família Pombo, da Covilhã e Seia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

família Pombo, da Covilhã e Seia

#51039 | joão pombo | 04 nov 2003 21:43

pretendia saber informações àcerca desta família, oriunda da beira. o meu avô chamava-se mário da cruz pombo lopes e nasceu em seia (salvo erro) em 1915.
sei que muitas famílias dessa região usam o apelido pombo.
desde já grato pela ajuda, cumprimenta

joão pombo

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#51054 | joão pombo | 05 nov 2003 09:55 | Em resposta a: #51039

Renovo o pedido, corrigindo o lapso: seia, e não ceia, como é óbvio.

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#51058 | Sobral | 05 nov 2003 11:49 | Em resposta a: #51054

Caro confrade

Nos livros paroquiais da Covilhã cedo aparecem várias famílias Pombo com ligação à actualidade.

Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#51060 | joão pombo | 05 nov 2003 12:03 | Em resposta a: #51058

caro g.santos:

agradeço-lhe, antes do mais, a sua resposta tão pronta.
no entanto, sou completamente leigo em matéria de buscas. quando muito, conseguiria obter certidões de nascimento, mas quanto aos livros paroquiais, parece-me mais complicado, até porque vivo em matosinhos e os afazeres profissionais não me deixam muito tempo livre para os outros interesses.
por acaso, poderia identificar mais concretamente alguma dessas famílias da covilhã, ou indicar-me outro confrade que saiba dispor dessas informações?
Com os melhores cumprimentos

joão pombo

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#51101 | Sobral | 05 nov 2003 20:55 | Em resposta a: #51060

Caro João Pombo

Como exemplo, já que são pessoas muito afatadas no tempo do casal que cita, mando-lhe alguns dados da freg. de Stª Maria:
Maria da Silva, Loriga, fª de Gaspar Fernandes e Natália da Silva CC João Mendes Pombo, Covilhã. fº de Simão Mendes Pombo e Ana Rodrigues. Tiveram:
Rita da Silva Pombo, nasc 8.10.1720
João da Silva Pombo, nasc a 9.11.1724
Outro irmão de João Mendes, Manuel Rodrigues Pombo cc Úrsula da Cunha
Outros Pombos aparecem nesta freguesia.
Todavia é preciso ligar os Pombos de 1900 a estes, atendendo que os paroquiais da TT ficam-se mais ou menos por 1860.
A partir desta data será necessário trabalhar com os livros mais recentes ou com os microfilmes da igreja mormon.

Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#51157 | joão pombo | 06 nov 2003 17:29 | Em resposta a: #51101

Caro G. Santos:

Muito obrigado pela sua ajuda. Já me permite começar por algum lado.

Cumprimentos
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#51174 | rodan | 06 nov 2003 18:37 | Em resposta a: #51060

Dear Joao Pombo,

I have an ancestor in my Moncada line who married a Pombo and had a daughter, in the 1800's, but "sem mais noticia" and she didnt have children.

aristides

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#51187 | joão pombo | 06 nov 2003 19:45 | Em resposta a: #51174

Dear Aristides:

Could you please tell me from what part of the country did your ancestor Pombo come from? (and sorry for the "rusty" english...)

Best regards

João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#51274 | gouvre | 08 nov 2003 12:28 | Em resposta a: #51039

na vila de tortosendo-covilhã encontra familias que usam o apelido pombo.

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#51878 | joão pombo | 17 nov 2003 12:59 | Em resposta a: #51274

Caros Confrades:

Agradeço a todos os que responderam.
No entanto, e como os meus conhecimentos de genealogia são muito escassos, renovo o pedido inicial.
Cumprimentos.
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#51938 | Sobral | 17 nov 2003 20:45 | Em resposta a: #51878

Caro João Pombo

Podedria ser mais concreto nos dados que possui? Uma certidão de nascimento de seu avô poderia ajudar na ponte entre os Pombos de 1915 e os do séc. XIX e anteriores.
Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#52728 | joão pombo | 27 nov 2003 20:10 | Em resposta a: #51938

Caros Foristas:
O meu tempo é infelizmente escasso e tenho a papelada toda desorganizada.
Os dados que de momento posso dispor são os seguintes:
Mário da Cruz Pombo Lopes, n. em 22.12.1915 em Conceição, Covilhã, fº. de Fernando António Lopes e de Josefina da Cruz Pombo Lopes, presumo que também naturais da Covilhã.
Concretamente aonde devo pedir certidão de nascimento da pessoa indicada, dada a data de nascimento?
Grato por informações adicionais.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#52960 | rodan | 02 dez 2003 12:14 | Em resposta a: #51187

Dear Joao,

sorry for replying to you so late. Your English is good! I dont have an ancestor named Pombo, but a Moncada ancestor of mine had his first marriage to a Pombo, then he remarried.
Joao Pereira Garcez de Moncada (my 3rd great grandfather) married Ana Rita Groote Pombo. They had a daughter named Maria Emilia Pombo de Moncada (sem mais noticia). Joao then married a second time to Maria Luisa Albertina de Fonseca Noronha e Foyos, whom I come from.
I wish I knew where Ana Rita Groote Pombo came from, but I have no idea except to say that some of these Moncadas were from Frielas (near Lisboa?) and they owned the quinta da Flamenga,
and I am hoping to find out more about this line....Perhaps Ana Rita was also from Frielas? Or Lisbon or that area? I hope this information helped a bit...
abracos,

aristides mendes

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#52961 | rodan | 02 dez 2003 12:20 | Em resposta a: #52728

Caro Joao,

I forgot to mention there was a family or a person named Pombo O'Donnell probably in South America not sure if Brazil or Spanish America.
I dont have any references, I wrote some notes on my genealogical chart with these notes but no dates or references. I think all the Pombos are related? At least all the ones from the nobility....
aristides mendes

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#52963 | Francisco de Novais | 02 dez 2003 12:48 | Em resposta a: #52961

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=46319

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=13194


Perhaps these links, as well as those in the data base, will help you to have an idea and gather some information about the Groot end Silva Pombo families. The Silva Pombos are also gentlemen of coat of arms since 1807.

Best regards,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#53008 | almiro63 | 02 dez 2003 23:54 | Em resposta a: #52728

Caro João Pombo

Será que me sabe informar a descendência de Manuel da Cruz Pombo casado com Maria Fernanda Antunes Lopes, ambos da Covilhã.
Esta Maria Fernanda é filha de Jerónimo Lopes de Almeida (1896 - 1962)e de Celeste Antunes.
Agradeço qualquer informaçã.
Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#53028 | joão pombo | 03 dez 2003 14:50 | Em resposta a: #53008

Caro Almiro:

Infelizmente não sei, pois nunca ouvi falar do casal que cita.
Mas os apelidos Cruz Pombo e Lopes são os apelidos do meu Avô paterno, Mário da Cruz Pombo Lopes (n. 1915), fª. de Fernando António Lopes e de Josefina da Cruz Pombo (falecida muito nova), penso que também naturais da Covilhã, desconhecendo a freguesia.
O meu Avô foi o primeiro a usar Pombo Lopes, que transmitiu ao seu filho, meu Pai, e que eu e meu Irmão usamos.
De facto, o Manuel da Cruz Pombo pode ser parente da minha Bisavó paterna, mãe desse meu Avô, dado o apelido ser igual, e bem assim a região.
Agradecia-lhe qualquer informação a esse respeito, sendo certo que se eu souber de alguma coisa responderei para este tópico.
Cumprimentos.
João Pombo Lopes

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#53051 | almiro63 | 03 dez 2003 21:57 | Em resposta a: #53028

Caro João
Muito obrigado pela resposta.
Eu também não sei mais do que o enviei.
O meu interesse é pela família da mulher Maria Fernanda.
Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#94788 | filipepombo | 30 jun 2005 21:17 | Em resposta a: #51039

Caro João Pombo

(pelo que vejo as mensagens postadas têm mais de dois anos e não sei se alguma vez terei resposta a esta mas....)

O meu Nome é Filipe Miguel Pombo Quinta Gonçalves. Descendo de uma familia Pombo (do lado Materno) da zona da covilhã. O meu avô chamava-se José da Cruz Pombo Junior era natural de unhais da serra mas, pelo que sei os seus pais eram da covilhã. faleceu em 1982. nuca fiz nenhuma pesquisa sobre este ramo da minha familia mas penso em breve fazer, caso consiga alguma coisa eu lhe informarei.

Filipe Pombo Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#94811 | MariaDavid | 01 jul 2005 00:46 | Em resposta a: #51058

Caro Sobral

Pela forma como respondeu ao confrade João Pombo, deduzi que está por dentro dos arquivos paroquiais da Covilhã. Assim, atrevo-me a pedir a sua ajuda para uma dificuldade que tenho.Vou enunciar os dados relacionados:

Daniel Henriques da Silva, nascido a 15.03.1828 na freguesia de S.Pedro, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, filho de António Henriques da Silva, nascido a 12.09.1784 (natural de S.Tiago, concelho de Belmonte, distrito de Castelo Branco) e Brites Joaquina Nunes de Sousa, nascida a 26.10.1788 (natural de S.Pedro, da Covilhã) foi neto paterno de Francisco Henriques (natural da Covilhã, Castelo Branco) e Maria Justa (natural da Urgueira) e materno de Miguel de Sousa (natural de S.Pedro, Covilhã, Castelo Branco) e Mariana Henriques (natural de S.Pedro, Covilhã).
Procuro:
- a data e local do casamento de Daniel com sua sobrinha Felismina Raquel, nascida em 18.04.1828, em S.Pedro, Covilhã, filha do seu irmão mais velho Miguel António Nunes de Sousa (de S.Pedro, Covilhã) e de Ana Emília da Paz Pereira da Silva (de Stª Maria, Covilhã)
- a data e local do falecimento de Daniel

Foram imensas as tentativas que fiz para descobrir esses registos, até ao momento infrutíferas. Ficava muito agradecida por qualquer ajuda ou pista.
Deixo ficar o meu contacto pessoal para esclarecimento de qualquer dúvida ou para envio de outros elementos:

maria_david_eloy@yahoo.com.br

Com os meus melhores cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#94830 | joão pombo | 01 jul 2005 09:21 | Em resposta a: #94788

Caro Filipe Pombo Gonçalves:

Conforme referi em msg anterior - há mais de dois anos... - a m/Bisavó paterna tinha por apelidos Cruz e Pombo, tal como o s/Avô, sendo a região geográfica a mesma, onde pelos vistos abundam Pombos.
Seria interessante saber se o s/Avô tinha (tem) irmãos e, já agora, o nome dos s/Bisavós, não esquecendo a data de nascimento do s/Avô.
Claro que o apelido Cruz é muito comum - eu pp. o sou por várias vias - mas Cruz e Pombo juntos já não serão tão comuns, evidentemente.
Muito lhe agradeço qq. informação de que disponha sobre este ramo da s/Família.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#94847 | vbriteiros | 01 jul 2005 10:56 | Em resposta a: #94830

Caro João Pombo
Existia nos anos 60, na Quimica H - Porto um Sr Mário Pombo ( Técnico de Tinturaria ), que julgo era da BA.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#94848 | joão pombo | 01 jul 2005 11:05 | Em resposta a: #94847

Caro V. Briteiros:

Seria seguramente o m/avô paterno, já falecido. Trabalhou sempre nessa área, tendo ido com pouco mais de 20 anos para a Suiça tirar um curso (química, tinturaria de têxtil...) e sei que na BA existem outros desse apelido que igualmente se dedicaram a essa área.
Já agora, conheceu-o?
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#94860 | vbriteiros | 01 jul 2005 14:34 | Em resposta a: #94848

Caro João Pombo
Conheci e julgava que ainda era vivo. Faleceu há muito?
Logo que encontre pessoas que estiveram nessa empresa , indagarei.
Cumprimentos
V Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e seia

#94861 | joão pombo | 01 jul 2005 14:56 | Em resposta a: #94860

Caro V. Briteiros:

Faleceu em 2001, pouco antes de completar 86 anos.
Com os meus cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#94868 | josemariaferreira | 01 jul 2005 17:43 | Em resposta a: #51039

Caro João Pombo

O apelido Pombo encontra-se do norte ao sul do país, sobreduto no interior, sendo a sua maior concentração nos distritos de Castelo Branco e Portalegre.
Certamente já terá feito um estudo do seu apelido, saberá porventura qual a sua origem e de que região provém?


Antecipadamente agradecido

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#94871 | joão pombo | 01 jul 2005 18:30 | Em resposta a: #94868

Caro José Maria:
Sei concerteza de onde vêm os m/Pombos, concretamente da região apontada ao longo deste tópico.
Tive a curiosidade de pesquisar na net, e as referências quase sempre vão dar à Covilhã e Guarda e respectivas freguesias.
O actual (ou anterior?) Presidente da Câmara Municipal da Covilhã tem este apelido e também reparei na existência de um Lugar do Pombo, na mesma zona.
Mas confesso não saber a origem do nome (alcunha?), e mais confuso fiquei ao saber do tal lugar.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#94878 | josemariaferreira | 01 jul 2005 19:43 | Em resposta a: #94871

Caro João Pombo

Não se quererá referir à Quinta do Pombo? ou será ao Praso dos Pombos?
Parece que os judeus gostavam muito de usar nomes de animais nos seus apelidos que adoptaram aquando da sua conversão ao cristianismo!
A região da Covilhã, Belmonte, Sabugal, Seia, Gouveia, era uma região com bastante judeus no tempo de D. Afonso V, inclusive estavam organizados na comuna da Beira. Mais a sul vinha Castelo Branco com outra comuna e seguidamente Portalegre com outra, não é por acaso que o apelido Pombo aparece com forte implantação nestes distritos do interior e de fronteira.

Cumprimentos

Zé Maria

P.S. Em Trancoso existe mesmo um lugar denominado de POMBO.

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#94882 | joão pombo | 01 jul 2005 20:06 | Em resposta a: #94878

Caro José Maria:

Creio ter visto uma referência a um lugar do Pombo, e acabei de ver outra ao Alto do Pombo, em Moimenta da Beira (freguesia?) e também a uma Quinta do Vale do Pombo, julgo que na Covilhã.
Conheço vagamente a tese da ascendência judaica dos Pombos e, em geral, dos apelidos com nomes de animais, mas, a avaliar pelos que defendem o contrário, sinceramente não sei se não haverá aí algum exagero.
Mas seria interessante saber as origens do apelido na sua "vertente" cristã-velha.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#94886 | josemariaferreira | 01 jul 2005 20:18 | Em resposta a: #94882

Caro João Pombo

Haverá alguma relação entre os apelidos Pombo/Pombinho/Pombeiro?

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#94887 | joão pombo | 01 jul 2005 20:43 | Em resposta a: #94886

Caro José Maria:
Pombeiro é uma localidade, pelo que julgo nada ter a ver.
Pombinho é apelido que já ouvi, mas não me recordo de o ver relacionado com a Beira. Pela terminação, parece-me mais próprio do Alentejo, passe a generalização e correndo o risco de estar a dizer uma grande asneira.
Curiosamente, existe um apelido Rombo (Vd. BD do Genea), mas não conheço minimamente as origens.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#94891 | josemariaferreira | 01 jul 2005 21:24 | Em resposta a: #94887

Caro João Pombo

Já li algures que o apelido Rombo é de origem espanhola ou italiana, mas não tenho já certeza onde. Na igreja do castelo de Palmela está uma sepultura com pedra sepulcral de um cavaleiro que ostentava aquele apelido.
Existe também o apelido Romba, mas este parece ter origens toponímicas no lugar Romba perto da ribeira do mesmo nome no concelho de Monchique. Tenho ainda primos com apelido Romba que moram em Ourique e herdaram este apelido da parte do pai que eram de Almodôvar onde existe também um Monte/herdade denominado de Monte da Romba.
Também há a considerar poder o apelido Romba ser a antiga forma feminina de Rombo.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#94892 | josemariaferreira | 01 jul 2005 21:43 | Em resposta a: #94891

Caro João Pombo

Acabo de confirmar que o apelido Rombo é de origem italiana. O sul de Portugal, principalmente o Algarve e Baixo Alentejo foi onde se estabeleceram primeiramente os italianos (e seus sucessores) que vieram na embaixada do Almirante Pessanha contratado por D. Dinis para desenvolver a Armada Real.
Ainda hoje são frequentes no Algarve e Baixo Alentejo, indivíduos que usam apelidos de origem italiana.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#94894 | josemariaferreira | 01 jul 2005 22:01 | Em resposta a: #94892

Caro João Pombo

No entanto na história da família Rombo da BD do genea diz ROMBO é corruptela do apelido espanhol ROMO.
Não será antes ROMO espanhol corruptela do apelido italiano ROMBO? Bem me parece que sim daí a sua devida actualização quando passou a Portugal.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#94895 | josemariaferreira | 01 jul 2005 22:02 | Em resposta a: #94892

Caro João Pombo

No entanto na história da família Rombo da BD do genea diz ROMBO é corruptela do apelido espanhol ROMO.
Não será antes ROMO espanhol corruptela do apelido italiano ROMBO? Bem me parece que sim daí a sua devida actualização quando passou a Portugal.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e seia

#94898 | vbriteiros | 01 jul 2005 22:10 | Em resposta a: #94861

Caro João Pombo.
Paz a sua Alma. Tinha-o em muita consideração.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#94902 | jliberato | 01 jul 2005 22:54 | Em resposta a: #94871

Caro João Pombo,
Só para o informar que , desde 1997, que o Presidente da Câmra da Covilhã não é Pombo. Por acaso é Pinto...
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#97346 | jliberato | 04 ago 2005 00:48 | Em resposta a: #51039

Caro Confrade,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico "Famílias de Santa Maria de Seia".
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=97219
Convido-o a entrar e a intervir, se o entender.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#97347 | jliberato | 04 ago 2005 00:49 | Em resposta a: #51101

Caro Confrade,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico "Famílias de Santa Maria de Seia".
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=97219
Convido-o a entrar e a intervir, se o entender.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#97348 | jliberato | 04 ago 2005 00:51 | Em resposta a: #94811

Cara Confrade,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico "Famílias de Santa Maria de Seia".
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=97219
Convido-o a entrar e a intervir, se o entender.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#97349 | jliberato | 04 ago 2005 00:52 | Em resposta a: #53008

Caro Confrade,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico "Famílias de Santa Maria de Seia".
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=97219
Convido-o a entrar e a intervir, se o entender.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#97350 | jliberato | 04 ago 2005 00:52 | Em resposta a: #94788

Caro Confrade,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico "Famílias de Santa Maria de Seia".
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=97219
Convido-o a entrar e a intervir, se o entender.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#97376 | joão pombo | 04 ago 2005 14:09 | Em resposta a: #97346

Caro JLiberato:

Agradeço-lhe a chamada de atenção.
Vou seguir os seus conselhos e dar uma vista de olhos ao tópico que cita.
Com os meus cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#99965 | ricardo pombo | 09 set 2005 19:10 | Em resposta a: #51101

Procuro pelos ascendentes de meu avô, que chamava-se Américo Teixeira Pombo, reisidiu e faleceu aqui no Brasil, e tinha um irmão chamado João Teixeira Pombo .
Obrigado
Abraço
Luiz Ricardo M Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#99966 | ricardo pombo | 09 set 2005 19:16 | Em resposta a: #94788

Caro Filipe .
Meu nome é Ricardo, reside em São Paulo, Brasil.
Talves não tenhamos qualquer proximidade, mas , pelo sobrenome , quem sabe tenhamos algum laço de parentesco .
Meu avÔ chamava-se Américo Teixeira Pombo e residiu e faleceu aqui no Brasil
Em todo caso, fica meu abraço.
Ricardo Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#99967 | ricardo pombo | 09 set 2005 19:28 | Em resposta a: #94871

Caro João .
Fiz uma pesquisa e descobri que a origemd o sobrenoem(apelido) Pombo é galego.
Segue abixo, conforme pesquisa de um site :

Pombo
Etimoloxía.- Nome galego máis usual da Columba palambus, tamén denominada na Galiza como torcaza ou trucaza.
Lugares.- Atopamos topos nas freguesias de Añá (Frades) e Pravio (Cambre). Existe un regueiro na parróquia de Toirán (Láncara) e un monte na freguesia de Ledoira (Frades).
Distribución no País Galego.-
Província da Coruña: 445 abonados
Província de Lugo: 70 abonados
Província de Ourense: 12 abonados
Província de Pontevedra: 96 abonados
En Portugal: Moi espallado polo país irmán.

HERÁLDICA
Linaxe.- De orixe galega. Os primeiros dados deste apelido remontan-se á batalla de Clavijo, no 825. Proba fidalguia na Real Chancelaria de Valladolid. No 1872, Don Xoán Pombo é feito Marqués de Casa Pombo.
Probaron su nobleza en la Chancillería de Valladolid:
Arés Pombo, Burgo de Osma, 1537
Fernán Pombo, Criacostela, 1529
Juan Pombo, Pedriñas, 1554

Armas.-
1. En campo de gules, unha pomba de prata.

Vicente de Cadenas y Vicent “Repertorio de Blasones de la Comunidad Hispánica”:

2. En campo de ouro, unha árbore de sinople, “nurido”.
3. En campo de azur, unha muralla de prata, almenada e mazonada, de sabre.
Bibliografía.- Gran Enciclopédia Galega, Diccionário da Real Académia Española, Diccionário Xerais, Telefónica da Galiza e Telecom de Portugal.

Ricardo Pombo.

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#99968 | ricardo pombo | 09 set 2005 19:31 | Em resposta a: #99965

Para ilustrar, a origem desse sobrenome( apelido) Pombo .
Veja no site :http://www.xenealoxia.org/
é espanhola, mais precisamente galega.
Abraço .
Ricardo Pombo .

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#99975 | ricardo pombo | 09 set 2005 20:08 | Em resposta a: #99968

Caro amigo.
A origem do sobrenome( apelido) Pombo .
Veja no site :http://www.xenealoxia.org/
é espanhola, mais precisamente galega.
Abraço .
Ricardo Pombo .

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#99976 | ricardo pombo | 09 set 2005 20:09 | Em resposta a: #94868

Caro amigo.
A origem do sobrenome( apelido) Pombo .
Veja no site :http://www.xenealoxia.org/
é espanhola, mais precisamente galega.
Abraço .
Ricardo Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#100004 | LGR | 10 set 2005 01:07 | Em resposta a: #97376

Caros confrades

Na tentativa de poder ajudar / participar nesta pesquisa, o unico Pombo que conheco foi o Fernando Pombo ( pai de 1 João Pombo ) que há cerca de 2 anos foi manchete e capa de jornais em Porugal por fuga ao fisco e outras falcatruas que nada abonam o povo português ( sinopse dos maiores jornais de Portugal).

O dito cujo, pelo que li e que me contaram, foi presidente do clube de futebol da Estrela da Amadora ( um dos que recusou a admissão do futebolista Ronaldinho Gaúcho por ele querer um salário mensal de 200 contos na época...) e era dono de uma serie de empresas de serviços, sendo a Holding uma tal de SONASTEL EMPRESA DE TRABALHO TEMPORÁRIO.
Disseram os jornais, há 2 anos atrás, que " o Pombo voou para o Brasil" lesando os cofres do Estado Português em mais de 5 milhóes de contos ( moeda antiga ) em dividas à segurança social e Finanças e que hoje vive como um rei no Brasil, apesar do seu filho permanecer em portugal e ter vendido a tal " SONASTEL" por 1 euro e que a mesma continua a operar no mercado.....( coisas que na euripa só acontecem em portigal).

Serão os mesmos Pombos??


Saudaçóes,
Luis Nuno Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#100197 | joão pombo | 12 set 2005 09:49 | Em resposta a: #100004

Caro Luís Nuno Gonzaga Ribeiro:

Por mera coincidência, chamo-me João Pombo Lopes e sou fº de Fernando Pombo Lopes.
Como é evidente, trata-se apenas de uma coincidência, já que não estamos ligados ao futebol e muito menos ao Estrela da Amadora e, ainda que com pouco prazer, pagamos normalmente os nossos impostos;)
Por outro lado e maugrado o apelido, ainda não voámos para lado algum...
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#100234 | ricardo pombo | 12 set 2005 15:42 | Em resposta a: #100004

Caro Luiz .
Nada a tenho a ver com as pessoas que você citou, para que fique bem claro !
Mas, vejo como você começou o seu texto...." na tentativa de poder ajudar "...
AJUDAR EM QUE ?... dessa forma ?... rsrsrsrsrsrsrs ...

Aqui no Brasil temos um velho ditado que diz : quem não ajuda, não atrapalha !

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#100238 | joão pombo | 12 set 2005 17:36 | Em resposta a: #100234

Caro Ricardo Pombo:

A intenção do Luiz Gonzaga Ribeiro foi boa, mas de facto com os tais Pombos ninguém quer ter nada a ver;))
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#100240 | ricardo pombo | 12 set 2005 18:04 | Em resposta a: #100238

Caro João
Desculpe-me adentrar aos seus particulares, mas você reside em Portugal ?..em que cidade ?...

Nõa sei se você aprecia pintura, mas caso você tenha algum tempo disponível , poderás visitar o meu blog onde estão algumas obras mais recentes minhas :

http://ricardopombo.nafoto.net/

Um abraço.
Ricardo Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#100266 | Eleny | 12 set 2005 21:13 | Em resposta a: #94886

Caro Zé Maria.Ao ler o seu post lembrei-me dos "Pombeiros",desbravadores da selva Africana.Nunca percebi o terem sido apelidados com esse nome,será que alguém sabe.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#100274 | josemariaferreira | 12 set 2005 21:51 | Em resposta a: #100266

Cara Helena

Não sabia e fui vêr ao dicionário. Pombeiro deriva do anglicismo Pombe que significa Sertão. Pombeiro é o negociante que atravessa os sertões comerciando com indígenas.
Penso eu que os mesmos estejam também relacionados com o comércio de escravos e que negociassem com aqueles que os capturavam, será?

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#100281 | Eleny | 12 set 2005 22:42 | Em resposta a: #100274

"Fevereiro, 2 - Os pombeiros negros Pedro João Baptista e Anastácio Francisco chegam a Tete, realizando a primeira travessia de África, de Angola a Moçambique. Tinham partido de Cassange, no interior de Angola, em Novembro de 1802" Caro Zé Maria.É como diz o dicionário, mas como se vê nesse exerto não visavam unicamente o negócio.Digamos, que abriam o caminho para o negócio.Terão existido muitos Pombeiros ao longo dos Séculos que hoje serão anónimos.Afinal, abrir caminho era mesmo conosco,não concorda?Melhores cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#100287 | josemariaferreira | 12 set 2005 23:16 | Em resposta a: #100281

Cara Helena

Parece que sempre foi assim ao longo da História. Só que presentemente atavessamos uma crise de identidade. Só damos valor ao que vem de fora, enquanto no nosso país temos tantas ou mais capaciades que os estrangeiros!
Enfim limitem-mo-nos ao mundo que hoje somos!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#100295 | Eleny | 13 set 2005 00:47 | Em resposta a: #100287

"Bibiana Vaz: Una hija de la tierra
Para 1684, en Cacheu, sobre la costa de Guinea, Bibiana Vaz se había ganado la reputación de ser una negociante sin escrúpulos. Formaba parte de los hijos de la tierra, o sea de esas generaciones que, al vaivén de las necesidades del comercio europeo, fueron engendradas por portugueses con mujeres africanas. Estos portugueses eran los |lançados, a quienes ya en 1508 se les encuentra en Guinea, viviendo entre los africanos. Los mismos que en Angola fueron conocidos como |pombeiros. Su oficio consistía en conseguir esclavos en las orillas de ríos y riachuelos para cargar los navíos anclados al borde del mar y emprender el regreso, primero hacia los mercados de Lisboa y luego hacia América." Caro Zé Maria.Concordo plenamente consigo mas penso que somos capazes de mais e melhor,Agostinho da Silva (filisofo) partilhava também essa ideia como outros,falta realmente uma motivação dou como exemplo Timor,aquelas formações expontâneas de pessoas serão sempre lembradas , superaram qualquer expectativa.Teria muito para dizer mas este espaço é de Genealogia vou voltar ao tema,interessei-me pelos Pombos,Pombais,Pombeiros,etc,depois das suas palavras noutro Tópico,quer esclarecer?Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#100296 | Eleny | 13 set 2005 00:56 | Em resposta a: #100295

Correcção:Filosofo obviamente.

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#100318 | joão pombo | 13 set 2005 08:48 | Em resposta a: #100240

Caro Ricardo Pombo:
Sim, nasci e vivo em Portugal, em Matosinhos, distrito do Porto.
Irei concerteza dar uma vista de olhos ao s/blog.
Um abraço,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#100453 | ricardo pombo | 14 set 2005 14:45 | Em resposta a: #100318

Ok
Espero que goste, e ai quem sabe até te mando alguma tela pra você ai .
Se gostar , é claro.

Abraço.
Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: família Pombo, da Covilhã e Seia

#100604 | LGR | 15 set 2005 23:39 | Em resposta a: #100238

Caro Ricardo Pombo

Realmente a minha intenção foi só dizer qual a Familia Pombo que tenho ouvido falar muito recentemente, mas claro, não pretendi associar à vossa.

Cumprimentos,
Luis Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#101003 | almiro63 | 20 set 2005 23:56 | Em resposta a: #52960

Caro Aristides Sousa Mendes

Eu tinha um tio, já falecido, que era bisneto do major Joaquim Feliciano da Fonseca Noronha e Foios, nascido em 1802 em Lisboa ( este filho do Dr. Máximo Francisco da Fonseca e Gouveia e de s/m Josefa Joaquina de Noronha e Foios)
Quem eram os pais da sua Maria Albertina da Fonseca Noronha e Foios?
Serão os mesmos?
Abraços

João Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Rogeiro, da Covilhã

#190909 | fsrogeiro | 03 abr 2008 16:39 | Em resposta a: #100604

Caros confrades

Dada a relativa complexidade em pesquisar nos paroquiais da Covilhã, pelo grande número de freguesias que compunham a antiga vila, não cheguei a consultá-los exaustivamente, como pretendia, com o objectivo de registar todos os assentos relacionados com indivíduos de apelido ROGEIRO, mais frequentemente RODRIGUES ROGEIRO.

O mais antigo que encontro é Domingos Rodrigues Rogeiro, tintureiro, casado com Maria Soares, que terá chegado à Covilhã na década de 1630, presumo que vindo de Penalva ou Valezim. Sobre a sua descendência, há mais dados no tópico «Botelhos, da Covilhã (séculos XVII-XVIII)».

A grafia pode variar entre Rogeiro, Rugeiro, ou Rogeyro e, abreviadamente, Rog.º ou Rog.ro.

Procuro assim quaisquer informações relativas a indivíduos deste apelido quer na Covilhã, quer em outras localidades da região, entre os séculos XVII e XIX.

Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#214636 | jacmp | 03 dez 2008 22:28 | Em resposta a: #51101

Sou da família Miranda Pombo, de origem portuguesa, cujo primeiro membro conhecido foi "JOÃO DA SILVA POMBO casado com JOSEFA MARIA POMBO. Tinha um irmão chamado GREGÓRIO DA SILVA POMBO e que era casado com MARIA JOAQUINA POMBO, vindo destes a descendência da família tradicional de Belém do Pará.

Resposta

Link directo:

RE: Rogeiro, da Covilhã

#221638 | Oba | 19 fev 2009 16:12 | Em resposta a: #190909

Uma prima enviou-me este link.

Acho interessante o tema tratado.

El sou da Covilha, e meu nome é Joao Carlos Pombo D

Os meus antepassados eram do Ferro, Outros de Unhais da Serra, Outros de Caria.

Vivo na Venezuela há 30 anos

Cumprimentos a todos

Resposta

Link directo:

RE: Rogeiro, da Covilhã

#233851 | CatarinaP | 10 jul 2009 16:49 | Em resposta a: #221638

Olá,

Fiquei surpreendida por encontrar aqui o nome dos meus avós. Sou neta do Manuel da Cruz Pombo e Maria Fernanda Antunes Lopes.

Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Rogeiro, da Covilhã

#233852 | joão pombo | 10 jul 2009 17:24 | Em resposta a: #233851

Cara Catarina:

De onde são os seus avós?

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Rogeiro, da Covilhã

#233855 | CatarinaP | 10 jul 2009 18:08 | Em resposta a: #233852

João,

Os meus avós são da Covilhã. Infelizmente o meu avô faleceu no ano passado :(

Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Rogeiro, da Covilhã

#233874 | joão pombo | 10 jul 2009 22:23 | Em resposta a: #233855

Cara Catarina,

Sabe-me dizer mais alguma coisa sobre os seus avós, nomeadamente o seu falecido avô? Interessa-me sobretudo o apelido Cruz Pombo.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: família pombo, da covilhã e ceia

#345749 | zecarlos | 02 mai 2014 22:24 | Em resposta a: #94830

Boa noite,

Já percebi que a assunto Pombo é já antigo no Forum, todavia só agora tropecei nele totalmente por acaso.

Gostaria de saber se se mantém o interesse no assunto. O meu pai é da Cruz Pombo mas já nasceu em Mira de Aire mas o seu pai (meu avô) era da Covilhã, creio eu...
Posso confirmar com o meu pai, caso a conversa se mantenha pois também fiquei curioso.
Cumprimentos,
José Carlos

Resposta

Link directo:

família Pombo, da Covilhã e Seia

#348717 | Raquelis | 29 jul 2014 18:20 | Em resposta a: #51039

Caro José Carlos

Conheci um Celestino Pombo Duarte, nascido em Unhais da Serra em 1908 que teve dois filhos que se encontram na Venezuela (João Pombo Duarte e Maria Laura) e seis netos, três de cada filho.

Comentava-se em minha casa que Celestino tinha um irmão em Mira d'Aire que poderá ser o seu avô..

Este Celestino era filho de um Herculano Rodrigues Duarte, de Dornelas, nascido nem Outubro de 1877 e de uma Maria Bárbara Pombo nascida no Ferro em 1887 e que morreu em 1947.

Maria Bárbara Pombo era filha de Nicolau Dias Pombo e de Maria José, nascidos no Ferro perto de 1850? Tinha uma irmã Amélia Pombo, nascida no Ferro em 24/11/1880. Pelo registo desta senhora sabe-se que os pais de Nicolau se chamavam José Dias Pombo e Maria Bárbara. Terão nascido perto de 1820?.

Não investiguei mais para trás porque não tinha especial interesse mas, penso que se se tratar de seus antepassados pode encontrá-los perto dessa data nos registos paroquiais do Ferro e continuar as suas buscas.

Há uma mensagem colocada aqui em Fevereiro de 2009 de um João Carlos Pombo D a residir na Venezuela que, me parece tratar-se de um filho de Celestino Pombo Duarte. Assim sendo (e é só uma hipótese) este João será primo direito de seu pai,

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

família Pombo, da Covilhã e Seia

#366539 | Alibaba | 25 fev 2016 22:12 | Em resposta a: #53008

São meus avós!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 23:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen