Familia Soller

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Soller

#493 | Maria | 12 out 2000 09:27

Desejava saber a origem do nome Soller.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Soller

#56383 | MSPAGraça | 30 jan 2004 10:58 | Em resposta a: #493

Cara Maria e demais Confrades

Venho renovar este pedido já antigo...

Gostava de saber mais qualquer coisa da Família Soller... se alguém puder ajudar...

Desde já agradeço

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Familia Soller

#56454 | aeiou2 | 31 jan 2004 11:12 | Em resposta a: #56383

Cara Maria e M Graça,
Há várias famílias com apelido Soller e que podem não haver qualquer ligação,na Suíça e em Espanha por exemplo.No familysearch encontrarão muitos Soller,com ancestral file.
Beijinhos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Familia Soller

#56488 | aeiou2 | 31 jan 2004 20:10 | Em resposta a: #56383

Na GELB,vol29,pág.565,há várias pessoas Soler,só com um l,e são originários da Catalunha e vieram para Portugal,séc XVIII,como músicos militares.Condiz com o familysearch.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Soller

#106904 | Matias | 06 dez 2005 14:06 | Em resposta a: #493

Carissima Maria:
Deixei-lhe uma mensagem no outro topico "Familia Soller".
Agradeço a sua atenção.
Com os melhores cumprimentos
Matias d'Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Soller

#106977 | mjborges | 07 dez 2005 11:49 | Em resposta a: #493

Cara Maria e demais confrades

Nas minhas pesquisas musicológicas encontrei dois irmãos músicos militares que nasceram em Portugal no século XIX, embora de origem catalã.: Jeronimo Soller (+1878) e Leonardo Soller (+1865). Vêm referidos no "Dicionário de musicos portugueses" de Ernesto Vieira (Lisboa, 1900) e eu passo a transcrever os dados que coligi sobre eles

Jeronimo Soller -Músico militar de origem catalã, embora nascido em Lisboa. Foi excelente clarinetista, tendo igualmente feito parte por diversas vezes da orquestra do S. Carlos tocando outros instrumentos como contrabaixo, viola e violino (Vieira, II, p. 339)assim como compositor para banda militar. Em 1838 torna-se o primeiro mestre de música da então criada Guarda Municipal de Lisboa constituída pelos melhores músicos militares (Vieira, ibidem).Foi um dos fundadores do Montepio Philarmonico e da Associação Musica 24 de Junho. É pai do pianista e compositor portuense Antonio Soller.
Envolveu-se nas agitações políticas do governo de D. Miguel tendo estado preso no castelo de S. Jorge até ser solto em 1833, colaborando depois nas restantes campanhas da liberdade (Vieira, II, p. 338).

Leonardo Soller (+1865) Músico militar, tal como seu irmão Jeronimo Soller. Foi excelente trompista, para além de, igualmente, tocar outros instrumentos (Vieira, II, p. 339).Foi mestre das bandas dos regimentos de infantaria 10 e 16.Foi, também, fundador do Montepio Philarmonico e da Associação Musica 24 de Junho.
Tal como seu irmão envolveu-se nas agitações políticas do período absolutista, estando igualmente preso e vindo a colaborar depois nas restantes campanhas da liberdade (Vieira, II, p. 339).
Soube há tempos que no Porto estavam a organizar uma exposição sobre o António Soller, que foi mais conhecido, de facto,mas não vi, ainda, se já tinha saído alguma publicação sobre o assunto.
Já agora gostaria de saber se alguém dispõe de mais informações sobre eles, pois não encontrei datas de nascimento deles, ainda, o que me permitiria ter uma identificação mais completa.

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Familia Soller

#137139 | Matias | 13 dez 2006 15:15 | Em resposta a: #106977

Cara confrade Maria José Borges:

Há muito que iniciei a minha pesquisa sobre a familia Soller em Coimbra. Toda a familia Soller presente hoje em dia em Coimbra é descendente de Antonio da Silva Soller, natural da cidade do Porto onde tera nascido (penso eu, pois a certidao de nascimento de um dos filhos diz que ele é do Porto sem especificar se la tera nascido) por volta de 1850. Sei ainda que este Antonio da Silva Soller era filho de Jose ou Joaquim Silva e Ignacia da Silva. Certo é que ja me desloquei ao ADP e nao consegui encontrar resgito nenhum do nascimento de Antonio da Silva Soller...
Nada mais sei e muito gostaria.
Sera que me pode ajudar nesta minha busca para mim tao complicada?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Soller

#137154 | abribas | 13 dez 2006 17:02 | Em resposta a: #137139

Caro confrade,
No manuscrito anónimo " Livro dos óbitos dos Professores de música que tem falecido na Cid. do Porto" cujo tópico aqui deixo http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=117995#lista vêm referidos dois Soler:
64- João Soler, natural de Lisboa, faleceu aos 13 de Março de 1836 com 38 anos.
170- João Antº Soler, natural do Porto, faleceu a 17-12-1867 com 39 anos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Soller

#137282 | Matias | 14 dez 2006 21:04 | Em resposta a: #137154

Caro confrade "A. B. Ribas":
Agradeço muito a amavel atençao. Consultei o topico que me deixou em link e nele vem por si referido que o "Livro dos Obitos" dispoem de pequenas biografias com comentarios pessoais sobre os falecidos professores. Gostaria muito de obter mais informaçoes sobre estes dois Soller, poderia facultar-ma?
Grato pela amavel disponibilidade, cumprimentos
Matias d'Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Soller

#137304 | Pedro França | 15 dez 2006 00:02 | Em resposta a: #493

Cara Maria:

Conheci há uns 20 anos para mais, na Figueira da Foz, uma família que usava o apelido Soller, aliada à família Cunha Matos. Tanto quanto sei o apelido "Soller" usado pela mãe de família, e esposa, era de origem espanhola. Aliás essa senhora revelava algum sotaque quando se exprimia em português o que prova a recente entrada do sobrenome na família assim como no país.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Soller

#137322 | abribas | 15 dez 2006 11:16 | Em resposta a: #137282

Caro Matias d'Almeida,
Enviei para o seu email particular, que encontrei noutro tópico, os verebetes solicitados.
Cumprimentos
A B Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Soller

#137807 | Matias | 20 dez 2006 20:11 | Em resposta a: #137322

Caro Antonio Ribas:
Agradeço muito a sua amavel atençao.
Cumprimentos
Matias d'Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 11:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen