Capitão João de Amorim Pessoa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos

Capitão João de Amorim Pessoa

#49792 | GML | 15 out 2003 12:06

Gostaria de saber se alguém possui informações genealógicas sobre a mulher deste capitão, Dona Maria Luísa de Almada, com quem terá casado por volta de 1706.

Agradeço antecipadamente.

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50065 | P. Duarte | 20 out 2003 09:34 | Em resposta a: #49792

Ex.mo Senhor,

Interesso-me sobretudo por famílias do baixo Mondego e nomeadamente de Tentúgal, por isso, possuo algumas informações sobre o Capitão João de Amorim Pessoa.
Segundo li (mas não sei onde!), D. Maria Luísa de Almada (também chamada “e Brito”) era filha de Francisco Gomes de Almada e de D. Maria (ou Isabel Luísa) de Brito e casou em Portel, no Alentejo com o referido Capitão João de Amorim Pessoa.
Sobre a família deste último é que eu possuo muitas informações, dado que descende dos Farias, uma das famílias mais importantes de Tentúgal e sobre a qual tenho muito interesse. E, já agora, aproveito para lhe perguntar se possui informações sobre a descendência deste casal (Motas Garcias, de Tomar > Barões de Alvaiázere; Pereiras de Sampayo e Amorins e Gouveias).

Cordiais cumprimentos.
Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50103 | GML | 20 out 2003 20:37 | Em resposta a: #50065

Caro Paulo,

Agradeço a sua mensagem. Será que me pode indicar as fontes da informação que me forneceu, nomeadamente sobre os nomes de Maria Luisa de Almada e seus pais? Interessa-me muito esta família Almada, por descender eu de D. Francisca Gomes Forjaz Colaço de Almada, natural de Portel e familiar do P.e Francisco Gonçalves Almada.

Lamento dizer-lhe que não possuo quaiquer dados sobre as outras famílias que menciona.

Com os melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50131 | gonçalo calheiros | 21 out 2003 12:22 | Em resposta a: #50065

ExmºSr Paulo Duarte
Como terá visto,sou descendente desses Farias,Amorins Pessoas,de Tentugal.Na sua ascendencia tenho algumas dúvidas,relacionadas com os Abreus da Qtª de Orão,Redinha,com eles relacionados.Vou tentar mandar-lhe isso para ver se consigo esclarecer estas dúvidas.
Cumprimentos
G.Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50138 | gonçalo calheiros | 21 out 2003 13:08 | Em resposta a: #50103

Caros Confrades
A ascendencia de de D.Maria Luiza de Almada e Brito vem no Nobiliário de Jayme Pereira Forjaz de Serpa Pimentel,titde Farias,pag 84.E é precisamente neste título que tenho dúvidas-A pag 82,é dada como irmã do Cap João de Amorim e Faria-avô do citado no tópico-uma D.Brisida de Amorim e Faria,casada com Manuel Mendes de Abreu,3ª avó de Francisco Mendes de Abreu que casa com D.Antónia de Amorim Pessoa e Gouveia,filha de jorgePessoa de Amorim carvalho e de D. Mariana de Gouveia Velloso Cabral.Ora isto não condiz com o gayo,no Tit.Mendes de Abreu de Orão(versão seguida pelo GENEA).Poderão adiantar-me algo?
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50163 | GML | 21 out 2003 20:15 | Em resposta a: #50138

Caro Gonçalo Calheiros,

Muito me agradou a sua última mensagem! Vejo que conhece bem a genealogia deste Capitão pelo que poderá dar-me outros esclarecimentos.

O Capitão que procuro terá casado em Portel com a dita D. Maria Luiza de Almada (aliás o meu interesse é apenas nesta) e estava convencido que se tratava de daquele que foi Fidalgo de Cota d'Armas (Amorins, com dieferença, apesar de estar habilitado para Pessoas e Britos).

No entanto este invoca uma genealogia que não condiz com a que o Gonçalo descreve. Diz o Capitão ser filho de outro João de Amorim Pessoa e de D. Helena de Brito Furtado Moniz; neto paterno de Gaspar Pessoa de Amorim e materno de Simão da Costa de Brito!

Será que me podia descrever um pouco dos costados de D. Maria Luiza? Infelizmente não tenho acesso ao nobiliário que mencionou nem sei como ter!

Agradeço desde já a sua atenção.

Com os melhores cumprimentos,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50204 | PauloDuarte | 22 out 2003 14:41 | Em resposta a: #50103

Caro Gui,
Como lhe disse não tenho certo onde tomei tais informações, mas penso ter sido das genealogias manuscritas do ANTT (Bernardo Portocarrero).

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50205 | PauloDuarte | 22 out 2003 14:49 | Em resposta a: #50131

Ex.mo Senhor,

Sei dessa sua ascendência pelos "Carvalhos de Basto". Estou ao seu inteiro dispor para lhe fornecer todas as informações que eventualmente possua. Gostaria que mem mandasse os dados para o meu mail: paulonicduartearrobamailpontopt, porque é mais fácil comunicarmos.

Também tenho várias dúvidas sobre a ascendência deles, mas em tempos mais recuados. Conhece a Quinta de Orão? É uma pena o seu estado. Deveria ser um espaço idílico muito ao jeito do Sá de Miranda!

Fico à espera das suas notícias.
Cumprimentos.

Paulo Duarte

P. S. - Já tive o testamento de sua avó D. Antónia de Abreu e Amorim Pessoa, mas perdi-o... maravilhas da técnica e dos computadores!!!

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50206 | GML | 22 out 2003 14:51 | Em resposta a: #50204

Caro Paulo,

Agradeço a sua informação. Tentarei consultar essa genealogia na próxima vez que for à TT.

Consegue responder à questão que deixei ao Gonçalo Calheiros? Trata-se da mesma pessoa? E qual será a ligação a Francisco de Brito Pereira, FCA (Reino, Brito e Pereira)?

Com os melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50209 | Lobo | 22 out 2003 15:08 | Em resposta a: #50065

Caro Paulo Duarte
Anotei a sua indicação de que dispõe de muita informação sobre Amorins e Farias. Atendendo a que descendo de Catarina de Amorim, filha de Diogo de Faria Amorim e de Inês de Leão, e c.c. Luis Pires Coelho, ficar-lhe-ia muito grato se me desse qualquer informação para além das que são referidas na Pedatura Lusitana.
Com os melhores cumprimentos
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50214 | PauloDuarte | 22 out 2003 15:27 | Em resposta a: #50209

Caro A. de Sepúlveda,

Parece que esta foi uma das famílias que mais dsecendência deixou em Portugal!!!
O problema, de facto, é que nessas gerações mais recuadas há muita incerteza e poucos documentos!
Já agora, o meu amigo, poder-me-ia dizer de que filho daquele casal descende?
Acabei de abrir um tópico só sobre esta família. Talvez para facilitar possamos comunicar por ele ou pelo meu mail: paulonicduartearrobamailpontopt.

Aguardo notícias,

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50224 | Lobo | 22 out 2003 16:25 | Em resposta a: #50214

Caro Paulo Duarte

O casal a que me referi teve quatro filhos:
Lopo Pires Coelho
Nuno de Amorim Coelho
Inês Leão
João Coelho de Amorim.

Qualquer dos quatro teve descendência.

Cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50226 | gonçalo calheiros | 22 out 2003 16:26 | Em resposta a: #50163

Caro Gui
Efectivamente enganei-me-o 1º capitão era pai e não avô do 2º.
Mas o Pimentel não traz mais nada sobre a ascendencia da mulher...
Cumprimentos
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50278 | PauloDuarte | 23 out 2003 15:27 | Em resposta a: #50138

Caro Gonçalo,

Existe um manuscrito na Biblioteca Geral da UC (anónimo) que também regista D. Brísida de Amorim e Faria como irmã de João de Amorim e Faria e de CRistóvão, Juliana, Jacinto, Miguel e Vasco.
Eu, nos registos paroquiais e notariais de Tentúgal nunca encontrei nenhuma referência a nenhum deles, a não ser ao Cristóvão, que instituiu uma Capela na Matriz daquela vila, como, de certo, sabe.

Cumprimentos

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50279 | PauloDuarte | 23 out 2003 15:29 | Em resposta a: #50163

Caro Gui,

O conrade Gonçalo Calheiros já lhe respondeu, mas eu gostaria de saber se já consultou o processo de justificação de nobreza do Capitão Jorge Pessoa de Amorim.
Acerca do tal Francisco de Brito Pereira nada sei.

Cumprimentos

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50286 | GML | 23 out 2003 16:27 | Em resposta a: #50279

Caro Paulo,

Não consultei o referido processo porque não sabia da sua existência. No entanto, estive agora mesmo na Torre do Tombo e consultei "a correr" um documento que me interessa mais: o processo de habilitação para o Santo Ofício do próprio João de Amorim Pessoa, onde consta também a habilitação de Dona Maria Luiza Almada.

A informação que dele retirei é a seguinte:

João de Amorim Pessoa, natural da Vila do Rabaçal e morador na de Portel, filho de João de Amorim Pessoa e de sua mulher Helena de Brito Furtado; neto paterno de Gaspar Pessoa de Amorim e de Mécia Nunes Cardoza; materno de Simão da Costa de Brito e de Helena da Costa. Irmão legítimo de Jorge Pessoa de Amorim, FSOe morador na Vila Nova de Anços.

(repare na ascensão social destes Almadas!)

Casado com Dona Maria Luiza de Almada (que vive nobremente), natural de Portel, filha de Francisco Gonçalves de Almada (e não Gomes!), Capitão de ordenanças, e de sua mulher Isabel Luis Barahona; neta paterna de Manuel Gonçalves Almada (que foi oficial curtidor e depois viveu de suas fazendas) e de Maria Gomes, ambos naturais de Portel; materna de Manuel Jorge e Maria Marques, ambos naturais de Cuba.

Fora casado primeira vez com Dona Engrácia Evangelho, natural da Caparrota, Vila de Puços, filha de Jerónimo teixeira Evangelho, de Penela, e de sua mulher D. Maria de Matos.

Dona Maria Luiza de Almada era prima (de acordo com o processo) de Domingos Martins Janeiro (Barahona), mas não se explica como!

Estou cheio de pressa, tenho que ir. depois completo o que aqui fica.

Cumprimentos,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#50305 | manuelr | 23 out 2003 23:16 | Em resposta a: #50138

Caro Gonçalo Calheiros

Sabe se há parentesco entre a referida Antónia de Amorim Pessoa e Gouveia e Madalena de Amorim Pessoa de Gouveia, de Montemor o Velho, casada com Custódio da Cunha de Oliveira,natural do Fundão, por volta de 1670?

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#62343 | GML | 11 abr 2004 01:52 | Em resposta a: #50206

.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#132933 | Max67 | 02 nov 2006 22:36 | Em resposta a: #50065

Prezado Paulo,

Sou Maximiliano Pessôa e moro em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Sou colecionador e pesquisador da Família Pessôa. Gostaria, na possibilidade, de que me remetesse, pode ser por e-mail, tudo que tem sobre esta família. Gostaria também de saber se pode me informar quais as localidades de Portugal que a Família Pessôa costumava ocupar.
Sem mais, agradeço antecipadamente

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#135307 | Lobo | 24 nov 2006 12:56 | Em resposta a: #50214

Caro Paulo Durte,

Só agora, passados mais de dois ano, reparei que não respondi correctamente à sua pergunta. As minhas desculpas (além da penalização sofrida, pois que não obtive a sua bem informada resposta que muito me interessava...).

A minha ascendência vem de Lopo Pires Coelho, filho de Luís Pires Coelho e de sua mulher Catarina de Amorim.
O Lopo c.c. Joana Castanha da Gama (do tronco dos Gamas, de Olivença, mas não consigo "entronca-la".

Será que o meu caro Confrade me poderá dar alguma pista que me permita ampliar a minha árvore? De qualquer modo agradeço a sua disponibilidade para me aturar.

Com os melhores cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Capitão João de Amorim Pessoa

#135308 | Lobo | 24 nov 2006 12:59 | Em resposta a: #50214

Caro Paulo Duarte,

Desculpe mais esta falta.

Aqui vai o mei e-mail:

sepulveda@netcabo.pt

Cumprimerntos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 20:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen