Infanta Eulália, Rainha de Portugal?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Infanta Eulália, Rainha de Portugal?

#49049 | Monigo | 03 out 2003 14:38

Por favor

um amigo espanhol está a escrever uma biografia sobre a Infanta Eulália de Espanha (1864-1958).
E a grande questão é:

porque Eulália não se casou com D. Carlos de Portugal?

Os dois tinham praticamente a mesma idade.

O parentesco não era tão próximo.

Portugal e Espanha sempre tiveram a tradição de casamentos reais.

A Família Real espanhola tinha todo interesse em este casamento para "assegurá-la" no trono (Alfosno XII reconquistou o trono de sua mâe em 1875).

A Rainha D. Maria Pia e D. Luís tinham interesse em apagar a memória da candidatura Hohenzollern e o reinado Savoia em Espanha em 1870 e fazer as pazes com os Borbóns.

Entre 1879 e início dos 1880s os Reis de Portugal e Espanha se encontraram algumas vezes.

Então porque não houve casamento?

O Marquês de Lavradio em suas memórias dá uma pista, mas alguém saberia mais a este respeito?

Muito obrigado

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Infanta Eulália, Rainha de Portugal?

#49100 | JBdeS | 05 out 2003 02:14 | Em resposta a: #49049

Alberto Penna Rodrigues,

Além das "Memórias" do Marquês de Lavradio, li na biografia espanhola da Infanta Dona Eulália que foi esta que não quis casar com D. Carlos, causando escândalo ao interessar-se "muito" por um dos membros da comitiva de Sua Majestade. O casamento fazia parte dos planos dos Reis de Portugal e Espanha.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Infanta Eulália, Rainha de Portugal?

#49108 | Monigo | 05 out 2003 12:50 | Em resposta a: #49100

Prezado José Berquó de Seabra

li as memórias e também a biografia de Eulália escrita por Pilar Garcia Louapre e não me lembrava que a autora fez menção ao incidente...
Mas onde há mais fontes em Portugal sobre o assunto?
Será que algum membro do Fórum saberia dizer?
Será que o Visconde de Asseca ou o actual Marquês de Lavradio têm papéis sobre o assunto ou sabem algo?
Penso em contactá-los pois o português de meu amigo espanhol é limitado.

Muito obrigado

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Infanta Eulália, Rainha de Portugal?

#49134 | José | 05 out 2003 19:53 | Em resposta a: #49108

Livrámo-nos de boa !!!

Eulália ficou conhecida como a "ovelha negra" da família.

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Infanta Eulália, Rainha de Portugal?

#49150 | MSPAGraça | 06 out 2003 12:01 | Em resposta a: #49049

Caro Senhor,

Sem dúvida - UF! «Livrámo-nos de boa !!!» (citando o Senhor JSPinto).

De qualquer modo, existe uma pequena biografia da referida Senhora Infanta no livro: BRICARD, Isabelle – «Les dynasties régnants d’Europe». Paris : Perrin, 2000. Pode ser que tenha algumas pistas de pesquisa.

Outro Arquivo a consultar deverá ser o da Casa de Bragança, creio que reunido no Paço Ducal de Vila Viçosa. Como é sabido, foi lá que El-Rei o Senhor Dom Manuel II mandou recolher os seus documentos. Presumo que os da Senhora Dona Amélia também lá estejam. Num destes acervos poderão existir referências ao caso que pretende.

Finalmente, também na Torre do Tombo poderão existir documentos contemporâneos ao que pretende.

Creio que, à semelhança do que acontecia na Casa Real Britânica, também os nossos últimos Monarcas faziam registos escritos das suas vidas. Conhecem-se algumas páginas de S.M.F. o Senhor Dom Manuel II, no que respeita ao Regicídio, aliás já publicados. E os restantes diários? Se os houver, estarão num dos atrás referidos Arquivos Ducal de Vila Viçosa ou Nacional da Torre do Tombo.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Infanta Eulália, Rainha de Portugal?

#49161 | Monigo | 06 out 2003 13:40 | Em resposta a: #49150

Prezado Sr. Manuel Azevedo Graça

muito obrigado.

Mas e o Palácio da Ajuda? Ao que me consta há um arquivo em este palácio.

Cordiais cumprimentos

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Infanta Eulália, Rainha de Portugal?

#49163 | MSPAGraça | 06 out 2003 13:56 | Em resposta a: #49161

Caro Senhor Alberto Penna Rodrigues

Agora que me fala no Palácio da Ajuda, realmente lembro-me de me ser referido um Arquivo ali existente. Inclusivamente, sei existir um inventário das Genealogias Manuscritas ali existentes, creio que publicado pelo Instituto Genealógico Brasileiro.

É outra pista possível...

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Infanta Eulália, Rainha de Portugal?

#49168 | rgc | 06 out 2003 14:26 | Em resposta a: #49163

A propósito de Genealogias Manuscritas refiro - o Índice Abreviado das GENEALOGIAS MANUSCRITAS do ARQUIVO NACIONAL DA TÔRRE DO TOMBO, por Carlos Alberto Ferreira,antigo funcionário da BIBLIOTECA DA AJUDA e depois da TT.
Foi publicada pela Imprensa Moderna, de Lisboa, no ano de 1937.
Cumprimentos.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Infanta Eulália, Rainha de Portugal?

#49366 | dcorrea | 08 out 2003 15:17 | Em resposta a: #49108

Será que esse caso está relacionado com o Marquês de Soveral. Este diplomata, no início da sua carreia, foi expulso de Espanha porque uma princesa espanhola, noiva e com casamento marcado, se teria apixonado por ele.

Resposta

Link directo:

RE: Infanta Eulália, Rainha de Portugal?

#49427 | Monigo | 09 out 2003 11:26 | Em resposta a: #49366

Sim

está relacionado com o Marquês de Soveral. Como você sabe? Você leu em algum lugar?

Muito obrigado

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Infanta Eulália, Rainha de Portugal?

#49440 | dcorrea | 09 out 2003 14:35 | Em resposta a: #49427

Li em tempos alguma coisa sobre o Marquês de Soveral, mas apenas pequenos textos. Lembro-me de num deles ter lido este episódio - parece que este diplomata suscitava grandes paixões entre o sexo feminino. Como sabe, é uma figura fundamental da nossa história, incompreensivelmente ignorada. Eu não sabia que o noivo da Infanta era D. Carlos. Recorde-se que o Marquês e D. Carlos eram amigos íntimos. Se calhar foi por o ter livrado da Senhora!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 15:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen