Família Mendes de Abreu

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Mendes de Abreu

#49540 | Filipe Prista Lucas | 10 out 2003 14:50

Caros todos,

Depois de buscas infrutíferas nos registos paroquiais, venho procurar informações acerca do casal António Mendes de Abreu e Maria de Abranches, da vila de São Romão, concelho de Seia, da segunda metade do século XVII, pais de Bernardo, baptizado na mesma vila a 20 de Agosto de 1691, que julgo ser o meu antepassado Bernardo Mendes Ferrão.

Desde já agradecido pela atenção,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Abreu

#49562 | silvestre | 10 out 2003 18:22 | Em resposta a: #49540

Caro Filipe Lucas
Já consultou o Dr. Abranches Soveral acerca desse assunto? Está a escrever um livro sobre os Abranches da Beira e certamente estes seus familiares farão parte dele. Pesquise no forum "Abranches da Beira"(MAS) e lá encontrará o mail.
Sabe quais os ascendentes de Maria de Abranches?
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Abreu

#65637 | mariamar | 23 mai 2004 12:14 | Em resposta a: #49540

Caro Filipe
Acho que tenho algo que lhe interesse, apesar de não saber interpretar, devida/, a cópia de árvore genealógica que tenho em meu poder e de esta estar incompleta.
Na mm tenho referido o seguinte:
António Mendes de Abreu, b. em S. Romão a 08/09/1650 c. c. Maria Ferrão de Abranches, de Torrozelo. Herdou do pai a profissão de Juiz dos Orfãos de S.Romão, Valezim e Vila Cova-a- Coelheira.Tem um apontamento para ver Genealogia de Brás Garcia de Mascarenhas-p.Vasconcelos???
Mas o mais engraçado é que este casal penso ter tido mais do que 1 filho...Tenho aqui referências ao seu antepassado que deve ser o mm. : Bernardo Mendes de Abreu que, aparente/ foi padre e foi baptizado a 22/08/1691, em S.Romão.Penso haver 1 erro na data de baptismo mas tratar-se da mm pessoa.
Dp tenho esta referência que não sei interpretar: DG-1708; VAL.1709; P.1715.
Proc. Dg. no A. da Univ. de Coimbra.
Espero tê-lo ajudado.
Entretanto, e a título de brincadeira, o Padre Bernardo é seu antepassado???!!!...
Não leve a mal...estou a brincar
mariamar

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Abreu-S.Romão

#65709 | ffarrajota | 24 mai 2004 10:27 | Em resposta a: #49540

Caro Filipe,
Sou de S.Romão, práticamente toda a minha ascendência de S.Romão está feita. Também tenho origem nas localidades circundantes como:Seia,Sabugueiro,Vila Cova,Sameice,Santiago,Torroselo,Loriga,Tortosendo,Sta.Marinha,Tourais,Pinhanços,Valesim,Folgosa do Salvador,Sta-Comba,Sandomil,Anceriz,Varzea de Meruje etc. Tenho também Abreu e Mendes na família ,mas não ligados a essa família, que na minha pesquisa encontrei por diversas vezes. Quanto à origem da sua família, não me lembro de ter encontrado nada.Se além desta sua família tiver outros antepassados nestas localidades, gostaria de saber para trocarmos dados. Da família de meu marido algarvia, tenho encontrado neste fórum muitos pesquisadores, de Seia e outras freguesias não tanto.As minhas famílias mais antigas originárias de S.Romão são:Álvares,Tavares, Duarte,Brito Freyre,Paiva, Miranda e Mascarenhas.
Os meus cumprimentos
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Abreu

#65715 | Filipe Prista Lucas | 24 mai 2004 12:45 | Em resposta a: #65637

Cara Mariamar,

Estou cada vez mais certo de que sim. Uma antepassada minha, Margarida de Almeida, casou em Águeda, em 1731, com António Rodrigues de Almeida. No assento de casamento, refere-se que a mesma seria filha de Bernardo Mendes Ferrão, da vila de São Romão, e de Francisca de Almeida, de Aguada de Cima, concelho de Águeda.

Ora, pesquisei os registos paroquiais de São Romão e apenas localizei um Bernardo, baptizado precisamente a 22 de Agosto de 1691 - o que é adequado ao nascimento de uma filha entre 1710 e 1715. No assento de baptismo é referido como filho de António Mendes de Abreu e de Maria de Abranches. No entanto, o facto que agora referiu - de que esta também teria o apelido Ferrão - apenas vem reforçar a possibilidade de se tratar, de facto, do meu antepassado.

O último expediente que farei é procurar o assento de baptismo de Margarida, para confirmar aquilo que calculo que vou encontrar: filha de Francisca de Almeida, solteira...

Ou seja, tenho quase a certeza desta filiação - não é meu costume construir filiações sem menções expressas (bem pelo contrário, sou demasiado céptico, por vezes), mas neste caso, parece-me quase certa...

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

PS: Já agora: tem algumas informações acerca da filiação de António Mendes de Abreu e de Maria de Ferrão Abranches?

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Abreu

#65716 | mariamar | 24 mai 2004 13:20 | Em resposta a: #65715

Caro Filipe

Fiquei contente por poder ter-lhe sido útil. Pelo menos não foi em vão o trabalho do meu Avô ( fervoroso Católico!).
Como já referi, apenas tenho uma cópia do documento original e não tem as respectivas ligações estabelecidas. De qq. forma já diligenciei no sentido de obter uma cópia fiel do mm (original). Assim que a tenha em minhas mãos dar-lhe-ei notícias.
Posso, apenas dizer-lhe, uma vez que tenho muitos nomes mas não as suas conexões específicas, é que há bastantes padres (curioso?!...) e uma tradição relacionada com o facto de serem/herdarem a função de Juiz de Orfãos...
Pode explicar-me o que é isso?
Obrigada.
Uma boa semana.

mariamar

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Abreu

#65792 | Eduardo Osório | 24 mai 2004 21:34 | Em resposta a: #49540

Caro Filipe Prista Lucas:

Venho comunicar-lhe o que sei dessa linha de Mendes de Abreu, de S. Romão, embora a hipótese de o seu ascendente Bernardo Mendes Ferrão ser o Bernardo Mendes de Abreu (ou de Abranches) aqui referido careça de confirmação. Seria interessante o assento da sua ascendente Margarida de Almeida...

Assim, temos:

1 – FERNANDO AFONSO, n. da povoação do Cagido, freguesia de Óvoa, cerca de 1560, de «gente honrada e principal», casou com BEATRIZ MARTINS, n. de S. Romão, sua 2ª mulher. Este casal é o tronco conhecido desta linha e praticamente não é possível ir mais longe. Viveram em S. Romão e tiveram, entre outros filhos:

2 – ANTÓNIO MENDES, Capitão de Ordenanças de Valezim, casou com ANA FERNANDES, daí natural. É possível que o apelido «Abreu» venha desta Ana Fernandes, o que até agora não foi possível provar. Viveram em Valezim e tiveram, entre outros filhos:

3 – ANTÓNIO MENDES DE ABREU, Juiz dos Órfãos de S. Romão por carta de 19-06-1645, proprietário dos mesmos ofícios em S. Romão, Valezim e Vila Cova à Coelheira por carta de 24-01-1653, casou em S. Romão a 20-11-1649 com ISABEL DUARTE, daí natural, filha de António Gonçalves Pinto, mercador, também chamado António Gonçalves «da Fonte», e de sua mulher Catarina Duarte; neta paterna de Diogo Gonçalves e de sua mulher Ana Francisca, «tratantes de panos», e neta materna de João Gonçalves e de sua mulher Catarina Duarte, «lavradores». António Mendes de Abreu e sua mulher viveram em S. Romão onde eram «dos principais, mercadores que viviam de suas fazendas e contratos (...) não tinham ofício mais que viverem de suas fazendas e trato de lã» e tiveram, entre outros filhos:

4 – ANTÓNIO MENDES DE ABREU, b. a 25-04-1655, Juiz dos Órfãos de S. Romão, casou em Folhadosa a 23-01-1685 com MARIA DE ABRANCHES MASCARENHAS, ou Maria Ferrão de Abranches, aí b. a 25-08-1665, filha de Domingos Garcia Mascarenhas, sr. da casa de Folhadosa, Cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher Maria Ferrão de Abranches, n. de Torrozelo, etc. Viveram em S. Romão «sem ofício algum mecânico, dos principais da dita vila, que sempre viveram de sua fazenda», e tiveram pelo menos os seguintes filhos:

_____ 5 – Maria, b. em Folhadosa a 29-09-1686

_____ 5 – Padre Bernardo Mendes de Abreu (ou de Abranches), b. em S. Romão a 20-08-1691, fez inquirições «de genere» em 1708. Este processo é bastante completo, pela fama de cristã-nova de sua bisavó Ana Marques, de Manteigas, mãe de seu avô Domingos Garcia Mascarenhas acima. O nosso confrade José Caldeira referiu-me há pouco tempo que «o Padre Bernardo Mendes de Abreu industriou testemunhas para se conseguir habilitar, segundo informação de seu irmão António Mendes de Abreu, da vila de S. Romão, para esconder que era descendente de um tal Capitão Borrega, da mesma vila, que foi fintado no tempo dos Filipes, numa finta que fizeram à gente de nação» (ver ANTT – Habilitação ao Santo Ofício de Luís de Moura, Maço 34, Dil. 588).

_____ 5 – Micaela, b. em S. Romão a 06-10-1694, solteira em 1737.

_____ 5 – Dr. António Mendes de Abreu Mascarenhas, b. em S. Romão a 06-01-1704, bacharel habilitado para os lugares de Letras a 28-02-1739, Juiz dos Órfãos de S. Romão, Valezim e Vila Cova à Coelheira por carta de 01-05-1739, casou em Valezim a 28-05-1752 com Teresa Rosa Freire de Figueiredo, aí b. a 22-04-1714, sucessora por sua mãe da capela do Divino Espírito Santo em Lourosa, filha do Dr. João Nunes de Figueiredo e Lima e de sua mulher e prima Maria Mendes Freire da Cunha, etc. Com geração.

_____ 5 (N) – Manuel Mendes de Abreu, b. em S. Romão a 07-04-1700, filho natural tido de Maria Pires, n. das Seixas, «mulher solteira», casou em S. Romão a 22-12-1734 com Isabel da Costa, com geração.

Tenho bastante interesse, como vê por aqui, nas famílias da zona de Seia e arredores, estando a preparar um trabalho para publicação. O que encontrar até finais do sec. XVIII, designadamente a sua descendência que possa vir a confirmar, em princípio interessa-me e prometo responder.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Abreu

#65800 | rmfrp | 24 mai 2004 22:58 | Em resposta a: #49540

Caro Filipe Prista Lucas e restantes colegas:

Ao ver aqui referidos vários habitantes de São Romão com o nome "António Mendes de Abreu", não posso deixar de perguntar se algum dos colegas terá informações de um casal de antepassados meus, António Mendes e Catarina Francisca, também de São Romão. Este casal teve uma filha, Maria Mendes, que casou a 04.10.1714 em São Romão com João Fernandes, da mesma localidade.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Abreu

#65931 | Filipe Prista Lucas | 26 mai 2004 10:48 | Em resposta a: #65792

Caro Eduardo Osório,

Mais um indício. Tive acesso à cópia do assento de casamento, constante da folha 215 verso do Livro 5 dos Registos Paroquiais de freguesia de Aguada de Cima, concelho de Águeda.

De acordo com o assento, António Rodrigues Almeida, natural da Borralha, freguesia de Águeda e filho de Manuel Rodrigues Almeida e de Maria Simões [da Costa], casa, a 10 de Junho de 1731, com Margarida de Almeida, natural de Vale Grande, freguesia de Aguada de Cima, filha natural de Bernardo Mendes Ferrão, da vila de São Romão, e de Francisca de Almeida, solteira, também esta natural de Vale Grande.

Ou seja, confirma-se a filiação "ilegítima", o que permite que se trate do mesmo indíviduo - Bernardo Mendes Ferrão e o Padre Bernardo Mendes de Abreu.

Resta-me agora procurar os assentos de baptismo e de óbito de Margarida de Almeida, bem como - com sorte - localizar algum dos seus filhos numa data em que os assentos refiram já os avós - penso que será só a partir de 1750. Ainda, terá alguma ideia do percurso de vida do Padre Bernardo Mendes de Abreu após a sua ordenação? Localizar o seu testamento (caso exista, claro) poderia também revelar-se bastante útil.

Com os melhores cumprimentos.

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Abreu

#112727 | coelho | 23 fev 2006 10:56 | Em resposta a: #65931

Caro Filipe Prista Lucas,

há mais ligações dos Abranches Ferrão ao concelho de Águeda. O Pe. Manuel de Abranches Ferrão foi prior de Barrô, freguesia do mesmo concelho e quase vizinha de Aguada de Cima. Este prior era de Torrozêlo (b. a 9.7.1654), Seia, filho Francisco de Abranches, senhor da casa-solar de Torrozêlo, e de sua mulher Luiza Ferrão de Castello-Branco.

Portanto, talvez o seu Bernardo Mendes Ferrão tivesse vindo passar um tempo na companhia do seu parente em Barrô. Daí a ter um caso no Vale Grande, freguesia de Aguada de Cima ...

O curioso é que em Aguada de Cima havia uns "Abrantes" (e não "Abranches"), nomeadamente um antepassado meu José de Abrantes Teixeira, capitão-mor de Aguada de Cima e tabelião em Aguada de Cima e Anadia. Não consegui até agora recuar na ascendência deste capitão-mor. Apenas consegui apurar os seguintes factos:

- José de Abrantes Teixeira era natural da Mealhada
- alguns Abrantes da Mealhada têm origem na região de Seia (século XVI)
- o citado prior de Barrô, Manuel de Abranches Ferrão, foi em 1701 testemunha no casamento de uma filha do dito capitão-mor e minha antepassada; o mesmo prior foi ainda padrinho de uma filha deste casamento em 1705.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Abreu

#335336 | Filipe Prista | 18 set 2013 10:54 | Em resposta a: #65792

Caro Eduardo Osório,

Quase dez anos depois e após (finalmente) uma deslocação a Aveiro, descobri mais um indício que favorece a ligação da minha ascendência à família Mendes de Abreu: ao passo que no assento de casamento de António Rodrigues de Almeida e de Margarida de Almeida, o pai desta é nomeado «Bernardo Mendes Ferrão», natural de São Romão, nos assentos de baptismo dos seus filhos o mesmo é identificado como «Bernardo Mendes de Abranches».

Com os melhores cumprimentos,
Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Abreu

#335337 | roz | 18 set 2013 11:20 | Em resposta a: #335336

Caro Filipe

Lamento ser eu a dar-lhe a noticia mas o Arq. Eduardo Osorio faleceu em 2011. http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=270416

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Abreu

#335338 | Filipe Prista | 18 set 2013 11:30 | Em resposta a: #335337

Carao Rosário,

Não tinha conhecimento do sucedido, que lamento. Obrigado pela mensagem.

Cumprimentos,
Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

Família Mendes de Abreu

#347733 | MManuel | 28 jun 2014 11:26 | Em resposta a: #49540


Caros Confrade

Se tem alguma informacao do Conego JOAQUIM MENDES DE ABREU nascido em Torroselo ano 1800 e tal? e se sabem nomes de pais.
Maria de Sao Jose Mendes nascida em Torroselo ano ??? casada com Joaquim Fernandes de Figueiredo. Filha de Jose Francisco e Maria Rita.
Mt obg se tiverem alguma informacao.

Resposta

Link directo:

Família Mendes de Abreu

#352006 | MManuel | 10 nov 2014 08:53 | Em resposta a: #49540

Caros Confrades

Agradeco se tem alguma informacao desta familia de Torrozelo. mt e mt obg MManuel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 21:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen