Assentos de Baptismo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Assentos de Baptismo

#49382 | CARLOS34 | 08 out 2003 17:52

Boa tarde.

Sou novato nestas andanças e gostaria de saber como posso obter os assentos de baptismo de um antepassado, sem saber a data de baptismo.

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Assentos de Baptismo

#49387 | anamoraocorreia | 08 out 2003 18:28 | Em resposta a: #49382

Boa tarde!

Em princípio, os assentos de baptismo estarão nos Arquivos Distritais (de 1900 para trás).

Terá que fazer uma pesquisa no respectivo Arquivo Distrital.

Para facilitar a pesquisa, o melhor será tentar fazer um cálculo aproximado da data de nascimento, partindo, se tiver, da data de casamento. Eu costumo, para os homens "andar para trás" 20 anos, e depois continuar para trás; no caso das mulheres, faço um período mínimo de 15 anos.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão orreia

Resposta

Link directo:

RE: Assentos de Baptismo

#49416 | JCC | 09 out 2003 09:33 | Em resposta a: #49382

Caro Carlos Lameira

Na home page deste site encontrará um link para a "Iniciação à Genealogia" que, creio, o poderá ajudar.

Se quiser pode clicar em

http://genealogia.sapo.pt/home/newpes.php

e irá ter o mesmo sitio.

De qq modo em Portual é imprescindível saber a freguesia de nascimento (ou baptismo) e ter umaideia da data em que o assento foi feito. Se não sabe poderá calcular uma data aproximada tendo em conta que a cada geração correspondem cerca de 25-30 anos e considerando a idade aproximada para os noivos.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Assentos de Baptismo

#49420 | CARLOS34 | 09 out 2003 10:44 | Em resposta a: #49387

Obrigado pela atenção.

Eu sei que o meu avô nasceu em 1908 na freguesia de Vermoil, Concelho de Pombal.
O que eu ando à procura é da data de nascimento do meu bisavô, só que na certidão de nescimento do meu avô não vem nada.