Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivença

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões

Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivença

#49822 | Conde | 15 out 2003 17:02

Caros Confrades:
Alguém tem dados sobre estes meus avós que possa disponibilizar?
1-João Homem da Gama,n.Aveiro c.c.Mécia Nunes Cardoso,de Tavarede e destes foi filha:
2-Leonor Cardoso da Gama,casou (em Tentúgal?)com Manuel Alves Frade,de Olivença,pais de:
3-Leonor Fradeça da Gama,n.Tentúgal,casada com Diogo de Faria e Sá,Juiz dos Direitos Reais e Almoxarife do Duque no Cadaval,filho de Antão de Faria,Escrivão do Orfãos do Cadaval e de s.m. Maria de Sá, da Lourinhã,filha de Francisco de Sá.Foram pais de:
4- Baltasar de Faria e Sá Frade,sucessor nos cargos de seu pai casou no Cadaval a 15.11.1691(freg.NªSª) com Hilária de Sampayo Rebello,n.Loreto,filha de Simão de Oliveira e Sampayo,n.Alenquer e de sm. Maria de Sampayo Rebello.Tiveram:
5-Diogo de Faria e Sá Frade,bap Cadaval,casou na Ventosa a 21.09.1724 com D.Luiza Victória da Fonseca Perestrello,daí.cg
Agradeço a atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivença

#49856 | gonçalo calheiros | 16 out 2003 12:15 | Em resposta a: #49822

Caro confrade
Sou descendente do casal que tem por dois.
Mas:
Os pais que são atribuídos a D.Lenor não são esses mas:
D.Leonor Cardoso da Gama,natural da quinta da Várzea,junto a Tavarede,filha de António Privado da Gama,"da geração dos gamas" e de sua mulher D.Francisca Cardoso,"da geração dos Cardosos".O casa teve D.Mécia,minha ascendente,cc Gaspar Pessoa de Amorim e Faria e D.Inês,cc Gaspar Pessoa de Carvalho,primo deste.Poderia igualmente ter tido D.Leonor,mas não tenho referência.
Ver-Justificações de nobreza,Gusmão Machado,1932-em Alberto de Abreu Pessoa de Amorim.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivença

#49862 | Conde | 16 out 2003 13:01 | Em resposta a: #49856

Caro Confrade:
Muito obrigado pela achega.Também já topei o Privado da Gama num nobiliário ms.Da filiação da Leonor,"Nova",não tenho dúvida.Consta de várias fontes primárias.Da lª geração não tenho por certa e tirei-a, faz muitos anos, de algures que já não recordo:até pode ser do Gayo.Todavia lembro-me de vêr estabelecida a linha Nunes Cardoso em tempos.Se souber mais agradeço a ajuda.Esta geração toca aos Alemão Mendonça de Cisneiros e Faria,como pode vêr no último Anuário e no GENEA,onde já despontam.
Cumprimentos e agradecimento sincero.

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivença

#49865 | gonçalo calheiros | 16 out 2003 14:41 | Em resposta a: #49822

Caro confrade
Aí vai o que tenho(sujeito aos possíveis erros dos nobiliários)

1-D.Francisca Cardoso,casou ,nas ilhas,com António Privado (da Gama),daí.Herdou de seu irmão Manuel cardoso de Albergaria 50$000 e bens em BUARCOS
2-Gaspar Dias Cardoso de Carvalho,C.F.Casa do Infante
3-D. Antónia Cardoso de Albergaria,irmã de D.Leonor,casada em Tavarede

4-Gaspar Dias Cardoso de Carvalho
5-D.Leonor Annes,a gaga,*Casou Tbm com Diogo Lopes Barreto
6-Fernão Pires Cardoso*Aveiro
7-D.Mécia Nunes de Albergaria

8-Pedro Afonso de Carvalho,Gayo,Carv,#21
9-D.Brites Cardoso
1o-João Esteves da Veiga,1ªmulher
11-D.Aldonça Afonso Queixada,sr Capela de S.Vicente,em S.Miguel de Aveiro
14-Nuno Fernandes do Vimieiro
15-D.N...Soares de Albergaria,f de Afonso Soares de Albergaria(Genea)-outros dizem que o referido Nuno Fernandes é que era filho de Afonso.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivença

#49867 | Conde | 16 out 2003 14:58 | Em resposta a: #49865

Caro Confrade;
É a linha Soares de Albergaria do que me recorda este seu costado.Mas estava efectivamente entroncado em Soares de Albergaria.Vou procurar o escrito.Creio que era de um nobiliário do ANTT ou da Ajuda que tinha também um título de Frades de Olivença que entronca o Manuel Alves Frade em Mexias e Frades.Isto é de memória.
Os meus cumprimentos e agradecimento.

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivença

#49868 | Conde | 16 out 2003 15:13 | Em resposta a: #49822

Peço aos compadres Alentejanos a sua ajuda nos Frades.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivença

#49874 | gonçalo calheiros | 16 out 2003 16:18 | Em resposta a: #49868

Caro confrade
Ácerca de Frades:
1-Manuel Álvares Frade,* Olivença
2-Fernão Mendes Frade
3-Catarina Mendes Correia

4-Manuel Mendes Frade

8-Fernão Álvares Frade,Alcaide-Mor de Olivença,Comendador de StªMªMadalena,da m.vila
16-Álvaro Afonso Frade
32-Álvaro Afonso Frade,Vassalo de D.AfonsoV,que teve Armas Novas

Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivença

#49904 | Conde | 16 out 2003 18:59 | Em resposta a: #49874

Caro Confrade;
Vai a todas!Boa malha.Mas lembro-me de serem Mexias.Como?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivença

#50068 | P. Duarte | 20 out 2003 09:40 | Em resposta a: #49822

Ex.mo Senhor,
Interesso-me sobretudo por famílias do baixo Mondego e nomeadamente de Tentúgal, por isso possuo algumas informações sobre os seus avós “Frades”, que são uma família que surge em Tentúgal nos finais do séc. XVI, princípios do séc. XVII, ao serviço da Casa Cadaval (como a maioria das famílias fidalgas daquela vila), que, sendo originárias do Alentejo, ali iam fixar residência, ocupando cargos da administração daquela importante Casa.
Alguns dos dados que possuo não coincidem inteiramente com aqueles que aponta, mas não há dúvida que se trata da mesma família. Já agora gostaria de saber se possui informações sobre ramos colaterais que permaneceram em Tentúgal (Couto de Vasconcelos e Amorins Pessoas) e se fixaram na Esgueira e em Aveiro (Mouras Coutinhos de Almeida d’Eça e Figueiredos Barbosa) ou informações mais completas sobre a descendência de D. Leonor Fradessa da Gama.

As informações de que disponho sobre o ramo de que fala são as seguintes:

1- Manuel Álvares Frade, de Olivença, filho de Fernão Mendes Frade, Alcaide-Mor de Olivença, Escudeiro e Vassalo d’El-Rei, morador em Olivença, (legítimo descendente, por varonia, de Álvaro Afonso Frade, Alcaide-Mor de Olivença, Comendador de Santa Maria Madalena da dita vila, Almoxarife do Conde de Tentúgal), .Manuel Álvares Frade aparece nos registos paroquiais de Tentúgal em 1597 e 1617. Faleceu, em Tentúgal, a 12.7.1628, sendo enterrado na Igreja da Misericórdia, onde possuía sepultura com a seguinte inscrição “Sepultura de Manuel Álvares Frade” e com as armas dos Frades. C.c. D. Leonor Cardoso da Gama, natural da Quinta da Varzea (?), junto a Tavarede, filha de António Privado da Gama e de D. Francisca Cardoso. (Algumas destas informações constam de um manuscrito que se conserva na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra). Filha:

2- D. Leonor Fradessa da Gama, baptizada, em Tentúgal, a 16.12.1611, sendo afilhada de Francisco Dias Cardoso, de Buarcos e de Maria Cardosa. Foi crismada a 1.6.1617. Casou, em Tentúgal, a 13.6.1627, com Pedro de Faria e Sá, filho de Antão de Faria e Sá e de D. Maria de Sá, já falecidos no ano em que seu filho casou, tendo vivido no Cadaval. Foi padrinho deste casamento Dom Rodrigo de Melo. Filhos (apontados por Bernardo Pimenta do Avelar PortoCarrero. Sobre nenhum deles encontrei referências em Tentúgal.):


2.1- Pedro Homem Frade, Arcipreste de Barcelos.
2.2- Baltazar de Faria, casado e com geração no Cadaval.
2.3- Manuel de Faria, Escrivão da Casa do Duque de Cadaval.


Cordiais cumprimentos.

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivença

#50075 | Conde | 20 out 2003 11:58 | Em resposta a: #50068

Prezado Confrade:
Agradeço as suas preciosas informações.Todavia tenho a certeza documental que Antão de Faria,Almoxarife do Duque do Cadaval e Escrivão dos Orfãos daquela terra, casou com Maria de Sá, da Lourinhã,filha de Francisco de Sáa (sic).O filho destes que casou com a D.Leonor Fradessa da Gama,n.Couto de Tentúgal, chamou-se, sem dúvida, Diogo de Faria e Sá,herdando os cargos do Pai e sendo ainda Juiz dos Direitos Reais do Cadaval.Fazia o pleno!O filho herdeiro deste último é efectivamente Baltasar de Faria e Sá que teve os mesmos cargos.
Muito agradeço e cumprimento.

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivença

#50133 | gonçalo calheiros | 21 out 2003 12:26 | Em resposta a: #50068

Exmº Senhor
Já lhe respondi no tópico do Cap. João de Amorim Pessoa.Se quiser algumas notas sobre o meu ramo-está parcialmente no GENEA-é só pedir
Cumprimentos
G.Calheiros

Resposta

Link directo:

Cardosos de Tavarede e de Verride

#50188 | Vasconcelosminas | 22 out 2003 11:34 | Em resposta a: #49822

Ilustre Conde,

Perdoa-me a intromissão, mas a menção de Cardosos de Tavarede, salvo engano de minha parte, me chamara a atenção pela proximidade com a Freguesia de Verride, em Montemor-o-Velho (ou estou em engano?).

Se positivo, acaso não teriam os Cardosos que reverencia alguma ligação próxima com uma famíliade igual apelido de Verride, e ali fixada já em meados do século XVI?

Fraternalmente,

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos de Tavarede e de Verride

#50237 | Rui Portugal | 22 out 2003 17:59 | Em resposta a: #50188

Ilustre Conde e Caríssimo Primo,
Quando é que almoçamos para lhe entregar cópia da carta de brasão de armas do chefe dos Frades, de que antes lhe tinha falado. Peço-lhe que me telefone quando puder para combinarmos.
Um grande abraço do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos de Tavarede e de Verride

#50273 | Conde | 23 out 2003 13:15 | Em resposta a: #50237

Caríssimo Primo:
Estou interessadíssimo nessa carta de Armas.Temos de combinar um encontro com almoço de preferência.Vou vêr como está a minha vida e telefono.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos de Tavarede e de Verride

#50290 | gonçalo calheiros | 23 out 2003 16:49 | Em resposta a: #50273

Meus Caros
Tambem eu teria o maior interesse em ter uma cópia de tal carta.
Será possível?
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos de Tavarede e de Verride

#50297 | Lobo | 23 out 2003 18:11 | Em resposta a: #50237

Caro Rui Portugal

Peço desculpa pela intromissão e, antecipadamente, pelo abuso do pedido que faço:
Poder-me-ia enviar uma cópia da CBR dos chefe dos Frades?

O meu mail é sepulveda@netccabo.pt

Cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos de Tavarede e de Verride

#50312 | Conde | 24 out 2003 09:44 | Em resposta a: #50237

Ps.-Talvez fosse interessante dar uma cópia ao Nuno Borrego para o 2º Volume das Cartas de Armas que vai publicar.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivença

#97247 | V.Q.F. | 03 ago 2005 01:20 | Em resposta a: #49865

Caro Gonçalo Calheiros,

Caso fosse possível, ficava-lhe muito agradecido se me indicasse a bibliografia que utilizou para a ascendência de Francisca Cardoso, pois necessitava de consultar outras informações.

Cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivenç

#97328 | bandeira | 03 ago 2005 22:32 | Em resposta a: #97247

Caro Vasco Quintanilha
Não tenho de momento-terei de procurar-as referências exactas8pag,nomes correctos...)no entanto,e para ir fazendo busca posso adiantar-No Arquivo de Aveiro,revista,n'As Famílias Nobres de Aveiro,tit Carvalhos Cardosos;Na mesma revista,nas inquirições do Santo Ofício,uma que não posso de momento precisar.
Ainda o tit Farias,de Jayme Forjaz de Serpa Pimentel,no seu Nobiliário.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos e Gamas de Tavarede,Frades de Olivença

#273267 | MontDias | 24 mar 2011 10:27 | Em resposta a: #50068

Ex.mo senhor Paulo Duarte,

Tenho bastante interesse nestes Frade de Tentúgal, já que também descendo de Manuel Álvares Frade e de sua mulher, pela filha, D. Mécia, irmã gémea de D. Brites. Portanto, desses Amorim Pessoa e Faria de que fala. É curioso que a família se afastou de Tentúgal e, no século XIX, torna de novo àquela vila pelo casamento de minha 4ª avó, D. Mariana Ferreira, com Joaquim Marques Tubarão.

Aqui lhe deixo um esquema dessa minha linha, partindo de Manuel Álvares Frade.


1. Manuel Álvares Frade, almoxarife do conde de Tentúgal * Olivença + Montemor-o-Velho, Tentúgal 12/7/1628 cc. D. Leonor Cardoso da Gama, filha de António Privado da Gama e D. Francisca Cardoso, e tiveram, entre outras, que segue:

2. D. Mécia Nunes Cardoso da Gama * Montemor-o-Velho, Tentúgal bp. 18/10/1601, cc. Gaspar Pessoa de Amorim Faria, filho de João de Amorim de Faria e de D. Ana de Pessoa Travassos (dos Pessoa de Montemor-o-Velho) e tiveram, entre outros, que segue:

3. João de Amorim Pessoa e Faria, capitão-mor do Rabaçal * Montemor-o-Velho, Tentúgal bp. 14/3/1627 com Maria Carrasco, filha de Domingos Carrasco e Maria Pires, houve:

4. Padre Dr. Heitor Pessoa de Amorim, que segue.

4. Padre Manuel Pessoa de Amorim * Soure, Vila Nova de Anços bp. 26/12/1672.

4. D. Maria Luís de Amorim cc. (Soure, Vila Nova de Anços 20/2/1754) João Mendes Coelho, filho de Manuel Mendes Pascoal e Elvira Coelho.

4. D. Leonor de Amorim cc. Pedro do Souto

4. Pe. Dr. Heitor Pessoa de Amorim * Penela, Rabaçal bp. 2/1/1669 com Maria Rodrigues houve, que segue:

5. Gabriel de Amorim Pessoa * Soure, Vila Nova de Anços, casou em Coimbra, Arzila 1/11/1728 com Maria Rodrigues Feteiro, filha de António Rodrigues Feteiro, o Velho e Helena Gaspar da Costa e tiveram:

6. Nicolau de Amorim Pessoa, que segue.

6. D. Isabel Rodrigues de Amorim cc. Paulo de Seiça, filho de José Francisco e Maria da Costa.

6. Nicolau de Amorim Pessoa, * Coimbra, Arzila, casou em Coimbra, Arzila 2/12/1775 com Teresa de Seiça, filha de Jerónimo de Seiça e Catarina da Costa e tiveram:

7. João de Amorim, que segue.

7. Bernardo de Amorim * Coimbra, Arzila, cc. (Coimbra, Arzila 21/1/1818) Maria Ribeiro, filha de António Ribeiro e Maria de Seiça.

7. João de Amorim * Coimbra, Arzila, casou em Coimbra, Arzila 30/9/1811 com Mariana Taborda, filha de Paulo Dias e Isabel Taborda e tiveram, que segue:

8. António de Amorim * Coimbra, Arzila 17/4/1813
Casou em Coimbra, São Martinho do Bispo 6/8/1842 com Joana Ferreira Neves Ganita, filha de Joana Ganita, solteira, e tiveram, que segue:

9. D. Mariana Ferreira * Coimbra, São Martinho do Bispo 3/3/1851, casou em Montemor-o-Velho, Tentúgal 17/1/1872 com Joaquim Marques Tubarão, filho de Manuel Marques Tubarão e tiveram, que segue:

10. D. Joaquina Ferreira * Montemor-o-Velho, Tentúgal 18/10/1872, casou em Montemor-o-Velho, Tentúgal 13/1/1896 com António Mendes Laranjeiro, filho de Francisco Mendes Laranjeiro e Josefa Tubarão Faria e tiveram:

11. D. Etelvina Mendes Laranjeiro, que segue.

11. D. Zília Mendes Laranjeiro * Montemor-o-Velho, Tentúgal.

11. D. Etelvina Mendes Laranjeiro * Montemor-o-Velho, Tentúgal 17/1/1897 + Coimbra, Trouxemil 13/4/1973, casou (25/9/1920) com António Rodrigues, filho de Egídia Maria Rodrigues, solteira e tiveram:

12. José Rodrigues Laranjeira * Coimbra, Trouxemil 21/1/1921.

12. Albino Laranjeira Rodrigues * Coimbra, Trouxemil 16/9/1923, obiit.

12. António Mendes Rodrigues * Coimbra, Trouxemil 28/2/1927, obiit.

12. D. Maria José Mendes Rodrigues, que segue.

12. D. Maria da Luz Mendes Rodrigues * Coimbra, Trouxemil obiit.

12. D. Maria José Mendes Rodrigues * Coimbra, Trouxemil 5/4/1931, casou em Coimbra, Trouxemil 14/9/1957 com Manuel Monteiro, filho de Manuel Monteiro e Ana da Conceição Cardoso e tiveram:

13. Manuel Mendes Rodrigues Monteiro * Coimbra, Trouxemil 11/3/1958

13. D. Maria da Encarnação Mendes Rodrigues Monteiro, que segue.

13. António Mendes Rodrigues Laranjeira Monteiro * Coimbra, Trouxemil 30/3/1960

13. Mário Mendes Rodrigues Monteiro * Coimbra, Trouxemil 25/6/1964

13. D. Maria da Encarnação Mendes Rodrigues Monteiro * Coimbra, Trouxemil 14/3/1959, casou em Coimbra, Trouxemil 14/3/1981 com António Dinis Ventura Dias, filho de Joaquim Ventura Dias e Maria dos Santos Dinis e tiveram, que segue:

14. João Tiago Monteiro Dias * Coimbra, Sé Nova 16/12/1981, bp. Coimbra, Trouxemil 14/3/1982

Dominus tecum.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

João Homem da Gama ou João Homem Frade?

#273696 | MontDias | 31 mar 2011 17:12 | Em resposta a: #49822

Caro Conde,

Em que fontes primárias encontrou João Homem, pai de D. Leonor Cardoso, apelidado como sendo "da Gama"?
Nos paroquiais de Tavarede ele é apelidade de JOÃO HOMEM FRADE, ou simplesmente "João Homem", casado com Maria Cardoso, em Tavarede a 22/7/1572, filho de Britis Fradeça.

Dominus tecum.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: João Homem da Gama ou João Homem Frade?

#273762 | Conde | 01 abr 2011 11:09 | Em resposta a: #273696

Prezado Confrade:
De memória não me lembro. Como vi processos de Santo Ofício dos Pessoas de Amorim e da Inquisição, pois alguns deles eram judaizantes e xxnn, tirei de lá muitos dados confirmativos desta nossa linha de Cardosos da Gama. Também de um título de Frades de Olivença que vi já não me lembro se na Biblioteca da Ajuda se no ANTT e que remetia para fontes primárias (e quando assim é temos de fazer fé no que dizem ter visto ou estar a ver, não havendo melhor fonte). Já consultou estas fontes?
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: João Homem da Gama ou João Homem Frade?

#273763 | MontDias | 01 abr 2011 11:36 | Em resposta a: #273762

Caro Conde,

Na verdade, não consultei outras fontes destes nossos avós senão as paroquiais de Tavarede.
Ali aparece, como já referi, apelidado de João Homem Frade, apelido que lhe vinha da mãe, Britis Fradeça. Enventualmente, "da Gama" viria do pai, já falecido, e por conseguinte, o prior servia-se apenas do da mãe para o apelidar.
Já agora, encontrou nalgum desses documentos a filiação deste João Homem Frade / da Gama?
Os nobiliários estão errados ao darem como pais de D. Leonor Cardoso da Gama, António Privado da Gama e Francisca Cardoso. Ela era filha deste João Homem Frade da Gama e de Maria Cardoso. Os registos de baptismos e dos casamentos não deixam errar. E sabemos que a mãe de João Homem Frade da Gama era Britis Fradeça, no entanto não encontrei o nome do pai, que será a chave para desvendar a ascendência e se entroncamos na verdade nos Gama, ou se essa ascendência foi uma fixão dos nobiliários.

Dominus tecum.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Gama e Frade

#273764 | tmacedo | 01 abr 2011 12:17 | Em resposta a: #273763

Caro Tiago Monteiro Dias:

Fiz várias pesquisas sobre gente de Tentúgal e Montemor. No decurso desses trabalhos verifiquei que os apelidos Gama e Frade andam juntos desde épocas mais recuadas. Certamente que o apelido Frade viria pela Brites "Fradeça".

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Gama e Frade

#273777 | MontDias | 01 abr 2011 13:39 | Em resposta a: #273764

Caro António Taveira,

Eu não fecho a hipótese de que João Homem Frade seja também "da Gama", mas, atendendo apenas às fontes primárias que consultei, não é! Frade já sabemos que lhe vem da mãe. Mas quem seria o pai!?
E a mãe, seria dos Frade de Olivença? A ser, D. Leonor Cardoso e Manuel Álvares Frade eram primos...
Também há uns Homem Frade, salvo erro na Figueira da Foz, pelo início de 600...

Enfim, há aqui uma série de parentescos a deslindar e de ascendências a descobrir para fazer jus à verdade dos factos.

O senhor é da Zona de Tentúgal? Eu tenho uma avó Taveira, na vila de Tentúgal, penso que para os inícios do séc. XIX...

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: João Homem da Gama ou João Homem Frade?

#273786 | Conde | 01 abr 2011 14:54 | Em resposta a: #273763

Isso é interessante. Vou ver se descubro a cota do tt de Frades.

Resposta

Link directo:

RE: Gama e Frade

#273790 | tmacedo | 01 abr 2011 15:56 | Em resposta a: #273777

Caro Tiago Monteiro Dias:

Há muita gente de Tentúgal ligada a Olivença no século XVI.

Quanto aos Frades /Gamas. Uma Vicência da Gama casou em Arazede em 23/10/1571 com um António Gomes, do Botão. Ela era filha de um António Frade (por onde lhe vinha certamente a ascendência Gama) e de Isabel de Aguiar (filha de Jácome de Aguiar, monteiro mor de Montemor-o-velho, e de s.m. Isabel Beliagoa). O pai, António Frade, teria nascido cerca de 1520.

Cumprimentos,

António Taveira

P.S. A minha ascendência Taveira é do antigo termo de Vila Real.

Resposta

Link directo:

RE: João Homem da Gama ou João Homem Frade?

#273984 | Conde | 04 abr 2011 11:31 | Em resposta a: #273763

Caro Confrade:
Lembrei-me agora que uma mana da nossa Leonor usou Encerrabodes. Isto pode dar uma pista nova.

Resposta

Link directo:

RE: João Homem da Gama ou João Homem Frade?

#273985 | MontDias | 04 abr 2011 11:44 | Em resposta a: #273984

Encerrabodes!?

Santíssimo Deus! Nunca encontrei nenhuma referência a esse nome/alcunha, caro Conde!
Sabe qual é o nome dessa irmã?

Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: João Homem da Gama ou João Homem Frade?

#273986 | Conde | 04 abr 2011 11:57 | Em resposta a: #273985

Estou a citar de cabeça mas acho que foi a que casou com o Amorim Pessoa de Tentugal. Só vendo em casa.Seria Mécia? Vou ver.

Resposta

Link directo:

RE: João Homem da Gama ou João Homem Frade?

#273987 | Conde | 04 abr 2011 12:02 | Em resposta a: #273985

PS: Não é alcunha recente. Há uma família ilustre que o usa por obrigação de Morgadio que são os Freire de Andrade Encerrabodes. Creio que será a Mécia que neste site aparece Negreiros e que quase aposto tem o apelido Encerrabodes algures. Não deixa de ser um apelido meio tenebroso.Mas tem armas e tudo!

Resposta

Link directo:

RE: João Homem da Gama ou João Homem Frade?

#273990 | MontDias | 04 abr 2011 12:12 | Em resposta a: #273986

Essa Mécia de que fala, e que casou com Gaspar Pessoa de Amorim Faria, de Tentúgal (meus avós), é filha e não irmã, da nossa Leonor. Na verdade, ela aprece aqui no geneall.net como sendo Negreiros, porém, nunca encontrei registo escrito em fonte primária onde seja denominada dessa forma e muito menos Encerrabodes... Bem, os priores não eram muito cuidadosos no registo dos apelidos!

Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: João Homem da Gama ou João Homem Frade?

#273992 | Conde | 04 abr 2011 12:26 | Em resposta a: #273990

Até digo mais: esta informação foi retirada de uma publicação antiga que fale do nome dela com tal apelido (que estranhei). Vou à procura disso e da cota dos Frades pois pareceu-me um título muito certinho. Esses Pessoas de Amorim Eça Faria têm um ramo xxnn preso em Coimbra, apesar de fidalgos. Vou publicar por ser desconhecido.

Resposta

Link directo:

Pessoa de Amorim Faria

#273994 | MontDias | 04 abr 2011 12:41 | Em resposta a: #273992

Eu venho de um dos ramos, pelo neto do casal que acima referi, Heitor Pessoa de Amorim, que, julgo, nunca foi publicado. Que ramo é esse de que fala aqui de Coimbra? Será o mesmo?

Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa de Amorim Faria

#273998 | Conde | 04 abr 2011 13:03 | Em resposta a: #273994

Penso que é o que se cruza com Travassos. Tenho tudo tirado da Inquisição. Pode ver no ttonline o número de processos.
É muito interessante a dicotomia fidalguia e perseguição, coisa que a nossa historiografia evita.

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa de Amorim Faria

#274014 | MontDias | 04 abr 2011 16:36 | Em resposta a: #273998

O ramos cuzado com Travassos é exactamento o dos pais deste marido de D. Mécia Cardoso da Gamas, Gaspar: João de Amorim Faria, casado com D. Ana Pessoa Travassos. Será este que tem processo?

Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Gama e Frade

#274417 | Conde | 12 abr 2011 15:26 | Em resposta a: #273777

Caro Parente:
O mistério adensa-se: a habilitação de genere do Familiar do Santo Ofício de Aveiro Jerónimo Soeiro de Albergaria (habilitado em 1636 Maço 1 Diligencia 25) diz que é filho de Francisco Cardoso de Albergaria e de sua mulher Mécia Nunes Cardoso, ele filho de António Cardoso e de sua mulher Isabel Jorge e ela nada mais nada menos do que de António Privado e de Francisca Cardoso. Será esta a confusão?

Resposta

Link directo:

RE: Gama e Frade

#274523 | MontDias | 13 abr 2011 20:42 | Em resposta a: #274417

Caro parente Conde,

Na verdade é uma confusão, que, à data do processo (1636), não se justifica, já que D. Mécia tinha 35 anos e poderia, muito bem, ter desmentido a filiação.
Quanto a D. Mécia Nunes Cardoso da Gama não há qualquer dúvida que seja filha de Manuel Álvares Frade e de Leonor Cardoso da Gama. Esta última é que costuma ser dada como filha de António Privado da Gama e de D. Francisca Cardoso, mas é mentira, como provam os registos paroquias: era filha de João Homem Frade e de Maria Cardoso. Não tenho dúvidas desta filiação. O que vem nos nobiliarios é fixão.
Este João Homem Frade era juiz da Alfândega de Buarcos e sería filho, muito provalvelmente de Pedro Homem, igualmente juiz da Alfêndega de Buarcos, e de (isto é certo) Brites Fradeça.

Dominus tecum.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Gama e Frade

#290349 | MontDias | 02 nov 2011 14:52 | Em resposta a: #274417

Caro confrade Conde,

Esse JERÓNIMO SOEIRO de ALBERGARIA, era Arcipreste de Aveiro, em 1647 e foi bacharel em Cânones pela Universidade de Coimbra.

A ascendência que apresenta está correctíssima. Era, na verdade, filho de FRANCISCO CARDOSO de ALBERGARIA e de MÉCIA NUNES CARDOSO, filha de António Privado da Gama e de Francisca Cardoso de Albergaria. Os pais eram primos.

Mécia é um nome comum na família! Não há confusão nenhuma!
Afirmando uma verdade, não estamos a negar outra. As informação não são contraditórias, mas complementares. :)

Por conseguinte, o que é perfeitamente natural, havia mais do que uma Mécia Nunes Cardoso, pelos inícios de 600, todas da mesma família, com o mome da avó homónima, a que foi casada com Fernão Peres/Pires Cardoso. Eu descendo de uma dessas: Mécia Nunes Cardoso, filha de Manuel Álvares Frade e de Leonor Cardoso da Gama, e terceira prima da outra.

Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 00:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen