Matriz de Azurara-Brasão desconhecido

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Pessoas | Cargos | Regiões

Matriz de Azurara-Brasão desconhecido

#49525 | jpcmt | 10 out 2003 11:09

Caros Confrades:
Na Matriz de Azurara (Vila do Conde)há uma campa do Capitão Amador Álvares de Varzim, natural da Póvoa de Varzim, que foi piloto, Provedor da Misericórdia e Ouvidor do Julgado de Azurara e, também, Moço de Câmara d'El-Rei. Faleceu em Azurara em 22/2/1661.
A campa tem um brasão que desconheço e que, tanto quanto se pode perceber, pode ser assim descrito:
Escudo partido, no 1º, seis memórias (aneletes), postas 2,2,2; no segundo, 3 palas ondeadas, soltas do campo e rematadas no topo por um rectângulo (fivela?).
Alguém conhecerá estas armas?
Ficarei muito grato por qualquer contributo.
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Matriz de Azurara-Brasão desconhecido

#49537 | gonçalo calheiros | 10 out 2003 14:47 | Em resposta a: #49525

Meu Caro
Não será uma má representação de Álvares?
É que alguns elementos são comuns:
Álvares-Partido,1ºVermelho,1 águia estendida de prata,bicéfala,com asa cabeças coradas de ouro
2º-Partido-1º Azul,cruz de ouro,cantonada de 4 MEMÓRIAS de Ouro.2ªAzul,TRÊS FAIXAS ONDADAS de prata.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Matriz de Azurara-Brasão desconhecido

#49546 | MSPAGraça | 10 out 2003 15:35 | Em resposta a: #49525

Caro Senhor

O Conde de Campo Bello tem um estudo sobre uma gente de Azurara - creio qe de apelido Nauzinha -, onde refere uma sepultura brazonada existente dentro de uma Igreja (não me lembro se a da Matriz, de a da Misericórdia). Poderá ser a mesma pedra-de-armas?

Possuo um exemplar desse estudo, posso dar-lhe uma olhadela. Contudo, os resultados só chegam lá para 2.ª feira.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Matriz de Azurara-Brasão desconhecido

#49547 | MSPAGraça | 10 out 2003 15:37 | Em resposta a: #49546

Ainda a tempo...

Não sou heraldista, mas acredito que a leitura feita pelo Confrade Gonçalo Calheiros esteja correcta... todos conhecemos más representações heráldicas e as confusões que isso gera.

Renovados cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Matriz de Azurara-Brasão desconhecido

#49548 | jpcmt | 10 out 2003 15:38 | Em resposta a: #49537

Caro Gonçalo Calheiros:
Agradeço o seu interesse. Já tinha posto a mim mesmo essa hipótese. No entanto, as diferenças também são flagrantes e poderá haver outra explicação, tanto mais que, da ascendência deste personagem, só conheço o nome dos pais,
(Amador Álvares e Inês Dias, segundo o saudoso Dr. Eugénio da Cunha Freitas). Acrescente-se que não teve geração.
Cumprimentos,
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Matriz de Azurara-Brasão desconhecido

#49549 | jpcmt | 10 out 2003 15:50 | Em resposta a: #49546

Caro Manuel Azevedo Graça:

Não, não é a pedra tumular de Manuel Lopes Nauzinha (Armas dos Lopes [de João Lopes], numa representação a que eu chamaria pouco "ortodoxa" ...)
Leia, p.f., a minha resposta ao Confrade Gonçalo Calheiros.
Em qq caso agradeço-lhe muito que veja se na obra que referiu se acrescenta algo de interesse.
Melhores cumprimentos do
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 16:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen