília, casado (em Espanha?) com Sancha Durães de Castanheda, pais de Lourenço Rosso de Castanheda, este pai Rui Palermo que viveu no Algarve (séc. XV) onde teve descendência espalhada por Faro, S.Bráz e Loulé.
Miguel Moniz Côrte Real, no seu livro “Fidalgos de Cota de Armas do Algarve”, refere (pág. 159 e 160) que um Gregório Palermo de Faria, Fidalgo da Casa Real teve “carta de Brasão de armas dos Palermos as quais se lhe derão em Madrid a 9 de Janeiro de 1610 mostrando ser desta família muito antiga e nobre e de solar conhecido”, porém não as descreve.
Consultando os armoriais espanhóis encontramos descritas as armas dos Palermo, “En plata, cinco hebillas, de oro, puestas tres y dos” e também as armas dos Rosso, de origem italiana (deriva de Rossi) que são “en campo de azur, un león rampante, de oro. Llevando en la mano una rama de rosal. De sinople, con una rosa de gules”.


1-GREGÓRIO PALERMO, “do Machado”, casado com INÊS DE AROUCA. Filha nascida em S.Bráz:

2-FRANCISCA PALERMO E COSTA, casou em S.Bráz a 20/11/1673 com ANTÓNIO DE ORTA , filho de João Dias Viegas e de Beatriz Fernandes. Filho:

3-MANUEL DA FONSECA PALERMO, casou em S.Bráz a 8/8/1709 com sua prima (dispensados no 4º grau de consanguinidade) JOANA VIEGAS, (viúva de Francisco Gago, do sitio do Bengado, casados a 21/6/1706) filha de António Gago e de s. m. Beatriz Gonçalves, (casados em S.Bráz. a 12/10/1662) neta paterna de João Dias Álvares e de s. m. (casados a 12/9/1629) Joana Viegas , neta materna de Manuel Afonso e de s. m. (casados em S.Bráz a 27/2/1631) Isabel de Leiria . Filhos:

4-António Gago da Fonseca

4-FRANCISCA PEREIRA, casou em S.Bráz a 10/2/1755 com JOÃO VIEGAS ÁLVARES, da Mesquita Baixa, filho de outro João Viegas Álvares, natural de Alportel, que foi “soldado pago do terço velho” e de Maria Lopes Rodrigues, de S.Bráz, casados a 18/4/1708, neto paterno de Francisco Nobre e de s. m. Maria Viegas (casados em S.Bráz a 29/5/1673), neto materno de Diogo Lopes e de s. m. Maria Rodrigues (casados em S.Bráz a 10/10/1672). Filho:

5-MANUEL VIEGAS PEREIRA, casou em S.Bráz a 7/7/1780 com Iria Gonçalves, “dispensados em dobrado quarto grau de consanguinidade” , filha de António Gago e Maria Gonçalves, do sitio do Barranco, freguesia de Estói .Filho:

6-JOÃO ÁLVARES VIEGAS, nascido no sitio da Mesquita Baixa, (S.Bráz de Alportel), casou com ANA MARIA GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de s. m. Francisca Pereira, moradores no Castelão, freg. de Cachopo. Filho:

7-MANUEL JOÃO “CANSEIRA”, de alcunha, nascido a 5/11/1805, foi moleiro.
Casou com MARIA TERESA, nascida a 3/6/1802, na freg. de Santa Catarina da Fonte do Bispo, filha de Mariano Gonçalves e de s. m. Teresa Maria , moradores no sitio das Canas, neta paterna de António Gonçalves Cordeiro e de s. m.(casados a 31/5/1756) Maria Rodrigues , moradores no serro do Leiria, neta materna de Domingos Pereira Faleiro (f. de outro Domingos Pereira e Maria Nobre Canellas, do sitio de Vale Formoso, freg. de Santa Maria de Tavira) e de sua terceira mulher Maria Viegas , moradores no sitio do Marco. C.g.

Resposta

Link directo:

RE: Palermo, Álvares Viegas, Cordeiro, Nobre Canelas

#134353 | 2910 | 16 nov 2006 18:25 | Em resposta a: #134351

Irmão de Diogo de Orta, casado em S.Braz a 30/10/1679, com Inês Martins, f. de Domingos Viegas, já defunto e Barbara Rodrigues.

Filho de Bartolomeu Álvares, e Beatriz Dias, da Mesquita (S.Bráz).

Filha de Francisco Gago e Maria Viegas, de Estói.

Filho de Gaspar Afonso e de s. m. Brites Gonçalves, de São Braz.

Filha de Francisco Domingues e de s. m. Domingas Dias
Filho de Álvaro Nobre e Catarina Lourenço.

Filha de João Álvares e Maria Viegas.

Filho de Francisco Lopes e Isabel Martins.

Filha de Marcos Martins e Maria Rodrigues.

Irmã inteira de Joaquina, bapt. a 11/8/1783, de Custódio, bapt. a 15/2/1784 e de Angélica, bapt. a 23/12/1787.

Filho de Domingos Gonçalves Cordeiro e de s. m. Brizida Nogueira, do sitio do serro do Leiria, Santa Catarina, onde casaram a 20/7/1703, (sendo testemunhas o Alferes António Gonçalves Cordeiro e José de Oliva Banha,) neto paterno de Sebastião Dias e Catarina Cordeiro, neto materno de António Martins Carvalho e Catarina Martins, do sitio do serro.

Filha de Manuel dos Santos, casado em Santa Catarina, a 27/1/1717 com Catarina Rodrigues, moradores no sitio do Arroio, neto paterno de outro Manuel dos Santos e de Joana Delgado, de Estói, neto materno de Domingos Afonso Correia e de Maria das Candeias, do sitio do Arroio. Este Domingos Afonso Correia, “já viúvo de Maria da Candeias” casou segundas núpcias em S.Catarina, a 13/1/1723 com Maria Fernandes, viúva de Manuel Viegas.

Casou a 24/5/1762, em segundas núpcias em Santa Catarina da Fonte do Bispo, já “viuvo de Maria Antónia Joaquina, do sitio do Marco”, com Susana Maria de Sousa, f. de Manuel Viegas Cavaco e Isabel de Sousa, do sitio da Orta, freg. de Santa Catarina.

Filha de Domingos Fernandes e Leonor Viegas, do sitio do Julião, freg. de Santa Catarina da Fonte do Bispo.

Resposta

Link directo:

RE: Palermo, Álvares Viegas, Cordeiro, Nobre Canelas

#134355 | 2910 | 16 nov 2006 18:29 | Em resposta a: #134353

Pelos vistos fiquei sem os numeros das notas de roda pé.

Resposta

Link directo:

RE: Cordeiro, de Santa Catarina Fonte do Bispo Tav

#134358 | 2910 | 16 nov 2006 18:47 | Em resposta a: #133683

Caro Dr.Liberato
Já encontrei a “papelada”. O dito casal, aparece normalmente como João Dias e Brites Fernandes, mas num registo aparece como João Dias Viegas? (tive duvidas na leitura do Viegas, pois está muito apagado)
Segundo informações do José Cabecinha, ele refere que o dito aparece como João Dias Cavaco, casado com Brites Fernandes, pai de um Domingos dias Cavaco, n. em São Braz, c.g.
Rebuscando os meus apontamentos encontrei ainda um filho deste casal , Diogo de Orta, casado em S.Braz a 30/10/1679, com Inês Martins, f. de Domingos Viegas, já defunto e Barbara Rodrigues.

Cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

P.s.Quando voltar aos R.P. de São Braz vou ver se encontro mais filhos.

Resposta

Link directo:

RE: Cordeiro, de Santa Catarina Fonte do Bispo Tav

#134714 | jliberato | 19 nov 2006 18:53 | Em resposta a: #134358

Caro Óscar Caeiro Pinto,
Como já lhe escrevi, tenho nota de dois filhos do casal João Dias e Brites Fernandes: Maria Estevens, baptizada em São Brás aos 09-02-1643, minha antepassada; Gaspar, baptizado aos 19-02-1645, também em São Brás.
Toda a informação complementar seria muito interessante.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Isabel Guerreira

#134715 | jliberato | 19 nov 2006 19:02 | Em resposta a: #134068

Caro Adr Cust,
Não trocamos mensagens há algum tempo. Tenho uma pergunta a fazer-lhe.
Foi o meu amigo que pôs na base de dados os antepassados de Isabel Guerreira? http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=315470
Aonde os encontrou? Pergunto porque nunca encontrei o casamento de Manuel Afonso Contreiras com ela.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Capitão Francisco de Faria Palermo

#134919 | 2910 | 21 nov 2006 16:42 | Em resposta a: #134068

Caro Adriano
O Capitão Francisco de Faria Palermo, filho do António de Orta e da Francisca Palermo e Costa está em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=105180#lista

Abraços do

Óscar

Resposta

Link directo:

Filhos de João Dias e Beatriz Fernandes:

#135001 | Adr Cust | 22 nov 2006 02:01 | Em resposta a: #134714

Caro JLiberato

A confirmarem-se estes seus dados somos parentes mais uma vez. O casal João Dias e Brites Fernandes são meus 9.ºs avós.
O nome completo do João Dias que eu leio no registo de casamento do filho António Dorta com Francisca Palerma e Costa é: JOÃO DIAS LOPES DOMINGOS

Os filhos deles que eu tenho são:

- ANTÓNIO DORTA (meu 8.º avô)
- MANUEL, Baptizado em São Brás em 22.07.1641
- DOMINGOS Baptizado em São Brás em 20.11.1643
- GASPAR Baptizado em São Brás em 19.02.1645
- FRANCISCO Baptizado em São Brás em 12.04.1651

Devido a ter nos meus apontamentos o Domingos * a 20.02.1643 ao ver na sua msg a sua Maria Estevens * 09.02.1643 fui verificar onde estaria o lapso e constatei que nesse seu registo os pais da Maria e de um Miguel nascido em 01.10.1640 são JOÃO GONÇALVES e BRITIS FERNANDES e não João Dias e Britis Fernandes.

Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Estevens

#138542 | MigSousa | 29 dez 2006 19:23 | Em resposta a: #133825

Estimado José Liberato:

As pesquisas nos assentos de S. Brás, para as datas indicadas, não se revelaram frutíferas no sentido apontado. Todavia, posso agora ser bastante mais preciso nos dados que aqui instalei.

Assim, o casamento de SEBASTIÃO GARCIA com MARIA VITÓRIA DA FONSECA realizou-se na Igreja de Santa Maria da Graça de Moncarapacho, em 9 de Junho de 1782. Ela residente do Laranjeiro – Moncarapacho, filha de LEONARDO CORREIA, de S. Brás de Alportel, e de FRANCISCA DE SANTA RITA, de Moncarapacho, ambos casados nesta freguesia em 25 de Fevereiro de 1759, ela filha de JOSÉ RODRIGUES PEREIRA FRADE e de MARIA RODRIGUES DE JESUS, ambos do Laranjeiro (que se receberam em Moncarapacho em 15 de Janeiro de 1738, em segundas núpcias dele), ele filho de JOÃO CORREIA (nascido c. 1710) e de BÁRBARA ESTEVENS (nascida c. 1715).

Como apontei, JOÃO CORREIA e BÁRBARA ESTEVENS são naturais de S. Brás, e tiveram, além de LEONARDO CORREIA, outro filho, MANUEL CORREIA DA FONSECA, casado com CLARA JOSEFA.
Sobre esse casal JOSÉ CORREIA + BÁRBARA ESTEVENS continuo ainda sem mais informação, mas talvez agora seja mais fácil a algum dos confrades, que já tenha explorado esses assentos, deixar aqui alguma pista, que permita continuar a pesquisa. E peço também desculpa por continuar o assunto neste Forum, quando melhor estaria no de S. Brás de Alportel, mas aqui o deixo para facilitar o diálogo já encetado.

Com os desejos de Feliz Ano de 2007, muito agradece

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

Maria Estevens

#139498 | jliberato | 07 jan 2007 15:12 | Em resposta a: #135001

Caro Custódio Adriano,
Ainda não me respondeu àcerca da ascendência de Isabel Guerreira que está em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=315470
É da sua autoria? Quais são as fontes?
Quanto à sua mensagem, que agradeço, tenho a dizer que dou a mão à palmatória. Tem razão absoluta. A minha Maria Estevens não é a Maria nascida aos 09-02-1643.
Resta-me voltar a procurá-la entre os filhos de João Dias e Brites Fernandes.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Maria Estevens

#139517 | jliberato | 07 jan 2007 19:42 | Em resposta a: #135001

Caro Custódio Adriano,
Ainda não me respondeu àcerca da ascendência de Isabel Guerreira que está em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=315470
É da sua autoria? Quais são as fontes?
Quanto à sua mensagem, que agradeço, tenho a dizer que dou a mão à palmatória. Tem razão absoluta. A minha Maria Estevens não é a Maria nascida aos 09-02-1643.
Resta-me voltar a procurá-la entre os filhos de João Dias e Brites Fernandes.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Manuel Rodrigues Carrusca

#139586 | MigSousa | 08 jan 2007 10:35 | Em resposta a: #133766

Estimados Confrades:

Volto hoje a esta praça pública com outra questão, relativa a antepassados de Santa Catarina de Fonte do Bispo.

Meu 6º avô materno DOMINGOS AFONSO LEIRIA residiu em Estiramantens – Moncarapacho, onde nasceu, filho de DIOGO AFONSO LEIRIA casado a 30.8.1706 com MARIA DA COSTA, neto paterno de MANUEL AFONSO LEIRIA (filho de GASPAR AFONSO e de MARIA PIRES, ambos de Quelfes, onde casaram a 31.1.1665), aquele casado a 11.10.1688 com CATARINA GONÇALVES (filha de MARCOS GONÇALVES e de BARBARA DIAS, ambos da Luz de Tavira); neto materno de JOÃO DA COSTA MACHADO e de ISABEL DIAS (filha de SEBASTIÃO FERNANDES e de MARIA VIEGAS). Todos eles, excepto os indicados, nasceram em Estiramantens, segundo apontam os assentos.

O dito DOMINGOS AFONSO LEIRIA c. a 21.7.1748, em Moncarapacho, com CECILIA RODRIGUES CORREIA, que deve ter nascido cerca de 1728, filha de MANUEL RODRIGUES CORREIA CARRUSCA e de MARIA VIEGAS, estes três naturais de Santa Catarina da Fonte do Bispo.

Parece haver dificuldades em recuar nesta ascendência, pelo que deixo aqui um pedido a quem já tenha eventualmente passado por estes nomes, no sentido de tentar obter mais informação útil. Já vi mencionadas pessoas de apelido CARRUSCA no Forum GP, mas nenhuma delas parece ligar com estes meus antepassados.

Cá fica o apelo, com desejos de bom sucesso para todos


Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Guerreira

#139827 | Adr Cust | 10 jan 2007 20:38 | Em resposta a: #134715

Caro JLiberato

Como provavelmente já deve ter reparado tenho andado muito ausente do Fórum desde o final de Agosto. (Fiz somente 2 ou 3 intervenções no dia 30 de Setembro).
Casualmente encontrei o Óscar que me falou que tinha colocado informação sobre os Palermo neste seu tópico, e no dia 14H11 respondi à msg dele do dia 09/11.
Depois disso e quase de fugida espreitei o tópico no dia 22/11, respondi à sua msg de 19/11 e não me apercebi da sua msg sobre a nossa Isabel Guerreira, o que lamento.
Julgo que sabe perfeitamente que eu teria respondido com todo o gosto e não o fiz pelo simples motivo já indicado.

Hoje mesmo sem grande disponibilidade abri o meu correio electrónico que estava atulhado de msgs e aqui que me perdoem os meus amigos a quem nem sequer mandei uma msg de Natal nem os meus desejos de um Bom ano Novo, consultei este seu tópico e vi essa sua msg e as duas do passado dia 9, às quais respondo agora:

Efectivamente fui eu quem enviou ao Genea os dados dos antepassados da Isabel Guerreira com base na minha tese: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=102857#lista já anteriormente defendida que obteve esta sua resposta: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=102864#lista e a minha: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=102929#lista e as correcções em: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=104952#lista

Enviei porque quanto a mim estou convicto de que os dados estão correctos, as evidências são muitas, sendo essa a opinião de outros confrades com quem falei antes de enviar os dados,
Enviei porque no Genea não publicam dados sem antes os confirmarem.
Fi-lo consciente de que estava a tomar a atitude certa e se no Genea assim o entendessem publicariam os dados como fizeram ou simplesmente não os publicariam.

Também ainda não encontrei o casamento do Manuel Afonso Contreiras com a Isabel Guerreira.
Mas se os dados em que me baseio não são credíveis como o podem ser os colhidos em todos os registos de casamentos onde não existem os nomes do avós?
Só poderíamos então avançar até cerca de 1780.

Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Guerreira

#139866 | jliberato | 11 jan 2007 10:53 | Em resposta a: #139827

Caro Custódio,
Estou em Nova Delhi. Escrevo-lhe quando puder.
um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Guerreira

#139876 | josécyr | 11 jan 2007 12:09 | Em resposta a: #139866

Caro J.Liberato,
Por saber que está pelas "Indias" e brevemente em Goa, gostaria de lhe pedir para, caso possa, saber uma morada fiável para contactar alguém sobre os Paroquiais da India ou Arquivo Geral. Procuro noticias de um Desembargador na India, do XVII/XVIII, de nome António Pinheiro de Faria. Votos de boa estadia e um abraço.
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Guerreira

#142932 | jliberato | 04 fev 2007 16:43 | Em resposta a: #139827

Caro Custódio Adriano,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Reparei com efeito que tem estado longe do Forum, o que é pena. Espero que volte, pois as suas contribuições têm sido valiosas.
Muito obrigado pela sua explicação. Já me recordo do que me escreveu. Continuo a não estar muito de acordo com uma certeza desta ligação. No que se refere à minha genealogia não a vou considerar, mas respeito a sua opção.
Um abraço e espero que até breve,
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Guerreira

#142944 | rafael | 04 fev 2007 17:33 | Em resposta a: #139827

Caros Custódio Adriano e J.Liberato

Por referirem pessoas dos apelidos- Contreiras - encontro-as deste apelido e associados a outros, como os -Guerreiro Contreiras,da Brunheira-São Barnabé-Almodôvar ( estes de antepassados meus ) e os Contreiras, de Santa Clara-a-Nova-Almodôvar.
Na freg.de São Barnabé, encontra-se frequentemente pessoas orig. do Algarve.Santa Clara-a-Nova é distante do Algarve, que não invalida uma pesquisa nesta freguesia, onde existem tantos-Guerreiro. Lembro-me que fiz de cavalaria, em criança e depois de crescido,viagens de muitas léguas por tais regiões através de atalhos e caminhs de séculos, mais a direito, que tornavam viável tais deslocações longínquas, com maior frequência do que se imagina, porque os lavradores, sobretudo abastados tinham animais de tiro e sela, além da criadagem que lhes permitia com relativa segurança tais andanças e mobilidades de famílias.
Será pouco provável, encontrarem o que procuram sobre Iabel Guerreira nestas freguesias, mas como não é impossível, aqui fica a sugestão.
Gostei imenso de voltarem ao nosso convívio, porque são colaboradores indispensáveis pelo saber e solidadriedade genealógica.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Palermo, Álvares Viegas, Cordeiro, Nobre Canelas

#143614 | AlferesPereira | 11 fev 2007 01:20 | Em resposta a: #134355

Caro Leonel Costa

Ainda está por aí?

Cheguei háo pouco ao forum, sou um novato nestas coisas e não sei se este post vai chegar ao seu conhecimento; mas quem não arrisca...

Cá vai!
No tópico lançado sobre famílias de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, e no seu post de 7. 11. 2006, refere famílias Domingues nesta freguesia.

Tenho um avoengo natural de S. C. F. B. que se chamava José Domingues cc. Teresa de S. José natural da Matriz de Tavira. Ele era filho de Francisco Domingues cc. Custódia Maria e ela (Teresa de S. José), filha de Domingos Rodrigues cc. Maria de S. José.
Estes últimos (todos?) de Santa Maria (matriz) de Tavira.

A única data que tenho, até agora, é a de um neto desse José Domingues, também ele José Domingues e n. a 27.10.1854.

Por estimativa, de +- 25 anos por geração, teremos o José Domingos, natural de S.C.F.B. a nascer c. 1804...
Tem alguns dados adicionais?

Vamos lá a ver se esta mensagem chega ao destino...

Sinceros Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues Carrusca

#143990 | jliberato | 14 fev 2007 09:33 | Em resposta a: #139586

Caro Miguel de Sousa,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente não tenho conhecimento dos nomes que menciona. Pode ser que outros participantes os tenham estudado.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues Carrusca

#143991 | MigSousa | 14 fev 2007 09:51 | Em resposta a: #143990

Estimado J. Liberato

Muito grato pela sua resposta, embora ela seja negativa. teve a virtude de me fazer voltar ao assunto dos antepassados de Santa Catarina onde, aliás, continuo a ter parentes próximos.

Depois de alguma reflexão, resolvi repetir o apelo sobre Bárbara Estevens, agora no tema das famílias de São Brás de Alportel. Pode ser que tenha mais sorte.

Os melhores cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues Carrusca

#144092 | ffarrajota | 14 fev 2007 20:20 | Em resposta a: #139586

Caro Miguel,
Tenho uma família Carrusca que é muito capaz de se ligar : Manuel Rodrigues Carrusca cc. Maria Guerreira, das Rendas, filha de Francisco Viegas e de Helena Guerreira, das Rendas, casaram a 1 de Julho de 1748. Ele filho de André Rodrigues Carrusca, de S.Brás e de Maria Viegas, casaram em S.Clemente-Loulé a 12 setembro 1703.
O André filho de João Rodrigues de S.Brás e de Domingas (não tenho apelido), a Maria Viegas filha de Pedro Afonso ?(tenho esta interrogação não devo ter conseguido ler bem o nome do pai) e de Maria Viegas.
Encontrei outra família Carrusca em Querença que penso terá ligações à acima referida mas ainda não tenho informação que as possa ligar.
É a seguinte família Manuel Rodrigues Carrusca cc. Maria da Silva, de Vale de Alcaide, casaram a 14 out. 1743,em Sta. Bárbara, ele filho de António Afonso Fragoso, de Sta. Bárbara e Bárbara Rodrigues, ela filha de Manuel Silva e Isabel Rodrigues de Querença, viveram em Querença.
Ainda não tive tempo de pesquisar a família em S.Brás.
Cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues Carrusca

#144110 | MigSousa | 14 fev 2007 22:46 | Em resposta a: #144092

Cara Fernanda:

Muito grato pela sua informação, de que falarei dentro em pouco. Apenas uma deixa, para esclarecer que pedi o seu e-mail para o moderador, mas que até à data não chegou. Será que pode mandar esse endereço através do nosso comum parente José Cabecinha? - talvez seja mais fácil.

Quanto ao assunto MANUEL RODRIGUES CARRUSCA, passamos agora a ter 3 desse nome. Já é um progresso muito importante. Não lhe pergunto como é que eles se articulam, porque parece-me que não há ainda elementos disponíveis para tal.

Penso que seria útil que os estimados confrades pudessem agora vasculhar as suas arcas, com vista a poder-se fazer uma espécia de inventário de todos os CARRUSCA que possam ter existido por estas nossas bandas, e juntá-los todos aqui. Depois seria muito mais fácil verificar ou deduzir as suas ligações.

Muito grato pela sua ajuda, e espero poder mandar-lhe o que pediu, em breve.

Os melhores cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues Carrusca

#144136 | ffarrajota | 15 fev 2007 00:18 | Em resposta a: #144110

Caro Miguel,
Claro que pode pedir ao José Cabecinha, já estranhava de não ter qualquer contacto particular.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues Carrusca

#144194 | Ervilha | 15 fev 2007 14:43 | Em resposta a: #139586

Ola, eu sou de familia Carrusca que vivem em Sao Bras de Alportel, Algarve. A minha Avó paternal Catarina Conceição Carrusca nasceu 30/4/1894 e casou com José Custódio de Sousa. Sera da mesma familia que voce procure?

Boa Sorte,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues Carrusca

#144207 | MigSousa | 15 fev 2007 16:16 | Em resposta a: #144194

Inesperada Ervilha:

Pelos vistos, só pode ser da mesma família. Se tiver mais informação para trás de seu avô, melhor ainda; mas calculo que não. De qualquer modo, os SOUSA CARRUSCA que vivem por S. Brás devem ficar satisfeitos pela chegada de mais esta parente ao Forum. Talvez algum deles diga algo que a possa ajudar.

Os meus CARRUSCA são já bastante antigos, e provavelmente serão antepassados dos seus, como aliás meus.

Está a escrever-nos de onde?

As nossas saudações

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues Carrusca

#144219 | Ervilha | 15 fev 2007 18:13 | Em resposta a: #144207

Ola Miguel,

Os meus bisavos (pais da minha avo) chamavam-se Antonia Rocha e Manuel Carrusca. Sempre ovi que a Antonia establicou a fonte na Rocha da Gralheira. A nossa arvore genealogica da familia Carrusca comeca em ano 1800 com os nomes Geronimo Beatriz e Custodia De Jesus/Ana Guerreiro e Manuel Carrusca.

Eu vivo em Toronto, Canada.

Helena

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues Carrusca

#144250 | MigSousa | 15 fev 2007 21:37 | Em resposta a: #144219

Olá Helena:

Afinal a sua quantidade de informação é bastante maior do que a sua primeira mensagem deixava supor. Ainda bem.

Apostaria que os seus são descendentes do meu MANUEL RODRIGUES CORREIA CARRUSCA, nascido cerca de 1700, e que está na minha intervenção de 8 de Janeiro, embora não tenha qualquer prova dissso. Apenas intuição, que pode falhar, é claro.

De qualquer modo, anoto que ambos os seus são MANUEL CARRUSCA, e apenas um século separa o seu mais antigo do meu.

Aguardemos o que dizem os confrades, e vá procurando bem nas suas gavetas, a ver se sai mais alguma coisa, embora o que já deixou aqui seja significativo.

Cumprimentos europeus para si, cá dos prováveis parentes, e para essa bonita cidade canadiana.

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues Carrusca

#144510 | Ervilha | 17 fev 2007 22:17 | Em resposta a: #144250

Ola Miguel,

Carruscas ainda ha muitos em S. Bras de Alportel! Ouvi que temos familia afastada (primos segundos or terceiros) Carruscas que vivem em Faro. O ano passado fiz uma pesquiza no internet para o nome Carrusca e encontrei um Antonio Jose Carrusca Rodrigues infelizemente que morreu no WTC em NY durante os attaques de 911 mas nao sabemos se ele e enfacto da nossa familia. Podes ler um artigo e ver uma foto > http://fumacas.weblog.com.pt/arquivo/130963.html

Voce vive aonde?

Cumprimentos congelados do Canada :)
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues Carrusca

#144559 | MigSousa | 18 fev 2007 08:47 | Em resposta a: #144510

Olá Helena:

Neste momento estou a escrever de Moncarapacho, na casa velha da família, mas vivo perto de Lisboa.

Encontra-se gente CARRUSCA por cá, hoje já bastantes, no Brasil, na Argentina (há dois futebolistas famosos com esse nome), nos Estados Unidos e no Canadá.

Calculo que todos descendam do mesmo CARRUSCA algarvio. Se assim for, esse homem tinha aquilo que em genética se chama "genes de sucesso".

Foi muito interessante ter chamado a atenção para esse eventual parente, falecido no 9/11 no World Trade Center. É uma memória comovente.

Aguardemos mais intervenções de gente da família Carrusca.

Saudações carnavalescas, com sol e algum calor algarvio

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Guerreira

#145054 | jliberato | 22 fev 2007 14:17 | Em resposta a: #139876

Caro José Cabecinha,
Infelizmente não tive tempo para corresponder à sua pretensão, nem sequer para dar resposta aos meus próprios interesses nas genealogias indianas.
Fiquei com alguns contactos indirectos. Se algum se mostrar de interesse não deixarei de o avisar.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: José Pereira Frade

#145074 | cgnunes | 22 fev 2007 15:51 | Em resposta a: #134158

Sr. Miguel de Sousa
Li por acaso a sua mensagem e acontece que também sou descendente de pessoas de Moncarapacho.
O meu avô chama-se António Correia Gago e a minha avó Maria Albertina Palermo. O meu pai era Jaime de Jesus Palermo Gago e minha mãe herdou, de uma senhora onde trabalhou, um terreno na "Cabral".
Os meu avós viviam no Gião, mais concretamente na "hotinhola" e a casa deles ficou para mim.
Quem sabe, talvez conheça ou tenha conhecido alguém da minha família.
Boa tarde

Resposta

Link directo:

Correia Gago

#145125 | MigSousa | 22 fev 2007 21:52 | Em resposta a: #145074

Caro/a CGNunes:

Esses nomes de família - Palermo e Correia Gago - são também de pessoas ligadas com as minhas linhas, mas desses nomes não tenho informação detalhada, nem rigorosa, nem actualizada.

De qualquer modo, sugeria que verificasse bem o que sabe sobre as suas linhas, e dispusesse esse material no tópico "Famílias de Moncarapacho", pois aí aumentará muito a possibilidade de alguém ter estudado essas gentes, recentemente, e que lhe possa responder.

Não se esqueça de assinar.

Ao dispor

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Filhos de João Dias e Beatriz Fernandes:

#146254 | jliberato | 03 mar 2007 14:58 | Em resposta a: #135001

Caro Custódio Adriano,
Só para lhe dizer que pesquisei sem sucesso os paroquiais de São Brás de Alportel à procura da minha Maria Estevens.
Cumprimentos,
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#148791 | joaomascarenhas | 17 mar 2007 00:40 | Em resposta a: #48969

Desconhecia este forum e fiquei admirado quando o encontrei, não sei se será esse o seu objectivo mas ocorreu-me que talvez me possam dar informação sobre um casal de jovens que conheci talvez há 6 ou 7 anos em cabanas, ele chamava-se Élio e a namorada não me lembro se era Lídia ou Silvia, sei que ele morreu num acidente de viação na via do infante e a rapariga ficou muito afectada, nunca mais soube dela, se alguém souber, agradeçia que me dissesse, não sei qual mas um dos dois era de Santa Catarina Fonte Bispo.

Parabéns pelo forum
Grato
Joao Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: Filhos de João Dias e Beatriz Fernandes:

#148888 | Adr Cust | 17 mar 2007 20:39 | Em resposta a: #146254

Caro JLiberato.
Enquanto procurei também sem sucesso nos paroquiais de São Brás de Alportel o nascimento do meu 8.º avô ANTÓNIO DORTA, filho de JOÃO DIAS LOPES DOMINGOS e BEATRIZ FERNANDES, tentei também encontrar uma MARIA que fosse irmã dele e portanto sua avó, mas sem resultado.

Tenho também tentado encontrar o casamento dos nossos avós MANUEL AFONSO CONTREIRAS e ISABEL GUERREIRA em São Brás mas não resultou. Tenho encontrado outros Afonsos Contreiras que até poderão estar relacionados que descendem de outros de Faro, que tenho anotado.

com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

João Mascarenhas

#148898 | S.João de Rei | 17 mar 2007 22:26 | Em resposta a: #148791

João Mascarenhas de Almeirim ou do “Cercal”?
Ou eventual irmão do Antonio que vive em Portimão?
Se não for nenhum deles, as minhas desculpas.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho (Mazagão e Lagos)

Resposta

Link directo:

RE: Filhos de João Dias e Beatriz Fernandes:

#151729 | jliberato | 08 abr 2007 20:03 | Em resposta a: #148888

Caro Custódio Adriano,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Se encontrar alguma coisa, peço-lhe que me informe. O mesmo farei eu.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#206138 | Kodiak | 23 ago 2008 02:07 | Em resposta a: #102435

Confrades,
Sou sobrinho neto de Dom Marcelino António Maria Franco (Bispo do Algarve até 1955), nascido em 1871 na freg.Stª Mª do Castelo - Tavira, filho de Manoel António das Chagas (Franco), também da mesma freguesia de Tavira em 1806. Este, era filho de Manoel António das Chagas (da direcção da Companhia de Pescas do Algarve - Tavira) e neto de André da Conceição Chagas, ...
Há dias um confrade nosso deu-me a dica para uma pesquisa a fazer na freguesia de Stª Catarina da Fonte do Bispo de uma família Chagas /Xagas?)
Algum dos participantes deste tópico e não só terá conhecimento da ascendência deste Ramo?
Antecipadamento agradecido, cumprimentos do
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: João Mascarenhas

#206139 | Kodiak | 23 ago 2008 02:23 | Em resposta a: #148898

Confrades,
Sou sobrinho neto de Dom Marcelino António Maria Franco (Bispo do Algarve até 1955), nascido em 1871 na freg. St.ª M.ª do Castelo - Tavira, filho de Manoel António das Chagas (Franco), também da mesma freguesia de Tavira nascido em 1806. Este, fez parte da direcção da Companhia de Pescarias do Algarve - Tavira, era filho de Manoel António das Chagas (fez parte dos corpos sociais da Companhia de Pescarias do Algarve - Tavira) e neto de André da Conceição Chagas,mareante ...
> Há dias, um confrade nosso deu-me a dica para uma pesquisa a fazer na freguesia de Stª Catarina da Fonte do Bispo de uma família Chagas /Xagas?
Algum dos participantes deste tópico e não só terá conhecimento da ascendência deste ramo?
Antecipadamento agradecido, cumprimentos do
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: João Mascarenhas

#207293 | cfpp | 04 set 2008 21:55 | Em resposta a: #206139

Caríssimo Irmão e demais confrades
É só para anunciar que em Tavira,no pequeno Cemitério Oriental, da igreja de Nª Sª do Carmo da Ordem Terceira,creio ter encontrado- António das Xagas,em cuja lápide está o seguinte:

António das Xagas
Morreu a 6 de Janeiro de 1849

Por ser mais prático,convido-os a ler o que deixei no tópico Vizetto,pedindo desculpas pela indelicadeza,ao autor deste tópico que muito carinho me suscita,só pelo facto de Sta Catarina ter tido,ao que parece, familiares que procuramos de apelido Chagas.
Se dominasse melhor os truques,passava para aqui os dados,mas quase sempre,me engano nestas operações-tenho de praticar mais...
Vejo,Querido Irmão que já arranjaste um tempinho para "desenterrar"mais uns docts
Acho tb que o assunto das Pescarias,a nível puramente histórico,é mt interessante.
Vai em frente!
Até breve
M.Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#209106 | Kodiak | 24 set 2008 08:38 | Em resposta a: #102435

Caro PauloParra,
Na sua comunicação de 7 de Outubro de 2005, teve a amabilidade de se disponibilizar a conceder aos confrades informações preciosas sobre Santa Catarina da Fonte do Bispo.
Dizia assim:
"em breve terei acesso aos registro de Sta. Catarina da Fonte do Bispo, nascimentos, óbitos,casamentos de 1700 a 1900.Se alguem precisar de algo..."
Gostaria de saber se o amigo Paulo já teve acesso aos registos referidos.
Estou à procura de dados sobre os Chagas (Xagas) que se passaram para Tavira.
Se estivesse na disposição de me prestar o favor de me transmitir todo o conhecimento que quizer e puder, ficar-lhe-ia muito grato.
Para facilitar o contacto e facilidade de transcrição dou-lhe o meu endereço electrónico:
francoelhoarrobameopontopt
Antecipadamente grato, cumprimento-o com consideração
Nota: apresentei-me e a minha questão inicial neste tópico em 23-8-2008
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#215990 | jcjfonseca | 19 dez 2008 21:28 | Em resposta a: #48969

Sr. JLiberato
ou a quem me puder ajudar:

Devido a distancia que me separa de Portugal, visto residir no estrangeiro ha muitos anos, os quais nunca me afastaram de maneira alguma do interesse pela genealogia, mais propriamente pelas origens da minha familia. Gostaria se possivel de obter algumas informacoes sobre a familia "FONSECA" da cidade de Tavira - Algarve.
Nao tendo acesso aos arquivos distritais ou a outros meios de informacao, gostaria de saber se algum dos confrades me poderia ajudar com o seguinte.
Nomes e datas dos antecedentes de:

"JOSÉ FRANCISCO DA FONSECA n. data? Tavira, m. data? em Tavira, cc ANTÓNIA DA SILVA n. data? Altura-Castro Marim, m. ? em Tavira."

Para mais informacao:

JOSÉ FRANCISCO DA FONSECA era irmao do popular JOÃO (ESTOLA), homem muito forte e que desempenhava a profissao de Calafate:
JOÃO DA FONSECA (Estola) n. 1961? Tavira, m. 1935? em Tavira, cc (Ana?) MÁXIMA (Máximazinha) CALEÇA n. data? lugar?, m. ? em Tavira.

E irmao de:
MANUEL DA FONSECA (Faz Santos) n. data? Tavira, m. data? em Tavira, era Maritimo e Pintor. Um de seus quadros representa um Ex-voto Maritimo de seu irmao JOSÉ FRANCISCO DA FONSECA na sua barca Flor de Maio que naufragou nas Rochas do Carvoeiro. . Desempenhava a profissao de Calafate

Seu filho (entre outros) foi:
MANUEL DA SILVA DA FONSECA, mais conhecido por Manuel da Fonseca ou Manelinho Estola n. 30 Set 1909 em Tavira, m. 27 Dez 1993 em Tavira, cc MARIA JOSÉ FIGUEIRA n. 20 Jan 1912 em Tavira, m. 26 Jun 1997 em Tavira


Fico deste ja muito agradecido daquilo que for possivel recolher.
Boas Festas.

jcjfonseca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#227500 | mfcr | 25 abr 2009 18:21 | Em resposta a: #102435

Caro Confrade Paulo Parra

No seguimento da sua disponibilidade, que desde já agradeço, solicito a sua ajuda para uma linha de naturais da Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Concelho de Tavira, que tenho parada.

- João Leal da Gama, nasceu a 26.12.1772 e foi baptisado a 03.01.1773, veio a casar com Daniela Maria, a 08.10.1800, na Freguesia de Entradas, Concelho de Castro Verde.

Filho de José Rodrigues Leal, que terá nascido +_ 1747 e de Maria Nobre ou Maria de Jesus, que terá nascido +_ 1752.

Neto paterno de João Rodrigues Soares, que terá nascido cerca de 1722 e de Mécia Joana, terá nascido +_ 1727.

Neto materno de José Pereira, terá nascido cerca de 1722 e de Margarida Paixão, que terá nascico cerca de 1727.

Antecipadamente grato por qualquer informação

Atenciosamente

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#227504 | Manitu | 25 abr 2009 20:00 | Em resposta a: #227500

Caro Confrade
Manuel Rufino

Ao passar uma vista de olhos pelo Fórum, dei com solicitações sobre a Família Leal da Gama.
Ora como a minha Trisavó era a Eugénia Benedicta Mascarenhas Cordes de Avellar, última Senhora do Morgado da Família Leal da Gama e Ataíde, casada com Joaquim António Ernesto de Avellar, penso que natural de Lisboa, e que foi Presidente da Câmara de Tavira e seu Administrador entre 1852 e 1854, talvez me possa fornecer algumas informações, não só sobre os ascendentes a estes, como os descendentes, visto que as únicas informações que são muito escassas e constam do seguinte:

Filhos de Joaquim António Ernesto de Avellar com Eugénia Benedicta Mascarenhas Cordes (Avellar de casamento):

Joaquim Ernesto Mascarenhas Cordes de Avellar, solteiro, natural de Tavira e falecido em Faro a 28.031925 com 87 anos de idade - desconheço data de nascimento;

João António Cordes de Avellar (meu bisavô), desconheço data de nascimento, embora saiba que nasceu e foi baptizado em Tavira, foi casado com Maria da Piedade Freitas de Avellar, não sabendo qual o dia, embora suponha que tenha sido em Portimão, pelo ano 1878 início de 1879, visto que minha avó (1ª.filha) nasceu a 10.07.1879, desconhecendo também a data e local do falecimento dele, embora pense que tenha sido em Lisboa;

António Cordes de Avellar, General, falecido a 01.04.1926, em Lisboa com 74 anos de idade, desconhecendo a data de seu nascimento, embora pense que tenha sido em Tavira;

Maria Carolina Cordes de Avellar (embora não fizesse a mínima ideia que houvesse outra filha, ou que ainda apareça mais algum filho), pois detectei o casamento desta minha Tia Bisavó, com Cândido Xavier de Basto, no ano de 1864, em Santiago, Tavira, desconhecendo também quer o seu nascimento, quer o seu falecimento.

Se o meu amigo tiver alguma informação, que possa juntar a estes dados, muito agradecido ficaria, pelo que lhe envio. o meu endereço electrónico:
adolfopontoconceicaoarrobasapopontopt

Agradecendo toda a informação que me possa dar, apresento-lhe cumprimentos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#227513 | mfcr | 25 abr 2009 21:51 | Em resposta a: #227504

Caro confrade
Adolfo Conceição

Lamento não ter informações ácerca da família Leal da Gama e Ataide. Os meus ascendentes Leal da Gama, todos os ascendentes que conheço, avós e tios avós, da presente data e até ao casamento realisado em 1800, nenhum entronca nos seus. Presumo que estamos na presença de diferentes famílias. No entanto, salvaguardo o período anterior a 1800 por desconhecimento.

Com os melhores cumprimentos, ao seu dispôr.
Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#227515 | Manitu | 25 abr 2009 22:21 | Em resposta a: #227513

Meu Caro Confrade
Manuel Rufino

Agradeço-lhe a resposta, tal como me tivesse dado as informações que necessito.

Mas se algo, e uma vez que investiga Tavira, se deparar com tal Família, agradeço que me transmita alguma informação, mesmo para o endereço electrónico.

Apresento-lhe os meus maiores respeitos e agradecimentos, pela resposta pronta.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues Carrusca

#326506 | J.R. | 01 abr 2013 05:31 | Em resposta a: #144194

Boas novas lhe trago , confrade "Ervilha" porque também descendo do casal Jerónimo Beatriz-Custódia de Jesus , através de

sua filha Maria Custódia casada com José Rosa Cristina ( meus trisavós maternos ) .

Já avancei um pouco mais na pesquisa dos meus antepassados , e dou-lhe a conhecer os pais do Jerónimo Beatriz e da

Custódia de Jesus , que são respectivamente José Rodrigues do Passo e Teresa de Jesus , e Manuel da Paixão e Joaquina

Maria , todos de S.Brás de Alportel .

E já agora diga-me de qual dos filhos do Jerónimo Beatriz é que descende , isto para explanar melhor a AG .

Receba um abraço com consideração e estima , deste seu parente Joaquim R.

Resposta

Link directo:

Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#353918 | rcarrusca | 23 jan 2015 00:31 | Em resposta a: #144207

Olá Miguel.

Meu avô José de Souza Carrusca (assim mesmo com Z) era de Loulé. Meus bisavós são Joaquim de Souza Carrusca e Elizia do Carmo.

Creio que na vinda para o Brasil houve uma mudança na grafia do Souza.

Abraços,

Rogério S. Carrusca

Resposta

Link directo:

Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#406761 | pedrosilvahorta | 23 ago 2018 22:54 | Em resposta a: #102435

Meu Caro,

Procuro, nesse período, referencias a Hortas.(D e Horta), Gagos e Viegas, mas em especial os primeiros.

Se me puder ajudar ficarei muito grato.

Ao dispôr e agracendo

Pedro Horts

Resposta

Link directo:

Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#406819 | pedrosilvahorta | 26 ago 2018 17:44 | Em resposta a: #135001

Caro Confrade,

Por ser neto de António Dorta de São Brás ( Varzea do Velho), que por lá teria nascido por volta de 1720, venho solicitar, se, de entre os descendentes do seu avô não encontra referencias a este meu antepassado. Ter-se-ia casado com uma Inês Gonçalves e seria pai de um João Horta, do Alquevinho, Tavira.
Abraço

Resposta

Link directo:

Famílias de Fonte do Bispo, Tavira

#408029 | pedrosilvahorta | 24 set 2018 13:51 | Em resposta a: #102435

Caro Confrade,

Venho solicitar assim a sua preciosa ajuda em verificar se encontra um avoengo meu, morador na Várzea do Velho, de seu nome António Dorta ( casado com Ignez Gonçalvez), e que teria nascido em São Brás entre 1700 e 1730

Abraço
Pedro Horta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 12:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen