Famílias de Santiago do Bougado, Trofa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias de Santiago do Bougado, Trofa

#49389 | jliberato | 08 out 2003 18:33

Caros confrades,

Apesar de não andar com muita sorte com os temas que lanço, o que é certo é que há sempre a esperança que alguém accione o motor de busca e que tombe sobre os elementos que tenho deixado.
Menciono hoje um pequeno ramo que tenho de Santiago do Bougado, Trofa.
O meu 8º avô, Francisco Gonçalves era natural desta freguesia e foi casar com Maria Nunes do Ó aos 04-04-1702 em São Brás de Alportel , aonde faleceu aos 17-02-1741.
Era filho de Manuel João e Maria Gonçalves de Barros.
Nunca encontrei o seu baptismo nem o casamentos dos pais. Apenas encontrei o baptismo de uma irmã, Maria, aos 20-01-1674 em Santiago do Bougado, hoje pertencente ao concelho da Trofa
Nunca percebi como alguém de tão longe foi casar ao Algarve. Mas verifiquei no Forum que há outros casos, e de regiões não muito afastadas daquela freguesia
Se alguém tiver alguma informação sobre estas pessoas teria evidentemente muito interesse.

JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Bougado, Trofa

#49398 | A.Godinho | 08 out 2003 19:33 | Em resposta a: #49389

Caro JLiberato


Nada tenho de Santiago de Bougado mas tenho alguma coisa de 2 freguesias contíguas : Alvarelhos e Guidões. Aí vai:
Casamento em S. João de Guidões, a 12.7.1709 de José Ferreira, que assistiu alguns anos em Montargil, filho legítimo de Domingos da Costa, então já defunto, e de Isabel Gonçalves, naturais e moradores na fregª de Alvarelhos, com Feliciana Francisca, filha de João Francisco e de Maria Gonçalves, naturais e moradores na fregª de S. João de Guidões. Testemunhas: João Luís, homem casado, do lugar do Cerro, e Manuel Gonçalves, casado, do lugar do Outeiro, da sobredita fregª de S. João de Guidões. Celebrante: Padre Manuel da Silva.

Casamento em S. João de Guidões, a 17.8.1676 de João Francisco, filho de Francisco de Araújo, já defunto, morador que foi na Rua Cham da cidade do Porto, e de Domingas Francisca, mulher solteira, da fregª de S. João de Guidões, com Maria Gonçalves, filha de José Gonçalves e de Domingas Francisca, sua mulher, já defunta, moradores na aldeia do Outeiro, da referida fregª. Testemunhas: André Gonçalves, da Cancela da Agra, Sebastião Jorge e Manuel Gonçalves meieiro (?), todos de Guidões. Celebrante: Padre Pedro de Sousa.

Casamento em S. João de Guidões, a 1.9.1652, de Domingos da Costa, filho de Pedro da Costa e de sua mulher Luísa Francisca, já defuntos e moradores que foram na aldeia de S. Martinho de Fornelo, com Isabel Gonçalves, filha de Domingos Gonçalves e de Domingas Duarte sua mulher, moradores em Guidões. Testemunhas: Domingos, filho de André Pires, João André e Domingos Francisco, de V... (ilegível na fotocópia) e outros homens. Celebrante: Padre Pedro de Sousa.
NOTA: o Domingos da Costa e Isabel Gonçalves, deste último assento, não garanto serem os pais de José Ferreira, ou outras pessoas homónimos daqueles (o que não deixaria de ser uma coincidência extraordinária atentas as datas e a proximidade dos locais onde viveram), pois no casamento de José Ferreira seus pais são ditos de Alvarelhos, e o certo é que os homónimos deste assento (o de 1.9.1652) são ditos de S. Martinho de Fornelos (o Domingos da Costa, ou seus pais) e de Guidões (a Isabel Gonçalves, ou seus pais). Pode ser que estas naturalidades se referiram apenas aos pais do Domingos da Costa e da Isabel Gonçalves, mas eles próprios, nubentes, serem de Alvarelhos...será assim? Estou convicto de que se trata das mesmas pessoas, mas os escrúpulos de genealógicos deixam-me inquieto... (já agora qualquer opinião sobre este ponto seria bem vinda).

Cumpriemntos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Bougado, Trofa

#50373 | jliberato | 25 out 2003 18:30 | Em resposta a: #49398

Caro António Godinho de Carvalho,
Muito obrigado pela sua mensagem. Infelizmente os que menciona não parecem ter a ver com os meus. Mas é sempre bom ver as freguesias contíguas pois nunca se sabe.
Por acaso já viu o meu tópico "Santa Bárbara dos Padrões". Apenas na medida em que refiro um Godinho.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Bougado, Trofa

#342918 | manuelapad | 24 fev 2014 19:19 | Em resposta a: #50373

olá
eu sou descendente de uma familia, a minha bisavó era Inês Augusta Dias do Couto Padrão
Também estou a realizar uma pesquisa sobre a arvore genealogica familiar. De momento estou com dificuldade em encontrar dados relativos à mãe da minha bisavó - Matilde Ermelinda Pereira do Couto. Os dados dela não costam dos assentos de registo aos quais tenho acesso. Se tiver alguma dado ou banco de dados que possa contribuir para a minha pesquisa agradecia!

Com os melhores cumprimentos
Atenciosamente
Manuela Padrão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Bougado, Trofa

#345251 | jliberato | 19 abr 2014 01:38 | Em resposta a: #342918

Cara Manuela Padrão,
As minhas investigações são anteriores a 1741 pelo que não consigo ser útil.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Famílias de Santiago do Bougado, Trofa

#424264 | VAgonia | 18 mai 2020 20:02 | Em resposta a: #49389

Caro jliberato

Tenho na minha árvore, Manuel Gonçalves Ribeiro (supostamente terá nascido em Bougado, não encontro) casado com Felícia ou Feliciana Rocha na Póvoa de Varzim.
Manuel Gonçalves Ribeiro é filho de Manuel João e Maria Gonçalves, ambos de Bougado. Não consigo encontrar dados deles.

Tem elementos do Manuel João e Maria Gonçalves de Barros com que começa este tópico?

Resposta

Link directo:

Famílias de Santiago do Bougado, Trofa

#432390 | fipadrao | 30 mar 2021 22:25 | Em resposta a: #342918

Cara Manuela Padrão,
Também sou bisneta de Inês Augusta Dias do Couto, casada em Pedroso, V.N.Gaia com Manuel da Mota Pinto.
Creio que terei as informações que precisa para os seus estudos. Poderei ser contactada através de fipadrão@gmail.com.
Atenciosamente,
fipadrao

Resposta

Link directo:

Famílias de Santiago do Bougado, Trofa

#432404 | Vasco Briteiros | 31 mar 2021 15:26 | Em resposta a: #342918

Está relacinada com a Farmácia Padrão ??
Comprava lã muitos medicamentos.
Vasco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 13:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen