Lista de membros da Legião Portuguesa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Lista de membros da Legião Portuguesa

#52397 | andremo | 24 nov 2003 13:32

Alguem tem acesso á lista de membros da legião Portuguesa?
se poder facultar agradecia!

cumprimentos

André M.O

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52402 | zmcm | 24 nov 2003 14:08 | Em resposta a: #52397

Caros Confrades :
Estou interessado no mesmo!
Renovo o pedido.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52419 | zamot | 24 nov 2003 16:11 | Em resposta a: #52402

Camaradas

Vou procurá-las pois não me lembro onde as guardei. Lembro-me que a ultima vez que lhes coloquei a vista em cima, foi para lhes enviar convites para uma cerimónia no Campo Pequeno, mas eles não compareceram, nem deram resposta. A alguns ainda lhes consegui oferecer uma férias pagas num Hotel para os lados de Caxias, mas a maior parte preferiu o Brasil

Saudações Revolucionárias


Otelo Saraiva de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52421 | aburma | 24 nov 2003 16:29 | Em resposta a: #52397

Caro Confrade,

Isso é coisa para ser publicada no princípio do próximo século, com estilo e pompa semelhante aos "Oficiais de D. Miguel" (sem desmerecimento para os relançadores desta última obra).

Cumprimentos

A. Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52428 | luso | 24 nov 2003 17:00 | Em resposta a: #52402

Querem listas de maçons agora da legião qualquer dia querem listas dos alunos da Casa Pia.É para quê,descobrir algum Marquês disfarçado.

Tenham juízo lol
Picanceira

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52440 | zmcm | 24 nov 2003 19:34 | Em resposta a: #52419

Caro Confrade :
Nunca imaginei que ficasse tão "incomodado" por se fazer um pedido deste género aqui no forum!
Será que o mesmo incomoda assim tanta gente? Pela parte que me toca não tenho qualquer problema em dizer que um avô meu foi oficial da Legião Portuguesa! Será que isso incomodará alguém? não vejo como nem porquê já que esse avô não é nada a nenhum dos senhores que aqui se manifestaram!
Haja respeito!... é de bom tom e não fica nada mal a quem tem um mínimo de educação!

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52441 | zmcm | 24 nov 2003 19:39 | Em resposta a: #52428

Exmo Senhor :
Primeiro deixe que lhe diga que não ando atrás de nenhum Marquês ou outro titular qualquer, disfarçado ou não!
segundo não vejo a genealogia como meio de descobrir mais e mais nobreza nem mais e mais fidalguia na família,
terceiro não sei onde está o seu respeito pelos outros para fazer afirmações desta índole! Será que a questão o incomoda muito? mesmo que assim seja só tem que se abster de fazer comentários de mau gosto!

Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52445 | zamot | 24 nov 2003 20:31 | Em resposta a: #52440

Caro Miguel

Não fiquei nada incomodado, o meu Pai foi Comamdante da Lança da Legião Portuguesa e da FAC, no dia ou melhor na noite, de 28 de Setembro vi a casa invadida pelo COPCON com metralhadoras, e cães, ameaçando 9 Crianças (eu era o mais velho e tinha 17 anos) 3 criadas, e 1 cão que nos davam 1 tiro. Meu Pai e minha mãe estavam fora pois se estivessem em casa o meu Pai teria ido passar umas "férias" a Caxias.
Com a minha intervenção quis apenas fazer graça, pelos vistos ofendi-o. Peço desculpa.


José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52447 | lm_serra | 24 nov 2003 20:34 | Em resposta a: #52397

Não sei se toda essa documentação estará já disponibilizada, uma vez que nas datas mais recentes está ainda em protecção e só poderá ser consultado com autorização dos próprios.
É tentar na IAN/TT.
Espero ter sido útil
LM

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52448 | zmcm | 24 nov 2003 21:19 | Em resposta a: #52445

Caro Zé Tomaz :
Aceito o seu pedido de desculpas, mas de facto eu referia-me á Legião Portuguesa do Séc. XIX que lutou com Napoleão Bonaparte e não á Legião de Salazar de que outro avô mais recente também foi oficial! seja como fôr também não é isso que importa!

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52449 | zmcm | 24 nov 2003 21:22 | Em resposta a: #52447

Caro LM Serra :
Eu refiro-me á Legião Portuguesa do séc XIX que lutou nas tropas de Napoleão Bonaparte e não á Legião de Salazar.
Sabe onde se encontram estas arquivos?

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52455 | manuelr | 24 nov 2003 22:48 | Em resposta a: #52449

Caro Miguel Cabrita Reis

Não se estará a referir à Leal Legião Lusitana?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolaõ

Resposta

Link directo:

Leal Legião Lusitana

#52457 | manuelr | 24 nov 2003 22:56 | Em resposta a: #52455

Caro Miguel Cabrita Reis

Se for o caso que mencionei antes, pode pesquisar no Sapo, que encontra a sua organização. Quanto à Lista dos efectivos que a compunham, não sei se haverá alguma listagem, mas decerto existem várias publicações fazendo referência a alguns dos seus elementos, que nela se notabilizaram.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52459 | magalp | 24 nov 2003 23:22 | Em resposta a: #52455

Meu caro Manuel Rolão

Creio que será muito difícil conseguir-se uma listagem dos muitos portugueses jovens e sedentos de glória, que se deixaram embalar pelos ideais de Napoleão, pela Nova Ordem de então.
Não raro, por causa dos "ventos da História" as respectivas famílias esconderam esse acontecido... mas foram muitos!
Curiosamente, volvidos mais de 150 anos muito raros foram os voluntários para a India e África Portuguesa, altura essa em que o número de refractários e mesmo desertores teve mais expressão no historial dos nossos conflitos, sendo que a taxa mais alta aqui a norte, honra vos seja feita!
Isto, segundo os célebres relatórios do EMGFA, que tanto furor fizeram quando publicados há poucos anos atrás!

Já tentei, faz anos, identificar dois antepassados (tios-tetravós, Teixeira Coelho e Freire de Andrade) que morreram novos nas Campanhas da Rússia, sem qualquer resultado.
Ao que me foi dito alistavam-se com nomes imaginados, tal como na Legião Estrangeira, quer espanhola quer francesa.

Grande abraço.
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52460 | manuelr | 24 nov 2003 23:52 | Em resposta a: #52459

Caro Manuel Maria

Tenho pena de não ir apontando os nomes à medida que os ía lendo. Mas já lá vão 30 anos e lembrar-me deles...
Mas é pena que não haja uma publicação (pelo menos nunca tive essa indicação) sobre a LLL, os seus componentes, batalhas etc. em que a Gloriosa LLL tenha tomado parte.
Porque o espírito de quem nela combatia bem o merecia. Talvez não fosse politicamente correcto (não sei porquê, esta expressão leva-me a pensar que não se tem coragem de se dizer o que se pensa) reabilitar esses Bravos, mas é uma injustiça. Se fossem pró-ingleses, já teriam alguma estátua. Assim...
O valor das pessoas nada tem a ver com o lado em que se encontram. Aliás a vitória não tem sabor nem mérito se o inimigo for fraco.

Um grande abraço
Manuel Estevam

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52461 | manuelr | 25 nov 2003 00:03 | Em resposta a: #52460

Caro Manuel Maria

Aqui vai uma pequena lista da LP em 1811, tirada do Sapo. Pode ser que encontre aí alguém.

Comando
Comandante em chefe: D. Pedro de Almeida Portugal, marquês de Alorna, tenente general

2º Comandante: Gomes Freire de Andrade, tenente general

Ajudantes de campo do comandante-em-chefe:

- João Freire Salazar, major
- Maximiano de Brito Mozinho, major
- João Antunes Galvão, major
- D. Fernando José Quaresma Lobo de Silveira, marquês do Alvito, major

Ajudantes de campo do 2º comandante:

- António Maria Correia de Sá e Benevides, visconde de Asseca

Estado-Maior:

Chefe de Estado-Maior: Manuel Inácio Martins Pamplona Corte-Real, marechal de campo

Sub-chefe do Estado-Maior: Marino Miguel Franzini, major

Ajudantes de campo do Chefe do Estado-Maior:

- Domingos Bernardino de Sousa, capitão
- Francisco Cardoso,

Empregados do Estado-Maior:

- Manuel de Castro, major
- José Garcez, capitão
- José Soares, tenente
- Joaquim de Santana Branco, tenente
- José Joaquim Teixeira, tenente
- Diogo José Rebelo, alferes
- João Pereira, alferes

1ª Divisão de Infantaria:

Comandante: D. José de Carcome Lobo, marechal de campo

Chefe do Estado-Maior: João Ribeiro de Sousa, brigadeiro

Ajudante de campo: António Joaquim Bandeira, capitão

1º Regimento de Infantaria:

Joaquim de Saldanha e Albuquerque, coronel
D. José de Portugal e Castro, marquês de Valença, tenente-coronel
Júlio de Almeida, major do 1º batalhão

2º Regimento de Infantaria:

D. Tomás José Xavier de Lima, marquês de Ponte de Lima, coronel
João António Tavares, tenente-coronel
Bernardino António Moniz, major do 1º batalhão
Júlio Francisco Torres, major do 2º batalhão

3º Regimento de Infantaria:

Francisco António Freire Feio, coronel
António Batista de Sá Carneiro, tenente-coronel
Baltasar Ferreira, major do 1º batalhão
Jean, barão de Tschudy, major do 2º batalhão


2ª Divisão de Infantaria:

Comandante: João de Brito Mozinho, marechal de campo

Chefe do Estado Maior: Manuel de Brito Mozinho, coronel

Ajudante de campo: ...

4º Regimento de Infantaria:

Álvaro José Xavier Botelho, conde de São Miguel, coronel
António José Cardoso, tenente-coronel
Alexandre Martigny, chefe do 1º batalhão

5º Regimento de Infantaria:

Francisco Ferreri, coronel
António de Macedo, tenente-coronel
Francisco Stuart, major do 1º batalhão
Alexandre José Beninger, capitão, major (interino) do 2º batalhão

Batalhão de caçadores: Francisco Cláudio Branco, comandante

Brigada de Cavalaria

Comandante: D. Manuel Guilherme Frederico de Sousa, comandante

1º Regimento de Cavalaria:

Roberto Ferreira de Aguiar, coronel
Conde de Sabugal, tenente-coronel
D. João Benedito de Castro, major
mr. d'Artaise, major

2º Regimento de Cavalaria:

Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho e Póvoas, coronel
mr. de Saint Rézard, tenente-coronel
João Carlos de Sousa, major
Hermano Braamcamp, major

3º Regimento de Cavalaria:

Agostinho Domingos José de Mendonça, marquês de Loulé, coronel
João António Ramos Nobre, tenente-coronel
David Pinto, major
António Carlos Cary, major

Esquadrão de Caçadores a cavalo: João de Melo

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52463 | zmcm | 25 nov 2003 00:06 | Em resposta a: #52455

Caro Manuel da Silva Rolão :
Não sei se também teria esse nome, mas a maioria dos historiadores cujas obras consultei ( ex. Hermano Saraiva) chamam-lhe Legião Portuguesa(sec. XIX).

abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52464 | manuelr | 25 nov 2003 00:13 | Em resposta a: #52463

Caro Miguel Cabrita Matias

Realmente a Legião Portuguesa e a LLL são contemporâneas. A LP foi formada em Portugal para actuar juntamente com os ingleses. A LLL estava ao serviço de Napoleão, que salvo melhor opinião, se portou melhor que certos Corpos em Portugal. Além do mais, havia muitos oficiais que se recusavam a servir sob as ordens de ingleses. Agora digo eu: Grandes Homens!
Mas nesta matéria, confesso que não estou muito documentado.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52465 | magalp | 25 nov 2003 00:21 | Em resposta a: #52461

Meu Coronel

Muito obrigado pela relação!
Claro que conheço bastantes e bastante bem...
Não sabia de todo que o bravo, sempre honrado e fidelíssimo Álvaro Xavier Póvoas, fosse já Coronel nas Campanhas da LL! Foi por certo por distinção, pois não era filho de Ministro do Reino...
É um dos militares que muito admiro. Até os seus opositores na Guerra Civil muito o respeitaram!

Outro abraço
MM

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52466 | manuelr | 25 nov 2003 00:28 | Em resposta a: #52465

Caro Manuel Maria

Tenho uma visita programada ao AHM, vamos ver se tenho tempo para consultas.

Um grande abraço
Manuel Estevam

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52467 | zmcm | 25 nov 2003 00:49 | Em resposta a: #52464

Caro Manuel:
Tenho uma cópia do testamento deste meu 4º avô que foi oficial das tropas de Napoleão, diz ele a certa altura :
"....servi na Legião Portuguesa como oficial graduado......estive com Napoleão na campanha da Rússia....."
Pelo que, poderia efectivamente o nome não ser este, mas o que é certo é que este meu avô chamou-lhe mesmo Legião Portuguesa. Ou seria um desses casos da LP e que se terá depois voltado para Napoleão??
também não estou muito documentado, mas tenho tido imensa curiosidade de saber mais sobre a personalidade deste avô (por 2 ramos) e o que o terá levado a alistar-se ( ??) na LP.

abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

Não seria Crime de Traição?

#52472 | aburma | 25 nov 2003 09:49 | Em resposta a: #52464

Caro Manuel da Silva Rolão e demais confrades,

Sem pôr em causa o interesse histórico do assunto - no caso de alguns confrades até, pelos vistos, sob uma perspectiva de História da Família - e com o devido respeito pela sua opinião, acho difícil louvar quem se dispôs a combater nas fileiras dos inimigos de Portugal, entre os quais o famoso Gomes Freire de Andrade, mais tarde transformado em herói pelos consabidos motivos, e para o qual o conceito de Pátria não fazia sentido, pois estava, ele e decerto muitos dos seus camaradas, imbuído de uma espécie de "espírito internacionalista", semelhante ao que nos anos 30 do séc.XX levou muitos a Espanha a combater nas Brigadas Internacionais. Mas estes últimos não afrontavam Portugal ao fazê-lo, o mesmo se não podendo dizer dos membros da LLL.

Não se pode portanto,a meu ver, colocar no mesmo plano moral os que combateram do lado de Napoleão Bonaparte - homem que colocou a Europa a ferro e fogo e pelo ferro e pelo fogo a tentou dominar - e os que combateram do lado da Inglaterra, única força europeia capaz de travar os ímpetos imperialistas do corso, para além do prosaico facto de a ela devermos a nossa libertação da maior calamidade da nossa História em termos de perda de vidas e danos materiais - as Invasões Francesas.

Ressalvando o facto de me parecer que alguns combateram nas forças napoleónicas a contra-gosto, ainda bem, digo eu, que tal gente não mereceu estátuas (Gomes Freire teve direito a nome de rua, apesar de tudo, mas não necessariamente por ter feito parte da LLL)!

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52480 | luso | 25 nov 2003 11:16 | Em resposta a: #52441

Senhor Matias

Se eu tenho ou não de me abster é atitude que só a mim me diz respeito.
Ainda vigora a lberdade de expressão. Neste país pareçe que, agora toda a gente se melindra e se sente desrespeitada.(vigora, neste preciso momento, o principio do melindre a da honra gratuita).

Quanto ás listas não me sinto nada incomodado, não pertenci á legião, nem á casa pia nem pertenço a nenhuma loja maçónica irregular.

Quanto aos "Marqueses" era óbviamente uma ironia.

Penso que a história ainda é muito recente para se andar a pedir listas da Legião , bom senso precisa-se.

Com os melhores cumprimentos

Picanceira

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52482 | zmcm | 25 nov 2003 11:30 | Em resposta a: #52480

Sr Picanceira:
Há alguma tendência de se baralhar os conceitos "liberdade de expressão" ou "liberdade"...há quem pense que por viver num país onde felizmente é suposto estes conceitos existirem no âmbito de uma democracia, se vê no direito de dizer o que quer e apetece, ora isso não é bem assim, não há liberdade sem o respeito pelos que nos rodeiam e isso é muitas vezes esquecido!
Saiba o Sr. que a Legião a que me referia é a do séc. XIX que lutou ao lado de Napoleão Bonaparte e consequentemente tem já cerca de 200 anos....não é assim tão recente!

Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52484 | luso | 25 nov 2003 11:34 | Em resposta a: #52482

Senhor Matias
Em relação á legião mil perdões !

Picanceira

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52503 | alcal | 25 nov 2003 15:36 | Em resposta a: #52472

Caro Alexandre Burmester,

Na qualidade de confrade, muitas vezes em desacordo com a sua visão da nossa chamada época liberal, não posso, nem devo, deixar de manifestar o meu apreço por esta sua notável intervenção. Disse aquilo que a grande maioria dos Portugueses de então e de agora certamente pensam.

Os meus cumprimentos
Alexandre Callado

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52511 | andremo | 25 nov 2003 17:44 | Em resposta a: #52419

Caro Zamot,

faço as minhas palavras, as do meu confrade Zmcm!O meu bizavô era nº 1 da legião portuguesa e nem por isso era melhor ou pior pessoas do que os que estão presentes neste forum...

Cumprimentos

André Mergulhão O

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52513 | andremo | 25 nov 2003 17:50 | Em resposta a: #52449

Caro Miguel Matias,

Tb me referia a essas listas,não ás do salazar mas mesmo que fosse as de salazar, porquê tapar a peneira com a palmeira, visto ser historia, que marcou a nosso portugal!

Abraços

André M.O

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52523 | manuelr | 25 nov 2003 19:18 | Em resposta a: #52472

Caro Alexandre Burmester

Opiniões!
Quem, no final do Sec XIX, tinha um pacto secreto com a Alemanha para dividir entre eles os nossos territórios ultramarinos?-Os ingleses!
Quem, em Moçambique, no decorrer da 1ª GG, combinava encontros com as nossas tropas, para cairem em emboscadas dos alemães? Os Ingleses! E nestas emboscadas ficou muita gente, parente de alguns confrades.
Quem fugiu em La Lys deixando os portugueses sòzinhos frente aos alemães? Os ingleses!
E não faço mais comentários.

Os meus cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52524 | vbriteiros | 25 nov 2003 19:49 | Em resposta a: #52472

Meu Caro Alexandre.
Ainda bem que saíste à liça ( Lugar onde se ventilam altas questões - Morais,vol. III,pág 361) com o comentário que aplaudo. Ainda bem que pôes a tua arte de bem escrever português ao serviço do esclarecimento da História de Portugal. Que fizeram esses "Legionários"?
Integraram exércitos que destruiram Portugal!
Ainda hoje não fomos ressarcidos da "Pilhagem Napoleónica". Tambem deviam ser incluidos nessa lista os Portugueses e Britânicos que permitiram a largada do Tejo das "barcas dos despojos de guerra" que os malfadados exércidos vencidos levaram.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52538 | zmcm | 25 nov 2003 22:23 | Em resposta a: #52513

Caro André :
Penso precisamente da mesma maneira!

um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52543 | aburma | 25 nov 2003 23:02 | Em resposta a: #52523

Caro Manuel da Silva Rolão

Não é dos ingleses e da Inglaterra que aqui se trata, mas sim dos portugueses e de Portugal, e não vejo em que é que os factos que relata - até acontecidos posteriormente à época napoleónica - justificam que alguns portugueses, poucos ou muitos não interessa, se tenham alistado num exército inimigo e mereçam ser considerados injustiçados por lhes não ter sido prestada "a devida homenagem". Acresce que aquando da constituição da Legião estava Portugal ocupado pelos exércitos napoleónicos, tendo sido combinada a partilha do território nacional entre Godoy, a França e um marechal napoleónico de cujo nome me não recordo agora. Porque convém que não esqueçamos que a 1ª invasão foi um esquema franco-espanhol, no qual os nossos supostos "hermanos" faziam figura de sub-potência imperialista. Vistas as coisas assim no seu devido contexto, acho que há uma grande diferença neste caso em pelejar por um lado ou por outro.

Quanto às suas perguntas iniciais, elas não carecem obviamente de resposta, dado o seu carácter eminentemente retórico, mas confesso o meu completo desconhecimento dos factos que narra sobre a Grande Guerra, tanto em Moçambique como em La Lys, e grato ficaria se aqui sobre eles fizese um pouco de luz, para ilustração de todos nós. Poderia o caro confrade ter inclusivamente citado também o Ultimatum, assunto que conheço bem, pois até se dá o caso de ser trineto de Serpa Pinto. Nada disto invalida que a aliança anglo-lusa seja um dos principais factores da independência nacional ao longo de séculos, facto dificilmente contestável, por mais anglófobo que se seja. Mas repito que não é esse o assunto que aqui se discute, mas sim a honra e a dignidade nacionais, e no seu reverso, a traição, pois não encontro outra palavra para descrever os alistamentos na Legião.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52545 | aburma | 25 nov 2003 23:07 | Em resposta a: #52503

Caro Alexandre Callado,

Os nossos pontos de vista diferentes sobre o Liberalismo empalidecem perante valores mais altos que tenho o grato prazer de consigo partilhar.

Agradeço as suas simpáticas e exageradas palavras. O que está a ficar "politicamente incorrecto" é ser-se patriota.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52546 | aburma | 25 nov 2003 23:10 | Em resposta a: #52524

Meu Caro Vasco,

Ainda bem que saíste tu também à liça, como costumas, aliás, fazer quando os factos o justificam!

Totalmente de acordo com as tuas palavras e ainda juntaria: por que razão nem um tiro se disparou contra o esfarrapado e esfomeado exército de Junot quando este entrou em Lisboa?

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52557 | zmcm | 26 nov 2003 09:51 | Em resposta a: #52472

Caro Alexandre Burmester :
Se vamos por aí deixe que lhe diga que Portugal está cheio de descendentes de traidores á Pátria! Veja-se o caso dos apoiantes de Filipe II de Espanha ao trono de Portugal, onde estava incluída a maioria da Nobreza Portuguesa a troco de favores prometidos!
Apesar de tudo considero um mal menor os que combateram a favor dos "inimigos" de Portugal por espírito de aventura que os que se venderam a troco de favores e privilégios prometidos por Filipe II de Espanha também ele quanto a mim "inimigo" de Portugal! Não estava também esse monarca embuído de espírito imperialista ao pretender criar um grande império Ibérico? não colocou este monarca o país a ferro e fogo destruindo ele e seus descendentes o país tanto económicamente como militarmente já para não falar noutros campos, envolvendo os Portugueses em questiúnculas que nada tinham a ver connosco?
Agora diga-me : quantos destes apoiantes têm os nomes colocados em ruas por esse Portugal fora? quantos destes apoiantes são considerados Grandes de Portugal? Sinceramente considero estes casos bem mais graves!

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52559 | aburma | 26 nov 2003 10:10 | Em resposta a: #52557

Caro Miguel Cabrita Matias,

Uma coisa não invalida a outra, mas sucede que estávamos a falar da "Leal" Legião Lusitana e não dos Filipes. E não estou assim tão certo que aqueles que combateram pelos inimigos de Portugal - e não entendo as suas aspas - o tenham todos feito por mero espírito de aventura. Mas mesmo que assim fôsse, esse tipo de aventureiro tem um nome - mercenário - e quando pega em armas por um país que ocupa a sua Pátria tem outro ainda - traidor.

Quanto aos Filipes, decerto que me considera insuspeito de hispanofilia, mas deve dizer-se que, tendo embora Filipe II chegado ao trono porque, para usar as suas próprias palavras, "herdei, comprei e conquistei", a verdade é que era um dos pretendentes ao mesmo na sequência da morte do Cardeal-Rei, o que o coloca, apesar de tudo, num plano diferente do invasor gálico e seus coriféus. Acresce que Filipe II foi aclamado Rei nas Cortes de Tomar de 1581, e as promessas e garantias que deu a Portugal e aos portugueses foram largamente mantidas durante o seu reinado. Os nossos mercadores passaram a ter acesso às colónias espanholas, o mesmo se não aplicando em sentido contrário, por exemplo. Deste modo, tenho de lhe responder negativamente quando pergunta, retoricamente, se Filipe II não colocou o país a ferro e fogo. Claro que a sequência foi má, vimo-nos, como o caro confrade muito bem refere, envolvidos em guerras espanholas, até contra os nossos mais antigos aliados, e tudo isso acabou por conduzir à feliz data que celebramos - nem todos, se calhar - na próxima 2ª feira.

Confesso que não lhe sei dizer quantos apoiantes de Filipe II têm ruas com o seu nome por esse país fora - à primeira vista nem me ocorre nenhum, aliás - mas se o têm, decerto que não será pelo facto de o terem apoiado, um pouco como Gomes Freire.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52568 | zmcm | 26 nov 2003 10:56 | Em resposta a: #52559

Caro Alexandre :
Tem razão ao dizer que estavamos a falar da Legião e não dos Filipes, no entanto já que o tema focava essencialmente a traição á Pátria considerei que o tema dos Filipes tem bastante mais que se lhe diga!
Relativamente á questão da Legião não nos pudemos esquecer dos seguintes factos :
1 - O Príncipe Regente ao embarcar para o Brasil numa proclamação em que anunciava a sua partida recomendava ao povo que recebesse os franceses como amigos e que fosse submisso,
2 - A Legião foi formada por ordem do próprio Napoleão a Junot que mandou reunir a flor dos nossos oficiais e soldados, reunindo-os numa pequena divisão ao comando do marquês de Alorna e que, sob o nome de Legião Portuguesa passou a fazer parte dos exércitos imperiais.
Estes desgraçados enquanto os seus irmãos se engrandeciam lutando desesperadamente pela libertação do país invadido, eles em face de contingências da política foram arrastados para terras longínquas fraternizando no campo da batalha com o povo que em Portugal teriam de considerar inimigo.
Ao voltarem á Pátria primeiramente foram acolhidos com desconfiada e mais tarde o povo português lhes agradeceu por terem sabido sustentar nobremente a honra do nome de Portugal ( in "Legião Portuguesa ao serviço de Napoleão" de Artur Ribeiro - 1908).
Perante estas questões e atendendo ás circunstâncias da época serão estes soldados como o confrade diz traidores e mercenários?

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52569 | aburma | 26 nov 2003 11:25 | Em resposta a: #52568

Caro Miguel,

Eu próprio ressalvei em anterior mensagem que me parecia que alguns dos membros da LLL o teriam sido a contra-gosto. Mas já não entendo por que razão o povo português havia de lhes agradecer. Quando muito, comiserar com a sua triste sina. Mas alguns houve que não duvido que tenham abraçado a causa napoleónica de alma e coração, especialmente os mais atraídos pelas ideias da Revolução Francesa, que Napoleão habilmente utilizava como arma de propaganda. A esses só o labéu de traidores serve, por mais voltas que se dê.

Quanto às acções e proclamações do Príncipe Regente, pergunto por que razão ele deixou o País se aos que cá ficavam recomendava que recebessem os franceses como amigos e que fôssem submissos. Evidente se torna que o futuro D. João VI, tal como todos à época, achava imbatível o exército francês, e consequentemente considerava votado ao desaire qualquer esforço de resistência. O mais caricato é que o exército francês que acabou por entrar em Lisboa era constituído por uma pequena, débil e esgotada força, que decerto não teria sido muito difícil subjugar. Temos contudo de entender que o auxílio externo - inglês, como sabemos - não era ainda uma certeza.

Ainda em relação à saída do Príncipe Regente, pergunto por que razão se não dirigiu por exmplo a Angra - terra quase inexpugnável, como a nossa História em algumas ocasiões demonstrou - em vez de zarpar para o longínquo Brasil. Tudo isto acabou por funcionar como factor de desmobilização, sem dúvida.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52573 | zmcm | 26 nov 2003 12:18 | Em resposta a: #52569

Estou de acordo, apenas ressalvo que não se deve generalizar relativamente aos soldados da Legião Portuguesa! Eu penso o contrário, i.é, só uma pequena minoria teria sido atraído pelos ideias da revolução francesa, a grande maioria pura e simplesmente foi incorporada e cumpriu a pena como um dever!

Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52575 | zmcm | 26 nov 2003 12:23 | Em resposta a: #52569

Estou de acordo, apenas ressalvo que não se deve generalizar relativamente aos soldados da Legião Portuguesa! Eu penso o contrário, i.é, só uma pequena minoria teria sido atraído pelos ideias da revolução francesa, a grande maioria pura e simplesmente foi incorporada e cumpriu a pena como um dever!

Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52576 | zmcm | 26 nov 2003 12:25 | Em resposta a: #52503

Tio :
Não generalizemos chamando traidores a todos os soldados da Legião!! penso que as coisas não terão sido assim tão taxativas!

abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52580 | aburma | 26 nov 2003 12:32 | Em resposta a: #52573

Caro Miguel,

Foi você que referiu o "espírito de aventura" dos membros da LLL e não eu!

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52612 | fsmunoz | 26 nov 2003 16:48 | Em resposta a: #52445

Caro José,

Já reparou como a história e a interpretação que fazemos dela está tão dependente do meio onde fomos criados (ironicamente uma noção muito cara à teoria marxista)?

É que tanto a minha casa como a casa dos meus avós foi antes do 25 de Abril invadida. Não com tanto aparato como descreve, porque a PIDE era mais discreta na sua actuação, embora aparentemente mais eficaz que no seu caso, porque o final da história não é tão brando. O meu pai teve problemas sem fim enquanto P.M. por causa de membros da Legião Portuguesa. Vários familiares meus não só foram de "férias" para Caxias: chegaram mesmo a ir a destinos de luxo como o Tarrafal.

Não interprete estas palavras de outra forma que não um exemplo daquilo que enunciei no primeiro parágrafo. Não fico feliz nem acho correcto a situação que descreve. Mas, da mesma forma que imagino que não tenha grande afinidades ideológicas com o que defendia o Otelo (eu, em grande parte, também não), compreenderá de certo o que penso da Legião Portuguesa ou de qualquer outra estrutura salazarista.

Com os melhores cumprimentos,

Frederico Muñoz

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52637 | aburma | 26 nov 2003 22:23 | Em resposta a: #52397

Caro Confrade André M.O,

Como tem havido aqui alguma confusão em torno do verdadeiro nome da Legião que combateu por Napoleão, e como eu próprio já indevidamente lhe chamei Leal Legião Lusitana, passo a transcrever um texto retirado da net, não podendo por motivo das regras deste Forum indicar o site:
Este corpo de tropas voluntárias tem dado azo a diversos equívocos entre os nossos historiadores, que o confundem amiudadamente com a "Legião Portuguesa ao Serviço de Napoleão", com a "Legião de Alorna" ou "Legião das Tropas Ligeiras", apesar de estas Legiões terem existido, nada têm em comum.
No ano de 1808, encontravam-se em Inglaterra cerca de 800 portugueses, entre civis, oficiais e praças do nosso Exército, que tinham sido conduzidos pelo Almirante Cotton, com a promessa do governo britânico os transportar para o Brasil, segundo a proclamação que ele espalhou quando bloqueava as costas de Portugal, após a entrada de Junot no nosso País.

Decorria o mês de Julho de 1808, os portugueses encontravam-se em Plymouth a aguardar transporte para o Brasil quando ali chegou a notícia da insurreição de Portugal contra o domínio francês e da instalação da Junta Governativa do Porto e, tendo-lhe constado que o governo britânico ia enviar socorro e tropas para Portugal, os Coronéis José Maria da Maura e Carlos Frederico Lecor tomaram a iniciativa de formarem um corpo de voluntários para os quais solicitaram armas e recursos pecuniários ao governo britânico, que prontamente acedeu."

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52638 | alcal | 26 nov 2003 22:34 | Em resposta a: #52576

Caro Miguel,

Para não ser assim tão taxativo distingamos o pecado do pecador. Apoiar activamente um exército invasor a ponto de se oferecer ( ou não ter a coragem de recusar) para colaborar noutras acções militares de pilhagens em paragens longínquas é para mim um crime de lesa-patria. Não devemos esquecer que Napoleão não tinha quaisquer direitos dinásticos nos países que invadia.
Agora o grau de culpabilidade dos agentes deste crime, os traidores, é coisa diferente. Não sei que atenuantes se possa encontrar para chefes militares experientes pertencentes à alta nobreza a quem competia a defesa do Rei e da Pátria. Em posição muito diferente estarão jovens imaturos sedentos de aventura e desconhecedores de muitas das barbaridades e rapinas dos seus futuros compagnons- alguns não passarão de inocentes ingénuos que conseguirão mais tarde, com sucesso, corrigir estes desvaneios de juventude. A história antiga e recente está cheia de exemplos de "filhos pródigos".

Um grande abraço
Alexandre Callado

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52640 | alentejo | 26 nov 2003 23:13 | Em resposta a: #52465

Manel,

Só tu poderias falar do Póvoas. A figura deste Oficial, noutro país que não o nosso, teria uma estátua maior que a do Pombal. Foi um brilhante estratega, atravessou as Campanhas Peninsulares, a Guerra Civil e chegou á Patuleia, sempre brilhante mas se abrires um manual de história militar nem dás por ele. Portugal deve ser o único país antigo que não venera as figuras militares, veneram-se outras...

Abç

NB

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52642 | amrr | 27 nov 2003 00:01 | Em resposta a: #52449

Caro Miguel Matias

Já viu se no Arquivo Histórico Militar existe alguma coisa com respeito a este assunto?

Cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Não seria Crime de Traição?

#52643 | zmcm | 27 nov 2003 00:46 | Em resposta a: #52638

Alexandre :
Tal como já disse ao homónimo Burmeter :
A Legião foi formada por ordem do próprio Napoleão a Junot que mandou reunir a flor dos nossos oficiais e soldados, reunindo-os numa pequena divisão ao comando do marquês de Alorna e que, sob o nome de Legião Portuguesa passou a fazer parte dos exércitos imperiais.
Estes desgraçados enquanto os seus irmãos se engrandeciam lutando desesperadamente pela libertação do país invadido, eles em face de contingências da política foram arrastados para terras longínquas fraternizando no campo da batalha com o povo que em Portugal teriam de considerar inimigo.
Ao voltarem á Pátria primeiramente foram acolhidos com desconfiada e mais tarde o povo português lhes agradeceu por terem sabido sustentar nobremente a honra do nome de Portugal ( in "Legião Portuguesa ao serviço de Napoleão" de Artur Ribeiro - 1908).
Perante estas questões e atendendo ás circunstâncias da época serão estes soldados traidores e mercenários?
Estes desgraçados, pelo menos creio que a maioria, estavam sempre na "corda bamba" senão vejamos :
1 - Se não seguissem as ordens e não fossem combater eram considerados cobardes!
2 - Seguindo o que lhes foi mandado são considerados traidores!

Em que ficamos?

Não creio ser esse um juízo justo! poderá eventualmente aplicar-se a alguns casos, mas não creio que á maioria!

abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Aliança luso-inglesa

#52790 | fsmunoz | 29 nov 2003 02:40 | Em resposta a: #52543

Caro Alexandre Burmester,

Escrevo apenas para reforçar a importância que também julgo ter a aliança anglo-portuguesa. Como referiu - e muito bem - esta aliança é de forma clara um dos principais factores diplomáticos que permitiram a Portugal conservar a sua independência. Não é necessário negar as actitudes (ainda leva o 'c'?) menos próprias que Inglaterra teve em alguns momentos para com Portugal para que o supracitado permaneça verdadeiro. Independentemente dos interesses variados (e não poucas vezes com fins menos claro) em que esta aliança assentou a sua manutenção e reafirmação ao longo dos séculos é prova suficiente da sua extrema relevância.

Fica como curiosidade um excerto do discurso do Foreign Secretary inglês em 1826:

----

Among the alliances by which, at different periods of our history, this country has been connected with the other nations of Europe, none is so ancient in origin, and so precise in obligation—none has continued so long, and been observed so faithfully—of none is the memory so intimately interwoven with the most brilliant records of our triumphs, as that by which Great Britain is connected with Portugal. It dates back to distant centuries; it has survived an endless variety of fortunes. Anterior in existence to the accession of the House of Braganza to the throne of Portugal—it derived, however, fresh vigor from that event; and never from that epoch to the present hour, has the independent monarchy of Portugal ceased to be nurtured by the friendship of Great Britain. This alliance has never been seriously interrupted, but it has been renewed by repeated sanctions. It has been maintained under difficulties by which the fidelity of other alliances was shaken, and has been vindicated in fields of blood and of glory.[...]

--

Este excerto refere-se à planeada intervenção inglesa aquando do ínicio da Guerra Civil em Portugal, mas não é o assunto particular que gerou este discurso que me interessa. Apenas o cito porque são bem conhecidas entre nós as expressões de aliança para com Inglaterra, e assim sendo achei que seria de algum interesse partilhar um exemplo da perspectiva inversa.

Aproveito para deixar um "link" que considero informativo por conter os variados tratados resultantes das Invasões Napoleónicas: http://www.portugal-livre.pwp.blueyonder.co.uk/tfontbleu.html

Com os melhores cumprimentos,

Frederico Muñoz

P.S.: Como vê sou capaz de exprimir concordância em assuntos para além da avaliação de "Che" Guevara... :)
P.P.S.: Falando nisso, só há pouco li o desenvolvimento extenso que deu à discussão na sua mensagem. Pensei ainda em responder, mas - e digo isto com toda a honestidade e sem malícia - não tenho por ora grande vontande de me involver em querelas desse tipo. Apenas digo que discordo com muitas das suas conclusões.

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#52794 | zamot | 29 nov 2003 12:41 | Em resposta a: #52612

Caro Frederico

Claro que compreendo, e eu prórpio também não gostaria de viver em ditadura. Quanto à Legião Portuguesa, penso que era mais um grupo de amigos que se encontravam 1 vez por mês para almoçar. Nunca vi o meu Pai fardado, e nunca o vi exercer alguma função sem ser estes almoços mensais. A unica vez que o vi ser chamado foi no 16 de Março de 1974. Quanto à Pide, era uma organização tenebrosa, mas quem como eu não tinha actividade politica (era muito novo)não dava pela presença desta policia, embora tb tenha tido familiares próximos presos. Mas a grande maioria da minha familia era ou indiferente ou apoiante do regime da altura.

Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Aliança luso-inglesa

#52801 | aburma | 29 nov 2003 16:36 | Em resposta a: #52790

Caro Frederico Muñoz,

Muito agradeço a transcrição que teve a amabilidade de aqui fazer.

Por motivos diversos e nem sempre racionais, existe alguma anglofobia no nosso país, mas tão-pouco isso me preocupa agora. O facto é que as alianças, para existirem e se manterem, têm obviamente de ter interesse recíproco. Decorre também da lógica das relações internacionais que as nações se aliam no seu interesse e não no interese alheio. Se a aliança anglo-lusa teve a capacidade de se manter por tantos séculos é porque obviamente ela interessava a ambas as partes. Os problemas que têm ocorrido durante a sua longa vigência não são, pelos vistos, suficientes para a pôrem em causa.

Creio também que nesta época de crescente integração europeia e de substancial perda de soberania, mais importante se torna para um pequeno país como Portugal manter estes laços e relações privilegiadas com um país que encarou sempre com saudável desconfiança as tentativas concentracionárias e hegemónicas no continente europeu. Isto aplica-se também, em minha opinião, às nossas relações transatlânticas.

Um abraço e bom 1º de Dezembro!

Alexandre Burmester

PS Esteja à vontade para abordar o "Che". Tem todo o direito a ter uma opinião diferente da minha e não procuro, aliás, converter ninguém ao meu ponto e vista.

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#54707 | magalp | 04 jan 2004 12:06 | Em resposta a: #52461

Carissimos Manuel Rolão e Nuno Borrego

Sabia que no Exército Libertador de SMI Dom Pedro, havia veteranos das Campanhas da Rússia, ao serviço de Napoleão, voluntários da romântica Nova Ordem que este brilhante General quiz impor à Europa.
Com a ajuda de BBP, acrescente-se à listagem este (então) jovem subalterno:

Balthazar de Almeida Pimentel, n. 1781, m. 1876. FCCR, por sucessão.
Oriundo da Infantaria, foi Alferes da Legião Portuguesa, que integrou os exércitos de Napoleão nas suas campanhas na Rússia.
Um dos “Bravos do Mindelo” muito estimado e ouvido ajudante-de-campo de SMI Dom Pedro.
Tenente General, Deputado às Cortes, Conselheiro de SM, com exercício na Real Câmara; Grã-Cruz das Ordens da Torre e Espada, Aviz, Águia Vermelha, da Prússia, de S. Maurício e S. Lázaro, na Sardenha, etc.
Barão, Visconde e 1º Conde de Campanhã.

É hoje seu representante António Luís Cardoso Pereira de Lacerda, *3.1.1956

Grande abraço
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#54708 | magalp | 04 jan 2004 12:14 | Em resposta a: #52640

Troquei BBP por NPB, "Nobreza de Portugal e Brasil"
Efeitos da excitação com as subidas das acções e fundos, só vejo siglas de bancos..
MM

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#54712 | alentejo | 04 jan 2004 13:12 | Em resposta a: #54707

Manel,

Cá vão mais alguns dados biográficos do Conde de Campanhã. Segue para o teu email um retrato do mesmo, tirado dum óleo existente na Torre de Quintela.

Abraço

NB

10 (XV) BALTAZAR DE ALMEIDA PIMENTEL , baptizado em Almeida, em Novembro de 1786, (serviram de padrinhos José Teixeira de Magalhães e Fernando Delgado). Foi 1º Conde (carta de 03-X-1862 ), 1º Visconde e 1º Barão de Campanhã (carta de 25-VI-1835 ); Par do Reino, por carta de 15-XII-1849, de que prestou juramento e tomou posse na respectiva Câmara em sessão de 07-I-1850; FCCR, por alvará de 18-I-1834 ; Gentil Homem Honorário da Câmara de D. Luís I, com exercício na Câmara de D. Fernando II; Ajudante de Campo de D. Fernando II, de D. Pedro IV e de SAR o Príncipe D. Augusto; do Conselho de D. Maria II e de D. Pedro V; Deputado da Nação nas Legislaturas de 1844 e na de 1848-51.
Fez a Campanha da Rússia, na Divisão Portuguesa, sob o comando do Marquês de Alorna, onde se distinguiu pelo seu valor. Fez as Campanhas da Restauração, desembarcando na Ilha Terceira, como Capitão, em 22-VI-1829, com o Conde de Vila Flor, e pelos seus serviços foi promovido a Major por decreto de 06-VIII-1832. Distinguiu-se em diferentes combates, particularmente da acção de 05-VII-1833 na qual, não obstante ser Ajudante de Campo de D. Pedro IV, Duque de Bragança, e servir de Quartel Mestre General, carregou com grande valor sobre as forças contrárias aquando do cerco do Porto, à frente de 2 Companhias do 2.º Batalhão do Regimento de Infantaria Ligerira da Rainha, batendo-se com tal bravura e galhardia que passou à espada 4 soldados das hostes contrárias, conforme se pode ver na Ordem do Dia n.º 109 do Exército Libertador.
O Conde da Campanhã e o Marquês de Ficalho tiveram a missão de entregar à cidade do Porto o coração de D. Pedro IV, que por disposição testamentária o legara a essa cidade.
Morreu a 29-V-1876 com o posto de Tenente-General do Exército.
Casou a 11-VIII-1835 com sua sobrinha D. MARIA BERNARDINA DE PASSOS DE ALMEIDA PIMENTEL, filha de Bernardo José de Passos e de sua mulher D. Luísa Delfina de Almeida Pimentel (cf. este Cap., § 1, n.º XV). S. g.

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#54723 | alcal | 04 jan 2004 17:22 | Em resposta a: #54707

Caro Manuel Maria Magalhães

Intervenho de novo neste, para mim, pouco simpático tópico, apenas como um desabafo e sem pretender criar estéreis polémicas. Mas não consigo deixar de reagir quando se esquece o que de nefasto representou para Portugal Napoleão e as suas invasões. Em grande parte contribuiram para as terríveis cisões que a partir de então se estabeleceram na nossa Pátria, tão responsáveis pela decadência de Portugal e por continuarem a dividir pessoas que nada objectivamente as devia separar.

Melhores cumprimentos
Alexandre Callado

Resposta

Link directo:

Remate das ilações desnecessárias

#54728 | joaquimreis | 04 jan 2004 20:14 | Em resposta a: #52637

Só queria aqui deixar um protesto, pois pelo menos dois senhores que aqui andam, no forum, (...) e sem respeito nenhum por ninguem. E sentem-se sempre no direito de dizer o que lhes apetece e de ofender quem os contraria, julgando-se engraçados e os donos do saber e da verdade.
- Ora a familia do senhor zamot não é mais nem menos importante que a minha e a de milhares de portugueses, cujas vidas foram devassadas e destruidas pelos senhores da PIDE, com a ajuda dos senhores bufos da Legião Portuguesa. Já vi aqui certos senhores (basta ir aos tópicos certos) ofenderem Catarina Eufémia (uma criminosa alentejana que matou o guarda republicano que só queria matar a fome; E agora dão-se ao luxo de ofender ABC (que tem muito mais categoria e honestidade que a maioria dos politicos portugueses e afastado e cego como está nem deviam ter falado nele, pois que foi um convidado dos beneméritos do governo portugues que só faziam almoços e jantares de confraternização, nas suas estancias balneares de Peniche, Caxias, Aljube, Tarrafal, Angra do Heroismo e São Nicolau). Ao comparar Che Guevara com esses senhores, não sei porquê; Mas decerto que tenha deixado de fora os maiores benfeitores da humanidade: Salazar, Hitler, Mussolini, Pinochet, Franco, aos quais Che Guevara não se pode comparar. E já agora, e porque a minha formação não deixa que se levem insultos para casa, queria aqui lembrar aos senhores quem serão os verdadeiros traidores a Portugal: quem foi que vendeu este país aos Blairs, Buchs e Aznares ? Quem são os benfeitores do povo que lhe ofereceram agora 35% de aumento no salário minimo e 2,5% no preço do pão ? Não são os mesmos que diziam que a liberalização dos preços dos combustiveis ia fazer com que baixassem os preços ? E se França e Alemanha não conseguem cumprir o pacto de estabilidade, como haverá Portugal cumprir ? Não ofendam se não querem ser ofendidos, pois que de bandidos estamos fartos, e só volto a teclar em tópicos com lama, quando os senhores benfeitores do Iraque (e de outros países que tenham petróleo e que seja oportuno invadir) provarem onde estão as tais armas de destruição massiça. Como befeitores da humanidade esqueci de lembrar também aqueles que assassinaram Sá Carneiro e Amaro da Costa para lhe tomarem o lugar e dar cabo dos próprios partidos. De certeza que com estes homens vivos, nunca os palhaços que fingem governar este país, (...)

Tenho dito. Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Remate das ilações desnecessárias

#54731 | jliberato | 04 jan 2004 22:00 | Em resposta a: #54728

Meu caro Joaquim Reis
A grosseria é muito má conselheira.
Além do mais, não descortino uma única questão de genealogia.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Remate das ilações desnecessárias

#54745 | Silva Pais | 05 jan 2004 08:20 | Em resposta a: #54728

Olhe pesquise esta pagina

(...)

SP

Resposta

Link directo:

RE: Remate das ilações desnecessárias

#54746 | Silva Pais | 05 jan 2004 08:56 | Em resposta a: #54745

Caros Confrades

Esqueci-me de dizer que a recomendação do site da msg anterior é unica e exclusivamente para o Sr Joaquim Reis.

A Bem da Nação

SP

Resposta

Link directo:

RE: Remate das ilações desnecessárias

#54756 | aburma | 05 jan 2004 15:18 | Em resposta a: #54728

Caro JR,

Como o aviso desta mensagem caíu na minha caixa de correio, presumo que também se estivesse a dirigir à minha pessoa.

Foi com uma certa nostalgia que, através da sua florida retórica de estilo gonçalvista, pude revisitar os gloriosos tempos do camarada Vasco. De facto, desde essa magnífica época que quase ninguém me apodava de "fascista" e "reaccionário", já que de hoje em dia sou normalmente chamado com mais frequência de "esquerdista", embora esse cumprimento me seja habitualmente dirigido apenas por certas múmias da direita "velha", a qual é, aliás, a imagem simétrica daqueles que defendem opiniões como as suas. Ambos os lados são um triste reflexo da proverbial iliberalidade dos nosso hábitos, e não toleram opiniões diversas das suas, recorrendo com facilidade ao insulto quando lhes escasseia a argumentação.

Deixe-me apenas dizer-lhe que "reaccionário" de hoje em dia é também aquele que persiste na defesa dos falidos dogmas marxistas.

Escusa de ter a maçada de me responder, pois tenho, graças a Deus, a liberdade de escolher os meus interlocutores.

Passe muito bem.

AB

Resposta

Link directo:

RE: Remate das ilações desnecessárias

#54768 | zamot | 05 jan 2004 18:06 | Em resposta a: #54728

Exmo Senhor Joaquim Reis

Prometi publicamente não entrar em polémicas este ano, pelo que a sua mensagem vai ter de ficar sem resposta.

Apesar de tudo não vislumbro em nenhuma das minhas 3 intervenções neste tópico qualquer mensagem que possa incomodar as suas posições já muito ultrapassadas de "esquerda esgotada". Repare bem que já nem o Dr Carlos Carvalhas fala assim.

Votos de um excelente 2004

José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Remate das ilações desnecessárias

#54769 | zamot | 05 jan 2004 18:07 | Em resposta a: #54745

lol lol lol

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#70811 | AO | 03 ago 2004 04:12 | Em resposta a: #52397

Caros confrades,

Nunca pensei que introduzindo este Tópico, houvesse tanta polemica!

abraços e Boas ferias

A.M.O

Resposta

Link directo:

nitroglicerina...

#70844 | Torres de Belver | 03 ago 2004 18:58 | Em resposta a: #70811

É assim tantas e tantas vezes. Basta muito pouco para desencadear... reacções, sempre prontas a sair.
Não é sempre todo negativo, mas enfim...

melhores cumprimentos,

Philippe

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#71974 | victorferreira | 30 ago 2004 19:42 | Em resposta a: #52402

Caro Miguel,

Não sei se me perdi no meio de tanto mal-entendido. Mas parece que ninguém foi capaz de dar qualquer contributo útil para o tema que propôs e no qual eu estou muito interessado.
Trata-se de um núcleo familiar da Ínsua, Penalva do Castelo (antiga Castendo) perto de Mangualde. A família chama-se “Laires”, e ninguém parece saber a sua origem.

Diz-se algumas coisas:
- origem cripto-judaica (Laires é anagrama de Israel);
- um hipotético fidalgo “de Laire” que teria vindo sabe-se lá quando dos seus domínios em França e se instalado na Beira (era mais provável que se fosse instalar na Martinica ...);
- ou por fim, um militar francês durante as invasões que tivesse deixado um pouco da sua ... memória, na Beira. Memória mesmo, na forma de uma intervenção marcante qualquer, seja pela piedade por um povo miserável e mais miserável ainda pela passagem da guerra pelos seus territórios, seja por outra razão qualquer. Bom, vá lá, essa também, ... por um descendente mais ou menos clandestino. Sem brejeirices. É a vida. É que Laires, Layres, Laire, Layre e mais duas ou três variantes regionais e ortográficas equivalentes existem em França, embora não sejam muito abundantes, desde o séc XIII;

Mas pode ter sido exactamente ao contrário.
E se um português se alistou (ou foi alistado) na Legião e foi combater por essa Europa fora? Menos provável é conseguir ter voltado, mas não é impossível! E por artes do destino voltou com um nome novo, emprestado, alcunha?

É que pesquisando no Distrital de Viseu encontra-se um Laires (António I) que nasce a 30/04/1865. No seu registo são referidos pai e avô (João e Francisco) como Laires. Mas no registo de João, o pai, (nasc. 18/07/1827), os nomes do seu pai, Francisco, e do seu avô, António (II), não são Laires mas “do Amaral”. Não parece haver confusão porque as esposas coincidem e em nascimentos de outros irmãos também acontece o mesmo.
Isto faz pensar que apenas a partir de João, se adoptou o “Laires”. Ou seria do seu pai Francisco, êsse contemporâneo das invasões?
A Legião já lá ia há quase quinze anos (acabou por 1814 se não estou em êrro). Mas seria esta a explicação?

Esta é a razão do meu interesse. Já andei pelos sites franceses e encontrei lá dois Laire que ganharam a Legião de Honra nas campanhas do Napoleão. Até agora não consegui chegar a nada pelo lado do invasor. Será que chego pelo do invadido? Se tiver alguma informação ou alguma sugestão de pesquisa muito grato lhe ficaria.

Os melhores cumprimentos,

Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#71978 | Torres de Belver | 30 ago 2004 21:06 | Em resposta a: #71974

Caro Victor Ferreira,

Queira desculpar ésta intervenção de fraco interesse, mas confirmo que aqui em França, o apelido "Laire" (é a única grafía que encontrei) é muito pouco usado. Só conheci duas pessoas assim chamadas, quando era menino. Vou procurar mais adiante.

Com os meus melhores cumprimentos,

Philippe Martins

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#71981 | victorferreira | 30 ago 2004 21:35 | Em resposta a: #71978

Já agora caro Philippe,
Em que região mora?
É que os Laires (e variantes, que existem, e até umas que não parecem nada o mesmo nome como mais abaixo vai ver) estão citados em sites conhecidos de pesquisa genealógica, quer franceses quer americanos, como muito concentrados no Auvergne (Clermont-Ferrand), Puy-de-Dôme, nas Ardenas e um pouco pela fronteira nordeste. Também um pequeno núcleo nos Pireneus atlânticos.
Há mesmo uma localidade e Pas-de-Calais, perto de Arras, chamada Laires. Mas parece que não tem muita gente chamada Laires.
Há pelo fim do séc XVI um núcleo na Bélgica que parece que vai adaptando a grafia para ser mais "legível" para os flamengos: passa de Laires para Lairesse (e Leresse, e Liresse), acentuando o "ss" final. Há mesmo um pintor muito famoso com esse nome.
Esse núcleo passa depois à Holanda chamando-se apenas Lairesse. Mas é o mesmo nome. Os originais Laires têm registos de nascimento como Laires, de casamento como Lairesse, os filhos uns são de uma maneira outros de outra, num sinal típico de adaptação ortográfica à fonética mais ou menos flamenga, ou ... das calinadas do escrivão, que também dão êrros ...
Mas voltando aos nossos franceses, de onde terá vindo o soldado?
Ou não houve vinda, mas sim "ida", e uma qualquer espécie de adopção?
Obrigado pelo interesse, que nunca é "fraco". Se tiver mais alguma sugestão ou ajuda, fico-lhe desde já muito grato.
Cumprimentos,
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#71990 | zmcm | 30 ago 2004 23:06 | Em resposta a: #71974

Caro Vitor Ferreira :
Nada consegui avançar no tema que considero tão interessante ( devemos ser casos únicos pelo que aqui se pode ler!)

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#72091 | Torres de Belver | 01 set 2004 05:41 | Em resposta a: #71981

Caro Victor Ferreira,

Agradeço muito a simpatia e a rapidez da sua resposta. Moro em Nice, mas nasci numa zona que faz fronteira com a tal Auvergne de onde vinham provavelmente as tais pessoas chamadas Laire que conheci quando era pequeno. Isso aconteceu a uns cem e tal quilómetros ao sul-oeste de Clermont-Ferrand.

Partilho um certo interesse pelas invasões napoleónicas por ter ouvido uma lenda (acho-a duvidosa, mas enfim...) que explica cértas características dos meus Matos a um "apport" de sangue francês (certos soldados da Grande Armée teriam ficado na zona de Belver-Gavião em vez de voltar em França)... Claro que ainda não encontrei nada de sério (pesquisei no arquivo do Muséu militar em Sta Apolónia) para confirmar tal hipótese.

Lamento sinceramente não poder já ajudá-lo com os seus Laires (se vivesse em Paris não custava nada ir dar uma volta ao arquivo do S.H.A.T. ou Serviço Histórico do Exército (Service Historique de l'armée de terre) do forte de Vincennes. Paciência.

Apenas posso indicar estas duas obras já antigas (no caso que seu antepassado fosse oficial) : Aristide MARTINIEN "Tableaux par corps et par batailles des officiers tués ou blessés pendant les guerres de l'Empire (1805-1815)" Paris, éditions H. Charles-Lavauzelle, 1900
assim que a parte suplementar (partie supplémentaire) editada em Paris pelas edições L. Fournier, 1909.

Seja como for, ficarei procurando acerca désta questão, embora pouco estudada e difícil.

Com os meus melhores cumprimentos,
Philippe Martins (philippemartins@sapo.pt)

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#72092 | Torres de Belver | 01 set 2004 05:44 | Em resposta a: #72091

Erratum : leia "a ums cem e tal kilómetros ao sul-LESTE de Clermont" !

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#80156 | mtpq1234 | 27 dez 2004 16:01 | Em resposta a: #52637

Caro Alexandre Burmester,
Percorrendo tópicos antigos no Genea encontrei esta sua resposta que me suscitou alguma curiosidade. Com efeito,tendo eu um primo em 4º ou 5º grau, não sei bem, chamado Carlos Frederico Lecor Pimenta lembrei-me que talvez tivesse algo a ver com o Coronel Carlos Frederico Lecor que cita na sua intervenção. Não poderão obviamente ser a mesma pessoa visto que o meu Carlos Frederico nasceu em 1804 e era bacharel em leis , não podendo portanto ser coronel em 1808.Também não sei bem de onde terá surgido o apelido Lecor para este meu parente, visto nenhum dos seus irmãos o ter.Ou será que o Lecor é também nome próprio e que o seu Carlos Frederico fosse padrinho do meu? Por acaso saberá alguma explicação para este facto?
Melhores cumprimentos
MTQ

Resposta

Link directo:

RE: Lista de membros da Legião Portuguesa

#80162 | aburma | 27 dez 2004 16:43 | Em resposta a: #80156

Caro Confrade,

Lamento não poder ser-lhe útil no que ao nome Lecor diz respeito. Limitei-me a transcrever a informação de um site na net.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

Lista de membros da Legião Portuguesa

#359299 | nhatlohuongthien | 09 jul 2015 05:14 | Em resposta a: #52397

Quý doanh nghiệp đang cần tìm [URL=http://dichvuketoanhadong.com/i601-dich-vu-ke-toan-thue-tron-goi.html][b]Dịch vụ kế toán thuế trọn gói[/b][/URL] giá rẻ uy tín hay lớp [url=http://dichvuketoanhadong.com/i579-dia-chi-hoc-ke-toan-tai-ha-nam.html][b]Học kế toán tại Hà Nam[/b][/url]. Hãy đến với chúng tôi, chúng tôi làm cả [url=http://dichvuketoanhadong.com/i605-dich-vu-ke-toan-thue-tai-tp-hcm.html][b]Dịch vụ kế toán trọn gói tại tp HCM[/b][/url] và trên cả nước. Cam kết giá rẻ chính xác bảo vệ lợi ích doanh nghiệp. Chúng tôi có cả [URL=http://ketoanhanoi.org/khoa-hoc-ke-toan-cho-giam-doc/][b]khóa học kế toán cho giám đốc[/b][/URL] hướng đãn quản lý hệ thống kế toán cũng như [URL=http://ketoanhanoi.org/khoa-hoc-ke-toan-tai-quang-ninh/][b]khóa học kế toán thực hành tại Quảng Ninh[/b][/URL]. Mọi chi tiết xin liên hệ [URL=http://ketoanhanoi.org/][b]Công ty dịch vụ Kế Toán Hà Nội [/b][/URL] dạy thực hành làm thực tế.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 08:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen