Familia de Serpa e Moura

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Famílias

Familia de Serpa e Moura

#501 | Madeira | 12 out 2000 21:15

Sou descendente de uma Famila de apelido MADEIRA dos quais alguns devem viver nos Concelhos de Serpa e Moura ou outros do Distrito de Beja.

Quem me pode dar informações sobre esta familia

Joaquim Inacio Ruas Madeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#76973 | luis262 | 11 nov 2004 00:01 | Em resposta a: #501

Caro Joaquim Inácio Ruas Madeira:
~
Infelizmente não possuo dados sobre estes Madeiras de Moura.
Noutros tópicos mais específicos, tenho procurado dados sobre algumas famílias dessa região. Outros elementos que fui conseguindo (relativamente a Moura, obtive-os na torre do tombo em Lisboa e/ ou no Arquivo de Beja, mas tenho tido bastantes dificuldades em obter algumas informações, nomeadamente porque nos arquivos que pesquisei na torre, existiam muitas páginas ilegíveis, devido à tinta ter trespassado e há muitas faltas.

Por isso tomei a liberdade de aproveitar esta seu tópico, para pedir aos participantes do fórum que possuam elementos sobre fámílias ligadas a estes concelhos ou conselhos limítrofes, sobretudo que digam respeito a gente nascida no séculos XVIII e XIX, os pudessem disponibilizar. Estou especialmente interessado nas seguintes famílias :

CINZA, AGUILAR e/ou COSTA DE AGUILAR, VALENTE, GUERREIRO, ABRANTES, PIÇARRA e/ou PISSARRA , FIALHO, FIALHO PINTO, SANTA MARIA, CORREIA DE BARROS, CARVALHAL, ROGADO, GALHARDO, CAEIRO, VILANOVA DE VASCONCELOS, GATO , CUNHA RÊGO, JANEIRO e FORTES.

Às vezes, em certas pesquisas uma simples informação, como sabem pode ser de grande ajuda ...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#76999 | fsomr | 11 nov 2004 10:07 | Em resposta a: #76973

Caro Luís
se me der o seu endereço de e-mail posso enviar-lhe os elementos que tenho sobre a famílias Charraz, Mósca e Fortes
cts
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#77019 | luis262 | 11 nov 2004 14:09 | Em resposta a: #76999

Caro Francisco

Desde já, obrigado pela colaboração.
Quanto ao meu endreço é : luispicarra25arrobasapopontopt

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#77086 | luis262 | 12 nov 2004 09:01 | Em resposta a: #77019

Caro Francisco :

Recebi os elementos que me enviou e que têm ser estudados com atenção, visto conterem muita informação sobre Guerreiros e Fortes do Baixo Alentejo.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#77249 | luis262 | 14 nov 2004 23:45 | Em resposta a: #76973

Renovação do pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#77353 | fsomr | 16 nov 2004 10:53 | Em resposta a: #77086

Caro Luís,
espero que os dados que lhe enviei sejam úteis.
Agradeço que se descobrir alguma coisa sobre as famílias às quais estou ligado que me envie esses elementos.
cts
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#77777 | luis262 | 21 nov 2004 23:23 | Em resposta a: #77353

Caro Francisco Montanha Rebelo:

Penso que os dados que me enviou devem vir a revelar-se de grande importância para as minhas buscas, sobretudo no caso de conseguir estabelecer alguma ligação entre os meus ascendentes Guerreiro ou dos familiares Fortes, com gente da zona de Ourique ou de Odemira. Também, até à data, não consegui entroncar os meus ascendentes Aguilares ou Piçarras.
Tenho tido muita dificuldade em avançar na ascendencia pelo lado paterno, pelos motivos que já mencionei em anterior mensagem. Para além das já referidas, outras prendem-se com o facto de ter igualmente ascendentes de Espanha (Valencia del Mombuey, Jerez de los Caballeros , Villanueva del Fresno , etc...) .Isto ao contrárioda minha ascendência materna onde pude recuar incomparavelmente mais...

Penso que só com uma ida a Beja, ao Arquivo poderei avançar mais alguma coisa.
No que diz respeito aos Aguilares e Fortes tenho:

José da Costa de Aguilar n. em Serpa c. de 1760 c.c. Elena Gertrudes n. em Moura.Tiveram:

José da Costa de Aguilar n. Moura c. 1785 c.c. Margarida da Conceição Guerreiro Valente n. Moura, Santo Aleixo da Restauração, filha de Bento Valente e de sua mulher Benta Leonarda Guerreiro , ambos naturais de Serpa. Tiveram , entre outros filhos:

José da Costa de Aguilar, n. em Moura, Santo Agostinho a 08.09.1800, Proprietário, casado em Moura, São João Baptista a 07.02.1847, com Maria José Fortes, n. de Moura Santo Amador e filha de Daniel Luis Fortes e de sua mulher Rosalina das Neves. Sem geração.

Benta Maria da Conceição d`Aguilar n. em Moura, Santo Agostinho a 03.03.1822 c.c. Pedro Eloy Piçarra. Tiveram:

José da Costa d`Aguilar Piçarra n. em Moura , São João Baptista em 1843 . Proprietário das herdades de Santa Marta, Monte da Légua, Parreira, Lupitos , Santa Luzia e de outras terras, nos cocelhos de Moura e Serpa.
Foi Presidente da Câmara de Moura, nos últimos anos da monarquia, sendo numa dessas vereações, vice- presidente o Visconde de Altas Moras. Casou a primeira vez com Francisca Rita Abrantes. Tiveram:

Maria do Carmo Abrantes de Aguilar Piçarra, de quem enviuvou, c.s.

Casou pela segunda vez em Moura , São João Baptista a 05.06.1877, c. Maria José Barbosa n. Moura Santo Agostinho em 1854, Proprietária , filha de João Ildefonso Barbosa n. Espanha, Jerez de los Caballeros, Proprietário e de sua mulher, Antónia Augusta Cinza, n. Moura Santo Agostinho. Tiveram oito filhos, entre os quais:

Luís da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra, n. Moura São João Baptista a 30.06.1882 e + Lisboa, Pena a 27.03.1969, Proprietário da Herdade da Parreira e de outras terras no conselho de Moura, que foi meu avô paterno.

E por aqui fico pois não me parece virem ao caso outros dados , que tal como todos os que mencionei estão editados no GENEA. Pode acontecer que alguém me possa fornecer elementos, até eu conseguir arranjar tempo para ir pesquisar no Arquivo de Beja...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#77780 | luis262 | 21 nov 2004 23:36 | Em resposta a: #77777

Caro Francisco:
Há um lapso no texto : É claro que José da C. d`A. Picçarra, enviuvou, da sua primeira mulher, Francisca Rita A.
Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#78158 | luis262 | 27 nov 2004 00:53 | Em resposta a: #76973

Meus Caros:

Torno a insistir no pedido de dados...
Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#92542 | luis262 | 03 jun 2005 18:34 | Em resposta a: #78158

Caros participantes do Fórum:

Insisto no meu pedido, alargando-o às seguintes famìlias de Serpa e /ou de Moura:

AGUILAR, ou COSTA de AGUILAR, ABRANTES, PIÇARRA, CAEIRO, GUERREIRO, VALENTE, BARBOSA, JANEIRO, SANTA MARIA, CAMACHO,CINZA, ROGADO, CARVALHAL, CORREIA DE BARROS, VILANOVA DE VASCONCELOS, FIALHO PINTO.

Cmpromentos

Luís Piçarra

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#92575 | Toneca | 04 jun 2005 00:26 | Em resposta a: #501

Caro Joaquim Inácio R.Madeira,

Também tenho o apelido Madeira do lado de um bisavô materno,Joaquim José Madeira Júnior, nascido em Estremoz. O pai deste chamava-se Joaquim José Madeira e era natural de Moura, tendo casado com D.Maria José de Pina Magro Castello Branco Madeira.Este meu trisavô era filho de Domingos José Madeira,da Aldeia de Santa Cruz,Bispado do Algarve e de D.Eugénia Ritta,da freguesia de S.João Baptista da Villa de Moura.Estes elementos constam do Registo Paroquial de baptismo do meu bisavô,nascido em 12/8/1853. Também indica que foram padrinhos o tio paterno Vicente Madeira e D.Felizarda Benedicta Madeira,residentes em Estremoz.

Seria interessante se tivessemos laços familiares!...

Cumprimentos,

António M.Madeira S.Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#92623 | luis262 | 05 jun 2005 12:52 | Em resposta a: #92542

Renovação de pedido, ao qual acrescento, famílias MOITA, SÃO ROMÃO e FARIA.
Cumprimentos
Luis Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#94558 | Toneca | 28 jun 2005 10:15 | Em resposta a: #92575

Caros Confrades,

Alguém terá informações sobre estes Madeiras , de Moura ?

Cumprimentos,

António M.Madeira S.Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#94626 | montargil | 29 jun 2005 00:08 | Em resposta a: #94558

Caro Confrade,

Poderá ver no tópico "Gagos do baixo alentejo et algarve" do nosso confrade Zé Maria Ferreira, um item acrescentado por mim, mas com o devido crédito a Dna. M.Elisa... que referencia o processo a FSO do padre Gago.... de um Madeira e seu tio.... ultimamente tenho sim encontrado " de Madeira" nos registos de correspondencia de D. João IV e também de D. Afonso VI, mas não anotei as cotas, nem li o conteudo dos documentos.... creio que também em documentos do conselho de Guerra....1649.
Eu tento compreender a relação dos Madeira com os Gagos/Guerreiros em Castro Verde.....Medina del Campo, Merida...

Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#94836 | Toneca | 01 jul 2005 10:06 | Em resposta a: #94626

Caro Luís Filipe,

Muito grato pela sua ajuda ao meu pedido de informações sobre a família Madeira,de Moura.Como,de momento,não me é possível deslocar-me aos Arq.Distritais para fazer uma busca a partir dos documentos que tenho e pelos tópicos que indicou não consigo estabelecer uma ligação entre os Madeiras lá mencionados e os meus,terei que tentar outro caminho.

Cumprimentos,

António M.Madeira S.Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#99437 | luis262 | 05 set 2005 17:27 | Em resposta a: #76973

Caro Joaquim Inácio Ruas Madeira :

Há dias, tive uma conversa telefónica com Manuel Madeira Piçarra ,director e propreitário do " Diário do Sul", de Evóra.
Embora na altura não fosse o meu objectivo falarmos sobre os Madeiras, para além de ficar a saber que esses Piçarras, provavelmente meus parentes, são originários de Briches, lembro-me de ele ter feito, a dada altura, uma referência aos Madeiras de Moura.
Se entrar em contacto com a sede do jornal, talvez esse senhor, pessoa bastante amável, lhe possa ser de alguma ajuda. Não tenho presente os nos. de telefone, mas pode aceder aos mesmos pela net.

Entretanto aproveito a oportunidade para renovar o meu pedido de elementos sobre as famílias que referi, nas anteriores mensagens.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#99438 | luis262 | 05 set 2005 17:30 | Em resposta a: #99437

Corrijo:
- Brinches...

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#130958 | LuisFariadaFonseca | 12 out 2006 13:43 | Em resposta a: #92623

Caro Luís

Sou descendente da familia Faria , de Moura , se quiser posso-lhe disponiblizar dados, sendo o meu mail fariadfonseca@hotmail.com

Com os mais cordiais cumprimentos

Luís Faria da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#130986 | luis262 | 12 out 2006 18:06 | Em resposta a: #130958

Caro Luís

Agradeço a sua disponibilidade.
Já enviei uma mensagem para o seu mail.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Loução Fortes, de Ourique

#131817 | luis262 | 21 out 2006 17:44 | Em resposta a: #77353

Caro Francisco,

Embora ainda não tenha encontrado ligação entre os seus Loução Fortes de Ourique e os meus Fortes, de Moura, deparei, na vasta e interessante documentação que me arranjou, refererências a familiares da minha mulher e. de acordo com a sua mensagem de 16-11-2004, 10:53, passo a acrescentar alguns dados a esse respeito.
Assim:

§ 5 Amaral Fortes
11.2. Nuno D`Orey da Cunha Santiago, nascido em Lisboa, fregª do Campo Grande a 24 de Agosto de 1956, casou em Cascais a 5 de Setembro de 1944 com D. Maria Rita Costa da Silva Couto, nascida em Lisboa , fregª do Campo Grandeem 18 de Março de 1959, Engª. Civil, filha de Manuel Ferreira da Silva Couto, nascido no Porto, fregª da Foz do Douro a 22 de Julho de 1923, Engº. Civil e de sua mulher D. Maria da Glória Ramos Costa, nascida a a 19 de Abril de 1925 em Sta. Comba dão, fregª de Vimioso, neta paterna de Manuel Ferreira da Siva Couto, nascido no Porto ,fregª do Bonfim a 20 de Feverreiro de 1888, General do Exército, que foi Comandante da Região Militar do Norte (1948 / 1953) e de sua mulher, D. Maria Rita Salema Garção de La Cueva, nascida em Lisboa, fregª de Stª Isabel a 3 de Novembro de 1887.


Entretanto e apenas como uma nota curiosa:
Nesse mesmo parágrafo, em 11.2. é referido D. Duarte D`Orey Manoel , irmão do marido da minha prima Maria Teresa de Carvalho Salgueiro Rego, nascida a 30.03.1958, casada com D. Vasco Maria D`Orey Manoel, 3º Conde de Valbom, nascido em 05.11.1955.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Loução Fortes, de Ourique

#131912 | fsomr | 22 out 2006 21:50 | Em resposta a: #131817

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#202238 | Pedro Fogaça | 03 jul 2008 23:08 | Em resposta a: #501

Caro Madeira,


Em Odemira, também conhecimento de uns Madeira por aqui. Se precisar de inf. referente a estes. diga.

Cumprimentos

Pedro Fogaça

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#202240 | Pedro Fogaça | 03 jul 2008 23:16 | Em resposta a: #501

Caro Madeira,

Claro deve ler: Também tenho.

Ainda tenho inf. Da família Madeira em Mértola.
Mais concretamente de um Dr. Madeira. Grande proprietário neste Concelho e creio que recentemente falecido. Deixa descendência.


Cumprimentos

Pedro Fogaça

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#204468 | carvalhaljose | 30 jul 2008 16:44 | Em resposta a: #76973

Caro Luís:

Se ainda não tiver informação(Forum de 2004), resolvo vários problemas de uma assentada:
O meu nome é José Artur Corte Real Galhardo Carvalhal. O meu Pai - Artur Rogado Carvalhal, minha Avó paterna Rosalina da Purificação Caeiro Rogado Carvalhal, meu bisavõ paterno João Moita Rogado.

Meu pai tem primos em 1º e 2º grau com nome Piçarra, Janeiro, Fialho Pinto e Cunha Rêgo...

Cumprimentos!

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#204504 | luizsillos | 31 jul 2008 00:21 | Em resposta a: #76973

Caro Luís Piçarra,

Por acaso, o amigo já descobriu os pais de José Rodrigues Piçarra, casado com Ana Bárbara, da Vila de Moura?

Pergunto porque os Rodrigues Piçarra, da Vila de Serpa, começam com uma Margarida Lourenço Piçarra, natural de Pias, termo de Moura, mulher de Manuel Rodrigues.

Caso descubra, me avise, pois acho que ela possa ser ancestral de seu José Rodrigues Piçarra.

Cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#204525 | luis262 | 31 jul 2008 12:35 | Em resposta a: #204468

Caro José,

Obrigado pela tua disponibilidade.

Embora eu seja uns anos mais novo, conheci bem o teu pai e a tua tia Milú, meus primos em 2º grau.
Teria eu uns dezasseis anos, quando fui ao casamento dos teus pais mas, muito antes disso, já nos conheciamos de casa dos meus avós, no Príncipe Real e, também das minhas estadias em Moura em casa dos Fialho Pinto ou no Alvarão...

De momento já tenho muito mais dados que em 2004. Ne época faltava -me, sobretudo, informação sobre as gerações mais novas dos descendentes da tua bisavó Maria Teresa Janeiro Caeiro, irmã mais velha da minha avó Luiza.

Entretanto, fui tendo vários contctos com a Teresa Galhardo de Almeida e fomos acertando os nossos dados.

Estava, na altura a encontrar também dificuldade em prosseguir na ascendência dos nossos comuns Caeiro, Gonzalez e Janeiros e dos meus Piçarras e Aguilares. No entanto também aí já consegui avançar mais algumas gerações.
Aquilo que sei até á data fui enviando e tem vindo a ser editado no Geneall.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=131983

Verifico também que algúem enviou os dados dos Galhardos de Almeida e os vossos.

Por hoje é tudo.
Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#204668 | luis262 | 02 ago 2008 00:09 | Em resposta a: #204504

Caro Luís Gustavo,

Obrigado pela sua intervenção que levanta uma hipótese muito possível!

Por sinal, pedi há dias ao AD de Beja uma fotocópia do assento de nascimento do meu Pedro Rodrigues Piçarra, que eu suponho ter nascido na freguesia de São João Baptista c. de de 1775.
Estou a pensar ir passar uns dias em Beja pois tenho mais uma série de pesquisas a fazer, mas até ao momento não me foi possível.

Por agora fico à espera da resposta do ADB que lhe comunicarei aqui neste tópico.
Conheçe alguma data referente a essas pessoas de Serpa?

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#204677 | luizsillos | 02 ago 2008 03:03 | Em resposta a: #204668

Caro Luís,

Encontro na freguesia de Santa Maria de Serpa dois Piçarras, em data anterior a 1719. Manuel Lourenço Piçarra, que seria de Brinches, e Margarida Lourença Piçarra, minha ancestral, que ora figura como sendo de Brinches, ora, de Pias. Margarida Lourenço, sendo viúva, casa-se em 09.07.1719 em Santa Maria de Serpa com Manuel Rodrigues, de São João dos Caldeireiros, Mértola. Posso afirmar, sem sombra de dúvida, que todos os Rodrigues Piçarra da Vila de Serpa, nascidos em data posterior a 1719, são descendentes de minha antepassada. Até agora, encontrei os filhos:
1-Maria da Conceição, casada com Francisco Rodrigues Amendoeiro;
2-José Rodrigues Piçarra, casado com Isabel da Conceição (meus ancestrais);
3-António Rodrigues Piçarra, casado com Joana Maria;
4-Catarina de S. José, casada com João Martins;
5-Domingos Rodrigues Piçarra.

Pela cronologia, seu ancestral José Rodrigues Piçarra estaria para um neto ou bisneto da Margarida Lourenço, caso seja um mesmo ramo.

Um abraço,
Luiz Gustavo

Ps. Assim que descobrir, me comunique, pois poderei fornecer-lhe dados mais precisos, pois estou tentando descobrir os pais dessa Margarida Lourenço Piçarra, pois era viúva aquando de seu casamento com Manuel Rodrigues.

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#252818 | mpra | 07 abr 2010 18:17 | Em resposta a: #202240

Boa Tarde

Gostaria de saber se alguém possui dados relativos a uma família da Guarda Ximenes? Mais especificamente de João da Guarda Ximenes e Penha e um seu irmão José da Guarda Ximenes e Penha. Sei que foram ambos Oficiais de Ordenanças em Moura no primeiro terço do século XIX.

Desconfio que sejam filhos de Bento José de Salles Ximenes da Penha e Requesens, natural de Moura e D. Isabel Policarpia da Guarda Fragoso, natural de Beja e irmã do Juiz da Alfândega e Sizas; José da Guarda Fragoso e Brito/da Motta, casado com D. Isabel Francisca Eugénia Bocarro de Brito Lobo.

Bento José de Salles é dado como filho do Capitão-mor Manuel Martins Branco Pinel? (ainda não consegui compreender os apelidos todos), natural de Moura e de D. Maria Josefa Martins de Argandonha Ximenes da Penha e Requesens, natural de Madrid.
D.Isabel Policarpia da Guarda Fragoso é dada como filha de José da Guarda Fragoso e Brito, natural da freguesia do Sacramento, Lisboa e de D.Mariana Teresa da Guarda, natural de Beja.

As minhas pesquisas no arquivo distrital de Beja e Torre do Tombo não têm sido muito proveitosas, apesar destes nomes aparecerem em diversa documentação relativa a Moura neste período. O pouco mais que sei foi-me transmitido oralmente por alguns parentes. Um ramo casou-se com a família Negreiros, enquanto o meu se uniu a uns Camachos, da mesma família do governador do Banco de Portugal, Inocêncio Camacho Rodrigues.

Qualquer informação será uma preciosa ajuda,
Manuel Apóstolo

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#252866 | jataide | 08 abr 2010 20:34 | Em resposta a: #76973

Caro Luís Piçarra,

Abrantes:

3.Domingas Josefa Barbosa *16.1.1729 Mourão
3.Pedro José de Alcântara
3.Tereza Micaella
3.Francisca Josefa Barbosa
3.José da Rocha Ferreira

6.Francisco da Rocha Ferreira *ca 1685 Mourão (vv de Maria Gusmão X 2.3.1708 Mourão)
6. Brizida da Rocha (Mourão)
7.Elena Maria Barbosa de Abrantes (Nª. Sra das Neves Beja)
7.Manuel Álvares (Nª.Senhora das Neves Beja) X c/cunhada Brizida

14.Francisco Barbosa N.S. das Neves
15.Maria Álvares N.S. das Neves
Domingas Josefa Barbosa acima referida casou-se com Luis José Barreto *18.4.1740 Vimieiro, moradores em Évora, na R dos Mercadores, filho de António Barreto e Mariana Rodrigues, Vimieiro.

Pissarra:

Maria de Fontes *1700 Amareleja (casa em 1725 c/José Martins Magro de Alte fº. de Simão Martins Magro e Domingas
de Sousa - Alte)
José Parreira- Ferreira do Alentejo (fº. de Domingos Fragoso e Inês Martins - Ferreira do Alentejo)
casa na Amr em 1699 com Ana de Fontes (nascimento desta não encontrado na Amr pelo ADBeja) fª de António Martins Carneiro e Leonor Pissarra naturais da Vidigueira. Janeiros (Amr) aparecem alguns mas como padrinhos, tal como os Gattos.

Caeiros são muitos, discrimino os mais antigos:

A)Maria Caeira *1765-Granja/Mourão fª.de Tomás Lopes(Corval 1731) e Mariana Martins(Borralho) ele fº de Filipe Caeiro*1694 Stª.Maria/ Monsaraz e Catarina Rosado S.Tiago, neto paterno de Manuel Lopes e Leonor Caeiro.

Maria Caeira casa em 1785 c/ Francisco Pires Lavado (G *1761) fº- de João Martins Estrello (S.Marcos do Campo *1708, neto paterno de Marcos Luis (Santiago ou Corval) e Maria Estevens Nª. Sra. das Neves (casamento em 1708)
João Martins Estrello casa em 1743 (granja) com Joana dos Santos (G* 1724) fª. de Francisco Pires Lavado(*1695) e neta paterna de Manuel Pires Lavado (casamento 1693) e Maria Martins Amieira/ Portel.
Joana dos Santos é filha de Francisca Rodrigues (G1700), neta materna de Bento Lourenço (*1667 Corval) e Margarida Gonçalves (G*1674) bisneta de Bento Lopes/Brites Caeiro (Monte do Repas Stª.Maria) e de Manuel Gonçalves Campos/Francisca Rodrigues .
No Lv 1 fls 156 (Granja/Mourão) ADÉvora anos de 1693 casa-se um Manuel Janeiro (4.10.1693);

Fialho:
João Gonçalves e Maria Fialha (Alqueva), pais de João Gonçalves Orvalho (*1698) S.Lourenço/Portel, avós de Mamede, João e António Gonçalves (S.Lourenço 1748).

Relativamente aos Barbosa de Abrantes que acima referi, não tenho mais informação. Tenho, dos Barretos e Rochas, através da leitura da diligência de Hab. do padre Manuel José da Rocha, pároco em S.Miguel de Machede.

Disponha.

Cumprimentos,
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#253386 | mpra | 19 abr 2010 20:48 | Em resposta a: #252818

Caros Confrades

Consultei recentemente na Torre do Tombo uma parte do espólio da Casa do Infantado, antiga detentora da Vila de Moura. Depois de pesquisar num guia desse acervo deparei-me com os "Papeis das Comarcas", no qual um dos títulos é precisamente sobre Moura. Estão divididos por períodos cronológicos, cada um com a sua cota. Se não me engano o mais antigo de meados do século XVIII e o mais recente relativo a 1828-32. Só me recordo da cota deste último: Casa do Infantado, maço 1077.

Para quem estiver interessado em Oficiais de Ordenanças, Juizes, Escrivães, Vereadores da Câmara e outros cargos de Ordenança anteriores a 1832, neles encontrá muita informação curiosa: naturalidade de vários intervenientes, património, provas de nobreza, em que períodos estiveram em funções, filiações e outros aspectos do contexto histórico. Espero que os considerem úteis.


Com os melhores cumprimentos
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#254542 | mpra | 11 mai 2010 15:01 | Em resposta a: #253386

Renovo o meu pedido, com adição das famílias:
Carmo Raposo
Andrade
Mestre
Brito Lobo
Lúcio
Negreiros
Camacho

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#258402 | mpra | 11 jul 2010 22:18 | Em resposta a: #254542

Renovo o pedido com nova lista dos nomes pelos quais me interesso:

RAPOSO (século XVIII/XIX, vereadores da câmara)

DE ANDRADE (qualquer um anterior ao Capitão de Ordenanças da primeira metade Século XIX, Francisdo António d' Andrade, vereadores da câmara)

DE BRITO LOBO (morgados do século XVIII/XIX em Moura, oficiais das ordenanças, vereadores da câmara)

MESTRE

LÚCIO (primeira metade do século XIX)

DE NEGREIROS (os do século XVIII/XIX em Moura, disseram-me que seria um ramo dos Bravo de Negreiros)

CAMACHO (séculos XVIII/XIX, proprietários, vereadores da câmara)

PEREIRA DE MIRA (primeira metade do século XIX)

DA GUARDA FRAGOSO (morgados do século XVIII e XIX, originários de Beja, vereadores da câmara, juizes)

XIMENES - DA PENHA - E REQUESENS (nomes com origem numa morgada vinda de Castela na segunda metade do século XVIII, oficiais das ordenanças, vereadores e presidentes da câmara)

BRANCO (século XVIII, abastados lavradores)

PINEL (apenas os encontro no século XVIII em duas pessoas, o capitão-mor já referido e um desembargador e corregedor)

MARTINS JANEIRO (século XVIII, abastados lavradores, oficiais de ordenanças)

DA MOTTA (aparecem ligados a Brito Lobo e Guarda Fragoso)

Várias destas famílias tiveram descendência, ainda hoje existem jazigos no cemitério e chegam-me notícias descendentes em várias partes.

Antecipadamente agradecido,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#259880 | mpra | 03 ago 2010 19:07 | Em resposta a: #258402

A esta lista gostaria de acrescentar para o século XIX:

DA CUNHA ZORRO
DA MATA ZORRO
OKELLIS / O'KELLIS / O'KELLY
CARVALHO
CAEIRO CARRASCO
ABRANTES
CRUJO
FALLÉ/FALÉ

E referir que os já mencionados Branco do séc. XVIII são MARTINS BRANCO do concelho de Serpa.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#259895 | mfcr | 04 ago 2010 00:06 | Em resposta a: #259880

Caro Manuel

Do ramo Carvalho, de Serpa, existe alguma ligação a Entradas, Concelho de Castro Verde ?

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#259921 | mpra | 04 ago 2010 15:08 | Em resposta a: #259895

Caro Manuel Rufino,

Estes Carvalhos são até ao momento de Moura, e de meados do século XIX. Entrarei em contacto consigo caso me venha a deparar com outras ramificações mais antigas a Entradas ou Serpa.

Para já tenho:

por volta de 1842 casaram António Fernando de Brito Lobo da Guarda/da Motta cc D. Margarida de Carvalho, pais de Isabel bp 21 de Abril desse mesmo ano.

Miguel de Carvalho cc Micaela Caeiro Carrasco, pais de D. Vicência Natalina Caeiro Carvalho, D. Ana das Neves Caeiro Carvalho e de José Martins Caeiro Carvalho.


Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#259935 | mfcr | 04 ago 2010 18:05 | Em resposta a: #259921

Caro Manuel

Muito obrigada pela sua rápida resposta.

Cumprimentos
Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#266650 | Cesar Alves de Souza | 11 dez 2010 21:20 | Em resposta a: #501

Sou descendente de uma Família com sobrenomes AMARAL PANCADA de Moura e Beja, gostaria de encontrar algum familiar desta cidade, estou fazendo pesquisa genealogica e preciso de ajuda nestas cidades, pois moro no Brasil.
Cesar Alves de Souza

Resposta

Link directo:

Brito Lobo, Bravo Negreiros, Raposo, Guarda Fragoso, Mota, Ximenes, Camacho, Pereira de Mira, Pinel

#290776 | mpra | 09 nov 2011 17:48 | Em resposta a: #259921

Renovo o pedido com nova lista dos nomes pelos quais me interesso:

RAPOSO (século XVIII/XIX, vereadores da câmara)

DE ANDRADE (qualquer um anterior ao Capitão de Ordenanças da primeira metade Século XIX, Francisdo António d' Andrade, vereadores da câmara)

DE BRITO LOBO (morgados do século XVIII/XIX em Moura, oficiais das ordenanças, vereadores da câmara)

MESTRE

LÚCIO (finais do século XVIII e primeira metade do século XIX)

BRAVO DE NEGREIROS (os do século XVIII/XIX em Moura e Serpa)

CAMACHO (séculos XVIII/XIX, proprietários, vereadores da câmara)

PEREIRA DE MIRA (finais do século XVIII e primeira metade do século XIX, vereadores da câmara)

DA GUARDA FRAGOSO (morgados do século XVIII e XIX, originários de Beja, morgados, vereadores da câmara, juízes)

XIMENES DE ARGANDOÑA DA PENHA E REQUESENS (nomes com origem numa morgada vinda de Castela na segunda metade do século XVIII, oficiais das ordenanças, vereadores e presidentes da câmara)

MARTINS BRANCO (século XVIII, abastados lavradores, viviam à lei da nobreza)

PINEL (apenas os encontro no século XVIII em três irmãos, o capitão-mor já referido, um desembargador e corregedor e um outro capitão das ordenanças)

MARTINS JANEIRO (século XVIII, abastados lavradores, viviam à lei da nobreza, oficiais de ordenanças, capitães, sargentos-mor e capitães-mor, aparentados aos Albuquerques)

DA MOTTA (morgados, aparecem ligados aos Brito Lobo e Guarda Fragoso)

DA CUNHA ZORRO

DA MATA ZORRO

OKELLIS / O'KELLIS / O'KELLY

CARVALHO

CAEIRO CARRASCO

ABRANTES

CRUJO

FALLÉ/FALÉ

Várias destas famílias tiveram descendência, ainda hoje existem jazigos no cemitério e chegam-me notícias descendentes em várias partes.

Cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#292751 | joaquimruasmadeira | 12 dez 2011 16:53 | Em resposta a: #99437

Estimado Sr.Luis Piçarra,

So hoje li a V/ mensagem do dia 05/09/2005 . Mais vale tarde que nunca ...........

Também tenho um membro da minha familia Madeira casada com um Piçarra de Brinches.

Trata-se da uma sobrinha do meu avô materno Antonio Afonso Madeira: Eugénia Madeira Palma que casou com um Sr.Piçarra no fim dos anos 30 principio de 40 e que teve 2 filhos : Manuel Joaquim Piçarra e Francisco Piçarra .

O Sr.Piçarra (pai) faleceu muito jovém e a esposa foi viver para Beja com os filhos .

O mais velho, Manuel Joaquim Piçarra faleceu jovém (fins de 50 ) num acidente de carro na estrada de Beja a V.R.de Santo Antonio e o Francisco Piçarra que deve ter cerca de 70 anos vine em Beja.

Hà também outra linha Piçarra ligada à minha familia : trata-se de um cantor dos anos 40/50, V/ homonimo, Luis Piçarra que era de Serpa ou Moura e era primo da segunda esposa do meu bisavô materno que se chamava Joaquim José Barradas.

Quanto ao Sr.Manuel Madeira Piçarra , vou entrar em contacto com ele pois com esse nome deve estar muito proximo da minha familia de Brinches.

Melhores cumprimentos
Joaquim Madeira
joaquim.madeira@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#292760 | f4b2 | 12 dez 2011 19:17 | Em resposta a: #292751

Caro Joaquim Madeira e Luis Piçarra

Deixo-lhes estes nomes que retirei dos Anuários de 1908/1909 de MOURA,cito:

- JOAQUIM INÁCIO MADEIRA - Proprietário da Praça de Touros de Moura,foi inaugurada em 8 de Setembro de 1908,é construida no sitio denominado "o forte" e tem lotação para 5.000 pessoas.
- JOSÉ da COSTA d'AGUILAR PISSARRA - Lavrador ou Agricultor
- JOAQUIM SANTA MARIA - Abegão(Feitor de uma propriedade rural)
- JOSÉ GOMES FIALHO - Advogado
- JOSÉ MARTINS CAEIRO CARRASCO - Advogado
- ÁLVARO MENDES FIALHO - Barbeiro
- ANTÓNIO FRANCISCO CAEIRO - Barbeiro
- ANTÓNIO MANOEL CAEIRO MASSAPINA - Barbeiro
- JOAQUIM ANTÓNIO CAEIRO - Carpinteiro
- JOSÉ SANTA MARIA - Hospedaria/Estalagem
- BENTO DOMINGOS MATHEUS GUERREIRO - Fiscal dos Impostos
- ANTÓNIO CASTRO FIALHO - Lavrador ou Agricultor
- ANTÓNIO MARIA GUSMÃO FIALHO - Lavrador ou Agricultor
- JOSÉ AUGUSTO de CASTRO FIALHO - Lavrador ou Agricultor
- MIGUEL PEDRO FIALHO PINTO - Secretário do Syndicato Agricola,Lavrador ou Agricultor
- MIGUEL URBANO FIALHO PINTO - Lavrador ou Agricultor
- JOAQUIM ANTÓNIO CAEIRO - Marceneiro
- ANTÓNIO JOAQUIM QUARESMA FIALHO - Comerciante ou Negociante
- AUGUSTO JOSÉ FIALHO - Comerciante ou Negociante
- JOSÉ do CARMO VALENTE - Comerciante ou Negociante
- ROMÃO VALENTE - Comerciante ou Negociante
- ANTÓNIO MARIA ROGADO - Pedreiro
- FRANCISCO JOSÉ GUERREIRO - Pedreiro
- FRANCISCO do NASCIMENTO VALENTE - Sapataria
- RODRIGO VALENTE FIGUEIRA - Sapataria
- Conselheiro AUGUSTO CARLOS FIALHO e CASTRO - Chefe de Zona da Fiscalização dos Tabacos
- ANTÓNIO JANUÁRIO FIALHO - Lavrador ou Agricultor em Safára(Moura)
- JOÃO CAEIRO FIALHO - Lavrador ou Agricultor em Safára
- JOÃO MIGUEL FIALHO - Lavrador ou Agricultor em Safára
- ALFREDO RAMOS FIALHO - Professor em Santo Aleixo(Moura)
- MIGUEL URBANO FIALHO PINTO - Lavrador ou Agricultor em Santo Amador(Moura)
- FRANCISCO PEREIRA VALENTE - Lavrador ou Agricultor em Sobral da Adiça(Moura)
- MARIA das DORES GUERREIRO - Professora em Sobral da Adiça

Espero que ajude?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#292763 | Pean | 12 dez 2011 20:47 | Em resposta a: #292760

Caro João Barroca,

Pode dizer-me o que consta sobre José Martins Caeiro Carrasco?

Melhores cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#292766 | f4b2 | 12 dez 2011 21:04 | Em resposta a: #292763

Caro Pean

O que consta sobre José Martins Caeiro Carrasco,é que era Advogado em Moura no ano de 1908.
Não tenho mais nenhum elemento sobre este Advogado.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#292768 | joaquimruasmadeira | 12 dez 2011 21:43 | Em resposta a: #292760

Estimado Sr.João Barroca,

Muito obrigado pela informação que me fez tanto mais prazer que Joaquim Inàcio Madeira era o meu bisavô paterno do qual so herdei o nome pois também sou Joaquim Inàcio assim como era o meu avô e o meu tio.

Era nos tempos em que os nomes passvam de geração para geração o que atrapalha muito as pesquisas ............

Melhores cumprimentos
Joaquim Madeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#292787 | luis262 | 13 dez 2011 02:16 | Em resposta a: #292751

Caro Sr. Joaquim Madeira,

Obrigado pelos dados que disponibilizou.
Sou filho do tenor Luís Piçarra que refere na sua intervenção.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=132747
Muito lhe agradecia se me pudesse mencionar como se chamava essa minha parente que casou com o seu bisavõ materno, pois gostava de encontrar como se estabelece essa relação.

Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#292788 | luis262 | 13 dez 2011 02:34 | Em resposta a: #292760

Caro João Barroca,

Obrigado pelos dados que enviou.
Da lista, para além de constar o meu bisavó paterno, José da Costa d`Aguilar Piçarra ( o Pissarra , como aparece também em alguns registos ), constam também vários Fialho Pinto e um Caeiro Carrasco que são meus parentes...
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=122618

Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#292867 | joaquimruasmadeira | 14 dez 2011 09:49 | Em resposta a: #292787

Estimado Sr.Luis Piçarra,


Estava longe de imaginar que o Senhor fosse o filho do grande tenor Luis Piçarra que embalou toda a minha meninês pois os meus pais eram grandes admiradores do seu pai.

A minha bisavo chamava-se Josefa Piçarra Barradas e era da "margem esquerda" como se diz em Pedrogão às pessoas do outro lado do Guadiana mas não sei exactamente de que vila ou aldeia mas provàvelmente do concelho de Serpa.
O seu pai veio cantar um dia nos anos 50 em Pedrogão o que foi um grande acontecimento pois não sei se imagina o que seria Pedrogão nos anos 50 !!!!!!!!!
Cumprimentos
Joaquim Madeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#292870 | luis262 | 14 dez 2011 11:32 | Em resposta a: #292760

Caro João Barroca,

Será que têm mais aguma informação sobre o José Santa Maria que refere na sua lista?

Um tio avô meu, casado com Isabel Janeiro Caeiro, irmã da minha avó materna, tinha o mesmo nome, (embora seja possível que fosse também Fialho por parte da mãe).
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=232291
O meu pai tinha alguns quadros dele, mas pouco mais sei do que aquilo que consta da ficha do Geneall...

Melhores cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#292904 | f4b2 | 14 dez 2011 22:46 | Em resposta a: #292870

Caro Luis Piçarra

Não tenho mais nenhuma informação sobre o José Santa Maria além daquela que mencionei,mas tenho mais estes nomes,cito:

- THEREZA dos REMÉDIOS PIÇARRA - Professora em Pias e Orada(Serpa),1909

- ANTÓNIO JANEIRO FIALHO - Lagar de Azeite em Safára(Moura),1944

- MIGUEL PEDRO CAEIRO FIALHO - Lagar de Azeite em Safára,1944

- Dr. ANTÓNIO FRANCISCO FIALHO PINTO - Advogado em Moura,1944

- MIGUEL URBANO FIALHO PINTO e AUGUSTO JOSÉ FIALHO - Lagares em Moura,1943

- JOSÉ da CRUZ FIALHO - Médico em Moura,1944

- MANUEL BRÁS GATO - Cêramica na Amareleja(Moura),1943

- MANUEL MENDES FIALHO - Carnes Preparadas em Santo Aleixo(Moura),1943

- JOSÉ JAMES GARCIA FIALHO - Conservador da Conservatória de Moura em 1908

- MIGUEL PEDRO FIALHO PINTO - Vice-Consul de Hespanha em 1909,Consulado em Moura

- ANTÓNIO BELLO FIALHO - Escrivão do Tribunal Judicial de Serpa em 1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

Brito Lobo, Bravo Negreiros, Raposo, Guarda Fragoso, Mota, Ximenes, Camacho, Pereira de Mira, Pinel

#292905 | f4b2 | 14 dez 2011 22:56 | Em resposta a: #290776

Caro Manuel

Tenho estes nomes que retirei do Anuário de 1909,cito:

- GASPAR da COSTA BRAVO de NEGREIROS - Lavrador ou Agricultor em Moura

- JOÃO da GUARDA XIMENES de NEGREIROS - Lavrador ou Agricultor em Moura

- CARLOS MONTEIRO BRAVO de NEGREIROS - Professor em Sobral da Adiça(Moura)

- JOAQUIM BRAVO de NEGREIROS - Professor em Santo Amador(Moura)

- JOSÉ JERÓNYMO da COSTA BRAVO de NEGREIROS - Lavrador ou Agricultor em Serpa

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

Brito Lobo, Bravo Negreiros, Raposo, Guarda Fragoso, Mota, Ximenes, Camacho, Pereira de Mira, Pinel

#301195 | mpra | 29 mar 2012 13:22 | Em resposta a: #292905

Caro João Barroca:

Agradeço-lhe esta nova lista, da qual reconheço alguns nomes, outros não (o que é bom, pois são sempre pessoas novas que posso procurar!). Obrigado

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#330647 | Massapina | 10 jun 2013 14:12 | Em resposta a: #292760

Boa tarde caro João Barroca,

Vi que na mensagem anterior, nos Anuários de 1908/1909 de MOURA existe ascendente meu, provavelmente o meu trisavô, segundo dados de que disponho.

O seu nome é :ANTÓNIO MANOEL CAEIRO MASSAPINA - Barbeiro

Como posso saber mais sobre ele?

Muito obrigado, Luís Massapina

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#330801 | Massapina | 12 jun 2013 22:10 | Em resposta a: #292904

Boa tarde caro João Barroca,

Vi que na mensagem anterior, nos Anuários de 1908/1909 de MOURA existe ascendente meu, provavelmente o meu trisavô, segundo dados de que disponho.

O seu nome é :ANTÓNIO MANOEL CAEIRO MASSAPINA - Barbeiro

Como posso saber mais sobre ele?

Muito obrigado, Luís Massapina

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#330813 | f4b2 | 12 jun 2013 23:32 | Em resposta a: #330801

Caro Luis Massapina

Eu transcrevi o que estava nos Anuários, neles são mencionados os nomes e profissões de alguns dos habitantes das freguesias de Portugal, ilhas e ex. colónias.
Não sei como acrescentar mais algum elemento sobre o nome que menciona.
Terá que pesquisar em Moura.
Entretanto vou verificar noutros Anuários dos anos 40 se ainda consta?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#330833 | Massapina | 13 jun 2013 10:43 | Em resposta a: #330813

Bom dia caro João Barroca,

Tenho uma questão, os anuários a que se refere são documentos que fazem parte de que instituição? Quem os editou?

Obrigado pela sua ajuda.

Cumprimentos,
Luís Massapina

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Serpa e Moura

#330856 | f4b2 | 13 jun 2013 15:47 | Em resposta a: #330833

Caro Luis Massapina

Os Anuários são da minha Biblioteca, pertencem á minha colecção particular!

Em 1908/1909 eram propriedade de MANOEL JOSÉ DA SILVA e Director - CALDEIRA PIRES.
Como pode verificar eram particulares e incluíam mais de um milhão de endereços e profissões.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Serpa e Moura

#332390 | jtmariano | 13 jul 2013 08:45 | Em resposta a: #76973

Caro Luis Piçarra,

Nao sei se continua interessado na busca da Familia Abrantes da cidade de Moura no alentejo, mas penso ter alguma informaçao adicional, uma vez que tambem eu herdei o apelido Abrantes do meu lado materno, a minha mae tambem ela nascida em Moura assim sendo aqui vai;

Jose Abrantes casou como Vitoria Ortega Abrantes( de origem Espanhola so nao sei muito bem de onde mas visto Moura ser perto de Espanha nao sera de estranhar...), tiveram varios filhos e agora um dado adicional sobre a duvida do seu amigo, nao e Manuel, mas sim Leonel ( ainda hoje minha mae fala no tio Leonel, assim sendo o Jose Barao Pereira Abrantes e primo da minha mae e ela tem recordaçoes de infancia deste primo), esses filhos foram :

Leonel Ortega Abrantes;
Rosa Ortega Abrantes;
Ivonia Ortega Abrantes;
Margarida Ortega Abrantes;
Jose Maria Ortega Abrantes (meu avo nasceu a 06-01-1914 e faleceu a 11-01-1999 e Moura ) e casou com Ana Maria Moscao tiveram 3 filhas tambem elas nascidas em Moura chamadas: Maria Helena Moscao Abrantes, Cidalia do Rosario Moscao Abrantes e Ana Maria Moscao Abrantes(que e a minha mae).

Espero ter acrescentado alguma informaçao a sua procura.

Com os mais respeitosos cumprimentos:

Susana Abrantes Lourenço

Resposta

Link directo:

Familia de Serpa e Moura

#390467 | joaquimruasmadeira | 28 mar 2018 22:17 | Em resposta a: #76973

Estimado Sr.Luis Piçarra,

Mais vale tarde do que nunca........................

Hà 18 anos enviei uma mensagem procurando descendentes da minha familia MADEIRA nas regões de Serpa, Moura e Beja à qual o Senhor teve a bondade de responder.

Acontece que hà uma ligação entre os Madeira e Piçarra em Brinches , pois uma sobrinha do meu avô Antonio Madeira chamada Eugénia Madeira, casou com um Sr.Piçarra de Brinches que não conheci pois faleceu muito jovém e deixou 2 filhos, o mais velho Joaquim José Piçarra que faleceu num acidente de carro ainda muito novo (se fosse vivo deveria ter à volta de 80 anos) e Francisco Madeira Piçarra que deve ter 75 ou 76 anos e que vive em Beja.

Resposta

Link directo:

Familia de Serpa e Moura

#416219 | NunoFialhodOliveira | 12 jul 2019 02:30 | Em resposta a: #501

Caros Confrades,

Será que me podem ajudar a identificar possíveis relações familiares entre os Fialho e os Gago aqui referidos e os Fialho Gago, de Cuba, que elenquei até ao séc. XVII no tópico:

https://geneall.net/pt/forum/186930/fialho-gago-de-cuba/#a416213 ?

Obrigado!

NFO

Resposta

Link directo:

Familia de Serpa e Moura

#416829 | NunoFialhodOliveira | 06 ago 2019 12:31 | Em resposta a: #501

Caros Confrades,

António Maria Massapina, filho de José Inácio Massapina e Ana de Jesus Pereira, casou em 1873 com Ana de Jesus Fialho, filha de José Fialho Gago e Gertrudes Catarina.

Os ascendentes de José Fialho Gago estão identificados no tópico relativo à família Fialho Gago, de Cuba, que referenciei na mensagem anterior #416219.

NFO

Resposta

Link directo:

Familia de Serpa e Moura

#416830 | NunoFialhodOliveira | 06 ago 2019 12:35 | Em resposta a: #330801

Caro Luís Massapina,

Para referenciação.

NFO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 00:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen