Morais Sarmento - Fundão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Morais Sarmento - Fundão

#49982 | Paulo | 17 out 2003 21:06

Caros participantes,

Fui contactado pelo Dr. João Rato que pretende obter informações sobre os seus antepassados: Domingos Morais Sarmento (natural da Torre de Moncorvo) e sua mulher Maria ou Catarina da Costa que residiram na freguesia de Castelo Novo-Fundão onde contrairam matrimónio em 1712.

Mais informo que o Dr.João Rato se interessa também pelas famílias Vaz Rato e Dias de Proença da mesma região.

Grato por qualquer informação que possa contribuir para o aprofundar dos conhecimentos genealógicos do Dr. João Rato despeço-me desejando a todos um bom fim de semana.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento - Fundão

#49991 | manuelr | 17 out 2003 22:52 | Em resposta a: #49982

Caro Paulo Alcobia Neves

Encontra pelo menos 3 ramos de Morais Sarmento, que devem ter tronco comum:

1-São Vicente da Beira

1-António Calvo de Morais. Casou com Catarina ou Guiomar de Queiroz, de Monsanto, irmã de António de Travassos, prima do Padre António de Travassos de Morais, prior em São Vicente da Beira, filha de Guiomar de Queiroz. Pais de
2-Leonor de Morais que casou em São Vicente da Beira em 17-02-1635 com Francisco Rodrigues Francês, de SVB, filho de Francisco Rodrigues e de Maria Manuel. Pais de
3-Sargento Mor Manuel Travassos de Morais Sarmento, que casou com Francisca Jacques de Lima, filha de Vicente Leitão de Carvalho, Alferes e Tabelião em São Vicente da Beira e de Antónia Jacques de Lima, que veio de Cambas, Covilhã.

2-São Vicente da Beira

1-António Supico de Morais Sarmento, de Lisboa casou com Feliciana Nunes Sarafana, em 08-05-1710, sendo ele viúvo de Teresa Antónia de Sotomaior. Pais de
2-Luís Supico de Morais Sarmento, que casou com Isabel de Cea ou Isabel de Beja da Cunha, ou Isabel Leitão ou Isabel de Beja do Avelar.

3-Castelo Novo

1-Beatriz Maria de Sousa Refóios, da Capinha, casou com Gaspar de Morais Sarmento, da Aldeia de Joanes, filho de José de Morais Tavares e de Maria Violante. Pais de
2-Teresa de Sousa de Refóios, batizada em Castelo Novo em 1710, casou com Francisco Xavier de Sequeira.

Não tenho a descendência destes, mas pelos registos paroquiais, não deve ter problemas.
Sobre os que indica, não disponho de qq informação.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento - Fundão

#50123 | agp | 21 out 2003 09:26 | Em resposta a: #49991

Caros Paulo Alcobia Neves e Manuel Rolão

Posso complementar alguns dos dados referidos pelo confrade Manuel Rolão.

Assim, quanto ao 2º ramo:

O Dr. António Supico de Morais Sarmento, filho do Dr. Luís Supico de Morais Sarmento, natural do Vimioso, bispado de Miranda, e de D. Mariana Mexia de Espinosa, natural de Lisboa, casou aos 6.8.1683, em Vale de Prazeres, com D. Feliciana Nunes Taborda Sarafana, filha de Domingos Vaz Sarafana, nascido em 1632 em Vale de Prazeres, e de D. Maria Dias de Figueiredo Fragoso, da Aldeia das Donas. Por sua vez, Domingos Vaz Sarafana é filho de João Rodrigues Taborda e de D. Catarina Nunes Sarafana, neto pela paterna de Simão Rodrigues Taborda e de Violante Gonçalves e neto pela materna de Francisco Lopes Sarafana e de Maria Nunes Rica. Tenho mais ascendência de Domingos Vaz Sarafana.

O Dr. António Supico de Morais Sarmento e D. Feliciana Nunes Taborda Sarafana tiveram vários filhos:

2. Dr. António Supico de Morais Sarmento (f. 7.3.1765 em Castelo Novo) casou com D. Feliciana Teresa da Fonseca e Oliveira, filha de António Cardoso de Figueiredo e de D. Jerónima Teresa. Segundo o “Título dos Tabordas” não tiveram geração. Serão estes António e Feliciana que o confrade Manuel Rolão refere terem casado em 08-05-1710?
2. D. Catarina Supico (n. 29.3.1686, em Vale de Prazeres), que casou aos 24.8.1701 com Matias Lobo de Quental, filho de Rui Mendes de Quental e de Beatriz Lopes, com filhos António (n. 1706) e Pedro (n. 5.2.1708);
2. Mariana (n. 25.5.1686, em Vale de Prazeres);
2. Luís (n. 16.11.1689, em Vale de Prazeres)
2. Feliciana (n. 1.11.1694, em Vale de Prazeres);
2. D. Maria Supico de Morais Sarmento (bap. 19.12.1696 em Vale de Prazeres) casou em 1729, em Castelo Novo, com João Rodrigues de Beja, filho de Álvaro Mendes e de D. Ana Fragosa. Foram pais de:
3. D. Rosa Supico de Figueiredo, casada, aos 6.5.1761 em Castelo Novo, com António Teodósio de Sousa Carvalho de Almeida, filho de José Pinto de Sousa Carvalho e Lobão e de D. Rosa Maria Raimundo de Cerqueira.

Quanto ao terceiro ramo referido pelo confrade Manuel Rolão, posso adiantar que Beatriz Maria de Sousa Refóios, filha de Teodósio de Sousa Refóios e de Catarina Antunes, casou em 20.5.1706, na capela da Quinta do Ervedal, com Gaspar de Morais Sarmento, da Aldeia de Joanes, filho de José de Morais Tavares e de Maria Violante. Foram Pais de:

2. Francisca (n. 5.12.1707, em Castelo Novo);
2. D. Teresa de Sousa e Refóios (bap. 21.10.1710, em Castelo Novo) que casou em 21.12.1732 com Francisco Xavier de Sequeira, de S. Nicolau, Lisboa, filho de Manuel da Costa Sequeira, de S. Mamede, de Lisboa, e de Violante Francisca dos Santos, de S. Nicolau, Lisboa. Foram pais de:
3. Gaspar de Sequeira Refóios, que recebeu ordens menores em 1756;
3. Jacinto Xavier de Sousa Refóios (n. 17.4.1745, em Castelo Novo) casado com Josefa Luísa Rosa, nascida em 16.3.1737 em Castelo Branco, com filho Francisco Joaquim de Sousa Refóios, nascido em 26.4.1772, em Castelo Branco e ordenado em 1795. Tenho alguma ascendência de Josefa Luísa Rosa.
3. D. Caetana de Sousa Coutinho e Refóios, de Castelo Novo, casada aos 22.5.1761, com Luís da Fonseca de Figueiredo, de Medas, Coja, Coimbra.

Cordiais cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento - Fundão

#50126 | Paulo | 21 out 2003 10:11 | Em resposta a: #50123

Caros Manuel da Silva Rolão e António Pereira,

Muito obrigado pelos elementos que disponibilizaram.

Estive ausente uns dias daí só agora responder. Vou tentar recolher os elementos em poder do Dr. João Rato e colocar os mesmos no Forum para V.º melhor conhecimentos,

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento - Fundão

#183507 | Paulo | 04 fev 2008 14:29 | Em resposta a: #50126

Caros confrades,

Gostava de saber se alguém tem informações relativamente a um

Matias de Faro Viana Pereira de Almeida (vide base de dados)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=408207

Obrigado.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento - Fundão

#183882 | Filipe PC | 06 fev 2008 17:56 | Em resposta a: #50126

Caros Confrades

Tenho possivelmente a ascendência do Moraes Sarmento. Se for possível dizerem-me de quem era filho tenho o maior gostop em partilhar esses dados acerca do MS que casou na Beira Baixa

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
pinheirodecampos ARROBA gmail PONTO com

Resposta

Link directo:

Morais Sarmento - de Refoios do Lima

#184433 | amoura | 10 fev 2008 22:59 | Em resposta a: #49991

Caros Confrades,

Gostaria que me dessem informações sobre a minha ascendencia, da minha tetravó D. Maria Antónia Morais Sarmento de Refoios do Lima casada com João Filipe Quezado Bacelar D'Araújo Senhor da Casa de Tavarez - Pedreiro - Arcos de Valdevez. A informação disponível na GeneALL não está de acordo com a informação que eu recolhi.

Fico a aguardar resposta.

Cumprimentos,

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 10:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen