Castro Meireles

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Castro Meireles

#51587 | Crisfal | 12 nov 2003 19:57

Caros Confrades:
Procurava informações acerca desta família, ligada aos Pinto Meireles do Porto, a que pertencia o Bispo do Porto, D. António de Castro Meireles, e o seu sobrinho o cónego Raimundo de Castro Meireles, este último felizmente ainda vivo e activo.
Com os meus melhores cumprimentos;
Nuno de Souza Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Castro Meireles

#51588 | magalp | 12 nov 2003 21:06 | Em resposta a: #51587

Caro Nuno Falcão

O sr. D. António Castro Meireles, natural de Lousada (concelho do Porto) tem ali muitos familiares e muitos outros espalhados por aí fora, muitos deles na BD de Genea.

Terão origem em Hipolito de Meireles Afonso Fayão, *13.8.1695, em Cete, onde + 8.6.1775, sr. da Casa da Nogueira COC, com processo de inquirição pela Mesa da Consciencia, onde se comprovou ser 3º neto de Affonso Bayão, Abade de Baltar,* ? + 3.10.1622.
Ainda com base neste processo, Affonso Bayão era filho b. de Dom Theodozio, 5º Duque de Bragança. "El Rey Filipe de Castela, governando este Reyno concedera brazão de armas ao Abbade de Baltar Affonso Fayão, e a sua filha Leonor Fayão..."

Em NFP, de F. Gayo, título de Meireles, §17 encontra estas justificações e, com maior desenvolvimento em "Os Braganças da Província do Minho" do Dr. Elísio M. Ferreira de Sousa. Esta muito interessante obra dá notícia das gerações recentes (até cerca de 1970), não esgotando toda a vasta descendência.
Cumprimentos,
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Castro Meireles

#51593 | Crisfal | 12 nov 2003 23:48 | Em resposta a: #51588

Agradeço-lhe muito as informações, que serão um importante auxílio para o meu trabalho, já que aparentemente o D. António Augusto era primo próximo do meu bisavô, ainda que o meu pai não tenha conseguido explicar porque linha.
Os meus melhores cumprimentos
Nuno Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Castro Meireles

#228378 | HenriqueSousaAzevedo | 04 mai 2009 20:11 | Em resposta a: #51588

Caro M. Magalhães,

Perdoe abordá-lo sem o conhecer, mas interessou-me o seu repto uma vez que referencia Afonso Fayão, Abade de Baltar. Também sou descendente do Abade e estaria interessado em saber exactamente quais as armas que lhe foram concedidas. Serão porventura as mesmas de Ventura Fernandes de Meirelles e de Hipólito de Meirelles Afonso Fayão? A saber, armas da Casa de Bragança com um filete negro em contrabanda.

Cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

Castro Meireles

#390520 | RaquelTeixiera | 30 mar 2018 14:00 | Em resposta a: #51587

Boa tarde procuro informações do Bispo António de Castro Meireles.
Ele teve algum irmão de nome Joaquim que fosse morar para o Porto?
Digo isto porque o meu bisavô era Joaquim Castro Meireles nascido por volta de 1898/1899.
Muito obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 01:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen