Meireles Kendall

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Cargos | Regiões

Meireles Kendall

#49441 | tfp | 09 out 2003 14:59

Caros Confrades,

Tenho curiosidade na ascêndencia Meireles de:

- Henrique Carlos de Meireles Kendall * Porto, Santo Ildefonso 11.5.1839 + Porto, Foz do Douro 15.9.1917. - Comerciante da praça do Porto, presidente do conselho administrativo da Companhia das Docas e Caminhos-de-ferro Peninsulares, deputado, etc. (cf. Dicionário Historico)

Se algum confrade tiver dados complementares aos existentes aqui no Genea agradeço.

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Kendall

#49461 | aeiou2 | 09 out 2003 19:34 | Em resposta a: #49441

Caro Tiago Faro Pedroso,
Na Grande Enciclopédia Luso Brasileira,Vol. XIV,pág.445:
Vou colocar o que não está no GP,"estabeleceu-se em 1863 como agente de navegação.Fundou com outros comerciantes a "Empresa Progresso Marítimo" que adquiriu dois vapores de carga e passageiros,para viagens ao Brasil,partindo do rio Douro,com escala em Lisboa.Esta empresa durou alguns anos.Teve um forte desenphno na fusão de alguns bancos atingidos pela crise de 1892.Cooperou com Veiga Beirão na reforma do Código Comercial.Era distinto amador de músicae dedicou-se também à literatura,ppublicando uma excelente tradução de O Raposo,de Goethe e dois livros de versos.Era colaborador do "Tripeiro.Prestou relevantes serviços à associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto,como sócio efectivo"
Com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Kendall

#49484 | tfp | 10 out 2003 00:32 | Em resposta a: #49461

Cara Maria Oom,

Muito obrigado por estes dados complementares que eu efectivamente desconhecia.

Pretendia, no entanto, essencialmente informação referente à ascendência Meireles deste senhor pois ainda não consegui confirmar se é meu parente.

Mesmo assim tomo nota e volto a agradecer.

Com os melhores cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Kendall

#49506 | Ortigão | 10 out 2003 02:28 | Em resposta a: #49484

in SOUSA, D. Gonçalo de Vasconcelos e - Costados. Porto: Esquina, 1997, arvore 43 (Benedita de Castelo Branco Eça de Queirós), n.º 28:

28. Henrique Carlos de Meireles Kendall, Pres. Ass. Comercial do Porto, Deputado, Vice-Presidente da Real Companhia Horticola, Pres. do Conselho Administrativo da Companhia das Docas e Caminhos de Ferro Peninsulares, n. 11.5.1839 Stº Ildefonso - fal. 15.9.1917 Foz do Douro, f.º de Charles Treadgold Kendall, n. Inglaterra, 1812 e D. Maria Emília de Meireles, n. Porto, 1825.

Não me admiraria que esta Maria Emília de Meireles fosse de Lordelo do Ouro onde existe muita gente com este apelido. Não será decerto Meireles Leite Teixeira Coelho, ou isso seria referido.

melhores cumprimentos,
Rodrigo Ortigão de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Kendall

#49515 | tfp | 10 out 2003 09:41 | Em resposta a: #49506

Caro Rodrigo Ortigão,

Segundo o genea a D. Maria Emília de Meireles é natural de St. Ildefonso (n.31.8.1855).

Estava na espectativa que houvesse por aqui algum descendente destes Meireles Kendall.

Obrigado pelos dados que enviou que podem vir a ser relevantes.

Melhores Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Kendall

#49517 | MSPAGraça | 10 out 2003 09:51 | Em resposta a: #49515

Caro Tiago

Aqui vai uma coisinha para o nosso "catálogo":

- não sei se descende dos Meirelles Kendall, mas aqui no forum aparece o José Kendall Bessa Ribas, que tem bastantes dados recolhidos sobre a sua ascendência. Tente entrar em contacto com ele.

- outro contacto possível é o José Manuel Seabra da Costa Reis, co-Autor do livro «Seabras de Mogofores», cujo cunhado ainda é Kendall. Sei que ele andava com estudos sobre essa Família; pode ser que tenha alguma informação...

- finalmente, há sempre a hipótese da fonte: a representação dos Kendall está, segundo me informaram (vendo como comprei), numa prima da minha Avó, a Tia Mariana Kendall Forbes de Bessa.

Um abraço

Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Kendall

#49522 | tfp | 10 out 2003 10:57 | Em resposta a: #49517

Caro Manuel,

Agradeço mais estas notas que prontamente irei indexar no ficheiro correspondente.

Estava mais interessado no ramo Meireles, pois certo dia encontrei uns assentos no ADP destes Meireles Kendall em Cedofeita de que tomei nota, por mera curiosidade e devido ao sobrenome britânico. Recentemente descobri uns ascendentes Meireles tambem originários de St. Ildefonso, pelo que pretendia verificar até que ponto serão ou não parentes.

Um abraço

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Kendall

#49526 | MSPAGraça | 10 out 2003 11:13 | Em resposta a: #49522

Caro Tiago

Volto a insistir com os conhecimentos técnicos e especializados do bom amigo Zé Manel Costa Reis. A sua 'base de dados' é imensa e os seus interesses genealógicos variados. Relembro a co-Autoria do livro dos «Seabras de Mogofores» e a também co-Autoria dos «Costados Nobres de Portugal», como o também amigo Gonçalo de Vasconcellos e Sousa.

O cunhado do José Manuel é Douglas William Scott Rogerson é filho de Betty Street Kendall, neto materno de Jorge Alão Kendall, bisneto de Artur de Carvalho Kendall, trineto de Henrique Carlos de Meireles Kendall e tetraneto de Maria Emília de Meireles.

Sei que ele já andou em volta dos Kendall e, possivelmente, cruzou-se com os Meirelles.

Outra hipótese possível de ajuda será o Luís Cartario de Abreu, talvez um dos melhores conhecedores dos Paroquiais portuenses e talvez aquele que rapidamente poderá fazer o contacto entre os tais seus Meirelles e os dos Kendall.

Um abraço

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Kendall

#49527 | JKRIBAS | 10 out 2003 11:20 | Em resposta a: #49441

Caro Tiago Pedroso
Sou descendente de Henrique Carlos de Meireles Kendall e tenho alguns dados que lhe podem ser uteis. Sobre a mãe de Henrique, Maria Emília Meireles, tenho informação que teria 3 irmãos: Joaquim, Julia e Guilherme acerca dos quais nada sei, nem de seus pais.
Nada consta na certidão de nascimento de Henrique Kendall, nem na certidão do seu casamento com Ermelinda Carvalho.
Se estiver interessado na vida de Henrique Kendall, tenho uma autobiografia de toda a sua vida, que transcrevi, publiquei e distribui por familiares mais próximos.

Cumprimentos

José Bessa Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Kendall

#49528 | tfp | 10 out 2003 11:33 | Em resposta a: #49527

Caro José Bessa Ribas,

Deixo-lhe o meu contacto email, pedia-lhe que entrasse em contacto comigo por essa via, por forma a poder explicar-lhe melhor o meu interesse nestes Meireles e trocarmos informações.

tfpedroso arroba hotmail ponto com

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 20:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen