Família PEGAS- de Santa Ana de Cambas e de Beja

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Cargos | Heráldica | Bibliografia

Família PEGAS- de Santa Ana de Cambas e de Beja

#49701 | rgc | 14 out 2003 02:42

Caros/as Confrades
A família PEGAS sempre me despertou grande interesse, em virtude de ter uma 7.ªa avó-com este apelido- Catarina Roiz (Pegas)que nasceu em Santa Ana de Cambas-Mértola que,ainda menina de meses,veio com seus pais para a freg. de São Barnabé-Almodôvar,onde foram grandes lavradores e depois casaram nas famílias que se enquadram na principalidade local: pela riqueza,pelos cargos da Res-pública, na igreja e nas Ordenanças.
Sei que esta minha avó teria direito a usar o apelido-Pegas-porque era irmã inteira do Freire professo da Ordem de Santiago, o Padre Manuel dos Reis Pegas, que foi prior da igreja de Santa-Clara-a-Nova, em cujos termos paroquiais assina com este apelido e vem referido no Proc.o FSO do meu primo o Padre Bartolomeu Guerreiro Palma,do Vale de Poldres, freg.de Santana da Serra,notário do Santo Ofício e Capelão particular do Cardeal Cunha.
Por isso gostaria de informações sobre os -PEGAS,alentejanos.
E como o apelido não é vulgar, lembrei-me do notável Licenciado Manuel Álvares Pegas,oriundo da cidade de Beja," como repetidamente confeffa no Tom. 2.ad Ordinat.Reg.lib.1 "e segs.A mãe dele Maria Álvares Pegas era nat. de Beja.Pode consultar~se o currículo profissional e académico e obra, no III vol. da Biblioteca Lusitana ,de Diogo Barbosa Machado.Casou com D.Catarina Salema de Lacerda cujos filhos foram ilustres: o Dr. Luís Pegas, de Beja e aí Provedor; o Dr.João Pegas, Juiz de Fora de Santiago do Cacém,no Campo de Ourique (nesse tempo);Fr.José Pegas e Fr.Francisco Pegas, ilustres religiosos e algumas filhas freiras.
Jaz (ou jazia) sepultado no convento do Carmo, de Lisboa e sobre a campa está o escudo esquartelado, cuja descrição e inf.complementar se pode consultar sob. o n.º 674, pág. 296, da obra "CARTAS DE BRASÃO DE ARMAS" comp. e org. de Nuno Borrego, que é, pela sua qualidade, de consulta obrigatória.
Saí, de propósito, do assunto principal do tópico, para dar mais informação,como habitualmente costumo fazer, tanto mais que é provável os meus antepassados-PEGAS-serem os mesmos das pessoas que aqui refiro, mas só uma pesquisa aturada e possível poderá confirmar, sem prejuizo de todas as informações que me possam ir dando, que também servem aos interessados e consulentes deste tópico.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família PEGAS- de Santa Ana de Cambas e de Beja

#49722 | joseantonioreis | 14 out 2003 12:47 | Em resposta a: #49701

Caro Rafael Carvalho,

Aqui no Porto já investiguei algumas gerações de Pegas em Valongo.
Se estiver interessado, diga
Cumprimenta
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família PEGAS- de Santa Ana de Cambas e de Beja

#49735 | rgc | 14 out 2003 15:28 | Em resposta a: #49722

Caro José António Reis
É verdade que aparece o apelido-PEGAS-em outras regiões que não o B.xo Alentejo,salvo erro, em Trás-os-Montes,os da herdade do Azambujal,este topónimo passou a apelido e começado a usar-se no séc. XVI, os de Valongo, que me dá notícia e que eu desconhecia
Portanto,são bem vindas essas gerações de PEGAS

Resposta

Link directo:

RE: Família PEGAS- de Santa Ana de Cambas e de Beja

#49737 | rgc | 14 out 2003 15:45 | Em resposta a: #49735

Os meus dedos e olhos, às vezes falham, e carreguei onde não devia, e lá seguiu, sem apresentar os meus agradecimentos. Embora,o apelido-Pegas-possa ser tomado de alcunha e assim vários -Pegas-sem parentesco consanguíneo,teremos de ter sempre presente as migrações de casais para outras províncias e também de homiziados; ou outros no desempenho de funções do foro jurídico, ou militar, que casavam no lugar onde desempenhavam tais cargos.
Por isso gosto sempre de recolher todas as informações respeitantes aos temas que proponho ou quero saber.
Aguardo com expectativa as suas notícias.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Como pode ter interesse para outros confrades, poderá, se achar bem,responder aqui no tópico; mas caso queira envio o meu end.ço.
octaviocarvalhoarrobanetecabopontopêtê

Resposta

Link directo:

RE: Família PEGAS- de Santa Ana de Cambas e de Beja

#49762 | joseantonioreis | 14 out 2003 19:03 | Em resposta a: #49737

Catarina Álvares Pegas, n. 11.11.1715, em Valongo, casou com Pedro Fernandes da Costa a 18.9.1748, em Valongo, filho:
Manuel Fernandes da Costa Pegas, n.15.2.1754, em Valongo, casou com Teresa Ferreira das Neves e tiveram:
José Fernandes Pegas n. cerca de 1780, que casou em Valongo a 9.12.1807, com Maria Marques de Carvalho e tiveram:
António Fernandes Pegas que casou em Valongo com Maria Dias de Oliveira de Avintes no dia 6.7.1836 e tiveram:
Maria da Conceição Oliveira já em Avintes.

Cumprimentos
José antónio Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família PEGAS- de Santa Ana de Cambas e de Beja

#49763 | rgc | 14 out 2003 19:13 | Em resposta a: #49762

Os meus agradecimentos, pela informação que apreciei. É muito útil e interessante.
O que eu encontrar, de novo, sobre o assunto, enviar-lhe-ei.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família PEGAS- de Santa Ana de Cambas e de Beja

#92156 | aeiou2 | 30 mai 2005 16:38 | Em resposta a: #49701

Caro Rafael Carvalho,
Não será este o tópico?

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família PEGAS- de Santa Ana de Cambas e de Beja

#104318 | mpegas | 01 nov 2005 22:12 | Em resposta a: #49701

Caro Rafael
Foi com grande orgulho que tomei conhecimento da importancia do apelido PEGAS,
pois eu achava que era apenas das pessoas da minha familia.
Gostaria pois de o informar que a minha familia, pelo que eu sei, tem origem em
Amendoeira da Serra (Mértola) e que por intermédia da minha bisavó materna
passou para a aldeia de Marmelar (Vidigueira) de onde sou natural e onde a Familia PEGAS é uma das maiores.
Com os meus cumprimentos.
Manuel Pegas

Resposta

Link directo:

RE: Família PEGAS- de Santa Ana de Cambas e de Beja

#104407 | rafael | 03 nov 2005 02:46 | Em resposta a: #104318

Caro Manuel Pegas

Agradou-me muito a sua mensagem pelo interesse demonstrado sobre o apelido PEGAS.
Sairei para a semana e só voltarei no fim deste mês, mas até 4.ª feira, se fizer o favor, poderá entrar em contacto comigo aqui no Forum ou por mail, agradecer-lhe-ei muito se me enviar informações sobre os seus-PEGAS.
Está inoperacional o meu endereço habitual,entretanto pode escrever para:
octaviocarvalho@mail.telepac.pt

Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Família PÊGAS (Ferreira do Zêzere)

#139425 | tabas | 06 jan 2007 16:47 | Em resposta a: #49701

Existe também uma "FAMÍLIA PÊGAS", oriunda da freguesia de Águas Belas, do concelho de Ferreira do Zêzere, distrito de Santarém.

Eu, Fernando José da Costa Rodrigues Pêgas, sou o terceiro descendente - nascido a 15.11.1956, naquela freguesia e concelho do alto ribatejo - do casal José Rodrigues PÊGAS (nascido a 04-09-1924) e de Patronila da Costa Rodrigues (nascida a 21-07-1928). Residindo actualmente em Oliveira de Azeméis (distrito de Aveiro).

Os outros descendentes daquele casal são: Luis Manuel da Costa Rodrigues (nascido a 18-06-1951), Maria Leonor da Costa Rodrigues Pêgas (nascida a 21-06-1953) e Ana Maria da Costa Rodrigues Pêgas (nascida a 04-09-1960), todos naturais do concelho de Ferreira do Zêzere, e, actualmente, residentes na cidade de Abrantes.

O meu pai - José Rodrigues Pêgas - era o filho mais velho do meu avô paterno (que se chamava José ou Joaquim Pêgas) e da minha avó paterna (que se chamava Virginia Santos). E teve como irmãos: Joaquim Pêgas, Helena Pêgas, Américo Pêgas, Clotilde Pêgas, Natividade Pêgas e Celestino Pêgas.

Resposta

Link directo:

RE: Família PÊGAS (Ferreira do Zêzere)

#139426 | tabas | 06 jan 2007 16:54 | Em resposta a: #139425

Informação Adicional:
Joaquim Pêgas ------- 2 descendentes;
Helena Pêgas --------- 2 descendentes;
Américo Pêgas ------- 2 descendentes;
Clotilde Pêgas -------- 7 descendentes;
Natividade Pêgas ----- 2 descendentes;
Celestino Pêgas ------ 1 descendente;

Resposta

Link directo:

Família PEGAS- (Valongo)

#207279 | MPA00 | 04 set 2008 20:27 | Em resposta a: #49762

Caros Confrades

Recolhi este elemetos destes elementos da familia Pegas em Valongo:

1.João Alvares Pegas, casado com Ana Gonçalves
1.1 António Alvares Pegas, casado com Ana de Souza, tendo casado em 2ªs núpcias com Ana João em 28/12/1786
1,2 Francisco Alvares Pegas casado com Elena Ribeiro
1.1.1 Maria Alvares de Souza, casada em 29/07/1780 com Lino António de Souza Pinto
1.2.1 António Alvares Pegas, casado em 16/08/1786 com Teresa Marques
1.2.2 Manuel Alvares Pegas, casado em 15/11/1788 com Ana Gonçalves

Cumprimentos

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Família PÊGAS (Ferreira do Zêzere)

#249627 | sucora | 10 fev 2010 13:30 | Em resposta a: #139426

Olá Fernando!

Eu sou a tua prima Susana, a filha mais nova da Helena Pêgas.

Também eu tenho algum interesse sobre genealogia, e após a morte do meu pai, e com a ajuda dos elementos que os tios Clotilde e Joaquim tinham, aprofundei um pouco mais as raízes da nossa família. Ultimamente não tenho tido grande disponibilidade para pesquisas, mas o 'bichinho' continua cá

Se estiveres interessado poderemos conversar.

Beijinhos,
Susana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 08:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen