josé castelo-branco mercador de arte

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

josé castelo-branco mercador de arte

#51282 | joão pombo | 08 nov 2003 19:44

Caros Confrades:

Só por curiosidade, a personalidade referida pertence a alguma família tratada aqui no genea? Ele refere-se muito a um tio, que será "dom"...
Cumprimentos,
j.p.

Resposta

Link directo:

RE: josé castelo-branco mercador de arte

#51367 | zamot | 10 nov 2003 08:05 | Em resposta a: #51282

Caro João Pombo


Pelos vistos o homem é um mentiroso nato em questões de familia. Ontem puseram-me à frente uma revista chamada Nova Gente ( revista cor de rosa) em que os seus comtemporaneos de Tete, onde ele nasceu e viveu colocam a descoberto todas as invenções e disparates que ele conta sobre a familia dele. Diz que a Mãe vivia numa casa com piscina, com criados e motorista, pois estes seus conterraneos dizem que o unico motorista que a mãe dele teve, foi o marido, já que este era motorista de pesados, e uma pessoa honestissima e de bem por sinal, e que viviam numa casa camarária, onde a piscina mais perto que existia era a da casa do governador.

Não me admira que uma pessoa deste calibre que é capaz de renegar os seus progenitores, seja capaz de ser contrabandista, mal muito menor em minha opinião, que renegar quem nos deu a vida e nos educou.

Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: josé castelo-branco mercador de arte

#51376 | abivar | 10 nov 2003 12:06 | Em resposta a: #51367

Caro Zé Tomaz:

A genealogia está sempre a pregar-nos partidas! Para grande surpresa minha, como já aqui deixou escrito o Lourenço Correia de Matos, a dita personagem tem uma inesperada ascendência... Consta da obra “Os luso-descendentes da Índia Portuguesa” de Jorge Forjaz e José Francisco de Noronha, Vomume III, p. 580, com o nome “José Alberto da Silva Vieira”, filho de Francisco José Joaquim Frutuoso da Silva Vieira e D. Inês Paulino Castelo-Branco; já lá vem o 2º casamento com Betty Grafstein. Apesar de não se ver hipótese de ter tios ou avós nas gerações próximas com tratamento de “Dom”, o que é certo é que lá vem como trisneto por legítima varonia de Julião José da Silva Vieira, Governador de Damão, n. em Lisboa em 1793, Fidalgo-Cavaleiro da Casa Real (14/2/1854), etc., grande apoiante de D. Miguel, mas que acabou por ser ainda Governador de Timor no tempo dos Cabrais. Além disso é bisneto por varonia de D. Elisa Carolina Lobato de Faria, neta paterna de D. Ana Leonor Rita da Cunha, filha legítima de Miguel Carlos da Cunha, filho legítimo do 5º Conde de São Vicente Miguel Carlos da Cunha Silveira e Távora e de D. Rosa Leonarda de Ataíde (filha do 9º Conde de Atouguia), com toda a ascendência que se pode ver aqui no GP.

Não tarda portanto que o tenhamos na base de dados do Genea com a competente bola doirada... As oscilações sociais que se adivinham nas gerações mais próximas talvez ajudem a explicar muita coisa.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: josé castelo-branco mercador de arte

#51385 | artur41 | 10 nov 2003 12:40 | Em resposta a: #51376

Caros Zé Tomaz e António


Já disse em anterior tópico que o conhecia pessoalmente. Fora isso, sou amigo pessoal de vários "Silvas Vieira" pelo que o caso me entristece. Resta-me acrescentar que existe a "presunção de inocência", embora...
É uma família de gente honesta e trabalhadora, que tendo sofrido os horrores da descolonização não hesitou em recorrer ao trabalho manual para sobreviver. São orgulhosos mas realistas: imaginem o que devem estar a passar...!


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: josé castelo-branco mercador de arte

#51388 | zamot | 10 nov 2003 14:30 | Em resposta a: #51376

Caro Tó

Já conhecia esta genealogia pois o Lourenço CM já a tinha publicado no Guarda Mor. Mesmo assim agradeço esta informação, que não vem abonar nada em favor deste sinistro personagem que é capaz de renegar os Pais.

Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: josé castelo-branco mercador de arte

#51402 | joão pombo | 10 nov 2003 16:56 | Em resposta a: #51388

Caros Confrades:

Fiquei elucidado no que respeita à questão colocada, o que agradeço.
Por outro lado, fico preocupado com a importância (crescente) que se dá hoje em dia a personagens semelhantes, sejam sérios ou não, reneguem ou não os Pais. Começo cada vez mais a concordar com as afirmações do Engº. Angelo Correia, de que hoje em dia se vive uma crise de valores na nossa sociedade, melhor dizendo, uma ausência de valores...
Só vale e interessa o que é supérfluo, superficial, de digestão rápida, etc...
Isto num País com séculos de História...
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: josé castelo-branco mercador de arte

#51413 | artur41 | 10 nov 2003 19:36 | Em resposta a: #51402

Caro João Pombo


Dou-lhe razão. Está tudo montado para o consumo rápido, roubando espaço à reflexão.

Há que parar para meditar sobre os "males" da sociedade actual!
Parafraseando António Damásio: «Sinto, logo existo».


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE:Lord José Castelo-Branco na Prisão

#51451 | zamot | 11 nov 2003 12:29 | Em resposta a: #51413

Ao menos o Lord Castelo Branco animou a prisão segundo relato transcrito de um Jornal diário

---------------------------------------------


“Foi a noite mais divertida que já passámos na prisão” A Frase é de João Braga Gonçalves, e foi proferida ontem, durante o café da manhã, no Establecimento Prisional junto à Policia Judiciária ( EPPJ). Na mesma mesa João Valle e Azevedo e José Braga Gonçalves, outros dos notáveis daquela prisão, assentiram, e o riso foi geral.
Tudo por causa de José Castelo Branco, cuja passagem pelo EPPJ dificilmente será esquecida, de acordo com aquilo que os irmãos Braga Gonçalves contaram ontem a uma das suas visitas. Tudo começou quando Castelo Branco teve de se despir, regra da prisão. O facto de estar de “collants” de lycra e cuecas fio dental foi, obviamente, alvo da maior chacota. Depois o “marchant” ex-modelo não aguentou ficar fechado na cela. Gritava bem alto que sofria de “afrontamentos” e “claustrofobia”. Numa primeira fase os guardas iam-lhe abrindo a porta da cela a espaços. Mas face à gritaria, com frase como “ são uns invejosos” “ eu sou um Senhor, casado com uma dama multimulinária e conhecido em todo o mundo” e “ é por causa desta inveja que eu detesto este País, quero voltar para Nova York”, quando a espertina já tinha atingido toda a ala, e todos riam, foi tomada a decisão de deixar a porta da cela aberta, e colocar um guarda de vigia. De manhã, na tal mesa do café, continuaram as lamentações. Castelo Branco queria estar “apresentável” para ir a interrogatório, até porque só veste grandes marcas. Pediu gel e um elástico para o cabelo. Como não havia, protestou alto e bom som. Voltando às suas frases preferidas: “ – Eu sou um lorde, um senhor, vocês são uns invejosos, não posso ir assim ao juiz” – Castelo Branco lá conseguiu um elástico de borracha normal, e puxou o cabelo para trás com água.

Resposta

Link directo:

RE:Lord José Castelo-Branco na Prisão

#51458 | camisao65 | 11 nov 2003 13:33 | Em resposta a: #51451

Caro Zé,

Presunção e água benta, cada qual toma a que quer!
Mas apenas uma achega... Segundo parece, a pessoa em questão, saíu em liberdade, mas ficou com termo de identidade e residência, o que quer dizer que é acusado de algo, apesar se ser um perfeito inocente até prova em contrário, (estou grato ao serviço público pois foi o único a dar essa parte da notícia, pois os outros estavam mais interessados em ouvir o um "famoso" colunista social da nossa praça).
Acusado do quê, não sei, mas que vai ficar uns tempinhos neste país que detesta, concerteza que vai, e que tão cedo não vai "inside out", para New York, lá isso não vai.
Outro coisa, acho que a pessoa em causa, foi a um evento na Cidade do Porto, e entrou pelas traseiras... E ao que parece, (existem duas versões contraditórias) alguns convidados que deviam compartilhar a mesma mesa, levantaram-se e abandonaram o local. Escrevo que existem duas versões, porque o mesmo jornal, no Domingo levantou a primeira hipóteses, (apesar de ser na última página), e na segunda já tinha outra versão, de mais "glamour".
Curioso, hem!
Mas enfim, já perdi demasiado tempo em considerações sobre esta pessoa, e sinceramente depois de almoço... Não dá mais!

Abraço

Luis

Resposta

Link directo:

RE:Lord José Castelo-Branco na Prisão

#51460 | artur41 | 11 nov 2003 13:54 | Em resposta a: #51451

Meus caro Zé


Sem comentários possíveis...

Zé Tomaz, tu vens com cada uma! Olha, só espero que a ordem seja mantida. Pelo que ouvi dizer, ainda vêm aí mais escândalos:-).


Abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE:Lord José Castelo-Branco na Prisão

#51464 | joão pombo | 11 nov 2003 15:03 | Em resposta a: #51460

Caros Confrades:

Sinto-me na obrigação, já que iniciei este tópico, de esclarecer que em Portugal se pode ficar sujeito a Termo de Identidade e Residência e bem assim a outras medidas de coacção mais gravosas, sem se estar acusado de nada. Para tanto, basta ser suspeito de algo, o que cada um de nós pode ser e ter sido devidamente constituído arguido. Ao que parece, deve ser esse o caso, pelo que a presunção de inocência de que goza o referido se mantém "intocada".
Confesso que imaginar este cidadão numa cela de prisão me deu a volta à barriga, de tanto rir...
Também tenho pena de ter perdido as declarações e "análise" feitas por esse outro paradigma do nosso "Jet Set", que aventou mesmo a hipótese de denúnicas prévias à detenção, o que igualmente não surpreende...
Nosso Senhor nos acuda e nos ilumine as ideias...que bem precisamos.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE:Lord José Castelo-Branco na Prisão

#51466 | zamot | 11 nov 2003 15:14 | Em resposta a: #51464

Caros Amigos

Eu limitei-me a reproduzir o que um jornal publicou, e porque me fez rir até não mais poder, não quis deixar de partilhar convosco. Quanto ao homem ser ou não inocente, eu já não acredito no Pai Natal, e NINGUÉM anda a passear pelo mundo com aquelas joias todas, tendo inclusive pedras preciosas soltas, daí que eu concluo sem muita hesitação que aquilo é CONTRABANDO puro e simples.

Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: josé castelo-branco mercador de arte

#51469 | José | 11 nov 2003 15:38 | Em resposta a: #51376

Caro António Bívar

Uma achega relativamente aos parentes do "cromo", que "vendo pelo preço que comprei".

Um jornal referia que a avó do José C-B seria tia do pai do ex-ministro e actual deputado do PS António Costa e do seu irmão Ricardo Costa, jornalista da SIC.

A obra que refere confirma este parentesco?

Cpmts
JSPinto

Resposta

Link directo:

La Fontaine

#51473 | zea | 11 nov 2003 17:14 | Em resposta a: #51469

Caros Senhores,
Olhem que estão a ficar como o lobo na fábula de La Fontaine ... " se não foste tu, foi o teu pai ..."
Cpmts.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: La Fontaine

#51474 | zamot | 11 nov 2003 17:23 | Em resposta a: #51473

lol lol Cara Maria José

Resposta

Link directo:

RE: La Fontaine

#51488 | José | 11 nov 2003 19:07 | Em resposta a: #51474

Desculpem a ignorância, mas tenho visto várias vezes a expressão lol.

O que quer dizer ?

Resposta

Link directo:

RE: La Fontaine

#51489 | zamot | 11 nov 2003 19:10 | Em resposta a: #51488

rir à gargalhada abreviatura de LAUGH OUT LOUD

Resposta

Link directo:

RE: La Fontaine

#51490 | José | 11 nov 2003 19:14 | Em resposta a: #51489

Many thanks

Resposta

Link directo:

RE: La Fontaine

#51497 | zamot | 11 nov 2003 20:38 | Em resposta a: #51490

You are welcome, inded you are

Resposta

Link directo:

RE: La Fontaine

#51498 | magalp | 11 nov 2003 20:38 | Em resposta a: #51490

Caro JSP

Aprendi igualmente essa do "lol" aqui.
Pela mão dos confrades brasileiros também pode encontrar "rs rs rs" de significado idêntico, mas talvez menos expansivo, ou barulhento.
Acrescentando mentalmente um i perde-se logo a vontade de rir...
cmptos.
MM

Resposta

Link directo:

RE: La Fontaine

#51500 | zamot | 11 nov 2003 20:51 | Em resposta a: #51498

Grande Arcebispo Bispo Conde de Mesão Frio Tinto

LTNS - Quer dizer Long Time no see, neste caso no talk. Espero que tudo esteja bem com vossa eminencia reverendissima, e já sem os incómodos causados pelos Bloqueios ou Bloquistas.

Um abraço


ZT

Resposta

Link directo:

RE: josé castelo-branco mercador de arte

#51502 | abivar | 11 nov 2003 20:59 | Em resposta a: #51469

Caro José:

A avó paterna de JCB chamava-se, segundo a referida obra, D. Maria da Redenção Ângela da Costa Ayala, dada por filha de pais incógnitos no registo, mas por filha de D. Ermelinda Augusta da Costa Ayala no assento de baptismo do filho (pai de JCB). Não se encontra referenciada como luso-descendente; também não encontrei o deputado e irmão jornalista no título de Costas do livro, pelo que deverá tratar-se de linhagem goesa e não luso-descendente. Talvez a coincidência do nome "Costa" se explique pelo referido parentesco, mas não encontrei dados conclusivos no livro. A avó materna é chamada D. Cândida Maria de Fréchaut Fernandes; seria por esse lado?

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: La Fontaine

#51503 | neena | 11 nov 2003 21:05 | Em resposta a: #51497

indeed?

Resposta

Link directo:

RE: josé castelo-branco mercador de arte

#51504 | LCM | 11 nov 2003 21:41 | Em resposta a: #51502

Caro Tó

O parentesco com os Costa (António e Ricardo) é, salvo o erro, pelos Frechaut Fernandes, gente de Moçambique mas descendentes de uma família goesa, ou seja, hindus convertidos.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: La Fontaine

#51505 | magalp | 11 nov 2003 21:55 | Em resposta a: #51500

Grande Zé Tomaz, Mordomo e Trinchante Mor!

Ainda está para nascer o bloqueador ou bloquista que cause o menor incómodo à minha eminência.

Outro abraço!
MM

Resposta

Link directo:

La Fontaine novamente

#51507 | zea | 11 nov 2003 22:12 | Em resposta a: #51504

E como em Goa são todos primos desde Vasco da Gama, preparem-se o deputado e jornalista para amanhã virem nos jornais como sendo primos do exótico alegado contrabandista de diamantes.
Nós, como somos todos primos desde Afonso Henriques, que tal sermos também primos dos pedófilos que estão na prisão e fora dela?
Meus senhores, eu já disse várias vezes que não percebo nada de genealogia. Mas sinceramente preferia que não servisse para isto.
Cpmts.
Maria José de Zea Bermúdez

Resposta

Link directo:

RE: La Fontaine novamente

#51523 | abivar | 12 nov 2003 00:20 | Em resposta a: #51507

Cara Maria José:

Acho que é uma boa lição de humildade que a genealogia nos dá, sabermos que somos primos, descendentes, etc. de todo o género de pessoas (não só daqueles que mais gostaríamos...). Com o inspirador deste tópico já é fácil arranjarmos quase todos inúmeros parentescos...

Um abraço,

António

Resposta

Link directo:

RE: La Fontaine novamente

#51525 | zea | 12 nov 2003 00:35 | Em resposta a: #51523

Caro Tó Bivar,
Eu não fazia a menor ideia que havia de vê-lo a fazer a genealogia deste exótico e a tentar descobrir se é primo dele. Em compensação, ando eu à procura do seu Cid Vívar em vez de estar a dormir. E ainda dizem que as senhoras é que gostam de excentricidades. Vou enviar para o seu email o que acabo de receber do Xico Dória, para juntar aos seus apontamentos sobre o seu avôzinho. Pode ser que ajude. Um abraço.
MJ

Resposta

Link directo:

RE: La Fontaine novamente

#78749 | AO | 05 dez 2004 06:06 | Em resposta a: #51507

uns são primos desde Afonso Henriques, outros dizem que são Primos do lado da Rainha de Inglaterra...Na cabeça desse senhor, pelo raciocinio logico,todos nós poderiamos ser reis e rainhas...

Cumprimentos

Feliz Natal

AO

Resposta

Link directo:

josé castelo-branco mercador de arte

#439013 | Madezou | 03 fev 2022 18:22 | Em resposta a: #78749

A avó materna de José Castelo Branco, Cândida Maria Fréchaut Fernandes, era irmã da avó paterna de António Costa, Amélia Maria Fréchaut Fernandes. Ambas nasceram em Moçambique, se não estou em erro, mas o pai era goês.

Cumprimentos,

Madalena Lima

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 02:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen