Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#51427 | JVT | 11 nov 2003 08:57

Procuro informações sobre a família Piteira, do Alto Alentejo.

Antecipadamente grato,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#81137 | simon | 07 jan 2005 18:12 | Em resposta a: #51427

caro sr. Jorge Viegas
Pertenço a uma grande familia PITEIRA da regiao de Reguengos de Monsaraz, Motrinos. Na época uma familia abastada (lavradores)
Domingos Piteira , o meu trisavô. Antonio José Piteira o bisavô,casado com Catarina Rosado Ferro. Tiveram 6 filhos sendo um deles o JOSÈ ANTONIO PITEIRA meu avô materno. casado com Rosa Maria Godinho teve tres filhas, sendo uma delas a minha mãe Maria José Piteira, No segundo casamento vieram 5 filhos ( 4 mulheres +1 homem) este ultimo Manuel Antonio Piteira (Comandante do Alfeite).
Eu sou Francisca Rosa Godinho Marques (professora). Como pode constatar o Piteira nao faz parte do meu nome , coisas daquele tempo deram-me o nome Godinho da familia materna da minha mãe.
Sera um prazer dar-vos mais informações s assim o desjar, basta comunicar comigo directamente para o meu mail .
frmarques@sympatico.ca
os meus melhores cumprimentos
Francisca Marques
Canada

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#81163 | JMCM | 07 jan 2005 22:38 | Em resposta a: #81137

caro Jorge


Há uma familia Piteira aqui nas Caldas da Rainha, penso que são originarios do Alentejo, apesar de terem passado por Angola

Cumprimentos

JMC Melo

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131181 | acota | 14 out 2006 15:12 | Em resposta a: #81137

Cara Srª D. Francisca Marques

Será que me poderia dar informações sobre uma família Piteira que se fixou em Santa Vitória do Ameixial, Estremoz, visto também descender de uma família com o mesmo apelido que a sua?

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131182 | RCR | 14 out 2006 15:40 | Em resposta a: #81137

Cara Francisca
Uma tia avó minha, de apelido Cabeça Velez Ramos casou, na década 1920-30 (aproximadamente) com um senhor Piteira de Figueiredo, de Reguengos de Monsaraz. Este casal teve pelo menos 3 filhos - o João Ramos de Figueiredo, o José Manuel e a Salomé. Tem alguns dados sobre este ramo, muito provavelmente aparentado com o seu?
Desde já obrigada.
Cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131280 | JCC | 15 out 2006 22:55 | Em resposta a: #51427

Caro Jorge Veiga Testos

Tenho vários anatepassados Piteira, nos meus costados alentejanos.

A mais antiga é, salvo erro,

329. Josefa Maria9 Piteira.515 Nasceu a 25.3.1674 em Igrejinha.516 Casou com João Vidigal a 1.6.1698

Andam todos por esta zona: Arraiolos, S. Pedro da Gafanhoeira, Igrejinha, Divor, Évora.

Interessa-lhe?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131366 | acota | 16 out 2006 21:38 | Em resposta a: #131280

Caro João Cordovil Cardoso

A família Piteira é uma só ou há mais que uma família na região indicada por si?

Cumprimentos

António Francisco Cota

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131389 | JCC | 17 out 2006 00:10 | Em resposta a: #131366

Caro António Francisco Cota

Até prova em contrário, dependente de alguma investigação que demonstre que todos os Piteiras descendemde um antepassado comum, eu diria que haverá muitas e variadas. Mas éapenas uma opinão.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131394 | acota | 17 out 2006 01:56 | Em resposta a: #131366

Caro João Cordovil Cardoso

Confesso que ainda não me dediquei a fundo a genealogias alentejanas, mas assim que puder procurarei saber mais sobre a minha "costela" alentejana.

Cumprimentos

António Francisco Cota

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131436 | JVT | 17 out 2006 18:59 | Em resposta a: #131280

Caro João Cordovil Cardoso,

Os "meus" Piteiras são:
José Piteira Vidigal (b. 20-IV-1704 na Represa, termo de Montemor-o-Novo), filho de António Piteira e Catarina Rosada, moradores na Graça do Divor.
Tenho dados sobre outros Piteiras, nomeadamente Gaspar Piteira, Lavrador em S. Miguel de Machede (terá vivido no final do séc. XVI), avô de dois Familiares do Santo Ofício, o Dr. Manuel Piteira Vidigal e Brás Piteira.

Josefa Maria Piteira era filha de quem?

Melhores cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131449 | PMVMAC | 17 out 2006 20:38 | Em resposta a: #131182

Boa noite Rita!

Adianto-lhe que o seu tio JOÃO AUGUSTO PITEIRA DE FIGUEIREDO, nasceu em Reguengos de Monsaraz a 26 de Janeiro de 1892.
Era filho de JOSÉ AUGUSTO MARQUES DE FIGUEIREDO, abastado lavrador da Herdade do Monte Novo, proprietário rural, nascido em Reguengos, e de D. MARIA ADELAIDE PERDIGÃO PITEIRA,

Neto paterno de António Marques de Figueiredo, proprietário, natural de Évora, e de sua mulher D. Maria Cândida da Luz Braga da Silveira,
Neto materno de Francisco António Piteira e de D. Margarida Angélica da Silva Rosado Perdigão, lavradores da Herdade de S. Domingos d´Ordem.


Poderá fornecer-me alguns dados sobre a descendência destes seus tios?

Cumprimentos,

Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131451 | PMVMAC | 17 out 2006 20:43 | Em resposta a: #131436

Caro Jorge,

Tem dados da descendência desse José Piteira Vidigal que refere?
Tenho a genealogia dessa família. O António Piteira Vidigal [pai do José] é filho do casal também já mencionado neste tópico: João Vidigal de Carvalho, capitão-mor de Arraiolos, que se achou nas Linhas de Elvas, e sua mulher e prima Josefa Maria Piteira.

Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131452 | PMVMAC | 17 out 2006 20:43 | Em resposta a: #131436

Caro Jorge,

Tem dados da descendência desse José Piteira Vidigal que refere?
Tenho a genealogia dessa família. O António Piteira Vidigal [pai do José] é filho do casal também já mencionado neste tópico: João Vidigal de Carvalho, capitão-mor de Arraiolos, que se achou nas Linhas de Elvas, e sua mulher e prima Josefa Maria Piteira.

Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131468 | RCR | 17 out 2006 22:19 | Em resposta a: #131449

Boa noite Pedro
Muito obrigada pelas informações. Só agora percebi as suas ligações e as de alguns dos meus sobrinhos com estes nossos primos.
Quanto à descendência do tio José Augusto e da tia Berta, sei que o João (meu padrinho) teve pelo menos um filho, mas do segundo casamento. Não cheguei a conhecer a segunda mulher, nem o filho (o João já morreu há uns anos).
O José Manuel não teve descendência, que eu saiba.
A Salomé vive em Évora, na Tapado do Ramalho, tem dois filhos, um rapaz e uma rapariga, que devem ter entre 25 e 35 anos e também vivem em Évora. Serão Figueiredo, mas não me lembro do último apelido . Vou tentar saber.
Até breve
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131474 | JVT | 17 out 2006 23:04 | Em resposta a: #131451

Caro Pedro Amaral,

José Piteira Vidigal casou a 25-XI-1725 em S. Bento do Mato com Maria Teresa Pires Salgada (natural do Vimieiro), filha de João Gomes e Maria Duarte. Tiveram pelo menos a Diogo Vidigal, baptizado a 20-III-1731 na Matriz de Pavia, que casou a 7-I-1753 com Josefa do Espírito Santo Rabaça, filha de José Pires Rabaço e Margarida Freixa. Diogo Vidigal e Josefa Rabaça foram pais de José Garcia, baptizado a 31-I-1762 na Matriz de Arraiolos, meu 6º avô.
Tenho mais dados que lhe posso dar, pode pedir o meu mail ao GENEA para trocarmos informações. Se me pudesse fornecer mais dados sobre estes Piteiras muito lhe agradecia.
Melhores cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131475 | PMVMAC | 17 out 2006 23:10 | Em resposta a: #131468

Rita,

Agradeço as informações. Reparo agora num irmão de José Augusto:
X – ANTÓNIO AUGUSTO PITEIRA DE FIGUEIREDO, licenciado em Medicina Veterinária. Lavrador e proprietário. Nasceu em Reguengos a 26 de Março de 1883 [...]. Casou com D. JUDITH CORDEIRO RAMOS, filha de D. Ana Rosa Cordeiro Vinagre e de seu marido o Dr. Augusto José Ramos.
Conhece este casal? Sabe alguma coisa deles?

Beijo e obrigado,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131478 | RCR | 17 out 2006 23:24 | Em resposta a: #131475

Pedro,
Se procurar, aqui na base de dados do genea, vê a ligação. Augusto José Ramos é irmão do meu bisavó Manuel José Ramos. É engraçado que a nossa familia se liga duas vezes à familia Cordeiro Vinagre.
Sei que tiveram descendência, e que de alguma forma nos ligámos - não me pergunte é como - à familia Janes (do genealogista de Évora), Cunha Gonçalves e Gonçalves Pereira (India).
Ainda não me dediquei aos colaterais, nem sei quando o farei, isto são só informações que fui apanhando nas conversas e visitas dos primos ao meu pai.
Beijos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131481 | PMVMAC | 17 out 2006 23:38 | Em resposta a: #131478

Agradeço a resposta!
Parece que estamos afalar em tempo real Lol
Vou investigar as dicas que me dá e ver o que descubro.
Entretanto já descobri que o marido na tal nossa prima Salomé é Almeida. Estamos a evoluir alguma coisa...!
Eu sabia que o Augusto Ramos era seu tio, sei essas coisas de cor, tropeço neles todos os dias há anos hehehe
Se entretanto tiver novidades para mim diga, eu farei o mesmo!
Beijo,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131491 | ant.perestrelo | 18 out 2006 01:38 | Em resposta a: #131474

Caros confrades,

Também tenho um João Piteira Vidigal, natural de Arraiolos, filho de Francisco Vidigal e de Isabel Freire. Casou em 1714 em s.Tiago de Monsaraz,com D.Antónia Joana Caldeira de Abreu Soares,minha parente colateral,natural de Lisboa,filha de Manuel da Rocha Frade e de D.Antónia de Abreu.Tiveram geração que segui até cerca de 1800.Por acaso alguém sabe da descendência destes Vidigais?
Cumprimentos
António perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131891 | RCR | 22 out 2006 17:36 | Em resposta a: #131481

Pedro,
Depois da nossa conversa fui procurar uns apontamentos antigos e aqui vai o que encontrei.
A prima Salomé cc. Ernesto Martins de Almeida. Tiveram, pelo menos, um filho, Ernesto Figueiredo de Almeida cc. N, fºs: Duarte e Ana Rita (os que referi em mensagem anterior).

Judite Cordeiro Ramos (ou uma irmã) deve ter casado uma 2ªvez com Luis da Cunha Gonçalves, n . Goa, 1875 - deputado da Nação, doutorado em direito, ... (ver GEPB) - tiveram Mario Julio Ramos da Cunha Gonçalves, diplomata, cc. Maria Clotilde Silvano de Andrade de Sá da Bandeira, com geração (ver http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=544499 e também http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=252311, que penso serem os pais e a explicação da ligação aos Gonçalves Pereira) .

Tenho ainda a indicação de que uma filha de uma prima direita do meu avô (Cordeiro Ramos ou Ramos de Figueiredo?) casou com Alberto Janes, compositor de fados da Amália. Não sei se tiveram descendência.

Bj
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#131957 | patricia queiroga | 23 out 2006 12:32 | Em resposta a: #51427

PARTE DA MINHA FAMILIA: EVORA - ARRAIOLOS -VIMIEIRO

PAIS: JOAQUIM INACIO MIRA CALHAU CASADO COM MARIA PIRES CHAVEIRO

FILHO :FRANCISCO JOSE CALHAU CHAVEIRO CALHAU CASADO COM MARIA JOANA MURTEIRA DE BRITO
4 FILHAS : (A MINHA AVO)JOANA MARIA DE BRITO CALHAU QUEIROGA
MARGARIDA DE BRITO CALHAU MIRA
MARIA JOANA DE BRITO CALHAU MIRA E
ANA DE BRITO CALHAU LOBO DA SILVEIRA

EU SEI QUE MAIS PARA TRAZ HAVIA PITEIRAS NA MINHA FAMILIA ESPERO TER AJUDADO

PATRICIA QUEIROGA

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#132167 | PMVMAC | 25 out 2006 18:45 | Em resposta a: #131891

Olá Rita :)

Muito obrigado pelas achegas e desculpe a massada de andar a dar-lhe trabalho!
Beijinho,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133036 | Luís17 | 04 nov 2006 00:49 | Em resposta a: #131451

Olá, sou o António Luís Piteira, filho de António Piteira e Maria Piteira, ambos nascidos e criados na aldeia de N. Sr.ª de Machede. Gostaria de saber se alguém pode satisfazer a minha curiosidade quanto à origem deste apelido.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133090 | PMVMAC | 04 nov 2006 18:37 | Em resposta a: #133036

Caro António,

A minha avó também nasceu em Machede, na Casa Grande. Era filha de José Piteira Baptista, que foi Regedor de Machede e era dono de praticamente toda a aldeia, por herança do seu tio Manuel Joaquim Piteira, lavrador da Gramaxa, que morreu sem filhos; também ele casado com uma prima Piteira.
Também o meu bisavô [por outro ramo] Sertório Carvalho, o meu avô António Amaral de Carvalho e o meu pai foram lavradores na Gramaxa, onde tivemos sempre também funcionários com o apelido Piteira, o que fazia com que a Mãe dissesse, por graça, que «todos os Machedenses eram Piteiras»!

Os Piteiras passaram a Machede com 3 irmãos André, que era lavrador da Sousa da Sé, Bernardino, lavrador da Coberta e Foro, e Joaquim, que estava na Gramaxa. Curiosamente o meu bisavô José, que referi, era bisneto do Bernardino e trisneto do André. Os Piteiras que hoje em dia existem em Machede são todos descendentes desses irmãos, por diferentes ramos da sua descendência. Se me indicar mais dados da sua ascendência talvez o possa ajudar.

Cumprimentos,
Pedro Amaral de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133091 | PMVMAC | 04 nov 2006 18:40 | Em resposta a: #131491

Caro António Perestrelo,

O casal que refere deixou muita descendência em Monsaraz e Mourão, que penso ainda existirá lá hoje em dia. Vou tentar reunir alguma informação para lhe dar.
Comprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133106 | Luís17 | 04 nov 2006 23:49 | Em resposta a: #133090

Caro Pedro

Em primeiro lugar quero agradecer pela sua gentileza em compartilhar comigo essas informações. Quanto a outras informações o que sei é que o meu avô paterno chamava-se Joaquim António Piteira, o qual herdou uma parte dum Monte que dava pelo nome de Foro. O meu avô materno dava pelo nome de António Joaquim Piteira e adestrava cavalos, tendo morrido com 33 anos derivado de um acidente com um cavalo.

Cumprimentos
António Luís Calado Piteira

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133108 | PMVMAC | 05 nov 2006 00:15 | Em resposta a: #133106

Caro António,

Então o seu avô era filho do tio Joaquim e da tia Verdiana, certo?
Esse tio Joaquim era irmão da minha trisavó Margarida, também irmão do famoso "tio Manuel", que era o dono de Machede e deixou como herdeiro o meu avô Zé Baptista; o tio Manuel era o dono também do Foro, que ficou para o irmão Joaquim, que referi. Antes do tio Manuel, o Foro era do meu tetravô Joaquim António Perdigão Piteira, que teve da avó Mónica os tais filhos, que nasceram numas casas que ainda são da minha avó, voltadas para a Igreja.
Confirma-se?

Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133121 | PMVMAC | 05 nov 2006 08:27 | Em resposta a: #133108

António,

Encontro um António Joaquim Piteira, filho do tio Bernardino e da tia Palmira; e um Joaquim António Piteira, filho do tio Joaquim [irmão do Bernardino] e da tia Verdiana. São estes os seus avôs? então os seus pais são primos?

Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133153 | ant.perestrelo | 05 nov 2006 16:08 | Em resposta a: #133091

Caro Pedro Amaral,

Só agora vi a sua mensagem.Ficar-lhe-ia muito agradecido se me conseguisse obter mais informações desta família.Não sabia que esta família tinha passado a Mourão.Sei que deste casal houve descendência em Monsaraz pelo menos até cerca de 1800.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133157 | PMVMAC | 05 nov 2006 17:04 | Em resposta a: #131491

António,

O Manuel da Rocha Frade, que refere e que viveria em Lisboa é o mesmo que é feito Escrivão dos Dízimos da Comarca do Alandroal por carta de 6/6/1709 [cf. IAN/TT – RGM de D. João V, lv. 3, f. 132]? Ou será este filho do outro? Encontro à margem uma nota minha que me diz que ele era casado com D. Maria Micaela da Silveira, do Alandroal.
Que ligação teria ele com a antiga família Frade do Alandroal?

Penso que o casal João Piteira Vidigal e D. Antónia Joana foram antepassados duma senhora chamada D. Antónia Maria Vidigal da Silveira Mascarenhas, natural do Alandroal, f. Évora-S. Mamede a 8/7/1785, que c. 1º com Pedro Rodrigues Vieira, Almotacé da Câmara de Évora, e depois c/ Miguel António Segurado, Oficial de Cavalaria, este neto dos meus antepassados Tomás Pinto Segurado e D. Catarina de Mira Teles.
Vou vendo o que acho mais.
Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133161 | PMVMAC | 05 nov 2006 17:46 | Em resposta a: #133153

António,

Encontro:

- FRANCISCO JOSÉ CALDEIRA, viúvo de Pulquéria Marcelina [ou Miquelina] com quem casara em 1804, soldado de Infantaria de uma das companhias do Regimento que guarnecia a Praça de Vila Viçosa, filho de André Álvares Parra e de sua mulher D. Maria Joaquina Piteira Vidigal, casados em Monsaraz a 7 de Novembro de 1773; neto paterno de Manuel Gaspar Parra e de Rita Rosa; e neto materno de Francisco José Caldeira Vidigal e de sua mulher D. Mariana das Neves..
Ele [Francisco José], casou na freg. de Santiago de Monsaraz, a 3 de Abril de 1808, com LEONOR FRANCISCA GALEGO, fª de João Lopes Galego e Ana Rosa de Jesus. S.m.n.
O casamento com a Pulquéria Miquelina [que era fª de Francisco Gonçalves e Catarina Maria], foi também em Santiago a 15/7/1804, e foram testemunhas: João Piteira Vidigal, almocreve, casado com Teresa de Jesus, e Manuel Gaspar Parra, solt e Cabo de Esquadra do Regimento que guarnecia Vila Viçosa.


- c. Santiago de Monsaraz, lv. 17, f. 33v:
João Piteira Vidigal, dessa freg., fº. de Francisco José Caldeira e de Mariana das Neves; c/ Teresa de Jesus, dessa freg. também, fª. de António Gonçalves Bexiga e de Margarida Martins.


- c. Santiago de Monsaraz, lv. 15, f. 47:
João de Melo e Vasconcelos, Governador da Praça de Monsaraz, fº. de Francisco Carlos Pereira e de D. Filipa de Melo c/ D. Violante Luísa Josefa Freire, fª. do Dr. Sebastião Rodrigues Conde e de D. Maria Piteira Vidigal.
Acerca deste último casal, porque não sei se os conhece, explico que este Dr. Sebastião Rodrigues Conde, n. Arraiolos, dizem as testemunhas que era dos Condes de Sousel que tinham sepultura no Santuário da Ourada, Sousel, instituida por Francisco Cardoso por volta de 1575; penso que era médico. A sua mulher, D. Maria Vidigal Piteira Freire, n. Arraiolos, era fª. de Francisco Vidigal Piteira, n. Arraiolos, e de Isabel Freire, n. Relíquias do Canal, fª. de Diogo Gomes e de Maria Martins.


- c. Santiago de Monsaraz, lv. 15, f. 32v:
Dr. Francisco de Faria Alcoutim, n. Elvas, fº. de Dr. Manuel Vaz Alcoutim e de Maria Coelho Delgado; c/ D. Isabel Luísa Josefa Freire, fª. do Dr. Sebastião Rodrigues Conde e de D. Maria Piteira Vidigal.


- c. Santiago de Monsaraz, lv. 15, f. 5:
João Piteira, n. e mord. em Arraiolos, fº. de Francisco Vidigal e de Isabel Freire; c/ D. Antónia de Abreu Soares, fª. de Manuel da Rocha Frade, n. Avís, e de D. Antónia de Abreu Soares, n. Lx-S. Tomé.


- c. Santiago de Monsaraz, lv. 14, f. 94:
Manuel Veladas Gato, n. Monsaraz, fº. de Manuel Veladas Ramalho e de Maria Nunes Gato; c/ D. Josefa Caldeira de Abreu, n. Lx, fª. de Manuel da Rocha Frade e de D. Antónia de Abreu.


- Stª Mª de Monsaraz, lv. 8, f. 48v - c. 18/6/1753:
Damião Pestana de Sequeira Cardoso, n. Redondo, fº. de Francisco Pestana de Sequeira e de Joana Marques da Silveira c/ D. Joaquina Josefa Freire Mascarenhas da Silveira, n. Stª Mª de Monsaraz, fª. de João Estêves Vidigal [não é Piteira mas sim Estêves que me surge sempre] e de D. Antónia Joana Caldeira.
Testemunhas: Ambrósio Velez Pestana da Silveira, do Redondo, e Baltazar Cardoso.


- No mesmo livro, à f. 16: c. 1/10/1731
José de Sousa Camelo, Furriel de Cavalros, n. Lx Ocidental, freg. S. Lourenço, fº. de Manuel Pais Serrão e de Catarina Pereira de Sousa; c/ D. Clara Micaela Mascarenhas da Silveira, n. Alandroal, fª. de Manuel da Rocha Frade e de D. Maria Micaela da Silveira.
Testemunhas: José António Freire de Andrade e António de Azevedo Coutinho, Juiz de Fora de Monsaraz.



Por enquanto é tudo. Espero ter ajudado!
Cumprimentos,

Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133172 | Luís17 | 05 nov 2006 18:51 | Em resposta a: #133108

Caro Pedro

Confirma-se então aquilo que disse. O meu pai, António Manuel Canário Piteira confirmou-me que o meu bisavô se chamava Joaquim Piteira e estava casado com a minha bisavó de nome/apelido Verdiana. Já agora pergunto-lhe se possui alguma informação relativa à origem dos Piteiras. Tenho um primo que também é Piteira, da parte materna e falou-me em origens espanholas. Por acaso sabe algo sobre isso?

Cumprimentos
António Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133182 | PMVMAC | 05 nov 2006 20:07 | Em resposta a: #133172

Caro António,

Disse-me que é neto paterno de Joaquim António Piteira, do Foro, mas esse sr era filho não do tio Joaquim e da tia Verdiana, mas sim do "tio António do Foro" e da mulher que se chamava Maria Rosa Romão. Encontrei também aqui umas escrituras de venda do Foro que Joaquim António Piteira faz ao tio Manuel, rpesumo que este Joaquim seja o seu avô. Ele também é mencionado no testamento do tio Manuel, que tenho em minha posse.
Tenho que o seu avô Joaquim António era casado com Maria Joana Berrucho Canário, filha de Manuel Joaquim Canário e de Maria Joaquina Berrucho [da família Berrucho também tenho muitas genalogias]. Confirma-se?
De facto o tio Joaquim e a tia Verdiana tiveram um filho que também se chamou Joaquim António Piteira, mas esse morreu com trinta e poucos anos no estado de solteiro, portanto não me parece que seja esse o seu avô. A confusão gera-se porque quase todos os Piteiras eram Joaquim António ou André Joaquim...
Como é que me diz ser bisneto do tio Joaquim e da tia Verdiana?
E o seu avô materno, sabe de quem é filho?
Eu tenho inúmeros dados da nossa ascendência até ao sec. XVI e, ao contrário do que diz, são alentejanissimos, aliás, é sabido entre os genelogistas que esta família Piteira é das mais antigas famílias de lavradores que há registo na região de Évora, isto pode dizer-se com toda a segurança. Descendem dum casal chamado João Vidigal de Carvalho e da sua mulher e prima D. Josefa Maria Piteira Vidigal, ele foi capitão-mor de Arraiolos no sec XVII e esteve na Batalha das Linhas de Elvas, onde se destacou com muito valor. A sua descendência usou os apelidos Piteira Vidigal até que o meu 5º avô e seu 4º avô, chamado Bernardino José Piteira de Sousa Vidigal foi para Machede, como lavrador da Coberta e do Foro, e os seus filhos abandonaram o apelido Vidigal ficando apenas Piteira.
Para poder, porém, fornecer-lhe dados tenho que perceber como encaixa na família.

Pergunte ao seu pai se não conheceu o meu bisavô José Piteira Baptista, que nesse caso seria primo direito do seu avô. Ele viveu sempre na Casa Grande com a mãe viúva que morreu na década de 60 e era portanto tia do seu avô, chamada Margarida. O meu avô teve três filhas que estudaram em Lisboa e só uma voltou para o Alentejo que foi a mais velha, a minha avó Francisca, que depois de casada com o meu avô António Sertório Amaral de Carvalho viveram em Machede, no Monte das Romeiras e depois na Gramaxa, até que nos foi ocupada no 25 de Abril. O meu pai também foi criado na Casa Grande de Machede onde passou a sua juventude em casa dos avós [c. 1960] e ainda conheceu o tio Joaquim do Foro. Provavelmente foram tudo gente que se conheceu bem, dado este parentesco tão próximo. Que idade têm os seus pais?

Tenho também retratos desta gente, incluindo do Joaquim do Foro, se estiver interessado arranjo-lhe uma cópia e envio-lhe tudo por mail.
Para melhor falarmos dou-lhe já então o meu e-mail:
pedro_miramaral@hotmail.com

Abraço,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133190 | ant.perestrelo | 05 nov 2006 21:15 | Em resposta a: #133157

Caro Pedro,
Já conhecia quase tudo o que me disponibilizou, mas agradeco-lhe na mesma. O Manuel da Rocha Frade, casado com D.Antónia de Abreu, era filho de Francisco Rebelo, meirinho da Ordem de S. Bento de Avis, e de D. Mariana Mascarenhas ,natural de Fronteira.O apelido Frade vem de Fronteira, penso que não tem nada a ver com o Alandroal.O outro casado com D.Maria Micaela, é da mesma família,mas agora não tenho presente o parentesco. Ele tem um filho António José Rebelo Mascarenhas, e uma filha D.Clara Micaela Mascarenhas da Silveira c.c. José de
Sousa Campelo e tiveram somente uma filha. Se quiser mais informações deste casal posso enviar-lhos.
Esta senhora que refere, D.Antónia Maria Vidigal da Silveira Mascarenhas,desconhecia completamente e interessa-me muitíssimo. Descende dela?

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133193 | ant.perestrelo | 05 nov 2006 21:20 | Em resposta a: #133190

Os Frade/Mascarenhas da Silveira são de Avis, não de Fronteira.
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133196 | PMVMAC | 05 nov 2006 21:56 | Em resposta a: #133190

Caro António,

Tenho mais dados dispersos que vou ver se os acho. A D. Antónia Maria Vidigal da Silveira Mascrenhas não sei de quem fosse filha, nunca descobri, porque quando ela casa com o Miguel Segurado era já viúva e no registo não diz os pais. Penso que não tiveram filhos, ele teve 1 filho doutro casamento chamado António Tomás Pinto Segurado, cuja viúva, D. Maria Isabel Josina, casou com o meu antepassado, por sinal já falado neste tópico de Piteiras, André Joaquim Piteira de Sousa Vidigal.
Por sua vez o Miguel Segurado é filho de António Tomás Segurado, Provedor da Misericórdia de Arraiolos, Verador, etc etc, e da judia D. Luísa Maria Josefa da Silveira. Este António Tomás é irmão da minha antepassada D. Rita Catarina de Mira Segurado.
Como a D. Antónia era do Alandroal e os apelidos que usou encaixam com a família de João Estêves Vidigal [ou Piteira] e da D. Antónia Joana de Abreu, por isso sempre pensei que fosse talvez neta desse casal, mas nunca consegui consultar os registos paroquiais do Alandroal...

Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133218 | ant.perestrelo | 05 nov 2006 23:23 | Em resposta a: #133196

Caro Pedro,

Mais uma vez obrigado. Vou ver oque encontro nos paroquiais do Alandroal e tentar descobrir o primeiro casamento.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#133410 | ant.perestrelo | 07 nov 2006 19:25 | Em resposta a: #133157

Caro Pedro,
Consultei hoje o óbito da D.Antónia Maria Vidigal da Silveira Mascarenhas e é referido que ela era de Évora. Diz também que fez testamento.
Na mensagem que escreveu diz que ela era natural do Alandroal. Posso-lhe perguntar de onde tirou essa informação?
Procurei o testamento mas não encontrei. Vou ainda tentar os notariais.
Também vi os livros de casamentos das freguesias da cidade de Évora mas não encontrei o primeiro casamento. Há uma falha numa freguesia entre 1776 e 1781. Com muito azar poderá ter-se casado nestes anos.
Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134176 | PMVMAC | 15 nov 2006 15:34 | Em resposta a: #133410

Caro António,

Desculpe-me só agora responder-lhe. Cheguei à conclusão que estivemos simultâneamente no ADE, pelas suas requisições, pena que não tivesse percebido a tempo, para falarmos melhor desta história dos Vidigal da Silveira Mascarenhas. Passei a semana passada em Évora a fazer investigação, mas não toquei nesta gente, porque ando dedicado a outras gentes e não tive tempo.
Pode informar-me do óbito da D. Antónia?
Para lhe ser sincero não sei precisar-lhe donde recolhi a informação que ela era do Alandroal, nem tão-pouco tenho o 1º casamento, apenas sei que o primeiro marido Pedro Rodrigues Vieira era Almotacé da Câmara de Évora [pelouro da higiene]. Procurou filhos dela e do António Tomás Segurado?

Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134238 | ant.perestrelo | 16 nov 2006 00:14 | Em resposta a: #134176

Caro Pedro,
Realmente foi uma pena termo-nos cruzado no arquivo sem termos conhecimento um do outro. A D. Antónia faleceu na freguesia de S.Mamede, moradora na rua da Corredoura,em 8 de Julho de 1785, natural de Évora. foi sepultada na igreja de S.Domingos, e fez testamento.
Já procurei o testamento e não o encontrei. No entanto, encontrei o testamento do primeiro marido, do Pedro Rodrigues Vieira, que fez testamento em 2 de Maio de 1778 e faleceu em Julho desse ano. Era morador na rua da Corredoura, èvora. O testamento refere que era cirurgião curativo da cidade de Évora.Não menciona filhos. Refere nome de irmãos e sobrinhas.Taambém diz que é de idade avançada. não consegui encontrar o casamento dele mas tentar ver datas anteriores ás que vi .
Também procurei filhos da D.Antónia com o Miguel Segurado mas não encontrei nenhum na freguesia de S. Mamede, onde está registado o óbito. Parece-me que o Miguel Segurado foi viver para a casa dela na dita rua da Corredoura.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134246 | PMVMAC | 16 nov 2006 00:45 | Em resposta a: #134238

Caro António,
Anoto as informações que me dá e que desconhecia. Conheço a Rua da Corredoura, tem várias casas boas, fico curioso em sabr onde viveriam eles. Consegui identificar muitas das casas das pessoas do sec XIX hoje em dia em Évora. Deixo-lhe o meu e-mail, também queria o seu para lhe enviar o que tenho do António Tomás Segurado. É: pedro_miramaral@hotmail.com. Corresponde também ao messenger, se quiser falar por lá adicione-me!

Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134290 | JCC | 16 nov 2006 12:05 | Em resposta a: #134246

Caro Pedro

Tenho curiosidade sobre a identificação de casas que possue. Pode conhecer-se ou ainda está para publicação?

Claro que me interessam principalmente as relacionadas com os Fernandes e com os Sousa Mattos, para valém das óbvias (R. do Raimundo, onde moro, Praça do Giraldo, Rua do Paço, Horta da Porta).

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134359 | PMVMAC | 16 nov 2006 18:51 | Em resposta a: #134290

Olá João!

Tentei encontrar, através das descrições prediais, as casas em questão, através de confrontações e das localizações mencionadas, e através de entrevistas. Em cada capítulo [até +/- 1900] ponho em destaque as aquisições, vendas, transferências de propriedade, doações, heranças, etc. Tento assim apresentar, sempre que possivel, listagens do património das famílias em questão. Em muitos capítulos faço resumos históricos das herdades e, em alguna casos, das casas em que eles viveram e dos bens móveis [mobiliário/ouro e prata/gados/géneroas, etc] - elementos estes de grande valor, na minha opinião, para avaliar o estilo de vida e a organização doméstica das Casas. Apresento fotografias de Montes e casas. Algumas destas famílias que viviam na cidade já lá estavam no séc. XVIII e viveram em casas bem conhecidas em Évora.
Queria ainda dizer-lhe que neste estudo incluo também muitas famílias de Arraiolos, entre elas os Rosado, seus antepassados pelo lado Saturnino, e as famílias com eles aparentadas por este ramo. A casa dos Saturninos em Évora já tenho indicação de onde seria mas ainda não a procurei. Tem conhecimento dela?Terá o João alguns retratos desta família que eu pudesse publicar? Não sabia que estava a viver em Évora, nesse caso quando aí for podemos combinar qualquer coisa e falamos sobre isto tudo!
Vou assim deixo-o curioso até que isto tudo venha a lume!!! [hehehe] Espero dar-lhe então algumas novidades!

Abraço,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134374 | RCR | 16 nov 2006 20:16 | Em resposta a: #134359

Olá Pedro
Quem ficou agora curiosa fui eu. Já tem data para a publicação da sua obra?
A proposito de casas, aconteceu uma coincidência engraçada: quando obtive a certidão de óbito do meu bisavó Manuel Ramos, verifiquei que ele tinha morrido na mesma casa em que a minha irmã Joana vivia naquela altura, na Rua Conde da Serra da Tourega, mas que era agora propriedade da família do meu cunhado João.
Bjs
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134376 | RCR | 16 nov 2006 20:19 | Em resposta a: #134290

João,
Acho que me enganei na direcção da mensagem anterior, mas fica tudo entre conterrâneos.
Bjs
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134394 | PMVMAC | 16 nov 2006 22:01 | Em resposta a: #134374

Olá Rita!

Já a não via por aqui há algum tempo! A publicação ainda não tem data de lançamento, por mais que eu esteja a trabalhar nisto quase dia e noite... Mas deixe que assim que estiver digo-lhe alguma coisa com o maior gosto!
O meu estudo diz respeito a famílias de lavradores alentejanos, por isso não trato necessariamente a sua família Ramos mas sim alguns "ramos" [passo a expressão], que se cruzaram com famílias tratadas, como é o caso dos Ramos de Figueiredo ou dos Cordeiro Ramos. Tenho também um primo da minha avó, Mário Piteira Calhau, casado com a sua tia Aurora Cabeça Ramos. Não sei se já tinhamos falado destes..., que aliás enquadram bem no assunto inicial do tópico.
Tem por acaso algum retrato de gente destas famílias que me possa arranjar cópia?
A história que refere da casa é engraça, eu conheço a casa em questão, pois cheguei lá a entrar, mas desconhecia isso que me conta e que é bastante curioso.

Beijinhos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134421 | PMVMAC | 17 nov 2006 01:05 | Em resposta a: #134374

Rita,

Cá estou eu mais uma vez. Conhece os nomes António Joaquim Ramos e Maria Constança Ramos? Penso que esta senhora era casada com António Joaquim Afonso Peres. Sei que ela viveu em Évora e era prop. da Herdade do Covão.
Penso que seriam ambos filhos de Bernardino Ramos e de Mª da Conceição Ferreira Ortigueira. Sabe alguma coisa?
Beijinho,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134428 | RCR | 17 nov 2006 08:02 | Em resposta a: #134421

Pedro,
Nunca ouvi falar.
Sei que Bernardino Ramos e Maria da Conceição Ferreira Ortigueira tiveram pelo menos 6 filhos, mas lembro-me de o meu pai dizer que 3 tinham vindo para o Alentejo - o terceiro não casou e sei que faleceu em Évora, mas não me lembro agora do nome. Vou tentar ver se cosigo o nome.
Quanto à minha tia Aurora e ao tio Mário Piteira Calhau não tenho nenhuma fotografia, mas a minha prima Teresa (Cabeça Ramos Calhau de Sousa Nunes) tem de certeza. Ela vive em Montemor e tem filhos mais ao menos da sua idade, talvez o Pedro conheça algum (um deles está aqui na BD). Ou fale com ela, é uma pessoa extremamente acessível.
Bjs
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134436 | JCC | 17 nov 2006 11:33 | Em resposta a: #134359

Caro Pedro

Acasa que refre, dos Saturninos,onde viveu a minha tia avó Maria José Saturnino e que era de seus pais, fica no largo da Porta Nova, nº 10. Esta minha tia deixou-a aos Salesianos, de quem sempre foi uma grande benemérita. Aliás a própria Livraria Salesiana, ainda construída em sua vida, foi tanbém por ela cedida e construída nos baixos da casa.

Quanto aos Rosados, ainda estão na família 3 Herdades que vieram deste lado: a Amendoeira (de Montemor), que fica na estrada para Évora, pratricamente à sída de Montemor, a Amendoeira (da Graça), na freguesia da Graça do Divor, e a Herdade dos Cinco Soldos, no Sabugueiro, que faz extrema coma Comenda Grande, dos parentes Rosado Pereira.

Quanto aos retratos da família o que gostava? Tenho bastantes de Fernandes e alguns de lado Rosado Saturnino.

Mas despache-se com essa edição, por favor.

Abraços

João

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134440 | PMVMAC | 17 nov 2006 12:47 | Em resposta a: #134436

Caro João,

A morada que me indica corresponde realmente com a que tenho, não imaginava era que fosse essa casa. Interessante...
A Herdade da Amoreira de Montemor penso que viria do lado Sameiro, mas como tenho várias "Amoreiras" em Montemor, de presente, não sei ao certo qual será essa. Não tem outro nome [Amoreira d.....]?
O Monte dos Soldos aparece-me também algumas vezes em tocumentos muito antigos, não conhecia era a designação "Cinxo Soldos", aliás muito mais engraçada! Se alguma popriedade do concelho de Évora lhe interessar especialmente diga-me que vejo o que lhe consigo arranjar sobre ela!

No que respeita às fotos de família Rosado apenas tenho algumas coisas que "saquei" do site do parente Luís Rosado Pereira, mas que não ficaram de muito boa qualidade. Sabe se é ele que tem o retrato da D. Bernardina Angélica Vidigal careca? Esse retrato deve ser muito antigo, interessa-me especialmente conseguir imagens desta gente mais antiga e tudo o que respeite a Perdigões e Galegos.
Acerca desta Bernardina Angélica queria dizer-lhe: O marido da Bernardina Angélica era primo co-irmão da minha antepassada [2 vezes] D. Margarida Joaquina Pais Perdigão e Sousa, que foi 2ª mulher do seu tio José Piteira Vidigal. Este tinha antes sido casado com a D. Angélica Teodora Galego de quem tiveram D. Ana Angélica Teodora Piteira Galego, progenitora de todos os Fernandes.
Por sua vez a Bernardina Angélica e o marido António Rosado Galego Perdigão foram pais de João Paulo Perdigão, 1º marido da minha tia Maria Jacinta Amaral Mira
Uma irmã da D. Bernardina Angélica, chamada Maria Paula Vidigal da Silva casou com José Maria Gracês Queiroga, Presidente da Câmara de Arraiolos e prop. da grande casa da Praça, ao lado dos Bombeiros [que hoje é do Jó Vidigal Rodrigues], e que não sei se viria do lado Vidigal, visto que os Queirogas eram de Évora. Penso até que seria do pai da Bernardina Angélica e da Maria Paula, Francisco de Paula Vidigal, também ele Presesidente da Câmara de Arraiolos e que era neto do FSO João Piteira Vidigal, da Herdade do Carvalho.

De Maria Paula Vidigal foi filho outro José Maria Queiroga, casado com a minha tia Ana Isabel Amaral [irmã da Maria Jacinta]. Deste casal é descendente o cunhado da nossa conterrânea e confrade Rita Cabeça Ramos [Almodôvar Queiroga].


Do ramo Rosado Saturnino não tenho ainda nada. Não desenvolvo esta família até à actualidade porque sendo os descendentes Cordovil, esta família já está muito estudada, mas até esta ligação interesssa-me tudo.
Dos Fernandes tenho [para além de outras que não interessam agora] o retrato tirado na Horta da Porta com toda a família de Miguel Piteira Fernandes e Ana Sousa Mattos. Tenho também outra da tia Inácia e do Barahona. Possivelmente terá as duas... Portanto tudo o que tiver será útil para "compor" mais o texto.
Queria perguntar-lhe também se tem algumas notas genealógicas sobre os seus primos Charrua e sobre os Pimentel Fernandes. São dois capítulos que ainda não tenho muito completos no que respeita a actualizações.

E prometo que vou despachar-me [LOL], mas acredite que estou a trabalhar quase dia e noite...! Eu é que sou doido, se soubesse nunca me tinha metido nesta aventura sozinho, porque não é trabalho para uma só pessoa. A mim não me falta informação e o método, falta-me é mãos!!!! Mas a pressão sempre vai dando um certo ânimo de trabalho, que certos dias falta.

Abraço,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134443 | PMVMAC | 17 nov 2006 12:56 | Em resposta a: #134436

João,

Depois de lhe mandar a mensagem é que fui ver [erradamente]. Adianto-lhe que a Amoreira vai parar aos Saturnino porque D. Mariana Rosado Saturnino a herdou da sua tia Mariana Francisca Sameiro, viúva de José Maria Dinis Perdigão [tio dogrande José Maria Ramalho Dinis Perdigão] e que era dona não só da Amoreira como da Herdade do Carvalho e da casa da Porta Nova! Em 1890 esta senhora vivia nessa casa.
Abraço,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134456 | JCC | 17 nov 2006 14:26 | Em resposta a: #134440

Caro Pedro

A Herdade não é dos Cinxo Soldos mas dos Cinco Soldos (LOL). Toda a vida lhe ouvi chamar dos Soldos e só quando, em 1989, tive que fazer uma escritura, veirifiquei que esse não era o nome completo.

Qaunto a fotos tenho umas do avô Saturnino e da sua mulher, bem com da irmã destas que criou as sobrinhas após o seu precoce falecimento. Dos Fernandes tenho bastantes, algumas delas não identificadas. Lembro-me de um rupo tirdo na varanda da casa da R. Ancha (actual João de Deus) que tem, salvo erro o avô Manuel de Sousa Mattos e a avó Augusta do Rosário com filhos e, creio, netos. Tenho tb de Matias Piteira Fernandes e de Maria da Glória Sousa Mattos e muitas outras que poderemos ver um destes dias.

De Charruas tenho tudo e os Pimentel Fernandes posso arranjar o que me falta já que todas as três irmãs são solteiras e sg.

Tem razão quanto à Amendoeira, recordo-me ter o Pedro Sameiro me ter dito em tempos ser a propriedade que há mais tempo está na família. É pegada à Amoreira da Torre e foi cortada pela AE e pela estrada Évora Montemor.

Abraços

João

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134457 | JCC | 17 nov 2006 14:32 | Em resposta a: #134443

Pedro

Confirma-se o que lhe disse no email anterior. Quanto à casa não sabia mas a Herdade do Carvalho sim (também ela é hoje dos Salesianos). O que estranho é casa ter sido herdada pela minha avó, Mariana, e não por ela e pela irmã, Maria José, já que foi ela que lá viveu, ou pela sua mãe. Por outro lado, ao que creio, foi aí que viveram os meus bisavós, com ambas as filhas.

Abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#134469 | PMVMAC | 17 nov 2006 15:52 | Em resposta a: #134456

Caro João,

Sei que não é Cinxo Soldos, foi gralha, como passo o dia a escrever no pc chega a um ponto que já troco isto tudo... Tenho a indicação que a senhora Sameiro deixou como hereiras as sobrinhas, e era madrinha de D. Mariana Rosado Sameiro. Como se deu depois a divisão das propriedades estre elas não sei.
Tanto a Amoreira como o Carvalho eram Sameiro há algumas gerações. Agradecia-lhe muito se me pudesse enviar os dados dos Pimentel Fernandes e dos Charrua.
Quanto às fotos é questão de nos encontrarmos para ver isso quando eu for a Évora, talvez para a próxima semana. Com muito gosto posso falar-lhe mais destas minhas investigações e, se souber, exclarecer algumas dúvidas.

Abraço,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#135498 | PMVMAC | 26 nov 2006 15:19 | Em resposta a: #134428

Olá Rita,

De volta de Évora trago novidades:
Encontrei uma escritura datada de 19/12/1877 onde surgem como irmãos:
1) António Joaquim Ramos, solteiro, maior, proprietário, mord. na R. dos Mercadores;
2) D. Rosa Margarida Ramos, mord. R. dos Mercadores;
3) D. Maria Constança Ramos, mord. no Mosteiro do Bom Jesus de Viana;
4) José Joaquim Ramos, proprietário e mord. na R. Dos Mercadores.

Sei que a Maria Contança casou com António Joaquim Afonso Peres, de Évroa e não parecem ter tido filhos, pois dixaram herança a terceiros. Nesta altura já devia ser viúvo e recolhida no tal Mosteiro.

Pela data não é de descreditar que pudessem ser irmãos dos manos Ramos que pasaram a Évora.
Para já é só o que há.

Beijinho,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#135503 | RCR | 26 nov 2006 16:05 | Em resposta a: #135498

Olá Pedro

Obrigada pelas novidades.
É engraçado que me lembro de o meu pai se referir a uma casa qualquer na rua dos Mercadores, mas também sempre o ouvi dizer que tinham vindo de Gouveia 3 irmãos. Podia o meu pai não saber a história toda ou estes senhores de que fala serem familiares dos nossos manos Ramos e talvez a razão de terem elegido Évora, quem sabe.
Ainda não consegui encontrar o documento onde está o nome do 3ºmano Ramos, o que faleceu solteiro.
Já agora, e por causa de dois amigos meus - vai tratar algum ramo da família Rebocho e/ou da familia Vieira Lopes no seu livro?
Beijocas
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#135506 | RCR | 26 nov 2006 16:11 | Em resposta a: #135498

Pedro,
Lembrei-me agora que tenho a cópia de uma escritura do fim do século XIX, ou princípio do séc. XX da familia Cutileiro (compra de parte da muralha de Évora ao Ministério da Guerra) que obtive na TT. Se lhe interessar diga.
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#135556 | JCC | 27 nov 2006 00:50 | Em resposta a: #134469

Caro Pedro

Só hoje vi esta mensagem, n~

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#135561 | PMVMAC | 27 nov 2006 01:40 | Em resposta a: #135503

Rita,

Vou ainda tentar saber queme ram os pais destes Ramos, da próxima vez que for a Évora. Quanto à pergunta que me coloca, tenho 1 capítulo de Vieira Lopes, realmente, quem são os seus amigos?
Quanto a Rebochos são "aos magotes", porque era um nome muito comum no Alentejo. De onde são esses que em fala?
Beijo,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#135562 | PMVMAC | 27 nov 2006 01:42 | Em resposta a: #135506

Realmente é caapz de ser ineteressante a escritura que me fala. Por acaso tenho algumas pessoas do meue studo casadas com Cutileiros, para além de manter contacto com uma senhora dessa família que também está a fazer a genelogia da sua família. Se fizer favor arranje-me então isso!
Não sei se tem msn, mas era mais pratico falarmos por lá. O meu é pedro_miramaral@hormail.com.

Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#135576 | JCC | 27 nov 2006 11:14 | Em resposta a: #134469

Caro Pedro

Não percebo o que aconteceu à minha mensagem de ontem à noite, só apareceram meia dúzia de palavras.

O que eu dizia era que me seria fácil dar-lhe o que tenho sobre os meus primos Cardoso Charrua e que para os Pimentel Fernandes teria que ir casa das primas para actualizar os dados.

Quanto às fotos, como eu vivo em Lisboa, só vou a èvora de vez em quando, aos fins de semana. Tenho umas lá e outras cá. desorganizadas, mas podemos procurar e eu tenho facilidade em fotografá-las e convertê-las em jpeg. No próximo fim de semana deverei estar em Évora e, se lhe der jeito, podemotentar combinar qq coisa.

Abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#135587 | PMVMAC | 27 nov 2006 12:23 | Em resposta a: #135576

Caro João,

Também eu não percebi muito bem o que se estava a passar [lol].
Agradeço-lhe muito a disponibilidade! De facto eu vou na próxima 6ª para Évora, depois sábado vou para o monte lá em Serpa porque tenho o baptizado de um primo. Domingo estou em Évora novamente e passo depois lá a semana.
Fazemos como achar melhor: Évora ou Lisboa?
Obrigado!
Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#136162 | RCR | 01 dez 2006 11:31 | Em resposta a: #135561

Olá Pedro,
Peço desculpa pela demora.
Localizei o nome do 3º irmão Ramos - Francisco José Ramos.
Quanto ao meu amigo "Rebocho" só sei que é do ramo dos donos da farmácia Rebocho, penso que neto, por via feminina.
Os Vieira Lopes que me "interessam" descendem de http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=125940.
Não consigo de momento localizar a escritura de que lhe falei. Sei apenas que foi realizada a 20 de Novembro de 1911, a favor de Domingos António Cutileiro - se for do ramo que lhe interessa diga, talvez consiga mais elementos.
bjs
Rita
(só os meus filhos é que tem msg e eu estou com problemas no outlook)

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#136175 | PMVMAC | 01 dez 2006 15:59 | Em resposta a: #136162

Olá Rita,


Vou daqui a nada para Évora e ver então o que lhe descubro acerca do Francisco José Ramos.
Quanto aos Rebechos da farmácia, são Rebocho Paes, mas penso que são dos Rebocho Paes da zona do Cano, Sousel... Desses tenho dados mas não me interessam especialmente por hora.
Quanto aos Lopes, descendem, se reparar na base de dados, de José Lopes Coelho e de Ana Rosa Varela, a qual era descendente por varonia dos Galegos que estou a estudar, como tal tudo o que lhes disser respeito me interessa.
Curiosamente será o cap. dos Santa Bárbara que tenho mais incompleto, porque ainda é muita gente e não conheço ninguém que me facilite a actualização desses dados. Conhece alguém desta família que me possa dar o contacto?
Acerca dos Cutileiro o nome que me indica não me diz nada, mas vou dar a referência à D. Henriqueta Cutileiro, descendente desta família e que a está a estudar, que demonstrou curiosidade em saber exacatmente do que se trata. Se entretanto encontrar referência do documento em questão diga-me qualquer coisa sff!

Beijinhos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#136177 | RCR | 01 dez 2006 16:24 | Em resposta a: #136175

Pedro,
Vou tentar pô-lo em contacto com um dos Santa Bárbara, deixe-me falar primeiro com ele. De qualquer forma, e salvo erro, o casal Santa Barbara - Vieira Lopes só tiveram um filho e consta aqui na BD já toda a descendência.
A escritura de que lhe falei foi publicada em folha apensa ao Diário de Governo de 20 de Novembro de 1911 portanto penso que é fácil consultar em qualquer biblioteca. Pensava que já tinha identificado a área de que eu falava: portão da muralha, que dá para a estrada da circunvalação.
Bjs
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#136179 | PMVMAC | 01 dez 2006 16:31 | Em resposta a: #136177

Rita,

Agradecia-lhe esse contacto. Aponto então a data da escritura que darei à senhora.
Quando me falou na escritura imaginei logo que fosse essa parte da muralha, vulgo "cerca de Santa Mónica", até porque não heveriam muitas mais hipoteses. Na altura até falei isso com a D. Henriqueta Cutileiro.
Mais uma vez obrigado!
Bj.
[parece que estamos a falar em tempo real, quase substitui o MSN lol]

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#136952 | PMVMAC | 11 dez 2006 17:17 | Em resposta a: #135506

Olá Rita,

Já consegui comprovar a história dos manos Ramos, realmente são tdoos irmãos e todos viveram na Rua do Raimundo, provavelmente com os pais Bernardino Ramos e D. Maria da Conceição Ramos:

1) António Joaquim Ramos, solteiro, maior, proprietário, mord. na R. dos Mercadores;
2) D. Rosa Margarida Ramos, mord. R. dos Mercadores;
3) D. Maria Constança Ramos, mord. no Mosteiro do Bom Jesus de Viana;
4) José Joaquim Ramos, proprietário e mord. na R. Dos Mercadores.
do Raimundo. C.c. D. Antónia Peres. S.g. Peres Ramos
5) Augusto José Ramos, c.c. D. Ana Cordeiro Vinagre

Pode apontar!!! :)

Beijo,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#137002 | RCR | 12 dez 2006 09:22 | Em resposta a: #136952

Olá Pedro
Muito obrigada. Grandes novidades me dá - a tradição oral familiar era outra bem diferente.
Veja o seu hotmail - enviei-lhe há uns dias o contacto combinado.
bjs
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#137020 | PMVMAC | 12 dez 2006 12:54 | Em resposta a: #137002

Rita,

Estou a tentar descobrir descendência dos Peres Ramos, caso ela ainda exista, pois a senhora Peres que lhe falei pertente a uma família que entra no meu estudo.
Já tive oportunidade de ver o mail que me enviou com o contacto. Muito obrigado! Contacto o senhor assim que puder.
Beijo,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#235903 | maria16 | 07 ago 2009 14:01 | Em resposta a: #131957

Boa tarde,

Eu gostava de saber se alguém tem informação sobre a família Piteira de Cabrela, mais propiamente de um João Tomáz Piteira, que terá sido casado com uma Senhora D. Maurícia, cujo o apelido não me recordo. Sei que João Tomáz Piteira tinha pelo menos uma irmã. Esse Senhor viveu no século XIX, final, no tempo do Rei D. Carlos, em bora julgo que fosse mais velho que o Rei.

Obrigada.

Maria Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#286209 | Rosadelli | 01 set 2011 22:46 | Em resposta a: #133182

Caro Pedro.

Também eu tenho muitos ascendentes na zona de Arraiolos e Montemor-o-Novo, e após a leitura deste tópico, e com alguma informação que encontrei na internet, fiquei curioso para saber se o seu livro que vi no seguinte site:

http://www.inventarioaevora.com.pt/newsletter/05/index.html#06

"Estudo sobre famílias de lavradores alentejanos" já saiu do prelo, tenho naturalmente interesse em ler a sua investigação.

Cumprimentos.

Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#286237 | luisjrm | 02 set 2011 12:18 | Em resposta a: #235903

Cara Maria Rebelo

com um pouco de atraso, agora e que reparei na vossa mensagem. Não sei se ainda tem interesse mas o João Thomas Piteira que refere foi Lavrador e um dos maiores Propriatarios de Canha e faleceu em 1905, casou duas vezes a 1ª com a ref. Dª.Mauricia de Sousa (de familias de Mora) e a 2ª com sua ainda parente Dª.Maria Joaquina Correia Piteira.
Era filho do Capitão Mor de Canha e tambem Provedor da Misericordia Narcizo Thomas Piteira e de Dª.Ana Theodora Ferreira. João thomas Piteira e tambem irmão de Antonio Thomas Piteira que acho que tera sido Notario e imão tambem de Dª. Maria Piteira que se casa com o ultimo Presidente da Camara de Cabrela Jeronimo Joaquim Correia, este ultimo filho do Capitão Isidoro Manuel Correia e de Maria Joaquina e neto paterno de Jose Ferreira Homem, Curador Geral de Orfãos, Juiz Ordinario em Cabrela.
Dª.Maria Joaquina Correia Piteira era neta de Jeronimo Joaquim Correia e de Dª.Maria Piteira e portanto bisneta materna do Capitão Narcizo Thomas Piteira e bisneta paterna do Capitão Isidoro Manuel Correia.
E pena não estar mais estudado este apelido Piteira ate para ver se tem algo que ver com os outros do mesmo apelido que viveram na zona de Arraiolos.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#286458 | maria16 | 04 set 2011 19:29 | Em resposta a: #286237

Caro Luís,

Não imagina a surpresa e emoção que senti ao receber a sua mensagem. São as minhas raízes. Há tanto tempo que tinha deixado no ar a minha pergunta, que perdi a esperança de alguma vez alguém me responder. Agradeço o tempo que dispensou, mas deixa-me ainda mais curiosa. Não querendo abusar do seu tempo, mas são as minhas raízes...Tem conhecimento de mais ascendentes e dos pais e irmãos de D. Maria Joaquina Correia Piteira? Sabe por acaso se esta familia tem filiação directa com um Diogo Piteira que comandou uma das naus que partiu para a india?. Por último, por acaso também pertence à familia?

Grata pela atenção dispensada.

Maria Piteira Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#286476 | luisjrm | 04 set 2011 22:48 | Em resposta a: #286458

Cara Maria

não descendo directamente da familia, tive uma Avo que foi casada com um dos descendentes destes Piteiras do ramo de Cabrela, resultando que por curiosidade foi recolhendo alguns dados que me possibilitaram mencionar o que lhe referi na minha anterior mensagem.
Em relação a D.Maria Joaquina Correia Piteira e filha de Jose Piteira Correia e de Antonia Joaquina, neta paterna de Jeronimo Joaquim Correia e de D. Maria Piteira, bisneta paterna de Cap. Isidoro Manuel Correia e de Maria Joaquina e bisneta materna do Capitão Narcizo Thomas Piteira e de D. Ana Rosa.
Tenho nas minhas notas de mais um irmão, Jeronimo Thomas Piteira que se casou com Barbara Maria.
D. Maria Joaquina Correia Piteira foi baptizada em Cabrela a 214-1685 e casou com o seu ainda parente João Thomaz Piteira filho do Cap. Narcizo ja ref.. e de sua 2ª mulher D.Ana Theodora.
(ja viuvo de Mauricia), apos o falecimento de João, casa 2ª vez com Thomaz Boleto Ribeiro Martins, de familias abastadas de Canha, faleceu viuva em 1936.
Fiquei curioso tambem quando refere Diogo Piteira que desconhecia, se a Maria quizer partilhar ou desenvolver eu agradeço.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#286635 | maria16 | 06 set 2011 18:50 | Em resposta a: #286476

Caro Luís,

Obrigada por me responder. Todos estes nomes e dados ainda estou a processar com grande emoção. O irmão de Maria Joaquina Piteira, Jerónimo Thomaz Piteira é meu bisavô, do segundo casamento, por óbito da primeira mulher que mencionou, com Francisca Nunes Piteira. as histórias da família tem passado de boca em boca. Porém, pouco sabíamos para além do tio João Thomaz e da Tia Maria Joaquina, para não dizer quase nada. Há, porém, uma história que ouvi relativa a um Piteira que terá comandado um desses navios, ou terá sido seu piloto, pelos conhecimentos na arte de marear. Contudo, já ouvi outra versão que esse era o ramo de évora. o que é facto é que em tempos encontrei na internet uma descrição que refere um Diogo Pereira ou Piteira que pilotou ou comandou uma das naus. Por outro lado, encontrei vários apelidos Piteira, cavaleiros da Ordem de Santiago, castelo de Palmela. Não esquecer que esta ordem detinha praticamente as terras de montemor, vendas novas e arredores. Se há alguma ligação, não sei, não tenho nenhuma informaão, nada chegou até aos nossos dias.

Por acaso não tem mais datas, nem o nome dos pais de Narciso Thomaz Piteira e mulher e por aí. Como pode calcular os dados que me forneceu foram importantíssimos, só os conseguiria obter depois de muito tempo, o que neste momento não disponho. São os meus antepassados, fiquei a saber os nomes dos meus avós para trás do meu bisavó Jerónimo, pode calcular a emoção.

Obrigada. Infelizmente não tenho muito mais informação concreta, mas uma curiosidade imensa...Espero continuar a partilhá-la.

Cumprimentos.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#286719 | luisjrm | 07 set 2011 18:21 | Em resposta a: #286635

Cara Maria

compreendo a vossa emoção, mas sobre os ascendentes do Cap. Narcizo não tenho mais informação alem da que ja lhe referi. Não foi possivel desenvolver mais na altura.
Do Capitão Isidoro Manuel Correia por certo a Maria ja tera visto os vossos ascendentes aqui no geneall, por isso muito pouco posso acrescentar. Mas posso ainda referir que o Cap. Isidoro morava na Herdade do Paço em Cabrela, foreira a Real fabrica do Convento de Palmela, e seu Pai Jose Ferreira Homem foi Curador Geral de Orfãos, Juiz Ordinario e ainda Cirugião.
O Avo paterno do Cap. Isidoro, Francisco Homem Coreia foi um dos Fundadores da Confraria do S. Sacramento de Nossa Sr.ª do Rosario da Matriz de Cabrela no ano de 1705.
Sobre os Piteiras estou a recolher dados na zona de Evora para ver se e possivel estabelecer alguma ligação a estes em causa.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#286744 | maria16 | 07 set 2011 21:36 | Em resposta a: #286719

Caro Luís,


Ontem tentei verificar se algum dos nomes que me deu estariam na geneallnet e encontrei o Capitão Isidoro Manuel Correia casado com Maria Joaquina de S. José, os nomes que me deu. No entanto, apenas aparece uma filha Felizarda Joaquina Correia. Significa que era irmã de Jerónimo Joaquim Correia, último Presidente da Câmara de Cabrela, avô de Maria Joaquina Correia Piteira. Estarei enganada? Havia mais irmãos? Sabe porque não aparece pelo menos o outro filho?

Agradeço a sua disponibilidade, muito obrigada pela sua atenção.

Cumprimentos.


Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#286749 | luisjrm | 07 set 2011 22:18 | Em resposta a: #286744

Cara Maria

de facto Felizarda Joaquina Correia referida e irma de Jeronimo Joaquim Correia ( ambos filhos do Cap.Isidoro e de sua esposa Maria joaquina), so tenho conhecimento destes dois filhos. Quanto a não aparecer no Geneall não serei a pessoa mais indicada para lhe responder mas acho que este não aparece porque ninguem o introduziu na base de dados. Julgo que para publicar esses dados e necessario pagar uma joia anual.
Na minha mensagem anterior não referi que Jeronimo Joaquim Correia e D.Maria Piteira foram pais tambem (alem do vosso Avo Jose Piteira Correia), de Maria Joaquina Correia Piteira que se casou com Manuel Duarte Lavrador e natural de Palma/ Alcacer do Sal.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#287166 | maria16 | 13 set 2011 10:05 | Em resposta a: #286749

Caro Luís,

Agradeço mais uma vez a sua ajuda. Fiquei, no entanto, curiosa, Maria joaquina Correia Piteira que casa com Manuel Duarte Lavrador, irmã de José Piteira Correia, pai do meu bisavô Jerónimo, tem o nome igual à sobrinha ?


Cumprimentos.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#287203 | luisjrm | 13 set 2011 20:38 | Em resposta a: #287166

Cara Maria

efectivamente tem o mesmo nome, talvez uma homenagem de familia? (digo eu), a 1ª Maria Joaquina faleceu muito nova ( 31 anos) apos enviuvar Manuel Duarte casa mais duas vezes, a 2ª com Maria Antonia filha de Antonio Joaquim de Castro (Alcaçer do Sal) e a 3ª com Maria Luisa, sendo esta ultima irma de Jose Ferreira Homem.
O Ferreira Homem referido não sei se sera o Pai do vosso Avo Cap.º Isidoro?,


Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#287245 | maria16 | 14 set 2011 09:09 | Em resposta a: #287203

Caro Luís,

Muito obrigada. Esta tia Maria Joaquina que faleceu com 31 anos, teve filhos?
Por acaso não me saberá dizer se o meu bisavó Jerónimo, filho de José, sobrinho desta Maria Joaquina, para além da outra Maria Joaquina sua irmã, teve outra irmã ou irmão segundo creio, que teve pelo menos uma filha?
Julgo que essa Maria Luísa que refere como 3.º mulher do marido da tia Maria Joaquina dificilmente é irmã do meu avô lá para trás José Ferreira Homem mesmo que fosse muito nova, não haverá um hiato muito grande entre gerações?

Cumprimentos.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#287260 | luisjrm | 14 set 2011 12:19 | Em resposta a: #287245

Cara Maria

o casal Manuel Duarte e Maria Joaquina tiveram pelo menos um filho Manuel Duarte Piteira. Quanto a 3ª mulher eu na altura tambem me pareceu na questão da data um pouco desajustada, mas so com mais dados e que sera possivel esclarecer o mesmo, de qualquer forma devera ser pelo menos parente muito proximo do outro uma vez que tem o mesmo nome.
Quanto a mais descendentes do seu Bisavo Jeronimo não lhe sei responder.
Não sei se a Maria ja viu na Internet um texto, ou uma lista muito interessante, referente a todos os menbros da Santa Casa da Misericordia de Canha, neste aparece o nome do seu Bisavo Jeronimo Thomas Piteira, tambem o nome do Cap.º Narcizo Thomas Piteira e o de seu filho João Thomas Piteira. Aparece ainda o nome de Antonio Thomas Piteira que acho que deve ser outro dos filhos do Cap.º Narcizo.

Cumprimentos,
Luis


[PDF]
ANEXO 3 – MESÁRIOS

www.scmcanha.pt/ficheiros_ ...
Adicionou +1 publicamente. Anular
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
1906-1907255. Manuel José Salgueiro. “ António Boleto. Ferreira de Mira. 1907- 1908256. Jerónimo Tomás Piteira. “ “257. 1908-1909. Manuel José Salgueiro ...

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#287650 | maria16 | 20 set 2011 18:11 | Em resposta a: #287260

Caro Luís,

Obrigada pela dica. Não me tinha ocorrido visitar o site. foi com surpresa que encontrei tantos nomes, até mais recentes do meu tio avô João Tomás Piteira. Julgo que será ele pela data e de um outro tio por casamento. Mais uma descoberta, que muito agradeço.
Por acaso não saberá qual a profissão de José Piteira Correia, pela sua informação pai do meu bisavô Jerónimo Thomaz Piteira?. Nem data de nascimento, batismo ou casamento?

Muito obrigada.
Cumprimentos.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#287659 | luisjrm | 20 set 2011 20:44 | Em resposta a: #287650

Cara Maria

em relação ao seu Avo Jeronimo não tenho infelismente nenhuma dada que lhe possa referir.
Quero tirar alguns dados do Arquivo quando for possivel, se aparecer algum dado relevante eu comunico-lhe.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#287978 | maria16 | 26 set 2011 14:08 | Em resposta a: #287659

Caro Luís,


Por acaso sabe onde posso procurar os antepassados do meu avô Narcizo Thomaz Piteira? O Arquivo que refere é a Torre do Tombo, ou o de Évora ou Setúbal? E qual será o melhor caminho? Como encontro uma "certidão" de nascimento ou a de casamento, melhor dizendo dos registos paroquiais? Esta é melhor dar-me-á 4 ascendentes! Por acaso não terá referências dos livros?
Cumprimentos!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#287987 | luisjrm | 26 set 2011 19:03 | Em resposta a: #287978

Cara Maria

o casamento de Narcizo Thomas Piteira deve estar no Arquivo de Setubal, uma vez que este deve ter casado em Canha, a Maria pode pedir ao Arquivo o registo de casamento, mas talvez seja melhor pedir o registo de baptismo da filha Maria Piteira ,neste registo devera aparecer informação sobre os Avos paternos e maternos. Não tenho referencia aos livros mas a Avo Maria Piteira deve ter sido baptizada antes de 1815, porque se casou antes de 1833 com Jeronimo Joaquim Correia.
O Cap.º Narcizo tera nascido pelas minhas contas antes de 1795. Sobre os Avos de Cabrela estes registos ja estão no Arquivo de Evora.

Cumprimentos
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#290015 | maria16 | 27 out 2011 18:09 | Em resposta a: #287978

Caro Luís,

Foi com alguma surpresa que constatei que o meu antepassado Jerónimo Joaquim Piteira já se encontra referenciado como filho de Isidoro Manuel Correia e de Maria Joaquina de São José e irmão de Felizarda Correia, bem como o seu casamento com Maria Piteira, de Canha.
Por outro lado, descobri que figuram quer Isidoro Manuel Correia como Narcizo Thomaz Piteira no Livro de Ordenanças e Milicias, segundo site da biblioteca geneológica de Lisboa. Agora só tenho que o procurar, encontrar e pesquisar.

Cumprimentos.
Maria Piteira

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#290029 | luisjrm | 27 out 2011 20:43 | Em resposta a: #290015

Cara Maria

não recebi a vossa mensagem via mail mas julgo que me e dirigida, constato com satisfação pelo que me reporta que os dados ja constem do mesmo.
E meu desejo tambem que tenha sucesso nas vossas pesquisas e que quando e se entender tambem aqui no Forum as possa partilhar.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#311596 | maria16 | 09 ago 2012 14:33 | Em resposta a: #290029

Caro Luís,


Há algum tempo que não tenho intervido neste fórum, mas tal não é sinal de me encontrar distante deste assunto. Na realidade, dediquei-me à pesquisa deste tronco da familia Piteira e estou a chegar a algumas descobertas engraçadas, para além de ter encontrado o rasto/nome de parte dos meus avós. Não posso esquecer que sem o seu input se calhar não tinha conseguido chegar onde cheguei. Reparei também que alguns dos avós que referiu foram posteriormente referenciados neste site. Há, no entanto, uma correção a ser feita a tia Maria Joaquina correia Piteira o nome está completo quando seguimos a linha dos pais. Não há nessa linha relação com o marido João tomás Piteira. Na linha do marido há referência ao casamento com Maria Joaquina, mas sem ligação à outra linha, e o nome não está completo. Aparece apenas Maria Joaquina Correia e não Maria Joaquina Correia Piteira como devia ser. Posto isto deixe-me avançar com algumas das minhas descobertas. Dado o tronco dos Correa de Cabrela já esrat aqui identificado, faltava descobrirmos os pais de Narcizo Thomas Piteira, capitão-mor de Canha e da sua primeira mulher, Anna Rosa, os quais são pais da minha avô Maria Piteira. Devo dizer que no site consta o nome de Anna Rosa como Anna rosa Teodora Ferreira e não é verdade. São duas pessoas diferentes. Anna Rosa foi a primeira mulher e Anna Teodora a segunda mulher. Foi ainda casado em 3ª núpcias com Maria José amélia Frazão no final da sua vida. Esta, natural de Setúbal, casou já viúva, aos 34 anos com João, filho de Jacinto Mendes ribeiro Martins, natural da freguesia de Santo Estevâo, concelho de Benavente.
Ora, a Anna Rosa, minha avó, é filha de Narcizo MArtins de Mira e Maria Mendes Teixeira, também chamada Maria Vaz?, naturais de Canha. Por sua vez, Narcizo Martins de Mira é filho de Gregório Pereira de Arez, também foi provedor da misericórdia de Canha, bem como o seu filho, e Mónica Ferreira, naturais de Canha. Maria Mendes Teixeira é filha de Manuel Vaz Ferreira e Rosa Maria naturais de Canha. Narcizo Martins de Mira com Anna rosa e depois com Anna Teodora tiiveram vários filhos que de momento não vou referir detendo-me no ramo de Anna Rosa, filha de Narcizo Martins de Mira e Maria Mendes Teixeira. Não descobri ainda a profissão de Narcizo Martins de Mira.
Por sua vez Anna Rosa casa Com Narcizo Tomás Piteira a 4 de Novembro de 1804, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira de Canha, foram padrinhos Narcizo Martins de Mira, pai da noiva e António Vaz Ferreira, julgo que será um irmão de Anna Rosa, porque os pais desta tiveram um filho com este nome. Narcizo Tomás Piteira é filho de Sebastião da Silva, da freguesia de Canha, e de Alexandrina MAria Piteira, da freguesia de S. Torquato, termo de Coruche. Descobri, assim, que o apelido Piteira passou por via materna. Só que parei aqui no que a este apelido diz respeito, porque os pais desta avó, chamam-se vicente rodrigues , que não se sabe donde é natural e Faustina Marçal ou Maria ou Maia da freguesia de S. Torquato de Coruche. Por os arquivos não estarem digitalizados vou ter que me deslocar a Santarém e dificilmente terei tempo. Muitas vezes vão buscar os apelidos aos avós e bisavós, o que torna muito dificil esta pesquisa. Por outro lado Sebastião da silva é filho de Thomás da silva, percebi de onde veio este nome que se vai repetndo pelos descendetes, da freguesia de Santo António de Vendas Novas e Maria Ferreira, natural de Canha. Sebastião da silva e alexandrina Maria Piteira tiveram 3 filhos, plo menos que eu tivesse encontrado, José da Silva nascido ou batizado a 29/10/1778, o meu avó Narcizo Tomás Piteira e Francisca Ritta do Carmo, que casa depois com António Vaz Ferreira, cunhado do irmão Narcizo e irmão de anna rosa, minha avó. Estes têm filhos Maria batizada em 15/10/1807, João batizado a 21/03/1806, José (1803) e outro José, provavelmente por morte do primeiro em 1804. Provavelmente Francisca ritta do Carmo casou em 2.º núpcias com Manuel filippe, já que há referência na inscrção do casamento daquele com Plácida Teresa, curiosamente irmã inteira de Anna Rosa, que ele era viúvo de Francisca Ritta do Carmo. Aliás alegaram dispensa do 1.º grau de afinidade.
Será que alguns destes dados lhe fazem sentido?. Estou a trabalhar em mais alguns elementos que em tempo partilharei.
Se entretanto tiver mais dados...Obrigada

cumprmentos.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#311607 | luisjrm | 09 ago 2012 18:38 | Em resposta a: #311596

Cara Maria

óptimas novidades, pelo que descreve a investigação esta já muito avançada. Interessante a linha “Piteira” e a sua localização em São Torcato.

E habitual uma determinada pessoa aparecer nos registos muitas das vezes com o nome de forma diferente, não digo que seja o caso disso e em particular sobre a vossa Ana Rosa.

Reparei também que o seu Tomas da Silva e natural de Vendas Novas (antiga Freguesia de Montemor), com mais alguns dados talvez eu possa dar uma ajuda no Arquivo de Évora (caso tenham origem nesta zona).

Quando a Maria fez referência aos “de Arez”, de imediato recordei dos que são referidos pelo Confrade António Godinho de Carvalho, que tem que ver com a zona de Arraiolos, que evidentemente podem não ter que ver com os vossos mas de facto também não há muitos deste mesmo nome. Pode por isso vir a revelar-se uma linha muito interessante!

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=285552#lista

Não se lhe já lhe tinha referido o meu mail (caso seja necessário algum dado deste lado).

Luisjrmartins@live.com.pt

Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#312491 | luisjrm | 25 ago 2012 15:38 | Em resposta a: #311596

Cara Maria

Segue dois esquemas Genealógicos, o primeiro referente aos vossos ascendentes, o outro referente aos ascendentes do Capitão Francisco de Paula Vidigal (no Geneall):

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=498813

Em relação ao segundo é elaborado com base da informação que consta do Processo de familiar do Santo Oficio, existente na Torre do Tombo.
Neste Processo e referido que Francisco João (nº II), é familiar próximo de 3 Padres do Habito de São Pedro, Francisco João, José Pedro e Luís Martins e ainda de um Frade (que não se refere nome).
Se observar no mesmo esquema a nº III, o padrinho de Baptismo é Manuel João, este só poderá ser o vosso do mesmo nome.

Referente aos Padres, só encontrei um Processo na Câmara Eclesiástica de Évora, Padre Francisco João, que pode ser o não o mesmo! (ADE - Habilitação de Francisco João - Ordens de Missa – ano de 1695 – CXª / pç. 1085). Este é filho de Bartolomeu João e de Ana Chaveiro, neto paterno de António João e de Gracia Luís, neto materno de Sebastião Chaveiro e de Isabel Luís. O Padre Francisco é irmão inteiro de José João que segundo o mesmo Processo teve também diligências de Habilitação.

Devem ser certamente todos familiares uns dos outros (isto na minha opinião), não aparecem destas datas outros nomes além destes já referidos. Na Freguesia de São Mateus não existe registos de casamentos entre os anos de 1635 a 1662 (aproximadamente), por isso é difícil avançar muito mais.

Cumprimentos,
Luís

------------------

Ascendentes de José Ferreira Homem

I - Gregório João, casou com Filipa Martins.
Tiveram os seguintes filhos:
1 (II) Manuel João que segue:

II- Manuel João, casou a 3-5-1675 em São Mateus (Montemor-o-Novo) com Isabel Luís filha de Manuel Luís e de Maria Dias.
Tiveram os seguintes filhos:
1 (III) Filipe Luís que segue

III - Filipe Luís, casou a 19-5-1697 em Santo António de Vendas Novas com Maria da Assunção filha de Manuel Cardoso e de Águeda Martins.
Tiveram os seguintes filhos:
1 (IV) Josefa Maria que segue

IV - Josefa Maria, casou com António Correia, natural de Cabrela, filho de Francisco Correia Homem e de Brites Simões.
Tiveram os seguintes filhos:
1 (V) José Ferreira Homem

--------------------------

Ascendentes do Capitão Francisco de Paula Vidigal

I - Manuel Fernandes, casou com Isabel João.
Tiveram os seguintes filhos:
1 (II) Francisco João que segue:

II- Francisco João, natural de São Mateus (Montemor-o-Novo), casou duas vezes, a 1ª com Catarina Vaz, natural de São Tiago do Escoural, a 2ª vez com Maria Gioa.
Tiveram os seguintes filhos:
1 (III) Maria Banha que segue

III - Maria Banha, baptizada na Igreja de Nossa Senhora do Bispo a 11-9-1675, foi padrinho Manuel João e madrinha Joana de Mira. Casou com António Martins, natural da Freguesia de Nossa Senhora do Peso, filho de André Alvares e de Catarina Martins.
Tiveram os seguintes filhos:
1 (IV) Isabel Maria que segue

IV - Isabel Maria, natural de São Sebastião da Giesteira casou com José Piteira Vidigal filho João Vidigal e de Josefa Maria.

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#312499 | luisjrm | 25 ago 2012 17:22 | Em resposta a: #311596

Cara Maria

sobre o mesmo mais algumas informações, este processo de Luis Martins parece ser importante, veja a referencia ao testamento de Filipe Lobo Corvo:

http://digitarq.adevr.dgarq.gov.pt/details?id=1047193

Processo de José João:

http://digitarq.adevr.dgarq.gov.pt/details?id=1041423

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#322366 | xicojordão | 03 fev 2013 23:42 | Em resposta a: #312499

À família Piteira.

A minha Esposa, natural dos Motrinos, é oriunda da família Piteira de Monsaraz, gostaria de aprofundar mais e melhor as raízes desta família.

Em seu nome, pedimos juda a todos os Piteiras daquela zona para torcarmos dados sobre a dita família, para tentarmos conhecer a relaçao entre os Piteiras de várias do Alentejo.

O nosso obrigado a todos

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#330812 | Micael Piteira | 12 jun 2013 23:31 | Em resposta a: #322366

Piteira ,,, Antonio Piteira .. campo maior seu filho Eugenio Piteira

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#344613 | MCBatista | 01 abr 2014 09:07 | Em resposta a: #286635

Olá Maria

Ao pesquisar a familia Piteira encontrei uma mensagem sua onde vejo que a sua bisavó é Francisca Nunes Piteira, irmã mais velha de minha avó paterna, Juliana Maria Nunes, portanto minha tia avó.

O meu interesse pelos Piteiras é por conhecer alguns descendentes da familia, alguns deles meus ainda considero meus familiares.

Voua proveitar alguma da sua pesquisa.

Cumprimentos,

Carmo

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#344616 | maria16 | 01 abr 2014 10:07 | Em resposta a: #344613

Bom dia, Carmo
Fiquei tão contente com a sua mensagem. Cheguei a conhecer a Tia Juliana, sua avó. A minha mãe contacta com a sua tia Margarida. Eu sou neta do filho mais novo da avó Francisca, Tomáz. Julgo que é filha do primo Francisco, estarei equivocada?..
Nestas minhas pesquisas dos registos paroquiais encontrei os nomes dos meus trisavós, seus bisavós:Francisco António Nunes e Mariana juliana. Ainda não tive tempo de fazer uma investigação para trás desta linha. Se tiver curiosidade os registos paroquiais de Canha estão digitalizadose on-line pelo arquivo distrital de Setúbal.
Mais um pormenor estou desconfiada que a sua bisavó Mariana Juliana, minha trisavó, foi madrinha da mãe da minha avó materna, pois figura como madrinha uma pessoa do mesmo nome. Não acredito que seja coincidência, já que viviam na mesma vila e sei pela minha mãe que as minhas bisavós, Mariana e Francisca eram muito próximas.
Falaremos concerteza mais vezes, vou-lhe fazer chegar os meus contactos através de um primo comum ou da tia.

Bjs

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#344618 | MCBatista | 01 abr 2014 13:01 | Em resposta a: #344616

Maria,

Sou filha do Francisco e sobrinha da Margarida e da Natália. A tia Margarida é também minha madrinha. Há pouco tempo pedi algumas informações sobre a familia mas falámos ao telefone. Durante este mês vou estar com ela em minha casa e com uma prima, filha da tia Natália, e vou aproveitar para saber mais sobre a familia e sobre Canha (onde nunca fui). O meu pai passou lá parte da sua juventude e por isso tenho muita curiosidade na terra e na familia Piteira.

Na realidade, apesar de ouvir falar muito dos "Piteira", conheço poucos. Conheci a prima Maria do Carmo, a prima Dulce, pois visitavam muito a minha avó Juliana. O primo Jerónimo Conheci-o no funeral da minha avó. Convidou-me na altura a aparecer em Canha. Infelizmente faleceu pouco tempo depois.
Quem conheço melhor e com quem vou contactando é o primo Armando. Estou a pensar em marcar um encontro com ele para também falar do assunto e mostrar-lhe algumas fotografias de Canha, que encontrei em casa dos meus pais, do tempo em que o meu pai era jovem.

Comecei há pouco as minhas pesquisas e o tempo que tenho para isso é pouco. Mas felizmente descobri os registos digitalizados e foi lá que descobri o nome do marido da tia Francisca.

Fiquei muito contente pela sua resposta. Darei igualmente os meus contactos para troca de informações.

Beijos

Carmo

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#344743 | girafa | 05 abr 2014 07:45 | Em resposta a: #131436

Caro Jorge Veiga Testos,

será que me consegue ajudar?
Procuro a data do casamento de Tomé Piteira Vidigal com Maria Vilela.

Sei que têm um filho de nome Manuel Piteira Vidigal (natural de Évora) que casa a 03-11-1695 em N.S.Bispo Montemor-Novo, com Rosa Maria Soares Fonseca (natural N. Sra Bispo ou Vila, Montemor-Novo).

cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#344744 | JVT | 05 abr 2014 11:33 | Em resposta a: #344743

Cara Manuela Carvalho,

Não procurei o casamento de Tomé Piteira Vidigal e Maria Vilela de Azevedo mas, de acordo com a Leitura de Bacharéis (Mº23, nº 29 - Letra M) de seu filho Manuel (n. Santo Antão, Évora a 11.2.1673), Tomé (baptizado a 23.12.1629 em S. Miguel de Machede) era filho de Gaspar Piteira e Inês Vidigal (neto paterno de outro Gaspar Piteira e Brites Domingues e materno de Estêvão Fernandes Vidigal e Margarida Fernandes Salgado); Maria Vilela de Azevedo era filha de Sebastião Rodrigues Feio e Antónia Vilela de Azevedo.
Ainda sobre o Manuel Piteira Vidigal, à data da sua leitura de bacharéis (1700), era morador na cidade de Lisboa em casa do Conde de S. Vicente, a quem assistia por escudeiro.
Cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#344749 | girafa | 05 abr 2014 15:16 | Em resposta a: #344744

Caro Jorge Veiga Testos,

agradeço desde já, o seu contributo e... peço nova colaboração.


Manuel de Pina Homem casou com Antónia Castanha da Gama em Montemor-Novo a 04-11-1661 (N. Sra. Bispo - Montemor-Novo).

Este casal teve dois filhos:
-Rosa Maria Soares da Fonseca (Montemor Novo) que casou Manuel Piteira Vidigal de Évora a 03- 11-1695 em Montemor Novo
-Lourenço da Pina Homem casou com Filipa Eugénia Feia a 16-06-1686 em Montemor.


Gostava de saber se alguém tem conhecimento dos ascendentes Manuel de Pina Homem. O pai foi Lourenço Pina e a mãe???
Manuel de Pina Homem e Lourenço de Pina Homem foram tabeliães em Montemor o Novo.

cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#344751 | girafa | 05 abr 2014 16:20 | Em resposta a: #344744

Caro Jorge Veiga Testos,

Afirma que:
Maria Vilela de Azevedo era filha de Sebastião Rodrigues Feio e Antónia Vilela de Azevedo. Consegue dizer-me de onde era natural a Maria Vilela de Azevedo?

cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#344753 | JVT | 05 abr 2014 17:16 | Em resposta a: #344751

Cara Manuela,

Maria Vilela de Azevedo era natural de Évora (tal como seu irmão Domingos Rodrigues Feio, que tomou ordens de missa em 1658).
Sobre os Pina Homem de Montemor não tenho mais informação.
Vi por outras intervenções suas no forum que também tem interesse no Capitão João Mialha. Eu descendo de um neto de Manuel Rosado, FSO e Josefa Chaveira, Domingos Rosado, meu 6.º avô.
Cumprimentos,
JVT

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#344758 | girafa | 05 abr 2014 20:02 | Em resposta a: #344753

Caro Jorge,

Eu descendo de Sebastiao Rosado (16/01/1678 Igrejinha) , irmão de Inês Rosada que é mãe da sua Josefa Chaveira (S.Gregório).

Assim tenho como costados:

- Sebastiao Rosado (16/01/1678 Igrejinha) casado com Elena Figueira (26/04/1676 Arraiolos-Igreijinha) por via do filho
- João Rosado (Igrejinha) (Casa a 17-08-1732 S.Greg.) com Isabel Coelha (S. Gregorio) por via da filha
- Jose Duarte (S. Miguel Machede) (Casa a 11-02-1776 Sta Justa) Ignacia Rosada (S. Gregorio - Arraiolos).

Relativamente aos Pina Homem:

Lourenço Pina Homem (N.S.Bispo Montemor-Novo) Casa a 16-06-1686 N.S.Bispo M.-Novo com Filipa Eugénia Feia. Ele é filho de:
Manuel Pina Homem (Évora) casa a 04-11-1661 N.S.Bispo Montemor-Novo com Antónia Castanha Gama. Ele filho de Lourenço Pina e de ???? e ela filha de Licenciado António Nunes Costa e de Filipa Ribeira.

cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família PITEIRA, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#345657 | girafa | 30 abr 2014 03:27 | Em resposta a: #344753

Caro Jorge Veiga Testos,

Ainda sobre a informação relativa a:

"Maria Vilela de Azevedo era natural de Évora (tal como seu irmão Domingos Rodrigues Feio, que tomou ordens de missa em 1658)" que teve a amabilidade de partilhar, gostaria de saber se tem a freguesia de onde eram naturais, uma vez que só a informação "Evora" torna a pesquisa dificil. Já tentei mas...sem sucesso.

cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#360480 | Spiteira | 16 ago 2015 20:19 | Em resposta a: #311596

Cara Maria,

Chamo-me Susana Maria Clemente dos Santos Piteira e descendo seguramente dos Piteiras de Canha, pelo lado do meu avô paterno, que se chamava José Thomáz Piteira. Não o conheci, pois faleceu antes de eu nascer. Tinha vários irmãos, um rapaz que se chamava Domingos Thomáz Piteira, uma rapariga que se chamava Guilhermina da Conceição Piteira Lança (este último apelido era do seu marido Mário Lança, sei que tenho um recorte de jornal com a divulgação do seu pedido de casamento, que ocorreu em Setúbal) e uma Maria do Rosário da Conceição Piteira que faleceu ainda jovem e tinha estudado no Magistério Primário de Lisboa (Escola Normal). Talvez ainda existisse uma Maria do Carmo, que também terá falecido muito jovem, mas, que por agora, não consigo confirmar, e também já não há quase ninguém que possa ajudar neste tipo de informação que esteja vivo. O Pai do meu avô José Thomáz Piteira, foi Lino Thomáz Piteira, casado com Luisa Maria da Conceição Barreto que faleceu com tuberculose eram os filhos de ambos pequenos. o meu bisavô Lino Thomáz Piteira seria filho do João Thomáz Piteira que tinha a ganadaria, tudo indicando que é do mesmo ramo dos Piteiras ligados à SC da Misericórdia de Canha. Era também professor do ensino primário e foi delegado escolar em Setúbal. As peripécias que se contam dele e as atitudes nem sempre conferem com uma conduta razoável no que concerne aos filhos, à defunta mulher e à manutenção do património. Mas o que me interessa, tal como me parece interessa à Maria, é perceber a origem deste ramo da familia e, se possível, conhecer alguns parentes. Caso a Maria ainda tenha familiares mais velhos, gostava de saber se podem dar mais algumas informações ou testemunhos.
As histórias que me chegaram por via familiar e pelo Dr. Alexandre Elias, cujo avô seria íntimo amigo do meu bisavô Lino Piteira são por vezes de grande extravagância, a qual terá contribuido para que se perdessem todos os vínculos com Canha, bem como o património. O meu pai referia muito a biblioteca do seu avô.
Acrescento que o meu pai Fernando dos Santos Piteira, tinha um irmão Jorge Manuel dos Santos Piteira, que eram, como já referi, filhos de José Thomáz Piteira. Desta geração só está vivo o seu único primo direito Carlos Piteira, filho de Domingos Thomaz Piteira, sobrinho do meu avô José.
Peço desculpa pela tempo que lhe possa tomar.
Caso considere interessante, facultarei outras informações pessoais para facilitar um maior contacto.
Com os meus cumprimentos,
Susana Piteira

O meu web site profissional: www.susanapiteira.com

Resposta

Link directo:

Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#386810 | monteserrano | 23 nov 2017 15:55 | Em resposta a: #51427

Caros amigos. Sou descendente direto de uma família Piteira que habitou e habita a região de Sousel, mais concretamente a aldeia da Casa Branca. Encontro registo até a um decavó, Sebastião Piteira que já casou na Aldeia da casa Branca cerca de 1670. Como todos sabemos são vários os polos de famílias Piteira no Alentejo, nomeadamente e especialmente em Évora. A minha questão vai no sentido de encontrar uma relação, se existir, entre este e outros ramos de Piteira. E claro, se alguém já chegou a uma teoria sobre a origem deste apelido. Segue abaixo o levantamento que efetuei na Casa Branca. Grato.

SEBASTIÃO PITEIRA nascido aproximadamente em 1640 (local desconhecido).

MANUEL PITEIRA nascido em outubro de 1673, em Casa Branca, Sousel, Portugal, filho de
Sebastião Piteira e Pelonia Leal.

MARIA PITEIRA nascida aproximadamente em 1700, em Casa Branca, Sousel, Portugal, filha de
Manuel Piteira e Marianna Madeira.

JOSÉ PITEIRA nascido em agosto de 1721, em Casa Branca, Sousel, Portugal, filho de João
Ribeiro e Maria Piteira.

DOMINGOS PITEIRA nascido aproximadamente em 26 de janeiro de 1755, em Casa Branca,
Sousel, Portugal, filho de José Piteira e Maria Cristovão.

JOAQUIM PITEIRA nascido em 13 de outubro de 1796, em Casa Branca, Sousel, Portugal, filho de
Domingos Piteira e Bonifácia Maria Joaquina. Joaquim Piteira110, com 25 anos, casou-se com Catherina Maria (do Carmo) Rosa de Andrade, com 15 anos, em 6 de maio de 1822 em Casa Branca, Sousel, Portugal. Tiveram onze filhos:

José Piteira79 em 1823
Victoria de Jesus Piteira81 depois de p1825
Manuel Piteira82 em 1828
Maria Piteira83 em 1832
Domingas de Jesus Piteira84 em 1833
Maria Domingas Piteira85 em 1836
Miguel Piteira86 em 1838
Domingos Piteira87 em 1841
Joaquina Maria Piteira88 em 1844
José (II) Piteira89 em 1846
Alonço Piteira90 em 1850

JOSÉ PITEIRA nascido em 23 de agosto de 1823, em Casa Branca, Sousel, Portugal, filho de
Joaquim Piteira110 e Catherina Maria (do Carmo) Rosa de Andrade. José Piteira, com 23 anos, casou-se com Maria da Conceição Serrana, com 21 anos, em 20 de setembro de 1846 em Casa Branca, Sousel, Portugal. Tiveram doze filhos:
Maria Piteira em 1847
Francisco Desconhecido em 1848
Domingas Maria de Jesus Serrano em 1850
Francisco Piteira em 1852
Roza Piteira em 1853
Joaquim Piteira em 1855
Catharina da Encarnação Serrano em 1857
Guilhermina Desconhecido em 1859
Joaquim Piteira Latas em 1862
João Desconhecido em 1864
Mariana Rosa Serrano em 1866
Anna Christina Serrano em 1869

Resposta

Link directo:

Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#405806 | Leonor piteira | 26 jul 2018 00:25 | Em resposta a: #386810

Caros Piteiras, mais uma que se junta a esta grande familia, fiz um teste adn no MyHeritage e ao começar a desenvolver os poucos nomes que conhecia , surprendentemente descubro que somos tantos ... a minha mãe Vitoria Maria M.Piteira é filha de Augusto Piteira, a unica história que me passaram (a minha mãe tem cabelos ruivos) é que o meu avô tinha uma irmã que apelidavam de Maria Espanhola ( penso que esta irmã do meu avô tambem seria ruiva) a minha mãe nasceu em Casa Branca do cano, concelho de Sousel, mas saiu de lá em bebé a familia instalou se em Evora-Monte, e foi lá que o meu avô faleceu de acidente com sessenta e poucos anos. O My Heritage descobriu a nossa linha até Domingos Piteira e com a vossa informação consegui completar até Sebastião Piteira. Estou até agora muito surpreendida com toda esta informação. Saudações

Resposta

Link directo:

Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#405810 | saintclair | 26 jul 2018 09:02 | Em resposta a: #405806

Leonor;
Pelo que entendi, fez o teste ADN no MyHeritage e assim ficou ciente da sua grande
família Piteira.
Será que corresponde à realidade as informações dadas pelo Heritage;

Descalça vai para a Fonte
Leonor pela verdura,
vai formosa e não segura...

Melhores cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#405813 | monteserrano | 26 jul 2018 11:32 | Em resposta a: #405806

Prezada Leonor,

Penso que somos primos em terceiro grau com uma geração de diferença. Neste ramo da árvore descendemos do casamento realizado na Casa Branca em 1846 entre José Piteira (1823) e Maria da Conceição Serrana (1825-1884) meus tetravós e seus trisavós. Fico contente por a minha investigação na Casa Branca a ter ajudado a completar a sua árvore. Informo que toda a informação que recolhi é fundamentada com documentação que fui recolhendo, cruzando e verificando. A minha pesquisa teve como origem a vontade de entender a origem do meu sobrenome “Serrano” que sabia ser oriundo do Cano (local de nascimento do meu pai). Serrano no Alentejo sempre me fez alguma confusão. Hoje tenho já documentada a linha de sucessão deste apelido (Serrano) até Ana Rosa Serrana (1801-1879) (sua tetravó e minha pentavó). Sei agora que o meu apelido Serrano foi transportado pela vontade férrea de algumas mulheres da casa Branca que o fizerem prevalecer “contra” muitos apelidos da parte paterna entre eles o Piteira. Eu poderia ser hoje também Piteira, não fosse a força destas “Serranas da planície). Estou ainda a estudar a origem geográfica ou etimológica deste apelido “Serrana” e já tenho algumas hipóteses, mas estão em estudo.

Voltando ao “Piteira” gostaria de descobrir a sua origem, mas da investigação que fiz não consigo ir além de Sebastião Piteira que terá nascido aproximadamente em 1640 em local desconhecido. Já li que poderá ter tido origem em ciganos de origem italiana que se terão estabelecido na zona de Avis. Mas não tenho qualquer documentação que sustente esta teoria.

Caso tenha alguma dúvida, estou disponível para ajudar naquilo que me for possível. Bem-haja.

Resposta

Link directo:

Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#405835 | Leonor piteira | 26 jul 2018 22:43 | Em resposta a: #405810

Sim podemos questionar a informação do MyHeritage, na realidade parece que nenhum Piteira terá feito o teste, pois não aparece correspondência de adn,mas na parte de árvore genealógica ao colocar os nomes dos meus avós, apareceu de imediato como irmã do meu avô Maria Francisca (a espanhola) Barbosa e era a unica coisa que eu sabia do meu avô, para coincidência é um pouco rebuscado nao?
Saudações

Resposta

Link directo:

Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#405836 | Leonor piteira | 26 jul 2018 22:58 | Em resposta a: #405813

Caro primo Piteira,/Serrana a sua pesquisa foi do mais valioso que vi, um trabalho notável, coisa que não fiz, mas não tinha consciência do que poderia encontrar, os meus avós eram iletrados, trabalhadores do campo, o meu avô faleceu antes do meu nascimento, e nunca se falou muito do passado, havia a história da Maria Espanhola irmã, e uma história de fuga de Espanha devido à guerra civil??, Fora estas duas eu não tenho mais informação ,até agora, obrigado pela sua preserverançae dedicação.da parte do meu pai que é Rebocho também estou com dificuldades, e engraçado que na nossa árvore há 1 Rebocho casado com uma Piteira, muito antes do meu pai com a minha mãe, mas para já não tenho comprovativos de familiaridade . Saudações

Resposta

Link directo:

Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#407082 | Leonor piteira | 02 set 2018 18:35 | Em resposta a: #405836

Podemos comunicar por outro meio.?

Resposta

Link directo:

Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#407230 | monteserrano | 07 set 2018 14:28 | Em resposta a: #407082

Prezada Leonor Piteira. Enviei os meus contactos diretamente através de mensagem privada do Geneall. Espero que tenha recebido. Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#410209 | Adiemla1989 | 04 dez 2018 11:00 | Em resposta a: #131468

Olá Rita,

Engraçado também ando a fazer a árvore genealógica da nossa família. Sou essa rapariga que falas também me chamo Rita e sou neta da Salomé e não filha. Fica o meu e-mail anarcalmeida1989@gmail.com.

Resposta

Link directo:

Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#410210 | Adiemla1989 | 04 dez 2018 11:14 | Em resposta a: #131478

Rita,

Peço que entre em contato comigo ???? espero que veja as minhas mensagens tenho imensas informações para a troca.

O meu pai chama-se João Manuel Figueiredo de Almeida, filho da Maria Salomé Ascensão Ramos Figueiredo de Almeida, filha da avó Berta e avô João. Quanto ao Tio João faleceu há cerca de 20 anos, tem dois filhos do segundo casamento o Ricardo e a Lígia que têm agora cerca de 40 anos. Formou família no Porto.
O tio "Neze" como lhe chamávamos era meu padrinho e faleceu há 3 anos, tal como a minha avó "Mé" Salomé. Estou a formar a árvore genealógica, já tenho alguns documentos e informações que poderão ser interessantes trocar.

Resposta

Link directo:

Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#410211 | Adiemla1989 | 04 dez 2018 11:43 | Em resposta a: #134394

Olá Pedro,

Como está?

Que riqueza esta que fui encontrar relativamente a minha família paterna. Os Piteiras / Figueiredos do monte novo. Fico tão grata pelas informações que fui encontrar. Estou a formar a árvore genealógica no myheritage. Que publicação sobre as famílias de lavradores é essa? Gostaria de ler ou adquirir.

Resposta

Link directo:

Família Piteira, do Alentejo (séc. XVII-XVIII)

#450110 | acota | 20 set 2023 00:06 | Em resposta a: #386810

Caros investigadores,

Também descendo da familia Piteira de Santa Vitória do Ameixial e que deverá ser a de Casa Branca.

O meu antepassado mais recuado é António José Piteira e era filho de Joaquim Ribeiro, natural da freguesia Matriz de Santa Maria de Estremoz, e de Narcisa de Jesus, natural de Santa Vitória. António José Piteira casou com Antónia de Jesus e tiveram filhos baptizados no início do séc. XIX em Santa Vitória, mas esta freguesia tem um hiato em baptismos de 1772 a 1815, em casamentos de 1764 a 1856 e em óbitos de 1774 a 1860.

Todavia, o apelido Piteira não aparece nos registos paroquiais setencentistas e seiscentistas da freguesia de Santa Vitória. Por isso, presumi que o apelido Piteira só poderia vir de Joaquim Ribeiro.

No sábado passado pus-me a ver os baptismos de Santa Maria de Estremoz e realmente encontrei o baptismo de Joaquim em 1760, filho de Manuel Ribeiro, natural de Casa Branca, e de Maria de Jesus, natural de Santa Maria de Estremoz, neto paterno de João Ribeiro e de Maria Piteira naturais de Casa Branca, neto materno de João Rodrigues, natural de Caparrosa, concelho de Tondela, e de Maria Henriques, de Santa Maria de Estremoz.

Cronologicamente, só poderá ser o mesmo Joaquim Ribeiro que casou em Santa Vitória do Ameixial por volta de 1780's a 1790's e onde teve filhos nascidos por volta dessa época.

Com os melhores cumprimentos,

António Cota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 08:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen