Familias de Grandola e Santiago do Cacém

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Bibliografia

Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#49883 | jflfl | 16 out 2003 16:56

Como forma de estimular o debate e a troca de informação sobre esta zona geográfica aqui reproduzo (com a devida vénia ao seu autor) alguma informação constante do livro:
Selo, Brasão, Bandeira e Pedras de Armas da Vila de Grandola. É seu autor Manuel Costa Gaio Tavares de Almeida.

Então aqui deixo alguma informação sobre ascendentes do Sargento-mór Manuel Francisco Sande Abelha Guerreio Barradas
Uma advertência: se algum erro detectarem face ao livro, ele é obviamente da minha responsabilidade e pelo qual desde já apresento as minhas desculpas.


I Geração
2. Sargento-mór Manuel Francisco Sande Abelha Guerreiro Barradas (Manuel de Sande Salema Guerreiro Barradas. Casou com D. Maria José Frayão Metello de Faria e Sousa em 14 Dez 1833 in Santa Justa, Lisboa.

3. D. Maria José Frayão Metello de Faria e Sousa

Não houve descendentes deste casamento.

II Geração

4. Capitão-mór Francisco Joaquim Guerreiro Barradas nasceu cerca 1744 em Grandola. Fidalgo da Casa Real. Administrou o vinculo Guerreiro Barradas. Conhecido como o Morgado dos Canais.

5. D. Maria Magdalena Sande Salema nasceu na Vila do Torrão. Capitão-mór Francisco Joaquim Guerreiro Barradas e D. Maria Magdalena Sande Salema tiveram:

2 i. Sargento-mór Manuel Francisco Sande Abelha Guerreiro Barradas.
ii. D. Rosa do Amor Divino Guerreiro Barradas de Sande.
iii. Ten.Cor. Reg. Milicias de Alcacer João Alexandre Guerreiro Barradas de Sande morreu em 16 Jul 1844. Fidalgo da Casa Real.

6. José Miguel Faria de Sousa morreu em 28 Aug 1842 em Grandola. Nasceu em Lisboa. Juiz Ordinário da Vila de Grandola. Coronel Graduado do Regimento de Milicias de Alcácer do Sal. Casou com D. Anna Bernarda Frayão de Noronha Salema Barros e Vasconcellos em 31 Dec 1806 em Grandola.

7. D. Anna Bernarda Frayão de Noronha Salema Barros e Vasconcellos morreu antes de 1842. Também aparece referida como D. Ana Bernarda da Camara Xavier Frayão. José Miguel Faria de Sousa e D. Anna Bernarda Frayão de Noronha Salema Barros e Vasconcellos tiveram:

3 i. D. Maria José Frayão Metello de Faria e Sousa.


III Geração

8. Capitão João Alexandre Guerreiro Barradas baptisado em 17 Mar 1734 em Grandola. Juiz Ordinário, membro da Camara. Casou com D. Joana Maria de Vilhena a 6 Aug 1770 em Grandola. dispensados em 4º grau de parentesco de afinidade

9. D. Joana Maria de Vilhena foi baptizada a 2 Jan 1742 em Grandola. Também é referida por Joana Antónia Lampreia. Nasceu em Grandola. Capitão João Alexandre Guerreiro Barradas e D. Joana Maria de Vilhena tiveram:

i. António Carlos Guerreiro Barradas e Monroy.
ii. Francisca Antónia Guerreiro Barradas morreu em 2 Aug 1843.
iii. Ana Leonor Guerreiro Barradas nasceu em Dec 1780. Morreu em 1845.
iv. Capitão de Milicias Joaquim Ricardo Guerreiro Barradas morreu em 18 Apr 1845.
v. Coronel de Milicias José Feliciano Guerreiro Barradas morreu a 6 Jun 1840 em Grandola.
4 vi. Capitão-mór Francisco Joaquim Guerreiro Barradas.

10. Manuel de Sande Salema .

11. Luiza Thomásia Cabo de Arce. Manuel de Sande Salema e Luiza Thomásia Cabo de Arce tiveram:

5 i. D. Maria Magdalena Sande Salema.
ii. José Alexandre Sande Salema .

14. Capitão-mór Francisco de Paula Frayão Mettelo. Juiz Ordinário de Grandola em 1821. Nasceu cerca de 1767 em Grandola. Casou com Brites Antónia Noronha Salema da Camera Barros e Vasconcellos.

15. Brites Antónia Noronha Salema da Camera Barros e Vasconcellos . Capitão-mór Francisco de Paula Frayão Mettelo e Brites Antónia Noronha Salema da Camera Barros e Vasconcellos tiveram:

7 i. D. Anna Bernarda Frayão de Noronha Salema Barros e Vasconcellos.


IV Geração

16. Raimundo Guerreiro Barradas foi baptizado em 23 May 1691 em Grandola. Casou com Inácia Jacinta Coelha em 13 Oct 1726 em Grandola.

17. Inácia Jacinta Coelha foi baptizada a 20 Feb 1701. Raimundo Guerreiro Barradas e Inácia Jacinta Coelha tiveram:

i. Duarte Barradas Guerreiro.
ii. João Nunes Figueira.
8 iii. Capitão João Alexandre Guerreiro Barradas.

18. Capitão-mór Nuno Alvares Chaynho Barradas foi baptizado a 16 Oct 1712 em Grandola. Casou com D. Josefa Maria Lampreia Botelha a 22 Dec 1740 em Grandola.

19. D. Josefa Maria Lampreia Botelha nasceu em Santa Barbara, Vila de Padrões. Capitão-mór Nuno Alvares Chaynho Barradas e D. Josefa Maria Lampreia Botelha tiveram:

9 i. D. Joana Maria de Vilhena.
ii. D. Maria Ricarda Vanlentina Fé Barradas morreu a 20 May 1824.

20. Capitão-mór Alexandre José de Sande Salema. Casou com Catarina Borges Barradas de Vasconcellos em 18 Aug 1751 em Grandola.

21. Catarina Borges Barradas de Vasconcellos. Capitão-mór Alexandre José de Sande Salema e Catarina Borges Barradas de Vasconcellos tiveram:

10 i. Manuel de Sande Salema.

28. Dr António Luis Costa Mettelo foi Monteiro Mor de Grandola e seu termo em 24 Apr 1779. Licenciado em Artes pela Univ.Évora. Formado pela Univ. Coimbra. Nasceu em Grandola. Casou com D. Maria Magdalena Xavier Frayão on 18 Jan 1756.

29. D. Maria Magdalena Xavier Frayão nasceu em Grandola. Dr António Luis Costa Mettelo e D. Maria Magdalena Xavier Frayão tiveram:

14 i. Capitão-mór Francisco de Paula Frayão Mettelo.

30. Christóvão da Silva Machado Barros e Vasconcellos.

31. Anna Bernarda Noronha Salema da Camera. Christóvão da Silva Machado Barros e Vasconcellos e Anna Bernarda Noronha Salema da Camera tiveram:

15 i. Brites Antónia Noronha Salema da Camera Barros e Vasconcellos.

V Geração

32. Capitão Duarte Barradas Guerreiro nasceu em Grandola. Casou com Maria da Cruz Barradas antes de 1695.

33. Maria da Cruz Barradas. Capitão Duarte Barradas Guerreiro e Maria da Cruz Barradas tiveram:

16 i. Raimundo Guerreiro Barradas.
ii. Manuel Barradas Guerreiro.

34. Martinho Luis Figueira.

35. Felipa Coelha . Martinho Luis Figueira e Felipa Coelha tiveram:

17 i. Inácia Jacinta Coelha.

36. Sargento-mór João Soveral Barradas. Cavaleiro professo da Ordem de Cristo. Casou com D. Joanna Maria de Vilhena a 23 Nov 1709 em Grandola.

37. D. Joanna Maria de Vilhena foi baptisada a 16 May 1677 em Grandola. Nasceu em Grandola. Sargento-mór João Soveral Barradas e D. Joanna Maria de Vilhena tiveram:

18 i. Capitão-mór Nuno Alvares Chaynho Barradas.
ii. D. Maria Michaela Jacinta Barradas Institui Morgado.

38. Capitão Luis Lampreia Botelho nasceu em Santa Barbara, Vila de Padrões.

39. D. Maria Marques nasceu em Santa Barbara, Vila de Padrões. Capitão Luis Lampreia Botelho e D. Maria Marques tiveram:

19 i. D. Josefa Maria Lampreia Botelha.

40. Capitão-mór Pedro de Sande Salema .

41. D. Maria Borralha Mattoso de la Corona. Capitão-mór Pedro de Sande Salema e D. Maria Borralha Mattoso de la Corona tiveram:

20 i. Capitão-mór Alexandre José de Sande Salema.

56. Luis da Costa.

57. Barbora Sovreira. Luis da Costa e Barbora Sovreira tiveram:

28 i. Dr António Luis Costa Mettelo.

58. António Rodrigues Carvalho .

59. Francisca Luísa Frayão nasceu em Grandola. António Rodrigues Carvalho e Francisca Luísa Frayão tiveram:

29 i. D. Maria Magdalena Xavier Frayão.

60. João Alves de Barros e Vasconcellos foi baptizado em N.S. da Assunção, Vialonga. Fidalgo da Casa Real.

61. D. Anna Maria Caetana de Morais nasceu na Freg N.S. do Alecrim, Lisboa. João Alves de Barros e Vasconcellos e D. Anna Maria Caetana de Morais tiveram:

30 i. Christóvão da Silva Machado Barros e Vasconcellos.

VI Geração

64. Capitão Manuel Guerreiro Barradas nasceu em Grandola.

65. Marianna da Conceição nasceu em Santiago do Cacém. Capitão Manuel Guerreiro Barradas e Marianna da Conceição tiveram:

i. Francisca Mira Guerreiro Foi baptizada em 22 Jan 1651 in Grandola.
32 ii. Capitão Duarte Barradas Guerreiro.

72. João Soveral Barradas nasceu em Santa Cruz, Santiago do Cacém. Casou com Maria Borges Pinella in Grandola.

73. Maria Borges Pinella. João Soveral Barradas e Maria Borges Pinella tiveram:

36 i. Sargento-mór João Soveral Barradas.

74. Nuno Alves Chaynho nasceu em Grandola. Também referenciado como Nuno Alvares Chaynho.

75. Catherina de Senna Foi baptizada em 20 Nov 1630 in Grandola. Nasceu na N.S. do Monte, Alcacer do Sal. Nuno Alves Chaynho e Catherina de Senna tiveram:

37 i. D. Joanna Maria de Vilhena.

112. Manuel Nunes.

113. Jerónima da Costa. Manuel Nunes e Jerónima da Costa tiveram:

56 i. Luis da Costa.

114. Bartholomeu Rodrigues Metello. Casou com Domingas Sovreira.

115. Domingas Sovreira. Bartholomeu Rodrigues Metello e Domingas Sovreira tiveram:

57 i. Barbora Sovreira.

118. Bélchior Roiz Frayão. Juiz, Vereador da Camara e Oficial de Milicias de Grandola. Pessoa das principais de Grandola. Bélchior Roiz Frayão tiveram:

59 i. Francisca Luísa Frayão.

120. António de Barros e Vasconcellos nasceu em Vila Longa. Moço Fidalgo da Casa Real.

121. D. Brites Maria Noronha nasceu freg. S. Engrácia, Lisboa. António de Barros e Vasconcellos e D. Brites Maria Noronha tiveram:

60 i. João Alves de Barros e Vasconcellos.

122. Dr. João da Silva Machado. Fidalgo da Casa Real. Professo da Ordem de Cristo. Desembargador e Provedor das Capellas.

123. D. Elena Macedo Pereira baptizado na freg. do Alecrim, Lisboa. Dr. João da Silva Machado e D. Elena Macedo Pereira tiveram:

61 i. D. Anna Maria Caetana de Morais.

VII Geração

128. Duarte Barradas Guerreiro. Escrivão da Porta do Celeiro Comum. Casou com Francisca de Mira em 17 Nov 1613.

129. Francisca de Mira nasceu em Alcacer do Sal. Duarte Barradas Guerreiro e Francisca de Mira tiveram:

64 i. Capitão Manuel Guerreiro Barradas.

130. Luis Glz. nasceu em Santiago do Cacém.

131. Felipa Roiz. Luis Glz. e Felipa Roiz tiveram:

65 i. Marianna da Conceição.

144. Manuel Soveral Barradas nasceu em Santa Cruz, Santiago do Cacém.

145. Isabel Roiz nasceu em Santa Cruz, Santiago do Cacém. Manuel Soveral Barradas e Isabel Roiz tiveram:

72 i. João Soveral Barradas.

146. João Mateus nasceu em Grandola.

147. Ignez Gonçalves nasceu em Grandola. João Mateus e Ignez Gonçalves tiveram:

73 i. Maria Borges Pinella.

148. João Valadão.

149. Joana Vilhena. João Valadão e Joana Vilhena tiveram:

74 i. Nuno Alves Chaynho.

150. António Luis Abelho nasceu em Alcacer do Sal.

151. Violante Roiz. António Luis Abelho e Violante Roiz tiveram:

75 i. Catherina de Senna.
ii. Margarida Luisa Abelho.

230. Francisco Sobral.

231. Catarina Mateus. Francisco Sobral e Catarina Mateus tiveram:

115 i. Domingas Sovreira.

236. Capitão-mór de Grandola Bartholomeu Vaz Frayão.

237. Maria Nunes Callado. Capitão-mór de Grandola Bartholomeu Vaz Frayão e Maria Nunes Callado tiveram:

118 i. Bélchior Roiz Frayão.

240. Filippe de Barros e Vasconcellos.

241. D. Luisa Silva Figueiredo. Filippe de Barros e Vasconcellos e D. Luisa Silva Figueiredo tiveram:

120 i. António de Barros e Vasconcellos.

244. António de Barros e Vasconcellos é o mesmo que o 120.

245. D. Brites Maria Noronha é a mesma que 121. António de Barros e Vasconcellos e D. Brites Maria Noronha tiveram:

122 i. Dr. João da Silva Machado.

VIII Geração

256. Estevão Barradas.

257. Isabel Guerreira nasceu em Almodovar. Estevão Barradas e Isabel Guerreira tiveram:

128 i. Duarte Barradas Guerreiro.

258. Capitão Manuel Friz. nasceu em Alcacer do Sal.

259. Ignes de Mira nasceu em Alcáçovas. Capitão Manuel Friz. e Ignes de Mira tiveram:

129 i. Francisca de Mira.

260. Francisco Luiz.

261. Brites Dias. Francisco Luiz e Brites Dias tiveram:

130 i. Luis Glz..

300. Martin Frz. Abelho.

301. Maria Roiz de Morais. Martin Frz. Abelho e Maria Roiz de Morais tiveram:

150 i. António Luis Abelho.

460. Capitão António Sobral. Capitão António Sobral tiveram:

230 i. Francisco Sobral.

472. André Gonçalves. Lavrador. André Gonçalves tiveram:

236 i. Capitão-mór de Grandola Bartholomeu Vaz Frayão.

474. Gonçalo Callado.

475. Ana Nunes. Gonçalo Callado e Ana Nunes tiveram:

237 i. Maria Nunes Callado.

480. Jorge de Barros e Vasconcellos Comendador da Ordem de Cristo. Senhor do Morgado de Santa Iria.

481. D. Luisa Almada. Jorge de Barros e Vasconcellos e D. Luisa Almada tiveram:

240 i. Filippe de Barros e Vasconcellos.

482. Pantaleão Pereira da Silva.

483. D. Maria de Figueiredo. Pantaleão Pereira da Silva e D. Maria de Figueiredo tiveram:

241 i. D. Luisa Silva Figueiredo.

IX Geração

514. Duarte Lourenço Barradas nasceu em Almodovar.

515. Isabel Guerreira Barradas nasceu em Almodovar. Duarte Lourenço Barradas e Isabel Guerreira Barradas tiveram:

257 i. Isabel Guerreira.

516. Capitão Julião Friz. nasceu em Alcacer do Sal.

517. Maria Roiz nasceu em Alcacer do Sal. Capitão Julião Friz. e Maria Roiz tiveram:

258 i. Capitão Manuel Friz..

518. Manuel de Mira nasceu em Alcaçovas. Manuel de Mira tiveram:

259 i. Ignes de Mira.

520. Luis Glz..

521. Responça Vaz. Luis Glz. e Responça Vaz tiveram:

260 i. Francisco Luiz.

944. João Afonso.

945. Ignez Gonçalves. João Afonso e Ignez Gonçalves tiveram:

472 i. André Gonçalves.

960. Filippe Mendes de Barros e Vasconcellos Comendador da Ordem de Cristo. Morto na Batalha de Alcácer.

961. D. Joanna Godinho. Filippe Mendes de Barros e Vasconcellos e D. Joanna Godinho tiveram:

480 i. Jorge de Barros e Vasconcellos.

962. Fernão Gomes da Gama Escrivão da Fazenda Real.

963. D. Maria Almada. Fernão Gomes da Gama e D. Maria Almada tiveram:

481 i. D. Luisa Almada.

X Geração

1920. Joanne Mendes de Vasconcellos.

1921. D. Antónia Barros Pereira. Joanne Mendes de Vasconcellos e D. Antónia Barros Pereira tiveram:

960 i. Filippe Mendes de Barros e Vasconcellos.

XI Geração

3840. Gonçalo Mendes de Vasconcellos.

3841. D. Filippa Mascarenhas . Gonçalo Mendes de Vasconcellos e D. Filippa Mascarenhas tiveram:

1920 i. Joanne Mendes de Vasconcellos.

3842. Miguel Pereira Criado da Infanta D. Maria filha de El Rei D. Manuel de Portugal.

3843. Anna de Barros. Miguel Pereira e Anna de Barros tiveram:

1921 i. D. Antónia Barros Pereira.

XII Geração

7686. Miguel Barros de Castro. Miguel Barros de Castro tiveram:

3843 i. Anna de Barros.

XIII Geração

15372. Eitor de Barros.

15373. Isabel Pereira de Figueiroa. Eitor de Barros e Isabel Pereira de Figueiroa tiveram:

7686 i. Miguel Barros de Castro.

XIV Geração

30744. Gonçalo Barros Abade de Rendufe. Gonçalo Barros tiveram:

15372 i. Eitor de Barros.

30746. Lopo Dias de Figueiroa. Lopo Dias de Figueiroa tiveram:

15373 i. Isabel Pereira de Figueiroa.

XV Geração

61488. Gonçalo Nunes de Barros Senhor de Castro Daire e das terras de Entre Homem e Cávado.

61489. Isabel de Castro e Vasconcellos. Gonçalo Nunes de Barros e Isabel de Castro e Vasconcellos tiveram:

30744 i. Gonçalo Barros.

XVI Geração

122976. Gonçalo Nunes de Barros Serviu El Rei D.João I de Portugal. Senhor de Castro Daire e das terras de entre Homem e Cávado.

122977. Beatriz de Azevedo. Gonçalo Nunes de Barros e Beatriz de Azevedo tiveram:

61488 i. Gonçalo Nunes de Barros.

122978. Gonçalo Mendes de Vasconcellos Alcaide Mor de Coimbra. Gonçalo Mendes de Vasconcellos tiveram:

61489 i. Isabel de Castro e Vasconcellos.

XVII Geração

245952. Fernão Dias de Barros. Fernão Dias de Barros tiveram:

122976 i. Gonçalo Nunes de Barros.

245954. Alvaro Gonçalves Borbon Senhor de S.Martinho de Regalados ou de Azevedos. Condes de Orem. Senhor de Alvaiazere, Rabaçal e Chamusca.

245955. D. Sancha Andeiro. Alvaro Gonçalves Borbon e D. Sancha Andeiro tiveram:

122977 i. Beatriz de Azevedo.

XVIII Geração

491910. Joam Fernandes de Andeiro.

491911. D. Maior Andeiro. Joam Fernandes de Andeiro e D. Maior Andeiro tiveram:

245955 i. D. Sancha Andeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#49905 | rgc | 16 out 2003 19:26 | Em resposta a: #49883

Caro Joaquim Falcão de Lima
Que informação importante deixou aqui. Há muito tempo já tentara consultar o referido Livro, sem resultado. Estive alguns anos a trabalhar na zona de Grândola, nas Minas do Lousal( era um jovem de 26 anos, recém-casado quando para lá fui e lá permaneci durante seis anos),e os meus filhos são de lá,embora fossem nascer a Faro.Por isso ligam-me muitas recordações ao concelho de Grândola e em particular às Minas do Lousal e seus arredores onde ia constantemente..Mas nessa altura ainda não tinha começado a investigar coisa nenhuma, o que lamento, porque me recordo,agora, ao ler esta sua mensagem, de conversas havidas e contactos pessoais com descendentes de famílias com tradições de nobreza : os Lobos,os Sobrais e também, da herdade do Canal (Canal Caveira,junto às antigas minas da Caveira, onde ia de vez em quando )e outros. Tantas lembranças e também alguma saudade desses tempos, que aí passei, que a sua mensagem , indirectamente,trouxe ao de cima,e me comoveu também.
Já retirei esta sua informação para a minha base de dados. Foi uma informação/surpresa muito agradável e de grande utilidade.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#49909 | jflfl | 16 out 2003 21:18 | Em resposta a: #49905

Caro Rafael Carvalho
Cá no fundo, quando pensei em recolher estes dados, pensei em si por o saber um interessado estudioso destas genealogias do Alentejo. Só não tinha a certeza se esta informação era para si novidade. Pelos vistos foi. Tal enche-me de regozijo em ter podido ser-lhe útil e imediatamente me recordo dos primeiros passos que comecei aqui no GENEA a dar e das respostas prontas, encorajadores e uteis que fez o favor de me dar.
Aquilo que aqui deixei não é completo por minha falta de tempo. Por isso caso queira mais detalhe favor diga-me para o meu mail jfalcaolimaarrobamailpontotelepacpontopt. Tereir todo o gosto em disponibilizar toda a informação que possuir.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#49926 | rgc | 17 out 2003 00:07 | Em resposta a: #49909

Caro Joaquim Falcão de Lima
Muito reconhecido lhe fico e enviar-lhe-ei um mail; mas,se calhar, depois de regressar do Alentejo. Conto ir logo segunda-feira pf e directamente, aproveitando a viagem, irei por Beja, pois vou ver uma minha cunhada que está internada no hospital e penso ter tempo de ir ao Arquivo. Mas como tenciono passar uns dias em casa que fica a pouco a cerca de 3/4 de hora de Beja, aproveitarei o que puder,nos dias que lá passar. Realmente, vou sobrecarregado de afazeres, não terei o tempo que desejo; contudo,fico ao seu dispor se quiser alguma informação do Arquivo, terá é de me enviar as indicações precisas, para eu não me despistar. Também tenho de recolher alguma informação para outra pessoa amiga.
Envio-lhe o outro end.º pois levo o portátil
bernardogusmaoarrobapontotelepac.pt
Gostei muito na outra mensagem que lhe enviei,recordar alguma coisa dos meus tempos no Lousal, porque foram acontecimentos de todos bem conhecidos e onde deixámos amizades. Escrevo algumas vezes com "o coração ao pé da boca",quando me entusiasmo ou me comovo.
A razão de responder-lhe aqui no tópico tem um alcance mais geral, por isso não lhe enviei por mail.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho
Todavia,quando achar conveniente, por ter interesse geral, pode escrever-me aqui.
Uma boa noite !

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#49927 | rgc | 17 out 2003 00:20 | Em resposta a: #49926

Tem-me esquecido de perguntar acerca dos seus-LIMA-porque tenho uma 6.ªavó deste apelido-MARIA DE LIMA CAVACO-da q.ta do Freixo- Alte, c/c o meu 6.º avô PASCHOAL ANDREZ SILVA,em Alte aos 29-10-1731.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#49939 | jflfl | 17 out 2003 02:06 | Em resposta a: #49926

Caro Rafael Carvalho
Em primeiro lugar agradeço-lhe as suas sempre amáveis palavras. Sou dos que apreciam muito as suas intervenções no forum por todas as razões e mais uma - a emoção que trespassa das suas palavras cheias de sensibilidade. Bem haja por isso.
Uma vez que vai a Beja e ao arquivo e caso não fosse pedir-lhe muito, deixaria aqui um pedido: ando "desesperado" a procurar confirmar os ascendentes José Maria de Brito. Mas não consigo encontrar nem o seu baptismo nem o casamento.
O que sei dele:
José Maria de Brito terá nascido cerca de 1826/28 em Almodovar
Casou com Maria Rita Pais Falcão em Santa Maria de Odemira cerca de 1860

José Maria de Brito é filho de Manuel António de Brito e de Sebastiana Dionísia Moura, esta natural de Almodovar. Manuel António de Brito era filho de António José da Paixão e de Perpétua Anastácia ambos de Aljustrel levando-me a admitir que seu filho Manuel também fosse daí natural.

Sem querer tomar-lhe o seu tempo muito me ajudaria se conseguisse encontrar o baptismo de José Maria de Brito e/ou o seu casamento.

Desejo-lhe uma boa viagem e as melhoras da Senhora sua cunhada
Os meus cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#49940 | jflfl | 17 out 2003 02:11 | Em resposta a: #49927

O Meu Lima ao que já consegui apurar (ainda pouco) é de familias do Norte (Minho) possivel mente de Guimarães. Daqui deriva uma familia Pinto de Lima que veio para Lisboa. Não sei se ajudei uma vez que estes nomes do meu avô paterno ainda não foram alvo duma investigação mais extensa por manifesta falta de disponibilidade de consultar os arquivos de Guimarães.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#50026 | rgc | 18 out 2003 23:02 | Em resposta a: #49939

Caro Joaquim Falcão de Lima
Estava a tomar nota de alguma coisa para investigar em Beja, quando reparei que "José Maria de Brito, teria nascido em Almodôvar, cerca de 1826/28", como diz.Acontece que os liv. par.de Almodôvar destes anos, entre 1820-1850,encontram-se na TT.
E só quando lá for poderei consultá-los.
Os de bat. de Aljustrel de 1785-1842,na TT e os de cas.1803-1844, também na TT.
Os de Odemira na TT -1783-1821;1823-1847, paróquia de Santa Maria; e de 1791-1830 os da de São Salvador.
Os de casamentos de Aljustrel-1803-1844- na TT e também os de Almodôvar 1789-1822; os de Odemira 1771-1834, paróquia de Santa Maria ;e os de 1860-1880, de São Salvador, estão em Beja.
Espero que até amanhã, me diga alguma coisa, mais alguma coisa sobre este assunto.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#50027 | rgc | 18 out 2003 23:16 | Em resposta a: #50026

Suponho que conhece a obra "Costados Alentejanos" de António Pestana de Vasconcellos-Evora- 1999, por isso não lhe tinha ainda falado nisto; mas,pensei que devia referir este livro, porque em várias "árvores de costados"traz muitas pessoas, certamente do seu interesse, tais como: Murzelos Falcão;Falcão Beja,Lança Falcão, etc.. Muita gente de Santiago do Cacém ,Odemira, Almodôvar, Castro -Verde,etc.,etc.
Um bom fim de semana.
R.C

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#50041 | luis262 | 19 out 2003 15:14 | Em resposta a: #50027

Caros participantes do fórum:

Agradecia informações sobre familiares e descendentes de Maria Rosa Pinho Pimentel de Figueiredo, nascida em 1896 em Mossâmedes ,Santo Adrião e falecida em 1972 em Sines(?), filha de Emídio Augusto Pimentel de Figueiredo e de sua mulher, Maria da Conçeição de Pinho. Casou com um Sr. de apelido Semião, cujo resto do nome não me recorda,que suponho ser natural dessa região, possuindo a família uma casa mesmo junto da praia de Sines.
Só me lembro do nome de um dos filhos, José Maria Pimentel de Figueiredo Semião,nascido segundo creio em Sines ou Santiago, nos finais da década de vinte do século passado.Creio que a família teve então alguma relevância em Sines e Santiago do Cacém, e que houve mais descendentes.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#50044 | luis262 | 19 out 2003 16:43 | Em resposta a: #50027

Caros participantes do fórum:

Agradecia informações sobre familiares e descendentes de Maria Rosa Pinho Pimentel de Figueiredo, nascida em 1896 em Mossâmedes ,Santo Adrião e falecida em 1972 em Sines(?), filha de Emídio Augusto Pimentel de Figueiredo e de sua mulher, Maria da Conçeição de Pinho. Casou com um Sr. de apelido Semião, cujo resto do nome não me recorda,que suponho ser natural dessa região, possuindo a família uma casa mesmo junto da praia de Sines.
Só me lembro do nome de um dos filhos, José Maria Pimentel de Figueiredo Semião,nascido segundo creio em Sines ou Santiago, nos finais da década de vinte do século passado.Creio que a família teve então alguma relevância em Sines e Santiago do Cacém, e que houve mais descendentes.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#50076 | jflfl | 20 out 2003 12:31 | Em resposta a: #50026

Caro Rafael Carvalho
Que boa novidade me trouxe. Se estão na TT torna-se mais fácil para mim uma vez que resido em Lisboa.
Em todo o caso obrigado
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#50359 | rgc | 25 out 2003 15:39 | Em resposta a: #50076

Caro Joaquim Falcão de Lima
Regressei há pouco do Alentejo,mas pus tudo de parte e vim logo ver o Forum.
Não tive vagar de pesquisar, em Beja, o que desejava, porque fui "obrigado"a vir já, hoje, para o Faralhão.Felizmente,consegui encontrar o casamento de José Maria de Brito, que lhe interessa.Trouxe a resp.ª fotocópia,do assento de cas.º.
Caso queira que lha envie pelo correio, agradeço que me dê a sua direcção,via mail.
Se o desejar,posso colocar, ainda hoje, os ref.s dados aqui,no tópico. Ou então enviá-los por mail.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#50369 | jflfl | 25 out 2003 17:34 | Em resposta a: #50359

Caro Rafael Carvalho
Seja benvindo! E que boa noticia me trouxe.
O mail que me deixou não deve estar correcto, mas ainda assim tentarei enviar-lhe um mail com os meus contactos. O meu mail é jfalcaolima arroba mail ponto telepac ponto pt
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Prado- Odemira

#56584 | rgc | 02 fev 2004 02:21 | Em resposta a: #50026

Caro JFLima
Acabo de enviar-lhe mail,sobre o assunto.
Um abraço.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#56646 | jajo36 | 02 fev 2004 17:11 | Em resposta a: #49909

Estou a entrar no forum pela 1ª vez, e curiosamente encontro aqui famílias de Grândola e Santiago do Cacém, pois bem tento encontrar os meus antepassados maternos,que são de Santiago do Cacém, mas só consigo chegar até ao meu Trisavô Francisco Duarte, através de uma certidão de nascimento do meu avô também ele Francisco Duarte,nascido em 1890 em S.Cacém, como resido aqui e não tenho possíbilidades de ir à T.Tombo, será que alguém me pode ajudar? Atentamente Rosário Frazão.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#56658 | jflfl | 02 fev 2004 18:56 | Em resposta a: #56646

Cara Rosário Frazão
Se procura familiares de Santiago, possivelmente os registos que pretende encontram-se no Arquivo Distrital de Setúbal e não na Torre do Tombo. Se quiser precisar um pouco melhor o que procura, talvez possa ajudar um pouco mais.
Joaquim Falcão de Lima
falcaolima@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#56848 | jajo36 | 04 fev 2004 15:17 | Em resposta a: #56658

Caro Joaquim Falcão de Lima
Muito obrigado pela resposta rápida, à minha questão.
O que pretendo é conhecer as gerações anteriores ao meu trisavô,para desta maneira completar a minha árvore maderna o mais possível.
Disponho de um registo de óbito, de casamento e um de transcrição do meu avô materno, que diz o seguinte:

(meu avô)Francisco Duarte, nasceu a 30/10/1890,natural de Santiago do Cacém, filho legítimo de José Maria Duarte e de Maria Assunção Ricardo. Neto paterno de Francisco Duarte e de Maria Gertrudes, neto materno de António Maria Ricardo e de Rosalina Máxima.

Não sei se me pode ajudar com estes elementos que disponho ou que me indique algum sítio de consulta.
O meu muito obrigado
Rosário Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#56859 | rgc | 04 fev 2004 16:06 | Em resposta a: #56848

Caro Rosário Frazão
Joaquim, desculpe meter-me no assunto, mas a bem da genealogia...
Se consultar os paroquiais de Monchique talvez encontre alguma inf. útil. Aliàs, os Duartes de que tenho família ,por afinidade, são originários daí e um dos meus maiores amigos (inf. falecido)era daí e era Alves e DUARTE.
Li algures que estes ? Duartes teriam vindo para o Algarve no tempo dos Filipes. Vendo tal inf. pelo preço que a comprei :-)
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Consulte a G. Encic. Port. Bras,na entrada - Monchique

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#56869 | rgc | 04 fev 2004 16:43 | Em resposta a: #56859

O Dr. jOSÉ aNTÓNIO gUERREIRO gASCON publicou -"SUBSÍDIOS PARA A MONOGRAGIA DE MONCHIQUE"(1940 e pub. posteriormente pela viúva).
Para o que se pretende neste tópico,talvez não tenha grande utilidade. Não obstante, aproveito a fazer referência de um estudo que pode ter interesse para alguns participantes no Fórum.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#105100 | LProjecto | 12 nov 2005 11:06 | Em resposta a: #49883

Caro Joaquim,

Por acaso, não tropeçou em nenhum Matheus da Costa, que terá nascido em Grândola - N. Sra. da Assunção, provavelmente entre 1710 e 1719?
Este Matheus representa o sexto avô da minha esposa, que casou em Redondo, em 16.05.1739, com Thereza de Jesus, natural de Évoramonte.
Perdi-lhes o rasto porque o assento do seu casamento não refere o nome dos pais, e o assento de baptismo do filho Francisco da Costa, natural de Redondo, não refere o nome dos avós.

Agradeço qualquer informação.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#174509 | Mtavaresalmeida | 27 nov 2007 22:36 | Em resposta a: #49883

Sr. Joaquim Falcão de Lima,
Muito embora tenha começado a frequentar o ANTT em 1948, só agora começo a iniciar os primeiros passos na internet. E foi assim que encontrei este fórum comentando o "Selo, Brasão, Bandeira e Pedras de Armas da Vila de Grândola". Agradeço o interesse que mereceu e os novos elementos que constam do fórum e que, certamente, irão ser muito úteis quando retomar o estudo que tenho planeado sobre uma segunda edição. Não poderá ser muito em breve porque, entretanto, surgiram outros trabalhos sobre o passado de Grândola que estão em vias de conclusão e que não me permitem para já voltar à investigação iniciada no "Selo". Prometo porém que logo que seja possível voltarei ao fórum, naturalmente para trocarmos impressões sobre muitos elementos que me falham e melhorar o conteúdo do texto.
As maiores dificuldades que experimentei consistiram na carência documental que me identificasse os diferentes personagens, nomeadamente pela variação dos nomes que utilizavam, sendo alguns deles mesmo contraditórios.

Cumprimentos e prossiga nas suas investigações, coisa que não seria necessário dizer, pois quem se envolve neste tipo de assuntos dificilmente se desligará.

Até breve.
Manuel Costa Gaio Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#174516 | jflfl | 28 nov 2007 00:07 | Em resposta a: #174509

Sr MAnuel Costa Gaio Tavares de Almeida
É com muito gosto que o vejo a participar no forum. Fico muito curioso com a possibilidade de voltar a ler trabalhos seus sobre Grândola. E mais ainda com a perspectiva de uma segunda edição do "Selo".
Disponha por favor no que puder ser-lhe útil: falcaolima arroba sapo ponto pt
Os meus cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#175580 | luis262 | 07 dez 2007 22:02 | Em resposta a: #50041

Boa noite:

Passado todo este tempo, deparei com um documento do qual consta que o marido da minha tia avó Maria Rosa de Pinho Pimentel de Figueiredo se chamava Tomaz Semião, o que é só um avanço, uma vez que continuo sem saber o nome completo...
Repito assim o pedido, feito há mais de quatro anos, de dados sobre a descendência destes meus tios avós, ao qua acrescento um pedido de dados sobre Tomaz Semião e os seus ascendentes.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#223291 | mafs | 09 mar 2009 21:53 | Em resposta a: #49883

Ex.mos Srs

gostava de saber se Santiago de Cacem no seculo XVIII, pertecia a que bispado? Lamego? Evora? ou outro

grato.

Resposta

Link directo:

RE: Tomaz de Aquino Vaz Pereira Simeão

#223354 | luis262 | 10 mar 2009 12:11 | Em resposta a: #49939

Bom dia,

Volto de novo a este tópico, pois já tenho mais alguns dados, sobre Tomaz de Aquino Vaz Pereira Simeão, que casou com a minha tia avó Maria Rosa de Pinho Pimentel de Figueiredo. para além do que referi em intervenções já com alguns anos, no entanto só avancei com o seu nome completo e a descendência de um filho, que entretanto enviou para o Geneall.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=275245

Será que algum dos participantes terá algum informação sobre a ascendência desse meu tio avô?

Conheci-o bem em miúdo, assim como a mulher e os dois filhos e cheguei a ir , por mais de uma vez, à sua casa de Sines que tinha uma grande varanda que dava para o mar, e das sua vindas a casa dos meus avòs, em Carcavelos.
Entrtanto prerdi o conctato com esses primos, e nem sequer cheguei a conhecer os filhos.

Cumprimentos ,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Tomaz de Aquino Vaz Pereira Simeão

#223435 | luis262 | 11 mar 2009 15:14 | Em resposta a: #223354

Caros participantes do Fórum,

Torno a colocar o meu pedido:

Procuro a ascendência de Tomaz de Aquino Vaz Pereira Simeão, que timha casa em Sines e em Santiago do Cacém. Casou com a minha tia avó Maria Rosa de Pinho Pimentel de Figueiredo e a sua descendência consta do Geneall.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=275245

Será que alguém pode ajudar nesta questão?

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Grandola e Santiago do Cacém

#225979 | mafs | 09 abr 2009 15:25 | Em resposta a: #223291

Caros confrades

tenho um antepassado meu Joana Incarnação que casou em 1748, natural de Santiago Cacem, filha de Miguel Joao e Maria Incarnação, seria possivel encontrar me o registo de baptismo. sou do Porto e é me dificil deslocar a Setubal, desde ja obrigado.

Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Tomaz de Aquino Vaz Pereira Simeão

#226023 | luis262 | 09 abr 2009 21:42 | Em resposta a: #223435

Boa noite,

Renovo o meu pedido de dados sobre a ascendência de Tomaz de Aquino Vaz Pereira Simeão, que tinha casa Sines e suponho ser natural de Santiago do Cacém.
Era meu tio-avó por afinidade pois casou com Maria Rosa de Pinho Pimentel de Figueiredo, irmã do meu avô materno.
A sua descendência consta do Geneall :
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=275245

Cumprimentos,

Luís piçarra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 22:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen