Assentos de Baptismo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Assentos de Baptismo

#49382 | CARLOS34 | 08 out 2003 17:52

Boa tarde.

Sou novato nestas andanças e gostaria de saber como posso obter os assentos de baptismo de um antepassado, sem saber a data de baptismo.

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Assentos de Baptismo

#49387 | anamoraocorreia | 08 out 2003 18:28 | Em resposta a: #49382

Boa tarde!

Em princípio, os assentos de baptismo estarão nos Arquivos Distritais (de 1900 para trás).

Terá que fazer uma pesquisa no respectivo Arquivo Distrital.

Para facilitar a pesquisa, o melhor será tentar fazer um cálculo aproximado da data de nascimento, partindo, se tiver, da data de casamento. Eu costumo, para os homens "andar para trás" 20 anos, e depois continuar para trás; no caso das mulheres, faço um período mínimo de 15 anos.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão orreia

Resposta

Link directo:

RE: Assentos de Baptismo

#49416 | JCC | 09 out 2003 09:33 | Em resposta a: #49382

Caro Carlos Lameira

Na home page deste site encontrará um link para a "Iniciação à Genealogia" que, creio, o poderá ajudar.

Se quiser pode clicar em

http://genealogia.sapo.pt/home/newpes.php

e irá ter o mesmo sitio.

De qq modo em Portual é imprescindível saber a freguesia de nascimento (ou baptismo) e ter umaideia da data em que o assento foi feito. Se não sabe poderá calcular uma data aproximada tendo em conta que a cada geração correspondem cerca de 25-30 anos e considerando a idade aproximada para os noivos.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Assentos de Baptismo

#49420 | CARLOS34 | 09 out 2003 10:44 | Em resposta a: #49387

Obrigado pela atenção.

Eu sei que o meu avô nasceu em 1908 na freguesia de Vermoil, Concelho de Pombal.
O que eu ando à procura é da data de nascimento do meu bisavô, só que na certidão de nescimento do meu avô não vem nada.

Assim, necessito dos assentos de baptismo do meu avô para ver se vem alguma referência à idade do meu Bisavô.

Será que os assentos de baptismo de 1908/1909 ainda estão na Conservatória de Pombal ?

Cumprimentos,

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Assentos de Baptismo

#49426 | anamoraocorreia | 09 out 2003 11:17 | Em resposta a: #49420

Bom dia!!

Pela experiência que tenho tido, ainda não encontrei nas certidões de baptismo relativamente à idade dos pais. De qualquer maneira, penso que, a estarem disponíveis as certidões de baptismo dessa data, está-lo-ão na Igreja onde o seu avô foi baptizado.

Se o seu avô tivesse nascido após 1910 (ano em que passou a ser obrigatório o registos civil), a maneira mais fácil seria pedir na Conservatória do Registo Civil respectiva a certidão de nascimento do seu avô, aí estaria indicado o local de nsacimento do seu bisavô, podendo, então procurar a sua certidão de baptismo no Arquivo Distrital.

Sendo o nascimento anterior a 1910, penso que só mesmo recorrendo à Igreja onde o seu avô foi baptizado. Mas esse foi um problema que não tive vistos que os meus 4 avós nasceram após 1910, pelo que outro confrade lhe poderá esclarecer melhor sobre o assunto.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Assentos de Baptismo

#49428 | neena | 09 out 2003 11:38 | Em resposta a: #49420

Bom dia,

Experimente ligar para a conservatória. Pergunte se possuem a certidão de nascimento que pretende. Dada a data a que refere (1908), ainda não havia o chamado registo civil à margem da Igreja Católica, ou seja, o registo das pessoas era feito aquando do baptismo. Pode ser que tenha sorte. Encontrei um registo, mas de 1911, que além de fazer as referências normais em relação aos pais, vinha até mencionado o local, data e numero de assento do casamento destes!

Tente e boa sorte!

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Assentos de Baptismo

#49430 | CARLOS34 | 09 out 2003 12:05 | Em resposta a: #49426

Conhece alguém no FORUM que tenha facilidade de deslocação aos Arquivos Distritais de Leiria para ver datas de nascimento de MANUEL OLIVEIRA LAMEIRAS e ROSA DE JESUS, naturais da freguesia de Vermoil, Concelho de Pombal.

O ano de nascimento andará entre 1850 e 1900, sendo que o mais provável é 1870-1890.

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Assentos de Baptismo

#49431 | aeiou2 | 09 out 2003 12:26 | Em resposta a: #49430

Caro Carlos Lameiras,
O A.D.de Leiria tem o seguinte endereço electrónico adlrageralarrobavianw.pt e enviam as fotocópias dos assentos pedidos à cobrança pelo correio.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Assentos de Baptismo

#49464 | JCC | 09 out 2003 22:59 | Em resposta a: #49420

Caro Carlos Lameiras

Como já alguém disse não deverá constar, no assento de baptismo do seu avô, a idade do pai dele. Mas constará provavelmente um dado bem masi importante: a sua freguesia de naturalidade e, a partir desta e fazendo as contas que lhe sugeri na outra mensagem, já poderá procurar com mais precisão.

Quanto à existência do assento de baptismo de 1908/9 estou seguro que estará na Conservatória de Registo Civil pois para lá transitaram obrigatoriamente todos os livros paroquiais na medida em que eram os únicos documentos que permitiram passar ao Registo Civil. Nos assentos desta altura até já é costume aparecerem, à margem, as indicações do casamento e do falecimento (isto qd o RC funcionou correctamente).

Sugiro-lhe que siga o conselho que lhe deram do telefonema: a minha experiência nesta área é bastante postiva tendo tido sempre bom acolhimento.

Boa sorte

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Assentos de Baptismo

#49530 | CARLOS34 | 10 out 2003 13:23 | Em resposta a: #49464

Obrigado.

Já enviei um E-Mail para o arquivo distrital de Leiria. Vamos ver se respondem.

Carlos lameiras

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 09:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen