Chaveiro-menor do Paço

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Títulos

Chaveiro-menor do Paço

#49978 | Vasco Jácome | 17 out 2003 19:21

Gostaria de confirmar uma tradição oral segundo a qual o Visconde de VN Famalicão, José Joaquim Machado, teria sido Chaveiro-menor do Paço.

Alguém alguma vez encontrou alguma coisa sobre este “cargo” que julgo meramente honorífico, pelo menos na época em questão (início do reinado de D. Carlos)? Ou pelo menos, notícias de um cargo que fosse simbolizado por chaves?

Existia alguma relação entre este tipo de mercês e a concessão de títulos, neste caso, de Visconde?

Agradecendo qualquer informação,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Chaveiro-menor do Paço

#49979 | jpcmt | 17 out 2003 19:53 | Em resposta a: #49978

Caro Vasco Jácome:
Nunca encontrei ninguém com o "cargo" de Chaveiro-Menor.
No entanto, na farda de Fidalgo-Cavaleiro de meu tio-avô Dr. Gaspar da Costa Pereira de Vilhena Coutinho, vê-se uma chave bordada na da casaca, que penso corresponderá ao seu título (meramente honorário) de Moço de Câmara do Real Guarda-Roupa (Alvará de 2-4-1909).
Pode ver uma fotografia dele, com a farda, na minha webpage sobre os CPVC. Em qq caso, mando-lhe a foto por e-mail.
Um abraço do,
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Chaveiro-menor do Paço

#50014 | Vasco Jácome | 18 out 2003 17:27 | Em resposta a: #49979

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Já recebi a foto do seu tio-avô, que lhe agradeço. No entanto e apesar do Visconde também ter sido Fidalgo-Cavaleiro, embora nem saiba se chegou a ter farda, o que me consta não está relacionado com isto.
Lembro-me de ouvir dizer que uma neta, ainda criança, com cerca de 9 anos, assistiu ao seu funeral e dizia que no cortejo seguiam umas chaves que seriam alusivas a esse facto.
De qualquer modo, vou ver se sei mais alguma coisa de concreto.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de V.N. de Famalicão

#50015 | jpcmt | 18 out 2003 17:48 | Em resposta a: #50014

Caro Vasco Jácome:

Lamento não o poder ajudar. Por curiosidade fui ver o que disse Vasco César de Carvalho sobre o funeral do Visconde. Provavelmente já conhece:
"Apesar de ter declarado que queria o funeral modesto, os seus dois genros dispuseram que ele fosse grandioso, armando de negro a igreja matriz e a capela de Santo António; os ofícios fúnebres naquela tiveram a presença de 148 clérigos, tomaram parte as Confrarias da Vila e outras estranhas, pessoas da nossa Terra e Freguesias, de Santo Tirso, Póvoa e Vila do Conde. O acompanhamento fez-se até à igreja e de aqui, após as exéquias, à capela de Santo António onde ficou dois dias, indo seguidamente por determinação sua para o cemitério do Prado do Repouso, no Porto, onde ficou sepultado".

De chaves, nada se diz ...

Outro abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de V.N. de Famalicão

#50051 | Vasco Jácome | 19 out 2003 21:02 | Em resposta a: #50015

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Já tinha tido conhecimento dessa descrição e até já tive fotocópia dessas páginas. Mas infelizmente para mim, essa fotocópia e outras relativas ao Visconde estão neste momento desaparecidas, pelo que agradeço a sua intervenção que me permitiu reaver o texto.

Abraço,
Vasco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 08:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen