familia bicker

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familia bicker

#51080 | josino pereira calda | 05 nov 2003 16:41

Alguem me sabe dizer o que sabe sobre esta familia.
A minha mãe é Bicker e não tenho muitos elementos sobre esta parte da familia que é é originária da Holanda ou Inglaterra e se estabeleceu no Algarve
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51088 | Conde | 05 nov 2003 17:28 | Em resposta a: #51080

Em Beja há um ramo de apelido Bicker da Costa.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51090 | JBdeS | 05 nov 2003 17:45 | Em resposta a: #51080

Caro Gino,

Penso que encontras no Genea alguma coisa em Bicker.
Há muito tempo que não nos vemos.

Zé Seabra

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51091 | LCM | 05 nov 2003 17:54 | Em resposta a: #51080

Caro Josino,

Costuma andar aqui pelo Fórum o António de Bivar Weinholtz que penso ser descendente dos Bicker pelos Judices, ou pelo menos aparentado.
A Mãe do António é Pereira Caldas (dos Condes de Silves).

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51098 | ant.perestrelo | 05 nov 2003 18:59 | Em resposta a: #51080

Caro Joselino Pereira Calda,

O Biker é originário da Alemanha mais concretamente de Colónia. Veio para o Algarve e casou acho que em Portimão. A grafia do nome muda conforme as épocas

1.JOÃO BICKER, natural de Colonia, filho de António Becker e de Catarina M.....(não percebi o nome) casou a 16 de Janeiro de 1678 com Catarina Felícia de Gusmão, filha de António Filipe de Gusmão e de Inês Fernandes de S. José.
Tiveram pelo menos:

2.JOSÉ BEQUER casado a 12 de Maio de 1734 com INÁCIA PARGANA. tIVERAM:

3.ANTÓNIO BEQUER/BIKER PARGANA CASADO COM qUITÉRIA JOANA DA SILVEIRA EM PORTIMÃO A 6 DE ABRIL DE 1771

2.INÊS JOSEFA DE GUSMÃO que casou com Pedro Mendes Correia em 7 de Fevereiro de 1712,acho que em Portimão. Tiveram:

3.LOURENÇO BEQUER DE GUSMÃO que casou a 27 de Fev de 1740 penso que em Portimão

também tenho este baptismo posterior:

Manuel,bapt. em 27 de Maio de 1784 filho de António Pedro Biquer e de D. Maria Libânia natural da Ameixoeira da Carr......, neto do alferes Patrício António Mendes natural de Alcantarilha e de Rosa Angélica da vila de Portimão er neto matrerno de Dr. José Júdice e de D. Quitéria Maria.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51104 | abivar | 05 nov 2003 23:39 | Em resposta a: #51080

Caro Josino:

Estás bom? tenho diversos elementos dispersos acerca de Bickeres, com diversas ligações a Júdices (os Júdices Fialhos, Souza Coutinhos, etc. também são Bicker), mas como nunca investiguei sistematicamente, não sei como é a vossa linha e também tenho curiosidade!

Já agora também gostava de conhecer a vossa ascendência Pereira Caldas; acabei por nunca saber bem o vosso parentesco com o nosso ramo. Se tiveres a ligação com os do Largo do Caldas, para trás sei "tudo" (!), ou melhor, o que consegui depois de bastante investigação, e de qualquer maneira tenho as diversas ligações com os nossos.

Vou reunir o que tenho de Bickeres e depois ponho aqui; o confrade António Perestrello já pôs alguns dos elementos que eu tinha e outros que eu desconhecia. Entretanto cá fico à espera de notícias dos vossos Pereira Caldas!

Um abraço e saudades ao resto da família,

Tó Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51105 | alentejo | 05 nov 2003 23:53 | Em resposta a: #51104

Caro Tó,

Aqui ficam alguns dados retirados de um estudo de Vasconcelos Tibau, de Grândola.

Abraço

NB



IX – JOÃO DE VASCONCELOS, nasceu em Tomar em 1820. Tenente-Coronel de Infantaria. Casou com D. CARLOTA JOAQUINA DE MELO PEREIRA DA FONSECA, natural de Lisboa, filha de Inácio Joaquim de Melo Pereira, natural de Setúbal, Cavaleiro da Ordem de Cristo, por carta de 02-XI-1840; Juiz ordinário em Luanda, Angola, etc., e de sua mulher D. Maria Bárbara Biker de Vasconcelos, natural de Portimão. Tiveram:

1 (X) JOÃO CARLOS MELO PEREIRA DE VASCONCELOS, que segue.
2 (X) JOSÉ DE VASCONCELOS

X - JOÃO CARLOS MELO PEREIRA DE VASCONCELOS, nasceu na freguesia de Santa Maria, Tavira, a 20-IX-1852. Foi Coronel de Infantaria. Casou na freguesia de São Julião, Lisboa, a 13-V-1876, com D. MARIA FIRMINA INGLEZ JÚDICE, nascida na freguesia de Santa Maria, Tavira, em 1858, filha do Capitão João Frederico Amado Júdice e de sua mulher D. Mariana Marta de Brito Inglez. Com geração.

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51119 | abivar | 06 nov 2003 12:27 | Em resposta a: #51105

Caro Nuno:

Obrigado pelos dados; mais um cruzamento Biker - Júdice! Aqui deixo agora mais uns elementos para o confrade Josino Pereira Caldas (uso a grafia Biker que vi em assinaturas da época; os padres escreviam em geral Biquer ou outras variantes...):

– a 11/6/1829, em Lagoa, (livro 5-C, fls. 71V) casa Francisco de Assis Judice Biker com D. Maria Paula Francisca. Ele filho de Patrício António Mendes Biker (de Portimão) e D. Maria Firmina Judice Biker (de Silves), neto paterno de Patrício António Mendes Biker e D. Rosa Angélica e materno de Lourenço Pereira Amado e D. Ana Teresa Judice; ela filha do Tenente António José de Sousa Gomes (de Sta. Maria de Bouro, Braga) e D. Maria Isabel de Figueiredo (de Estômbar), neta paterna de Antóno José e Teresa de Sousa (de Sta. Maria de Bouro) e materna do Capitão Gregório José de Figueiredo Mascarenhas e D. Maria Paula Felizarda Cavaco (de Estômbar).

– a 4/11/1834, em Lagoa, (livro 5-C, fls. 82V) casa José Judice Biker com D. Maria Marta da Cunha Judice. Ele filho de António Pedro (de Portimão) e D. Maria Libânia Judice, neto paterno de Patrício António Mendes e Rosa Angélica do Céu, materno do Doutor José Judice (de Génova) e Quitéria Marina Tavares (de Messines); ela filha do Capitão António Joaquim Judice (de Estômbar) e D. Maria Marta da Cunha (de Algoz), neta paterna de Joaquim Paulo Judice e D. Ignacia Quitéria da Silva (de Porches) e materna de João António da Cunha e D. Maria Veneranda de Sousa Prado (de Odemira). Dispensados em 2º e 3º grau de consanguinidade. Testemunhas: António Joaquim Judice e José Judice dos Santos

– A 30/8/1836, em Lagoa, (livro 5-C, fls. 91V) casa Joaquim Pedro Judice Biker com D. Anna Januaria da Cunha Judice. Ele filho de Patrício António Mendes Biker (de Portimão) e D. Maria Firmina Judice Biker (de Silves), neto paterno de Patrício António Mendes Biker e D. Rosa Angélica e materno de Lourenço Pereira Amado e D. Ana Teresa Judice; ela filha do Capitão António Joaquim Judice (de Estômbar) e D. Maria Marta da Cunha (de Algoz), neta paterna de Joaquim Paulo Judice e D. Ignacia Quitéria da Silva (de Porches) e materna de João António da Cunha e D. Maria Veneranda de Sousa Prado (de Odemira). Dispensados no 3º grau de consanguinidade.

Um dos três casamentos do supra-citado António Joaquim Judice foi com uma prima Judice Biker; daí provêm, entre outros, Júdices Fialhos depois ligados a Cumanos, depois Souza Coutinhos, etc. (aqui no GP). Uma das minhas linhas ascendentes de Júdices vêm deste António Joaquim Júdice, mas pelo casamento acima com D. Maria Marta da Cunha. Não encontrei nenhuma minha ascendência Bicker, razão pela qual não investiguei muito esta família.

Abraços,

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51171 | josino pereira calda | 06 nov 2003 18:31 | Em resposta a: #51088

Caro conde
Obrigado pela imformaçao. O Biker da Costa de Beja é irmão da minha mãe.

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51173 | josino pereira calda | 06 nov 2003 18:36 | Em resposta a: #51091

Obrigado pela Imformação. Realmente eu e o António somos parentes pelos lados Pereira Caldas e talvez Bicker vou entrar em contacto com ele.

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51176 | josino pereira calda | 06 nov 2003 18:39 | Em resposta a: #51090

Olá Zé
Realmente naõ nos vemos há muito tempo. Obrigado pela imformaçao
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51178 | josino pereira calda | 06 nov 2003 18:43 | Em resposta a: #51098

Caro António
Obrigado pelas informaçoes que me mandou. Muito interessante.
Vou ler com atenção e verificar com o que tenho se são minha familia. A minha avó bem dizia que era Bicker de Gusmão.
A minha familia é Teixeira Bicker e por isso aparentada com os Teixeira Gomes. té aí consegui chegar
Cumprimentos do Josino Caldas

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51179 | josino pereira calda | 06 nov 2003 18:47 | Em resposta a: #51104

Olá Tó
Estás bom? Vou gostar de ver o que tens sobre os Bicker e, entretanto eu vou por aqui o que tenho sobre os Pereira Caldas do Largo do Caldas. O meu trisavô era um dos donos dessa casa.
Vou ver o que tenho e depois digo-te
Um abraço do Gino

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51180 | josino pereira calda | 06 nov 2003 18:48 | Em resposta a: #51105

Alentejo
Obrigado pelas informaçoes que me deu
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51184 | abivar | 06 nov 2003 19:22 | Em resposta a: #51179

Caro Gino:

Leste os dados que deixei acima em resposta ao "Alentejo"? Por enquanto é tudo o que tenho acerca dos Bicker. Cá fico à espera da vossa linha de Pereira Caldas; tenho a ascendência bastante desenvolvida dos irmãos Luís e António Rodrigues Caldas (do Largo do Caldas) e as ligações com os meus Pereira Caldas (a minha ascendência até onde consegui apurar está aqui na base de dados do Genea, e para o lado Pereira Caldas basta “clicares” aqui:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=116899).

Se quiseres mando-te separata de um artigo que escrevi há uns anos e que trata entre outras coisas da ascendência do “Largo do Caldas” (contém uma crítica ao livro do Visconde de Sanches de Baêna sobre a família do General Palmeirim que, infelizmente, está pejado de erros...); caso estejas interessado, diz-me para onde queres que mande. O meu mail é:

abivar arroba sapo ponto pt

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51189 | ftalmeida | 06 nov 2003 19:50 | Em resposta a: #51105

Caro Nuno Borrego,

Apenas conhecia D. Carlota Joaquina de Melo Pereira da Fonseca por D. Carlota de Melo Pereira, nome porque provavelmente seria conhecida. Quanto ao marido, creio que se reformou como coronel e faleceu pouco depois. Já viúva, D. Carlota Joaquina viria a casar com o general de divisão José Carlos Conrado de Chelmicki, viúvo também de D.Júlia Hofacker de Moser (também referida por Júlia von Moser) mas não houve geração do casamento. Tenho a informação que D. Carlota, novamente viúva desde 28.6.1890 viria a falecer a 22.1.1898.
Quanto ao filho referido como José de Vasconcelos, seria provavelmente José Inácio de Melo Pereira de Vasconcelos. Digo isto porque em Carcavelos ainda hoje há uma rua José Inácio de Melo Pereira de Vasconcelos, ao lado do que fora uma pequena quinta que ocupava o que é hoje um quarteirão mesmo em frente da estação de C.F. e que até aos anos 60 foi propriedade de um José Allen de Vasconcelos que tinha parentes Júdice de Tavira. É difícil que não fossem os mesmos.

Cumprimentos
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51281 | rmfrp | 08 nov 2003 19:10 | Em resposta a: #51080

Caro Josino Pereira Caldas:

Tal como já foi aqui referido, o apelido Bicker surge com diversas grafias ao longo do tempo. Encontra-se frequentemente em Portimão. Não está directamente ligado à minha família, pelo que apenas tenho registados os seguintes:

1. António Pedro Biquer de Gusmão, natural de Portimão, casou com D. Maria Libânia Tavares Júdice, natural da Mexilhoeira da Carregação (freguesia de Estômbar). Tiveram:

2. D. Joaquina Ângela Maria Quália Júdice da Silva, natural de Portimão, casou com o Dr. Joaquim Manuel da Silva Júdice, natural de Ferragudo, filho do Major Joaquim Manuel da Silva Dias, natural de Ferragudo, e de D. Ângela Maria Quália Júdice da Silva, natural da Mexilhoeira da Carregação. Tiveram:

3. D. Maria Angêla da Silva Júdice, natural da Moita, casou a 24.09.1829 em Santa Maria, Tavira, com Manuel Vaz Guerreiro de Aboim, natural da referida freguesia de Santa Maria, filho do Major André Vaz Guerreiro de Aboim e de D. Maria Inácia de Brito.

Aproveito para esclarecer que o lugar referido pelo colega António Perestrelo como "Ameixoeira da Carr......" é na realidade a acima citada Mexilhoeira (ou Mexilhoeirinha) da Carregação.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51283 | abivar | 08 nov 2003 20:24 | Em resposta a: #51179

Uma rectificação: os irmãos do antigo Largo do Caldas (actual Adelino Amaro da Costa) eram Luís e João Rodrigues Caldas; António Rodrigues Caldas era filho de João.

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51284 | abivar | 08 nov 2003 20:33 | Em resposta a: #51281

Caro Rui Pereira:

Mais dados de Júdices que eu não conhecia! Só uma observação: o apelido "Qualia" é também deturpação do "Guaglia" da mãe do Dr. José Judice, que se chamava Ângela Maria Guaglia (em assentos portugueses também vi escrito "Coalia", se não me engano); Joaquim Manuel da Silva Dias e D. Ângela Maria Guaglia Júdice também são meus antepassados (uma das minhas três linhas de ascendência Júdice)e estão aqui na base de dados do genea.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51302 | dsa | 09 nov 2003 12:11 | Em resposta a: #51284

Caro Josino,

Conforme tinha dito aqui está o meu e-mail: dsalbergaria arroba hotmail ponto com

Lembrei-me depois que conheço alguém que é capaz de resolver o problema da cama, depois falamos. Ok.

Um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51339 | josino pereira calda | 09 nov 2003 16:47 | Em resposta a: #51281

Caro Rui Pereira
Agradeço-lhe as informações que me manda.
Ainda não consegui estabelecer nenhuma ligação com a minha familia apesar de todos os elementos que me teem mandado mas, lá chegarei.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51390 | MiguelBoto | 10 nov 2003 15:17 | Em resposta a: #51080

As minhas saudações e cumprimentos e saudações para todos os "confrades" da genealogia mas especialmente para o meu Amigo com "A" grande Gino Pereira Caldas.

Para completar, ou ao menos, complementar este tópico tão interessante poder-se-ia solicitar também toda e qualquer informação sobre a descrição heráldica do Brasão de Armas do apelido "Bicker" (desta ou de outras versões ortográficas) e, se possível, até mesmo do "Bicker" proveniente da primeira origem. Seria deveras interessante para poder iluminá-lo convenientemente. Os meus agradecimentos "geneo-heráldicos" a todos os que possam contribuir.

Miguel Angelo M . Boto

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51434 | kiki | 11 nov 2003 10:34 | Em resposta a: #51390

A Familia Bicker está ligada á Familia Figueiredo Mascarenhas de S. Bartolomeu de Messinas por vias da familia Judice. Tente através dos descendentes de João Figueiredo Mascarenhas, obter mais informações.Caso pretenda, poderei dar-lhe alguns contactos, pois estive e estou ligada á Familia há uns anos.
Espero que posso assim, descobrir algo mais sobre a sua descendência.
Cumprimentos,
Cristina Cohen

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#51719 | josino pereira calda | 14 nov 2003 18:10 | Em resposta a: #51390

Caro Miguel
Agradeço a tua simpática saudação.
Espero que consigas as informações que pretendes pois o interesse é grande
Cumprimentos
Gino P. Caldas

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#57636 | JoaoM18 | 11 fev 2004 21:59 | Em resposta a: #51719

Boa noite

O meu nome é joão Mascarenhas, o que sei da familia Bicker é pouco mas passo a informar:
Sou bisneto de Antonio Maria Judice Bicker, que teve três filhas que não receberam o nome de Bicker devido a perseguições politicas da época, tendo-se perdido o nome na familia, a familia do José Miguel Judice, é a mesma deste Antonio Maria judice Bicker, do Algarve.

Com os meus melhores cumprimentos.

João Mascarenhas

Resposta

Link directo:

Estou surpreendida...

#57726 | AnaM | 12 fev 2004 15:22 | Em resposta a: #51184

Caro António Bivar,

Costumo navegar por alguns tópicos do fórum, quase sempre no estatuto de espectadora...
Contudo, desta vez não resisti e tive que responder à sua mensagem :) (Isto porque segui o link que aqui deixou...)
Começo por dar-lhe os Parabéns pela quantidade e qualidade da informação que conseguiu compilar! Estou absolutamente fascinada... Que magia usou? Como é que se consegue chegar tão longe? Fiquei com imensa curiosidade...

Se, por ventura, me responder... gostava de conhecer o segredo do sucesso desta pesquisa!

Mais uma vez Muitos Parabéns :)
Com os meus melhores cumprimentos
Ana Marcão

Resposta

Link directo:

RE: Estou surpreendida...

#57918 | abivar | 13 fev 2004 22:04 | Em resposta a: #57726

Cara Ana Marcão:

Obrigado pelas palavras simpáticas, mas os dados que reuni são simplesmente o resultado de muitos anos de investigação intermitente na Torre do Tombo, na Biblioteca Nacional e do Palácio da Ajuda, no Arquivo da Universidade de Coimbra (aproveitando os intervalos de cursos que lá dei por diversas vezes, há alguns anos), nos Arquivos distritais de Faro, Setúbal, Beja e Évora, na Biblioteca Genealógica dos Mórmons para substituir as idas a outros Arquivos distritais e mesmo ao estrangeiro, na Internet, em diversas fontes impressas e também muito intercâmbio e sobretudo muitas ajudas desinteressadas de muitos amigos mais sabedores que eu em diversos dos assuntos que me interessaram, incluindo alguns estrangeiros. Também me servi do arquivo de família e do que o meu Avô paterno já tinha feito neste campo. Não é preciso qualquer aptidão particular e qualquer pessoa que se interesse verdadeiramente pela genealogia e tenha gosto nisso acabará por conseguir reunir concerteza enorme quantidade de informação relevante, em mais ou menos anos, conforme a sorte e o tempo disponível, que não precisa de ser excessivo.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#58075 | PauloDuarte | 16 fev 2004 10:24 | Em resposta a: #51281

Tenho algumas informações sobre os descendentes de António Pedro Biquer e D. Maeia Libânia, que nasceram em Tentúgal. Posso disponibilízá-las a quem interessas.
Já agora gostaria de saber se alguém sabe por que viveria este casal em Tentúgal, Coimbra.

Muito Obrigado

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#58108 | abivar | 16 fev 2004 14:17 | Em resposta a: #58075

Caro Paulo Duarte:

Essas informações interessam-me bastante e julgo que a outros confrades; seria interessante didponibilizá-las aqui no fórum. A estadia em Tentúgal desse casal é para mim informação inteiramente nova e seria realmente interessante encontrar a explicação para o facto.

Antecipadamente muito obrigado e os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#58339 | PauloDuarte | 19 fev 2004 13:02 | Em resposta a: #58108

Caríssimo António Bivar,

Aqui estão as informações de que actualmente disponho, extraídas na sua totalidade dos assentos paroquiais de Tentúgal. Pode ser que venha a encontrar mais alguma coisa, que imediatamente colocarei à disposição de todos:

1-António Pedro Biquer c.c. D. Maria Libânia Júdice Tavares, de Vila Nova de Portimão. Filhos:

2-Paulo Maria Biquer, de Vila Nova de Portimão c.c. D. Ana Augusta Manges (?) de Torres, natural de Almeida, faleceu, sendo já viúva, a 1.7.1845, tendo sido sepultada na Matriz de Tentúgal. Filha de Júlio Francisco de Torres e de D. Luísa Maria Manges (?), de Almeida. Filhos:

2.1- José Maria
2.2- D. Maria Júlia
2.1- D. Maria nasceu 31.12.1824 e foi baptizada a 11.1.1825, tendo como padrinhs seu irmão José Maria e foi dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
2.2- D. Maria nasceu a 9.2.1827 e foi baptizada no dia 18 do mesmo mês e ano, tendo sido seus padrinhos seu irmão José Maria e foi dedicada a Nossa Senhora da Conceição, por quem tocou sua irmã D. Maria Júlia.

Cumprimentos a todos

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#60692 | MENDES | 18 mar 2004 17:09 | Em resposta a: #57636

Será se alguém por favor me pode dar informações sobre uma família de nome Biker de castro Lobo Pimentel de Estremoz

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#76733 | JL Leote T Esquível | 08 nov 2004 10:30 | Em resposta a: #51080

Bom dia,

Sou filho da Mimi Leote Tavares que o conhece, por isso atrevo-me a fazer-lhe uma pergunta. Falando com a sua tia Manana, disse-me que tinha um António Teixeira Bicker casado com uma Joana Furtado Leote (Sem geração). Foi irmão de Maria do Carmo Teixeira Bicker, Bernardo Teixeira bicker todos SG e Ana Amélia Teixeira Bicker c. com José Francisco Barbudo Alves donde provém.

Sabe-me dizer mais sobre essa Joana Furtado Leote? Tenho a minha investigação bastante avançada nesta família mas esta pessoa desafia o meu conhecimento.

Se alguem souber, agradecia uma resposta.
Cumprimentos
João Luís

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#86773 | tbicker | 23 mar 2005 21:09 | Em resposta a: #51080

Boa noite

eu também pertenço á familia Bicker, mas que se estabeleceu na Zona da serra da Estrela, o meu avô nasceu em Gouveia.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#86776 | tbicker | 23 mar 2005 21:18 | Em resposta a: #51098

Boa noite

Ao ler esta mensagem fiquei confusa, pois pertenço á familia e tudo o que sei é que o meu avô nasceu em Gouveia (Serra da Estrela), se me puder ajudar com alguma informação agradeço.

Com os meus melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#98419 | MJ | 24 ago 2005 15:37 | Em resposta a: #86773

Olá TBicker (será quem eu penso que seja?)
À semelhança de seu avô tb o meu era Bicker e natural de Gouveia (se é que o seu avô não é o meu..)
O que consegui saber sobre meu avô foi que era filho de António Mendes Bello e de Ana da Conceição Júdice Bicker (desconheço de esta era natural de Gouveia). Neto materno de José Júdice Bicker e de Libânia do Rosário.
Se a isto conseguir acrescentar alguma coisa ficaria muito grata
Cumprimentos
MJ

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#218726 | JB_A | 17 jan 2009 22:04 | Em resposta a: #98419

Não haverá ninguém que conheça as origens de Ana da Conceição Júdice Bicker?

Pelas estimativas deve ter nascido no período entre 1860 a 1870, talvez mais à volta de 1865 a 1867.

É um assunto que gostaria mesmo muito de esclarecer.

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#220284 | AMRODAS | 03 fev 2009 12:06 | Em resposta a: #98419

Olá Mj

Acho que devemos ser da mesma família. A minha avó materna era Júdice Bello Bicker. Mais exactamente Maria Teresa da Silva Pereira Júdice Bello Bicker Correia. Nasceu em Manteigas na Serra da Estrela, casou com João José Antunes Correia, natural de Gouveia, viveu vários anos em Angola e quando regressaram viveram em Gouveia.
Se alguém souber mais informações sobre os antepassados desta família, eu gostaria muito de saber.

Obrigado
AMRODAS

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#220469 | MJ | 05 fev 2009 16:28 | Em resposta a: #220284

Olá AMRODAS
Somos seguramente da mesma família. Conheci bem os seus avós, Teresa e João José. Ainda recordo a sua bisavó Palmira. A Teresa era prima direita de minha mãe. O seu bisavô José era irmão de meu avô Augusto. Dos filhos de Teresa e João José, conheci a Victória, apenas. Dos irmãos de sua avó conheci José Carlos, Maria Libânia e Joaquim Eduardo.
Tenho tentado, em vão, descobrir como Ana Júdice Bicker (minha bisavó e sua trisavó) "apareceu" em Gouveia.
Caso pretenda contactar-me por e-mail aqui fica o meu endereço: mjbicker@netcabo.pt
Abraço

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#246241 | tbicker | 19 dez 2009 19:01 | Em resposta a: #218726

boa tarde

A Ana da Conceição era minha bisavó, até tenho uma foto dela

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#246693 | tbicker | 29 dez 2009 14:38 | Em resposta a: #218726

Olá

Eu tenho uma foto da Ana da Conceição, ela era minha bisavó

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#341531 | MJ | 25 jan 2014 19:21 | Em resposta a: #51080

Boa tarde
Depois de tanto tempo passado, regresso a este forum porque acredito ter conseguido estabelecer a ligação entre a minha família (Júdice Bicker) de Gouveia e o casal Paulo Maria Biquer e Maria Libânia Tavares Júdice de Tentúgal.
Graças aos livros de registos de baptismos, disponibilizados na internet, descobri um José Júdice Bicker (está escrito Biquer), padrinho de Libânia, no dia 16 de Outubro de 1844, em São Julião de Gouveia. Nesse registo está escrito que José Júdice Biquer é natural de Tentúgal.
Continuei a busca e encontrei o registo de baptismo de Paulo, a 28 de Novembro de 1841 com os seguintes dados:
Pai: JOSÉ JÚDICE BIQUER – natural da cidade de ... (não consigo ler)
Mãe: D. VICTÓRIA MIQUELINA MENDES BIQUER – natural de Gouveia
Avô paterno: PAULO MARIA JÚDICE BIQUER – natural de Vila Nova de Portimão
Avó paterna: D. ANNA AUGUSTA TORRES BIQUER – natural de Almeida
Avô materno: JOÃO ARSÉNIO JÚDICE BIQUER – natural de Vila Nova de Portimão
Avó materna: D. MARIA VICTÓRIA MENDES BIQUER – natural de Gouveia
Padrinho: Reverendo Prior Manoel António da Fonseca Jorge – natural de Vinhó
Madrinha: D. MARIA DA GLÓRIA BIQUER – natural da cidade de … (não consigo ler)
Encontrei também referência a Paulo Arsénio Júdice Samora Biker, natural de Gouveia e filho de José Júdice Bicker que acredito ser o referido anteriormente, como aluno voluntário do liceu de Coimbra pelo menos nos anos 1858-1859 e 1864-1865.
Falta-me estabelecer a relação de José Júdice Bicker e Ana da Conceição Júdice Bicker (minha bisavó) mas ainda não estão disponiveis os livros com os anos que penso serem os do seu baptismo e casamento.
Como não tenho qualquer prática neste tipo de pesquisa é-me difícil fazer cálculos dos anos em causa. José Júdice Bicker era também o nome do meu trisavô mas será o mesmo?
Peço desculpa se não fui clara na transmissão das informações mas espero ter dado um contributo positivo, mesmo que pequeno, para futuras pesquisas.

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#341997 | mhcavaco | 04 fev 2014 15:03 | Em resposta a: #341531

Boa tarde
Vi que também tenho alguns antepassados Bicker , o meu bisavô e os dados que envio poderão interessar aos confrades que estão a estudar esta família

Meus Bisavós

JOAQUIM MANUEL JÚDICE BICKER, natural de Paderne (27/05/1851) faleceu em Faro (26/10/1903) casou com D. MARIA AMÉLIA FRANCO JÚDICE, natural de Portimão
Meus Avós
Filha: D. ISABEL MARIA FRANCO JÚDICE, natural de Portimão (27/03/1884) faleceu em Tavira (01/07/1921) casou com HENRIQUE ALBERTO LEOTE CAVACO, natural de Tavira (31/01/1878) faleceu em Faro (em 1970)

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#343335 | peninha | 06 mar 2014 14:51 | Em resposta a: #51080

Caros Confrades

No livro de baptismos da freguesia de Dois Portos (S. Pedro) 1850-1858 constam assentos de baptismo de filhos de Ambrósio Celestino Biquer e de s.m. mulher Francisca da Piedade (recebidos na freguesia do Santo Quintino), moradores no lugar da Folgarosa, nomeadamente o de Francisca, baptizada em 27.12.1857 (Torres Vedras, Dois Porto, B8, fotogramas 193 e 194, Etombo).

Ambrósio Celestino Biquer é natural e batizado na freguesia de Santa Catarina da cidade de Lisboa, filho de António Carlos Metelo Vilalobos, da Praça de Abrantes, e de D. Antónia Angelica Biquer, da vila de Lavre.

Com interesse para os investigadores da família Biquer, importa assinalar que o nosso Confrade Jorge Veiga Testos no seu notável artigo, Principalidade de Lavre (Séc. XVIII-XIX), publicado na revista Almansor, Revista de Cultura n.º 7, 2.ª série, 2008, (edição da Câmara Municipal de Montemor- o- Novo), p. 113 a 173, faz extensa referência a esta família, nomeadamente ao Capitão- Mor Paulo Inácio Biquer Maldonado da Silva, que nasceu na quinta da Folgarosa freguesia de S. Pedro de Dois Portos, termo de Torres Vedras.

Com os meus cumprimentos

António Pena Monteiro

PS: Índice deste livro B8, fotogramas 198 a 209; Almansor - Revista de Cultura n.º 7, 2.ª série 2008, ISSN 0870-0249;

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#343336 | alcp | 06 mar 2014 15:00 | Em resposta a: #343335

Caro António Pena Monteiro,

Esses Biquer são descendentes de Conrado Biquer e não têm a ver com os do Algarve.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: familia bicker

#343339 | peninha | 06 mar 2014 15:58 | Em resposta a: #343336

Caro António Perestrelo

Agradeço-lhe a precisão quanto ao tópico ser referente aos Biquer do Algarve. Quiçá essa referência devesse constar no tópico, mas não consta.

Contudo, parece-me que lhe assiste toda a razão, segundo o artigo que citei do nosso Confrade Veiga Testos, página 148, os Biquer que eu referi efectivamente não são provenientes do Algarve, mas sim da cidade de Hamburgo.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

familia bicker

#352013 | Filo11 | 10 nov 2014 15:19 | Em resposta a: #51080

Olá Boa Tarde, conheci perfeitamente Maria Teresa da Silva Pereira Júdice Bello Bicker Correia e João José Antunes Correia, são tios da minha mãe, Maria Elisa Bicker Monteiro de Sousa, que é filha de Elvira Pereira Júdice Bello Bicker Monteiro, casada com João Augusto Cancela Monteiro.
Provavelmente seremos da mesma família...

Resposta

Link directo:

familia bicker

#352744 | AMRODAS | 08 dez 2014 02:03 | Em resposta a: #51080

Olá, boa noite.
Pois devemos mesmo ser da mesma família. Penso que a sua mãe era irmã da minha avó Teresa, certo?
Eu sou Ana Cristina a neta mais velha de Maria Teresa Pereira da Silva Júdice Belo Bicker Correia e de João José Antunes Correia. Sou filha do Tozé.
Se puder contar-me alguma coisa sobre os nossos antepassados gostaria muito.
Obrigado

Resposta

Link directo:

familia bicker

#352977 | tbicker | 17 dez 2014 15:13 | Em resposta a: #352744

Olá boa tarde
Eu sou Maria Teresa Bicker Oliveira Ferreira, sou sobrinha e afilhada da Maria Teresa, fico muito feliz por encontrar neste forum alguém que me está mais próximo

Resposta

Link directo:

familia bicker

#354500 | Filo11 | 07 fev 2015 15:49 | Em resposta a: #352744

Olá boa tarde, certo somos de certeza da mesma família...
Mas a minha mãe é sobrinha de Maria Teresa e João José, e claro prima de Tozé
A mãe da minha mãe, ou seja minha avó é que era irmã de Maria Teresa.
Deixo aqui o contacto da minha mãe, para mais esclarecimentos...
965026951 ou 251826015
obrigado

Resposta

Link directo:

familia bicker

#408732 | Lmenezes | 18 out 2018 09:30 | Em resposta a: #341997

Caro (a) M.H.Cavaco

Gostaria de confirmar as datas de nascimento que refere destes seus dois avós pois nem na freguesia de Vila Nova de Portimão em relação à Isabel Maria Franco Júdice nascida a 27-3-1884 e a Santa Maria de Tavira, relativa ao Henrique Alberto Leote Cavaco a 31-3-1878, se encontram os respetivos termos de batismo. Gostaria também de confirmar que o Alberto é filho do general Henrique Xavier Cavaco e de Teresa Adelaide Leote, mas não sei os avós paternos e maternos. Deixo-lhe o meu e-mail caso me possa dar mais alguma informação: luiscardosodemenezes@yahoo.com

com os meus melhores cumprimentos

Luís Cardoso de Menezes

Resposta

Link directo:

familia bicker

#420652 | zma | 12 jan 2020 20:37 | Em resposta a: #60692

Posso.
Maria Libânia de Júdice Bicker, de Portimão, casou-se com Manuel da Castro Lobo Pimentel, meu bisavô. Teve dois filhos. Manuel Biker de Castro Lopo Pimentel e Maria Luisa de Castro Lobo Pimentel. Ambos casaram com descendência. Maria Luisa, minha avó casou com André de Brito Moutoso Tavares.
O resto pode consultar no Geneall.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen