Amor Pusich de Mello

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Amor Pusich de Mello

#52602 | ngccm | 26 nov 2003 15:05

A Maria José de Zea Bermudez

Aqui no Genea encontro referências a uma D. Antónia Amor Pusich de Mello, c.g. até à actualidade. Saberá que ela foi casada em primeiras núpcias com Alfredo César Lobo Gaspar, filho do Dr. João Baptista Gaspar e de D. maria Teodora Lobo Corte-Real? O primeiro marido morreu por 1897 e não sei se tiveram descendência.
Fico à espera de esclarecimentos

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: amor pusich de Mello

#52605 | zea | 26 nov 2003 15:22 | Em resposta a: #52602

Exmo. Senhor
Este são os únicos esclarecimentos que lhe posso dar:
Antónia Amor Pusich de Mello, nascida em 19.3.18.. falecida em Lisboa 12.6.1952, filha de Antonio Pusich de Mello e de Maria do Carmo Amor, casada em segundas núpcias com Joaquin Bernes de Zea Bermúdez, em Lisboa 21.9.1899.
Deste segundo casamento nasceram seis filhos.
Do primeiro casamento não faço a menor ideia.
Cpmts.
Maria José de Zea Bermúdez

Resposta

Link directo:

RE: amor pusich de Mello

#52611 | ngccm | 26 nov 2003 16:41 | Em resposta a: #52605

Ex.ma Senhora

Seguem as informações exactas sobre o primeiro casamento de D. Antónia Pusich de Mello:

Alfredo César Lobo Gaspar, filho do Dr. João Baptista Gaspar e de D. Maria Teodora Lobo Corte-Real, nasceu em Portalegre, freg. da Sé, a 14.2.1861 e morreu em Elvas, a 14.7.1899. Foi alferes de Infantaria, em serviço na Guarda Fiscal . Casou em Lisboa, freg. de Sta. Isabel, a 29.9.1885 com D. Antónia Pusich de Melo, nascida em Lisboa, na freg. de S. Paulo, a 19.3.1866, filha de António Pusich de Melo e de sua mulher D. Maria do Carmo Amor. À data do casamento, os noivos eram moradores em Abrantes (T.T. - Paroquiais, Lisboa, Sta. Isabel, livro C63, f. 279 v.º. Testemunhas: António Pusich de Melo, pai da nubente, Joaquim de Pina Calado e Jerónimo Pereira de Vasconcelos). s.m.n.

Cumprimentos

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: amor pusich de Mello

#52624 | zea | 26 nov 2003 17:58 | Em resposta a: #52611

Muito obrigada.
MJ

Resposta

Link directo:

RE: amor pusich de Mello

#52648 | jliberato | 27 nov 2003 06:54 | Em resposta a: #52611

Caro Nuno Canas Mendes,
Tenho mais informações sobre esta família.
António Pusich de Melo era filho do Capitão José Roberto de Melo Fernando de Almeida e Ana Gertrudes Pusich. O casamento destes teve lugar em Santa Isabel, Lisboa aos 16-04-1836.
Disponho de quatro gerações para trás com a origem do nome Pusich que vem da antiga Ragusa, hoje Dubrovnik.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: amor pusich de Mello

#52649 | jliberato | 27 nov 2003 06:56 | Em resposta a: #52624

Cara Maria José,
Agradecia que visse mensagem que enviei ao Nuno Canas Mendes.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52651 | jliberato | 27 nov 2003 07:08 | Em resposta a: #52602

Caro Nuno Canas Mendes,
Tiveram três filhos: Joaquim Fernando de Melo Lobo Gaspar, Alfredo Lobo Gaspar e António de Melo Lobo Gaspar.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: amor pusich de Mello

#52652 | Joman | 27 nov 2003 08:14 | Em resposta a: #52648

Caro senhor

Esta Ana Gertrudes era filha do Intendente António Pusich que foi governador de Cabo Verde?
É que eu tenho uma Ana Isabel Pusich, filha do dito governador e que casou com António Stockler.

Joman

Resposta

Link directo:

Correcção

#52656 | jliberato | 27 nov 2003 08:44 | Em resposta a: #52648

Antónia Gertrudes Pusich e não Ana Gertrudes Pusich.
Desculpem.
José Liberato

Resposta

Link directo:

RE: amor pusich de Mello

#52657 | jliberato | 27 nov 2003 08:49 | Em resposta a: #52652

Caro Joman,
Enganei-me: é Antónia Gertrudes Pusich. Segundo os meus dados, Jerónimo António Pusich, governador das ilhas de São Vicente e Brava, casou com Maria Margarida Stockler e teve dois filhos, cujo nome não conheço.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52658 | Joman | 27 nov 2003 09:44 | Em resposta a: #52651

Caro JLiberato

Obrigado pela rápida resposta. Então, pelo menos em relação à Antónia Gertrudes Pusich, não há confusão: é a escritora natural da ilha de S. Nicolau (Cabo Verde) e antepassada do escritor Humberto Luna da Costa Freire de Oliveira, que usava assinar Luna de Oliveira, e os seus irmãos Ana Isabel Pusich e Jerónimo António Pusich foram ambos casados com filhos de Francisco de Borja Stockler, (Ana Isabel com António Nicolau de Moura Stockler e Jerónimo com Maria Margarida Mendonça Stockler).

Mas tenho que Antónia Gertrudes Pusich, casou-se em 1as núpcias com o desembargador João Cardoso de Almeida Amado Viana Coelho, que exerceu por duas vezes em Cabo Verde o cargo de ouvidor geral; viúva, casou-se em 2as núpcias com Francisco Henriques Teixeira, nasc. c. de 1787, nat. de Elvas, Alentejo, oficial do exército, comandante do regimento 23 que teve um papel decisivo na “Vilafrancada” o golpe de estado de D. Miguel de quem foi, aliás, ajudante de ordens. Viúva pela segunda vez, casou-se em 3as núpcias com António de Melo, oficial do exército (liberal).
Será este António de Melo o mesmo que fala?

Joman

Resposta

Link directo:

RE: amor pusich de Mello

#52659 | zea | 27 nov 2003 09:49 | Em resposta a: #52649

Caro J. Liberato
Peço muita desculpa de não saber mais nada relativamente ao 1º casamento. A srª. D. Antónia casou viúva com o meu tio-avô Joaquim Bernes de Zea Bermúdez. A minha pesquisa só abrange a minha família.
Cpmts.
MJ

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52661 | jliberato | 27 nov 2003 10:42 | Em resposta a: #52658

Antónia Gertrudes Pusich casou em terceiras núpcias com o capitão José Roberto de Melo Fernando de Almeida. Tiveram 4 filhos, entre os quais o mencionado António Pusich de Melo.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52678 | ngccm | 27 nov 2003 12:24 | Em resposta a: #52661

caro J Liberato

Muito obrigado pelas suas preciosas informações. Tem conhecimento sobre a descendência do casal que vá além dos filhos? E saberá por acaso onde nasceram os filhos?
Tinha também curiosidade em saber mais sobre os Pusich. Se poder disponibilizar esses dados muito lhe agradecia.
um abraço

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52689 | jliberato | 27 nov 2003 14:02 | Em resposta a: #52678

Caro Nuno Canas Mendes,
Os Pusich descendem do Almirante António Pusich nascido em Ragusa (hoje Dubrovnik) em 15-12-1760.
Foi Chefe da Esquadra da Marinha Real Potuguesa.
Quanto aos filhos do casal Alfredo César Lobo Gaspar e Antónia Amor Pusich de Melo tenho o seguinte:
Joaquim Fernando de Melo Gaspar casou, mas morreu viúvo e sem geração.
Alfredo Lobo Gaspar teve geração mas desconheço-a
António de Melo Lobo Gaspar nasceu em Vila Nova de Milfontes, Odemira aos 15-12-1892: casou e teve descendência que tenho em meu poder.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52693 | Joman | 27 nov 2003 14:26 | Em resposta a: #52661

Meu caro Jliberato

Antes de mais obrigado. Mas eu citei o nome (António de Melo) que encontrei apontado como sendo seu terceiro marido no artigo que sobre ela publicaram na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Neste caso o artigo está errado? E o terceiro marido é o capitão José Roberto de Melo Fernando de Almeida? Bom, o autor do referido artigo diz ainda que ela tinha dois filhos dos dois casamentos anteriores. Que sabe sobre isso? E de quem descende Luna de Oliveira?

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52695 | ngccm | 27 nov 2003 15:11 | Em resposta a: #52689

Caro J Liberato

Muito obrigado pela pronta resposta. O meu interesse por esta família vem pelos Lobo Corte-Real de Arraiolos, meus antepassados, cuja ascendência e descendência tenho vindo a estudar e por este motivo teria muito gosto em poder completar o mais possível as gerações descendentes destes Lobo Gaspar. Se eventualmente pudesse enviar-me os elementos que recolheu ficar-lhe-ia muito agradecido.
um abraço

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52698 | zea | 27 nov 2003 15:27 | Em resposta a: #52695

Caro Nuno Canas Mendes,
De repente veio-me à ideia de que em pequena meu pai falava do seu primo Gil Gaspar. Se os filhos do primeiro casamento frequentavam a casa, seria natural que meu pai os tratasse também por primos. Diga-me se lhe aparece algum Gil, por favor.
Mto obg.
MJ

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52700 | ngccm | 27 nov 2003 15:35 | Em resposta a: #52698

Maria José

Também o meu interesse pelos Lobo Gaspar advém do facto de serem meus parentes pelos Lobo, conhecendo portanto melhor a respectiva ascendência do que a descendência. Assim, não tenho qualquer notícia de um Gil. Talvez o Dr. José Liberato possa esclarecer, pois é quem está mais documentado sobre esta família.
cumprimentos

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52740 | jliberato | 28 nov 2003 06:55 | Em resposta a: #52693

Caro Joman
Eu tenho como terceiro marido o dito Capitão José Roberto de Melo Fernando de Almeida (livro 13 de Matrimónios da fregª de Santa Isabel, fl. 163).
Quanto a casamentos anteriores, teve um filho do primeiro casamento e outro do segundo.
Luna de Oliveira presumo que seja a escritora Antónia Gertrudes Pusich nascida em São Nicolau, Cabo Verde, aos 01-10-1805. Era filha de António Pusich e Ana Isabel Nunes .
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52741 | jliberato | 28 nov 2003 07:03 | Em resposta a: #52695

Caro Nuno Canas Mendes
O António de Melo Lobo Gaspar que mencionei, oficial da marinha mercante portuguesa, casou em Lisboa aos 09-12-1916 com Isabel Rebelo Marramaque. Tiveram três filhos: Vasco Marramaque Logo Gaspar, Maria Helena Marramaque Lobo Gaspar e Afonso Marramaque Lobo Gaspar.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52742 | jliberato | 28 nov 2003 07:06 | Em resposta a: #52698

Cara Maria José
Do que tenho não consta nenhum Gil. Mas evidentemente que é possível que haja.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52744 | Joman | 28 nov 2003 07:57 | Em resposta a: #52740

Caro Jliberato

É mesmo a escritora Antónia Gertrudes Pusich nascida em São Nicolau, Cabo Verde, aos 01-10-1805 e filha de António Pusich e Ana Isabel Nunes. Ela era bisavó do Luna de Oliveira.
Sobre o seu terceiro marido só temos em comum que era oficial do exército e que tinha o apelido Melo e, sinceramente, o nome José Roberto de Melo Fernando de Almeida parece-me "mais verdadeiro" que o apontado pela Enciclopédia, pois devia ser pouco vulgar na época um oficial ser apenas António Melo! Uma ida ao Arquivo Histórico Militar deve resolver de vez esta questão.

Quanto ao bisneto tenho dele o seguinte:
Humberto Luna da Costa Freire de Oliveira, nasc. a 19 de Maio de 1888, nat. da freg. de S. Sebastião da Pedreira, Lisboa, cidade onde também fal. a 28 de Novembro de 1951. Oficial do exército onde atingiu o posto de tenente-coronel. Foi também escritor e dramaturgo e é como tal que assinava Luna de Oliveira. Era filho de Augusto da Costa Freire e Oliveira e Ema de Luna. A informação que tenho é que era bisneto da referida escritora.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52761 | jliberato | 28 nov 2003 15:00 | Em resposta a: #52744

Caro Joman
Bate tudo certo com o que tenho.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52802 | zea | 29 nov 2003 16:42 | Em resposta a: #52602

Caros Nuno Canas Mendes
Caro J. Liberato

Falei com a minha prima Maria Leonor de Zea Bermúdez Magalhães Cruz, neta da D. Antónia Pusich de Melo. Ela própria esteve em Dubrovnik onde tomou conhecimento dos antecedentes de António Pusich e da sua família. Toda a história é fascinante. Li-lhe o que aqui escreveram e bate tudo certo.
Por seu intermédio falei com o primo Vasco Lobo Gaspar, filho do 1º casamento da avó, que me autorizou a informá-los do seu telefone.
Visto que não posso escrevê-lo no fórum, digam-me para onde o devo enviar.
Cptms.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52803 | zea | 29 nov 2003 16:44 | Em resposta a: #52602

Correcção:
Vasco Lobo Gaspar é neto, não filho.
Desculpem.
MJ

Resposta

Link directo:

RE: amor pusich de Mello

#52804 | zea | 29 nov 2003 16:53 | Em resposta a: #52648

Caros Nuno Canas Mendes
Caro J. Liberato

Falei com a minha prima Maria Leonor de Zea Bermúdez Magalhães Cruz, neta da D. Antónia Pusich de Melo. Ela própria esteve em Dubrovnik onde tomou conhecimento dos antecedentes de António Pusich e da sua família. Toda a história é fascinante. Li-lhe o que aqui escreveram e bate tudo certo.
Por seu intermédio falei com o primo Vasco Lobo Gaspar, filho do 1º casamento da avó, que me autorizou a informá-los do seu telefone.
Visto que não posso escrevê-lo no fórum, digam-me para onde o devo enviar.
Cptms.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52817 | jliberato | 30 nov 2003 09:13 | Em resposta a: #52802

Cara Maria José O nosso confrade Nuno Canas Mendes é que me parece estar a estudar este caso interessantissimo. Eu limitei-me a disponibilizar elementos que constam de um texto dactilografado de que disponho. Como tenho de definir prioridades, concentro-me na minha genealogia, como é o caso dos Castelões. Mas agradeço-lhe muito a sugestão. Estarei em Nápoles até 4º feira, apenas então regressando a Bruxelas. Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52950 | ngccm | 02 dez 2003 11:23 | Em resposta a: #52803

Caros Maria José de Zea Bermúdez e José Liberato

Agradeço muito o vosso interesse e colaboração. Como referi em mensagens anteriores o meu interesse por este ramo Lobo Gaspar não é tanto pelos Pusich (cuja história tenho, naturalmente, curiosidade em conhecer)mas por descenderem de uma família Lobo Corte-Real que estou a estudar. Muito agradecia o contacto de Vasco Lobo Gaspar que me pode ser enviado para ncm@iscsp.utl.pt
cumprimentos

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#52954 | zea | 02 dez 2003 11:46 | Em resposta a: #52950

Caro Nuno Canas Mendes,

Vou enviar para o seu email o contacto de Vasco Marramaque Lobo Gaspar (muito simpático) que já está desde sábado à espera da sua chamada.
Pessoalmente fiquei muito interessada na história do croata António Pusich (pronuncía-se Pusique). Diz a minha prima que ele combateu Napoleão ao serviço da Croácia e voltou a combatê-lo já sob a bandeira portuguêsa. Sobre a sua ida para Cabo Verde a escritora Isabel Barreno escreveu um livro (crónica ficcionada) a que chamou O Senhor das Ilhas, que já encomendei ao meu livreiro.
Acho que a Isabel Barreno é também tetraneta dele, mas não sei porque via.
Melhores cumprimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#53064 | Joman | 04 dez 2003 08:33 | Em resposta a: #52954

Cara Maria José

A escritora Isabel Barreno é trineta de Manuel António Martins que foi Prefeito das ilhas de Cabo Verde e é ele o "senhor das ilhas" do referido livro. Martins e António Pusich foram adversários políticos e não tinham laços de parentesco.
O meu interesse pelos Pusichs vem da sua passagem por Cabo Verde. Para o trabalho que estou a fazer interessa-me apenas saber das gerações que nasceram ou viveram em Cabo Verde. No caso dos Pusich fico pelo próprio António Pusich e filhos (que a partir daí a família só continua em Portugal).
Mas gostaria de saber os nomes dos filhos de todos os casamentos de Antónia Pusich assim como dos filhos do seu irmão Jerónimo António Pusich e se o seu sobrinho Joaquim António Pusich de Matos, que ficou senhor da ilha das Galinhas na actual Guiné-Bissau, teve descendentes.

Obrigado

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#53079 | zea | 04 dez 2003 11:00 | Em resposta a: #53064

Caro Joman,
Penso que o Nuno Canas Mendes neste momento já tenha obtido todos esses detalhes directamente do descendente Vasco Marramaque Lobo Gaspar.
A menos que esteja interessado também nos descendentes da última Pusich ou seja a D.Antónia Amor Pusich de Mello que em segunda núpcias casou com o meu tio-avó em 21.9.1899.
Obrigada pelo esclarecimento relativo ao parentesco de Isabel Barreno.
A história promete.
Cumprimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#53092 | jliberato | 04 dez 2003 13:38 | Em resposta a: #53064

Caro Joman,
Segundo o que tenho, Jerónimo António Pusich terá tido dois filhos cujo nome desconheço. Antónia Gertrudes Pusich teve um filho do primeiro casamento (João António), um filho do segundo (Miguel Pusich Henriques Teixeira) e quatro do terceiro (António Pusich de Melo, Antónia, Ana Isabel Filomena Pusich de Melo e Maria Amélia Pusich de Melo). Dos meus elementos não consta descendência de Joaquim António Pusich de Melo (que aparece como António Joaquim).
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#53107 | Joman | 04 dez 2003 16:05 | Em resposta a: #53092

Caro Liberato

Muito obrigado. Assim já posso completar a relação dos filhos e dos netos de António Pusich embora os últimos não tivessem vivido em Cabo Verde. Mas o apelido do neto, o tal senhor da ilha das Galinhas, é mesmo Matos e não Melo. Era era filho de Joaquim António de Matos, comerciante estabelecido na Guiné onde foi companheiro de Caetano José Nozolini, e foi Matos quem negociou com o régulo Damião a cedência da ilha das Galinhas o que este fez em 12 de Março de 1829. A pergunta sobre se o filho teve descendência é mais para confirmar que não a teve, pois a posse da referida ilha passou para a tia escritora (Antónia Pusich)que por sua vez a ofereceu ao estado português.
Por outro lado era comum a troca de ordem dos nomes próprios e um Joaquim António ser pai de um António Joaquim, como terá sido o caso.

Um abraço

João Nobre de Oliveira (Joman)

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#53109 | Joman | 04 dez 2003 16:36 | Em resposta a: #53079

Cara Maria José

Encantado pela oferta. Mas, como disse, no trabalho que tenho em mãos, limito-me a traçar a descendência das famílias que tiveram filhos nas ilhas de Cabo Verde ou de algum modo ficaram ligadas ao arquipélago como foi o caso de António Pusich que foi governador e dos filhos a escritora Antónia Pusich, nascida em S. Nicolau, Jerónimo António Pusich que lá viveu alguns anos e Maria do Carmo Pusich casada com Joaquim António de Matos comerciante na Guiné. E paro nos netos do governador pois, a partir deles, a história da família continua em Portugal. Não é por me despertar menos curiosidade, que essa nunca desaparece.

Obrigado

João Nobre de Oliveira (Joman).

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#53405 | LCM | 09 dez 2003 20:27 | Em resposta a: #52602

Aos interessados nesta família, encontrei hoje o seguinte baptismo:

Reg.Par. - Lisboa - Sacramento, B.-22, fl.35v.º-36

Alice, n. 19-9-1892, bapt. 28-12
Filha de António Amor de Melo, médico cirurgião, n. Lx. Mercês, e de sua mulher D. Maria da Glória Ferreira, n. Lx. St.ª Engrácia, recebidos no Sacramento
Neta paterna de António Pussich de Melo e de D. Maria do Carmo
Neta materna de António Gregório Ferreira e de D. Simpliciana Maria da Conceição
Padrinhos: Virgilio Augusto de Sousa Magalhães, empregado na Câmara dos Pares, e D. Maria da Assunção Carvalho.

LCM

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#53438 | ngccm | 10 dez 2003 11:51 | Em resposta a: #53405

Caro Lourenço

Sempre activo e a lembrar-se dos amigos. Muito obrigado pela achega. Como já percebeu, trata-se de um ramo descendente dos "nossos" Lobo Corte-Real. Temos de falar um destes dias para proceder à necessária "actualização" que decorre do silêncio de alguns meses.
um abraço

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#53444 | LCM | 10 dez 2003 12:34 | Em resposta a: #53438

Caro Nuno

Quando quiser. Para a semana combinamos um dia que lhe convenha. Posso passar no ISCSP se quiser e almoçamos por ali.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#107111 | LCM | 09 dez 2005 20:14 | Em resposta a: #52658

Caro Joman,

Saiu na revista "Brotéria" de Outubro (vol. 161) a 1.ª parte de um artigo sobre Antónia Gertrudes Pusich, escrito por uma estrangeira. Não li, mas tem dados genealógicos.

Cumprimemtos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#107113 | LCM | 09 dez 2005 20:18 | Em resposta a: #52803

Cara Maria José,

Se faz favor, veja a mensagem

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=107111#lista

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#107151 | zea | 10 dez 2005 19:59 | Em resposta a: #107113

Caro Lourenço,

O Prof. Arantes e Oliveira disse-me há dias que o croata Prof. Nikica Tolan (é um homem) estava publicando um livro sobre Gertrudes Pusich. A tradução em português seria revista pelo ele próprio, nosso confrade. Eventualmente, resolveu publicar na Brotério.
Agradeço muito a sua lembrança. Verifico que está sempre alerta.
Um abraço
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#107221 | Joman | 12 dez 2005 04:50 | Em resposta a: #107111

Caro Lourenço Correia de Matos

Obrigado pela informação. Pena que daqui de Macau não possa consultar imediatamente o artigo.

João Nobre de Oliveira (Joman).

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#107747 | Joman | 21 dez 2005 04:34 | Em resposta a: #107111

Caro Luis Correia de Matos

Não sei se já sabe, mas talvez lhe interesse saber que no passado dia dez de Dezembro foi lançado em Lisboa, na Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde, o livro "Estudos da História de Cabo Verde", de autoria de Daniel Pereira (actual encarregado de negócios da embaixada de Cabo Verde em Portugal). No referido livro aparece referenciado varias vezes Custódio Correia de Matos (autor de um manuscrito inédito que Pereira usa como uma das fontes). Do mesmo autor há outra obra em que o mesmo Custódio Correia de Matos "aparece" também como fonte importante "A situação da ilha de Santiago no 1.º quartel do século XVIII". Acho que poderá encontrar à venda, pelo menos a primeira obra, na Associação cabo-verdiana, sita na rua Duque de Palmela, em Lisboa.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#107751 | LCM | 21 dez 2005 08:55 | Em resposta a: #107747

Caro João Nobre de Oliveira,

Muito obrigado pela informação. Conheço a existência do Custódio Correia de Matos a que se refere mas não tenho qualquer parentesco com ele.

Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#328871 | Freire de Andrade | 09 mai 2013 12:37 | Em resposta a: #53107

Caro João Nobre de Oliveira

Ontem ao compulsar a internet em busca de informações sobre Joaquim António de Matos, Coronel do exército e por diversas vezes Governador da Guiné, deparei com esta sua mensagem já muito antiga à qual ora respondo.

Caso pretenda saber mais informações do dito Joaquim António de Matos recomendo-lhe, entre o mais, a leitura do "Portugal Antigo e Moderno", de Pinho Leal, a propósito da localidade do Sebal, Condeixa-a-Nova.

Este Joaquim António de Matos era filho natural do Dr. António Inácio Martins de Matos, Capitão Mór da Anobra, Almoxarife e Juiz dos Direitos Reais da mesma localidade, o qual foi também pai do ascendente de minha mulher António de Matos Guerra de Sousa, ambos donos do Palácio Matos no Sebal e de que é actualmente proprietária a minha sogra Maria José Amado de Matos de Mascarenhas SMF o Sr. D. Miguel I.

Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#328872 | Freire de Andrade | 09 mai 2013 12:45 | Em resposta a: #328871

Peço desculpa mas na parte final do último parágrafo houve um lapso e a mensagem surgiu com erro.

Passo então a rectificar:

"Este Joaquim António de Matos era filho natural................................... e de que é actualmente proprietária a minha sogra Maria José Amado de Matos Mascarenhas de Mancelos e Seiça de Moncada.

Segundo Pinho Leal na obra citada o dito Joaquim António de Matos terá doado a ilha das Galinhas, na Guiné, a SMF o Sr. D. Miguel I."

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#328915 | Joman | 10 mai 2013 09:58 | Em resposta a: #328872

Caro Luís Freire de Andrade

Muito obrigado pela sua atenção. Dez anos depois um gesto destes é de louvar. Mas, agora que o amigo relançou o tópico, aproveito para perguntar aos confrades.
Alguém sabe alguma coisa sobre este casal? Ou melhor, pode confirmar se Maria Joana Pinto de Mendonça Arrais de Melo Stockler, nasc. a 17 de Fevereiro de 1848, fal. a 05 de Março de 1910, c/c. Luís de Albuquerque do Amaral Cardoso, serão os pais de Luís Manuel Pinto Stockler de Albuquerque c/c. Maria José Burlamachi Marecos Pedroso?

João Nobre de Oliveira (Joman)

Resposta

Link directo:

D. Maria Carlota Ward

#328916 | peninha | 10 mai 2013 10:35 | Em resposta a: #53444

Caros Confrades

D. Maria Carlota Ward, de nacionalidade inglesa, baptizada na cidade do Rio de Janeiro, em 1.as núpcias casou com Capitão João António Pusich, o qual foi Governador de Benguela. E, em 2.as núpcias, em 19.4.1828, casou com o Dr. António José de Mesquita.
Quiçá, haja Confrade que possa informar sobre a descendência de D. Maria Carlota Ward.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Carlota Ward

#328917 | peninha | 10 mai 2013 10:53 | Em resposta a: #328916

PS: Nota do assento de casamento, de 19.4.1828, do Dr. António José de Mesquita, natural de Lobrigos, bispado do Porto, filho de António José de Mesquita e de D. Ana Joaquina Rodrigues, morador na freguesia de Conceição-a-Nova da cidade de Lisboa, com D. Maria Carlota Ward: Lisboa, S. Julião, C5, 453,Etombo.

Resposta

Link directo:

RE: Amor Pusich de Mello

#328935 | MJNFVC | 10 mai 2013 15:10 | Em resposta a: #52602

1.1.11:4.3.2:1.1
1(VIII) - MÁRIO GALVÃO DE MELO SOARES BRANDÃO (1888-1963)
Funcionário Administrativo.
Nascido a 1.4.1888 na Rua do Vale de S. António, S. Engrácia, Lisboa, e aqui batizado a 15.12. (afilhado de sua tia materna D. Maria-Bárbara da Silva Peixoto Galvão de Melo e de seu parente Artur Peixoto Braga, negociante).
Falecido a 29.1.1963 em Marvila, Lisboa.
Casado civilmente a 23.12.1913 em Lisboa (divorciado em 1927) com D. ANA DE MELO POSSER, nascida a 15.1.1885 em S. Paulo, Lisboa; filha de Ernesto-Augusto Posser, Piloto da Barra do Tejo, natural da Encarnação, Lisboa, e de D. Esperança-Maria Santos da Fonseca, natural de Almada, Setúbal, casados em 1910 em S. Paulo, Lisboa; neta paterna de Pedro-Maria Posser e de D. Ana-Isabel-Filomena Pusich de Melo; neta materna de António-Francisco da Fonseca e de D. Efigénia-Maria Santos; bisneta paterna na linha feminina do Cap. José-Roberto de Melo Fernando de Almeida e de D. Antónia-Gertrudes Pusich, casados a 16.4.1836 em S. Isabel, Lisboa.

Caro Confrade Nuno Canas Mendes:

Talvez o excerto acima das páginas 30 e 31 de um trabalho que acabo de publicar sobre os Soares Brandão lhe possa interessar, uma vez que tem pesquisado a famíla Pusich de Ragusa.

Cumprimentos,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

Amor Pusich de Mello

#364362 | cardosodoamaral | 16 dez 2015 15:54 | Em resposta a: #328871

Caro Confrade Luís Freire de Andrade

Poderá parecer inusitado, mas tenho nos meus estudos e costados através do Dr. João Peixoto da Silva Meneses Alarcão (meu 4º avô), criado particular do Sr Dom Miguel, FCR e Juiz de Fora da Figueira, casado em 2ª núpcias com D. Matilde Augusta de Matos Mascarenhas e Mancelos, do Sebal, filha de António Matos da Guerra.

Parece-me que não houve geração deste segundo casamento.

Terão algum parentesco com a Senhora sua Sogra?

Grato por tudo

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 06:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen