José de Magalhães Mexia/Couceiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Direito

José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49347 | JBdeS | 08 out 2003 13:46

Exmo Senhor,

Não sei se o seu email a respeito dos Couceiro se dirigia a mim. Se foi esse o caso, deixe-me dizer-lhe que descender de uma família não quer dizer ser o seu chefe ou representante. Eu descendo dos Couceiro de Pereira do Campo
pela minha 4a avó Guilhermina Ferreira Couceiro da Silva,
que nasceu em Pereira, assim como sua mãe, Cândida Ferreira Couceiro e seus avós até chegar a Vicente Couceiro, um dos irmãos de António Couceiro da Silva, 4o administrador do vínculo e capela dos Couceiros. Além da minha família, neste caso os Pelée de Varennes e Varennes de Mendonça, descendem também os Barjona de Freitas, Paes de Vasconcellos, Bivar, Vila Franca, etc.
É natural que conheça a ascendência dos Couceiros de Pereira do Campo e ramos colaterais do Chefe da Casa.
Caso contrário, poderei informá-lo das várias obras escritas a respeito desta família.

José Berquó de Seabra

P.S. Aconselho-o a dar uma vista de olhos pelos Couceiros no Genea.

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49356 | jmexia | 08 out 2003 14:20 | Em resposta a: #49347

Caro Senhor,
Tem toda a razão quando diz que descender de uma Família não quer dizer ser o seu chefe ou representante, nada disse em contrário.Sei muito bem quem tem laços com a minha família de Pereira, também nada disse em contrário.Como disse é natural que conheça a história da família, assim é, e torno-lhe a comunicar que prestarei, caso queira todas as informações relativas à família Couceiro de Pereira do Campo.Não se sinta melindrado com a minha resposta à sua mensagem infeliz, ninguém gosta que apresentem "certezas" sobre a sua família.Quanto ao seu conselho, com todo o respeito que tenho ao Genea, já tenho visto tantas asneiras que prefiro nem comentar.
Não pretendo entrar em conflitos estéreis, por isso aceite os meus cordiais cumprimentos,

José de Magalhães Mexia

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49361 | JBdeS | 08 out 2003 15:06 | Em resposta a: #49356

Caro Senhor,

Na minha afirmação de que não havia actualmente quem usasse o nome Couceiro baseei-me nos arquivos de família, nos quais tenho como filhos de Ana Augusta: António, Maria, Ana e Alice, sendo António Martins de último nome, que deu origem como sabe aos Assis Teixeira. Ignorava que os descendentes de Alice usavam Couceiro além de Mexia. Mas alegra-me que, embora como disse sejam apenas Senhoras a usá-lo, seja utilizado hoje em dia.
Mas Couceiro como último nome continuo a afirmar que não conheço ninguém. Eu só pelo lado da minha Avó materna o único homem Berquó (Viana e Cantagallo) em Portugal, mas o meu nome é Seabra.
Concordo em não entrar em conflitos estéreis, principalmente quando no fundo o interesse, que penso que seja comum, é o de não esquecer os Couceiro e completar os elementos a seu respeito o melhor possível.

Com os meus melhores cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49365 | zea | 08 out 2003 15:15 | Em resposta a: #49356

Exmo. Senhor,
Peço desculpa de me meter no vosso tema Couceiro, mas venho só fazer uma pergunta.
Verifico que se chama Magalhães Mexia. Ora acontece que há muito tempo que procuro os descendentes do Juiz António de Magalhães Mexia Baião de Lança Salema, nascido no Torrão e casado no Funchal em 1.7.1855 com Maria Francisca Luisa Juliana Juana Rego de Zea Bermúdez. Este casal teve larga descendência mas o livro sobre a família de Zea Bermúdez escrito pelo alemão Eduardo Rudolph Eggers em 1957 revelou-se incapaz de a localizar.
Por favor diga-me se estes nomes lhe são familiares.
Desde já lhe agradeço muito.
Maria José de Zea Bermúdez

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49370 | jmexia | 08 out 2003 15:42 | Em resposta a: #49361

Meu Caro Senhor,
Existem de facto Couceiros a assinarem como último nome, passo a explicar:
Como o Senhor disse, a minha Tetravó Ana Augusta teve quatro filhos, sendo o mais velho António, do qual saiu o ramo Assis de Magalhães.Mas António ficou viúvo muito cedo, indo para África onde teve descendencia que assina Couceiro, por esse facto foi deserdado, passando a minha Bisavó Alice a "representar" os Couceiros de Pereira do Campo.Á cerca de vinte anos, como á uns dez, essa família, fez-se representar junto do Pároco de Pereira, que como está estipolado com a Igreja, os deixou Baptizar na nossa capela, certificado-se que eram de facto Couceiros.
Não sei se estarão em Portugal ou em África, mas são Couceiros como todos nós.
Cordiais cumprimentos,

José de Magalhães Mexia

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49371 | JBdeS | 08 out 2003 15:57 | Em resposta a: #49370

Caro Senhor,

Que interessante! Não fazia ideia.
Conheci as irmãs Assis Teixeira, uma delas morava ao pé de nós, mas essa história era-me totalmente desconhecida. Nos nossos arquivos,
dos quais os Barjona tiveram uma cópia em 1927,
infelizmente vem só a sua Bisavó e o casamento.
Além dos Paes de Vasconcellos, principalmente o João Paes, a quem o meu Trisavô José Jerónimo Rodrigues Monteiro, genro da Avó Guilhermina Couceiro da Silva, confiou a minha Bisavó Maria Isabel de Varennes Monteiro à hora da morte, pois o meu Bisavô Raúl de Mendonça, como os senhores da época, distraía-se muito com senhoras, esquecendo a família, e que era visita diária de casa dela, conheci os Santa Clara e os Mello Castellões e o António Bivar. Houve uma reunião há uns anos de uma prima que tinha vivido em África e que teve duas filhas, Maria da Graça Moura Relvas e a irmã, casada com um inglês. Penso que são os Couceiros que conheço. Do seu ramo, qual é o primogénito, o chefe da Casa?

Aceite os meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49372 | JBdeS | 08 out 2003 15:58 | Em resposta a: #49371

Ainda a tempo...

Desculpe não ter assinado

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49375 | jmexia | 08 out 2003 16:25 | Em resposta a: #49371

Meu Caro Senhor,
Como terá compreendido, o meu Pai já morreu, assim como meu Avô, como só tenho Tias, quem representa os Magalhães Mexia da Lousã assim como a Casa Couceiro de Pereira é o meu Irmão mais velho Manuel de Magalhães Mexia de Macedo Bulhões.
Cordiais cumprimentos,

José de Magalhães Mexia

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49376 | jmexia | 08 out 2003 16:33 | Em resposta a: #49365

Exmª Senhora,
Esses nomes são-me de facto familiares, o Juiz António de Magalhães Mexia B.L.Salema pertençe aos Alcaçovas, Viscondes do Torrão.Peço-lhe desculpa pois onde me encontro não lhe posso dar mais dados, mas falarei com meus Irmãos, e consultarei alguns livros em casa, e prometo uma resposta para breve.
Melhores cumprimentos,

José de Magalhães Mexia

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49377 | zea | 08 out 2003 16:46 | Em resposta a: #49376

Exmo. Senhor,
Agradeço-lhe muito. Se os encontrarmos não só terei o maior gosto em incluí-los na árvore de família de forma a ficar devidamente actualizada, como também a enviar-lhes os dados das 19 gerações de origem espanhola que os precedem.
Melhores cumprimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49381 | zea | 08 out 2003 17:25 | Em resposta a: #49376

Caro Senhor,
Tomo a liberdade de lhe enviar mais alguns dados que talvez possam ajudá-lo e a seus irmãos, a reconhecer os descendentes do Juiz:
1. António de Magalhães Mexia Baião de Lança Salema
cy: Maria Francisca Luisa Juliana Juana Rego y de Zea Bermúdez (n.1 Abr 1831-Toscana;m.1 Jul 1855;f.1905-San Sebastian)
2. José de Zea Bermudez y Magalhães Mexia Salema
2. António de Zea Bermúdez Mexia Salema
2. Álvaro de Zea Bermúdez Magalhães Mexia Salema
cy: Maria da Conceição Pimentel Ferreira Sarmento
2. Fernando de Zea Bermudez Magalhães Mexia Salema (f.1910-Moçamedes-Angola)
cy: Maria José Telles de Castro (n.23 Oct 1875-Coruche-Portugal;m.1900)
2. Joaquina de Zea Bermúdez Magalhães Mexia Salema
2. Maria Luisa de Zea Bermúdez Magalhães Mexia Salema

Muito obrigada.
Maria José

Resposta

Link directo:

Castelões

#49385 | jliberato | 08 out 2003 18:24 | Em resposta a: #49371

Caro confrade,
Desculpe a intromissão. A que Melos Castelões se refere?
A minha tetravó chamava-se Efigénia Cândida de Melo Castelão e nasceu na Ilha de Moçambique em 1820. Teve um filho, José Maria de Melo Castelão, nascido em 1845 e que foi presidente da Câmara da Ilha de Moçambique quando esta a capital da província.
Pode aliás consultar o tópico "Família Castelão" que lancei há tempos.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49388 | jmexia | 08 out 2003 18:31 | Em resposta a: #49375

Meu Caro Senhor,
Tenho que fazer uma rectificação, aliás duas, a representação da família Magalhães Mexia da Lousã está repartida por dois ramos.Como já lhe disse o meu Irmão mais velho, um, e a família Mexia Salazar, da Viscondessa do Espinhal, outro.
E como o hábito não faz o monge, como é normal aqui pelo Minho, não é pelo facto de termos herdado a casa e a capela dos Couceiros que nos arrogamos como chefes da família.
Aqui ficam os esclarecimentos.
Cordiais cumprimentos,

José de Magalhães Mexia

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49396 | JBdeS | 08 out 2003 19:23 | Em resposta a: #49388

Meu caro Senhor,

Nos nossos arquivos António Coelho de Seabra Pereira Couceiro teve três filhas: Maria das Dores, solteira; Maria Eduarda casada com Augusto César Barjona de Freitas e Ana Augusta casada com Augusto Gomes Martins.
Pensámos sempre que seriam os descendentes da segunda filha que seriam os chefes da família, mas é claro que podia haver engano de datas e nunca os Barjona disseram ser representantes dos Couceiro. Com o que me disse hoje, pensei que devia verificar as certidões de baptismo dos Couceiro, que são à volta de 45 as que tenho, para depois nos arquivos familiares colocar o vosso ramo como primogénito.
Pelo que me diz, penso que os elementos que possuo serem certos.
A casa e a capela são sempre importantes para a Casa, a chefia da mesma também.
A minha antepassada Guilhermina Couceira da Silva, cujo retrato o Genea tem e que tão bonita era, viveu mais com uma prima pelo lado do Pai, a Viscondessa de Santo Varão em Coimbra
do que em Pereira e depois de casar com o Avô Varennes foi para França e veio para Lisboa, trazendo consigo a Mãe. As suas recordações de Pereira ainda estão presentes entre nós, como as queijadas, que aprenderam a fazer no convento e que fazem com que ainda hoje a minha Mãe, sua trineta as distinga. Foram numa dada altura feitas por ela, suas irmãs e primas, quando tiveram ( penso que tiveram sempre) dificuldades financeiras.
A casa onde viveram, do século XVII, é hoje uma quinta em Pereira, mas alegra-me que a Casa dos Couceiros e a Capela estejam ainda hoje na posse da família.
No fundo o que interessa é a continuaçãp, respeito e manutenção dos valores.

Com os meus cumprimentos

José Berquó de Seabra

P.S. Se não levasse a mal, preferia que me tratasse por Zé, como a família e os amigos deste Forum.

Resposta

Link directo:

RE: Castelões

#49397 | JBdeS | 08 out 2003 19:29 | Em resposta a: #49385

Caro Confrade,

Refiro-me a Maria da Encarnação Couceiro de Vasconcellos que casou com José de Mello Castelão e tiveram duas filhas, Júlia, que casou com um senhor brasileiro chamado Eufresico Teixeira e Beatrisz que casou duas vezes; a 1a com Gastão Feijó e a 2a com Alfredo de Freitas, médico. Todos estes casamentos tiveram geração.
Terei todo o gosto em lhe dar mais elementos se forem as pessoas que procura.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49412 | Ortigão | 09 out 2003 02:33 | Em resposta a: #49381

Cara Maria José

Aqui vai o que tenho mais:

O Juiz António nasceu em 15.8.1819 em Torrão, e fal. em 1883. Era o 5.º filho de Joaquim de Magalhães Mexia Macedo e Serra, FCCR, Desembargador, e de sua mulher D. Catarina José Baião de Lança de Sande Salema.
Casou com Francisca Zea Bermudez. Pelo lado Magalhães Mexia, tem entre outros sobrinhos os Viscondes do Torrão, Condes do Ameal, Condes do Juncal e Mexia Calheiros.

Filhos de António Mexia e Francisca Bermudes:

1-Joaquim
2-Maria Luísa
3-José c.c. D. Olinda Augusta, pais de Maria José e Luis Mexia Salema
4-Alvaro c.c. Maria da Conceição Ferreira Sarmento Pimentel, pais de António e Maria da Graça Sarmento de Sande Mexia Salema (que não vêm na descendência da Casa da Torre, em Felgueiras, propriedade da Familia Ferreira de Sarmento Pimentel publicada nos Carvalhos de Basto, vol. 7)
5-Antonio c.1.ª c. D. Francisca de Saavedra; c.2ª c. Maria José Telles da Silva. Desta teve a José de Sande de Magalhães Mexia Salema, c.c. D. Maria Luísa Teles Machado.

Fonte: MEXIA, Fernando Carlos Pinto de Campos de Magalhães - Genealogia da Familia Magalhãens Mexia da Lousan. Braga: Typ. Augusto Costa & Comp.ª Lim.ª, 1951, pp. 32 a 42

Resposta

Link directo:

RE: Castelões

#49414 | jliberato | 09 out 2003 08:09 | Em resposta a: #49397

Meu caro Berquó de Seabra,
Interesso-me enormemente por esse José Mello Castelão. Sabe o nome dos pais? Há alguma ligação com Moçambique?
Obrigado pela sua mensagem
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Castelões

#49418 | JBdeS | 09 out 2003 10:02 | Em resposta a: #49414

Caro JLiberato,

Sei que viveram em Moçambique, pelo menos Judith Couceiro de Mello Castelão que, como disse, casou com César dÁlmeida Fontes, médico.
Posso tentar conseguir mais elementos dos Mello Castelão. Os seus descendentes actuais chamam-se Moura Relvas e Mascarenhas Gaivão.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Castelões

#49421 | jliberato | 09 out 2003 10:56 | Em resposta a: #49418

Meu caro Berquó de Seabra,
É demasiada coincidência para não serem dos meus.
Tenho evidentemente imenso interesse em recuar uma ou duas gerações para entroncar com os meus. Tudo o que me puder dizer sobre eles será benvindo.
cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49422 | jmexia | 09 out 2003 11:02 | Em resposta a: #49396

Caro Zé,
Agradeço-lhe que me trate da mesma maneira, entre Zés não há cerimónias.Por engano enviei para mim mesmo uma mensagem que seria para si, e que tem em parte resposta ao que aqui expõe.
Tenho uma má notícia para si, a casa caiu o ano passado, como feliz ou infelizmente herdamos mais propriedades do lado Magalhães Mexia, alguma coisa tinha que ficar a perder.A casa foi vendida a um Senhor de Coimbra à cinco anos quando tivemos que escolher, deixa-la cair, ou ficar com mais uma ruina.O dito Senhor não cumpriu o prometido e o resultado está á vista.A capela é raríssima, pois é das poucas conhecidas dentro de uma Igreja Paroquial que é particular.O usufruto é meu e de meus Irmãos, mas como já lhe disse anteriormente qualquer Couceiro pode lá entrar e utilizá-la.Tem uma árvore de Jessé de entre 1637 a 1640 e foi mandada restaurar no Instituto José de Figueiredo, pela minha Mãe pouco tempo antes de morrer.Agradeço-lhe ter-me falado nas queijadas que é dos sabores que me são queridos, continuo a encomendá-las em Pereira, e por incrivel que pareça, o Senhor, reformado da CP, vem cá traze-las ao Porto.Felizmente deixámos boas recordações na população de Pereira que gosta de nós.Doámos à Vila o jardim da casa, que como sabe fica na praça, fazendo assim um jardim público que engrandece a Família. Os campos de Pereira e Montemor, continuam na nossa posse, todo o património da Família Couceiro de Pereira, está connosco numa Quinta nossa.A carta de Brasão de Armas , os resposteiros, os quadros com os antepassados, até as portas trouxemos.Tudo o que precisar saber da Família está ao seu dispor.
Um abraço,

José de Magalhães Mexia

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49423 | zea | 09 out 2003 11:09 | Em resposta a: #49412

Caro Rodrigo,
Verificar que se esteve a incomodar com os meus problemas às 02.30 da sua noite, é favor que nunca esquecerei.
Tenho agora muitos mais dados do que tinha para continuar a procurá-los, agora já com apelidos mais recentes. Até poderá dar-se o caso dos senhor Magalhães Mexia saber como localizá-los.
A sua contribuição foi-me preciosa e agradeço-lhe de todo o coração.
Um abraço.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49433 | JBdeS | 09 out 2003 12:57 | Em resposta a: #49422

Caro Zé,

Estive em Pereira há dois anos e meio e a casa estava em mau estado. Quando me falou que era vossa pensei que estaria agora restaurada, é pena. A capela continua em bom estado, isso alegra-me. Vou visitar uma amiga a Ponte da Barca no fim do mês e passarei por Pereira na volta.
A minha Bisavó Isabel de Varennes de Mendonça vendeu por volta dos anos 60 uma propriedade em Tentugal que fazia parte do morgadio de Catarina Couceiro. Era um terreno bonito, mas muito isolado e que deve ter sido cultivado em tempos. Temos também o arquivo do nosso antepassado Félix Ferreira Couceiro, que está presentemente a ser lido e decifrado por um parente genealogista, além de uma Nossa Senhora do Carmo em marfim que estava na capela e que hoje em dia tenho-a na minha mesa de cabeceira. As Senhoras da Família eram devotas de Nossa Senhora do Carmo, tendo sido enterradas com o hábito. A nossa prima Luisa Maria Roquette de Varennes e Mendonça, que morreu nos anos 50 foi a última a ser enterrada com o referido hábito.
Temos também quadros de antepassados, uns Couceiro, outros do lado Silva que herdou a Viscondessa de Santo Varão, desse ramo, que mais tarde deixou em testamento à Avó Guilhermina Couceiro.
Agradeço a sua disponibilidade e esclarecimentos que me deu; da mesma forma, teremos todos o gosto em facultar quaisquer elementos que possam ser do vosso interesse.

Um abraço

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49434 | Ortigão | 09 out 2003 13:14 | Em resposta a: #49423

Não tem de quê, sou um noctívago. Acrescento só que o livro que usei tem data de 1931 e não de 1951 (letra parecida, daí o lapso da minha parte). Já agora seria interessante que juntasse estes dados às fichas de Mexias já existentes aqui na base de dados. Se procurar em Joaquim Magalhães Mexia encontra logo.

abç's,
Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49437 | zea | 09 out 2003 13:58 | Em resposta a: #49434

Caro Rodrigo,
Depois do que me disse, encontrei logo o pai do Juiz António que não vem mencionado no dossier dos pais. Sabe que tenho sempre um certo receio de fazer inserções em fichas de outras famílias (mesmo absolutamente correctas), não vá algum dos familiares directos vir pedir-me explicações. Mas a verdade é que para inserir a descendência preciso mesmo de juntar os filhos aos pais.
Mais uma vez, muito obrigada.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49504 | zea | 10 out 2003 02:26 | Em resposta a: #49376

Exmo. Sr. Magalhães Mexia,
Depois da preciosa ajuda do nosso confrade Ortigão, substitúo o listado que lhe enviei ontem, por este já muito mais completo:

1. Jerónimo de Magalhães Mexia Macedo e Serra (n.1738)

cy: Maria de Liz Pereira (n.c. 1750)

2. Joaquim de Magalhães Mexia Salema e Serra (n.15 Feb 1772)

cy: Catarina José Baião de Lança Salema (n.c. 1785;m.12 Ago 1809)

3. António de Magalhães Mexia Baião de Lança Salema (n.15 Ago 1819-Torrao-Portugal;f.1883)

cy: Maria Francisca Luisa Rego de Zea Bermúdez (n.1 Abr 1831-Toscana;m.1 Jul 1855;f.1905-San Sebastian)

4. José de Zea Bermudez y Magalhães Mexia Salema

cy: Olinda Augusta

5. Maria José Mexia Salema

5. Luis Mexia Salema

4. António de Zea Bermúdez Mexia Salema

cy: Francisca de Saavedra

cy: Maria José Telles da Silva

5. José de Sande de Magalhães Mexia Salema

cy: Maria Luisa Teles Machado

4. Álvaro de Zea Bermúdez Magalhães Mexia Salema

cy: Maria da Conceição Ferreira Sarmento Pimentel

5. António Sarmento de Sande Mexia Salema

5. Maria da Graça Sarmento de Sande Mexia Salema

4. Fernando de Zea Bermudez Magalhães Mexia Salema (f.1910-Moçamedes-Angola)

cy: Maria José Telles de Castro (n.23 Oct 1875-Coruche-Portugal;m.1900)

4. Joaquim Zea Bermúdez Magalhães Mexia Salema

4. Maria Luisa de Zea Bermúdez Magalhães Mexia Salema

Talvez assim já lhe seja mais fácil reconhecer os nomes de primos muito mais contemporâneos.
Com os meus melhores agradecimentos
Maria José de Zea Bermúdez

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49518 | jmexia | 10 out 2003 09:59 | Em resposta a: #49504

Exmª.Senhora,
Peço desculpa de ainda não lhe ter dado uma resposta, mas estou sem Internet em casa, só no escritório posso responder, e o trabalho ás vezes não se compadece de nós.O Ortigão já lhe respondeu em parte com a fonte que eu tinha mais á mão.Se não levar a mal vou passar este "dossier" para o meu Irmão mais velho Manuel, que está muito mais habilitado que eu a responder-lhe.
2ª ou 3ª no máximo terá alguma resposta.
Com os melhores cumprimentos,

José de Magalhães Mexia

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49520 | zea | 10 out 2003 10:34 | Em resposta a: #49518

Exmo. Senhor,
Agradeço-lhe muito.
Para os dois, os meus cumprimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#49743 | DBismarck | 14 out 2003 16:36 | Em resposta a: #49356

Exm.º Senhor

Procuro informações sobre a família Magalhães Mexia, da Lousã. Tive conhecimento da existência de uma obra sobre esta família, editada em Braga, por volta de 1995.
Sabe onde poderei adquiri-la? e por quanto?
Muito agradecido pelas ajuda que me poder dar nesta matéria.

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

Magalhães Mexia

#49878 | fdmcv | 16 out 2003 16:39 | Em resposta a: #49504

Prezados Maria José de Zea Bermúdez e José de Magalhães Mexia,

Descendo de Jeronimo de Magalhães Mexia e Freitas e sua mulher Maria Caetana Pimentel de Proença, talvez nossos antepassados em comum mais próximos. Infelizmente, a participação de brasileiros aqui no genea Portugal tornou-se difícil, mas, ainda assim, gostaria de trocar mensagens a respeito desta família.

Pouca pesquisa fiz neste ramo, pois dei prioridade àqueles sobre os quais menos se sabia e, provavelmente, pouco terei a acrescentar ao seu conhecimento mas, certamente, poderia aprender bastante.

Minha linha é:

Jeronimo de Magalhães Mexia e Freitas C.c. Maria Caetana Pimentel de Proença, pais de:

Ana Maria Josefa Mexia C.c. Francisco José Coutinho, pais de:

Jeronimo Antonio de Magalhães Coutinho C.c. Rosa Teresa Angélica de Sá Castanheira do Vale, pais de:

José Miguel de Magalhães Coutinho C.c. Maria do Ó Ribeiro Cabral de Bulhões, pais de:

Gertrudes Augusta de Magalhães Coutinho C.c. Eloi da Silveira, pais de:

Joaquim da Silveira de Magalhães Coutinho C.c. Maria da Glória Rocha, pais de:

Pedro da Silveira de Magalhães Coutinho C.c. Olivia da Cunha Vieira Espinola, pais de:

Gustavo da Silveira de Magalhães Coutinho C.c. Vera Coelho Rocha, pais de:

Maria Regina Rocha de Magalhães Coutinho C.c. Fernando Lopes Vieira, meus pais.

Atenciosamente,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães Mexia

#49886 | zea | 16 out 2003 17:12 | Em resposta a: #49878

Caro Senhor,
Li atentamente a sua mensagem. Infelizmente, tudo o que sei da sua família poderá encontrar na minha inserção de 08.10.2003/17h25.
Como deve ter verificado, existe um livro sobre a família Magalhães Mexia mas que eu não conheço.
Certamente que o sr. José de Magalhães Mexia po poderá ajudar muito mais do que eu.
Entretanto, penso que poderá começar a inserir a sua família a partir do dossier de Jerónimo de Magalhães Mexia e Freitas que neste momento só tem mencionado um filho e, como se verifica, existe pelo menos,mais a sua ancestral Ana Maria.
Melhores cumprimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães Mexia

#49891 | fdmcv | 16 out 2003 17:26 | Em resposta a: #49886

Prezada Maria José,

Muito obrigado pela pronta resposta.

Hoje está sendo um daqueles poucos dias em que tenho mais tempo para ler e escrever aqui neste fórum. Assim sendo, perdi o "ritmo" e não estou a par de todas as novidades, como, por exemplo, o dossier mencionado.

Tenho o livro sobre a "Genealogia da Família Magalhães Mexia da Lousã", por Fernando C. P. C. de Magalhães Mexia. De fato, foi esta uma das motivações iniciais em minha pesquisa. Uma das questões de meu interesse é, como não podia deixar de ser, acrescentar, atualizar, confirmar e corrigir dados relativos à ascendência de Jerónimo de Magalhães Mexia e Freitas e sua mulher. Tenho já algumas pequenas observações, a serem compartilhadas, caso haja interesse.

Saudações,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães Mexia

#49892 | fdmcv | 16 out 2003 17:31 | Em resposta a: #49886

Prezada Maria José,

Muito obrigado pela pronta resposta.

Hoje está sendo um daqueles poucos dias em que tenho mais tempo para ler e escrever aqui neste fórum. Assim sendo, perdi o "ritmo" e não estou a par de todas as novidades, como, por exemplo, o dossier mencionado.

Tenho o livro sobre a "Genealogia da Família Magalhães Mexia da Lousã", por Fernando C. P. C. de Magalhães Mexia. De fato, foi esta uma das motivações iniciais em minha pesquisa. Uma das questões de meu interesse é, como não podia deixar de ser, acrescentar, atualizar, confirmar e corrigir dados relativos à ascendência de Jerónimo de Magalhães Mexia e Freitas e sua mulher. Tenho já algumas pequenas observações, a serem compartilhadas, caso haja interesse.

Saudações,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães Mexia

#49893 | zea | 16 out 2003 17:37 | Em resposta a: #49891

Caro Senhor,
Na verdade, a minha pesquisa é sobre os Zea Bermúdez, visto que é de quem eu descendo.
Ora como pode ver na minha mensagem, o Juiz António, também descendente de Jerónimo de Magalhães Mexia e Freitas, casou com uma senhora irmã de um ascendente meu. Pelo que, os descendentes desse casal, esses sim, são meus primos. Razão porque estou a fazer o possível para os encontrar e incluí-los no livro de família, tal como é seu direito.
Não está sendo fácil encontrá-los.
Melhores cumprimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães Mexia

#49894 | fdmcv | 16 out 2003 17:48 | Em resposta a: #49893

Prezada Maria José,

Embora talvez lhe seja mais fácil e conveniente encontrar alguém mais próximo que possua o referido livro, coloco-me à sua disposição para eventuais consultas. Se for de seu desejo, desde já peço que solicite ao moderador do fórum meu endereço eletrônico para comunicação facilitada.

Saudações,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães Mexia

#49896 | zea | 16 out 2003 18:00 | Em resposta a: #49894

Caro senhor,
A pessoa que me forneceu os dados que lhe mostrei tinha uma edição de 1931, como me disse no momento. Provavelmente a que o senhor tem agora será mais moderna. Se, por acaso, tiver oportunidade de verificar se algum dos nomes mencionados na minha listagem vem incluído no livro que tem, então agradeço que faça o favor de me dizer, visto que me ajudará muito.
Desde já lhe agradeço a sua gentileza.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães Mexia

#49897 | fdmcv | 16 out 2003 18:09 | Em resposta a: #49896

Prezada Maria José,

A minha edição também é a de 1931, em todo caso, continuando à sua disposição.

Saudações,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Castelões

#50372 | jliberato | 25 out 2003 18:24 | Em resposta a: #49418

Meu caro Berquó de Seabra,
Sempre será possível obter alguma coisa sobre os Mello Castelão, que tanto me interessam?
Não leve a mal a insistência.
Cumprimentos do
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#66643 | JJML | 04 jun 2004 17:43 | Em resposta a: #49375

Caro José de Magalhães Mexia,

Será que é quem eu penso, ou seja irmão do Manuel, "Concha", Luis e Leonor. Caso seja daqui vai um abraço deste seu "primo".

Quanto á representação da familia Magalhães Mexia da Lousã estar no seu irmão Manuel, tem muito que se lhe diga. Sem falar nos Mexias do Palácio (Salazar).

Cumprimentos,

João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#66644 | JJML | 04 jun 2004 17:45 | Em resposta a: #66643

Peço imensa desculpa, em vez de Luis leia-se Francisco.
Um abraço
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#66825 | jmexia | 07 jun 2004 16:32 | Em resposta a: #66643

Caro João Mascarenhas de Lemos,
Peço desculpa de não estar a reconheçe-lo, será filho do João Pedro ? O que é ao meu amigo João José, que não vejo á tanto tempo ?
Em relação á representação da família Magalhães Mexia, já muito foi escrito, aconselho-o a ler um livrinho escrito pelo meu Pai em 1969/70, "delírios geneológicos do O povo da Lousã". Como não sei a sua idade, refiro que "O povo da Lousã" era um jornal que o director era Eugénio Mascarenhas de Lemos.
Vou de férias amanhã, e só venho daqui a 15 dias, depois estou completamente disponível para falar sobre a "nossa" família. Agradeço-lhe que comunique comigo para jose.mexia@iol.pt, pois estes assuntos da Lousã só a nós dizem respeito.

Com respeitosos cumprimentos,

José de Magalhães Mexia

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#66836 | Genea Portugal | 07 jun 2004 17:56 | Em resposta a: #66825

José de Magalhães Mexia,

Reportando-nos à sua última frase "Agradeço-lhe que comunique comigo (...) pois estes assuntos da Lousã só a nós dizem respeito", lembramos que não é bem esse o espírito do Fórum. Espírito do qual, pelo visto, já ambos têm beneficiado.

Boas férias,

Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: José de Magalhães Mexia/Couceiro

#66838 | JCouceiro | 07 jun 2004 18:25 | Em resposta a: #66825

Caro José de Magalhães Mexia,

Fiquei estupefacto com a sua última frase...mais a mais filho de quem é.
É que quem não se sente não é filho de boa gente, e eu senti-me, tanto mais que tenho na minha frente um exemplar de " Os delírios genealógicos de "O Povo da Lousã", e o mais que adiante se verá..." de João Maria de Magalhães Mexia, editado em 1969 e oferecido com dedicatória a meu Pai, a quem o seu tratava por Primo.

Cumprimentos,
José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

Couceiros

#184561 | salen | 11 fev 2008 22:51 | Em resposta a: #66838

Exmo.Sr. José Couceiro da Costa,
Perdoe-me se já me dirigi a si com esta pergunta. Se já o fiz, confesso que não me recordo. E por isso aqui fica:
- é do seu conhecimento a presença de uma D Inês Couceiro na Índia do princípio de seiscentos, casada com Cristóvão Pais, e mãe de pelo menos Agostinho Pais Couceiro e João Pais (este religioso)?
Muito lhe agradecia alguma informação, seja directamente sobre as pessoas aqui citadas, seja sobre alguma fonte ou pista alternativa de pesquisa para lá chegar (já consultei os Doc. Remetidos da Índia, algumas Histórias de Goa/Índia Portuguesa, a compilação do Arq. Hist. Ultramarino/Boletim da Filmoteca).
O meu interesse último é chegar à neta de Inês (filha de Agostinho), cujo nome ignoro de todo. Hoje tento pela via de eventuais compilações de Couceiros tresmalhados pelo mundo luso.
Os meus agradecimentos antecipados, seja qual for a sua benvinda resposta.
Victor M S Ferreira

Resposta

Link directo:

RE:Linhagem Mexia Salema

#192004 | Mexia Salema | 10 abr 2008 18:52 | Em resposta a: #49504

Boa Tarde Sr. José de Magalhães Mexia Couceiro,

A minha Avó Materna Margarida Maria Mexia Salema(ainda viva), filha de Luiz Mexia Salema "Visconde do Torrão", sempre me incutiu um interesse na família Mexia Salema, por essa razão sempre tive uma grande curiosidade em saber tudo sobre os nossos antepassados.

Gostava de saber mais sobre o meu Bisavô, mas pouco ou nada encontrei...

...e vim parar a este blog onde vejo no meio de tantas conversas a linhagem do magalhães mexia onde vejo o nome do meu Bisavô citado.

Infelizmente já não tenho Mexia Salema no meu nome, mas sinto-me uma Mexia Salema de gema!

Se me puder dizer onde posso investigar sobre o Luiz Mexia Salema, agradecia.

Obrigada.

Atentamente

Ana Teresa

Resposta

Link directo:

RE:Linhagem Mexia Salema

#231142 | gmexia | 02 jun 2009 23:46 | Em resposta a: #192004

Ana Teresa,

Se a sua avó Margarida ainda for viva, o que espero, mande-lhe um beijo do primo Gonçalo Mexia. Penso que ela ainda se recordará de mim.

Já agora permita-me, também, um reparo: O seu bisavô Luís Mexia Salema não era visconde do Torrão. O título teve apenas dois titulares, sendo que nenhum deles era quem refere, e encontra-se hoje representado pelos condes das Alcáçovas.

Cumprimentos,
Gonçalo de Magalhães Mexia

Resposta

Link directo:

RE:Linhagem Mexia Salema

#320823 | Mexia Salema | 15 jan 2013 23:16 | Em resposta a: #231142

Boa Noite Gonçalo,

Gostaria de saber se me pode ajudar. Eu tenho um imenso interesse em saber mais sobre as minhas origens. Onde posso procurar informação que esteja arquivada e que possa ter acesso?

Aguardo uma resposta sua.

Obrigada,

Atenciosamente,
Ana Teresa Campos

Resposta

Link directo:

RE:Linhagem Mexia Salema

#320897 | gmexia | 17 jan 2013 17:03 | Em resposta a: #320823

Ana Teresa,

Não sei exactamente que informações pretende, mas o ramo "Mexia Salema" já se deve encontrar extinto, enquanto apelidos em uso. Ao que sei, as últimas duas pessoas que usaram estes apelidos eram a sua avó e o almirante Mexia Salema, que terá morrido há uns 20 anos e não deixou descendência.

Assim, e na actalidade, os descendesdes directos do ramo "Magalhães Mexia Salema" são os condes das Alcáçovas, pelo casamento no séc.XIX do 3º conde com uma senhora Mexia Salema, D. Tomásia de Magalhães Mexia.

Se consultar o último anuário da nobreza de Portugal, no capítulo dedicado à familia "Magalhães Mexia", terá um conjunto detalhado e exacto de informações da família "Magalhães Mexia", e por consequência dos "Mexia Salema".

Cumprimentos,
Gonçalo M Mexia

Resposta

Link directo:

José de Magalhães Mexia/Couceiro

#392313 | a1r2p3 | 18 mai 2018 19:37 | Em resposta a: #320897

Boa tarde,
Um pouco longe deste tópico, procuro informação sobre quem penso der seu antepassado, Alexander Alphons Laxman, Cônsul da Rússia em Portugal por volta de 1874, ano em que foi condecorado com a Ordem de Nossa Senhora de Vila Viçosa.
Fui contactada por um historiador finlandês que investiga o avô deste Laxman, um explorador reconhecido na sua época -Erik Gustavovich Laxmann (27 julho 1737 – J6 janeiro, 1796). Temos a morada da sra. Laura Laxman, que tentarei contactar pessoalmente mas sei ser uma senhora de muita idade.
Pode contactar-me via anaritapalmeirim@gmail.com e qualquer informação será bem vinda.
Obrigada

Resposta

Link directo:

José de Magalhães Mexia/Couceiro

#394527 | miro | 20 mai 2018 01:45 | Em resposta a: #49347

carrega benfica

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 10:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen