Família Gueifão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Gueifão

#52336 | AnaMila | 22 nov 2003 22:43

Boa noite!

O meu último apelido, da parte do meu pai, com família na zona de Castelo Branco, é invulgar: Gueifão.

Se alguém tiver informações sobre este nome responda.

Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#52345 | Sobral | 23 nov 2003 12:00 | Em resposta a: #52336

Cara Confrade

Uma terra onde existem Gueifões é Monção.
Uma funcionária de uma escola onde trabalhei chamava-se Gueifão. Era de Monção, onde ainda tem família que, segundo ela, estaria espalhada pela região do Alto Alentejo.
Ao que contava, essa família estava ligada aos Pinas da mesma vila.

Cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#52352 | camac41 | 23 nov 2003 14:21 | Em resposta a: #52336

Cara AnaMila

Transcrevo o que consta no livro de CÂNDIDO TEIXEIRA, "ANTIGUIDADES, FAMILIAS E VARÕES ILUSTRES DE SERNACHE DO BOM JARDIM E SEUS CONTORNOS" no referente ao Gueifões

CXLVI
Gueifões do Sardoal

§1 º

1=Gil Vaz. Gueifão, casou com Margarida Fernandes, que parece irmã de Ana Fernandes mulher de Álvaro Cordeiro, e teve:
2 Fernão Gueifão, que segue,
3 Sebastião Gueifão, § 3.°
4 João Gueifão, § 4.°
2=Fernão Gueifão, viveu no Sardoal e casou em Oleiros com Brites Manso, filha de Luís Afonso Lameira e de sua mulher Isabel Manso Temudo, n.° 25 em Tit. Lameiras da Sertã, e teve:
5 Pedro Gueifão Manso, que segue.
6 Margarida Manso Temudo, que consta do test. do dr. Baltasar Manso. Jaz no Sardoal em sepultura própria na capela de Santa Luzia.
3=Pedro Gueifão Manso, filho deste Fernão Gueifão, como consta do test. de Baltasar Manso, prior de Teixoso, foi moço da câmara de El-rei D. Sebastião, por Alvará de 19-IV-1559 cujo filhamento lhe deu por fazer mercê a D. Fr. Jorge Temudo, bispo de Cochim, como declara o mesmo alvará, e depois acrescentado a escudeiro fidalgo porque com este ultimo filhamento depôs no ano de 1600 na justificação que na dita vila do Sardoal tirou Miguel de Brito, filho de Francisco de Brito como digo no n.° 8 em Tit. Morais da Sertã, sendo juiz dos órfãos na mesma vila do Sardoal em que depôs ao costume que o pai do dito Miguel de Brito era parente dentro no 4.° grau com sua mulher. Casou na mesma vila com Joana Caldeira, filha de João Caldeira e de sua mulher Catarina de Canseco, teve:
7 Fernão Caldeira Manso Gueifão, que segue.
8 João Caldeira de Canseco, § 2.°
9 Francisco Manso, jesuíta, em cuja ordem foi Provincial e confessor de El-rei D. Felipe.
10 Teresa de Jesus, freira em Santa Iria de Tomar.
7=Fernão Caldeira Manso Gueifão, teve o mesmo afilhamento de seu pai por Alvará de 10-III-1579. Viveu no Sardoal onde foi capitão-mór e Juiz dos Órfãos. Casou com Iria de Sousa de Carvalhal, e teve:
11 Dr. Pedro de Sousa Manso, que segue;
12 Fr. Manuel, frade carmelita;
13 D. Joana de Sousa, 2ª mulher de António Leitão, n.° 460, § 53º em Tit. Leitões.
14 D. Margarida Manso, mulher de Diogo Mendes de Vasconcelos, da vila de Alter do Chão, e teve:
Lourenço Mezurado de Vasconcelos, casado com D. Maria Clara Carrilho.
11=Dr Pedro de Sousa Manso, foi também cavaleiro fidalgo da casa de El-rei. Sucedeu na casa e oficio de seu pai. Casou com D. Francisca Ponce de Leão a qual ficou por tutora de seu filho. Em 1677, tirou no Sardoal um instrumento de testemunhas sobre a ascendência do dito seu filho em que se prova ser o parente mais chegado de Maria Manso Ferreira e de D. Jerónima de Parada, e teve:
15 Duarte de Sousa Tavares, que segue.

15=Duarte de Sousa Tavares, sucedeu na casa e oficio de seu pai, Casou em Cabeço de Vide com D. Brites Maria de Simas Maldonado, filha H. de Gaspar Ribeiro de Simas, cavaleiro da Ordem de Aviz e capitão-mór da mesma vila de Cabeço de Vide, e de sua mulher Maria Maldonado da Silva, filha de Miguel Maldonado da Silva, e teve:
16 Francisco Xavier de Sousa, que morreu menino.

§ 2º
8=João Caldeira de Canseco, casou na Sertã em 1626 com Catarina de Parada, filha de Manuel d'Abreu e de sua mulher Bernarda de Parada nº 30 em Tit. Abreus da Sertã, e depois de viuvo se fez clérigo e foi abade, s. g.

§ 3º

3= Sebastião Gueifão, casou com Isabel Manso, e teve:
17 Pedro Gueifão, que viveu no Sardoal.
18 António Manso Gueifão, que segue.
19 Margarida Fernandes.
20 Catarina Manso, que casou e teve:
1 Padre Pedro Gueifão.
2 Padre Matias Ferreira.
3 Maria Manso.
4 Isabel Manso.
5 Sebastiana Ferreira.
21 Maria Dias Manso.
18 = António Manso Gueifão, casou com Isabel Caldeira, que depois foi mulher de António Mendes Caldeira, filha de Martim Vaz de Figueiredo e de sua mulher Maria Mendes Caldeira, n.° 16 em Tit. Figueiredos de Proença a Nova, e teve
22 Pedro Gueifão Manso.
23 Isabel Manso.

§4º
4=João Gueifão, casou com Isabel Lopes de Parada, filha de Gil Vaz Temudo, morador em Abrantes, e de sua mulher Catarina de Parada, n.° 21 em Tit. Temudos de Abrantes, e teve
24 Padre Gil Vaz Gueifão Temudo.
25 Manuel de Parada, que segue.
26 Pedro Gueifâo.
27 Braz Gueifão.
28 Margarida de Parada, mulher de N.... Carvalho e teve:
1 Antonio Carvalho, arcipreste da Sé de. .. (Este dizem se chamou António Carvalho de Parada e foi autor do livro intitulado Arte de Reinar que imprimiu em 1643).
2 Fr. João, frade de S. Domingos.
3 Francisco de Parada.
4 Manuel de Parada.
5 D. Maria de Parada.
6 D. Jerónima de Parada, que declara ser prima 2ª de Fernão Caldeira Manso Gueifão, n.° 7 neste Tit. e foi mulher de Gaspar de Sousa de Lacerda.

25 =Manuel de Parada, casou e teve:
29 Margarida Nunes.
30 Isabel Lopes Temudo.
31 Maria Manso.
32 D. Jerónima.

No Livro a "Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere)tem um capítulo dedicado aos Camelos Gueifão. Pode solicitar este livro, que foi editado pela Camara, que eles enviam à cobrança (cerca de 10€)

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#52479 | AnaMila | 25 nov 2003 11:13 | Em resposta a: #52336

Obrigada pelos esclarecimentos!

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#52481 | AnaMila | 25 nov 2003 11:17 | Em resposta a: #52352

Já agora, se me soubessem indicar qual a origem do nome... Penso que terá a ver com gueifas...

Obrigada!

Ana Rita Mila

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#52862 | as1158190 | 30 nov 2003 22:12 | Em resposta a: #52336

Nos anos 40/50 havia ao lado do antigo Cinema EDEN uma Farmácia cujo dono se chamava Gueifão Ferreira.Isto ajuda?

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#52991 | FSA | 02 dez 2003 18:52 | Em resposta a: #52352

Caro Senhor,
Sou do Sardoal e gostaria de deixar ficar algo mais a respeito de um Ilustríssimo Sardoalense.

No seu §4º, nº 1:
Padre António de Carvalho Parada:
Filho de António Carvalho e de Margarida Parada, nasceu no Sardoal, em 1595. Estudou na Universidade de Coimbra, onde depois de estudar Teologia, recebeu o grau de Doutor, sendo como refere a "Biblioteca Lusitana": "Igualmente doutor em hum e outro Direito", o que significa, ter sido, Doutor em Direito Canónico e Direito Civil. Na mesma obra se refere que era dotado de singular prudência, juízo agudo, vasta erudição e notícia de máximas políticas, por cujos dotes era estimado das maiores pessoas da Corte, distinguindo-se entre todas D. Miguel de Castro, Arcebispo de Lisboa. Por todas estas razões foi eleito pelo Clero Português, como seu Procurador na Corte de Madrid. Faleceu em Bucelas, em 12 de Dezembro de 1655, sendo sepultado na Capela- Mór de Bucelas, dedicado a Nossa senhora da Purificação.
É louvado por João Soares de Brito, in Thetro Lusit.-Liter. n.º59, Marangoni-Thezaur. Paroch. Tomo 2.Lib 3, n.º 85 - pág. 107, etc.


Escreveu:
- "Diálogos sobre a vida e morte de Bartholomeu da Costa, Thesoureiro Mór de Lisboa" - Lisboa, por Pedro Crasbeek - 1643;
- "Arte de Reinar" - Bucelas, por Paulo Crasbekk - 1643;
Foi em prémio desta obra que foi eleito Gaurda-Mór da Torre do Tombo, da qual diz D. Francisco Manoel, na Carta dos Autores Portugueses a Manoel da Fonseca Temudo: "que com grande razão se atreveu a ter os Reys por discípulos na Arte de Reynar, livro dino de toda a estimação".
- "Discuro político fundado en la Doctrina de Christo Nuestro Señor y de la Sagrada Escritura, si conviene al govierno espiritual de las almas, o al temporal de la Republica aprovarse el modo de predicar de reprehender a los Principes y sus Ministros" - Lisboa 1627
- Discuro em que se propunha à Magestade del Rey D. João, o IV, que o ofício de provedor que em muitas comarcas do Reyno se exercitava ou devia ser reformado ou extinto. - Manuscrito.

Dados retirados de um "site" que existe sobre a Vila do Sardoal e da autoria de alguns Sardoalenses atentos e interessados nestes temas.

Com os desejos de que estes dados possam ser úteis e com os meus cumprimentos,
Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#53042 | camac41 | 03 dez 2003 18:19 | Em resposta a: #52991

Caro confrade

Obrigado pela informação

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#53059 | Pedro França | 04 dez 2003 00:59 | Em resposta a: #52336

Cara Ana:

O confrade António Pereira, cuja esposa ainda é minha parente afastada de S. Miguel do Rio Torto/Abrantes, donde tb. sou natural, descobriu na nossa árvore um casal Manuel Alves Gueifão, de Penosinhos/SMRT (fº de Manuel Fernandes Bispo e Maria Rodrigues), que casou em 1690, na Bemposta/Abrantes, com Ângela Mansa (por Manso), da dita Bemposta, sendo filha de Francisco Gonçalves e Maria Vicente.
Achei piada à aproximação feita aos Gueifões que o confrade Carlos Leal Machado trata nos "Gueifões do Sardoal", que é tudo ali perto, embora desconheça se existe algum tronco comum entre esses e os meus.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

P.S.: veja o tópico "Famílias de S. Miguel do Rio Torto, nas intervenções em que o confrade António Pereira se dirige pessoalmente a mim.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#185658 | JoãoGaspar | 21 fev 2008 22:47 | Em resposta a: #52336

Cara Ana, tem mais informações sobre os seus Gueifão?

Eu tenho ascendentes familiares de apelido Gueifão/ Marques Gueifão /Gueifão Bello na Vila de Mação.
Será que podemos cruzar informação?

cumprimentos


João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#185660 | restinga | 21 fev 2008 23:10 | Em resposta a: #185658

Cara AnaMila

Em Almada existe uma família Gueifão, originários de Mação.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#185661 | JoãoGaspar | 21 fev 2008 23:15 | Em resposta a: #185660

Cara Maria,

Os meus Gueifão tambem são de Mação, tem informações que me possa dar?

Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#185798 | restinga | 22 fev 2008 21:26 | Em resposta a: #185661

Caro João
Sei que vivem várias pessoas dessa família, conheço duas delas, posso dar-lhe contacto de um. por favor peça ao moderador meu e-mail
Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#185811 | JoãoGaspar | 22 fev 2008 23:20 | Em resposta a: #185798

Cara Maria do Céu,

Muito obrigado pela sua atenção e até breve.

Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#311929 | Gracinda | 15 ago 2012 12:35 | Em resposta a: #185661

Olà boa tarde

O meu pai também era GUEIFAO, do Caratão concelho de Mação, e outras familias no mesmo concelho que se chamam "GUEIFAO".
Custuma-se dizer que o mundo è pequeno......

A toda esta grande familia GUEIFAO, digo atè um dia destes...

Gracinda

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#311985 | Jorge Resende | 16 ago 2012 16:41 | Em resposta a: #52479

Por tanta informação que surgiu, julgo que o apelido não é assim tão raro!!!
Também conheci em Paço de Arcos um indivíduo, de apelido Gueifão, engº civil, que foi comandante dos Bombeiros de Paço de Arcos, e era meu vizinho na Cooperativa de Habitação Nova Morada, em Paço de Arcos,Oeiras.
Só não sei é se ele é natural de Castelo Branco ou arredores.
Cumprimentos Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Família Gueifão

#341686 | PaulaEsteves | 28 jan 2014 19:11 | Em resposta a: #311985

Muito boa tarde a todos,

Sou Gueifão de Mação, originários do Caratão e familiar directa dos Gueifão que residem em Almada.
Estou ao dispor para contribuir com mais informações familiares.

Cumprimentos,

Paula Esteves

Resposta

Link directo:

Família Gueifão

#413379 | Graça Dias | 25 mar 2019 00:05 | Em resposta a: #52336

Boa noite.
Acabo de entrar para o grupo. Por curiosidade sobre minhas raizes lusitanas encontrei a presente conversa sobre o apelido GUEIFÃO.
Meu tetravô era um Gueifão e veio para o Brasil, na segunda metade do seculo XIX, estabelecendo-se na Amazônia, Ilha do Marajó. Era farmacêutico e só teve uma filha, Rosa.. O apelido Gueifão se perdeu com os casamentos das descendentes, mas foi a semente portuguesa que deu origem à minha família.
Busco reconstruir sua trajetória mas não tinha nenhuma informação de sua aldeia de origem em Portugal. Me alegrou saber que existem mais Gueifões do que eu supunha. Obrigada.

Resposta

Link directo:

Família Gueifão

#413436 | fgil1212 | 27 mar 2019 12:02 | Em resposta a: #341686

Sou amiga de uma família Gueifão, originária do Caratão, Mação. Ainda têm lá casa, que eu própria visitei no ano passado

Resposta

Link directo:

Família Gueifão

#414764 | Carlota do Canto Lag | 17 mai 2019 23:13 | Em resposta a: #52862

Boa noite

O meu nome é Carlota Gueifão Ferreira do Canto Lagido

Essa Farmácia era do meu bisavô Adriano Gueifão Ferreira e do meu avô Alvaro Gueifão Ferreira. Tenho muita curiosidade em saber de onde vem esta família e se consigo encontrar familiares.


Obrigada

Resposta

Link directo:

Família Gueifão

#431954 | pmgs | 15 mar 2021 00:03 | Em resposta a: #52336

Boas,

Procuro informações sobre um casal de apelido Gueifão, da vila do Mação:

- Joaquim Gueifão e Maria Godinha.

Foram pais de outro Joaquim Gueifão, que casou em 1806 em Vila de Rei, com Victorina da Silva.


Obrigado desde já!

Resposta

Link directo:

Família Gueifão

#442432 | Marina Sameiro | 01 ago 2022 16:36 | Em resposta a: #52336

Cara Confrade,
A família Gueifão que conheço são de Mação concelho de castelo Branco.
sendo um dos membros Felismina Maria Cardoso Gueifão e o marido Fernando Gueifão.
Cumprimentos
Marina

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 06:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen