Família CHAMIÇO

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família CHAMIÇO

#511 | smonja | 13 out 2000 15:39

Tenho curiosidade em saber mais sobre o nome do meu avô que é da zona de mouriscas. Diz-se que este apelido não é o original da família, mas uma alcunha.
Alguém sabe a origem?
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Família CHAMIÇO

#633 | José Alberto Allen | 21 out 2000 00:02 | Em resposta a: #511

Na primeira fonte que habitualmente consulto para encontrar o história duma família, a GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA BRASILEIRA (GEPB) nada encontrie sobre esse apelido. Poderá ser uma alcunha, como diz, ou poderá estar relacionado com a extinta freguesia de Chamiço, Concelho de Crato, Distrito de Portalegre.
Por outro lado, a mesma obra refere um FRANCISCO DE OLIVEIRA CHAMIÇO, nascido no Porto entre 1820/1824, e falecido em Lisboa a 20/3/1888. Era filho de Fortunato de Oliveira Chamiço e de Cândida Martins Pacheco. Pai e filho foram abastados capitalista Francisco, tal como seu irmão Eduardo, pertenceu ao grupo de fundadores do Palácio de Cristal Portuense e esteve muito ligado à melhoria da rede de estradas de Portugal. Foi Deputado Nacional e foi um dos fundadores do Banco Nacional Ultramarino. Recusou o cargo de Ministro da Fazenda, por modéstia. Era neto de Brás de Oliveira Chamiço, Capitão-de-Mar-e-Guerra, que a Enciclopédia referida diz que era "de origem alemã" (?!). E de momento é tudo o que lhe posso dizer. Na realidade muito pouco ...

Resposta

Link directo:

RE: Família CHAMIÇO

#674 | smonja | 26 out 2000 15:02 | Em resposta a: #633

Obrigada outra vez!
Mas confirmou-se a minha teoria da alcunha há uns dias... A alcunha tem a ver com o tom de pele daquele lado da família, mais morena que o habitual (naturalmente, por algum cruzamento de raças?). Por aquelas bandas, um chamiço é um pau queimado, ou seja mais escuro.
Daí o nome... Mas não é nada de científico perguntei a uma tia-avó afastada (daquelas já muito velhotas e com quem é difícil falar).
Tenho que pesquisar qual era o nome da família antes da alcunha! Conforme já lhe informei o nome do meu avô e que não mantive era António Luís Chamiço Heitor.
Continue a ajudar as pessoas, concerteza só receberá gratidão

Susana

Resposta

Link directo:

RE: Família CHAMIÇO

#720 | José Alberto Allen | 31 out 2000 00:13 | Em resposta a: #674

Lamento, mas nada posso fazer quanto António Luís Chamiço Heitor, que não localizo sob nenhum dos apelidos. Mas a minha edição da Enciclopédia Portuguesa e Brasileira tem largos anos ! Não haverá por aí nenhum voluntário para procurar noutro lado ? Talvez na Enciclopédia Verbo, que não tenho !

Resposta

Link directo:

RE: Família CHAMIÇO

#935 | José Alberto Allen | 19 nov 2000 22:42 | Em resposta a: #511

Vamos lá tentar plantar uma arvorezinha (é mais um bonsai !) aqui no site. Pode ser que alguem complete...

Resposta

Link directo:

RE: Família CHAMIÇO

#936 | José Alberto Allen | 19 nov 2000 22:52 | Em resposta a: #511

Vamos lá tentar plantar uma arvorezinha (é mais um bonsai !) aqui no site. Pode ser que alguem complete...
BRÁS DE OLIVEIRA CHAMIÇO, Capitão-de-Mar-e-Guerra, de origem possivelmente Alemã (Schmidt ?), teve pelo menos 1 filho:
FORTUNATO DE OLIVEIRA CHAMIÇO, proprietário, capitalista, que casou com CÂNDIDA MARTINS PACHECO. Tiveram pelo menos 2 filhos:
FRANCISCO DE OLIVEIRA CHAMIÇO, que nasceu no Porto cerca de 1820 e faleceu em Lisboa a 20/3/1888, também capitalista (e sobre o qual nada mais descobri. Ignoro se casou e teve filhos)
e:
EDUARDO DE OLIVEIRA CHAMIÇO - que nasceu em ? a ? e casou em 11/07/1857 com EMMA PAULINA ARCHER, que nasceu a 8/8/1838 e faleceu a 30/3/1890, filha de Thomas Archer e Leonor José de Pinho e Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Família CHAMIÇO

#943 | António Forjó | 20 nov 2000 19:39 | Em resposta a: #936

A Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura da Verbo, além de apresentar os mesmos dados pessoais sobre Francisco de Oliveira Chamiço que a Luso-Portuguesa, indica a seguinte bibliografia:
-"Os Cem Anos do BNU"
Francisco José Vieira Machado
Lisboa 1964
-"Cem Anos do BNU na Vida Portuguesa"
Braga Paixão
Lisboa 1964

Tendo F.O.Chamiço sido o fundador do BNU e seu Governador até falecer, certamente aí virão seus ascendentes e descentes.

A Luso-Brasileira indica os seguintes significados:
Chamiço- o mesmo que chamiça. Porco magro, no Alentejo; mulher negra, esquálida, tisnada.
Chamiça-espécie de junco; corda de esparto que liga os alcatruzes da nora; espécie de carqueja miúda; acendalhas de lenha miúda, a que também chamam queiroga.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Família CHAMIÇO

#990 | António Forjó | 23 nov 2000 20:39 | Em resposta a: #511

Susana

Mais algumas informações:
-Chamiço é um lugar da freguesia de Monte da Pedra, concelho do Crato, que foi sede de uma freguesia há muito extinta.
-Há também um lugar com este nome na freguesia da Benedita, concelho de Alcobaça.
-O nome não é invulgar pois há 51 telefones registados sob Chamiço, um deles de Chamiço Heitor.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Família CHAMIÇO

#996 | smonja | 24 nov 2000 11:04 | Em resposta a: #990

Esse Chamiço Heitor deve ser a minha tia, que vive em Castelo de Vide! Penso que Chamiço deve provir de alcunha e realmente deve ter algo a ver com os significados que lhe deu anteriormente.
Obrigada pela sua atenção,

Susana Monge

Resposta

Link directo:

RE: Família CHAMIÇO

#999 | António Forjó | 24 nov 2000 15:33 | Em resposta a: #996

Susana

Há um José Luís Chamiço Heitor, residente em Ferrarias com o T. 241 871 205 e uma Julieta Godinho Chamiço Heitor, em Lisboa e T. 217 151 068.
Pode ver todos os outros números em www.118.net

Cumprimentos

Aantónio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 18:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen