Viseu - Pinho Bandeira

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Famílias | Regiões

Viseu - Pinho Bandeira

#52630 | as1158190 | 26 nov 2003 19:21

Quem me pode dar elementos sobre o brazão existente na Câmara Municipal de Viseu, com o nome Pinho Bandeira?

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#52653 | gonçalo calheiros | 27 nov 2003 08:15 | Em resposta a: #52630

A que brasão se refere?Conheço alguma coisa sobre essa família,mas desconheço a existência dum brasão na CMV.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#52732 | as1158190 | 27 nov 2003 22:02 | Em resposta a: #52653

Muito obrigado pela resposta.Corrijo, porém para Bandeira de Pinho.

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#52779 | gonçalo calheiros | 28 nov 2003 18:46 | Em resposta a: #52732

Sim,mas onde existe tal brasão?
Existe,sim,uma casa brasonada,ao lado da Misericórdia,com os apelidos Pinho,Bandeira Gama e Pereira.Na Câmara desconheço.
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#52784 | as1158190 | 28 nov 2003 23:40 | Em resposta a: #52779

O meu informador diz-me que o brasão existe na C.M.V..Tencionava ir a Viseu tirar o caso a limpo mas o frio impediu-me de viajar.
Mais dia menos dia terei de ir ao Arquivo distrital de Viseu e, então, verei se posso esclarecer o caso. Muito obrigado.
António de Sampaio pinho

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#54005 | as1158190 | 17 dez 2003 21:54 | Em resposta a: #52779

Caro Confrade
Após a minha resposta de agradecimento fiquei a pensar se não seria mais razoável eu dar-lhe os elementos disponíveis, esperando que da sua parte me pudesse dar os esclarecimentos que pretendo obter:
A Família Bandeira de Melo ligou-se à Família Sampaio Pinho em 1951 pelo casamento de Maria Teresa Paiva Raposo Bandeira de Melo com Nuno Luis Azevedo e Pinho, aliás Sampaio Pinho.
Recuando no tempo, constatei por buscas efectuadas em Coimbra, que no princípio do Século XIX houve um trisavô da Maria Teresa, chamado Gaspar Homem Pires Bandeira da Gama e Melo, nascido em Tondela e casado com uma Senhora de nome Maria Carlota de Pinho.
Esta Maria Carlota de Pinho teria um irmão que seria pai do meu Bisavô Aleixo Rebelo de Pinho (ver Internet).
Por um lado quero investigar a ascendência de meu Bisavô, e por outro estabelecer a linhagem destes Bandeira de Melo até ao fundador João Pires Zuzarte Bandeira, armado cavaleiro por D. João II, por feitos praticados anteriormente na batalha do Toro.
O Apelido Pereira, de que me fala, é desconhecido para nós...até agora.
Muito obrigado. Desejo-lhe Boas Festas e um Ano 2004 cheio de saúde e felicidades.
A.Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#54049 | gonçalo calheiros | 18 dez 2003 17:16 | Em resposta a: #54005

Caro Amigo
O solar da família Bandeira,o Paço de Fráguas,da mulher do heroi de Toro GONÇALO PIRES (JUZARTE)DA BANDEIRA,era de meu pai,que faleceu há mês e meio(Gonçalo Pires da Bandeira da Gama Calheiros,no GENEA).Tenho muitos elementos sobre a família Bandeira,e vou tentar entroncar as pessoas que citou.Brevemente comunicarei neste Post.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#54050 | gonçalo calheiros | 18 dez 2003 17:19 | Em resposta a: #54049

Ainda:
No tecto do átrio da CMV,existem várias representações de gente ilustre de Viseu.Entre elas,o retrato de Gonçalo Pires...
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#54052 | as1158190 | 18 dez 2003 18:26 | Em resposta a: #54049

Meu caro Amigo
Muito grato pela pronta resposta.
Até quando lhe for possível ocupar-se deste assunto.
António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#54053 | as1158190 | 18 dez 2003 18:30 | Em resposta a: #54050

Em tempo:
Mais uma vez obrigado.
Cumprimentos.
António de Sampaio pinho

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#54313 | gonçalo calheiros | 25 dez 2003 12:38 | Em resposta a: #54005

Caro Amigo(e parente)
Parece que já o posso ajudar.Utizando Soza-Stradonitz:
2-Gaspar Homem Pires Bandeira de Mello
3-D.Maria Carlota de Pinho Bandeira

4-Caetano José de Rebelo do Amaral Figueiredo e Mello
5-D.Francisca de Assis bandeira da Gama e Mello
6-António de Pinho e Seixas da Gama
7-D.Rosália Elvira da Bandeira da Gama e Mello

8-Gaspar Rebelo de Figueiredo e Mello
9-D.Rosa Rebelo do Amaral
10-Gonçalo Pires Bandeira de Figueiredo
11-D.Clara Margarida da Gama de Almeida e Mello
12-Manuel de Pinho e Seixas da Gama,Bach.Leis
13-D.MªRosa de Abreu Mascarenhas Castelo Branco e Almeida (ver Morgados de Stº André)
14=10
15=11

20-Manuel Monteiro Subágua
21-D.MªXavier Bandeira de Figueiredo,H.
22-Pedro da Gama e Mello
23-D.Eugénia Mª Fragoso da Cunha

42-Filipe Bandeira Pessoa da Costa Figueiredo
43-D.Filipa Antónia do Loureiro Bandeira de Vasconcelos

84-Filipe Bandeira Pessoa da Costa Figueiredo
85-D.Maria Castello-Branco e Gouveia
86-Manuel do Loureiro de Mesquita
87-D.Ana Bandeira de Almeida e Vasconcelos

168-António de Abreu Pessoa Homem Costa Ferreira
169-D.Mªda Costa Bandeira de Figueiredo
174-Nicolau Bandeira de Almeida e Vasc. Castello-Branco

Depois continuo...
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#54317 | gonçalo calheiros | 25 dez 2003 18:57 | Em resposta a: #54313

(cont...)
175-D.Viloante de Sousa Pereira de Vilhegas

338-Aleixo de Figueiredo Borges
339-D.Brites Nunes da Costa Bandeira
348-Lopo de Almeida e Vasconcelos Castello-Branco
349-D.Maria de Figueiredo Borges Bandeira

678-Filipe Bandeira
679-D.Brites Nunes da da Costa
698-Diogo Borges de Figueiredo,irmão de 338
699-D.Isabel Bandeira,irmã de 339

1356-Gonçalo Pires (Juzarte)Bandeira,heroi de Toro,1º BANDEIRA
1357-D.Violante Nunes Cardoso,srª Qtª Fráguas,posteriormente Paço de Fráguas(a partir de Aleixo de Figueiredo,que aí acoitou o Rei D.António).Eu descendo de Gonçalo Pires Bandeira de Figueiredo,irmão de 5 e 7.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#54357 | as1158190 | 26 dez 2003 19:08 | Em resposta a: #54317

Caro Parente e Amigo
Venho agradecer-lhe o envio de dois Emails, contendo a listagem dos nossos Avós, desde o Trisavô Gaspar até ao Fundador da Família Bandeira.Foi verdadeiramente um presente de Natal que muito nos sensibilizou.
Pelo que diz respeito à Maria Teresa Paiva Raposo Bandeira de Melo, segundo creio, a linhagem está agora bem clara.
Quanto ao que respeita o meu Bisavô Aleixo Rebelo de Pinho ainda tenho que "estudar" em que nível etário ele se encaixa. Pelas minhas contas, mas sem certezas, ele será filho de um Irmão da Trisavó Maria Carlota de Pinho Bandeira.
Mais uma vez muito obrigado. Peço-lhe que disponha sempre de mim se algum dia puder ser-lhe útil.
Cumprimentos do António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#159643 | formiga202 | 16 jun 2007 15:38 | Em resposta a: #52630

Caro parente, Entrei pela primeira vez neste site pois só agora começo a dominar o computador e a internet, mas... "mais vale tarde do que nunca..." Não sei se já está entretanto na posse da informação que pretendia nos idos de 2003,
de qualquer modo gostaría de o informar que, de acordo com informação verbal de familiares meus, a casa e o brazão de armas que aí se encontram pertenceram a meu trisavo, Fernando César de Pinho Bandeira da Gama e Mello Monteiro Ferrão, que foi dono da Quinta da Medronhosa que foi de seu Pai, luis Monteiro Ferrão e que entretanto vendeu. Foi casado com minha trisavó, Virginia Eduarda de Figueiredo Guedes Pereira de Azevedo e teve tres filhas, Sofia de quem descendo, c/c Jorge Silveira de Mascarenhas, Isabel Augusta que não sei se casou e a outra agora não me lembro, mas logo que possa vou consultar os meus arquivos e dar-lh-ei também essa informação. Do casamento da minha bisavó Sofia nasceram quatro filhos, uma das quais minha avó Maria Virginia Bandeira da Mascarenhas Sheppard Cruz, etc, etc. Estou agora a actualizar informação sobre este ramo da minha familia que depois entrarà no site da descendência da Casa de Sabugosa. Com um abraço amigo, despeço-me, Maria Filomena Sheppard Cruz Pinto Duarte Marques de Carvalho.

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#159672 | 6099 | 16 jun 2007 19:30 | Em resposta a: #159643

Cara parente Maria Filomena:

Bem sei que a mensagem nao me era destinada, mas nao posso deixar de lhe responder porque me deu uma grande satisfaçao: estou há bastante tempo a tentar encontrar a descendência de D. Sofia Eduarda Pereira d'Azevedo de Pinho Bandeira, porque está praticamente no fim o processo de investigaçoes sobre os Pinhos Bandeiras da Casa de Sabugosa (de onde também descendo), conducentes à sua publicaçao num trabalho no qual estou também a colaborar, sobre a descendência de ANTÓNIO DE PINHO REBELLO E SEIXAS DA GAMA (ver tópico neste FORUM onde se trocaram muitas mensagens). Como pode observar, alguns dos seus antepassados já estao registados no GENEA, mas a publicaçao que está prevista para fim do ano corrente ou princípio do próximo, exige muito mais informaçao do que a simples indicaçao de nomes e datas. Por essa razao e se nao é demasiado incómodo, peço-lhe o enorme favor de me contactar para o meu e-mail (jpf6099 arroba sapo.pt) e dar-lhe-ei o meu contacto telefónico, para que possamos trocar informaçoes e completar dados que sao extremamente importantes para a obra a publicar.
Aguardando prezadas notícias, apresento cumprimentos e subscrevo-me com elevada consideraçao,

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#159679 | sakawimbi | 16 jun 2007 20:13 | Em resposta a: #159643

Cara Parente

Chamo-me António Nuno Cardoso de Sampaio Pinho e nasci em 1926 06 17.
O meu endereço electrónico é antoniospinhoarrobasapopontopt.
Desde 2003 muita água correu debaixo das pontes...como diz o povo.
Mas muito lhe agradeço esta mensagem de 16 06 2007 pois que ela me teria sido de um valor incalculável quando há 4 anos tentava descodificar o Assento de Baptismo de minha avó paterna Leopoldina de Pinho Ferreira, filha de Aleixo Rebelo de Pinho.
A chave do código eram, nada mais nada menos, que o nome do seu trisavô Fernando César de Pinho Bandeira da Gama e Mello Monteiro Ferrão e da irmã deste D. Maria Leopoldina de Pinho Bandeira e Mello, que no acto intervieram como padrinhos.
Ao meu apêlo de 2003 responderam gentilmente os nossos parentes Gonçalo Ferreira Bandeira Calheiros, Rui Alberto do Amaral Leitão e José Paulo Camacho Fernandes da Bandeira de Figueiredo.
Das exaustivas buscas efectuadas e das trocas de impressões com os três parentes acima indicados, parece poder concluir-se que meu bisavô Aleixo Rebelo de Pinho era filho extra-matrimonial de António de Pinho Seixas da Gama.
Por outro lado, a filha legítima deste, D. Maria Carlota Elvira de Pinho da Gama Bandeira e Mello casou com Gaspar Homem Pires Bandeira de Mello, dando origem a um ramo em que entronca D. Maria Teresa de Paiva Raposo Bandeira de Mello casada com meu primo co-irmão Nuno Luis Azevedo de Sampaio e Pinho.

A minha avó paterna D. Leopoldina de Pinho Ferreira foi madrinha de Baptismo de Luis Borges Bandeira de Melo, avô de D. Maria Teresa de Paiva Raposo Bandeira de Melo.

A terminar gostaria de lhe fazer uma pergunta: será que nas suas notas de arquivo aparece o nome de meu bisavô Aleixo Rebelo de Pinho?

Retribuo o seu abraço e agradeço a gentil mensagem.
Antonio de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#159687 | sakawimbi | 16 jun 2007 20:29 | Em resposta a: #159672

Caro José Paulo
Só depois de ter expedido a minha resposta à nossa parente Maria Filomena é que tive acesso ao seu post.
Pensava eu que o José Paulo estaria por estas bandas durante 14, 15, 16 e 17 de Junho. Houve deslizamento de datas ou as buscas trornaram-se menos eficientes?
Em qualquer caso constato que a Família é tão grande que nem todos se conhecem.
Um abraço
António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#159700 | formiga202 | 16 jun 2007 21:23 | Em resposta a: #159679

Caro António, se assim me posso dirigir a si. Os meus netos bem me diziam que a internet é um meio de comunicação interessantíssimo. Não sei porque estive tanto tempo renitente quanto á sua utilização pois estou a aperceber-me que quanto mais não seja entrei em oontacto com uma pessoa simpática. Eu nasci a 15.08.46 em África, mais precisamente em Lourenço Marques, pois a minha avó materna, que é a descendente do meu trisavõ Fernando César casou e foi com o meu avõ viver para Moçamique, onde nasceram a minha Mãe, duas tias e um tio todos com larga descendência. Os arquivos que possuo sobre esta ascêndia foram todos adquiridos no Arquivo Distrital de Viseu e neles não encontrei referência a seu bisavô Aleixo Rebelo de Pinho. Vou agora dar-lhe mais uma informação que talvez o possa ajudar! O meu trisavõ Fernando enviou da minha trisavó e voltou a casar com outra senhora de quem teve um filho que este ramo da fam´lia não chegou a conhecer. Disseram-me, no entanto, que o seu filho se chamou ou António ou Álvaro, mas não tenho de todo a certeza. Procurei esta informação nos tais arquivos, mas talvez por falta de datas não consegui obtê-la. Vendo bem se esse meio-irmão teve descendência será ele o actual representante deste ramo da família pois como disse antes, só nasceram meninas do seu primeiro casamento. Se souber mais alguma informação entrarei imediatamente em oontacto consigo. Um abraço, Maria Filomena.

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#159701 | formiga202 | 16 jun 2007 21:35 | Em resposta a: #159672

Caro José Paulo, Muito obrigada pela sua mensagem que muito contente me deixou pois como nasci em África de Pais que também aí nasceram pouco sei da famílias que os meus avós deixaram para trás. Tenho vindo a coligir alguns dados como disse, no ADV mas existem certas dificuldades por falta de datas, ligações familiares e até conhecimento de locais de nascimento, portanto, como poderá calcular a notícia que me deu sobre as investigações deste ramo da nossa família muito me aprz. Tenho, no entanto, de lhe pedir desculpa, mas ainda não sei trabalhar com o e-mail, é uma vergonha, mas é verdade... por esta razão e se for de todo possível, agradecia que me facultasse o seu numero de telefone por esta via. Eu moro em Lisboa. Um abraço, Maria Filomena.

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#159702 | 6099 | 16 jun 2007 21:51 | Em resposta a: #159701

Cara Prima:

Habitualmente vivo em Madrid por razoes profissionais, mas por acaso neste momento estou no Porto onde nasci e por cá vou ficar alguns dias. Se quizer ligar-me pode faze-lo para o 919771136.
Melhores cumprimentos,
José Paulo B. de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#159703 | 6099 | 16 jun 2007 21:54 | Em resposta a: #159687

Caro António:

Efectivamente estavamos "apalavrados" para um encontro por estas datas, mas nao me é oportuno ir a Lisboa agora. Talvez dentro de 15 dias. Entretanto preciso de falar consigo acerca de pormenores sobre o nosso trabalho, mas é melhor falarmos por telefone.
Receba um abraço do
Zé Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#159713 | formiga202 | 16 jun 2007 23:01 | Em resposta a: #159702

Caro Primo José Paulo, Agradeço imenso o número que me deu mas apesar de me apetecer imenso conversar consigo agora, vou esperar uns dias para reunir toda a informação de que disponho para assim melhor podermos trocar de informações. Nasceu no Porto. Grande terra, gosto muito mesmo. Tenho lá bons amigos. Um abraço e até breve. Maria Filomena

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#159755 | 6099 | 17 jun 2007 12:15 | Em resposta a: #159700

Cara Maria Filomena:

Nao me leve a mal, mas permita-me que faça uma correcçao à sua mensagem ao nosso amigo e parente António de Sampaio Pinho:

- O seu trisavô Fernando César, nao teve só três filhas do seu primeiro casamento com sua trisavó, D. Maria Virgínia. Constam-me devidamente provados por registos paroquiais de baptismo ou outros (ADV) e/ou por notícias em jornais da época, os seguintes filhos (apresento só os nomes próprios, por ser mais fácil de momento):

- Leopoldo
- D. Elvira
- Francisco César, casado em Cabo Verde, c.g.
- D. Sofia Eduarda, sua bisavó
- Álvaro César
- Eduardo César

Ou seja, falta-me a tal D. Isabel AUGUSTA que refere, ou será que há alguma confusao com D. Elisa AUGUSTA, sua segunda mulher? A coincidência do nome AUGUSTA faz-me tender ou para a própria D. Elisa AUGUSTA (por eventual erro no primeiro nome) ou eventualmente para uma filha desta e de seu trisavô, mas deixemos esse assunto para mais tarde. Efectivamente, seu trisavô casou segunda vez com D. Elisa Augusta de Oliveira Paes, Professora do Ensino Primário, mas nao sabia que tinha tido geraçao. E aí sim, poderá ser explicada a existência de um ÁLVARO (e que nao era o filho Álvaro do primeiro casamento, que foi capitao do Exército), de quem também tenho notícia (por em 1904 ter passado da 2ª. para a 3ª. classe e que portanto seria mais novo que os anteriores), mas que até agora nao tinha sabido entroncar. Em todo o caso o ramo de seu trisavô nao estaria representado genealogicamente por ele^como lhe poderei provar noutra altura. Caso seja filho do segundo casamento (embora sendo o segundo do nome sem que o primeiro tenha falecido, o que é muito pouco frequente...), nao poderá ser ascendente de António de Sampaio e Pinho, por desenquadramento cronológico. Aleixo Rebello de Pinho, bisavô de António de Sampaio Pinho, nasceu em 1820 e temos já uma investigaçao teórica mas muito aceitável para a pertença à família em estudo.
Só uma outra questao: os registos paroquiais até ao princípio do séc. XX, encontram-se nos Arquivos, mas depois só nas Conservatórias, o que complica bastante as investigaçoes para geraçoes mais recentes. Além de outros, foi também este um motivo porque com muito agrado recebi o seu contacto.

Receba os cumprimentos deste seu "novo primo",

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#159756 | 6099 | 17 jun 2007 12:24 | Em resposta a: #159700

Desculpe Maria Milomena:
Enviei uma resposta a uma mensagem de António Sampaio Pinho, quando era destinada a si. Peço-lhe que a leia por favor.
Cumprimentos.
José Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#159757 | 6099 | 17 jun 2007 12:29 | Em resposta a: #159687

Desculpe António: parece que enviei a resposta a esta sua mensagem no local errado já que me aparece como recepcionada por Maria Filomena. Peço-lhe pois que a leia no local onde aparece.
Um abraço,
José Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#159801 | formiga202 | 17 jun 2007 20:18 | Em resposta a: #159755

Caro primo José Paulo, Estou banzada... Da minha avó ainda posso compreender semelhante desinformação pois tinha apenas quatro anos quando a sua Mãe morreu tendo vivido sempre com o Pai e segunda mulher que foi para ela uma verdadeira Mãe segundo sua opinião, mas da família que aqui ficou... deixa-me perplexa. Realmente tenho em mãos os assentos de nascimento da minha bisavó Sofia, e das suas irmãs, Isabel Augusta e Elisa. Já agora, sabe por acaso se os outros filhos do meu trisavõ deixaram geração? Um abraço. Desculpe só agora ter respondido, mas só agora vi a sua mensagem. Maria Filomena.

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#159947 | sakawimbi | 18 jun 2007 22:37 | Em resposta a: #159700

Maria Filomena
Claro que pode tratar-me só por António. Acontece que frequento uma Universidade de Terceira idade e lá trata-mo-nos todos pelo primeiro nome.
Também eu sou africano nascido em Angola numa terra que então se chamava Vila Nova e que hoje se chama Tchukuala Tchuluando.
Meu pai era Pinho, nascido em Seia e minha Mãe era Amorim, nascida em Viana do Castelo.
Os meus dois filhos nasceram em Lisboa mas adoraram a Angola de outros tempos.
Os meus netos nasceram em Versailles mas vivem em Lisboa.
Ao todo éramos quinze irmãos, sendo eu o único rapaz. Sobreviventes somos quatro: Maria Emília (*1924) António (*1926), Maria de Lourdes (*1928) e Maria Teresa (*1933).

Agradeço-lhe muito as suas indicações mas, pelas razões aduzidas pelo nosso Parente José Paulo, o meu bisavô Aleixo Rebelo de Pinho entronca mais atrás.

Como vê a Internet, e particularmente o GENEA, proporcionam «encontros» familiares frequentes e agradáveis.

Um abraço, António

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#160254 | formiga202 | 20 jun 2007 17:56 | Em resposta a: #159947

Caro António, Só agora vi a sua simpatica messagem e devo dizer-lhe que ri até ás lágrimas... que drama...xhucuala xuculambu ... Mon Dieu ... pois, pois, eu também nasci em Lourenço Marques que agora se chama Maputo. C'EST LA VIE... o que não obsta a que sejam ambas magníficas e não impede as saudades imensas dos tempos de juventude gloriosos que estou certa também viveu. Não só saudades da nossa vivência como também do contacto que tivemos com esses povos de África bons e infelizmente ainda tão inocentes na sua esmagadora maioria por tão sãos que são. Um abraço, Maria Filomena

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#160446 | 6099 | 21 jun 2007 22:31 | Em resposta a: #159713

Cara Maria Filomena:

Que agradável e simpático o seu telefonema! Tive o maior gosto em conversar consigo. Penso no entanto que um futuro encontro pessoal em breve em Lisboa, poderá ser ainda mais frutuoso e trazer a lume muita informaçao interessante para ambos. Como sabe, toda a informaçao que me possa prestar é uma mais valia para o trabalho que estamos a desenvolver e que o autor pretende publicar no final do ano ou no princípio do próximo. Nesse sentido, e como ficou combinado, ir-lhe-ei pedindo informaçao à medida das necessidades, para que a descendência de ANTÓNIO DE PINHO E SEIXAS DA GAMA, nomeadamente a referente ao seu ramo, seja o mais completa possível. Nesse sentido, se nao é demasiado incómodo, pedia-lhe que relativamente às geraçoes mais antigas me facultasse se possível, os seguintes elementos:

1) Datas e locais de nascimento (com padrinhos de baptismo, se os conseguir) de D. Sofia Eduarda Pereira d'Azevedo de Pinho Bandeira, de seu marido Jorge Boaventura Silveira de Mascarenhas e de seus filhos D. Maria Argentina, Fernando, Emídio e D. Maria Virgínia (sua bisavó).

2) Com quem casaram os irmaos de sua bisavó, Fernando Bandeira de Mascarenhas e seu irmao Emídio Bandeira de Mascarenhas? Tiveram geraçao? Se sim, quem foram os seus filhos?

3) Disse-me que Cristiano Alfredo Sheppard Cruz, casou segunda vez. Com quem? E teve geraçao da segunda mulher? (nao necessito dos nomes dos filhos do segundo casamento, mas apenas pretendo saber se existiram)

4) Joao de Madureira Fialho Prego, foi oficial do Exército?

E para nao a maçar com mais questoes, deixo as outras para a próxima vez.

Desde já receba os meus agradecimentos.

Um abraço do

Zé Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#160552 | formiga202 | 22 jun 2007 20:23 | Em resposta a: #160446

Caro José Paulo, Relativemente aos 1º e 2ºs capítulos vou reunir essa informação e de seguida enviar-lha-ei com todo o gosto. No que se refere ao meu avõ Cristiano, deve ter havido alguma confusão durante a conversa pois ele não casou novamente, foi casado com a minha avó até à sua morte. No que diz respeito ao meu tio João, sim, ele é oficial do Exército e graças a Deus ainda é vivo. Também eu gostei muito de conversar consigo e espero que logo que ambos possamos nos encontremos para trocar opiniões e para nos conhecermos pessoalmente. Um abraço, Maria Filomena Já agora gostava de lhe pedir se lhe for de todo poss´vel, a inclusão do nome do meu trisavô Fernando César no site das páginas familiares, filho de Maria Rosa de Pinho Bandeira da Gama e Mello e de Luis Monteiro Ferrão. Também tenho mais informação em relação a este meu tetravô Luis que depois lhe darei. Obrigada e até breve.

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#160573 | 6099 | 22 jun 2007 22:49 | Em resposta a: #160552

Cara Maria Filomena:

Tem razao. Fiz confusao. O que queria saber era informaçao sobre o segundo casamento de seu bisavô Jorge Boaventura Silveira de Mascarenhas (e nao do seu avô Cristiano).
Entretanto, saberá de quem era filho e neto o seu tio Henrique Ribeiro Arthur? Que relaçao tinha com o Coronel Bartolomeu Sezinando Ribeiro Arthur?
Obrigado e receba um abraço do,
Zé Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#160804 | formiga202 | 24 jun 2007 23:56 | Em resposta a: #160573

Boa noite José Paulo, recebeu o meu e-mail? Maria Filomena

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#160812 | 6099 | 25 jun 2007 00:27 | Em resposta a: #160804

Olá Maria Filomena:

Sim, recebi o seu e-mail. Obrigado pela informaçao.
Entretanto telefonou-me o autor do trabalho em estudo e pretende ter tudo pronto o mais tardar até fim de Agosto, por isso seria de toda a conveniência obtermos os elementos com a antecedencia necessária, para serem tratados.
Receba um abraço,

José Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#162550 | sakawimbi | 12 jul 2007 22:43 | Em resposta a: #160812

Caro José Paulo

Aproveito esta boleia para lhe dar conta da referencia de D. Susana de Pinho e Sousa Abranches de Almeida na parte do trabalho que me diz respeito, e que é:
CAPITULO VI - &V - 10.

Peço que me diga a referencia de D. Maria Teresa de Paiva Raposo Bandeira de Melo na parte do trabalho que a si incumbe.

Vou enviar ao Autor por Email uma foto a cores do Brasão de António de Pinho e Seixas da Gama, feito a meu pedido por Mestre B. G.
Um abraço do Antonio de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#165046 | sakawimbi | 14 ago 2007 18:08 | Em resposta a: #160812

Caro José Paulo
Aproveito esta boleia para lhe transmitir alguns elementos, no seguimento da nossa última conversa telefónica:
A primeira mulher do meu filho mais velho chama-se Rita Maria Rovisco de Amorim Girão (sg) e é filha de Arménio Abelho de Amorim Girão e de D. Noémia Beatriz Lopes Godinho Chaveiro Rovisco de Amorim Girão.
Veja no GENEA a árvore de Costados de Arménio Abelho de Amorim Girão.
Cumprimentos
António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#211701 | sakawimbi | 26 out 2008 23:13 | Em resposta a: #160254

Cara Prima Maria Filomena

Agora que nos conhecemos e o nosso LIVRO teve lançamento no dia 21 10 2008, gostaria de conversar consigo de vez em quando através do Email.
Se estiver de acordo digite antoniospinhoarrobasapo.pt.
Todos os dias depois do jantar leio os emails chegados de "todo o mundo"
Gostei muito de a conhecer bem como a sua Filha, Genro e Neta.
Quem diria que o meu neto Miguel é colega de Liceu da sua Neta?
Ontem encontrei sua Filha e sua Neta em casa dos meus Filhos Ana Rita e António Nuno.
Um abraço.
António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#223179 | nresende | 08 mar 2009 21:23 | Em resposta a: #165046

Caro António de Sampaio Pinho´
Pedindo licença para me dirigir a si, perguntava-lhe se conhece o paradeiro do espólio de Aristides de Amorim Girão, géografo e professor da U.C.. Sou historiador e tenho interesse em consultar documentação sobre este investigador.
Cumprimentos,

Nuno Resende

Resposta

Link directo:

RE: Viseu - Pinho Bandeira

#223404 | sakawimbi | 11 mar 2009 00:24 | Em resposta a: #223179

Caro Nuno Resende
Estive ausente alguns dias e, por isso, só agora respondo ao seu pedido.
Vou tentar os contactos com a família da minha ex-Nora e não deixarei de o informar.
Cumprimentos
António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 03:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen