Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas | Famílias | Regiões

Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#50325 | AMS | 24 out 2003 15:14

Caros amigos:
Na magnífica obra do Dr. Miguel Côrte-Real intitulada " Os Fidalgos de Cota de Armas do Algarve ", consta toda a ascendência de Francisco Falcão ( Sec XVI ) e, bem assim, de Silvestre Falcão de Souza Pereira de Berredo ( Sec XIX )descendente daquele.
Será que alguem tem informações, tanto quanto possível precisas, sobre as gerações desta família do Sec XIX até hoje? Desculpem a insistência.
Obrigado
AMS

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#53973 | lgameiro | 17 dez 2003 15:02 | Em resposta a: #50325

Vivam!
Caro AMS. Como tenho ascendentes dessa família, em Tavira, estou em boa posição para lhe responder a essas dúvidas, ou pelo menos ajudar a colmatar lacunas. Está prometido que um destes dias lhe envio informações que me foram transmitidas oralmente por minha avó, bem como informação escrita de vária ordem que fui juntando como um puzzle.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54011 | jflfl | 17 dez 2003 23:48 | Em resposta a: #53973

Caro LGameiro
Porque tudo o que se liga a "Falcão" me interessa conhecer (mormente falilias do Sul de Portugal das quais descendo) permita-me que lhe manifeste o meu interesse na descendência de Falcão de Sousa Pereira Berredo referida por AMS na sua mensagem.
Daí que se poder partilhar o seu conhecimento nesta área fico-lhe muito agradecido.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54075 | Joana | 19 dez 2003 11:54 | Em resposta a: #54011

Neste site há informação so bre esse tal Silvestre Berredo.Com os melhores cumprimentos Joana.

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54095 | AMS | 19 dez 2003 17:05 | Em resposta a: #53973

Caro IGameiro

Cá fico à espera e estou-lhe, desde já, muito grato

AMS

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54135 | jflfl | 20 dez 2003 08:52 | Em resposta a: #54075

Cara Joana
Infelizmente o Genea não autoriza a divulgação de sites. Por isso aqui deixo o meu e-mail para o caso de querer fazer o fazer de repetir o site que pretendeu divulgar.
jfalcaolima arroba mail ponto telepac ponto pt
Muito obrigado
JoaquimFalcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54191 | lgameiro | 22 dez 2003 12:08 | Em resposta a: #54095

Caro AMS
Como prometido, aqui deixo o que sei.

O "nosso" Silvestre Falcão de Sousa Pereira de Berredo, capitão de Ordenanças de Tavira e 1º Administrador do Concelho em 1934, n. em 1771. Casou com Maria das Dores de Carvalho, filha do Alferes Ambrósio José de Carvalho.
Este casal teve um filho chamado Silvestre Falcão de Sousa (1808-1893)e foi Presidente da Câmara de Tavira. Casou com Florência Maria de Abreu.
Tiveram um filho chamado Silvestre José Falcão Pereira de Berredo 81841-1901), de Castro Marim, grande proprietário tanto nessa povoação como em Tavira, onde teve pelo menos, a Quinta do Fojo (conhecida também por Quinta de Pedro Arnedo)e o Fojo Pequeno. Casou com Rita Sebastiana Celorico Drago e tiveram os seguintes quatro filhos:

1 - Silvestre José Falcão Pereira de Berredo, falecido em 1927. Médico; membro do Comité Académico da Revolução de 31 de Janeiro; 1º Governador Civil de Coimbra da República; Deputado e membro da direcção do Partido da União Liberal; Ministro do Interior de 12 de Dezembro de 1911 a 4 de Junho de 1912. Casou com Elvira Monteiro Oliva e tiveram uma filha do mesmo nome que casou com Francisco Solésio Padinha. Estes tiveram duas irmãs, uma delas a Dona Amália de Falcão Padinha, já referida no outro fórum sobre a mesma família.

2 - Brites Falcão (1879-1899)

3 - Rita Sebastiana Falcão de Sousa Pereira de Berredo, que casou com Sebastião Ramalho de Abreu Macedo Ortigão, oficial da Guarda Fiscal, de um ramo colateral ao escritor Ramalho Ortigão.

4 - Maria das Dores Falcão Pereira de Berredo (1873-1912)Nascida em C. Marim. Casou em 4 de Abril de 1894 com João José Ponce Y Sanchez del Barco, cirurgião oficial do exército. Tiveram Nuno Falcão Ponce (1895-1967), que se ligou à família Neves.

5 - N...Falcão de Berredo, que teve três filhas:

i - Maria Júlia Falcão de Berredo, casou com Apolónia Correia, Director das Minas de São Domingos. Pais de Maria Luisa, José e Maria de Fátima Berredo Correia.

ii - Maria Luisa Falcão de Berredo, proprietária da Quinta da Baleeira em Santa Margarida, Tavira. Sobre esta senhora e sua descendencia, bem como todo este ramo a que chamei 5, peço a comprovação e correcções ao nosso confrade Tilli, descendente directo.

iii - Brites Falcão de Berredo, proprietária da Quinta da Várzea, Tavira. Casou com o Brigadeiro Eduardo Santos. Tiveram um filho, N..., e Anteneia Falcão de Berredo Santos

Com os melhores cumprimentos

Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54204 | rmfrp | 22 dez 2003 16:27 | Em resposta a: #54191

Caro Parente Luís Gameiro:

São muitos os nomes meus conhecidos que encontro nas suas informações sobre a família Pereira de Berredo. Muito obrigado por esta sua contribuição.

Silvestre Falcão de Sousa Pereira de Berredo, Capitão de Ordenanças, é um dos armoriados cuja ascendência é tratada na obra "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", já referida neste tópico por AMS.

De acordo com a referida obra, Silvestre teve Carta de Brasão de Armas em 20.08.1802. Nasceu em 06.04.1775 em Santa Maria, Tavira e casou no Azinhal a 23.06.1799 com D. Maria das Dores, filha do Alferes Ambrósio José de Carvalho e Silva e de D. Leonor Pereira.

Um dos bisavós da citada D. Leonor Pereira chamava-se Francisco Velho de Sarre. Este Francisco, que deve ter nascido em meados do século XVII, era certamente da família do meu antepassado João Velho de Sarre:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114717
Teremos assim mais um parentesco por esta via, mas o entroncamento exacto está por fazer. A genealogia dos Sarres, que tenho vindo a estudar em profundidada há já algum tempo, é imensamente complexa.

Por outro lado, somos também parentes por via de sua antepassada Rita Sebastiana Celorico Drago. Não tenho bem estudada a família Celorico Drago, mas segundo fui informado esta família entronca (tal como seus parentes Cabreira) em Bartolomeu Dias e Catarina Mestre, do Azinhal:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=188774

Rita Sebastiana Falcão de Sousa Pereira de Berredo e seu marido Sebastião Ramalho de Abreu Macedo Ortigão encontram-se já na base de dados do GP, por serem tratados na obra "A Família Ramalho Ortigão", de Rodrigo Ortigão de Oliveira:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=32412

Sebastião Ramalho de Abreu Macedo Ortigão é ainda nosso parente, visto descender da família Travassos. A ligação, que já está na base de dados, é a seguinte:

1. Francisco Rodrigues Travassos c. c. Bárbara Lopes Tavares (nossos décimos avós), tiveram:
2. Isabel Gomes Travassos c. c. Bruno Gomes de Brito, tiveram:
3. José de Brito Guerreiro e Aboim c. c. D. Antónia Correia Mascarenhas (minha parente), tiveram:
4. António de Brito Correia Mascarenhas de Aboim c. c. D. Maria Teresa Micaela de Brito e Costa, tiveram:
5. D. Maria Perpétua Correia de Mascarenhas e Aboim c. c. António Luís de Macedo (o título de Conde de Ravelada, que certas fontes lhe atribuem e é indicado na base de dados, parece não ter existido), tiveram:
6. D. Mariana Rita de Macedo e Brito Mascarenhas c. c. António Joaquim Ramalho Ortigão, tiveram:
7. José Ramalho de Macedo Ortigão c. c. Teresa Augusta de Abreu Reis Duarte, tiveram:
8. Sebastião Ramalho de Abreu de Macedo Ortigão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54435 | RitaFalcao | 29 dez 2003 12:29 | Em resposta a: #50325

O meu nome é Rita Falcão de Berredo... já não sou de Sousa Pereira mas a minha avó era Brites de Oliveira Bapista Falcão de Sousa Pereira de Berredo. Se ainda for necessário, posso arranjar informações recentes sobre este ramo da família, a da minha avó e das irmãs!

RitaFB

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54458 | lgameiro | 29 dez 2003 16:33 | Em resposta a: #54435

Cara Rita Falcão de Berredo,

Agradeço-lhe antecipadamente as informações que se dispõe a partilhar. Este tópico é de meu grande interesse, pois minha avó é descendente dos mesmos Silvestres Falcão.
Corrija-me por favor, se fôr caso disso: A sua avó Brites Falcão era proprietária da Quinta da Várzea, e o seu avô era o brigadeiro Eduardo Santos. A Rita é filha de Anteneia Falcão... ou de seu irmão N...
O seu bisavô era José Falcão de Sousa Pereira de Berredo, co-fundador do Clube de Tavira, casado com N...Oliveira Baptista. Estarei certo?

Com os melhores cumprimentos,
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54475 | RitaFalcao | 29 dez 2003 18:42 | Em resposta a: #54458

Caro Luís Gameiro,

Sou realmente neta de Brites Falcão de Berredo no entanto a minha Avó teve apenas dois filhos e nenhuma filha. O mais velho, meu tio, é José Eduardo Falcão de Berredo Santos que casou com Maria Manuela Ferrajota Rocheta (se não me engano no nome) e não tiveram filhos; o meu pai é Luis Manuel Falcão de Berredo Santos e casou com Ateneia que faleceu sem deixar filhos; o meu pai voltou a casar com a minha mãe, Mº Encarnação F. Berredo e teve dois filhos, o meu irmão, José Eduardo e eu Rita. Entretanto nós também já casamos mas ainda não há filhos.
Quanto às irmãs da minha avó, não tenho a certeza dos nomes descendentes porque são muitos mas será bem fácil informar-me. Sei que a minha tia Mª Luísa casou com um Sr. de apelido Simões de Carvalho e a minha tia M.ª Luísa casou com um Sr. de apelido Correa.

Espero ter podido ajudar,

Rita FB

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54477 | rgc | 29 dez 2003 19:36 | Em resposta a: #54475

Cara Senhora

Se não for indiscrição.
Mas como li o apelido -Ferrajota-lembrei-me de uma família FArrajota(assim pronunciam),com origem em Loulé,residentes em Almodôvar,de quem o meu cunhado Zé é muito amigo.

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54491 | RitaFalcao | 30 dez 2003 10:09 | Em resposta a: #54477

Penso que tem razão... confirmei com o meu pai e é Farrajota e não Ferrajota e são originários de Loulé. A minha tia é Maria Manuela Belmarço Ferrajota Rocheta.

RFB

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54499 | AMS | 30 dez 2003 12:34 | Em resposta a: #54191

Caro IGameiro:
Será que me pode indicar as fontes onde obteve os dados referentes às 2 gerações seguintes à do 1º Administrador do concelho de Tavira ?
Refiro-me, concretamente, às gerações de Silvestre F. de S. P. de Berredo (1808-1893) e de Silvestre José F. de S. P. de Berredo (1841-1901).
Aproveito para lhe referir que o Pai de Maria Júlia, Maria Luísa e Brites de Oliveira Baptista Falcão de Berredo foi José Falcão de Souza Pereira de Berredo (nº 5 da sua mensagem).
Obrigado e Boas Festas
AMS

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54504 | rgc | 30 dez 2003 13:33 | Em resposta a: #54491

Também a propósito de - BELMARÇO - era muito amiga de minha Mãe a Senhora D.Maria Palmira Belmarço, de Faro e desta ilustre Família. E recordo-me: era ainda muito jovem acompanhar minha mãe a casa da Senhora Prof. D.Benedita de Oliveira, que residia em frente do palácio dos Almeida Coelho e sede do Círculo Cultural do Algarve, de que fui sócio, e da janela da referida casa assistir à procissão do Senhor dos Passos, que nesse tempo tinha grande solenidade na cidade de Faro e impunha respeito.
Um Ano Novo muito agradável.
R.C.

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54528 | FAmaral | 30 dez 2003 19:06 | Em resposta a: #54475

Cara Rita Falcão de Berredo

Tanto quanto sei, a distinta jurista D. Maria de Lourdes Simões de Carvalho, que foi mulher do Nuno Salvação Barreto, falecido pegador de toiros e empresário, provém dessa sua tia. Os elementos que tenho sobre ela e sua geração são os seguintes.

I - D. Maria Teresa (ou Luísa ?) Falcão de Berredo
Casou com o Juiz Conselheiro Manuel Simões de Carvalho.
Filha:

II - Maria de Lourdes Falcão de Sousa Pereira de Berredo Simões de Carvalho
Licenciada em direito (UL), advogada.
Casou em 1958-08-08 com Nuno Carlos Maria da Silva Salvação Barreto, filho de Joaquim Maria da Silva Barreto e sua 2ª mulher D. Eileen Gibbs.
Filhas:

1(III) - D. Patrícia Maria Simões de Carvalho Salvação Barreto
Nasceu em Lisboa, Campo Grande, em 1961-01-21.
É licenciada em direito (U.L.), assistente da Faculdade de Direito de Lisboa.
Casou no Estoril, em 1982-03-27, com Francisco Lino de Castro, empresário, filho de Eduardo Morales de los Rios de Castro e mulher D. Rita do Rosário Pressler Lino.
Filhos:

1(IV) - Nuno Maria Salvação Barreto Lino de Castro
2(IV) - Frederico Maria Salvação Barreto Lino de Castro


2(III) - Sandra Maria Salvação Barreto Simões de Carvalho
Nasceu em Lisboa, Campo Grande, em 1967-03-09.
Casou com Armando Sales de Oliveira.

Muitos cumprimentos do
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54629 | lgameiro | 02 jan 2004 11:06 | Em resposta a: #54499

Caro AMS,
Agradeço-lhe a informação sobre o nome correcto do pai das três irmãs P.B.
Quanto às minhas fontes, elas são particulares, pois há documentos de escrituras em minha posse, pois o SIlvestre... (1841-1901) era bisavô de minha avó.
Cumprimentos e um Próspero 2004
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#54638 | lgameiro | 02 jan 2004 12:29 | Em resposta a: #54475

Cara Rita Falcão,

Agradeço a sua esclarecedora resposta em relação ao seu ramo da família Pereira de Berredo.

Cumprimentos
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#60089 | JAlmendra | 10 mar 2004 15:13 | Em resposta a: #54475

Cara Rita:
Dado que se oferece para isso, ser-lhe-ia então possível informar-me dos nomes de todos os descendentes das irmãs da sua avó Brites?

Fico a aguardar e desde já obrigado

JAlmendra

Resposta

Link directo:

RE: Família Falcão de Souza Pereira de Berredo

#159986 | ACB | 19 jun 2007 09:41 | Em resposta a: #54629

Caro Luis Gameiro,

Por razões que se prendem com a ligação de Silvestre Falcão a Castro Marim, gostaria de trocar algumas impressões que pouco interesse terão para o forum. Assim, caso concorde, deixo o meu endereço: cunhabentoarrobagmailpontocom para contacto.

Cumprimentos,

Cunha Bento

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 19:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen