Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#50213 | PauloDuarte | 22 out 2003 15:23

Procuro informações sobre a ascendência de Francisco de Faria e Amorim, de Tentúgal, que faleceu em 1636, casado com D. Maria Moniz, mas que teve descendência de uma Maria Roiz, de Ançã.
Os nobiliários não são unânimes quanto à sua ascendência e os assentos escasseiam.

Muito Obrigado.

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#50232 | fsb | 22 out 2003 17:09 | Em resposta a: #50213

Caro Paulo Duarte

Creio que esse Francisco de Faria e Amorim é o mesmo que é referido na Carta de Brasão de Armas concedida a 20.10.1749 a um seu descendente, Nuno de Faria e Mata de Castelo-Branco Brandão de Carvalho, e que é referida nos «Brasões Inéditos», suplemento, p. 37, e pelo Nuno Borrego, na sua obra agora editada, a p. 361. Nela se refere que o dito Francisco era «filho de Diogo de Faria e de sua mulher Inês de Leão, a qual foi legítima irmã de Lopo Pires Coelho, netos de outro Lopo Pires Coelho, bisnetos de João Fernandes Coelho, 3.ºs netos de Gomes Rodrigues Coelho».

Cumprimentos
Francisco Serpa Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#50283 | PauloDuarte | 23 out 2003 16:14 | Em resposta a: #50232

Caro Francisco Serpa Brandão,

Muito obrigado pelas informações.
E qual seria a ascendência do pai, Diogo de Faria? Qual seria a sua relação com Cristóvão de Faria, que os nobiliários dizem ter sido Chanceler de D. João III e um dos fundadores desta família?

Cumprimentos

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#50288 | gonçalo calheiros | 23 out 2003 16:42 | Em resposta a: #50283

Caro Paulo
Segundo Serpa Pimentel,o Cristovão de Faria e Amorim,que mandou edificar a Capela de Jesus em Tentugal,não teve filhos de ambos os casamentos.Teve sim irmãos,do casamento dos pais,Francisco de Faria Caldeira e de sua 3ª mulher D.Catarina de Amorim,viuva de Luis Pires Coelho.
Foram eles:1-João,ccAna Pessoa Travassos-dando os Pessoa de Amorim
2-Juliana,cc Cristovão de Andrade Freire
3-Brizida,que já citei
4-Jacinto,smn
5-Miguel,que foi para a Índia
6-Vasco,cc D.Leonor de Amorim Coelho,f de Nuno de Amorim Coelho e de D.Mariana de Castro ;este nuno era filho do 1º casamento de sua avó D.Catarina
Não sei se ajuda
Cumprimentos
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#50298 | fsb | 23 out 2003 18:15 | Em resposta a: #50283

Caro Paulo Duarte

Apercebi-me agora que não lhe dei qualquer novidade a respeito da ascendência de Francisco de Faria e Amorim, pois não tinha ainda lido os outros tópicos que falam da mesma família e onde o Paulo Duarte revela conhecê-la bem. Nunca aprofundei estes meus ascendentes, pelo que nada lhe posso adiantar.
Apenas por curiosidade refiro que descendo de uma irmã do dito Nuno (FCA) - D. Mariana Henriqueta de Faria Amorim Coelho Castelo Branco, casada com Jacinto Homem de Melo Côrte-Real.

Os meus melhores cumprimentos
Francisco S Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#50366 | Lobo | 25 out 2003 17:25 | Em resposta a: #50298

Caro Francisco Brandão

Tenho seguido com bastante interesse a "conversa" que tem mantido sobre os Amorins e sua aliança aos Coelhos de Olivença. Acontece que descendo do irmão mais velho do Nuno de Amorim Coelho pelo que me ocorre fazer-lhe um pedido que eventualmente poderá completar a minha genealogia familiar: onde obteve a informação quanto à ascendência da D. Mariana Henriqueta de Faria Amorim Coelho Castelo Branco?

Lembro que alguns descendentes do Nuno de Amorim Coelho tiveram problemas com o Sto. Ofício de Évora.

Cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#50387 | fsb | 26 out 2003 11:08 | Em resposta a: #50366

Caro A. de Sepúlveda

A ascendência da minha antepassada D. Mariana Henriqueta é retirada da Carta de Brasão de Armas que referi, concedida ao irmão Nuno de Faria e Mata de Castelo-Branco Brandão de Carvalho.

Melhores cumprimentos
Francisco Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#50405 | Lobo | 26 out 2003 17:11 | Em resposta a: #50387

Caro Francisco Brandão

Agradeço a sua informação. Ao que parece há um remoto parentesco entre nós.

Cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#50939 | PauloDuarte | 03 nov 2003 12:39 | Em resposta a: #50288

Caro Gonçalo,

Muito obrigado pelas informações dadas pelo Serpa Pimentel, mas continuo sem conseguir acertar os nós referentes a estes Farias, Amorins e Coelhos, e tudo, penso eu, por causa das muitas Catarinas!
Cada nobiliário/ manuscrito dá uma versão diferente. Penso que para deslindar isto, terei mesmo de me socorrer das chancelarias régias.
Pode informar-me se haverá alguma bibliografia onde eu possa encontrar a descendência de sua tia D. Maria Luísa de Brito e Faro, Senhora da Casa de Lobelhe, onde nasceu e viveu, casada com seu cunhado António Frederico Ferreira de Tovar de Noronha e Faro?

Cumprimentos

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#50940 | alentejo | 03 nov 2003 12:53 | Em resposta a: #50213

Algumas notas destes Amorins Coelhos. Socorri-me de alguns proc. crime da inquisição de évora, mas mais coisas haverá.

Cumprimentos

NB

AMORINS COELHOS
de
Olivença

§ - único


I – GOMES RODRIGUES COELHO, teve filho:

1 (II) JOÃO FERNANDES COELHO, que segue.

II – JOÃO FERNANDES COELHO, teve filho:

1 (III) LOPO PIRES COELHO, que segue.

III – LOPO PIRES COELHO, teve filho:

1 (IV) LUÍS PIRES COELHO, que segue.

IV – LUÍS PIRES COELHO , nasceu em Olivença. Foi Cavaleiro Fidalgo da Casa do Marquês de Ferreira. Teve uma capela em Santa Cristina, junto ao Tentúgal. Casou com CATARINA DE AMORIM, (casou também com Francisco de Faria Caldeira, filho de Cristóvão de Faria e de sua 2ª mulher D. Maria Fogaça, c. g. ), filha de Diogo de Amorim e de sua mulher Inês de Leão. Tiveram filhos:

1 (V) NUNO DE AMORIM COELHO, que segue.
2 (V) JOÃO COELHO DE AMORIM, casou com ANA PESSOA. Com geração que se refere no título de Amorins Coelhos de Faria, § 3º, Vol. V, pág. 355-356, Pedatura Lusitana, Alão de Morais.
3 (V) INÊS DE LEÃO, casou com JOÃO DE FARIA.

V – NUNO DE AMORIM COELHO, viveu das suas fazendas, em Olivença. Casou com BRITES MENDES, cristã-nova. Tiveram filhos:

1 (VI) LUÍS PIRES DE AMORIM, que segue.
2 (VI) FRANCISCO DE AMORIM, foi Juiz da Alfândega de Olivença. Casou com MARIA LOBO DE VASCONCELOS, ½ xn, de quem teve filhos:

1 (VII) ISABEL LOBO
2 (VII) MARIA DE AMORIM
3 (VII) BRITES LOBO

3 (VI) LOPO PIRES DE AMORIM, foi Ouvidor no Tentúgal. Casou com JOANA CASTANHO DA GAMA, xv, de quem teve:

1 (VII) NUNO DE AMORIM DA GAMA, estudante em Salamanca.
2 (VII) BENTO LOPES DO CAMPO
3 (VII) ISABEL MEXIA

4 (VI) LEONOR DE AMORIM, casou no Tentúgal com VASCO DE FARIA CALDEIRA, xv, que vivia da sua fazenda. Tiveram filhos:

1 (VII) FRANCISCO DE FARIA CALDEIRA, casou no Tentúgal, onde vivia das suas fazendas.
2 (VII) NUNO DE AMORIM, vivia das suas fazendas. Casou em Olivença com LEONOR SANCHES, xv, de quem teve:

1 (VIII) MARIA
2 (VIII) MANUEL
3 (VIII) DIOGO

3 (VII) DIOGO DE FARIA, embarcou para o Brasil.
4 (VII) LOPO DE AMORIM, embarcou para o Brasil.
5 (VII) ANTÓNIO DE AMORIM
6 (VII) MARIA DE LEÃO, morreu com 8 anos.
7 (VII) BRITES DE FARIA, viveu no Tentúgal. Casou com HENRIQUE BARRETO, ½ xn. Com geração.

VI – LUÍS PIRES DE AMORIM, foi Alcaide do Castelo de Olivença. Casou com D. MARIA DE SOUSA (ou DE MENEZES), natural do Alandroal. Foi criada da Duquesa de Bragança, filha de Nicolau de Brito de Sousa e de sua mulher D. Brites Pereira (ou de Andrade), moradores no Alandroal. Tiveram filhos:

1 (VII) NUNO DE AMORIM DE SOUSA, que segue.
2 (VII) ANTÓNIO DE SOUSA, casou com D. CATARINA LOBO, xv.
3 (VII) ANDRÉ DA SILVA DE MENEZES, foi condenado pela Inquisição em 1629, sendo estudante. Casou em Évora com D. TERESA DE OLIVEIRA. Tiveram filho:

1 (VIII) LUÍS DA SILVA DE MENEZES, foi preso pelo Santo Ofício e morreu nos cárceres da Inquisição. Em 22-VI-1666 foi-lhe passada CBA para Sousas (do Prado), Menezes, Silvas e Pereiras .

4 (VII) D. MARIA DE MENEZES

VII – NUNO DE AMORIM DE SOUSA, nasceu em Olivença em 1597. Foi condenado pela Inquisição em 1628. Casou com D. ISABEL DE SEQUEIRA, xn. Tiveram filhos:

1 (VIII) LUÍS, morreu com 5 anos.
2 (VIII) ÁLVARO

Resposta

Link directo:

RE: Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#50957 | gonçalo calheiros | 03 nov 2003 18:48 | Em resposta a: #50939

Caro Paulo:
Só hoje li asua mensagem
Julgo que haverá qualquer coisa publicada ,sobre os Tovar Faro.De qualquer modo eu ,em tempos e para um areunião de família,coligi quase todos os dados,há altura.
Se me mandar a sua morada,tirarei fotocópia e lha mandarei
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#51076 | PauloDuarte | 05 nov 2003 15:34 | Em resposta a: #50957

Caríssimo Gonçalo,

Penso que já lhe enviei para um qualquer tópico o meu mail particular, se não aqui vai:
paulonicduartearrobamailpontopt.
Quanto à morada preferia enviar-lha para o seu mail, pode ser? Só preciso que mo mande para o meu. Posso pedir-lhe esse favor?

Cumprimentos e muito obrigado

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#51111 | PauloDuarte | 06 nov 2003 09:02 | Em resposta a: #50940

Caríssimo NB,

As informações por si duisponibilizadas são-me de extrema utilidade e importância para ligar alguns ramos da família que vievram em Tentúgal.
Mas tenho uma dúvida: terá encontrado nalguma fonte documental que a Inês de Leão (3(V)) tenha casado com JOão de Faria? É que eu sempre encontrei que ela tinha casado com um Diogo de Faria, sendo pais de Francisco de Faria e Amorim, referido na CBA de seu descendente Nuno de Faria e Mata Amorim Coelho ad Cunha Brandão e Castelo Branco (os apelidos talvez não sejam bem estes, mas falo de cor!)que consta da obra recentemente editada (talvez por si - NB - Nuno Borrego?). Já agora aproveito para lhe perguntar se possui alguns dados sobre a descendência dessa Inês de Leão.

Muito Obrigado.
Cumprimentos.

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#51332 | gonçalo calheiros | 09 nov 2003 16:27 | Em resposta a: #51076

Meu caro
O meu E-Mail é gbcalheirosarrobahotmailponto com
pode corresponder para aqui
Cumprimentos
gonçalo

Resposta

Link directo:

Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#365634 | JCouceiro | 01 fev 2016 00:52 | Em resposta a: #50940

Meu Caro,

Lendo o seu texto uma pergunta me assola:
Tem notícia do Lopo Pires Coelho ter casado com Maria Girão, e desse casamento ter nascido Nuno de Amorim que casou com sua parente Mariana de Castro ?
Cumps
José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#442963 | campanella | 03 set 2022 10:52 | Em resposta a: #365634

Lopo Pires de Amorim (ou Lopo Pires Coelho, como o nomeia a carta de brasão de armas), era filho de Luís Pires Coelho e de Catarina de Amorim, ambos naturais de Olivença e moradores em Tentúgal, ela filha de Diogo de Amorim de Faria e de Inês de Leão Coelho. Catarina de Amorim casou 2ª vez com Francisco de Faria Caldeira, de quem foi 3ª mulher (a 1ª foi Margarida Camelo, a 2ª Isabel de Leão, irmã de Catarina) e estes (Francisco de Faria Caldeira e Catarina de Amorim) são meus 10.os avós.
Lopo Pires de Amorim/Lopo Pires Coelho foi provedor da Misericórdia de Tentúgal em 1586, 1591, 1601 e 1606. Sendo provedor da Misericórdia a respectiva Mesa decidiu (8/6/1586) lajear a igreja e fazer sepulturas que se dariam por 500 reais de esmola. Teve carta de brasão de armas a 3/4/1575 (Coelhos plenos). A este respeito Pimenta do Avelar diz que “tirou brasão dos Coelhos em … de Abril de 575 donde se dis ser f.º de Luis Pires Coelho Alc. mor de Olivenca neto de Lopo Pires Coelho Alc. mor da d.ª V.ª, bisneto de João Pires Coelho [de facto está escrito “João Frz Coelho”], e 3º neto de Gomes Roiz Coelho passado por Diogo S. Romão que o escreveo”. Casou com Maria Girão, sem geração, filha de Manuel Girão e de Branca Afonso Couceiro, moradores na Póvoa de Santa Cristina. Lopo Pires de Amorim instituiu outro morgado em 1605, “hua Capella em S. Christina”. Fez testamento para que herdassem primeiro os filhos de Nuno de Amorim Coelho e depois os de Inês de Leão, ambos seus irmãos. Alão diz que a data do testamento foi de 10/10/1605.
Ele foi padrinho em Tentúgal várias vezes (20), datas extremas 2/5/1584 e 8/2/1608. Ela foi madrinha muitas vezes na mesma vila.
Viveram em Tentúgal. Maria Girão depois de enviuvar casou com Lourenço de Carvalho de Meneses, de Tentúgal, faleceu na vila a 1/2/1629 e jaz na Misericórdia tendo feito testamento ao seu 2º marido.

Resposta

Link directo:

Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#442964 | campanella | 03 set 2022 11:05 | Em resposta a: #442963

Na sequência da nota anterior, ele não teve geração.
Há vários Nuno de Amorim, mas não casados com Mariana de Castro.
Cumprimentos,

Vasco Campanella

Resposta

Link directo:

Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#442966 | campanella | 03 set 2022 11:32 | Em resposta a: #51111

A Inês de Leão, filha de Luís Pires Coelho e de Catarina de Amorim, casou 2 vezes: a 1ª com Diogo de Faria e a 2ª com António Barbosa Bacelar, com geração dos dois casamentos.
Aquele Diogo de Faria só pode ser filho do 1º casamento de Francisco de Faria Caldeira com Margarida Camelo e irmão inteiro de Juliana de Faria, casada com Cristóvão de Andrade Freire, e instituidora da capela de N.ª S.ª da Piedade (igreja do Carmo em Coimbra, onde apresenta no 4º quartel das armas os Camelos - 1º Farias, 2º Saldanhas, 3º Caldeiras mal representado e 4º Camelos). É conhecida a entrada em 1555 de Francisco de Faria Caldeira na Confraria de N.ª S.ª da Assunção e S. Sebastião, onde entrou nas primeiras admissões, com sua mulher Margarida Camelo e FILHOS.
Cumprimentos,

Vasco Campanella

Resposta

Link directo:

Farias, Amorins, Coelhos de Tentúgal

#442967 | campanella | 03 set 2022 12:04 | Em resposta a: #442966

Para mais, ficou na descendência de Diogo de Faria a campa armoriada (hoje completamente lisa por se entrar na passagem para o culto e ainda visível no início do século passado) dos Farias, muito antiga, no altar-mor. Ora os Farias mais antigos são os de Francisco de Faria Caldeira, filho do Doutor Cristóvão de Faria, chanceler-mor do Reino, neto de Gonçalo de Faria, corregedor de Coimbra, bisneto de Francisco de Faria, que serviu o mestre de Santiago D. Jorge de Lancastre, e o primeiro a residir em Tentúgal, 3º neto de Lourenço de Faria, alferes-mor do Príncipe D. João (D. João II) na batalha de Toro, etc. até ao alcaide de Faria.
Existiram na vila de Tentúgal outros Farias, que sempre se consideraram parentes dos primeiros descendentes de um João Afonso de Faria, de quem Alão diz “q veo de Barcellos p.ª Tentugal”, aí casando com uma senhora viúva, relacionada com a família dos Couceiros. Destes descendem, entre outros, os Barretos da vila. Estes Barretos com os primeiros Farias, assumidos como parentes, entraram juntos num conflito no início do séc. XVII contra os Pereiras Sampaios, causado pela nomeação do lugar de capitão-mor da vila.
Cumprimentos,

Vasco Campanella

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 21:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen