Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos

Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#51441 | carledu | 11 nov 2003 11:38

Caros colegas

Minha avó contava que o avô dela (José da Cunha, de Penafiel) era filho bastardo de um conde, e que esse conde teria feito um dos seus empregados reconhecer a criança. Mas ela não se lembrava o nome do tal conde, apenas de ter ido a uma quinta pertencente aos herdeiros dele, que ela dizia ser em Abole, Penafiel (que eu acredito ser Boelhe).

Realmente sei que o sobrenome Cunha não veio do pai da criança. É que na certidão de batismo do meu bisavô, Adão da Cunha (*1889 Cabeça Santa, Penafiel), consta que seus avós paternos se chamavam Maria da Rocha e o avô era incógnito. Os padrinhos dele foram Antonio da Cunha Lima e Rosa da Rocha Lima.

Acontece que minha avó dizia que o tal conde tinha construido um hospital no Porto, onde tinham uma estátua dele. Acredito que o hospital do Porto que foi mandado construir por um conde tenha sido o Conde de Ferreira, certo? Ou há outro? E minha mãe conta que no testamento do conde vinha o nome do filho dele também.

Como eu posso confirmar essa história? Quem são os herdeiros atuais do Conde de Ferreira? Onde posso conseguir uma cópia do testamento dele?

Abraços!

Carlos Eduardo Soares da Cruz
carledu@ig.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#51446 | MSPAGraça | 11 nov 2003 11:54 | Em resposta a: #51441

Caro Carlos Eduardo Soares da Cruz

Como é sobejamente conhecido, a importância do Conde de Ferreira na Cidade do Porto continua sendo enorme. Assim sendo, é muito provável que um resumo do seu testamento tenha sido publicado nos jornais da época, como era costume de então. É, também, muito possível que um treslado esteja nos registos de testamentos do Arquivo Histórico Municipal do Porto, onde muitas surpresas têm sido encontradas.

De qualquer forma, há referências a esse testamento nos trabalhos do Prof. Jorge Alves (um artigo na «Revista de História» da Fac. de Letras da Univ. do Porto e na sua tese de doutoramento, já publicada).

Espero ter sido ajuda.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#51447 | MSPAGraça | 11 nov 2003 11:56 | Em resposta a: #51446

Em adenda:

Se quiser dar uma vista de olhos aos jornais da época da morte do Conde de Ferreira, aconselho «O Comércio do Porto» e o «Periódico dos Pobres»...

Renovados cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#52272 | carledu | 21 nov 2003 16:39 | Em resposta a: #51446

Caro Manuel Azevedo Graça

Infelizmente não posso ir ao Porto procurar nos arquivos. Acredita que o Arquivo envie fotocópias do testamento se for solicitado?

Cumprimentos

Carlos Eduardo Soares da Cruz
carledu@ig.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#52372 | MSPAGraça | 24 nov 2003 08:54 | Em resposta a: #52272

Caro Carlos Eduardo Soares da Cruz

Depois de identificada a presença do testamento do Conde de Ferreira num dos arquivos do Porto (e eu aponto com maior probabilidade do Arquivo Histórico Municipal do Porto), estou certo que o microfilme e fotocópia serão feitos. Resta fazer um pedido oficial e enviar os respectivos emolumentos e portes postais.

Caso esteja no Arquivo Histórico, a carta deverá ser enviada para o Dr. Manuel Luís Real, Director do Departamento de Arquivos Municipais do Porto; caso esteja no Arquivo Distrital, para a Dr.ª Isabel Pires de Lima, Directora do Arquivo Distrital do Porto.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#52377 | aeiou2 | 24 nov 2003 10:03 | Em resposta a: #52372

Caro Manuel Azevedo Graça,
Desculpe a intromissão,mas há algum índice de testamentos quer no Arquivo Municipal e,ou Arquivo Histórico,do Porto.
Desde já agradeço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#52378 | MSPAGraça | 24 nov 2003 10:15 | Em resposta a: #52377

Cara Maria

No Distrital não me parece... mas no Histórico, ainda quem não esteja disponível ao público, está a ser preparada uma base de dados. Acredito que, com alguma vontade, deixam consultar. Caso contrário, dê-me um toque, que tenho lá uma boa «cunha»...

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#52379 | MSPAGraça | 24 nov 2003 10:24 | Em resposta a: #52377

Já agora, os Arquivos Municipais dividem-se em dois: Arquivo Histórico Municipal do Porto e Arquivo Geral Municipal do Porto. O primeiro, é sobejamente conhecido, não necessitando de apresentações... O segundo, guarda documentação mais recente e que ainda continua a ser consultada correntemente; guarda, também, projectos de obras que ainda estão abrangidos pelos direitos de autor.

O primeiro situa-se na Casa do Infante; o segundo, nas caves dos Paços de Concelho, verdadeiras catacumbas, que chegam até debaixo da estátua de Almeida Garrett, na Praça General Humberto Delgado...

Há, ainda, um terceiro arquivo, dos Serviços de Urbanismo, que contém processos de licenças de obras ainda incompletas, pelo que não podem fazer parte do fundo arquivístico geral. Este arquivo situa-se no edifício conhecido como Palácio dos Correios, recentemente ocupado pela C.M. do Porto.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#52380 | aeiou2 | 24 nov 2003 10:39 | Em resposta a: #52378

Muito obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#52391 | magalp | 24 nov 2003 12:39 | Em resposta a: #52379

Caro Manuel

Por falar em catacumbas, ou porão dos Paços do Concelho soube, faz já muito tempo, pelo Sr. Engº José Sousa Pinto, antigo Director dos Serviços Centrais e Culturais, que ali jaz um belo retrato de António Vieira de Magalhães, 1789/1859, Coronel grad. de Cavalaria, 1º Visconde de Alpendurada, antigo Presidente da CMP.
Parece que é o único retrato conhecido em que este figurão é pintado fardado, de pompa e circunstância.
Nunca o vi. E, se possível fosse bem que gostava de o fotografar, pois é o antepassado próximo cujo apelido uso (com muito desgosto por não ser por varonia...) e cuja biografia, cheia de interessantes aventuras, desde sempre me apaixonou!
Nos largos anos em que pertenceu à CMP, como Vereador e Presidente da mesma, fez muita obra notável, e se mais não fez foi por estorvo do Governo central, secular inimigo do desenvolvimento da nossa Invicta.
Então, no Terreiro do Paço, já remetiam para os fundos das gavetas a maioria dos projectos que tivessem um mínimo de custos, por falta de verba...
Existindo ainda o dito retrato, será possível fotografá-lo?
Cumprimentos,
M. Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#52490 | MSPAGraça | 25 nov 2003 13:36 | Em resposta a: #52391

Caro MMM

Acabo de falar com uma funcionária do almoxarifado, que me informou não ter notícias do retrato que procura. Na Sala de Vereações, disse-me, existem quatro óleos de antigos presidentes, entre os quais João Baptista de Lima Júnior e António da Costa e Almeida, mas nenhum do 1.º Visconde de Alpendurada. Ainda não sei se não estará nas Reservas dos Museus Municipais, ou noutro qualquer porão bafiento... Ando à cata e espero poder dar notícias muito em breve...

Um abraço

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#52493 | magalp | 25 nov 2003 13:49 | Em resposta a: #52490

Caro Manuel A. Graça

Muito e muito obrigado!
Há anos, o imparável GVS achou um retrato do 1º Visconde na Misericórdia, creio que na secretaria, Rua das Flores. Ali se soube que tinha sido Provedor e benfeitor da Santa Casa. Mas é uma cópia dum outro retrato que existe em casas de descendentes e até de alguns q. nenhum parentesco têm com ele... é idêntico ao que Genea fez o favor de publicar.

Outro abraço
MM

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#52517 | magalp | 25 nov 2003 18:45 | Em resposta a: #52490

Meu caro Manuel

Esqueceu-me dizer que há anos (não muitos), correu pelos jornais daqui do Porto a notícia duma possível acção judicial por parte dos representantes do Conde de Ferreira, representados por um hábil advogado, contestando uma possibilidade de diversão a praticar pela Provedoria da Misericórdia e/ou a Exma. C.M.P., no estatuído no supracitado testamento desse grande benfeitor que foi Joaquim Ferreira dos Santos.
Na verdade foi um grande hospital de alienados, equipado com os mais modernos equipamentos de então, dirigido por verdadeiros sábios na Psiquiatria. Ali se aplicaram, entre outros, o tratamento por choques eléctricos, que me parece tanto jeito fariam hoje a alguns “escrevinhadores-pseudo-historiadores-comentadores-políticos”, que andam por esse mundo, não para perdição das almas, mas para manifestar ruidosamente a sua muito incomodativa sanidade mental…

Abraço
MM

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#52522 | vbriteiros | 25 nov 2003 19:05 | Em resposta a: #52490

Caro Manuel Azevedo Graça
Seria possível saber no almoxarifado se existe quadro do antigo Presidente Prof. Wenceslau Pereira de Lima na sala de Vereações. No caso de existir poderei observá-lo?.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#52553 | MSPAGraça | 26 nov 2003 08:49 | Em resposta a: #52522

Caro Vasco Briteiros

É um dos quatro quadros expostos na Sala de Vereações... Para poder ver e fotografar, creio que o melhor é começar por escrever uma carta ao Presidente da Autarquia, pedindo autorização. Não acredito que lha neguem, mas desde já o aviso que vai demorar o seu tempo a ser respondida... (burocracias!).

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#52555 | MSPAGraça | 26 nov 2003 09:11 | Em resposta a: #52272

Caro Carlos Eduardo Soares da Cruz

Boas e más notícias:

- as boas, é que encontrei o processo testamentário do Conde de Ferreira. Está em depósito na Casa do Infante, Arquivo Histórico Municipal do Porto. É um processo muito completo, começado em 1866 e terminado em 1881. Foram testamenteiros do Conde José Gaspar da Graça, Manuel Gualberto dos Santo e António Ferreira dos Santos. As cotas do processo são: BOR - 3453 - BOR 3459. Contém o testamento e os relatórios da sua aplicação, daí a tão dilatada margem cronológica. Como certamente saberá, o Conde de Ferreira, senhor de enormíssima fortuna, doou escolas primárias por quase todos os concelhos de Portugal, mandou que se construísse o Hospital de Alienados que tem o seu nome (Rua de Costa Cabral, Porto), para além de outras doações pias. E assim chegamos às más notícias:

- sendo o processo tão completo e complexo, torna-se um pouco prático mandar que o microfilmem. São caixas e caixas de fólios... Se a pressa não for muito grande, e tendo em conta que o Brasil não é propriamente aqui ao lado, poder-lhe-ei dar uma vista de olhos, mas só daqui a uns tempos largos...

Espero ter ajudado.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#52556 | MSPAGraça | 26 nov 2003 09:48 | Em resposta a: #52517

Caro MMM

Como sempre, na mouche!... O problema é um dia iria chegar a minha vez de dose sanitária de choques, quem sabe se até mesmo uma lobotomiazinha!... e acho que não deveria ser muito agradável...

Abraço MAG

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#52560 | carledu | 26 nov 2003 10:13 | Em resposta a: #52555

Caro Manuel A. Graça

Eu tinha idéia que seria um longo testamento, mas não imaginava que fosse tão longo.
Acho que fica então impraticável fotocopiá-lo e enviá-lo para onde quer que seja.

Se o senhor não se importar de na próxima vez que tiver um tempo livre no AHMP dar-lhe uma vista d'olhos e procurar pela parte em que trata da família e empregados, tenho especial interesse por essa parte.

Se minha intuição estiver correta e as histórias que a família conta forem verdadeiras, é capaz de haver referência a alguns familiares meus nessa parte do testamento. Pois, se esse for o conde de que minha avó falava, o avô dela (José da Cunha), seria filho bastardo do conde com Margarida Pereira (filha de Antonio Pereira e Maria Coelho de Azevedo). Esta Margarida teria sido empregada do conde e o conde teria um outro empregado, de sobrenome Cunha Lima, cujo o primeiro nome eu não sei, que teria dado o nome ao meu trisavô, por ordem do conde.

Sendo pessoa tão rica, com dinheiro sobrando pra fazer tantas escolas e hospital, deve ter se lembrado do filho, mesmo que bastardo. Então, se essa história for verdadeira, deve haver algum indicação a isso no testamento dele.

Muito obrigado pelo esforço.

Melhores cumprimentos!

Carlos Eduardo Soares da Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#52589 | vbriteiros | 26 nov 2003 13:44 | Em resposta a: #52553

Caro Manuel Azevedo Graça
Muito grato pela sua informação. Vou tentar obter a autorização para fotografar ou pelo menos vê-lo.
Era filho do Comendador José Joaquim Pereira de Lima, irmão mais novo de Gertrudes Felizarda da Graça Pereira de Lima ( natural de Pernambuco) minha trisavó e que vem assinalado na sua obra "As quintas da Zona Oriental do Porto" como proprietário da Quinta da Mitra. Curiosamente o seu texto ainda assinala mais a oeste outra Quinta que pertenceu à irmã mais nova deste Comendador, Francisca Pereira de Lima. Como esta senhora casou com o dono da Quinta do Godim a 17.10.1842, presumo que o Comendador José Joaquim Pereira de Lima veio a comprar a Quinta da Mitra por informação, mediação(?) do cunhado.
Sei que estes se "aposentaram" com as respectivas familias em 5 de Fevereiro de 1834 na casa de José Maria Gomes Briteiros no Largo de S. Francisco , junto à Arcada de Braga , com tudo pago pelo anfitrião. Bons tempos.
Parece que estes irmãos Pereira de Lima nasceram todos em Pernambuco, facto que ainda não consegui confirmar.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#52754 | MSPAGraça | 28 nov 2003 11:00 | Em resposta a: #52589

Caro Vasco Briteiros

Mal possa, contacte-me para o meu email (manuelspagraca arroba hotmail ponto com), pois tenho notícias sobre os quadros da CMP... creio que são boas, muito boas, óptimas!...

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#52785 | vbriteiros | 28 nov 2003 23:42 | Em resposta a: #52754

Caro Manuel Azevedo Graça
Muito obrigado pela sua resposta.
Já enviei uma mensagem para o seu endereço citado mas não é possivel efectuar a ligação.
P.f. repita-me o endereço e-mail.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
(vbriteirosarrobanetcabopontopt)

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#53833 | debg | 15 dez 2003 17:13 | Em resposta a: #52372

Se deseja consultar o testamento do Conde de Ferreira, deve faze-lo na biblioteca da santa Casa da Misericordia do Porto, pois pesquiso um dos seus irmãos e creio que me passou pelas mãos.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#53835 | debg | 15 dez 2003 17:18 | Em resposta a: #52754

SR Manuel Azevedo Graça, perdão por interceder sobre o assunto dos quadros dos presidentes da camarâ do porto, mas não sabe se entre eles figura o do Dr. Oliveira Monteiro presidente em 1890, na época da revolta do Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#53839 | debg | 15 dez 2003 17:31 | Em resposta a: #53833

Mais lhe informo que quando li excertos do testamento, pois investigava a acção do meu tetra-avô José gaspar da Graça descobri que ele foi um dos testamenteiros do Conde Ferreira.
Verifiquei que deixou a meu tetra-avô o relógio de bolso, pela amizade que mantinham e que deixou algum dinheiro a empregados, mas não tenho presente muitos pormenores, o melhor será consultar na santa casa da mesiricordia do Porto

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#53867 | MSPAGraça | 16 dez 2003 09:25 | Em resposta a: #53833

Caro Confrade

É bem possível que lá esteja o testamento do referido titular. Mas existe também um treslado e todo o processo testamentário do mesmo no Arquivo Histórico Municipal do Porto, processo que tem cinco ou seis pastas...

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#53869 | MSPAGraça | 16 dez 2003 09:27 | Em resposta a: #53835

Caro Senhor

Existe, é um dos quatro retratos em exposição na Sala das Vereações.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#54122 | debg | 20 dez 2003 00:15 | Em resposta a: #53869

Meu Caro Senhor Manuel Azevedo Graça, obrigado pela informação, tinha conhecimento que existiria esse retrato de meu trisavô Antonio O.Monteiro, Conselheiro, genro do meu tetra-avô José Gaspar da Graça, mas quando estive na camara do Porto, com intensão de vê-lo, não me souberão informar de tal existencia imagine, creo por falta de interesse ou mesmo um funcionário inoperante, no arquivo da Camara que se encontra na Cave.
Que condições lhe impuseram para aceder à sala das vereações?
No caso de me poder informar, apelando à sua memória, no dito retrato ele apresenta-se traje da escola médica-cirurgica do Porto, civil ou conselheiro.

Atento e Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#54182 | MSPAGraça | 22 dez 2003 08:43 | Em resposta a: #54122

Caro Senhor
debg

A minha visita à Sala de Vereações deu-se por motivos de serviço oficial da CMP. Era meu objectivo fotografar o retrato de João Baptista Lima Júnior, Presidente da CMP nos princípios do século XX. Estando a organizar um processo de classificação da sua Casa, na Rua do Dr. Sousa Rosa (freg. de Nevogilde), pensámos que seria bom incluir um retrato do homem que a mandou construir...

De qualquer modo, creio que será relativamente fácil ter acesso aos retratos da Sala de Vereações, fazendo um pedido escrito ao Dr. João Paulo Cunha, Chefe da Divisão do Protocolo. Justifique o pedido e informe-o saber estar o retrato na referida Sala de Vereações.

O antigo Presidente da CMP, António de Oliveira Monteiro foi retratado com farda de Conselheiro, sentado, segurando uma espada. É um bom retrato, assinado e datado.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#54255 | debg | 23 dez 2003 17:11 | Em resposta a: #54182

Senhor Manuel Azevedo Graça, muito obrigado pela disponibilidade em dar resposta a minha pretensão.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#204732 | basiliohz | 03 ago 2008 02:14 | Em resposta a: #52560

Prezado Carlos Eduardo Soares da Cruz

Volto a escrever-lhe apos um longo período.

Teria você conseguido algo a mais sobre seus antecedentes, parentes do Conde de Ferreira?
Cosegui alguma coisa sobre a genealogia de minha bisavó Margarida Pinto Ferreira.
Ela não era filha bastarda do conde.
Ela era filha de José Ferreira e de Leonor Dias.

Seu pai José Ferreira é que teria parentesco com o conde, e isso eu não sei exatamente qual era.
Caso vc. tenha mais informação ou pistas, escreva.
Saudações
Basiliohz

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#210011 | Jotarodrigues1979 | 06 out 2008 14:58 | Em resposta a: #204732

Caros amigos
Retomando este assunto : lendo o livro de baptismos "reconstituido" de Cedofeita, encontro a transcrição dum baptismo celebrado em data incerta de 1846 - e reconstituído em 26-10-1846 -no qual o neófito, de nome Augusto, tem por padrinhos o Conde de Ferreira e a "Condessa de Ferreira D. Emilia", ambos representados por procuradores
pode ver-se em

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DOId=12651&NodeID=_353602

Em 1846, Joaquim Ferreira dos Santos não era ainda Conde, mas apenas Visconde de Ferreira. E não entendo quem seja a Condessa D. Emília.

Alguém me ajuda ?
Cumprimentos
Joao S. Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#210018 | Jotarodrigues1979 | 06 out 2008 16:44 | Em resposta a: #210011

Rectificação : o assento foi reconstitído em 23 de Abril de 1866
J. Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#210053 | basiliohz | 07 out 2008 01:54 | Em resposta a: #210018

Prezado Jotarodrigues.

O conde faleceu em 24 de Março de 1866, com 84 anos, na freguesia do Bonfim, Porto.
Esse assento se deu um ano antes do conde falecer, em nenhuma biografia do Conde se faz referencia a Condessa de Ferreira D. Emilia.

Estive recentemente em Portugal, cidade do Porto, estive na Igreja da Lapa, nessa Igreja tem uma grande pintura do Conde, ele foi um grande benfeitor da Irmandade dessa Igreja, possivelmente ele foi enterrado no cemitério anexo a Igreja, posteriormente trasladado para seu mausoléu no cemitério de Agramonte, e é obra do escultor António Soares dos Reis, que o concluiu em 1876, dez anos depois da morte do Conde Ferreira.
Prezado Jota, estive varias vezes no ADP, fiz algumas pesquisas, e pela internet aqui no Brasil também.
Como conseguiste essas imagens desses assentos?
Não são todos os livros que estão disponíveis com imagens?
Poderia instruir-me como se consegue fazer essas pesquisas?
Tenho registo de utilizador e senha.
Foi no próprio ADP que cadastrei-me, por sinal todos que lá trabalham são muito gentis e atenciosos.
Com os melhores cumprimentos
Basiliohz
06/10/2008 21:54

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#210320 | Jotarodrigues1979 | 11 out 2008 10:24 | Em resposta a: #210053

Caro Basilio

Eu suspeito que este assento a que aludi em mensagem anterior seja forjado.
Efectivamente não conheço nenhuma Condessa D. Emília na vida de Ferreira dos Santos, Conde de Ferreira. Talvez alguem, sabendo que os livros originais se tinham perdido, tivesse querido "fazer-se" afilhado do Conde de Ferreira ...
Quanto aos livros, há muitas informações aqui no forum relativamente aos registos que já estão disponíveis on-line.
A maneira mais fácil de lhes ter acesso é através do e.tombo
Procure e.tombo no Google ou outro motor de busca.
Cumprimentos
Joao Stevenson Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santo

#210334 | basiliohz | 11 out 2008 15:05 | Em resposta a: #210320

Prezado João Stevenson Rodrigues.

Grato pelas suas informações.
Um detalhe que me esqueci de escrever.
Quando estive em junho na Cidade do Porto, fui visitar a Ig. de São Pedro de Miragaia, local que meu avô foi batizado em 1861.
La encontrei o provedor da Ig., que não me recordo o nome, muito gentil e solicito, deu-me muitas informações.
Uma delas, sobre o testamento do Conde Ferreira que foi transcrito em vários exemplares da revista O Tripeiro. Por falta de tempo, não consegui ir pessoalmente ao ficheiro da referida revista.
Escrevi para o editor, já aqui no Brasil, e disseram-me, que não possuem pesquisa online, que eu teria que ir pessoalmente para procurar o que busco.
Direção da Revista O Tripeiro
No centro de documentação encontra-se disponível para consulta uma Base de Dados com artigos publicados na Revista O Tripeiro
http://www.cciporto.com/pt/publicacoes/2003_indice.asp?txtID_tripeiro2003=97
Cordialmente,
basiliohz

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#267504 | ruigomes | 28 dez 2010 17:53 | Em resposta a: #52560

Caro confrade Carlos Eduardo Cruz:

Por acaso o seu trisavô José da Cunha não era ferrador em Cabeça Santa, no lugar do Cruzeiro?
O meu trisavô José da Cunha tem uma história semelhante, também era filho de pai incógnito e a sua mãe herdou, entre outras coisas, a quinta de Abôl, sita em Eja, Penafiel (junto a Entre-os-Rios).
Contudo, creio que a história que lhe contaram não corresponderá bem à verdade... A mãe de José da Cunha, que se chamava Maria Rosa da Cunha e não Maria da Rocha, como erradamente surge nalguns registos de batismo dos seus filhos, teve José da Cunha ainda solteira em Cabeça Santa. Posteriormente casou-se com António José Ferraz, ferrador do Torrão, Marco de Canavezes, de quem teve vários filhos. Foram estes que herdaram a quinta de Abôl bem como o grosso da fortuna da mãe, pelo que não acredito que o nosso trisavô fosse descendente do Conde, senão teria sido ele o contemplado da fortuna.
Mais tarde José da Cunha casou-se com Margarida Pereira, filha de António Pereira e Maria Coelho de Azevedo, de onde nasceu o meu bisavô Júlio da Cunha e o seu Adão da Cunha.
Pelas coincidências de nome, tudo indica que sejamos parentes... a minha falecida avó falava com muita saudade das primas dela que foram viver para o Brasil. Seriam as suas avós?

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#268724 | carledu79 | 16 jan 2011 20:19 | Em resposta a: #267504

Caro Rui Gomes,

há algum tempo ando afastado das pesquisas genealógicas, o que me manteve afastado deste forum.

Pelo que você conta, somos parentes sim. Sou neto da Beatriz, filha do Adão da Cunha, irmão de seu bisavô.
A história que coloquei aqui é o pouco que minha mãe e minha tia se lembram e eu não tive como verificar nada daqui.

abraços,

Carlos Eduardo da Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#268789 | ruigomes | 17 jan 2011 18:07 | Em resposta a: #268724

Caro Eduardo, desde já mando-lhe um grande cumprimento deste lado do Oceano, uma vez que ainda somos parentes próximos. Relativamente à exposição familiar que lhe deixei anteriormente acredite que é a correcta e, caso queira, posso remeter-lhe algumas informações quanto aos registos de batismo e casamento relacionados. Já quanto à descendência do Conde Ferreira, apesar de eu achar que nada tem haver connosco, quem sabe se ele não será nosso familiar?

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Ferreira - Joaquim Ferreira dos Santos

#268791 | carledu79 | 17 jan 2011 18:38 | Em resposta a: #268789

Caro Rui,

como viu, o pouco que me contaram da história não era muito correta. Estive em contato com seu tio, Diamantino Cunha, a quem enviei um email com a situação atual dos Cunhas que vieram para cá no séc. XX.

Se puder me mandar as informações dos registos de batismo e casamento, seria ótimo! Ele já tem meu email. Não sei se há mensagens privadas por aqui...

abraço,

Eduardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 09:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen