Parabéns Nuno Borrego "Cartas de Brasão de Armas"

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Heráldica

Parabéns Nuno Borrego "Cartas de Brasão de Armas"

#49592 | LCM | 11 out 2003 16:33

Meu caro Nuno,

Venho publicamente através do Fórum dar-te os parabéns pelo magnifico serviço que prestaste á Genealogia e à Heráldica com a publicação deste livro.
Como calcularás "devorei-o" todo ontem à noite. Com índices de todos os nomes e terras como fizeste é bem mais fácil e muito mais útil.
O livro é fundamental para os investigadores, pois encontrar no mercado as obras que reuniste é praticamente impossível e os preços absurdos. Acrescente-se a isto o mérito de juntares ainda as dispersas publicadas por diversos autores e algumas completamente inéditas.
Por mais este importante serviço às ciências que cultivamos, muito obrigado!

Um abraço amigo
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Parabéns Nuno Borrego "Cartas de Brasão d

#49599 | rgc | 11 out 2003 20:11 | Em resposta a: #49592

Caro Nuno Borrego

As minhas felicitações. E também agradecimento, por permitir colher informações valiosas que de outro modo não estariam ao meu alcance.

Um abraço.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Parabéns Nuno Borrego "Cartas de Brasão de Armas"

#49609 | manuelr | 11 out 2003 23:41 | Em resposta a: #49592

Parabéns, Nuno

Ficamos à espera de mais.
Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Camiz, Cames ou Camelos? armas misteriosas

#49632 | abivar | 12 out 2003 17:27 | Em resposta a: #49592

Caro Nuno:

Associo-me ao Lourenço nos parabéns e no agradecimento pela belíssima obra, que também já comecei a devorar, mas que levará concerteza muito tempo a digerir!

Aproveito para deixar aqui uma “achega” e incitar todos os confrades a irem fazendo o mesmo quando tiverem oportunidade para tal, tanto em relação a esta obra como a outras de alguma maneira relacionadas com a Genealogia:

Refiro-me à carta de brasão com o número 500, que aparece com o nome “João Camiz (Camelo?)”, de 27/4/1554, sendo o agraciado morador “no Condado de Valadares”, e justificando o direito ao uso das “armas de Camiz (Camelo?) e Beças”. A interrogação justifica-se pelas considerações que acerca desta carta faz António Machado de Faria na “abertura” às suas “Cartas de Brasão” e que reproduzes no teu Anexo III; aí, a fls. 444, afirma-se o seguinte acerca desta carta:

“... as armas daquele apelido e do de Beça, não figurando, porém as daquele na armaria nacional nem na estrangeira. Como a carta não alude a serem armas exóticas, é de crer que já existissem em Portugal nessa época. Neste caso, arrojado não parece admitir que houve êrro de leitura do escriba, talvez do apelido Camelo que encontramos aliado ao de Beça nas cartas passadas a António Machado Centeno e seu irmão Manuel Centeno de Beça e a Diogo de Carvalho Furtado e Mendonça, ligação que também poderia existir em João Camiz que além da mercê das armas dos Camiz teve igualmente a dos Beças.... ”.

Além disso, em nota, considera não ser o Condado de Valadares referido na carta o de Portugal, mas sim o de Espanha, uma vez que o título de Conde de Valadares ainda não tinha sido atribuído em 1554. Todas estas considerações e a conjectura feita são perfeitamente legítimas, mas no meio dos meus apontamentos encontrei uma cópia de assento de casamento que parece obrigar a rever esta questão. Trata-se do casamento celebrado na freguesia de S. Julião de Badim (Monção, Viana do Castelo), julgo que em território considerado ainda na época de Valladares, entre 20/12/1733 e 4/5/1735 (não tomei nota da data, por esquecimento ou por esta não estar legível) de João de Sousa Cames (sic) Beça e Ana Maria de Caldas Castro, ele filho de “Joseph Cames e Maria de Souza, defunta” e ela (minha “tia sexta avó”), filha de Leandro de Caldas Castro e Caetana Maria Sarmento (ambos já na base de dados do GP), e sendo testemunhas António Pereira Rebello (irmão de Caetana Maria Sarmento) e o Padre Francisco Rodrigues de Caldas. Este assento parece provar que os apelidos Cames (certamente o mesmo que Camiz) e Beça juntos continuaram a existir no “Condado de Valladares”, território que já seria designado deste modo no século dezasseis, quando constituía senhorio da Casa de Vila Real, em descendentes da qual foi aliás criado no início do século XVIII o título de Conde de Valladares (o território designado por “Condado de Valadares”, entretanto, fora incorporado na Casa do Infantado, criada precisamente depois da extinção da de Vila Real, por traição ao rei D. João IV, com os bens confiscados a esta Casa)

Como também me intrigou o nome “Cames” copiei “à vista” o manuscrito nesse ponto e não tenho dúvida na leitura (comecei por pensar que seria deturpação de Gomes, mas a repetição inequívoca nos nomes do pai e filho não deixam dúvida). Mais um exemplo de como a Genealogia e a Heráldica se devem mutuamente apoiar e de como há concerteza muitas armas ainda desconhecidas no armorial português.

Um abraço,

Tó Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Parabéns Nuno Borrego "Cartas de Brasão de Armas"

#49655 | quintadoloureiro | 13 out 2003 09:20 | Em resposta a: #49592

Caro Nuno,

Mais uma vez muitos parabéns pelo excelente livro, que já comecei a ler e consultar com muito entusiasmo. É sem dúvida um trabalho de grande mérito e que servirá de referência. Muitos parabéns e obrigado.

Um abraço,
Zé de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Parabéns Nuno Borrego "Cartas de Brasão de Armas"

#49672 | Conde | 13 out 2003 16:46 | Em resposta a: #49592

Caro Nuno:
Muitos parabéns pela qualidade da obra,que vai ser incontornável.Consta-me que vai haver 2º volume.Venha ele.
Um abraço amigo.

Resposta

Link directo:

RE: Parabéns Nuno Borrego "Cartas de Brasão de Armas"

#49687 | magalp | 13 out 2003 20:51 | Em resposta a: #49672

Caríssimo Nuno e Ilmo e Exmo Marquez de Borba Tinto!

Por enquanto vão são muitos parabéns pelo sucesso q. me dizem ter sido a apresentação!
Para já espero impaciente os dois toques do carteiro! Espero ler uma "boca" divertida no rosto do livro...
Grande abraço!

Ao também Ilmo. Exmo. Senhor Conde, Nobre e muito prestativo Sábio, as minhas desculpas por não ter conseguido ainda a fotografia do portão de Vilacetinho, Garanto não está esquecida a promessa.
Mtos. cumprimentos,

Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Parabéns Nuno Borrego "Cartas de Brasão de Armas"

#49728 | Conde | 14 out 2003 13:47 | Em resposta a: #49687

Caro Patrício:
Interessa-me muito essa fotografia de Vieiras.Haverá documentação sobre tais ancestros nas burras e baús de tal mansão?E se sim estarão acessíveis a sábios modestos (pequenos e médios sábios)?Tudo o que vier à rede...
Agradeço a atenção.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 19:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen