Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Património

Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49596 | aburma | 11 out 2003 19:05

Caros confrades,

Tenho a honra de vos comunicar que após breve enfermidade, Sua Exa. Reverendíssima o sr. D. Manuel, Obispo de Mesom-Frio (Tinto) e Cavaleiro de Magalhães, se encontra já em seus Paços, e receberá suas ovelhas para cumprimentos a partir de amanhã às 10.43.

Estou certo que todos se associarão a mim nos desejos de uma rápida convalescença.

Os meus cumprimentos

Um devoto diocesano

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49597 | artur41 | 11 out 2003 19:13 | Em resposta a: #49596

Caro Alexandre


Não me diga que o sr. D. Manuel esteve doente!?
Estimo que já esteja em rápida convalescença.

Peço um favor: dê-lhe, por mim, um grande abraço.


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49598 | camisao65 | 11 out 2003 19:22 | Em resposta a: #49596

Caro Alexandre,

Que novidades nos dais!
Que Sua Exa. Reverendíssima, recupere rapidamente da sua enfermidade, e que brevemente se junte ao seu rebanho.
Levanto o meu copo à sáude do Sr. D. Manuel, Obispo de Mesom-Frio (Tinto) e Cavaleiro de Magalhães!

Um abraço de,

Uma pequena ovelha deste rebanho

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49600 | rgc | 11 out 2003 20:17 | Em resposta a: #49596

Caro Manuel Maria Magalhães

Desejo-lhe um rápido e bom restabelecimento.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49601 | vbriteiros | 11 out 2003 20:41 | Em resposta a: #49600

Daqui da Rotunda faço votos para que o Ilustre Purpurado se restabeleça rapidamente e regresse ao convívio salutar deste Forum.
Amém.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49602 | jbrandao | 11 out 2003 21:55 | Em resposta a: #49601

E eu, daqui de Freixo de Numão, auguro rápido restabelecimento ao nosso caro confrade Manuel Maria de Magalhães, cuja presença há muito se tornou imprescindível nestas paragens.

Um abraço

João Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49608 | manuelr | 11 out 2003 23:39 | Em resposta a: #49596

Caríssimo amigo Manuel Maria

Um grande abraço de rápidas melhoras.

Manuel Estevam

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49619 | gonçalo calheiros | 12 out 2003 09:42 | Em resposta a: #49608

Grande D.Manuel
Rápidas melhoras
Um abraço
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49638 | amtf | 12 out 2003 21:44 | Em resposta a: #49619

Venerado Obispo, Senhor D. Manuel

Posto em sossego pelas boas notícias do devoto diocesano que oportunamente iniciou este livro de felicitações, confirmadas em visita virtual a seu Paço, a ele me associo nos votos de rápido restabelecimento.

Beijando respeitosamente Sua mão, nem pergunto pelo anel atendendo ao peso das facturas dos physicos deste Reyno

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49646 | abivar | 12 out 2003 23:20 | Em resposta a: #49602

Caro Confrade João Brandão:

Aproveitando a jubilosa ocasião do auspicioso restabelecimento do nosso prelado, a quem desde já também envio os meus respeitosos votos de uma feliz convalescença, venho introduzir algum carácter genealógico neste tópico, julgando assim contribuir para a conservação da paz que neste momento tão mais necessária se torna.

O caso é o seguinte: consta da tradição familiar de uma ilustre estirpe cuja honra não me permite identificar, que um homónimo seu, famoso pelos seus actos tão intrépidos quanto ilegais lá para as partes das Beiras, ao pernoitar em tradicional solar dessa família, não só ousou invadir o remanso do nobre Lar, como se atreveu a deixar a sua semente intrusa na progénie de até então impoluta Senhora, ainda que o facto tivesse ficado sepultado no segredo dos confessionários e das revelações in articulo mortis.

Sendo assim teria forçado a entrada em algumas genealogias que, se não se escrevem, não deixam de se dizer. Será porventura esse homónimo algum familiar seu? terá informações acerca da sua putativa descendência?

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49652 | zea | 13 out 2003 02:43 | Em resposta a: #49646

Ó António Bívar, um rapaz tão educado faz uma pergunta destas? Só se justifica devido ao adiantado da hora e à perturbação causada pelo diálogo filosófico com os Alexandres!
João Brandão, não lhe ligue.
Mas já agora, a propósito de bandidos da Beira, alguém conhece um tal Cirinéu? É que esse um dia veio ter com o meu avô a meio caminho entre Lisboa e o Fundão e pediu-lhe que o levasse, pois nunca tinha andado de automóvel. E lá foram os dois, chegaram ao destino, ele agradeceu e despediram-se amistosamente.
Tinha fama de ser terrível mas nesse dia não foi.
Será o mesmo?
Um abraço.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49653 | zamot | 13 out 2003 08:33 | Em resposta a: #49638

Aqui me tens
Ajoelhado
Senhor ouvi o meu recado
que aqui vos deixo
que te ponhas e a recato
é esse o meu desejo.


Um abraço

Zé Tomaz

P.S. Perdoa Manuel a falta de geito para versejar.

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49659 | magalp | 13 out 2003 12:10 | Em resposta a: #49653

Meu caro Zé Tomaz

Deveria começar pelo nosso primo Alexandre bis-Vis, cujo antepassado próximo, por legítima varonia "infectou" descaradamente a Casa do Poço, Sé, Lamego (e por ali as "Senhorias" de Vila Pouca em Guimarães, bem como os mui nobilitados descendentes de Gonçalo Patagana e D. Maria Carvalho, de Gominhães...), prometendo uma pipa de vinho fino velho, como arras, a uma gentil donzela daquela velha casa...
Verdade q. dote não levou, nem em terras nem em jóias, pratas, loiças e damascos, sequer em material sonante, pois o Nobre Sôgro já tinha tudo isso comprometido com as "Milícias de Tondela" e outras empresas, dando voz por El-Rei D. Miguel!

Em jeito de confidência te digo, por isso é q. o neto (agastado e pesaroso, conhecedor dos factos), saiu dearvorado debaixo do velho Páleo, dando vivas à Sempre Lembrada e Augusta Senhora Dona Maria da Glória, Raínha de Portugal!

E q. ninguém tente contestar, pois que para defesa dos seus princípios, fez criar uma já poderosa Ordem de Cavalaria de raiz teutónica, com muitas e poderosas lanças, capaz de ensaboar e esfregar até à medula o mais encarniçado infiel e opositor!!!

E depois deste preâmbulo em jeito de justificação da classificação dada pelo nosso bem-amado Moderador a este tópico, (q. muito me divertiu...) explico porque te agradeço em 1º lugar.
Não porque o teu bisavô Thomaz tivesse sido uma pessoa muito estimada pelo meu modesto avô João, lá nos quartos de serviço a SS.MM. no Paço Real; ainda que tb. nisso seja conservador e goste de preservar as amizades (e as inimizades...) dos q. me precederam.

Mas, pela tua singela oração...

Dirá o nosso querido Capelom-Mor e muito Sábio Doutor da Companhia de Jesus, Pe. António Júlio, que aos olhos do Senhor a oração mais simples é a que mais agrado Lhe trás...

Se calhar (quem sabe?), é por isso q. hoje estou francamente melhor e já disposto a voltar ao trabalho, ao "pater noster quotidianum"...

Obrigado Zé Tomaz!
MM

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49661 | magalp | 13 out 2003 12:47 | Em resposta a: #49596

Meu caro Primo, pé-cá-pé-lá debaixo do Páleo!

Tu e as tuas comunicações...
Ouves o nosso bem amado Gram-Meestre com toda a atenção e respeito, mas acabas por proceder no rumo oposto, invariavelmente!
Não me espantarei se teouvir uns dois ou três vivas ao Marquez...

Pois fiquei a saber q. não herdas a ironia e o gosto pela comunicação só do teu querido pai, mas também do teu bisavô João, simpatizante da Cauza de D. Miguel e pouco confiante na Caza de Orléans!!! E esta, sabias tu!?
É claro q. não posso documentar esta notícia recém recebida; é das tais "genealogias de salão" que o os jovens aspirantes a sábios, hoje tanto desdenham...

Um tema interessante a colocar a ATF e ABW, para nos deliciarmos com os seus próximos diálogos - a verdadeira razão da enorme desconfiança nos Orléans, há cerca de 100 anos atrás, entre nós.

Grande abraço!
MM

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49665 | zamot | 13 out 2003 15:05 | Em resposta a: #49659

Meu Caro Manuel

Em miudo e até fazer a 1ª Comunhão ainda rezei assim:

Pater noster, qui es in caelis: Sanctificétur nomen tuum: Advéniat regnum tuum: Fiat volúntas tua, sicut in caelo, et terra.

Panem nostrum quotidiánum da nobis hódie: et dimítte nobis débita nostra, sicut et nos dimíttimus debitóribus nostris. et ne nos indúcas in tentatiónem. Sed líbera nos a malo. Amen

Muito e muito obrigado pela tua simpática mensagem e os desejos de uma rápida recuperação. A York House, ou o Patino, onde ainda tenho alguma influencia estão às tuas ordens para um fim de semana tramquilo e recuperador.


Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49670 | aburma | 13 out 2003 16:28 | Em resposta a: #49661

Primo entre Primus,

Sucede que o meu Pai era neto do meu bisavô João, e vai daí é natural que estas coisas se transmitam.

Acresce que o meu bisavô João era neto materno de José de Magalhães e Meneses Vilas-Boas Sampaio de Barbosa, "o Conde de Alvelos", e sendo este uma conhecida personagem devotada à causa do Sr. D. Miguel, natural será pensar que o neto algo possa ter bebido do avô.

Independentemente de poderes ou não documentar a notícia, a história oral tem também a sua importância, pelo que desde já agradeço me cites, nem que seja em privado, a fonte e o relato.

Só não percebo a referência a Orleães, a qual atribuo a qualquer pinça esquecida pelos physicos no teu outrora proeminente abdómen.

Debaixo do Páleo e atrás de ti (embora de ramo mais velho)

Alexandre

PS Quanto ao Oeiras podes estar sossegado.

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49675 | jbrandao | 13 out 2003 17:08 | Em resposta a: #49646

Meu Caro Confrade António Bivar,

Pois pode crer que este meu nome já me tem causado alguns dissabores, nomeadamente entre os conhecedores da história criminal e penal deste nosso país, e nomeadamente das Beiras.

Quando me pergunta pela minha "putativa descendência", só lhe posso retorquir que para esse fim deverá o confrade envergar fato tropical e dirigir-se às matas de Maquela do Zombo, e aí tentar ficar a saber um pouco mais do que eu. A não ser que eu o tenha interpretado mal e o confrade se refira à "putativa descendência" do meu cadastrado homónimo, mas dessa nada lhe sei dizer, pois nunca fui confessor nem nunca administrei a extrema-unção.

Nada do que atrás ficou dito exclui algum parentesco meu com o famigerado meu homónimo, pois que, pelo que me descreve, nunca se sabe se não me poderei algum dia habilitar a alguma herança. Mas de facto nada nas minhas pesquisas me permite afirmar que algum laço sanguíneo a tal personagem me ligue.

Os meus respeitosos

João Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49682 | Vasco Jácome | 13 out 2003 19:47 | Em resposta a: #49661

Ex.cia Reverendíssima

É com alegre prazer que constato on-line que as novas aqui postadas inicialmente eram verdadeiras!
Não que tivesse dúvida na palavra de tão Nobre arauto, mas porque verifico que os ânimos não quebraram. Bem pelo contrário!

Pedindo a benção,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49684 | magalp | 13 out 2003 20:15 | Em resposta a: #49602

Meu caro João Brandão

Ainda q. correndo o risco de ser indelicado - deveria agradecer a vossa simpatia com tão ruim pre-defunto, pela devida ordem - não posso deixar de lhe dizer q. nem um pingo de sangue infecto me entrou nas veias! Só sôro fisiológico durante 36 horas e mesmo esse já o eliminei "bobendo" um tintol de Sta. Martha, reserva!
O q. se perdeu na facada 27 cms na pança, não dava para engordar um sanguessuga das nossas!
Pela habilidade e mestria, bem como pela simpatia, o Mui Ilustre Cirurgião deve ter origens transmontanas!

Obrigado e outro abraço!
Manuel Maria Magalhães

PS-para já estou proibido de guiar, pelo q. tão cedo não lhe baterei ao ferrôlho...

Resposta

Link directo:

RE: Sua Exa. Reva. D. Manuel de Mesom Frio (Tinto)

#49685 | magalp | 13 out 2003 20:33 | Em resposta a: #49665

Amen, Zé Tomaz...

se calhar até já perdoei, ou pelo menos, borrifei-me naquilo! Mas, azar dos cucos... a minha memória elefantina parece não ter sido mínimamente beliscada pelas múltiplas anestesias!!!

Outro abraço (que não de urso para não afectar os pontos!),
MM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 19:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen