Coelho de Campos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Cargos

Coelho de Campos

#5175 | LCM | 19 mai 2001 23:49

Procuro informações sobre Valentim Ferreira Coelho de Campos, n. em Castelo de Ferreira de Aves, Satão, que foi barbeiro no início da vida. Tinha um irmão, Padre João Coelho de Campos.
Eram filhos de Francisco Coelho de Campos, n. em Mundão, Viseu, e de sua mulher Joana Ferreira, n. em Castelo de Ferreira de Aves (filha de Francisco Ferreira).
Valentim c. a 5-5-1677 com Inês da Fonseca de Pina, n. nas Torres, Trancoso, bapt. a 20-2-1639. Foram pais de José de Pina Tavares, n. nas Torres cerca de 1680.
Serão da mesma família Coelho de Campos estudada pelo Prof. Doutor Luiz de Mello Vaz de São Payo?
Agradeço qualquer informação.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#5186 | MAS | 20 mai 2001 16:57 | Em resposta a: #5175

Caro Lourenço Correia de Matos
Tenho bem estudados os Coelho do Campo ou Campo Coelho (depois Campos Coelho) de Viseu, inclusivamente uma linha com ligações a Mundão. Mas não consegui entroncar os que refere. Precisaria, pelo menos, da filiação do referido Francisco Coelho de Campos.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#5189 | LCM | 20 mai 2001 20:30 | Em resposta a: #5186

Caro Manuel Abranches de Soveral,

Muito obrigado pela sua resposta.
As informações que tenho são retiradas da habilitação para Familiar do Santo Ofício de José de Pina Tavares, filho de Valentim e neto de Francisco. Brevemente vou rever o processo e tentar encontrar novas "pistas".
Um abraço
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#54134 | sampaio | 20 dez 2003 08:48 | Em resposta a: #5186

Caros

Pesquisando outros assuntos, encontrei este tema. Um grande amigo meu, de nome Francisco Correia Coelho e Campos, filho de Francisco Coelho Correia de Campos e neto de outro Francisco Correia Coelho e Campos, são os actuais proprietários de Solar em Viseu (em aldeia que não me lembro do nome). Caso ainda estejam interessados neste tema, eles possuem a genealogia total da familia (pelo menos do seu ramo ascendente)

João de São Payo

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#54145 | RAAL | 21 dez 2003 00:55 | Em resposta a: #54134

Será de Farminhão?
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#54186 | sampaio | 22 dez 2003 10:18 | Em resposta a: #54145

É exactamente: Farmilhão!

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#60306 | Luiz Paulo | 12 mar 2004 17:15 | Em resposta a: #5175

A procura da familia Ferreira Coelho, encontrei esta sua informação sobre Valentin Ferreira Coelho. O meu tataravo foi José Ferreira Coelho que morou em Recife - Brasil nos anos de 18??, sei que a família dele veio de Portugal, porém não sei ainda quem chegou ao Brasil. O que vc sabe mais sobre os Ferreira Coelho?

Saudações
Luiz Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#60351 | Benedita Vasconcelos | 13 mar 2004 10:52 | Em resposta a: #60306

Caros Confrades

Da leitura de uma reprodução,na revista Beira Alta,de um documento antigo,julgo que uma minha antepassada,Filipa de Almeida Magalhães,filha de Ana de Almeida,de Torneiros,terá casado com António Coelho de Campos ,de Viseu.Talvez seja essa a explicação do meu ramo Almeida Campos.Sabem dizer-me alguma coisa desses Coelho de Campos?

Antecipadamente agradecida

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#60354 | jpcmt | 13 mar 2004 11:30 | Em resposta a: #60351

Prezada Maria Benedita Vasconcelos:

Muito pouco lhe sei dizer. Mas, o PA&M de Pinho Leal, lista, entre as pessoas notáveis de Viseu, um António Coelho de Campos, e acrescenta: um "dos 2 fidalgos visienses que tiveram a honra de ladear o alferes da bandeira nas pomposas festas de aclamação de D.João IV, em 1640."
Se, entretanto, encontrar mais alguma coisa, voltarei a si.

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#60369 | Benedita Vasconcelos | 13 mar 2004 14:52 | Em resposta a: #60354

Caro João Mello Trovisqueira

Uma vez mais tenho que lhe agradecer a inestimável ajuda e simpatia que tem demonstrado.Bem haja.

Com os melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#60521 | dvl | 15 mar 2004 20:21 | Em resposta a: #60369

Cara Benedita,

Pode também procurar a família Coelho de Campos no Felgueiras Gayo, no título de Coelhos, Campos, e também em " A Família Coelho de Campos Oficializada pelo Santo Ofício, de Luiz de Mello Vaz de São Payo, 1992. Há também outro livro que fala de várias famílias de Viseu, entre elas, os Coelho de Campos, Almeidas, etc, mas eu só tenho fotocópias e não sei o nome do dito livro. Também pode procurar em Morgados de Farminhão e Morgados da Nespereira.

Os meus cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#60525 | Benedita Vasconcelos | 15 mar 2004 21:34 | Em resposta a: #60521

Caro Duarte Vilardebó Loureiro

Bem haja pelas indicações que me dá.Só agora comecei a interessar-me por estas coisas e a zona de Viseu parece-me difícil.Procuro Sousas,Valentes e Olivas,em Ferreira de Aves,Moreiras em Couto de Cima e Cabanões,Almeidas em Torneiros e ainda os Coelho e Campos em Viseu.

Comos melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#60533 | dvl | 15 mar 2004 23:23 | Em resposta a: #60525

Cara Benedita,

Infelizmente só tenho informações sobre os Coelho de Campos (hoje usam Coelho e Campos) que ainda existe em farminhão um solar dessa família com uma pedra d'armas de coelhos muito bem feita.

Mas se por acaso tropessar em algum dos outros eu dou-lhe logo notícias.

Acho que há vários artigos sobre a zona de Viseu, mas eu não sou a melhor pessoa para indicar aonde.

Cumprimentos,

Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#239601 | Luís Neves | 19 set 2009 16:51 | Em resposta a: #60533

Caros confrades:

O meu nome completo é Luís de Campos Teixeira Neves. Nasci no Porto, em 1960. O meu apelido "de Campos" recebi-o da minha mãe: Isabel Maria de Campos. Ela nasceu em Frechas, Mirandela, em 1929. Ela, por sua vez recebeu-o do seu pai, José Agusto de Campos que nasceu em Castelo Melhor, Vila Nova de Foz Côa, em 1889, que por sua vez vez o recebeu do seu pai, João Damasceno de Campos, que também nasceu em Castelo Melhor, em 1856, e também o recebeu do seu pai, José (Augusto) de Campos, que nasceu em Sendim, Tabuaço, em 1836. Este meu trisavô também recebeu o apelido "de Campos" do seu pai e este também o recebeu do seu pai, avô do anterior. Ambos eram do Sendim, Tabuaço. O meu tetravô era, de acordo com o seu assento de casamento, Cristóvão de Campos Coelho e Albuquerque, de acordo com o assento de baptismo do seu filho, meu trisavô, simplesmente Cristóvão de Campos e, de acordo com o assento de baptismo do seu neto, meu bisavô, era Cristóvão de Campos Coelho do Casal. De acordo com os dois primeiros documentos era filho de João de Campos Coelho.
Eu tenho uma informação transmitida oralmente da minha avô materna através da minha mãe, segundo a qual a família do meu avô materno era oriunda de Viseu. Dizia a minha avó que o paço (episcopal?) de Viseu era foro da família do marido. Eu não estou inteirado sobre as formas de propriedade medieval e não sei o que isto significa exactamente, mas também não é isso que me interessa. Importa-me só que esta informação denuncia uma origem antiga da família do marido em Viseu.
Óbviamente já tive a oportunidade de recolher aqui no Geneall toda a informação disponível sobre a família Coelho de Campos, ligada ao Senhorio da Nespereira, Mundão, Viseu.
Pergunto aos confrades mais entendidos, designadamente sobre esta família, se têm alguma informação que ajude a estabelecer ( ou a negar) a ligação entre este meu 5.º avô de Sendim, Tabuaço, de nome João de Campos Coelho, com algum dos vários indivíduos de mesmo nome e apelido que constam aqui na base de dados do Geneall, da família Coelho de Campos:
Os melhores cumprimentos,

Luís de Campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#239655 | magno | 20 set 2009 08:49 | Em resposta a: #5186

Também a família da minha Esposa deriva de Francisco Coelho de Campos por via bastarda.
Poderá ser consultada a descendência no blogue coelhomagno (simples pesquisa no google).

Neste momento encontro-me a fazer o levantamento de índices da freguesia de Mundão - Viseu.

Gostaria de saber quem pode oficializar este ramo familiar, ou se é possível ?

Não gostaria de dizer que os meus filhos descendem dos Coelhos e estes serem mal interpretados ...

Com os melhores cumprimentos,
João Cláudio Magno Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Campos

#293762 | joaocampos | 01 jan 2012 20:40 | Em resposta a: #5186

Caro confrde Manuel Abranches de Soveral 01-01-2012
O meu nome é João Damasceno de Azevedo e Campos´procuro os meus antepassados,mas cheguei ao meu tetravô e não consigo ir mais para trás,será que me pode ajudar?
Nasci em Frechas-Mirandela-Bragança aos 20-03-1934,filho de José Augusto de Campos,nascido em 1889 em Castelo-Melhor-Vila Nova de Fozcoa(e de D.Maria da Natividade Trigo de Campos,natural de Frechas)Filho de João Damasceno de Campos,nascido em Castelo-Melhor em 1856,(e de D.Isabel Maria de Azevedo Lopes Esteves.natural de Sendim da Serra-Alfandega da Fé)Filho de José Augusto de Campos,nascido em Sendim-Tabuaço a 08-09-1836(e de D.Maria José de Almeida Cardoso Coutinho,mais tarde mudou o apelido,Maria José de Almeida Cardoso Moniz-natural de Castelo-Melhor).Filho de Cristóvão de Campos Coelho e Albuquerque,Certidão de casamento,Cristóvão de Campos(Certidão de btismo do filho) e por último,Critóvão de Campos Coelho do Casal(Certidão de Batismo do neto),ede D.Margarida Amália Coelho de Magalhães natural da freguesia de Sendim-Tabuaço.Filho de João de Campos Coelho e de D.Mariana Angélica de Figueiredo ambos naturais da freguesia de Sendim-Tabuaço-Viseu.Para trás fica o desconhecido.
Muito Grato
João de Campos

Resposta

Link directo:

Armas e Troféus | Raízes & Memórias

#295654 | cavaleirofidalgo | 25 jan 2012 15:08 | Em resposta a: #5189

Ex.mo Senhor,

Boa tarde.
Desculpe desvirtuar o seu tópico.

Já saiu - ou está para sair - as Revistas «Armas e Troféus» ou a «Raízes & Memórias»?
Como posso contactar o director das revistas? Tenho um pequeno artigo trabalhado sobre um Morgadio e que gostava de o ver publicado numa revista da especialidade.




Com os melhores cumprimentos,
CavaleiroFidalgo

Resposta

Link directo:

João Coelho de Campos - Romãs - Sátão

#314829 | portingal | 05 out 2012 22:09 | Em resposta a: #5175

Não sei se vou a tempo mas acrescento este João Coelho de Campos já tardio em relação ao que refere mas que tem a vantagem de estar muito próximo ao de Ferreira de Aves. Era filho de João da Fonseca e Filipa Ferreira e aparece mencionado no casamento da filha destes e sua irmã, Umbelina de São Bento cc Manuel Gomes Machado, como o Doutor JCC que morava em Viseu no ano de 1748. MGM era de Douro Calvo, Romãs, devia ser parente da noiva porque obtiveram dispensa, infelizmente não aparece o nome dos seus pais. Incidentalmente tenho outro MGM de Douro Calvo cc Teresa de Campos em 1716, filho de Francisco Gomes e de Maria Machado.

Saudações,

Carlos da Fonte

Resposta

Link directo:

RE: João Coelho de Campos - Romãs - Sátão

#314846 | LCM | 06 out 2012 08:02 | Em resposta a: #314829

Muito obrigado pela informação, que registo e poderá ser útil quando voltar a dedicar-me a esta gente.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

Coelho de Campos

#374652 | cardosodoamaral | 25 out 2016 16:44 | Em resposta a: #60521

Caro Confrade Duarte Vilardebó Loureiro

Faz algum tempo que não nos comunicamos apesar de ter o seu mail, mas o que aqui me trás é o Padre João Coelho de Campos, meu familiar directo. Poderá dizer se sabe alguma coisa sobre ele. Não o encontro em Farminhão. Será doutro sítio?. Ele teve um caso com Ana, solteira de Torredeita.

Grato por tudo

Cordiais cumprimentos.

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 23:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen