"Azevedo" de Paredes da Beira (Viseu)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

"Azevedo" de Paredes da Beira (Viseu)

#50089 | jaboo | 20 out 2003 17:36

Caro Amigos,

Estou a procura dos pais da minha quinta avo "Roza de Azevedo", natural de Paredes da Beira, concelho de Sao Joao da Pesqueira, Viseu. Ela era casada com Bernardo Antunes e era avo do meu trisavo Manuel do Nascimento Antunes, nascido a volta de 1840. Portanto ela tera nascido a volta de 1780.

Sera que esta "Rosa de Azevedo" era da mesma familia dos senhores da quinta de Azevedo e dos senhores da casa de Varzeas em Paredes da Beira (eles eram Azevedo de Sousa Coutinho ou Azevedo e Souza) que casaram na familia dos senhores da Trofa?

Qualquer ajuda e bemvinda. O arquivo de Viseu so possui os assentos de baptismos a partir de 1828.

Cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: "Azevedo" de Paredes da Beira (Viseu)

#50120 | silvestre | 21 out 2003 08:23 | Em resposta a: #50089

Caro João
Quem pode ajudá-lo visto ter estudado as principais linhas da descendencia dos srs. da Trofa do Vouga, é o Dr. Abranches Soveral.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: "Azevedo" de Paredes da Beira (Viseu)

#50121 | Pean | 21 out 2003 09:04 | Em resposta a: #50089

Caro João,

Encontro na minha ascendência uma Rufina Maria Adelaide Azevedo e Sousa (ou Azevedo de Sousa Coutinho) nascida em Paredes da Beira cerca de 1815. No entanto no assento de baptismo de seu filho aparece como filha de pais incógnitos.
Será que entronca com os seus?

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: "Azevedo" de Paredes da Beira (Viseu)

#50145 | jaboo | 21 out 2003 16:32 | Em resposta a: #50120

Cara Vera,

Muito obrigado pela sua suggestao.
Cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: "Azevedo" de Paredes da Beira (Viseu)

#50146 | jaboo | 21 out 2003 16:38 | Em resposta a: #50121

Caro Pean,

Infelizmente nao tenho nenhuma informaçao sobre os meus antepassados "Azevedo" de Paredes da Beira. O Arquivo distrital de Viseu so possui os assentos de baptismo a partir de 1828. E essa minha avo Roza de Azevedo nasceu cerca de 1780.
Vou tentar contactar o Dr Abranches Soveral. E ver o que posso encontrar.
Cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

Pinto de Carvalho, de Freixo de Numão

#69371 | 2910 | 11 jul 2004 19:26 | Em resposta a: #50089

Caro João Antunes Braz

Tem alguma coisa sobre a ascendência do seguinte casal ; Manuel de Carvalho, de Freixo de Numão, casado com Catarina Pinto, natural da freg. da Touça, pais de Rosária Maria de Carvalho

Abraços

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: "Azevedo" de Paredes da Beira (Viseu)

#69375 | gonçalo calheiros | 11 jul 2004 19:59 | Em resposta a: #50146

Caro João Bettencourt
Sem pretender dar-lhe falsas esperanças,é possível que os assentos anteriores á data mencionada estejam no ARQUIVO EPISCOPAL DE LAMEGO.
Vou tentar saber se assim é
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Carvalho, de Freixo de Numão

#69377 | jaboo | 11 jul 2004 20:43 | Em resposta a: #69371

Caro Oscar,

nao encontrei ninguém com esses nomes mas se quizer posso dar uma vista de olhos. Qual será a data aproximada?
Cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Carvalho, de Freixo de Numão

#69382 | 2910 | 11 jul 2004 22:01 | Em resposta a: #69377

Caro João
Grato pela rápida resposta. A dita Rosária Maria de Carvalho, casou com Manuel António Alexandre Domingues, também natural de Freixo de Numão e tiveram entre os vários filhos uma Maria, bapt. a 20/4/1824.

Abraços

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Carvalho, de Freixo de Numão

#69544 | jaboo | 14 jul 2004 06:23 | Em resposta a: #69382

Caro Oscar,

Ontem fui ao "family Center" aqui em San Francisco, e dei uma vista de olhos aos microfilmes de Freixo de Numao. Encontrei os assentos de casamentos da Rosária Maria de Carvalho com o Manuel Domingues (1820), o dos pais do Manuel Domingues (1756) e um assento de casamento de um Manuel de Carvalho e de uma Catherina Rodriguez (1777) que provavelmente sejam os pais da Rosária.

Eis brievemente as informaçoes encontradas:

Manuel dos Santos Domingues (viuvo de sua primeira mulher Anna Joaquina de Carvalho) filho de Alexandre Domingues Ferreira e Francisca Quadrada, casou em 15 de Fevereiro de 1820 em Freixo de Numao com Rosária Maria de Carvalho, filha de Manuel de Carvalho e Catherina Pinto, da Touça. Testemunhas foram Francisco Bernardo Fernandez e Manuel José Pereira.

Manuel de Carvalho, do lugar da Torre, filho de Manuel Lourenço e Maria de Carvalho, casou em 11 de Novembro de 1777 com Catherina Rodriguez, da quintam de Val de Poves (?), freguezia do Poço do Canto, filha de Antonio Pinto e Maria Rodriguez. Padrinhos foram Lourenço da Guerra Nogueira e sua mulher Isabel Moutinha, da Touça. Testemunhas foram o padre José ANtonio Pereira e o padre José de Santa Maria, do lugar das Antas.

Alexandre Domingues da Ferreira, filho de Manuel Domingues da Ferreira e Isabel Dias, casou em 23 de Julho de 1756 com Francisca de Amaral, filha de Antonio Fernandez (?) Coadrado e Maria de Amaral. Padrinhos foram Carlos José e sua mulher Dona Maria Paula de Souza. Testemunhas foram o padre Caetano Alexandre Ferreira e Manuel Rodriguez.

Nao encontrei nenhum outro Manuel e Catherina casados em Freixo de Numao entre 1750 e 1800.

Espero que isso ajude.
Cordiais cumprimentos
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Carvalho, de Freixo de Numão

#69655 | 2910 | 15 jul 2004 16:02 | Em resposta a: #69544

Caro João Antunes Braz
Ajuda e muito. Fico bastante grato pelas informações, aproveito ainda para o informar que dentro em breve vou consultar os R.P de Penedono que se encontram em Lamego (estes não estão microfilmados), por tal motivo posso retribuir o seu favor.

Abraços do
Óscar

2910@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Carvalho, de Freixo de Numão

#69656 | jaboo | 15 jul 2004 17:23 | Em resposta a: #69655

Caro Oscar,

I'm happy I could help! Vou ao "FHC" aqui em San Francisco uma vez por semana. Se necessitar qualquer outra coisa, e so dizer. Nao e macada nenhuma!
E vou desde ja agradecer por qualquer ajuda que poder dar ai em Lamego. Tambem penso ir a lamego em Setembro mas se o Oscar pudesse encontrar mais informacoes acerca de 2 dos meus antepassados "Aguiar" de Penedono, ficaria muito grato. Enviar-lhe-ei mais informacoes (um pouco mais tarde) acerca desses meus antepassados.

Um abraco
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: "Azevedo" de Paredes da Beira (Viseu)

#69657 | aburma | 15 jul 2004 17:25 | Em resposta a: #69375

Caro Gonçalo,

A Pesqueira pertence à diocese de Lamego? Não estou seguro disso, mas se pertencer é bem provável que tenhas razão em relação ao paradeiro dos paroquiais.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Carvalho, de Freixo de Numão

#69658 | jaboo | 15 jul 2004 17:51 | Em resposta a: #69655

Ola Oscar,

esses sao os meus antepassados "Aguiar" de Penedono:

#1 - Manuel Jose de Aguiar, nascido cerca de 1750 em Penedono, filho de Apolinario Rodriguez e Joanna Rodriguez. Casou em Penela da beira com Felicianna Maria de Souza Camello.

#2 - Belancianna (?) de Aguiar, nascida cerca de 1715-1720 em Penedono, filha de Domingues de Aguiar e Anna Rodriguez da Silva. Casou em Penela da Beira com Joao Rodriguez Numao.

Qualquer outra informacao seria bemvinda.
Muito obrigado e boa sorte em Lamego.

JOAO

Resposta

Link directo:

RE: "Azevedo" de Paredes da Beira (Viseu)

#70196 | gonçalo calheiros | 24 jul 2004 18:23 | Em resposta a: #69657

Caros amigos
Os livros em causa estão efectivamente em Lamego,no Arquivo do Paço Episcopal
Cumprimentos
gonçalo calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Carvalho, de Freixo de Numão

#79079 | jaboo | 09 dez 2004 23:53 | Em resposta a: #69382

Caro Oscar,

para sua informacao (mas talvez ja tenha conhecimento), encontrei mais alguma coisa sobre a Rosaria Maria de Carvalho quando fui ao FHC dar uma vista de olhos aos paroquiais de Freixo de Numao.

A Rosaria Maria de Carvalho cc Manuel Antonio Domingues Ferreiro tiveram pelo menos 2 filhos:
1- Joao 3/2/1822 (baptizado aos 10/2)
2- Maria 13/4/1824 (baptizada aos 20/4)

Tambem encontrei descendencia do 1o casamento do Manuel Domingues Ferreiro (filho de Alexandre Domingues Ferreiro e de Francisca Quadrada) com Ana Joaquina Antunes (filha de manuel Antonio Antunes e de maria Carvalhoa, do Poco do canto):
1- Francisco 21/12/1813 (b. aos 27/12)
2- Joao 22/8/1816 (b. aos 29/8)

Tambem encontrei outro Pinto de Carvalho:
Benedicto Antonio nascido aos 24/3/1820 filho de Jose Paulo Pinto de Carvalho e Joaquina Maria, neto paterno de Antonio Pinto de Carvalho e Joanna da Conceiccao, neto materno de Manuel Joaquim e Catherina Maria, de Macas, bispado de Coimbra.
Espero que sirva
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Carvalho, de Freixo de Numão

#79095 | 2910 | 10 dez 2004 09:49 | Em resposta a: #79079

Caro João Braz
Obrigado pelas informações. Recolhi em Lamego uns dados referentes aos seus antepassados João Pinto e Brizida Pinto, acontece que tenho portátil avariado deste Agosto e não sei se vou conseguir recuperar toda a informação.
Mas fiquei com a ideia que encontrei um paroquial onde consta que o dito João Pinto era natural da freg. de Arnas (Sernancelhe).

Abraços

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Carvalho, de Freixo de Numão

#79122 | jaboo | 10 dez 2004 17:07 | Em resposta a: #79095

Caro Oscar,

obrigado pela informacao. Espero que possa recuperar tudo o que tem no seu computador ... infelizmente ainda nao consegui encontrar nada de novo sobre esses meus antepassados de Freixo de Numao. Sera que se lembra em que paroquiais encontrou a dita informacao sobre a naturalidade do Joao Pinto?

Um abraco
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Carvalho, de Freixo de Numão

#79300 | 2910 | 13 dez 2004 09:37 | Em resposta a: #79122

Caro João
Assim de cabeça não sei dizer em que paroquial retirei esse dado.

abraços

Óscar

P.s. remeti agora um e-mail para si.

Resposta

Link directo:

Quadrados/Amaral em FN

#80060 | jaboo | 23 dez 2004 23:52 | Em resposta a: #69382

Caro Oscar,

para sua informacao, encontrei o assento de casamento de Antonio Fernandez Quadrado e Maria de Amaral, pais da Francisca de Amaral, esposa do Alexandre Domingues Ferreira:

Antonio Fernandes Quadrado, filho de Domingos Giraldes Quadrado e s.m. Maria Fernandes casou em FN aos 7/1/1737 com Maria de Amaral, filha de Domingos de Amaral e s.m. Maria Francisca.

Espero que sirva
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: "Azevedo" de Paredes da Beira (Viseu)

#107647 | S.João de Rei | 19 dez 2005 12:47 | Em resposta a: #50146

Caro João Braz

Na seqüência da gentileza de Francisco Tavares de Almeida, que me transmitiu o seu “pedido de ajuda”. Eventualmente sugiro-lhe a consulta, ao nobiliário dos “Azevedos Coutinho, de S. Martinho de Mouros”, Casa da Soenga ...uma obra de Álvaro Azeredo. Que neste momento não disponho.
De acordo com Carlos da Fonte,que também se dispôs a ajuda-lo:
(SIC) “Alguns livros do bispado de Lamego estavam classificados de forma inabitual no ADV.
Lembro-me de procurar em Fonte Arcada e achar livros de Ferreirim na mesma cota.
Poderá ter a ver com a extinção dos concelhos antigos, ou ... podem mesmo
estar perdidos.”
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: "Azevedo" de Paredes da Beira (Viseu)

#107691 | jaboo | 20 dez 2005 03:22 | Em resposta a: #107647

Caro José de Azevedo Coutinho,

Obrigado pelas dicas. Não vai ser fácil para mim consultar a tal obra pois vivo em San Francisco, USA. Mas talvez para o ano se for a Portugal, vou tentar encontrá-la.
E engraçado ter falado de Ferreirim pois a minha 6a avo, Maria de Jesus de Azevedo (ou de Almeida) (antepassada mais remota que encontrei em Paredes) terá casado c. 1780 com Manuel Antonio de Carvalho, natural de Ferreirim de Fonte Arcada. Com sorte, talvez eles até tenham casado ai em Ferreirim e eu encontre o assento de casamento nos paroquiais de Fonte Arcada ....

Espero no entanto que o pior não tenha acontecido e que os paroquiais de Paredes apareçam um desses dias. Será possivel eles ainda estarem em Paredes ou até na posse de particulares?

Cumprimentos,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Carvalho, de Freixo de Numão

#107749 | jaboo | 21 dez 2005 07:17 | Em resposta a: #79095

Caro Oscar,

Acabei de reler essa sua mensagem datada de 2004 ... será que conseguiu recuperar esses dados sobre os meu antepassados João Pinto e Brizida Pinto, de Freixo de Numão (ou talvez de Arnas, Sernancelhe), que estavam no seu computador avariado?

Nada mais sei acerca desses meus Pintos ...

Um abraço e Feliz Natal!

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Carvalho, de Freixo de Numão

#107754 | 2910 | 21 dez 2005 10:15 | Em resposta a: #107749

Caro parente
Sobre o ficheiro das Arnas não o consegui recuperar.
Mas julgo que tenho um apontamento retirado de um processo da Inquisição que diz alguma coisa.
Vou tentar encontrar .

abraços do

Óscar

P.s. Votos de um Santo Natal.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 11:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen