Famílias de Tomar

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Tomar

#490 | Paulo | 11 out 2000 18:04

Caros Participantes,
Em virtude da grande afluência que este Forum tem tido, e por uma questão de organização optei por criar no Forum 4 novos tópicos para os quais se devem direccionar os participantes consoante a sua àrea de interesse. Assim a partir de hoje 11.10.2000, o Forum intitulado Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar passa a funcionar com estes 4 tópicos pelo que desde já agradeço a Vosso compreensão e colaboração.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#2506 | 6458ANA | 07 mar 2001 17:20 | Em resposta a: #490

Caro amigo

Gostaria que me informasse se possui registos da familia Mata e Mata Almeida.
Obrigada
HR

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#2510 | domconde | 07 mar 2001 21:10 | Em resposta a: #490

Olá Paulo.

Já deixei aqui em tempos uma nota.

tenho um ramo que é BRAZ de Maçãs do Caminho, e Vendas. Já estive no Arquivo Distrital de Leiria, mas o que tenho receio bem que não esteja muito confirmado, pois, como é do conhecimento faltam vários livros fundamentais em 1800´s. Podemos trocar impressões sobre este pormenor?

Estou em condições de remeter o meu estudo em word por e-mail.

Um abraço

Francisco Braz Teixeira
fbteixeira@mail.telepac.pt
www.geocities.com/Heartland/5807

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#12732 | Sousa-Tavares | 12 nov 2001 13:29 | Em resposta a: #490

Caro Senhor Paulo Alcobia Neves,

muito boa tarde. Mais uma vez me dirijo a si, e naturalmente aos restastes leitores deste fórum, em busca de informações. Em recentes pesquisas descobri um outro ramo da minha família que é proveniente de Tomar. Na certidão de nascimento de um familiar (1905) vinham referidos lugares como Sítio das Cabeças, Quinta do Valle, Nossa Senhora da Purificação da Serra e Nossa Senhora da Purificação da Asseiceira, tudo no conselho de Tomar. O que são estes lugares? OS dois últimos creio corresponderem a freguesias, mas e os dois primeiros? São quintas? São aldeias? Que famílias aparecem ligadas a eles?

Na esperança de uma resposta me despeço,
com os melhores cumprimentos,

H. Sousa Tavares, hsta@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#12740 | Paulo | 12 nov 2001 16:43 | Em resposta a: #12732

Caro Hugo Sousa Tavares,

Em resposta à sua questão, e do que lhe posso adiantar, sem o desejado recurso às fontes de que disponho em casa, posso esclarecer que os lugares da Serra e da Asseiceira são ambos aldeias e sedes de freguesia no Concelho de Tomar, desconheço no entanto se os oragos são os que refere. Ainda em relação à Serra, sei que na Torre do Tombo existem livros paroquais muito antigos, no entanto, não lhe sei dizer o mesmo em relação à Asseiceira pois nunca pesquisei famílias dessa freguesia. O lugar de Cabeças fica também situado no Concelho de Tomar, existem no entanto Cabeças, Cabeça e Pai Cabeça. Por fim a Quinta do Valle, hoje convertida em Turismo de habitação, pertence aos Valle de Castro (Nova Goa), cuja família está associada a diversas outras muito estudadas e conhecidas sendo que um dos ramos está associado aos Folque de Gouveia, de Ferreira do Zêzere (in Anuário). São por isso todos são aldeias com excepção da Quinta do Valle, que, no entanto, por ser muito grande tinha muitos habitantes, assalariados ou até vizinhos da Quinta e da família proprietária.
Espero para já ter satisfeito a sua dúvida disponibilizando-me para qualquer outra informação.
Despeço-me com amizade,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#12746 | Sousa-Tavares | 12 nov 2001 17:27 | Em resposta a: #12740

Caro Paulo Alcobia Neves,

mais uma vez, muito obrigado pela sua ajuda. A caligrafia da certidão de nascimento é de difícil compreensão, daí alguns problemas em saber os nomes exactos dos lugares. Mas dado que os reconheceu todos, creio que os terei percebido bem!

Até breve. Receba um abraço.

Hugo Sousa Tavares, hsta@hotmail.com

PS: o livro acerca da Fábrica de Fiação de Tomar é interessantíssimo!

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#12747 | ACorreia | 12 nov 2001 17:31 | Em resposta a: #12740

Caro Paulo Alcobia Neves
Há algum tempo e noutro tópico, pedi-lhe se tinha alguns elementos referente à família Correia que tinha uma quinta em Portomar, próximo do cemitério de Ferreira. Agradeço qualquer informação que possa disponibilizar.
Cumprimentos
A. Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#12760 | Paulo | 12 nov 2001 21:03 | Em resposta a: #12747

Caro A. Correia,

Recebi a sua mensagem à qual julgo ter então respondido. De facto conheço a Quinta e tenho informação de que a família Correia que refere terá vindo residir em Tomar, no entanto não sei muito mais. Tenho no entanto diversos registos de diversos Correias (e Corrêas), do Concelho de Ferreira do Zêzere em várias épocas como sejam os Marçal Correia da Silva, oriundos de Sernache do Bonjardim, os Alves Correia, oriundos de Cabaços ou os Correias do Carril, freguesia de Dornes. Tenho imenso interesse em trocar informações a respeito desta família no sentido de verificar se se trata de uma ramificação das supracitadas ou se é uma outra família do mesmo apelido. Peço-lhe por isso, caso seja possível, o favor de me enviar mais elementos sobre esta família, para aqui ou para o meu email: jpan@clix.pt

Um abraço

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#12814 | jpereira | 13 nov 2001 15:53 | Em resposta a: #490

Caro sr. Paulo Alcobia Neves,

Ando há tempos a recolher elementos sobre as famílias Nunes Ribeiro e Pereira Mendes de São João Baptista de Tomar, as quais se encontram intimamente ligadas.
Um dos Nunes Ribeiro que me interessam está representado na base de dados do Genea Portugal (id=60408) por entroncar nos Limas (depois Lima Mayer) da referência LFM. Creio também que uma Pereira Mendes (id=58312) cunhada do mesmo deve pertencer aos Pereira Mendes que me interessam, mas não possuo melhor indicação disso do que o simples facto de serem cunhados, o que é habitual entre as duas famílias.
Infelizmente pouco pude obter através dos Registos Paroquiais, visto quase nada subsistir anterior ao século XIX.
Gostaria de saber se por eventualidade tem elementos de outras fontes ou me sabe encaminhar no sentido de os obter.

Com os melhores cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#12871 | Sousa-Tavares | 14 nov 2001 12:15 | Em resposta a: #12740

Meu caro Paulo Alcobia Neves,

desejo que esteja a ter um bom dia!
Saberá indicar-me a quem me devo dirigir para obter os assentos de nascimento destas pessoas que pesquiso?
A certidão de nascimento que pedi à Conservatória do Registo Cívil de Tomar refere a uma pessoa que nasceu em 1905. Naturalmente que a de seus pais já não poderá ser encontrada aí (creio). Segundo julgo saber seguem para a Torre do Tombo, correcto? As certidões de nascimento peço-as pela Internet e devo dizer que o serviço é excelente! Chegam aqui à Holanda em menos de uma semana.
Quanto à Torre do Tombo, sabe se se lhes pode escrever a pedir tal registo, ou se apenas disponíbilizam os arquivos para consulta in loco?
Estou um pouco sem saber como prosseguir...
Aqui há um tempo solicitei um destes registos à conservatória de Portalegre (tinham-me informado que nela se conservam os registos, mesmo os anteriores a 1900, dessa cidade), mas não me responderam, de modo que não sei se é possível obtê-los assim.
Também não possuo as datas de nascimento das pessoas que pretendo procurar, pois na certidão de nascimento da filha não vem referida tão pouco a idade dos progenitores. Dado que são provenientes de freguesias que julgo pequenas, não será um obstáculo.
Já agora: os livros estão agrupados por freguesias e posteriormente por anos?
Estão na Torre do Tombo os registos de nascimentos dessas freguesias de cerca de 1880?
Peço desculpa de o estar a incomodar com estas perguntas...

Melhores cumprimentos,

Hugo de Sousa Tavares, hsta@hotmail.com ou hugo.sousa-tavares@nl.unisys.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#12895 | Paulo | 14 nov 2001 15:57 | Em resposta a: #12871

Caro Hugo Sousa Tavares

Retribuindo os votos de um bom dia, venho por este meio tentar responder às questões que me coloca, assim, e no que concerne à questão referente aos livros, nas freguesias de Tomar, a partir de meados do século XIX os livros são anuais e por freguesia sendo nalguns casos mistos (b+c+o), acontece porém que a cidade de Tomar, que é composta por duas freguesias e tem uma particularidade, inédita nesta região em livros anteriores à implantação da Republica, que é a existência de livros comuns às duas freguesias.

Ainda e relativamente à localização dos mesmos posso adiantar-lhe que se encontram dispersos pela Torre do Tombo e pelo Arquivo Distrital de Santarém, locais que frequento com alguma regularidade pelo que me ofereço para lhe fazer as buscas pretendidas.

Quanto à questão das conservatórias, existem casos em que por atraso, lapso ou simples desinteresse os livros com mais de cem anos perduram nesses locais. Existem também casos em que apesar de os envios estarem actualizados há um ou outro livro que por estar a ser fotocopiado ou consultado ou fora do sítio por qualquer outro motivo, no momento da remessa, permaneceu na Conservatória. Conheço um livro de 1830 que se mantém na respectiva conservatória porque alguém o decidiu aproveitar (as folhas em branco) para colocar registos do inicio do século XX...
Ficando ao seu dispor para o que pretender, renovo o meu interesse na consulta da "papelada" da Fábrica.

Um abraço

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#12896 | Paulo | 14 nov 2001 16:09 | Em resposta a: #12814

Caro Sr. João Pereira,

Conforme acabo de dizer na resposta ao Hugo Sousa Tavares, há periodos em que um só livro acumula registos de São João Baptista e Santa Maria pelo que lhe recomendo a pesquisa nas referidas fontes. Por outro lado a família Pereira Mendes tem um passado muito estudado no Município de Tomar, nomeadamente através do edil António Pereira Mendes. Julgo ter na minha colecção de manuscritos algumas cartas de um advogado com este nome. Não será descabida uma consulta aos Anais do Município de Tomar, de Amorim Rosa, caso ainda não o tenha feito, ou também à colecção de imprensa regional da Biblioteca Municipal de TOmar.

Caso resida em Tomar ou passe por cá terei o maior gosto em o conhecer pessoalmente e tentar coloborar com as suas pesquisas.

Despeço-me com amizade

Paulo ALcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#12963 | jpereira | 15 nov 2001 11:46 | Em resposta a: #12896

Caro sr. Paulo Alcobia Neves

Muito agradecido pela sua amável resposta.
Quanto aos registos de Santa Maria de Tomar, tomei nota para na primeira oportunidade os consultar.
No que diz respeito aos estudos do edil António Pereira Mendes, muito gostaria de ter mais pormenores. Tenho na minha base de dados três António Pereira Mendes. Possivelmente nenhum deles é o edil que refere, mas com grande certeza haverá uma ligação próxima.

Finalmente agradeço também as referências às outras colecções que indica. Procurarei deslocar-me a Tomar quando possível para pesquisar na Biblioteca e entretanto vou tentar localizar os Anais do Município de Tomar aqui por Lisboa, onde resido.
Desde já tomo a liberdade de aceitar a oferta de colaboração e quando fôr a Tomar contacta-lo-ei previamente. Se entretanto se "cruzar" com algum dado que verifique me possa interessar, agradeço qualquer informação. Igualmente me ofereço para lhe passar os nomes de que disponho de pessoas destas famílias e outras a elas ligadas, se achar que lhe podem interessar, para o que me pode contactar pelo endereço jpereira@ipimar.pt

Com os melhores cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#12976 | Sousa-Tavares | 15 nov 2001 14:45 | Em resposta a: #12896

Meu caro Paulo Alcobia Neves,

acabei de lhe mandar um e-mail para o endereço jpan@clix.pt, que está publicado neste tópico. Espero que ainda seja o mesmo.

Receba os meus melhores cumprimentos,

Hugo Sousa Tavares, hsta@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#13299 | marty27 | 21 nov 2001 13:35 | Em resposta a: #12732

No concelho de Tomar, as freguesias:
Serra, o seu orago é Nª Srª da Purificação;
Vila da Asseiceira, o seu orago é igualmente Nª Srª da Purificação. Estas e outras informações semelhante (lugares, oragos, etc.), podem ser consultados num dicionário corográfico.
Como possuo antepassados nestas duas e em outras freg. do concelho de Tomar (nomeadamente no lugar de Pai Cabeça da freg. da Serra), talvez o possa auxiliar na sua pesquisa.
Nuno Alves
nunomalves@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#13936 | doria_gen | 08 dez 2001 21:30 | Em resposta a: #12740

não exatamente de Tomar, mas de Chamusca, descendo de um Manuel do Valle, o Velho, nascido c. 1640, alcaide-pequeno (e segundo um documento), alfaiate. Dele, em diante, tenho toda a linha documentada, até minha bisavó D. Maria do Carmo do Valle, filha de João Maria do Valle (está em Sanches de Baena), casada com Francisco de Barros e Accioli de Vasconcellos.

Mas - e para cima? Teria algo a ver com os Valles de Tomar?

Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#14022 | pedroafigueira | 10 dez 2001 14:40 | Em resposta a: #12732

Caro Sr Sousa Tavares,
para sua ajuda: penso que a Quinta do Valle a que refere o documenos será a Quinta de Sant'ana da Guerreira (Valle), no lugar da Guerreira, Asseisseira.
A quinta pertence aos Valle desde o século XVI ou XVII. Hoje em dia aos Valle de Castro, descendentes dos Valle de Sousa e Menezes.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#14023 | ACorreia | 10 dez 2001 14:51 | Em resposta a: #12760

Caro Paulo Alcobia
Depois desta sua resposta, que volto a agradecer, mandei para o seu email uma nota sobre os Marçal Correia de Sernache. Não recebeu?
Sobre os Correia de Tomar, refiro o nome dois irmãos:
Aníbal Pimentel Correia, oficial do exército, e
José Pimentel Correia.
Atem algumas referências?
Cumprimentos
A. Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#14119 | Paulo | 11 dez 2001 21:09 | Em resposta a: #14023

Exmo Sr. A. Correia,

Lamento informar que nao recebi o email que refere. O meu email e jpan@clix.pt agradeco que me reenvie se possivel a supracitada informacao.

Melhores cumprimentos

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#16246 | FSA | 25 jan 2002 17:50 | Em resposta a: #490

Meus Senhores,
Descendo de Josepha Inácia da Silva, natural de Tomar. Filha de António Gomes Monteiro (Juiz dos Órfãos de Tomar, cerca de 1650) e de sua mulher Ana Maria Thereza da Silva. Neta paterna de João Gomes Monteiro e de Maria Vaz Abadeça. Se me puderem adiantar mais algo sobre estas pessoas agradeço.
Com os meus cumprimentos,
Fernando Serrão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#16349 | S.João de Rei | 28 jan 2002 19:11 | Em resposta a: #490

Torres Vedras, 2002-01-28



Caro Paulo Alcobia Neves


Peço-lhe o favor, de contribuir para o tópico de “os Castilho”.
A importantíssima relação dos Castilho com Tomar e Ferreira do Zêzere, é patente pelo menos durante a primeira fase, em que se estabeleceram em Portugal.
Depreendo que a família terá passado pelo menos um século em Tomar, Século XVI a XVII.

Os vínculos da família de Maria Quintanhilha, casada com João de Castilho seriam os localizados no Concelho de Loures?

Diogo de Castilho Coutinho ( o negro) guarda-mor da Torre do Tombo (C.R. de 11 de Outubro de 1612), alcaide-mor e comendador de Moura, na Ordem de Avis e sr. (primogénito) da Casa dos Castilho de Tomar, que faleceu em 1632, seria filho de António de Castilho, dr. ( Cronista-mor do Reino), que refiro em 3.1.1.?

Os irmãos de António de Castilho, que foi o cronista-mor do Reino, Pedro e Diogo terão tido a descendência, que se liga aos Viscondes de Castilho, século XIX que já viviam em Lisboa ?

Luísa Inácia Coutinho (Castilho) não terá tido mais irmãs que tivessem ficado em Tomar, após o seu afastamento para o Minho para se ligar aos Azevedo Coutinho, de S. João de Rei ?

Os vínculos em Tomar deveriam ser administrados directamente por alguém até á sua extinção ? A consignação dos rendimentos das quintas efectuou-se em 1735 para pagamento de dívidas. As propriedades foram executadas por volta de 1750.

Agradeço desde já, toda a ajuda que poder dar.

Cumprimentos,


José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#17457 | Sousa-Tavares | 20 fev 2002 15:56 | Em resposta a: #13299

Olá Nuno!

Tentei já por várias vezes enviar-lhe mensagens para este e-mail que aqui deixou e pelo qual me enviou algumas mensagens. Por acaso mudou de e-mail?

Melhores cumprimentos,

H. Sousa Tavares, hsta@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#17458 | Sousa-Tavares | 20 fev 2002 16:01 | Em resposta a: #13299

Olá Nuno!

Tentei já por várias vezes enviar-lhe mensagens para este e-mail que aqui deixou e pelo qual me enviou algumas mensagens. Por acaso mudou de e-mail?

Melhores cumprimentos,

H. Sousa Tavares, hsta@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#26164 | LCM | 07 set 2002 19:01 | Em resposta a: #13299

Caro Nuno Alves,

Procuro elementos sobre a ascendência de Francisco Botelho Leitão e sua mulher Domingas Moniz, pais de duas filhas casadas na Chamusca, nascidas no fim do séc. XVII.

Obrigado.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#26236 | bravo | 09 set 2002 14:02 | Em resposta a: #26164

Caro Lourenço
as minhas pesquisas incidem principalmente no concelho de Tomar, pelo que não o poderei ajudar nesta sua dúvida.
Se procurar algo em Tomar talvez o possa ajudar.
Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#35055 | PinheirodeCampos | 07 fev 2003 12:58 | Em resposta a: #490

Caro Paulo

Descendo de Tomar e de Ourém e as famílias que me interessam são:

Pinheiro - Seiça, Sabacheira, Chão de Maçãs
Figueiredo - Tacoaria (Seiça)
Sousa - Comenda (Sabacheira)

Há ainda uns ereira Mendes que me interessam e que penso que ao João Pereira também por terem casado com gente descendente de Bragança.

Já agora, o Paulo reside em Tomar? Vivi muitos anos aí onde minha avó era farmacêutica.

Um abraço

Filipe
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#35066 | jpereira | 07 fev 2003 13:59 | Em resposta a: #35055

É verdade que me interessam, como aliás já anteriormente referi neste mesmo tópico. Pereira Mendes e Nunes Ribeiro, com ligações de consanguinidade frequentes entre si, estão ambos ligados a descendentes de Lima, de Bragança.
Infelizmente não me tenho podido dedicar a investigações sobre estes ramos.

Melhores cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#35314 | Paulo | 11 fev 2003 18:55 | Em resposta a: #35055

Caro Filipe,

Lamento informá-lo mas os dados que possuo relativos ao Concelho de Tomar não abrangem as freguesias que refere.
Tenho de facto algumas transcrições de registos das freguesias da Junceira, Olalhas, Alviobeira, Casais e ainda de Tomar-cidade.
Anotei no entanto o que procura para o acaso de "tropeçar" nalguma informação.

Presentemente resido em Tomar mas o meu conhecimento de gente coeva é limitado já que aqui estou há pouquíssimo tempo.

Um abraço,

Paulo Alcobia Neves
jpan@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Junceira-Tomar

#35358 | sucora | 12 fev 2003 15:28 | Em resposta a: #35314

Olá Paulo!

Espero que estejam todos bem.
Será que nos teus dados não consta um Manuel Rodrigues David nascido em 1849/1850 na Junceira-Tomar, filho de David Rodrigues e Maria da Conceição ?

Bjs,
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Junceira-Tomar

#35591 | Paulo | 15 fev 2003 16:24 | Em resposta a: #35358

Olá Susana,

Está tudo bem por cá, espero que convosco também.
Quanto aos nomes que referes não tenho nada. Na freguesia da Junceira o que tenho é relativo aos costados do meu avô materno nomeadamente as famílias Vicente, Godinho, Magalhães, Gomes e Alves.
Aliás o Nuno Alves, nosso confrade neste Fórum tem esta freguesia muito bem estudada e talvez ele disponha de algum elemento.

Bjs x (3+1),

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#36112 | PA | 21 fev 2003 15:24 | Em resposta a: #13299

Caro Nuno Alves,

Pesquiso algumas famílias - Oliveira, Jacinto, Nunes e Monteiro - da freguesia da Serra em Tomar:

1) Manuel Nunes de Oliveira, n. 30-10-1915, filho de José Nunes de Oliveira, n. 1892 e de Maria Jacinta n. 1890. Casou com Miquelina Monteiro Jacinto, sua prima, na freg. Serra em 1939, filha de José Jacinto e de Miquelina Monteiro.

2) José Nunes de Oliveira, n. 1892, filho de José Nunes de Oliveira e de Ana Maria e neto de Jacinto Nunes, este último que em 1913 morava no lugar do Outeiro do Forno, freg. Serra.

3) Maria Jacinta, n. 1890 e José Jacinto, n. 1893, ambos filhos de Manuel Jacinto e de Ana Maria.

Dado que tem alguns dados sobre esta freguesia de Tomar, será que estes nomes constam?

M. cumprimentos,

A Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#36177 | bravo | 22 fev 2003 12:20 | Em resposta a: #36112

Caro A Pinto Abreu

tenho alguns poucos dados sobre uns Nunes de Oliveira, de Pai Cabeça, que se entrelaçam com a minha família, embora estes sejam ligeiramente mais antigos. Mas devido aos nomes serem tão comuns, pode ser que nada tenham a ver.
Todos estes nomes existem, inclusive o Monteiro no lugar de Casa Nova, freg. da Serra. Devo dizer-lhe que existem infelizmente muitos poucos livros da Serra (até 1800).
Já agora gostava de lhe perguntar se tem algo a ver com os Pinto Abreu, que viveram na freg. da Atalaia, conc. Gavião, dist. Portalegre? A minha família paterna é daí.
Por favor contacte-me para
nunomalves@hotmail.com

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#36193 | luis262 | 22 fev 2003 17:36 | Em resposta a: #2510

Caro Francisco Braz Teixeira:
Uma tia avó minha, Maria da Conceição Simões Pinho Freire de Figueiredo http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=144193 , da casa dos Pimentéis Teixeiras, com solar em Maçãs de D. Maria, casou com um primo, José Bráz Simões ,que era dessa região.Não tiveram filhos. Não sei se isto lhe poderá interessar...
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#37102 | Paulo | 04 mar 2003 15:30 | Em resposta a: #14023

Caro Sr. A. Correia,

Volto a este tópico por dois motivos, a primeiro prende-se com a localização de alguns descendentes dos correias que refere, aqui em Tomar. Mais concretamente no estabelecimento Abelha, de que são proprietários.
Quanto aos Marçais de Sernache, gostava de saber se tem alguma informação sobre a ascendência do Embaixador João Marçal de Almeida.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#37103 | Paulo | 04 mar 2003 15:30 | Em resposta a: #14023

Caro Sr. A. Correia,

Volto a este tópico por dois motivos, a primeiro prende-se com a localização de alguns descendentes dos correias que refere, aqui em Tomar. Mais concretamente no estabelecimento Abelha, de que são proprietários.
Quanto aos Marçais de Sernache, gostava de saber se tem alguma informação sobre a ascendência do Embaixador João Marçal de Almeida.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Junceira-Tomar

#55605 | vbriteiros | 16 jan 2004 23:48 | Em resposta a: #35591

...........

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Junceira-Tomar

#55607 | vbriteiros | 16 jan 2004 23:52 | Em resposta a: #35591

Caro Paulo Alcobia Neves
Pretendia saber se tem elementos sobre Gamas de Tomar.
As mensagens que lhe enviei recentemente para o e-mail que indicou neste tópico, foram-me devolvidas. Tem novo endereço?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#56347 | vbriteiros | 29 jan 2004 21:55 | Em resposta a: #490

Caro Paulo Alcobia Neves
Renovo o meu pedido de informação sobre a existência de Gamas em Tomar no sec XVIII, mais especificamente entre 1740 e 1777.
Desde já lhe agradeço a resposta que me possa facultar.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#56661 | Paulo | 02 fev 2004 19:22 | Em resposta a: #56347

Caro Vasco Briteiros,

Peço desculpa pelo atraso mas estive algum tempo sem aceder à Net. Quanto à família Gama em Tomar lamento informar mas não possuo nenhum elemento genealógico.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#56667 | vbriteiros | 02 fev 2004 20:32 | Em resposta a: #56661

Caro Paulo Alcobia Neves
De qualquer modo muito obrigado pela sua resposta.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#56680 | jliberato | 02 fev 2004 22:41 | Em resposta a: #56661

Meu caro Paulo,
Viu a pergunta que lhe fiz no tópico "Vila de Rei", já há algum tempo?
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#56716 | anna | 03 fev 2004 11:36 | Em resposta a: #56667

Caro Sr. Vasco Briteiros,

A poucos quilómetros de Tomar, existe a vila de Alvaiázere, berço de uma das mais conceituadas famílias da região, a família Ferreira da Gama (que dizem ser descendentes de Vasco da Gama); penso que existem alguns dados sobre eles, num livro do Dr. António Baião (que foi Director do ANTT), sobre o concelho de Ferreira do Zêzere. Talvez a partir daqui consiga mais informações.

Os meus cumprimentos,
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#56747 | vbriteiros | 03 fev 2004 16:52 | Em resposta a: #56716

Cara Anna.
Muito obrigado pela sua informação. Vou tentar encontrar e consultar o livro que indica
Respeitosos cumprimentos.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#56750 | anna | 03 fev 2004 17:12 | Em resposta a: #56747

Caro Sr. Vasco Briteiros,
Eu tenho o livro em casa; logo à noite vou procurar o que existe sobre o assunto e far-lhe-ei a transcrição do texto.
Os meus sinceros cumprimentos,
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#56769 | vbriteiros | 03 fev 2004 19:44 | Em resposta a: #56750

Muito obrigado
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#56841 | anna | 04 fev 2004 14:20 | Em resposta a: #56769

Bem, caro Vasco Briteiros, aqui vai o que apurei:

pág. 88 - "A Vila e o Concelho de F. de Zêzere"

"A propriedade da Torre da Murta voltou pois para poder dos freires de Cristo. Por esse tempo, era governador e administrador da Ordem de Cristo o imortal Infante D. Henrique, e como considerasse valioso o emprazamento de propriedade de tanto futuro, fê-lo a Martim Correia da Silva, guarda-mór do mesmo Infante, conforme diz Carvalho da Costa (Corografia portuguesa, t. III, pág. 222).
----------
Tendo porém, exercido os lugares de guarda-mór do Infante D. Henrique e do seu conselho, não recebeu as moradias e tenças devidas e que montavam a 73.463 reais brancos por morte do dito Infante.
Por esse motivo, el-rei D. Afonso V, testamenteiro do glorioso D. Henrique, lhe deu como paga uma casa com seu assentamento e vinha em Tomar, a 25 de Março de 1461 (livro 5º da Estremadura , fl.156)
Nota minha: esta casa não é a da Torre da Murta.

Foi 1º senhor do Torre da Murta, casado com D. Leonor da Silva, filha de Fernão Martins do Carvalhal, alcaide-mór de Tavira, e deles nasceu aquele que Carvalho da Costa e os genealogistas nos dizem ter sido o 2º senhor da Torre da Murta.
Nota minha: que será: Henrique Correia da Silva

A Henrique Correia da Silva sucedeu seu filho Ambrósio Correia da Silva, 3º senhor da Torre da Murta.
-----
pág. 96
por volta de Janeiro de 15-8...
Foi por esta altura que Ambrósio Correia da Silva casou com D. Joana de Castro, a quem dotou com arras no valor de 700.000 reais; e esta quantia, por não haver haver propriedade em que pudesse ser empregue, foi depositada nas mãos de António da Gama, pessoa muito da amizade da família, moradora em Lisboa, na Rua das Canastras, onde se costumava hospedar Martim Correia.
pág. 102
Entretanto vamos encontrá-lo (a Ambrósio C. da Silva)como capitão de um navio de remo na grande armada com que D. Estevão da Gama partiu para o Mar Roxo e naquela em que Martim Afonso de Sousa partiu para o pagode de Tremel (Ásia- Diogo do Couto).
Entre inúmeros cargos, foi embaixador de Portugal em Castela, substituindo D. Duarte de Almeida, em 23 de Julho de 1558).
pág. 214
Carvalho da Costa, ocupando-se deste assunto, diz-nos que o 4º senhor da Torre da Murta, Henrique Correia da Silva casou com D. Luisa da Silva e não teve filhos e lhe sucedeu seu irmão Luis da Silva Correia, que foi 5º senhor da Torre da Murta e casou com D. Violante Pereira, filha de Estevão Ferreira da Gama e de D. Mécia Pereira e tiveram filhos:
Paio Correia da Silva
Martim Correia da Silva, que não casou
e D. Joana da Silva, casada com seu parente Ambrósio Pereira Pestana, senhor do morgado da Lourinhã, de que há descendência.
Paio Correia da Silva foi 6º senhor da Torre da Murta, casou com D. Paula da Silva, filha do Dr. Simão Soares de Carvalho, do Conselho de El-rei e seu desembargador do Paço e tiveram filhos:
Luis Correia da Silva (que nos princípios do séc. XVIII) é o 7º senhor da Torre da Murta, padroeiro da igreja das religiosas de Santa Clara da vila do Torrão e chefe dos Correia da Silva, e a D. Joana da Silva, casada com Mateus de Vasconcelos (Corografia portuguesa, vol. III, pág. 223).

Evidentemente que não transcrevi tudo.... seria bem longo! Dá-lhe, todavia para ter uma ideia de que os da Gama estavam bem ligados a Tomar, Torre da Murta (Alvaiázere, hoje concelho de Leiria, mas convém realçar que naquela zona, os distritos de Santarém e Leiria são tipo: um lado da estrada é Leiria, o outro é Santarém...); a família Ferreira da Gama, de Alvaiázere, tem a sua casa de família mesmo na vila de Alvaiázere.
Como tb os senhores da Torre da Murta tiveram propriedades em Tomar, talvez tenham aí vivido tb descendentes de apelido "da Gama".
Queria ainda dizer-lhe que o referido livro do Dr. A. Baião, se pode encomendar directamente à Câmara Municipal de F. do Zêzere~.
Espero de alguma forma ter-lhe dado "uma pista" para poder avançar nas suas pesquisas.
Cordialmente,
Anna Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#56906 | vbriteiros | 04 fev 2004 22:28 | Em resposta a: #56841

Cara Anna Cruz.
Obrigado pela sua informação. Vou continuar as minhas pesquisas e nelas incluir a dica que me facultou.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#56937 | anna | 05 fev 2004 10:03 | Em resposta a: #56906

Caro Vasco Briteiros,
Ontem, cometi um lapso, que passo a rectificar:

pág. 102
......Entretanto vamos encontrá-lo (a Martim Correia da Silva e não Ambrósio como escrevi)como capitão de um navio de remo na grande armada com que D. Estevão da Gama partiu para o Mar Roxo e naquela em que Martim Afonso de Sousa partiu para o pagode de Tremel (Ásia- Diogo do Couto).
Entre inúmeros cargos, foi embaixador de Portugal em Castela, substituindo D. Duarte de Almeida, em 23 de Julho de 1558). Também foi governador de Ceuta.
Martim Correia da Silva era irmão de Ambrósio Correia da Silva e foi tutor de seus sobrinhos, por morte do irmão. A tutoria foi retirada à viúva de Ambrósio C. da Silva, desconhecendo-se os motivos.
Cumprimentos,
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#82827 | Naldo | 26 jan 2005 22:52 | Em resposta a: #2506

gostaria de saber se tem registros de Maria do rosario dias de chao de maças

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#82852 | Lobo | 27 jan 2005 12:45 | Em resposta a: #37102

Caro Paulo Alcobia Neves

Mais vale tarde que nunca! Desculpe esta resposta quasi dois depois da sua mensagem.
Ignoro que algum descendente dos Correias que lhe referi na mensagem anterior estejam ligados ao estabelecimento Abelha.

Os que conheço são médicos (dr. Carlos Correia Tavares), analista (dr. José João Correia), arquitecto (arqtº. José Ricardo Correia), bancários (José Correia de Vasconcelos), além de outros.

O primeiro Correia da família que refiro era natural da Covilhã, foi para Tomar como médico militar em meados do séc. XIX. Foi também médico no Hospital da Misericórdia e tem uma rua na Além da Ponte a perpetuar a sua memória.

Quanto aos Correias de Cernache conheci o Dr. Gil Marçal professor de francês no Colégio Nun'Álvares e o Dr. Jorge Marçal, também professor e dentista. o Dr. Gil era cunhado do Sr. Ílidio Marçal director do Colégio.

Não sei se estes elementos têm qualquer interesse para si.

Com os melhores cumprimentos

A. Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#127575 | JTAQUINO | 06 set 2006 13:20 | Em resposta a: #13299

Caro Nuno Alves,
Tenho uma 3ª avó batizada na Igreja de N. Sra. da Purificação da Vila de Asseiceira por volta de 1826 registada com o nome de Maria Guilhermina da Costa e Silva filha de Manuel Norberto da Costa e Silva e Josefa Marcelina da Costa e Silva(ambos naturais de Asseiceira).
Por acaso algum destes nomes lhe diz alguma coisa ?

Muito obrigado,
João Tomás de Aquino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#183483 | Paulo | 04 fev 2008 12:15 | Em resposta a: #127575

Caros confrades,

Gostava de saber se alguém tem informações relativamente a um

Matias de Faro Viana Pereira de Almeida (vide base de dados)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=408207

Obrigado.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#183488 | Mavasc | 04 fev 2008 12:28 | Em resposta a: #183483

Caro confrade Paulo Alcobia Neves

Julgo que estuda famílias de Tomar. Por acaso já se deparou com uma família Sá Furtado de Mendonça?

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#183491 | MLS | 04 fev 2008 13:36 | Em resposta a: #183483

Caro Paulo

Como vai? Há já bastante tempo mandei-lhe uma mensagem para o seu e-mail que provavelmente não recebeu.

Mas aproveito agora para lhe perguntar se nos seu dados terá por acaso um meu antepassado (não do meu lado materno de que já conversamos em Tomar) mas do meu lado paterno. Trata-se de um João Correia de Mendonça, casado no Porto no ano de 1733, natural da freguesia de S. João Baptista de Tomar, filho de João Fernandes de Mendonça e de sua mulher Maria Correia. Agradeço imenso qualquer ajuda que me possa dar.

Estou morta por voltar a Tomar, até porque lhe quero devolver a fotografia que me emprestou da casa de Pias. Além de que, por avaria grave do meu computador, perdi todas as fotos que tirei das casas quando aí estive. Vou ter de repetir tudo.

Um abraço. Aguardo ansiosamente uma resposta sua

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#183495 | Paulo | 04 fev 2008 14:16 | Em resposta a: #183491

Cara Maria de Lourdes,

Folgo muito em ter notícias Suas.

Infelizmente não tenho qualquer informação sobre João Correia de Mendonça mas vou estar atento em futuras pesquisas.

Quando quiserem regressar a Tomar já sabem, são muitíssimo bem vindos. Ás vezes encontro o Vosso primo aqui por Tomar.

Facndo a aguardar Vossa visita aguardar a maior expectativa despeço-me com os meus melhores cumprimentos e amizade,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#226568 | edmiroma | 16 abr 2009 21:01 | Em resposta a: #183483

Boa Noite!

Gostava de saber se alguém tem informações sobre a minha bisavó Maria Henriqueta Duarte nascida em 1878 ou próximo na freguesia de S. João Baptista, Tomar, filha de João Duarte Cláudio e Rosa Maria Duarte.

Obrigado,

Ana Pinto da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#231691 | RODRIGO76 | 10 jun 2009 15:26 | Em resposta a: #12747

Caro A.Correia

Sou bisneto de Maria do Céu de Pimentel Correia, que habitava na quinta de Portomar em Ferreira. Caso esteja interessado em fotos ou outras informações deixo o meu email rodrigocorreiatavares@gmail.com

Mc.

Rodrigo Correia Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tomar

#231692 | RODRIGO76 | 10 jun 2009 15:34 | Em resposta a: #12760

Caro Paulo

Sou bisneto de Maria do Ceu de Pimentel Correia que habitou na quinta de Portomar e posteriormente no convento de Santa Iria já em Tomar, será que me poderia fornecer alguns dados sobre os meus antepassados para(rodrigocorreiatavares@gmail.com).


Mc.

Rodrigo Correia Tavares

Resposta

Link directo:

Famílias de Tomar

#439008 | Diana1234 | 03 fev 2022 13:15 | Em resposta a: #490

Bom dia.
Eu gostaria de saber se têm informações acerca de uma família que vivei na Quinta do Ó em Vale Florido e que mandou construir a capela que a mesma possuí, sendo os nomes que encontrei foram de João Gomes da Costa e a sua mulher Antónia da Costa.
desde já agradeço o tempo disponibilizado para me ajudar.
Os melhores cumprimentos
Diana Marques

Resposta

Link directo:

Famílias de Tomar

#449617 | Bedore | 20 ago 2023 23:44 | Em resposta a: #490

Descendo de uma tradicional, numerosa e antiga família de Atibaia/SP cujo tronco chamava-se JOÃO PEREIRA PACHECO natural de Tomar que imigrou para o Brasil no início do século XVIII. Gostaria de saber onde eu posso pesquisar sobre seu batismo e, consequentemente descobrir suas origens?
Adriano Bedore

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 17:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen