Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#50390 | fsb | 26 out 2003 12:09

Caros amigos

Tenho estas notas elaboradas a partir de algumas cartas de FSO e documentos particulares, e que ainda não tive oportunidade de completar e aprofundar com os paroquiais e com outros estudos genealógicos.
Ficarei muito grato por qualquer achega, nomeadamente gostaria de saber se o F. Gaio trata desta família.

Os meus melhores cumprimentos
Francisco Brandão


1 – DOMINGOS DE TÁVORA SOTOMAIOR, n. Porto de Mós, almoxarife de Tentúgal, Montemor-o-Velho, c.c. TERESA DE HARO, n. Pontevedra, Galiza, filha de João Nunes Veloso e de Isabel de Haro de Aguilar, de Pontevedra; n.m. de Jácome Fernandes de Aguilar e de Maria Lopes de Haro.

2 – FRANCISCO DE TÁVORA SOTOMAIOR, n. Tentúgal, c.c. ANA LEITÃO DE SOUSA, n. Lisboa (Sé), filha de Manuel Leitão Ribeiro, n. Figueiró dos Vinhos, e de Júlia de Cerqueira da Veiga.
3 – ANTÓNIO DE TÁVORA SOTOMAIOR, segue.
3 – BALTASAR DE TÁVORA SOTOMAIOR, almoxarife e juiz dos Direitos Reais em Tentúgal, FSO.

3 – ANTÓNIO DE TÁVORA SOTOMAIOR, n. Tentúgal, escrivão da Provedoria, FSO, c.c. D. TERESA MARIA DE OLIVEIRA, filha de José de Oliveira, ourives do ouro, FSO, e de Juliana Marques, todos n. Coimbra.

4 – NUNO DE HARO LEITÃO SOTOMAIOR, n. Coimbra (Santiago), escrivão proprietário da Provedoria de Coimbra, FSO, c. 01.07.1726, em Trouxemil, Coimbra, c. EUGÉNIA MARIA LEITÃO DE CARVALHO, n. Coimbra (Santiago), filha do cap. João dos Santos Carvalho, FSO (13.01.1705), e de sua mulher Francisca da Cruz Leitão Ferreira, ambos n. Aveiro e moradores em Coimbra.
5 – EUFRÁSIA CUSTÓDIA DE HARO E TÁVORA, c.c. JERÓNIMO JOSÉ DA COSTA CARDOSO E CASTRO. C.g.
5 – Pe. JOAQUIM DE TÁVORA SOTOMAIOR, clérigo benefíciado, bacharel formado em Cânones, n. Coimbra, teve provisão de notário do Santo Ofício.
5 – JOAQUINA DE HARO LEITÃO ou JOAQUINA ROSA DE TÁVORA, n. Coimbra, c.c. JOSÉ JOAQUIM DA SILVEIRA, n. Coimbra. C.g.
5 – ISABEL EUFRÁSIA DE HARO LEITÃO SOTOMAIOR, n. Coimbra, c.c. JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA, n. Coimbra, FSO. C.g.

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#50436 | PauloDuarte | 27 out 2003 14:43 | Em resposta a: #50390

Caro Francisco Brandão,

Eu também tenho algumas informações sobre esta família. Embora as não tenha neste momento à mão. Quanto à ascendência dos primeiros também não sei mais nada. Mas tenho mais descendência. DE que informações precisa concretamente?
Posso perguntar se o Francisco descende desta família? O apelido Brandão remete-me para a Casa da Cioga, será?

Aguardo notícias

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#50440 | fsb | 27 out 2003 15:24 | Em resposta a: #50436

Caro Paulo Duarte

Acertou em cheio! Conhece alguém da família da Casa da Cioga? Estou de facto ligado a ela pois foi da minha avó e é hoje dos meus primos direitos Brandão Osório de Castro. Descendo dos Távora Sotomaior pois sou sexto-neto de D. Eufrásia Custódia de Haro e Távora (N.5 dos dados que referi) casada com o morgado da Cioga, Jerónimo José da Costa Cardoso e Castro.
Interessam-me obviamente quaisquer informações que completem as notas que mencionei, nomeadamente datas, filhos não referidos, indicação de descendências conhecidas, dados biográficos, etc. Dado andar com outros trabalhos em mão tem sido impossivel dedicar-me com profundidade ao estudo deste ramo da minha família, pelo que ficarei grato por qualquer dado que me possa facultar.
Caso prefira o contacto pessoal aqui vai o meu e-mail: serpabrandaoarrobanetcabopontopt

Cumprimentos
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#50443 | PauloDuarte | 27 out 2003 15:38 | Em resposta a: #50440

Caro Francisco,

Sou de Coimbra e já fui "colega" da sua "Tia" (?) Dr.ª D. Maria Luísa Tovar, mas eu era Professor estagiário e ela nem deve saber quem sou.
Eu não descendo dos "Haros", mas interesso-me muito por famílias de Tentúgal, daí ter algumas informações sobre essa família.
Agora não lhe poderei mandar os dados que possuo, mas envio-lhos rapidamente.
O Francisco também descende dos "Melo Corte-Real" de Tentúgal, não é?!
Se não se importar, também lhe vou pedir algumas informações sobre esse ramo.

Cumprimentos

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#50448 | fsb | 27 out 2003 16:44 | Em resposta a: #50443

Caro Paulo

A Maria Luisa Barata de Tovar é minha prima direita! Vai achar graça quando lhe contar este nosso conhecimento! Também sou conimbricense, mas depois de passar por Lisboa acabei por vir parar ao Porto, onde vivo.
Agradeço-lhe então, quando tiver oportunidade, o favor do envio dos dados que possui sobre este ramo dos Távoras.
Também é pela Cioga que descendo da Mariana Henriqueta, referida no outro tópico, que era natural de Tentúgal, casada com Jacinto Homem de Melo Corte-Real, de Seia. Terei gosto em facultar-lhe quaiquer outras informações que pretenda.

Cumprimentos
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#184579 | am-c | 12 fev 2008 00:16 | Em resposta a: #50448

Caros Confrades
Francisco Brandão e Paulo Duarte,

Sou um recente frequentador deste fórum. Tendo pesquisado os diversos tópicos aqui lançados, confrontei-me com este, que de imediato me despertou grande curiosidade e interesse, pois também eu sou descendente de um ramo dos Haros de Távoras Soutomayores.

Possuo alguns apontamentos sobre a família em questão, registados a partir da consulta a assentos paroquiais e a processos de habilitação para Familiares do Santo Ofício. Em grande parte são coincidentes com os por vós já aqui enunciados; num ou noutro caso completam os meus, como, por exemplo, no que se refere aos avós maternos de D.ª Teresa de Haro, Jácome Fernandes de Aguilar e Maria Lopes de Haro*; noutros, os meus apontamentos parecem complementar os vossos.

De modo a podermos cruzar as nossas informações, passo a indicar os dados que tenho registados:


HARO DE TÁVORA SOTTOMAYOR

De Porto de Mós, Tentugal e Coimbra


§ 1º

I – DOMINGOS DE TÁVORA SOTTOMAYOR, natural de Porto de Mós, viveu em Évora, onde esteve em serviço da casa do Marquês de Ferreira, donde foi para Tentugal e aí serviu de Almoxarife durante mais de 35 anos. Casou com Dª. TERESA DE HARO, natural da Vila de Pontevedra, no Reino da Galiza, donde veio em menina com a Marqueza de Ferreira, em cujo serviço esteve muitos anos, e a qual era filha de João Nunes Velloso e de Dª. Isabel de Haro e Aguilar, ambos de Pontevedra.

Tiveram:

II – FRANCISCO DE TÁVORA SOTTOMAYOR, com quem se continua.

II – FRANCISCO DE TÁVORA SOTTOMAYOR, natural e morador em Tentugal, casou com ANA LEITÃO DE SOUSA, natural da freguesia da Sé, da cidade de Lisboa, filha de Manuel Leitão Ribeiro, nascido na Vila de Figueiró dos Vinhos, e de Júlia de Cerqueira da Veiga, da cidade do Porto, moradores em Lisboa, na Rua dos Cónegos, freguesia da Sé.

Tiveram:

III – ANTÓNIO DE TÁVORA SOTTOMAYOR, com quem se continua

III – ANTÓNIO DE TÁVORA SOTTOMAYOR, natural de Tentugal, Familiar do Santo Ofício, proprietário do ofício de Escrivão, casou com TERESA MARIA DE OLIVEIRA.

Tiveram:

IV – NUNO HARO DE TÁVORA SOTTOMAYOR, com quem se continua.

IV – NUNO HARO DE TÁVORA SOTTOMAYOR, natural da freguesia de Santiago, da cidade de Coimbra, Familiar do Santo Ofício, proprietário do ofício de Escrivão, em exercício na Provedoria de Coimbra, casou com Dª. EUGÉNIA MARIA LEITÃO DE CARVALHO, filha do Capitão João dos Santos de Carvalho, Familiar do Santo Ofício, e de Dª. Francisca da Cruz Leitão Ferreira, ambos da cidade de Aveiro.

Tiveram:

V (1) – ANTÓNIO DE TÁVORA SOTTOMAYOR, que segue.
V (2) – Dª. EUFRÁZIA ANGELA DE TÁVORA SOTTOMAYOR, que segue no § 2º.
V (3) – Dª. JOAQUINA HARO DE TÁVORA SOTTOMAYOR, que segue no § 3º.

V (1) – DR. ANTÓNIO DE TÁVORA SOTTOMAYOR, natural de Cioga do Monte, freguesia de Trouxemil, da cidade de Coimbra, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, casou com ANA INÊS, natural da freguesia de Sta. Cruz, da cidade de Coimbra, filha do Dr. Francisco Xavier Correia, da cidade do Porto, e de Josefa Caetana.

Tiveram:

VI (1) – NUNO (baptizado a 30 de Setembro de 1755, Coimbra, freguesia de Sta. Justa, assento fls. 123).
VI (2) – JOAQUIM (baptizado a 2 de Fevereiro de 1757, Coimbra, freguesia de Sta. Justa, assento fls. 130 v.)
VI (3) - MANUEL baptizado a 21 de Novembro de 1758, Coimbra, freguesia de Sta. Justa, assento fls. 136).

§ 2º

I – Dª. EUFRÁZIA ÂNGELA DE TÁVORA SOTTOMAYOR, número V (2) do § 1º, natural da freguesia de S. Cristóvão, da cidade de Coimbra, casou com JERÓNIMO DA COSTA CARDOSO, natural de Cioga do Monte, freguesia de Trouxemil, da cidade de Coimbra, filho de João da Costa Cardoso e de Dª. Conceição (?) de Castro.

Tiveram:

II – INÁCIA (baptizada a 30 de Abril de 1753, Coimbra, freguesia de Sta. Justa, assento fls. )

§ 3º

I – Dª. JOAQUINA HARO DE TÁVORA SOTTOMAYOR, número V (3) do § 1º, natural da freguesia de São Salvador, da cidade de Coimbra, casou com JOSÉ JOAQUIM DA SILVEIRA DA COSTA, natural da freguesia de Sta. Justa, da cidade de Coimbra, onde foi baptizado aos 12 de Maio de 1735, filho do Dr. António da Silveira da Costa, Familiar do Santo Ofício, licenciado em Cânones pela Universidade de Coimbra, e de Caetana Micaela de Carvalho.

Tiveram:

II (1) – ANTÓNIO (baptizado aos 28 de Maio de 1755, Coimbra, freguesia de Sta. Justa, assento fls. 121 v.)
II (2) – JOSÉ (baptizado aos 24 de Dezembro de 1756, Coimbra, freguesia de
Sta. Justa, assento fls. 128)
III (3) – MANUEL ** (baptizado aos 30 de Dezembro de 1758, Coimbra, freguesia de Sta. Justa, assento fls. 136)


* Maria Lopes de Haro, avó materna de Teresa de Haro. O apelido composto Lopes de Haro, terá alguma ligação aos Senhores da Biscaia?

** MANUEL GOMES DE CARVALHO (a variação dos apelidos foi fruto dos tempos que então corriam...) é meu quinto avô, pai da minha quarta avó Teresa Fortunata da Silveira Mascarenhas de Carvalho. Casado com Joaquina Inácia de Oliveira Mascarenhas, viveu em Ázere, concelho de Tábua, tendo sido Tabelião de Ázere e Sinde. Uma escritura de 18... já o dá de novo como residente em Coimbra.

Caros Confrades, gostaria, pois, de saber a V/opinião sobre estes meus apontamentos, ouvir os V/comentários e anotar as devidas correcções, acrescentos e actualizações que possam fazer. Claro está que fico ao V/inteiro dispor para facultar mais elementos de desenvolvimento/actualização sobre o meu ramo, caso nisso tenham interesse.

Com os melhores cumprimentos,

António Mascarenhas de Carvalho


P.S.: O Padre Joaquim de Távora Sottomayor (nº 5 dos elementos apresentados pelo Confrade Francisco Brandão) é filho do Nuno (nº 4)? Tem mais dados sobre ele, designadamente data de nascimento?

AMC

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#184698 | joão reis | 13 fev 2008 11:13 | Em resposta a: #184579

António

Estou estarrecido!, é entusiamante a informação que já tem. Como lhe disse eu ainda não tinha nada desta informação.
Com base nos dados que nos forneceu e após uma pequena pesquisa na net, observei que:
O casal Eufrázia Távora Sotomayor e Jerónimo Costa Cardoso surge na base de dados do Genea.
No arquivo da T. Tombo existem os seguintes documentos:
- Manuel de Haro Leitão Sotomaior, RGM - D. Maria I,Lv 23, Fl 182v - 09/08/1792; Ofício de Contador da Previdência e Orfãos
- Nuno de Haro Leitão Sotomaior, RGM - D. Maria I, Lv 24, Fl 222v - 01/10/1789: Provisão. Escrivão da Provedoria da Cidade de Coimbra. Filiação: António de Haro Leitão.

Parece-me que estes Manuel e Nuno deverão ser os filhos do Dr. António de Távora Sottomayor e de Ana Inês que nos descreveu em cima.

Um grande abraço,

João

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#184708 | fsb | 13 fev 2008 12:42 | Em resposta a: #184579

Caro parente António Mascarenhas de Carvalho (extensivo ao João Reis),

Terei muito gosto em entrar em contacto consigo através do meu e-mail serpabrandaoarrobagmailpontocom.

Entretanto, informo que o padre Joaquim de Távora Sottomayor foi identificado através da carta de provisão de notário do Santo Ofício, de 7.8.1756 (IAN/TT. Habilitações do Santo Ofício, Joaquim, maço 6, nº 75).

Com os melhores cumprimentos
Francisco Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mó

#184788 | am-c | 14 fev 2008 00:54 | Em resposta a: #184698

João,

Bom trabalho, o seu. Também me parece que estes Manuel e Nuno serão filhos do Dr. António de Távora Sottomayor e de Ana Inês.

Já agora, aproveito para o informar de que igualmente possuo requisitados na biblioteca da Igreja Mórmon, em Oeiras, onde poderão ser consultados, os microfilmes referentes aos assentos paroquiais da freguesia de Sta. Justa, de Coimbra, a partir dos quais recolhi grande parte dos elementos por mim compilados, sobre este ramo familiar.

Um grande abraço.

António

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#184790 | am-c | 14 fev 2008 01:05 | Em resposta a: #184708

Caro parente,

Bem haja pela sua resposta e disponibilidade manifestada. Irei, então, contactá-lo através do meio sugerido.

Com os melhores cumprimentos,

António Mascarenhas de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#184903 | am-c | 15 fev 2008 09:04 | Em resposta a: #184790

João,

De modo a seguir o meio de comunicação sugerido pelo nosso Confrade Francisco de Serpa Brandão, quer-me indicar o seu email?

Fico a aguardar as suas motícias.

Um grande abraço

António

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#184909 | joão reis | 15 fev 2008 10:41 | Em resposta a: #184903

Caros António e Francisco Brandão


O meu email é jocacaldeiraarrobahotmailpontocom.

Já estava para pedir ao António o seu email, pois pretendo-lhe enviar o testamento que lhe prometi já digitalizado, vamos a ver se o envio na próxima semana.

Um grande abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mó

#184911 | joão reis | 15 fev 2008 11:00 | Em resposta a: #184788

António
Tenho algumas dúvidas em como funciona o sistema de requisição de microfilmes dos Mórmons. Como faço para requisitar também? É simples?

Dê-me algumas dicas ,por favor.


Um abraço


João

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mó

#184988 | am-c | 15 fev 2008 23:47 | Em resposta a: #184911

João,

É muito simples. Só tem que se deslocar a um dos centros/biblioteca da Igreja Mórmon, identificar os livros paroquiais pretendidos (concelho, freguesia e anos sobre os quais se pretende efectuar a pesquisa) e requisitar os microfilmes. Eventualmente, pode dar-se o caso do centro/biblioteca a que recorrer ter aí os microfilmes pretendidos, já requisitados por algum outro anterior utilizador.

No centro/biblioteca a que recorrer vai encontar, certamente, pessoas da igreja que o ajudarão nesses trâmites.

Tanto quanto julgo saber, em Alverca tem um centro/biblioteca a funcionar. Dada a sua zona de residência, talvez esta seja uma boa opção. De qualquer modo, já sabe, tenho na biblioteca de Oeiras os microfilmes de que lhe falei requisitados e disponíveis para consulta.

Um grande abraço (e mãos à obra).

António

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mó

#185062 | joão reis | 16 fev 2008 19:06 | Em resposta a: #184988

António

Muito obrigado pela dica, estive a investigar e verifiquei que existe uma na avenida Gago Coutinho, talvez me dê mais jeito.

Um grande abraço

João

p.s. - vou colocar no tópico: "Mascarenhas ..." a descendência da minha trisavó (sua tia-bisavó) Mª Augusta, para acrescentar na sua base de dados.

Resposta

Link directo:

Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#213561 | Filipe Manuel | 19 nov 2008 12:55 | Em resposta a: #184909

Carissimos,

dei-me conta da existência deste topico e, embora nao seja propriamente relativo a Tàvoras Sotomaiores, mas sim sobre Tentugal, porventura alguém saberà ou terà visto uma Filipa Roiz (rodrigues) Caiado, cc. 8 Janeiro 1699 com João Alvares, filha de Manoel Gaspar e de Maria Lopes?
o Joao Alvares é filho de Manoel Alvares e de Maria João.

Não localizo o baptismo destes apenas de irmaos.. Tentugal terà sido aferido a uma outra paroquia?

Se puder retribuir ajuda, por favor disponham

Muito agradecido,
Filipe Cardoso Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#213896 | joão reis | 24 nov 2008 15:43 | Em resposta a: #213561

Caro Filipe


Os nomes que referiu não constam do pequeno apanhado de nomes que tenho de Tentúgal com relações de parentesco com os Távoras Sotomaiores, porém fico de alerta e se encontrar algum tranmitir-lhe-ei de imediato.

Como poderá confirmar pelo site do AUC, a paróquia de Tentúgal tem registos próprios desde o sec.XVI, logo inclinar-me-ia para, caso não constem os baptismos procurados, para o baptismo em qualquer paróquia de onde os pais sejam naturais (o que acontece algumas vezes).

diga qualquer coisa

cumprimentos


João Reis

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#220610 | Monteiro Dias | 07 fev 2009 03:25 | Em resposta a: #50440

Senhor Francisco,

Sou da Cioga do Monte e também me interesso pela genealogia. Conhenho muito bem dos registos paroquiais esse seu antepassado, no entanto não registei tudo a preceito e tenho apenas algumas notas avulso...


Jerónimo José da Costa Cardoso e Castro, (6º administrador do morgado de Santo António da Cioga do Monte), faleceu a 13 de junho de 1766 e foi sepultado na capela do vínculo. Foi primogénito de

João da Costa Cardoso, capitão-mor da Espertina e de
Catarina Jacinta de Castro (5ª administradora do morgado), filha de

Gonçalo Maireles de Salema, casado com
Maria Marques Fontoura ou Fronteira? (3ª administradora).

Jerónimo da Costa Cardoso e Castro do casamento com
Eufrásia Angélica de Haro Sotto Mayor teve:

Inácia de Haro Cardoso e Castro (n.1753)
e
Josefa Bernarda de Haro Cardoso e Castro n. 1751(7ª administradora do vínculo) que casou a 23/VIII/1766 na capela de Santo António da Cioga do Monte com o
Dr. Bernardo Crespiniano de Castilho, filho do

Dr. António Barreto de Castilho e de
Maria Josefa de Miranda

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#220862 | fsb | 10 fev 2009 15:01 | Em resposta a: #220610

Caro Tiago Monteiro Dias,

É com muito gosto que tenho conhecimento que alguém da Cioga do Monte tem interesse pela genealogia e nomeadamente sobre os meus familiares da Quinta de Santo António da Cioga. Terei muito interesse em trocar impressões consigo através do meu e-mail: serpabrandaoarrobagmailpontocom.

Com os meus cumprimentos
Francisco Serpa Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Távoras Sotomaiores, de Tentúgal

#300189 | MontDias | 19 mar 2012 01:16 | Em resposta a: #184579

Caros Confrades,

O padre Joaquim de Haro Sottomayor é natural da Cioga do Monte, freg.ª de Trouxemil, em cuja igreja matriz foi baptizado a 25.05.1729. Essa informação foi acrescentada por mim, aqui na página do geneall.net: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1055699.

Aqui mais abaixo diz-se que um Nuno, filho do Dr. António de Távora Sottomayor e de Ana Inês, foi escrivão da Provedoria de Coimbra, cargo que deve ter herdado, por seu pai, de seu avô homónimo, que era proprietário desse ofício, para além de FSO.

As propriedades em Cioga do Monte, tê-las-ão herdade de Juliana Marques Velho (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1981445), natural dessa aldeia, avó materna de Nuno de Haro Leitão Sotomaior (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1040279), pai do supradito Dr. António. Estes Marques eram, de certeza, aparentados com os do Morgado de Santo António da Cioga do Monte, instituído pelo padre António Marques, abade de Fiães e Sonim.


Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#354583 | vsantosv | 09 fev 2015 18:32 | Em resposta a: #50390

Eu sou descendente de DOMINGOS DE TÁVORA SOTOMAIOR e de TERESA DE HARO


Resposta

Link directo:

Távoras Sotomaiores, de Tentúgal e Porto de Mós

#436570 | small | 26 set 2021 10:45 | Em resposta a: #213896

Caro João Reis

Estou na mesma situação que o confrade acima. A minha questão é sobre um Francisco Ferreira Cravo, filho de José Ferreira Cravo e Maria Pereira de Brito, nascido ao que parece cerca de 1863, em Bolho/Cantanhede. Já pesquisei todas as justificações de batismo, muitas, mas encontro irmão e não Francisco. Emigra para o Brasil em 1884, pede passaporte em 23 abril de 1884, consta como tendo 21 anos, natural de Bolho. Consta porque não encontrando os assentos de batismo, há um hiato 1858/1867, tudo são suposicões. Já pesquisei a familia é dali, entre Vendas Novas, Covoes e Bolho. Francisco fica orfão de Pai com 10 anos, terá ido para junto de alguém; paga fiança, não fez serviço militar, atendendo aos fracos recursos económicos da família, suspeito. Será que pode ter feito a justificação de batismo em Tentúgal? No assento de óbito no Brasil refere que é natural de Monte-Mór.. Haveria por ali alguma instituição onde Francisco possa ter estado? Vejo a ligação de Cioga a Provedores da Santa Casa de Coimbra.
Muito obrigada, qualquer sugestão é bem vinda.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 13:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen