"Mensagens fotográficas"

Este tópico está classificado nas salas: Informática

"Mensagens fotográficas"

#49845 | rgc | 16 out 2003 01:08

Caros/as confrades
Quando queremos alguma informação,como por exemplo, de uma pedra-de-armas, de um brasão em anel, etc.limitamo-nos a escrever a mensagem com todos os pormenores que sabemos, e muitas vezes sem a precisão dos termos heráldicos mais correctos, usados na Heráldica.
A minha pergunta (desculpem-me a ignorância nestes assuntos de informática),prende-se com a possibilidsade da inserção de imagens acompanhando certas mensagens.
Conheço uma campa cuja pedra tumular apresenta umas soberbas armas da família -GUERREIRO DE ABOIM -com a particularidade única, que eu saiba, em Portugal,serem as armas heráldicas de- GUERREIRO -, FALANTES. Encontram-se no convento de São Francisco, em Almodôvar.E apresentam algumas particularidades que gostaria de conhecer.
Ora bem : se for descrever o brasão,por muito bem que o descrevesse,certamente não iria uma descrição completa e correcta em termos heráldicos, para a resposta que pretendo.

E UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS (desculpem o sublinhado).

!?! Será possível,no Forum, colocar-se a fotografia,por ex: da campa que refiro,com o brasão?,para formular a pergunta e dúvidas que tenho acerca das particularidades destas armas, que só visualizando a imagem do brasão, me poderão responder,sobre o que pretendo,porque descrevê-las adequadamente,não me é possível, sem a respectiva fotografia.
Desde já os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: "Mensagens fotográficas"

#49849 | jflfl | 16 out 2003 09:49 | Em resposta a: #49845

Caro Rafael Carvalho
O que propõe é tecnicamente possivel, claro. A questão que se coloca é o espaço que as imagens irão ocupar no servidor (computador) onde está o Genea. Como sabe os textos ocupam muitissimo menos espaço do que as imagens. É pois uma questão de custo. Acho a sua que~stão mutissimo pernitente até porque já me ocorreu a mim a propósito da questão que coloquei sobre o padrão de Castro Verde.
Ao que sei o Genea encontra-se em reformulação. Talvez seja a altura de colcocar a questão na expectativa que possa entrar como mais uma novidade para o ano 2004.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: "Mensagens fotográficas"

#49879 | rgc | 16 out 2003 16:40 | Em resposta a: #49849

Caro Joaquim Falcão de Lima
Muito grato pela sua atenção que me deixa acompanhado, porque vem corroborar o que penso sobre o assunto. Achei útil expor este tema, aqui no Forum, para reflexão e possibilidade de execução futura pelo GENEA.Aliàs,tal desiderato estará na mente de muitos confrades.
Quando não sei gosto de perguntar, sem pruridos de respeitos humanos e tanto tenho aqui aprendido e irei aprendendo, salvaguardando, obviamente, perguntas que devem ser evitadas por respeito próprio,indiscretas ou, simplesmente, ociosas.
É claro que a imagem de um brasão, para não falar na transposição de imagens de algum documento,levaria à tomada de um espaço assombroso e cujos custos seriam deveras onerosos e quase incomportáveis para o GENEA, sem uma contribuição monetária, de todos os consulentes,sufuciente e necessária para que tal serviço seja posto ao nosso alcance.
Não me debruçarei sobre o modo mais conveniente e prático para tal aplicação, tanto mais que não domino tais assuntos, mas a sua exequibilidade traria a possibilidade de acessibilidade a todos os que consultam o Forum, resguardando O Clube para efeitos de mensagens de carácter particular, ou debate de opiniões que revistam alguma delicadeza e melindre de "praça pública".
O GENEA tem-nos brindado com serviços de grande valor informativo e documental, saliento por exemplo oS itens sobre o Património,com a colocação das fot. de muitas casas solarengas, palácios, etc. e a grande galeria,onde temos as reproduções de pinturas(quadros)de personalidades ilustres e muitas fotografias familiares,que de outro modo não teríamos acesso e todos os outros.
Mas,a inserção directa da imagem, nas mensagens de alguns tópicos que se prestam a isso,tem, a meu ver,um alcance prático e documental inestimável;os nossos olhos lêem, mas também viam, e esta percepção sensorial é muitas vezes imprescindível, para uma correcta análise, interpretação e compreensão de muitos assuntos aqui colocados.
Eu defendo com grande entusiasmo tudo o que me possa faciliatar, é a verdade; e como eu, haverá muitos confrades,a quem é impossível certas deslocações, em tempo útil e actual,ou então ter acesso à visualização de documentos na posse de particulares, que possam disponibilizá-los, aqui, ao alcance de todos nós,salvaguardando o interesse e sem prejuizo para os seus possuidores,claro.
Evidentemente, que se podem digitalizar e serem enviados por mail,ou focopiados e enviados pelo correio normal, como bastas vezes tenho feito: mas aqui, no Forum, era acessível a todos, em geral, que acedessem aos tópicos respectivos.
Talvez tenha sido um pouco confuso,na exposição deste assunto,o que lamentarei; não obstante penso que serei, suficientemente, entendido. Embora esteja consciente das dificuldades, entraves, opiniões adversas ou interesseiras que tal projecto acarretaria.
"Mas o homem sonha, Deus dispõe e a obra nasce".
Lembro-me sempre do casal Curie, quando diziam" :
É preciso fazer do sonho a realidade e da realidade um sonho".
Desculpem estes àpartes, mas nem sempre resisto.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: "Mensagens fotográficas"

#49882 | jflfl | 16 out 2003 16:51 | Em resposta a: #49879

Caro Rafael Carvalho
Com tão eloquentes palavras só posso dizer que não podia estar mais de acordo. Estou em crer que o Genea encontrará uma forma de dar corpo ao "sonho".
Cumprimentos
PS. Vou lançar um tópico novo: Familias de Grandola com informação na qual poderá ter interesse?!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 16:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen