Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Regiões | Cargos | Bibliografia

Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#50085 | PauloDuarte | 20 out 2003 16:05

Gostaria de saber se alguém possui informações sobre Francisco Cardoso (de Almeida), nascido no Minhocal (Celorico da Beira), filho de Francisco Cardoso de Melo e Távora, Senhor da Casa do Minhocal e de D. Clara Teresa Coelho dos Reis Leitão e Almeida, Senhora de um Morgado em Manteigas, que F. Gayo diz ter ido para a Índia e uma genealogia manuscrita (AUC) diz ter sido "frade graciano". A tradição familiar diz que ele, de facto, seria Padre, mas não tenho a certeza. Só sei que ele teve um único filho, José de Almeida, tido de D. Maria Sá Lopes da Fonseca, natural de Celorico da Beira e que se fixou na Lageosa do Mondego.

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#65622 | Gilson Nazareth | 23 mai 2004 00:58 | Em resposta a: #50085

Caro Paulo
Gostaria de saber se tem algum dado sobre os Cabral de Tavora,houve um ramo em Minhocal.
Agradecido
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#65706 | PauloDuarte | 24 mai 2004 09:42 | Em resposta a: #65622

Caríssimo Gilson,

Tenho alguns (infelizmente poucos!) dados sobre os Cabral de Melo e Távora do Minhocal, por descender por meu avô paterno dessa família.
Acabei de ver o seu outro tópico sobre a família e não consegui contextualizar as informações por si disponibilizadas.
Vou, depois, analisá-las com atenção e ver se as consigo entroncar.
Desconhecia por completo que parte da família tinha ido para o Brasil.

Talvez fosse bom o Gilson dizer com precisão de que informações precisa. E, já agora, descende também desta família?


Cumprimentos

Paulo Nicolau Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#65732 | Gilson Nazareth | 24 mai 2004 16:02 | Em resposta a: #65706

Paulo,
Sim,descendo do Bartolomeu com a Jacinta.
A descendência é muito grande no Brasil onde passou a assinar-se Cabral de
Menezes.
Há,inclusive ,descendencia retornada a Portugal como,por exemplo,o genealogista João Almiro.
Abraços
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#65734 | Gilson Nazareth | 24 mai 2004 16:07 | Em resposta a: #65732

Paulo,
Acredito que por meio do arquivo de Coimbra(Francisco) e da provança de nobreza (Bartolomeu)consigamos ligar nosso Cabral e Tavora aos demais.
Meu antepassado,em linha masculina,veio para o Brasil a fim de cumprir contrato de dote e casamento com uma Cabral de Menezes.
Abraços
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#178527 | MILU C | 02 jan 2008 20:52 | Em resposta a: #65734

Sou descendente directa de Francisco Cardoso de Melo e Távora,natural de Minhocal,Celorico da Beira,;gostaria de saber se este meu antepassado é o Francisco Cardoso de Melo,registado na GENEA como senhor do Minhocal.Penso que exista uma duplicação de registos,pois muitos nomes coincidem.
Votos de BOM ANO NOVO
MILU C

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#178561 | Gilson Nazareth | 02 jan 2008 23:22 | Em resposta a: #178527

Cara D.Milu
Meu antepassado mais antigo,a utilizar o sobrenome Cabral de Távora, foi o ouvidor de RJ-1613 :Luiz Cabral de Távora,nascido por volta de 1560.
Sem dúvida anterior ao seu antepassado,não tenho outros dados além dos que publiquei.
Acredito que se levantarmos as provanças de nobreza, do século XVII, de Bartolomeu Cabral de Menezes teremos,possivelmente,as origens mais remotas dos senhores de Minhocal.
Atenciosamente
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#178600 | Augusto Tavares | 03 jan 2008 10:14 | Em resposta a: #178527

Carissima Senhora,

Trata-se efectivamente da mesma pessoa. Tambem eu sou descendente dessa familia atraves de Francisco Cardoso de Almeida, filho de Francisco Cardoso de Melo e Tavora e de D. Clara Teresa Coelhos dos Reis Leitao e Almeida.
Posso perguntar por que ramo descende?

Cordiais cumprimentos e votos de um optimo 2008,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#178680 | MILU C | 03 jan 2008 18:33 | Em resposta a: #178600

Caro Senhor
Obrigada pela sua resposta e pelos votos de optimo 2008.Descendo dessa família ,tambem,através de Francisco Cardoso de Almeida e de D.Clara Teresa Coelho Leitão e Almeida,eram meus 7ºs avós,o meu trisavô Candido de Almeida,era trineto deste casal.
Cumprimentos
MILU C

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#178976 | E. Osório | 05 jan 2008 17:01 | Em resposta a: #65706

Caro Paulo Duarte,

Em primeiro lugar, Bom Ano!

A sua mensagem já é antiga, mas comecei a reunir elementos de Celorico e da Guarda, para uma eventual publicação, e tenho alguns desta casa do Minhocal.

A BD do Genea acaba em António de Melo Cabral, casado com Maria do Avelar, mas encontrei em manuscritos as ligações até aos Cabrais de Belmonte.

Gostaria as cruzar com aquilo que tem, respondendo na mesma base do que fiz com as "Raízes da Beira".

Um abraço
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#179065 | Augusto Tavares | 06 jan 2008 03:59 | Em resposta a: #178680

Carissima Prima,

Permita-me o tratamento, uma vez que somos primos por diversos lados... eu descendo do Julio de Almeida (irmao GEMEO do seu avo Candido de Almeida - nomes que ficaram na familia, sendo o meu primeiro nome exactamente Candido e tendo uma irma Julia!). Para alem de termos em comum esse ramo Almeida, temos tambem os Andrades da Lageosa. A Milu (Maria de Lurdes Correia, presumo...) tem um avo Manuel Gil de Andrade que era irmao duma outra avo minha Clara Joaquina Furtado de Andrade. Esse Manuel Gil ate esta duas vezes na base de dados do Genea, porque eu tinha informacao que ele era Manuel Gil Furtado de Andrade (procure este nome)... E penso que teremos mais ramos em comum... de Cavadoude e do Minhocal...

Cordiais saudacoes,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#179101 | aeiou2 | 06 jan 2008 12:37 | Em resposta a: #178976

Caro Eduardo Osório,

O Paulo não vem ao Fórum, mas se pedir aos moderadores o seu contacto ele ficará decerto contente com essas informações


Um abraço
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#179155 | E. Osório | 06 jan 2008 17:33 | Em resposta a: #179101

Cara Maria Oliveira Martins,

Tenho o contacto dele, vou enviar-lhe um e-mail. Obrigado pela atenção.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#179367 | MILU C | 07 jan 2008 20:51 | Em resposta a: #179065

Caro Primo
Foi uma agradável surpresa saber que tenho um Primo por diversos lados.Com efeito sou Maria de Lurdes Correia.A minha mâe é natural do Minhocal ,também tem ascendentes com o apelido Andrade.
Cumprimentos
Maria de Lurdes

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#216506 | Augusto Tavares | 28 dez 2008 09:05 | Em resposta a: #179367

Caríssima Prima,

Volto aqui para lhe perguntar se conhece a ascendência do seu antepassado Vilafanha Coutinho (o último que consta da Base da dados do geneall)? É que estive a rever a Tabardo n.º 4 (revista de genealogia) e encontrei um artigo que trata dessa família. Talvez tenha alguma elemento que lhe seja útil.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#216558 | MILU C | 28 dez 2008 18:09 | Em resposta a: #216506

Caro Primo
Agradeço a sua mensagem e gostaria imenso de conhecer a ascendência desse meu antepassado,José Maria de Vilafanha Coutinho;como nasceu em Ranhados-Meda ainda não localizei o registo do seu baptismo,apesar de já consultar registos em Lamego(Camara Eclesiástica),apanas tenho o assento de óbito e sei aproximadamente data nascimento(1775) e que foi o Administrador do concelho de Pinhel em 1838.Portanto,gostaria de aceder ao artigo referido pelo Primo.
Envio os meus sinceros votos de Boas Festas e Feliz Ano Novo
Saudações
Maria de Lurdes

Resposta

Link directo:

Vilafanha Coutinho de Ranhados

#216573 | jaboo | 28 dez 2008 21:24 | Em resposta a: #216506

Caro Augusto Tavares,

Também eu gostaria de conhecer o artigo sobre os Vilafanha Coutinhos de Ranhados pois tal como os Cabrais Camelos, eles também se ligaram várias vezes a familiares meus (Pinto de Lemos e Faria/Ayalas) de Ranhados. Qualquer novo dado ajudaria a confirmar essas ligaçoes todas e de certo ajudaria muito a MILU C pois existem muitos hiatos nos paroquiais de Ranhados dessa época.

Eu tenho noticias de pelo menos 2 ramos "Vilafanha Coutinho" em Ranhados. Um descende do casal "Francisco de Oliveira Cardoso Vilafanha e sua mulher Isabel da Silva do Sacramento", de Trancoso. O segundo ramo descende do casal "Manuel da Fonseca Coutinho e sua mulher Ana de Faria Pinto (irmã de uma antepassada minha), ele de Almeida e ela de Ranhados". Se tiver algum dado que possa completar, ficaria muito agradecido.

Tem antepassados em Ranhados?

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#216578 | Augusto Tavares | 28 dez 2008 22:20 | Em resposta a: #216558

Caros Maria de Lurdes e João,

O artigo a que me refiro é "Subsídios para a história genealógica das famílias da Beira Alta: os Cabrais Camelos de Ranhados" da autoria de Luís Cabral de Moncada, publicado no último número da revista Tabardo (que podem encontrar na livraria do Guarda-Mor), pp. 203-212.


Milu, nele não vem referido o seu José Maria Vilafanha Coutinho, mas não restarão grandes dúvidas de que se trata de um membro da família tratada. Transcrevo os dados constantes do artigo. Sublinho que nele não se faz referência específica aos Vilafanha, mas sim a propósito do casamento de um Vilafanha com uma senhora da família dos Cabral Camelo.

Vilafanhas, de Ranhados (de origem castelhana)

1. José de Vilafaña casado com ... de Giral, que vieram de Espanha para Almeida. Filha:

2. D. Isabel de Giral, natural de Ciudad Rodrigo, casada com Manuel da Fonseca Coutinho. Filha:

3. D. Elvira da Fonseca Coutinho, natural de Almeida, "de conhecida nobreza", casou com Jerónimo Botelho Rangel, natural de Cedovim, filho de Jerónimo Botelho, o velho, e de Maria de Novais, de Moimenta. Filha:

4. D. Maria Coutinho de Vilafanha, natural de Ranhados, casou com Francisco de Oliveira Cardoso, natural de Cedovim. Filhos:

4.1. Jerónimo b. Ranhados 12.05.1658
4.2. Francisco b. Ranhados 4.10.1660
4.3. Maria b. Ranhados 27.05.1664
4.4. Lourenço b. Ranhados 17.08.1671
4.5. Fernando, b. Ranhados 1675, que segue

5. Fernando de Oliveira Cardoso de Vilafanha, natural de Ranhados, casou com Isabel do Sacramento da Silva Feio, natural de Trancoso. Filha de Adrião Vaz Feio, capitão de ordenanças, e de Maria da Silva. Filho:

6. Francisco Cardoso de Vilafanha, natural de S. Pedro de France (Viseu), Familiar do Santo Ofício (existe processo no ANTT) casou em Ranhados, a 17.01.1745, com Bernarda Teresa Cabral de Sampaio. Filha de Bernardo Cabral Camelo, natural de Ranhados, e de D. Maria do Carmo Josefa da Silva, natural de Almacave, Lamego. Filha:

7. Feliciana Angélica de Vilafanha Cabral, natural de Ranhados casou com seu parente João António de Sequeira Cabral Osório.

Na esperança de poder ter ajudado, ao dispor,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#216609 | jaboo | 29 dez 2008 06:41 | Em resposta a: #216578

Caro Augusto,

Um grande bem-haja pelos dados que transcreveu.
Como já disse, existe um outro ramo "Vilafanha Coutinho" em Ranhados, que descende de D.Ana Maria Coutinho, irmã da D.Elvira da Fonseca Coutinho, ambas filhas de Manuel da Fonseca Coutinho e Isabel de Giral.

Deixo aqui para completar:

3. D.Ana Maria Coutinho casou com Bernardo de Abreu de Magalhães, nat. de Almeida. Filho:

4. Manuel da Fonseca Coutinho, nat. de Almeida casou em Ranhados a 7.11.1660 (testemunhas foram Estevão Antonio de Sousa e o padre Domingos de Sousa e Manuel de Sousa) com D.Ana de Faria Pinto, batizada em Ranhados a 15.1.1641, filha do capitão-mor de Ranhados Cristovão de Ayala e Faria, COC, e de sua mulher Josefa Rodrigues Pinto (esses foram meus 10os avos). Filhos:

4.1. José b.Ranhados 10.8.1661 (padrinhos: o governador de armas do partido, João de Melo Feio e o mestre de campo Bartolomeu de Azevedo), que segue
4.2. Cristovão b. Ranhados 22.10.1662 (padrinhos: Alvaro Saraiva e Joana de Faria) faleceu a 11.9.1666
4.3. Maria b. Ranhados 31.1.1666 (padrinho Domingos de Gouveia). Smn
4.4. Capitão Francisco de Faria Ayala

5. José de Vilafanha de Ayala. Padre (já o era em 1703). Teve uma filha de Catherina Gracia, nat. de Almeida. Filha:

6. D.Teresa de Ala (ou de Vilafanha Coutinho). Casou em Ranhados a23.2.1721 com o Dr. Manuel Moreira Cardoso, nat. de Barro, filho de Manuel Cardoso e Maria Monteiro. Filho:

7. Dr. Manuel Cardoso de Vilafanha Coutinho. Casou a 23.10.1784 em La Fregeneda del Duero (Ciudad Rodrigo) com Maria Joaquina Perpétua Rosa de Lima, nat. de Vale de Pereiro, Mascarenhas, bragança, viuva do Dr Francisco Bernardo Pires de Castro. Smn

Nota: Interessante esse ultimo Vilafanha Coutinho voltar a Espanha para casar, terra de origem dos Vilafanhas!

O José Maria de Vilafanha Coutinho, antepassado da Maria de Lurdes poderá ser desse ramo ou do outro...

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#216648 | MILU C | 29 dez 2008 16:08 | Em resposta a: #216578

Caro Primo
Muito obrigada pela sua resposta,estas informações são importantissimas para a minha investigação.Vou tentar saber a ascendência do meu antepassado para fazer a ligação.
Saudações
Maria de Lurdes

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#216649 | MILU C | 29 dez 2008 16:15 | Em resposta a: #216609

Caro João Braz
Tomei conhecimento deste outro ramo dos Vilafanha Coutinho .Agradeço e desejo um Feliz Ano Novo
Cumprimentos
Maria de Lurdes

.

Resposta

Link directo:

Melo e Távora, do Minhocal (Celorico da Beira)

#439272 | gcsantos@yahoo.com | 12 fev 2022 23:29 | Em resposta a: #178976

Caro Eduardo Osório,

O senhor informa: "para uma eventual publicação, e tenho alguns desta casa do Minhocal [...]. Encontrei em manuscritos as ligações até aos Cabrais de Belmonte."

O senhor já publicou este conteúdo? Teria alguma fonte para a qual pode me referenciar? Em esepcial sobre o prazo de Minhocal?

Com cumprimentos,

Gilson Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 10:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen