Família Monte

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Monte

#51201 | sampaio | 07 nov 2003 11:11

Dirigo-me mais uma vez a este forúm (infelizmente não tenho tido grande sorte, das vezes anteriores: "descendência de Francisco Xavier Fabri", e ascendência de José Gregório de Mascarenhas Zuzarte Bon de Sousa - "familia ferreira monte de sousa"), no sentido de saber se alguém me pode dar alguma informação sobre o apelido Monte.

A informação que possuo é a seguinte:

Carlos António Ferreira Monte (n. 1730), Sargento-mor de Cavalaria,filho de Manuel Ferreira Monte (natural de Santa Iria - Santarém), era neto paterno de Gaspar Simões (n. 1661, nas Portas de Santo Antão- São José-Lisboa).

A composição do apelido de Carlos António Ferreira Monte, resulta do apelido de sua avó paterna, D. Josefa Ferreira (n. Santa Iria - Santarém), e quanto ao "Monte" nada sei, poderá:

a. Ser alcunha?
b. Toponimia pelo lugar em que residiam (Santa Iria - Santarém)?
c. Na enciclopédia Luso-Brasileira, fazem a familia Monte, aparentada!, com os dei Monti italianos, e citam Carlos António Ferreira Monte!, e a progenitura ao 1º barão de Pernes.

Um dos seus descendentes por varonia, o visconde de Pernes e Conde das Antas, usava como apelido completo: "Carlos Augusto Maria de Lourdes de Jesus José Ferreira Monte Bon de Sousa da Silva Pereira Lobo de Almeida Melo e Castro", em alusão aos vários casamentos de seus maiores e varonia:

- Ferreira Monte de Sousa: Carlos António Ferreira Monte + D. MAria Rosa de Sousa Vieira.
- Bon - Pedro Paulo Ferreira de Sousa (1º Barão de Pernes e filho secundonénito dos anteriores) + D. Helena Águeda Bon (filha de António Pedro Bon, cav.Ordem X)
- Silva Pereira (casamento do 2º visconde de Pernes com a filha herdeira dos condes das Antas, D. Maria Angélica de Araújo da Silva Pereira)
- Lobo de Almeida Melo e Castro (casamento do 1º visconde de Pernes com uma Galveias, D. Adelaide Sofia Lobo de Almeida de Mello e Castro)

Quanto ao "Monte", nada!

Alguém tem alguma informação?

João de São Payo

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#51222 | aeiou2 | 07 nov 2003 13:38 | Em resposta a: #51201

Caro João de São Payo
Cá estamos de novo ás voltas com os nossos queridos parentes.
Já experimrntou a Igreja do Loreto?Talvez encontre os Fabri e os Monte.
Com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#51234 | sampaio | 07 nov 2003 16:05 | Em resposta a: #51222

Maria

Desde já, é sempre um prazer, encontrá-la de novo nestas andanças familiares. A dica da Igreja do Loreto, parece-me excelente para os Fabri. Quanto aos Monte, como referido os utilizadores do nome, eram nascidos em Portugal, pelo que julgo que não seja por aí. De todas formas, como sempre, a sua ajuda é excelente

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#51236 | aeiou2 | 07 nov 2003 16:29 | Em resposta a: #51234

Caro Amigo,
O Monte sempre me fez confusão,já que não aparece na àrvore de costados no Sanches de Baena,Carta de Brasão.Estou para ir à Igreja do Loreto,mas não me ofereço,pois a disponibilidade não é muita,e não sei quando será,mas se puder dar uma olhada ....Logo se verá.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#51245 | sampaio | 07 nov 2003 17:51 | Em resposta a: #51236

Carissima Maria

Para além do referido, Carlos António Ferreira Monte, teve carta de armas em 1789 (plenas Ferreira, com diferença de uma brica), e a sua mulher D. Maria Rosa de sousa Vieira, no mesmo ano também de Ferreiras/Vieiras.
Sendo que os apelidos Ferreira, Sousa e Vieira continuaram, de forma arbitrária nos 9 filhos, só o apelido Monte é que se usou numa das filha (D. Luisa Eugénia Rosa de Sousa Vieira Monte).
Sempre me inclinei para a hipotese de raiz toponimica (algures na freguesia Santa Iria, a familia viveria num qualquer monte!).
Assim que possa dou, por descargo de consciência, um salto ao Loreto.

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#51246 | sampaio | 07 nov 2003 17:51 | Em resposta a: #51236

Carissima Maria

Para além do referido, Carlos António Ferreira Monte, teve carta de armas em 1789 (plenas Ferreira, com diferença de uma brica), e a sua mulher D. Maria Rosa de sousa Vieira, no mesmo ano também de Ferreiras/Vieiras.
Sendo que os apelidos Ferreira, Sousa e Vieira continuaram, de forma arbitrária nos 9 filhos, só o apelido Monte é que se usou numa das filha (D. Luisa Eugénia Rosa de Sousa Vieira Monte).
Sempre me inclinei para a hipotese de raiz toponimica (algures na freguesia Santa Iria, a familia viveria num qualquer monte!).
Assim que possa dou, por descargo de consciência, um salto ao Loreto.

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#70089 | nahsson | 22 jul 2004 15:50 | Em resposta a: #51246

Tenho pesquisado sobre meu bisavô Adrião do Monte, ele foi abandonado numa Casa das Rodas, e dai colocaram o nome do Monte - provavelmente atribuindo a algum monte, dizem que é da Ilha da Madeira e foi abandonado com roupas de nobre, voces sabem se é possivel descobrir o registro no orfanato?
Era costume colocar o sobrenome do Monte em casos assim.
Grato pelo que puderem ajudar
Nahsson

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#70091 | nahsson | 22 jul 2004 15:55 | Em resposta a: #70089

Só complementando, ele nasceu em 1855 e veio para o Brasil no navio Senegal e chegou em 10/nov/1886 com sua esposa Maria Amelia de Jesus.
Grato
Nahsson Ribeiro - Sorocaba - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#70099 | josemariaferreira | 22 jul 2004 17:49 | Em resposta a: #51201

Caro João de S. Paio

Nas minhas pesquisas genealógicas, tenho encontrado com uma certa frequência a partir do início do séc. XVII, os apelidos Monte e Montes, no concelho de Odemira, mais propriamente na freguesia de Vale de Santiago.
O meu avó paterno,natural desta freguesia, tinha mesmo um padrinho de baptismo com esse apelido, e era primo de D. Maria do Monte que casou com Joaquim da Silva Brito Pais (este consta da base de dados do genea).
Não sei se a informação lhe pode ser útil, mas uma vez que este apelido é muito frequente nesta região, pode ser que esteja aqui a origem do MONTE, na família
que procura.
Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#70125 | josemariaferreira | 23 jul 2004 12:43 | Em resposta a: #70099

....Continuação
Tudo indica que o apelido Monte tenha origem italiana.
Em Roma existe mesmo uma igreja tradicional denominada de Igreja de Santa Maria in Monte.
No Campo de Ourique ( parte do actual Baixo Alentejo ) existia em 1320/1,apenas 86 anos após a reconquista daquele território, uma igreja denominada de Santa Maria do Monte, e que foi taxada pelo Papa João XXII, em 190 reais, para subsidiar D. Dinis na luta contra os Mouros.
Muitos dos cruzados que ajudaram os Reis Portugueses na reconquista eram italianos, é possível que alguns se tenham fixado naquela região e construído um templo em invocação a Santa Maria do Monte.
Desconheço onde se situava tal igreja, mas não ficaria muito longe da actual Vale de Santiago, região muito fértil em apelidos de origem italiana tais como: Pessanha, Palermo, Grade, Columbano, Columbaes e Monte.
Em Santarém existe também uma Capela em invocação de Nossa Senhora do Monte. Nesta cidade e arredores também se encontram vários indivíduos que usam o apelido Monte.Tais como as famílias:
Valem Monte Ferreira
Monte Silva
Monte Alexandre

Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#70553 | tuxa | 29 jul 2004 13:45 | Em resposta a: #70089

"Monte" na ilha da Madeira também conheço (mas pouco!)
Se alguem souber mais, agradeço!

Tenho uma Luciana do Monte (*1806, + 8/5/1873 em Lisboa) que casou no Funchal em 1820 com António Pestana (+ 1856 de cólera no Funchal), tiveram 10 filhos com sobrenome Ferreira Pestana e 1 filha chamada Maria do Monte Pestana (* 1/7/1822 no Funchal e + 26/11/1889 em Lisboa)

Nada mais sei!
Maria

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#70624 | dvasconcelos | 29 jul 2004 22:38 | Em resposta a: #70125

Caro João de São Payo e restantes confrades.
Nas "Saudades da Terra" do Dr. Gaspar Frutuoso, este refere-se a João de Piemonte, mercador, que veio do Algarve para a ilha de S. Miguel, já casado com Leonor Dias ( livro IV, capítulo XV, § 19º )
Foi pai de 6 filhos nascidos em S. Miguel todos com o apelido Monte, que se espalhou principalmente na costa norte desta ilha, tendo alguns ramos obtido nobilitação pelas alianças matrimoniais que aqui fizeram.
A 1ª data que os situa aqui, também referida por Frutuoso, é o ano de 1578, em que Simão do Monte (neto de João de Piemonte) assina um documento na câmara da vila da Ribeira Grande.
Alguns autores pretendem que o apelido Piemonte tenha origem italiana.
Da descendência destes Monte, derivam 2 apelidos compostos já no séc. XIX:
Os "Monte Lindo" e os "Monte Bicudo", não tendo nada a ver com os "Monte Negro" ou com os "Monte Verde", cuja chegada aos Açores, é bastante mais recente.
Se os vossos "Monte" derivam ou não da descendência açoreana de João de Piemonte, não faço a menor ideia, mas é uma hipótese que não me repugna nada, dada a profissão exercida pela família de mercadores, que implicava viagens frequentes entre as ilhas e Lisboa, ou até mesmo à existência de membros da mesma família de um lado e doutro do Atlântico, o que até era frequente nesta actividade, em que à época as empresas tinham uma dimensão familiar.
Com as minhas saudações
duarte vasconcelos do amaral

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#71144 | josemariaferreira | 10 ago 2004 23:38 | Em resposta a: #70125

Caros confrades

Descobri ( se é que descobri) a Igreja de Nossa Senhora do Monte! Ficava a mesma situada no alto de uma colina no perímetro da actual cidade de Santiago do Cacém. Digo ficava situada, porque em 1922 em plena revolução da república, foi destruída através de explosão de dinamite por ordem da Câmara Municipal e contra a vontade da maioria da população do concelho. A sua construção remontava ao início da nacionalidade, muito anterior ao período manuelino, onde era suposta a sua construção.
Em 1958 para se reparar o dano daquele acto condenável, construiu-se no mesmo local, uma capela de autoria do arquitecto italiano Luigi d`Evilaqua, que imprimiu uma singular nota de modernidade no templo, onde se destacam as formas aerodinâmicas da cobertura principal, bem como a cobertura lateral, semelhante à asa de um avião e que constitui caso único na arquitectura religiosa no Baixo Alentejo.
O curioso disto tudo, é que tal como da possível construção por italianos da Igreja de Santa Maria do Monte, voltamos a encontrar um arquitecto italiano na construção da capela de invocação aquela mesma Santa!
A freguesia de S. Catarina do Vale, onde se encontram mais individuos com este apelido pertencia antes de 1836 ao termo de Santiago do Cacém, onde se situava a dita Igreja de Santa Maria do Monte. Em invocação à Santa muitas moradoras tomavam o nome de Maria do Monte, passando depois o apelido aos filhos.Esta freguesia, assim como todo o concelho de Santiago era fertil em apelidos de origem italiana, não só Pessanha, Palermo, Grade, Columbano, Columbaes, Monti, mas também Achiolli e Falconi, o primeiro Comendador de Santiago foi mesmo um filho do Almirante Pessanha vindo de Itália, daquele País veio tambem a filha do duque de Vataza que foi donatária daquele território que abrangia Santiago e também a Vila de Panoyas.
Tudo leva a crer a origem do apelido Monte, através da colonização italiana naquela zona do País.
Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#71145 | josemariaferreira | 11 ago 2004 00:05 | Em resposta a: #71144

Ressalvo- Igreja de Nossa Senhora do Monte por Igreja de Santa Maria do Monte.
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#71163 | dmvasconcelos | 11 ago 2004 15:37 | Em resposta a: #71145

Caro Confrade José Maria Ferreira
Acho interessante a notícia que nos dá sobre o 1º Comendador de Santiago de apelido Pessanha e da vinda de Itália da donatária filha do Duque de Vataza. Creio que é por aí que deve seguir.
Investigar apelidos de devoção tão em voga nas classes populares no séc. XIX, será entrar num beco sem saída, pois igrejas e ermidas de Nossa Senhora do Monte e de Santa Maria do Monte, existem dispersas praticamente em todo o País continental e colonial. Tenho notícias delas em várias ilhas dos Açores, na Madeira, no Minho, pelo menos em S.Vicente e em S.Tiago de Cabo Verde...
Parece-me que a pista mais razoável terá de passar pelo recuo ao séc. XVI, em que Já se encontram Pessanhas, Montes e Achiolli dispersos desde o sul do país aos Açores e à Madeira.
Seria essencial identificar quais as actividades destas famílias de origem italiana no séc. XVI para se descobrir a causa da sua fixação na zona que refere.
Desconheço se por essa altura Santiago do Cacém e Odemira, embora geográficamente próximas do litoral, teriam acesso fácil a algum porto marítimo (Sines? Vila Nova de Milfontes?)
A ida dos Achiolli para a Madeira está relacionada com o comércio de vinhos.
Para essa data seria interessante uma pesquisa nos inventários orfanológicos e no notariado, pois são famílias com razoável poder económico e que certamente não sendo nativas, terão adquirido terras, moinhos, engenhos, lagares, cargos, etc.
Cordialmente
duarte vasconcelos do amaral

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#71178 | dmvasconcelos | 11 ago 2004 23:29 | Em resposta a: #71163

Desculpem-me o disparate, mas ao reler agora a minha MSG anterior deparei com a referência ao notariado, onde evidentemente queria dizer TABELIONATO ...
Duarte Vasconcelos Amaral

Resposta

Link directo:

RE: familia monte

#71276 | josemariaferreira | 14 ago 2004 21:45 | Em resposta a: #71163

Caro Duarte Vasconcelos do Amaral

No séc. XVI, o concelho de Santiago do Cacém ficava situado dentro de um triangulo formado pelos portos de Odemira, Porto de Rei e Sines.
De salientar então a grande actividade do Porte de Rei/Vale do Guizo, como portos fluviais de recepção de produtos agrícolas e minerais oriundos de toda aquela região do Baixo Alentejo. Foi neste último porto que exerceu a actividade de mercador, o pai do grande cientista e matemático Pedro Nunes.
Quanto ao poder económico daquelas gentes do concelho de Santiago, ainda se pode verificar no final do séc. XIX, quando Santiago era ainda uma pequena corte, onde grandes fortunas como as casas do Conde de Bracial, de la Cerda, dos Bejas, Conde de Avillez, Fonseca de Achiolli e outras dominavam toda aquela região.
Sinais de grande riqueza no final desse século, eram ainda evidentes em Santiago do Cacém, quando o primeiro automóvel em Portugal é adquirido pelo Conde de Avillez e vai para esta Vila pelas mãos do seu propietário.(ao passar por Pamela colheu um burro, originando logo o primeiro acidente de viação automovél em Portugal!).
O primeiro Rolls Royce em Portugal também veio para Santiago do Cacém, e era propriedade de José de Sande Champalimaud, e muitos outros havia que não cabe aqui salientar.
De salientar que o concelho de Santiago do Cacém, foi sempre através dos tempos o maior produtor de cortiça a nível nacional.
A pesquisa de que fala seria muito interessante, para se conhecer ao fundo a importancia estratégica deste concelho, no contexto do comércio interno e externo de Portugal. Bem, mas isso ficará certamente para historiadores que queiram meter mãos à obra.
Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Monte

#265094 | EMM | 10 nov 2010 19:17 | Em resposta a: #51201

Boa tarde.
Achei interessante o tópico do sobrenome MONTE. Andei pesquisando um pouco adiante e cheguei aos Ayala, onde parece que encontramos o "berço" deste sobenome. Abraços.

Resposta

Link directo:

RE: Família Monte

#326988 | FabioMonte | 09 abr 2013 23:33 | Em resposta a: #265094

Eu sou do Porto e também tenho o nome Monte , e no porto so existe 6 pessoas com esse apelido , e dão todos pertencentes a minha família , tentei pesquisar um pouco sobre tal , e umas das conclusões que tirei era que éramos um povo nómada viajando por todo a Europa , mas também ja ouvi a versão que o meu tetra avo era possuidor de brasão , tentei encontrar tal brasão , tentativas que até ao momento deram em infrutíferas...
Mas na minha vida e em todo percurso que Fiz tanto escolar como no trabalho era sempre o único com tal nome
Abc Fabio Monte

Resposta

Link directo:

Família Monte

#377267 | DNRmonte | 22 jan 2017 17:51 | Em resposta a: #51201

Sou natural da cidade de Pudalho, Pernambuco, Brasil. Minha familia possui o sobrenome Monte, eu gostaria de mais informações. Alguem pode me ajudar? denerpaulo-monte@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Família Monte

#420812 | lenon.kramer | 18 jan 2020 10:59 | Em resposta a: #51201

Olá!

Estou pesquisando sobre a família Monte, por ser minha esposa de apelido Do Monte, natural de São Paulo. Estou respondendo aqui para indicar aos demais que venham a ver este fórum este pdf com a história da família Monte no Brasil, que eu encontrei em minhas pesquisas. Espero que possa ser útil a algum de vocês.

http://www.institutodoceara.org.br/revista/Rev-apresentacao/RevPorAno/1960/1960-OrigensFamiliaMonteBrasil.pdf

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 22:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen