Livro sobre a Casa do Penedo, na Póvoa de Lanhoso

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Património | Famílias | Arquivos | Regiões

Livro sobre a Casa do Penedo, na Póvoa de Lanhoso

#5243 | Vasco Jácome | 22 mai 2001 23:23

Aos leitores do Fórum:

Recentemente, foi publicado um apontamento genealógico sobre os senhores da Casa do Penedo (Mota Vieira) situada em Águas Santas, Póvoa de Lanhoso.

É um descritivo dos seus proprietários e respectivos filhos. Começa com o casamento do armigerado Manuel da Mota e Silva (Archivo Heraldico, de Sanches de Baena, com Nº 1982) com a senhora da Casa, Maria Teresa da Silva, até ao actual dono.

Esta obra, da autoria de Luís Velloso Ferreira, insere-se numa série intitulada “Antigas Casas e Famílias do Concelho da Póvoa de Lanhoso. Subsídios histórico-genealógicos”, da qual é o segundo estudo.

O primeiro, foi dedicado à Casa das Agras (Ferreira de Melo), na freg. de Fonte Arcada, do mesmo concelho.

O autor anuncia um terceiro trabalho, no prelo, relativo à Casa de Pomar (Paiva Brandão), em Taíde.

(...)
O estudo em questão, conta ainda com desenhos da Casa, Capela e Pedra d’Armas da autoria de José de Noronha e Osório.

(...)

Vasco Jácome

NOTA: não tenho qualquer interesse comercial nesta obra. A minha atitude é unicamente a divulgação da informação, no meu entender, um dos grandes objectivos deste Fórum.

Resposta

Link directo:

RE: Livro sobre a Casa do Penedo, na Póvoa de Lanhoso

#42324 | CAMILO | 24 mai 2003 22:24 | Em resposta a: #5243

Sei que existe um estudo sobre a casa de Vicente, em Frades, feito nos anos 60, por um professor do liecu de Braga de nome Norton. Como tenho ascendencia nessa casa, gostaria de adquirir um exemplar (ou suas fotocópias)

Resposta

Link directo:

Casa de Vicente, na Póvoa de Lanhoso

#42329 | Vasco Jácome | 24 mai 2003 23:40 | Em resposta a: #42324

Caro Camilo
Pelo nome, trata-se do Dr. Manuel Artur Norton, aqui em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=36607
efectivamente casado com a actual dona da Casa de Vicente. Não sei se foi professor, sei que nos últimos anos trabalha (ou trabalhou) no Arquivo Distrital de Braga.

Aqui já pode ver alguma coisa da genealogia dos Sr.s desta Casa, até João Vieira de Brito, em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=185037, o mais remoto que aqui se encontra.

Sobre o tal trabalho, não sei se existe alguma publicação isolada. Sei é que o autor publicou alguma coisa no “Distrito de Braga”, salvo erro, o artigo “Genealogia dos Vieiras e Britos da Casa de Vicente”, vol. II, 1964 e vol. IV (III-IV), 1970.
Mas também encontra alguma coisa nos “Carvalhos de Basto”. Não sei é se apanha o ramo que lhe interessa.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vicente, na Póvoa de Lanhoso

#42671 | CAMILO | 30 mai 2003 23:48 | Em resposta a: #42329

Gostaria de saber, se posso arranjar a referida publicação, para comparar com o que já possuo sobre a familia, e se existe entroncamento

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vicente, na Póvoa de Lanhoso

#42672 | CAMILO | 30 mai 2003 23:54 | Em resposta a: #42329

Gostaria de saber, se posso arranjar a referida publicação, para comparar com o que já possuo sobre a familia, e se existe entroncamento

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vicente, na Póvoa de Lanhoso

#42686 | Vasco Jácome | 31 mai 2003 16:53 | Em resposta a: #42672

Caro Camilo

Não sei se ainda existe algum exemplar no mercado do “Distrito de Braga” à venda. Se calhar só num alfarrabista. Era uma edição da Junta Distrital, que dantes tinha sede no Museu dos Biscainhos. Depois, não sei se algumas atribuições passaram para o Governo Civil (http://www.gov-civil-braga.pt). Talvez contactando alguma desta entidades consiga saber alguma coisa.

A alternativa é consultar em biblioteca pública. Procurando on-line (http://www.bpb.uminho.pt), nos periódicos, verifico que a de Braga tem essa obra.

Mas se calhar melhor ainda, é colocar aqui o que sabe desse costado que pretende entroncar na Casa de Vicente e alguém tenha os livros verificará. Eu próprio, mais tarde ou mais cedo, tenho acesso a eles.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vicente, na Póvoa de Lanhoso

#42734 | CAMILO | 01 jun 2003 17:17 | Em resposta a: #42686

Como deve compreender, seria de muita estima possuir tal exemplar, ou em última estância, suas fotocópias. Constituiriam um acervo importante na minha biblioteca familiar. Também sei que B. Canaes, tem a descrição da Casa, bem como a de outra pertencente à familia "A de Lamas (hoje o Centro Cultuyral de Vieira)", em Vieira.
Como são publicações, que só se encontram em Bibliotecas públicas, algumas delas de acesso restrito, e como me encontro sem disponibilidade de tempo para as visitar, gostaria de as obter.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vicente, na Póvoa de Lanhoso

#42897 | sapeca | 03 jun 2003 22:33 | Em resposta a: #42672

Caro Camilo:
Existe um estudo elaborado pelo meu estimado Amigo e ilustre heraldista, Artur Vaz-Osório da Nóbrega, na obra "Pedras de Armas e Armas Tumulares do distrito de Braga", no seu Vol.IV, concelhos de Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso (ano de 1974, ed. da Junta Distrital de Braga).
Nele, a pág.s 223 e seguintes, vem o estudo heráldico e algum genealógico sobre a Casa do Vicente, em Santo André de Frades, com fotografia da Carta de Brsão passada a João Vieira de Brito, em 26 de Março de 1745 (Vieiras e Britos), a leitura integral da mesma, bem como a escritura da instituição do vínculo, em 6 de Fevereiro de 1751.
Se quiser fotocópias deste estudo, basta enviar-me e-mail para fsm_porto@netcabo.pt
O estudo da autoria de Manuel Artur Norton, in "O Distrito de Braga", Vol. II, fasc. I-II (1963), pág. 1 a 43, e Vol. IV, fasc. III-IV (1970), pág. 717 a 733, de que foram feitas separatas (1963 e 1970), chama-se "Genealogia dos Vieiras e Britos, da Casa de Vicente".
Com os melhores cumprimentos,
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vicente, na Póvoa de Lanhoso

#42898 | sapeca | 03 jun 2003 22:36 | Em resposta a: #42897

Devo acrescentar, em aditamento à mensagem anterior, que o estudo de Artur Vaz-Osório da Nóbrega, possui - como, de resto, é hábito nas suas obras - belíssimas fotografias, quer da Casa, quer da Carta de Brasão.
Este estudo espalha-se da pág. 223 à pág. 239.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vicente, na Póvoa de Lanhoso

#42949 | Vasco Jácome | 04 jun 2003 21:46 | Em resposta a: #42734

Caro Camilo

Se estiver interessado em mais bibliografia sobre a Casa de Vicente, também posso indicar “Palácios e Casas Senhoriais do Minho”, de Anne de Stoop. É um livro curioso para quem se interessa pelo tema das casas solarengas e dedica 6 pg. a esta Casa. Tem fotografias a cores, algumas de pg. inteira, incluindo da carta de armas. Não sendo um livro de genealogia, neste caso, esta área está um pouco mais desenvolvida. Certamente, resultado do contacto entre a autora e um “entendido” no assunto.
Tem também uma grande vantagem sobre as outras indicadas: é relativamente fácil de adquirir numa boa livraria!

Provavelmente, a própria colecção “Antigas Casas e Famílias do Concelho da Póvoa de Lanhoso” – que deu origem a este tópico - de Luis Velloso Ferreira, mais tarde ou mais cedo, poderá vir a tratar desta Casa. É uma questão de estar atento. Chamo a atenção que na própria Livraria do GP existem à venda livros desta colecção.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vicente, na Póvoa de Lanhoso

#45984 | CAMILO | 04 ago 2003 17:11 | Em resposta a: #42898

Não consigo enviar-lhe o pedido das fotocópias.
Envie à cobrança, acrescida dos portes de correio
Ap 24-4940 529 Paredes de Coura

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 12:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen