Ferreiras Madeiras e Seabras - Avelãs de Caminho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Ferreiras Madeiras e Seabras - Avelãs de Caminho

#49300 | Pedro França | 08 out 2003 00:48

Caros confrades:

Venho por esta forma procurar obter informações sobre estas pessoas, de Avelãs de Caminho/S. Vicente de Sangalhos (Anadia), e de quem eu descendo por linha paterna (por uma avó paterna de minha avó paterna = minha trisavó):
- António Ferreira Cristóvão, c.c.(12.06.1701) Maria Ferreira/Seabra. Ele era fº de Cristóvão Ferreira e de Maria Simões; ela era fª de Manuel Ferreira Madeira e de Margarida de Seabra, todos de Avelãs de Caminho.
Daquela união nasceu Manuel Ferreira Cristóvão, em Avelãs de Camº, que em 1733 casou na Figª da Foz com Mariana de Paiva, bisavós daquela minha trisavó, e portanto meus 6ºs avós.
Fico a aguardar notícias neste tópico.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Madeiras e Seabras - Avelãs de Caminho

#49314 | JBdeS | 08 out 2003 10:52 | Em resposta a: #49300

Pedro França,

A minha 5a avó Teresa Correia de Lacerda de Seabra, casada com Pedro de Seabra Correia de Lacerda tinha uma meia-irmã, Margarida de Seabra que casou a primeira vez com João Pedro de Albuquerque e Mello e a segunda com um senhor cujo apelido era Madeira. Serão os seus antepassados?
Estes Seabra são de Goes, Anadia e Montemor.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Madeiras e Seabras - Avelãs de Caminho

#49324 | Pedro França | 08 out 2003 11:34 | Em resposta a: #49314

Caro José Berquó:

Pois não faço a mais pálida ideia dessa ligação. Não sei se se trata da mesma gente; eu forneci algumas datas para melhor se balizarem as gerações, assim como o lugar de assistência - Avelãs de Caminho, Sangalhos, concº de Anadia. Bem eu queria saber mais para trás. No AUC não há referências, terei de ir ao ADAveiro, com certeza..., terei de me dispor a isso, talvez, não sei bem quando.
De qualquer modo, tomei boa nota da sua informação. Muito obrigado. Pode ser que ainda volte a abordá-lo a este respeito.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Madeiras e Seabras - Avelãs de Caminho

#49773 | Pedro França | 15 out 2003 00:11 | Em resposta a: #49300

Caros confrades:

Insisto neste tópico.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Madeiras e Seabras - Avelãs de Caminho

#49821 | gonçalo calheiros | 15 out 2003 16:50 | Em resposta a: #49773

Caro Pedro
Vou pesquisar nos meus apontamentos a ver se tenho algo.
Senão,quando for para os lados de Aveiro,darei uma olhadela no Arquivo
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Madeiras e Seabras - Avelãs de Caminho

#72016 | Alvares | 31 ago 2004 13:29 | Em resposta a: #49773

Caro Pedro,

já vi que voltaste de férias. Ora, tenho novidades (e posso passar a chamar-te primo!):


1. Manuel Ferreira Madeira, c.c. Margarida de Seabra, moradores em Avelãs do Caminho. Em 1676/03/14, num registo de Baptismo, Margarida de Seabra aparece como “mulher de Manuel Ferreira o Madeira”. Tiveram a:
- António Ferreira Madeira, c. 1700/06/24 c/ Sebastiana Francisca, de São João, freguesia de Sangalhos, filha de Simão Francisco e de Maria Gomes. c.g.
- Maria Ferreira de Seabra, c. 1701/06/12 c/ António Ferreira Cristovão, de Avelãs do Caminho, filho de Cristovão Ferreira e Maria Simões. Testemunha: António Ferreira o Velho, Cristóvão Ferreira, Lázaro Ferreira e Manuel Vicente, todos de Avelãs do Caminho. Estes tiveram Manuel Ferreira Cristóvão, c. 1733 c/ Mariana de Paiva, da Figueira da Foz. (segundo informação tua)
- João de Seabra Madeira, filho de Manuel Ferreira Madeira, viúvo, c. 1717/05/23 c/ Luisa Rodrigues, filha de António Rodrigues e Antónia João, de Sangalhos da Igreja.
- Manuel Ferreira de Seabra, que segue.

2. Manuel Ferreira de Seabra, c. 1718/06/19 c/ Maria Simões, do Casal da Rua, freguesia de Sangalhos. Testemunhas: Licenciado Francisco Fernandes Varela, de Avelãs de Cima, Alferes João da Maia e José Gomes, de Avelãs do Caminho, e Félix da Silva Falcão. O registo de casamento diz que o noivo era filha de "António (sic) Ferreira Madeira e de Margarida de Seabra", mas acredito que haja lapso no nome do pai. Moraram no Casal da Rua e tiveram a:
- Manuel Ferreira de Seabra, que segue.

3. Manuel Ferreira de Seabra, c.c. Teresa de Sousa, de Sá, freguesia de Sangalhos, filha de Manuel de Sousa e de sua segunda mulher Luisa Ferreira. Moraram em Sá e tiveram a:

- Pe. António Ferreira de Seabra.
- Joana Maria Ferreira de Seabra, ou Joana Teresa de Jesus, b. 1749/09/30, c.c. Manuel Ferreira Ruivo, da Fogueira, freguesia de Sangalhos, filho de António Ferreira Ruivo e de Mariana do Rosário; foi juiz ordinário de Sangalhos em 1785/1787; são pais do capitão-mor Manuel José Ruivo de Seabra (meu quarto avô) e do Dr. António Joaquim de Seabra e Sousa.
- Maria Joaquina de Seabra e Sousa, c.c. Sebastião José Ferreira, de Pereiro, freguesia de Avelãs de Cima; são pais do Dr. José Ferreira de Seabra e Sousa e avós do Dr. Alexandre Ferreira de Seabra, famoso jurisconsulto de Anadia.


Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Madeiras e Seabras - Avelãs de Caminho

#72024 | Pedro França | 31 ago 2004 15:20 | Em resposta a: #72016

Caro Luís:

Muito me alegra o facto de te saber na minha árvore genealógica.
Engraçado não teres visto isso antes, quando, aqui por Coimbra, já conversava contigo sobre os Seabras e os Ferreiras Madeiras de Avelãs de Camº, uma vez que também és Seabra e ainda conservas o apelido. No meu caso, o apelido Seabra desvaneceu-se antes de ter descido à Figª da Foz, restando apenas o apelido Ferreira que ainda se aguentou até um 4º avô da mesma Figª da Foz.
Pois é primo, já estou de regresso à base. Aparece para almoçarmos juntos, tomarmos um cafezinho ou algo assim. Na 5ª feira já vou ter de ir à escola. Agora tenho andado pelo AUC a acertar umas agulhas de uma pesquisa minha.
Um abração.
Manda sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Antiguidade dos Seabras em Avelãs do Caminho

#72032 | Alvares | 31 ago 2004 17:06 | Em resposta a: #72024

Caro Pedro,

as nossas conversas baseavam-se em investigações minhas de há mais de 10 anos. Nessa altura, só em alguns ramos cheguei a recuar ao século XVII. Agora, estou de volta às lides genealógicas. Essa ligação aos Madeiras, descobri-a por mero acaso no início de Agosto.

Aproveito para deixar mais algumas informações sobre a presença de Seabras em Avelãs do Caminho, para, quem sabe, conseguirmos recuar um pouco mais:


1544/04/01 - Alvaro Fernandes e sua mulher Isabel de Seabra, moradores em Avelãs do Caminho, aforaram um mato próximo da ermida de São João.

1574/04/25 – Baptismo de Paula, filha de Luís Fernandes e Antónia de Seabra, moradores em Avelãs do Caminho.

1660/02/06 – Manuel de Seabra, filho de ___ Dias, de Avelãs do Caminho, é padrinho de Esperança, filha de Pedro Dias.

1664 – Manuel de Seabra, de Avelãs do Caminho, frequenta cânones na Universidade de Coimbra (sabes mais alguma coisa sobre este indivíduo?)

1677 – A viúva de Inácio de Seabra, filho de Manuel Dias e Domingas Gonçalves, de Avelãs do Caminho, Antónia de Pinho da Costa, volta a casar.

1779 – Bernardo de Seabra, de Avelãs do Caminho (AUC – Ordenações Sacerdotais)

Um abraço,
Luis Seabra Lopes

P.S. Este Seabra que eu uso é o do meu avô (Seabra da Mota / Mogofores). A minha avó, essa sim, usava o Seabra de Avelãs.

Resposta

Link directo:

RE: Antiguidade dos Seabras em Avelãs do Caminho

#72033 | Mavasc | 31 ago 2004 17:20 | Em resposta a: #72032

Olá Luis

Procuro um José Ferreira Seabra que casou em 1905 com Alice Rodrigues Lares,de Arcos, Anadia,nascida em 12/3/1889,
o qual me parece ser,exactamente, de Avelãs de Caminho.Sei que foi para o Brasil,aliás como muitos Seabras de Avelãs.Se o encontrar avise.

Um abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Antiguidade dos Seabras em Avelãs do Caminho

#72035 | Alvares | 31 ago 2004 17:32 | Em resposta a: #72033

Ola' Benedita,

o registo do casamento não fornece os pais e avós? Se não estiver no Arquivo Distrital, terá que ir ao Registo Civil de Anadia. De qualquer forma, se apanhar alguma coisa, digo-lhe.

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Antiguidade dos Seabras em Avelãs do Caminho

#72036 | Mavasc | 31 ago 2004 17:38 | Em resposta a: #72035

O registo de casamento não menciona os pais nem os avós.Vou procurar em Anadia, primeiro.

Um abraço
Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Antiguidade dos Seabras em Avelãs do Caminho

#72061 | Pedro França | 31 ago 2004 21:59 | Em resposta a: #72032

Caro Luís:

Registei as tuas investigações em ficheiro próprio. Apesar do que tu dizes, tenho presente, pelo meu lado, que abordámos estas famílias dos Ferreiras Madeiras e dos Seabras aquando da tua estada em Coimbra, pelo AUC. Talvez não tivesses na altura era a consciência de afinal seres também um descendente destas gentes, o que, quanto a mim, já sabia.
Diz coisas.
Um abraço daqueles.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 19:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen