Nomes esquisitos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Nomes esquisitos

#49509 | jaboo | 10 out 2003 08:10

Olá,

Tenho varios nomes esquisitos na minha familia (ou se quizerem pouco comuns) : de Souza Camelo, Marçal, Carripoto, Morroa (Marroas), Arroz, Duca, Barnabé, Quilha, Canudo, Vidonho, Escudeiro, de Souza Cabecinho e Castanheta. Será que alguém me pode dizer algo sobre esses nomes? A minha familia é de Penela da Beira, concelho de Penedono, Viseu.

Muito obrigado
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Nomes esquisitos

#51697 | josécyr | 14 nov 2003 16:44 | Em resposta a: #49509

Caro sr. o meu apelido é Sousa Cabecinha e sou do Algarve. Será que o que tem na sua mensagem está correcto? (Cabecinho).
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Nomes esquisitos

#51718 | jaboo | 14 nov 2003 18:10 | Em resposta a: #51697

Caro Josecyr,

O meu 6o avo era Manuel de Souza Cabecinho. Mas tambem aparece as vezes como "de Souza Cabecinha" em alguns assentos de baptismo. Ele era natural da freguezia de Penela da Beira, concelho de Penedono do distrito de Viseu. Nao sei portanto se os seus antepassados entroncam com os meus.

Cordiais cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Nomes esquisitos

#51843 | josécyr | 17 nov 2003 08:49 | Em resposta a: #51718

Obrigado pela sua resposta, caro João.
De facto é estranho, mas tenho um antepassado meu com o mesmo nome e para efeitos de história de familia, desaparecido no Uruguai ou outro país da Amárica do Sul. Temos em nossa posse uma fotografia dele enviada de Montevideo e nada mais. O seu nome era Manuel de Souza Cabecinha e estou a falar de alguém que terá nascido na década de 1850/60, no Conselho de Loulé.
De qualquer modo muito obrigado pela sua resposta.
Com um abraço J. Sousa Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Nomes esquisitos

#51953 | jaboo | 18 nov 2003 07:10 | Em resposta a: #51843

Caro Josécyr,

O meu Manuel de Souza Cabecinha terá nascido provavelmente cerca de 1750. Talvez a sua familia entronca com a minha mas em tempos mais remotos ... pois poucos sao os "Souza Cabecinha" :)

Cordiais cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Nomes esquisitos

#51958 | josécyr | 18 nov 2003 08:48 | Em resposta a: #51953

Caro João,
efectivamente poderá assim ser, ou não. A primeira vez que encontro os apelidos "Souza Cabecinha" é num assento de casamento da década de 1820 em S. Clemente/Loulé. Manuel de Souza Cabecinha casa c/ Gertrudes Maria. Os pais do noivo são Manuel de Souza e Joanna Maria, ambos segundo o registo de Loulé. Como não tenho mais nada recolhido não lhe consigo dizer se os avós paternos do noivo teriam vindo de outro lado qualquer (e estamos em meados do Sec. XVIII pelas minhas contas). As dificuldades de investigar na TT, condicionam a recolha de mais dados, mas ficarei, ou melhor, espero que fiquemos atentos a novidades sobre este tema.
Obrigado pela sua pronta resposta. Com um abraço José de Sousa Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Nomes esquisitos

#196464 | jaboo | 15 mai 2008 00:02 | Em resposta a: #51958

Caro José de Sousa Cabecinha,

Será que conseguiu ir um pouco mais para trás nesses seus Cabecinhas?
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 20:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen