Correia de Barros da Vidigueira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Correia de Barros da Vidigueira

#51824 | luis262 | 16 nov 2003 16:10

Meus Caros:

Abro este novo tópico para tentar obter mais elementos sobre a ascendência e descendência desta família,embora o tema já tenha sido abordado num tópico não específico. Assim passo a referir os elementos que possuo:
João de Vilanova de Vasconcelos Correia de Barros, arqueólogo, membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses, que fêz investigação no campo da heráldica dos municípios e que nasceu na Vigueira, no início da década de oitenta do séc.XIX, onde veio igualmente a falecer. Foi o primeiro marido , de uma minha tia avó paterna, Francisca Isabel Janeiro Caeiro, que dele viria a enviuvar, sem geração.
Sei, embora não conheça a Vidigueira,que foi colocada uma lápide ,que lhe é dedicada, na casa onde nasceu, no Largo de D.Violante, e onde actualmente existe um restaurante. Fui informado também da existência de um jazigo de família, no cemitério da Vidigueira.
Era filho, ou neto(?) , de Jõao de Vilanova de Vasconcelos Correia de Barros, nascido e falecido na Vidigueira, que foi General de Brigada, Oficial de engenheiros ,Cavaleiro da Ordem de Avis e lente da Escola do Exército.
Agradecia pois a quem me pudesse ajudar nesta pesquisa.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#51825 | luis262 | 16 nov 2003 16:13 | Em resposta a: #51824

Peço desculpa pela gralha: nasceu na Vidigueira e nâo na Vigueira...
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#51894 | ngccm | 17 nov 2003 15:15 | Em resposta a: #51825

Caro Luís

Posso dar-lhe apenas algumas achegas: julgo que o o primeiro João de que fala foi casado com uma senhora da família Botelho de Vasconcelos de Matos e Noronha, originária de Trás-os-Montes mas com ligações no século XIX a Montemor-o-Novo. Veja o artigo sobre esta família publicado na revista Raízes e Memórias pelo João Baptista Malta. Tenho também notícia de que uma senhora destes Vila Nova e Vasconcelos foi casada com um Cunha Rego, com descendência em Moura, e conheço uma Cunha Rego doutro ramo que foi casada com um Fialho Pinto (que me parece ser também dos seus Janeiros Caeiros).
É pouco, mas tentarei saber mais.
um abraço

nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#51907 | luis262 | 17 nov 2003 17:02 | Em resposta a: #51894

Caro Nuno :

Há entre as pessoas que referiu parentes meus.
Meu bisavô, pai da minha avô materna ,Manuel Caeiro Gonzalez b. em Moura, Amareleja, a 24.11.1858 ,proprietário, teve do seu casamento com Teresa de Jesus Janeiro um filho e, se não estou neste momento em erro, seis filhas.Daqui vêm os Janeiros Caeiros... Para além de Francisca Isabel, a quem me referi,e outras como Luisa Maria, minha avó, Isabel e Maria Teresa, tiveram Teresa Maria Janeiro Caeiro, que casou com César Vaconcelos(?) da Cunha Rêgo, que julgo ser n. de Moura, e tiveram Maria Teresa, Júlio César, Rodrigo César ,Maria das Mercês e César, Todos eles Caeiro da Cunha Rêgo. Sempre ouvi dizer que o meu tio avô César C.Rêgo era primo do meu outro tio avô (que faleceu antes de eu ter nascido)João V.V.C.Barros.
Uma outra filha, foi Maria Antónia Janeiro Caeiro, casada com António Francisco Fialho Pinto,licenciado em Direito,tavez o maior proprietário de terras da região. Tiveram um único filho, meu padrinho de baptismo, António Urbano Janeiro Caeiro Fialho Pinto, falecido há alguns anos. Este teve dois filhos Miguel Urbano(que faleceu) e António Urbano. Não estou com este último ,que é da minha geração, embora mais novo, há bastantes anos e não sei se casou ou não... Sei também que o meu tio avô António F.Pinto, tnha uma irmã ela própria igualmente proprietária na região, mas nada sei da sua possível descendência.
Bom , isto para lhe dizer que desconheço essa Sra. Cunha Rêgo casada com um Fialho Pinto e que lhe agadecia se conseguisse saber qualquer coisa!
Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#51909 | ngccm | 17 nov 2003 17:17 | Em resposta a: #51907

Caro Luís

Esse António Urbano da sua geração de que fala foi casado com Maria Luísa Mota da Cunha Rego. Estão actualmente divorciados (com posteriores casamentos de um e de outro) e tiveram uma filha, Beatriz da Cunha Rego Fialho Pinto, c.g.
Por curiosa coincidência, dei a fotografia de finais do século XIX de um Miguel Urbano Fialho Pinto, com traje de estudante, ao António Urbano no casamento de um sobrinho da ex-mulher e que é meu primo pelo lado do pai. Há, inclusivamente, um ramo Fialho de Brito com quem eles se dão, e penso que há também uns Fialho Silva e Sousa (ligados a uns parentes meus Canas).
A propósito: donde era a sua avó Janeiro? (tenho uma trisavó Janeiro de Baleizão).
Lembrei-me ainda que o João de Vila Nova tem um ex-libris heráldico. No Inventário Artístico de Portugal, do Túlio Espanca (distrito de Beja), há também referências a esta família. Creio que o César da Cunha rego de que fala era Vila Nova e Vasconcelos.
Desculpe estas notas meio desconchavadas, mas podem ajudar.
um abraço

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#51925 | LCM | 17 nov 2003 18:51 | Em resposta a: #51907

Caro Luís

O Barão de Monte Pedral, José Maria da Cunha Rego Amorim, é neto materno de uma senhora Correia de Barros da Vidigueira casada com um Cunha Rego. Ele tem alguns dados destes Correia de Barros num livro de família que organizou com o António Assis. Mora em Cascais, pode ver o número no 118 net.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#51928 | luis262 | 17 nov 2003 18:58 | Em resposta a: #51909

Caro Nuno:

Fico satisfeito por saber notícias do Toni, como lhe chamavamos!
A minha bisavó Teresa de Jesus Janeiro era de Pias, Filha de Bento Maria Janeiro e Francisca Dias.Sei pouco deste lado dos Janeiros, mas sei que eram primos dos Acabados, nomeadamente de um Professor Janeiro Acabado ,autor de uma História de Portugal muito em uso nas escolas em meados do séc.XX .Vou tentar Saber se havia família chegada em Baleizão. Também é um apelido que aparece bastante em Espanha.
Já agora acrescento mais uma das irmãs da minha avó à lista anterior(está ,aliás no Genea.): Maria do Socorro Janeiro Caeiro, qu por Sinal até casou como irmão mais novo do meu avô, Raúl Eugénio de Aguilar Barbosa Piçarra, que foi oficial do Exército e era proprirtário da Herdade do Monte da Légua em Mora. Tiveram duas filhas. Pois é esquecia-me da sétima irmã e logo a que casou com o irmão de meu avô Luís...
Vou ter de acabar. Obrigado pelas informações.
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#51930 | luis262 | 17 nov 2003 19:00 | Em resposta a: #51928

Corrijo: em Moura e não Mora
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#51959 | luis262 | 18 nov 2003 09:03 | Em resposta a: #51925

Caro Lourenço:
Obrigado pelas suas informações

Um abraço
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#88724 | luis262 | 16 abr 2005 19:07 | Em resposta a: #51909

Caro Nuno:

Deparei há tempos num site espanhol sobre heráldica, com as armas e respectiva descrição, que foram atribuídas aos Janeiros em Espanha, onde o apelido tb. aparece. Aí vai a descrição , em castelhano, para evitar possíveis incorrecções da minha parte:

"JANEIRO - En oro dos flores de lis de gules en los ánglos altos del escudo, y en lo bajo una caldera de sable.
Bordadura de azur, con tres veneras de plata."

Tenho uma prima, que é médica pediatra aqui em Lisboa, desses Janeiros de Pias e que já há algum tempo anda a recolher elementos genealógicos sobre esse ramo da família. Se o Nuno quizer dar-me alguns elementos sobre essa sua trisavó de Baleizão, pode ser que se venha a descobrir alguma ligação.
Já há uns tres ou quatro anos que não estou com essa minha familiar , mas julgo que não me será difícil contactá-la.

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#88782 | FS | 17 abr 2005 16:19 | Em resposta a: #51928

Boas Tardes

Caro Confrade

Tenho uma antepassada de nome Janeiro em Vale de Vargo que dista poucos Km de Pias, esta foi casada com António Manuel Machuco cg.Ainda não descobri o seu local de nascimento mas tudo indica que seja de Pias visto que é um lugar não muito distante de Vale de Vargo. Quando obter mais informações coloco-as no forum , mas pelo que vejo na T.T. vai dar pano para mangas...

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#88980 | ngccm | 19 abr 2005 17:50 | Em resposta a: #88724

Caro Luís

Muito obrigado pela informação. Fiz entretanto algumas pesquisas em Beja que me permitiram recuar duas gerações. Talvez assim seja mais fácil ver se há ligação com Pias.
um abraço

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#99686 | luis262 | 07 set 2005 14:55 | Em resposta a: #88980

Caro Nuno:

Ao folhear papelada antiga, descobri numa carta, dirigida ao meu avô paterno, Luis da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra, por um dos seus cunhados, César Vasconcelos da Cunha Rêgo, a referência a uma sua irmã, Maria das Mercês, que deve ser Maria das Mercês Vasconcelos da Cunha Rêgo, * a 11.9.1897, mãe de José Maria da Cunha Rêgo, 2º Barão do Monte Pedral.
Aliás é coisa que eu posso facilmente esclarecer, telefonando à minha prima ( prima direita do meu pai), Maria Teresa Caeiro da Cunha Rêgo, e só o não faço agora, por não a querer estar a maçar com este tipo de questões, uma vez que soube há alguns dias da morte inesperada de um dos filhos.
Quanto à outra irmã mais nova, a Maria das Mercês, não tenho o actual contacto dela.
Foi essa minha prima Maria Teresa, que ainda no ano passado, num dia em que nos encontramos, me confirmou que o seu pai e um meu outro tio avô João V.Vascocelos Correia de Barros, eram primos.
Na altura, também, o momento não era o mais propício para grandes conversas, pois estavamos ambos de visita a uma minha tia hospitalizada...

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#99993 | r.portugal | 09 set 2005 23:34 | Em resposta a: #51824

Caro Senhor,
Como a sua mensagem refere particularmente os Vila Nova Correia de Barros, da Vidigueira, não sei se terá interessereferir alguns apontamentos que tenho dos paroquiais.
Suponho que descendem do casal Luís Correia de Barros, de uma antiga família da Vidigueira, e de D. Maria Cecília de Vila Nova e Vasconcelos, casados no início do século XIX (em data que não trancrevi), ela provavelmente filha do coronel de Milicias João de Vila Nova de Almeida e de D Ana Victória Tibúrcia - e irmã do major de milícias José Francisco de Vila Nova cc D. Maria Cândida do Prado Fragoso, de quem teve larga geração. Estão entre os filhos do primeiro casal o já referido militar João de Vila Nova e Vasconcelos Correia de Barros, D. Ana Olímpia, falecida solteira a 26.12.1818, e D. Maria Balbina de Vila Nova e Vasconcelos Correia de Barros cc o capitão Manuel Luciano Moreno Gaio, também com muita geração a partir de 1832.
Tudo isto será possivelmente do seu conhecimento e poderá confirmar nos três primeiros livros de B, C e O da freg.ª da Vidigueira, no ADBeja.
Os meus cumprimentos.
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#100034 | luis262 | 10 set 2005 09:36 | Em resposta a: #99993

Caro Rui Portugal:

Muito obrigado pelas suas informações, que para mim são de de extrema importância e que desconhecia.
Quanto ao oficial João Vilanova de Vasconcelos Correia de Barros, possuo os originais de todos os documentos referentes à sua carreira militar, bem como de comendas de ordens que lhe foram atribuídas, que me foram dados pela minha tia avó, casada com o meu tio do mesmo nome, referidos no início deste tópico, mas nãotenho mais elementos.
Pelas datas suponho que o meu tio avô, será neto do referido militar e não filho.
Vou tentar esclarecer esta situação junto do A.D. de Beja.
Com os meus cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#100868 | luis262 | 19 set 2005 16:35 | Em resposta a: #99993

Caro Rui Portugal:

Faltam-me , como referi, elementos sobre o pai de o meu tio avó arqueólogo, etc... João de Vilanova de Vasconcelos Correia de Barros, casado com Francisca Isabel Janeiro Caeiro, já por mais de uma vez mencionado aqui, nascido por volta de 1880,na Vidigueira e o seu avô militar que referiu e a quem dizem respeito todos esses documentos que herdei. Segundo eestou convencido, também se chamaria J.V.V.C.Barros...

Não terá nenhuma pista que me possa ajudar no sentido de saber mais alguma coisa sobre ele?

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#101021 | luis262 | 21 set 2005 11:02 | Em resposta a: #100868

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#219927 | franciscofp | 30 jan 2009 03:36 | Em resposta a: #51909

Caro Nuno,

provavelmente já nem quer saber disto, mas deixe-me corrigir um pequeno lapso:

nenhum António Urbano se casou com a Luísa da Cunha-Rego nem teve uma filha Maria Beatriz, nem se divorciou da Luísa. Quem fez isso foi o Miguel Urbano (filho de um António e irmão de outro - o Pai tem um Janeiro Caeiro, onde o irmão tem um Franca). A informação que aparece quando se pesquisam estes nomes está certa.

Peço desculpa pela intromissão,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#297432 | luis262 | 17 fev 2012 14:08 | Em resposta a: #51894

Caro Nuno,

Nove anos depois posso confirmar o que disse sobre o meu tio avô, João de Vila Nova de Vasconcelos Correia de Barros. Depois de ter tido uma conversa com uma Prima direita do meu pai, Maria Teresa Caeiro da Rego que me esclaceu que o seu pai (igualmente meu tio avô) César Vasconcelos da Cunha Rego era sobrinho do do dito João Vila Nova, pedi o assento deste último que veio permitiu esclarecer o assunto...
Assim,

João , foi b. na Igreja de S.Pedro da Vidigueira a 28.4.1877 tendo nascido a 9 do mesmo mês e ano.
Filho legítimo de César de Vila Nova de Vasconcelos Correia de Barros, proprietário n. de Lisboa e de D.Catarina Correia de Barros e Veiga n. da Vidigueira, recebidos e paroquianos desta fregª e moradores no Largo de D. Violante. Neto paterno do General João de Vila Nova de Vasconcelos Correia de Barros n. de Liboa e materno de João Francisco da Mota Veiga n. de Beja e de D. Olímpia Correia de Barros e Morais n. da Vidigueira.
Padrinho: o Avô Materno.

Por lapso na ficha que enviei na altura para o Genall o Avô ia como Pai, como se pode ver...
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=244737

Também na ficha do avô general, alguém, que não eu lhe chamou " josé" e não "João" devia constar, vide:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1958907
e ainda,
http://www.arqnet.pt/dicionario/correiabarros_jvv.html

E por ora é tudo.
Um abraço

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#297434 | luis262 | 17 fev 2012 14:17 | Em resposta a: #297432

A Avó Paterna era D. Ana Botelho de Vasconcelos Matos Noronha,
LP

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Barros da Vidigueira

#323266 | José Finha | 16 fev 2013 15:41 | Em resposta a: #297432

Caro Luis Piçarra

Boa Tarde

Sou natural de Moura e investigador na area da História, estou neste momento a tentar desenvolver o trabalho sobre o espólio fotográfico produzido sobre Moura bem como algumas edições de postais e os seus autores. Deparei-me durante a investigação com alguns clichés da autoria de João Vilanova de Vasconcelos Correia de Barros publicados no Jornal de Moura durante na decada de 20 do século XX. O mesmo Jornal publicou depois uma noticia sobre a sua morte em Fevereiro de 1932, referindo-se a João Vilanova de Vasconcelos Correia de Barros como seu ilustre colaborador na produção de ilustrações fotográficas. Gostaria se possivel que me esclarecesse se de facto este seu familiar se dedicou também à atividade fotográfica e se poderei referir os elementos por si colocados neste site quando fizer alusão à sua obra. Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 14:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen