RE: Software para Costados

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Informática

Software para Costados

#52798 | Lagarto | 29 nov 2003 15:52

Estou inciando a construção da minha árvore genealógica.
Gostaria de saber se alguém me pode indicar se existe algum software, em português ou não, que permita a sua construção.

Obrigado
Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52805 | mcc | 29 nov 2003 17:54 | Em resposta a: #52798

Caro Sr.

Pode fazer um download do PAF4.0 (Personal Ancestral File)em versão portuguesa. Para quem se inicia, penso que resolve muito bem o problema de armazenamento de dados e elaboração de vários tipos de relatórios. É um produto gratuito que pode ir buscar à net, criado e desenvolvido pelos Mormons. Tem imensas capacidades. Estou certa que vai gostar de trabalhar com este programa. Se precisar de mais alguma coisa, todos estamos aqui para o ajudar.
Bom trabalho.
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52809 | vbriteiros | 29 nov 2003 23:52 | Em resposta a: #52805

Cara mcc
Esse programa permite-lhe esquematizar a ascendência. Mas se pretender esquematizar toda a descendência de um determinado antepassado que encontrou, como procede nesse programa?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52829 | mcc | 30 nov 2003 13:36 | Em resposta a: #52809

Caro Vasco Briteiros

Na verdade, não sou muito experiente nestes programas de genealogia. O pouco que sei foi conseguido um tanto por tentativas e por orientações do meu primo António Forjó. Graças a ele, consegui fazer "milagres" com a pouca sabedoria que tenho sobre o assunto. Ainda não tive oportunidade de explorar, totalmente, essa vertente que colocou. Mas do que já fiz até ao momento, consegui da seguinte forma:

Abre o arquivo de família (ou ramo familiar): 1.Selecciona o indivíduo a partir do qual pretende saber a respectiva descendência.
2.No menú, selecciona "arquivo".
3.Abre Arquivo e selecciona "Imprimir Relatórios".
4.Com a caixa de opções aberta, selecciona Descendentes.
5. Na opção de gráficos, há uma pequena janela onde está 1/10. Aí coloquei 9. Fiquei sem saber (porque pessoalmente não tinha necessidade de outro número) se aguentava um valor superior.
6. Na mesma caixa, seleccione o tipo de gráfico como "padrão".
7. Na mesma caixa, à direita e em baixo, há um pequeno quadrado que diz "imp.ao arquivo". Seleccionar. Isso permite transformar os dados para folha de texto.
8. Dar ordem de imprimir.
Uma nova caixa de diálogo aparece, para que dê nome a este arquivo.
9.Depois de dado o nome, dê ordem de impressão.
10. O gráfico de descendência aparece até ao mais recente elemento familiar inserido na base de dados.

Espero ter sido clara nas explicações. Pessoalmente, foi assim que resolvi o problema. Se houver outras formas, agradeço que me ajudem também a evoluir nesta área.
Caso não tenha sido explícita, por favor entre em contacto comigo. Pode pedir o meu endereço ao moderador. Terei todo o prazer em ajudar no que eu souber.
Sempre ao dispôr. Com os melhores cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52841 | kiki | 30 nov 2003 15:38 | Em resposta a: #52798

Estou quase nas mesmas condições excepto que por mero acaso, descobri que o meu irmão começou a escrever alguns nomes da familia. Acontece que após o falecimento do meu Pai, quem guardou todos os elementos que dispomos da nossa familia, e a pedido de todos, fui eu. Gostaria de saber como, a partir do que o meu irmão iniciou, poderei acrescentar tudo quanto possuo relativamente á nossa familia, como os nomes dos nossos descendentes, ascendentes etc., dado sermos de familia estrangeira. Será que me poderão ajudar, visto ser um tema que me alicia imenso?
Muito obrigada.
Cristina Cohen

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52847 | vbriteiros | 30 nov 2003 16:24 | Em resposta a: #52829

Caríssima mcc.
Muito obrigado pela sua informação. Vou experimentá-la e depois relatar-lhe-ei o sucedido.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52850 | aburma | 30 nov 2003 17:11 | Em resposta a: #52847

Caro Vasco,

Deve ser raro o software genenalógico que eu não tenha experimentado. O nosso sapiente confrade João Cordovil Cardoso costuma recomendar o Wholly Genes, o qual, pese embora a sua douta opinião nestas matérias, se me afigura demasiado "pesado", embora seja, sem dúvida completíssimo.

Duas lacunas costumam estes programas ter para nós, portugueses. A limitação do espaço disponível para os nomes e a posibilidade de introdução de sufixos (ex: FSO, FCR). Mas nalguns essas lacunas encontram-se ultrapassadas (Legacy, Roots Magic e Family Tree Legends - ambas - e Wholly Genes, Family Tree Maker e Cumberland, no que à etensão dos nomes se refere.

Alguns destes programas têm versões gratuitas, que podem ser facilmente encontradas na net, utilizando um motor de busca.

Eu estou sempre a "saltar" de programa, utilizando gedcoms para a transferência de dados entre eles, mas neste momento utilizo o Family Tree Legends, talvez por ter sido o último que descobri, mas também porque me agrada muito a sua estética.

Fico ao teu dispor e de outros confrades para informações adicionais.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52858 | mcc | 30 nov 2003 20:11 | Em resposta a: #52850

Caro Alexandre

Li com muita atenção a sua resposta a Vasco Briteiros e fiquei muito entusiasmada com o seu conteúdo. Como deve ter reparado, sou muito inexperiente nesta área do software genealógico. Daí que, se me permite, vou aproveitar-me dos seus conhecimentos para evoluir. Agradecia, muitíssimo, que me elucidasse sobre os programas que já experimentou com resultados práticos agradáveis (dentro dos enumerados na sua mensagem)e que posso utilizar em português; por outro lado, caso não seja possível na nossa língua, se há algum que seja mesmo muito amigável de utilizar. Em qualquer dos casos, sempre gratuito, através da net. O meu endereço encontra-se disponível, através do moderador.
Desde já os meus sinceros agradecimentos.
Com os melhores cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52860 | joaquimreis | 30 nov 2003 20:41 | Em resposta a: #52805

Poderia especificar onde posso obter tal versão, pois procuro há muito um software de genealogia. Agradeço. O meu e-mail é joaquim-reisarrobapontosapopontopt

Joaqui Reis

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52866 | FALTA | 30 nov 2003 23:43 | Em resposta a: #52850

Caro Alexandre Burmester,

Se gosta de experimentar e tem uma versão do Windows que não o ME (com o Millenium tive problemas relacionados com os drivers e Jet Engine para o Access) sugeria-lhe o Genbox.
Aliás. dada a sua experiência com outros programas, a sua opinião sobre este será uma mais-valia preciosa.

Cumprimentos,
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52916 | aburma | 01 dez 2003 17:02 | Em resposta a: #52866

Caro Francisco Tavares de Almeida,

Obrigado pela sugestão. Vou experimentar e depois direi "de minha justiça".

Aos confrades que me colocaram questões a este propósito, responderei aqui mesmo, pois penso que a exploração deste tema não colide com as regras do Forum, até porque o mesmo está relacionado coma Genealogia.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52925 | Lagarto | 01 dez 2003 19:17 | Em resposta a: #52841

Cristina,

Não sei como está a pensar continuar.
O que lhe posso dizer é que já consegui alguma documentação, do tipo certidões de nascimento, casamento e óbito, e depois pesquisei software que permita elaborar a árvore.

Encontrei algum, PAF/Family Tree, etc, e depois comecei a ver o que dava.
Contudo tenho que reconhcer que este software tem um pequeno senão: não está em português, em Inglês, o que, depois de impresso, pode trazer enganos.
Por isso estou pesquisando outro modelo, mas para se iniciar talvez possa utilizar algum do existente.
Pode fazer uma pesquisa na net que irá encointrar N+1 diferentes.

Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52947 | kiki | 02 dez 2003 09:47 | Em resposta a: #52925

Martinho,
Obrigada pela sua resposta. Em relação ao software ser em inglês, não tenho qualquer problema. Certidões de nascimento e registos de casamentos também tenho, se bem que alguns tenho que os traduzir pois estão em romeno (algo díficil). Certidões de óbito também as tenho, isto tudo em relação aos meus avós e Pai.De qualquer forma, caso encontre uma solução fácil para si, e se não se importar, dizia-me algo, dado estar quase "ás escuras" nesta matéria de informática.
Obrigada pela sua ajuda.
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52958 | tfp | 02 dez 2003 11:59 | Em resposta a: #52841

Cara Cristina,

Perdoe a intromissão no tópico, não usará por acaso os apelidos Cohen Poppe Lopes Cardoso ?

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52968 | kiki | 02 dez 2003 13:56 | Em resposta a: #52958

Caro Tiago,
Já várias vezes me perguntaram o mesmo, e mesmo nos meus tempos no Liceu Francês, tive uma colega , Rita Poppe, e sinceramente, nunca chegámos a conclusão nenhuma sobre a origem do Cohen, mas penso não haver relação, daí estar por aqui a tentar descobrir mais alguma coisa. Nessa altura soube, através de colegas que haveria um parentesco com uns Anahory, por via do meu avô paterno. Nada mais sei.
Com os mlores cumprimentos,
Cristina Cohen

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#52998 | fsmunoz | 02 dez 2003 20:48 | Em resposta a: #52798

Caro Martinho,

O que vou sugerir muito provavelmente não se aplica ao seu caso, mas o programa LifeLines (...) é muito bom para quem gosta de um programa que seja mais forte em flexibilidade que em facilidade de uso. O simples facto de estar sob uma licença "livre" (MIT license) e de funcionar em Unix e GNU/Linux é para mim suficiente para ser o meu "software" de eleição para este fim. Acresce que as capacidades de "scripting" que ele tem tornam-no - para quem gosta de "mexer" em programação ligeira - completíssimo: permite guardar toda a informação que se ache útil para cada pessoa, gerar ficheiros LaTeX e PostScript em variadíssimos formatos, enfim, praticamente tudo o que se possa lembrar (incluíndo informação heráldica para cada pessoa).

Com os melhores cumprimentos,

Frederico Muñoz

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#53316 | aburma | 08 dez 2003 15:03 | Em resposta a: #52858

Cara mcc,

Pedindo desculpa pelo atraso, aqui deixo as minhas sugestões em matéria de software genealógico gratuito.

Daquilo que conheço, sugeriria o Legacy, que para além de uma versão paga mais sofisticada, tem uma gratuita que pode ser obtida por download.

Também o Cumberland da c-f software oferece a possibilidade utilização gratuita durante 45 dias, mas não só pela limitação temporal, como pelas características dos programas, recomendo o Legacy.

Penso que o software Brother's Keepe é também gratuito, mas este tem as suas limitações, nomeadamente no que se refere à extensão dos nomes.

A utilização dos motores de busca permitir-lhe-á aceder aos respectivos sites com facilidade.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#53323 | macp | 08 dez 2003 17:14 | Em resposta a: #52805

Cara mcc
Estou a usar PAF.5 em inglês sugerido por confrades deste fórum ( António Forjó , entre outros, lá por setembro de 2001!!! Foi um achado este sítio de genealogia...)e percebo que , afinal, podia ter usado um programa em português?! É que , um dia destes, tive uma desilusão muito grande: quando vejo ou imprimo os dados em “ árvore”, tudo aparece correcto e em português. Se decido ver o texto na forma “ book” ou quero imprimir, as datas aparecem todas erradas...e em inglês, logicamente. Conclusão: vou ter que mudar de programa ou tenho que começar tudo de novo? Por ignorância nestes meandros da informática e afins, resolvi, nas notas, incluir também as datas todas, o que me pode facilitar a vida em novo “registo”. Também fui “espreitar” o Family tree legends que é sugerido por Alexandre Burmester, creio, com um grafismo muito agradável, mas o problema mantém-se não é ?
Se tiver alguma sugestão...é que ando mesmo desmoralizada...
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#53348 | JCC | 09 dez 2003 09:25 | Em resposta a: #53323

Cara Maria

É por essas e por outras do mesmo género que eu tenho sugerido outros programas, nomeadamente o The Master Genealogist (que eu uso na versão 3.7 mas que já vai na versão 5).
É claro que implicam um investimento inicial mas os resultados finais, pelo menos no que a mim dizem respeito, compensam.

Neste caso concreto, e após algumas adaptações (para as quais não é preciso ser nenhum expert mas apenas um utilizador médio) o programa "fala" português e os "reports" também saem em português necessitando apenas de algumas correcções gramaticais. Como a saída pode ser feita em formato Word (ou de outros processadores de texto) estas correcções são bastante simples.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#53388 | António Forjó | 09 dez 2003 17:07 | Em resposta a: #53323

Cara Maria

Tente "passar" para Word; permitir-lhe-à editar o texto e portanto modificar o que pretender.
Quando abre a "janela" print report, no canto inferior direito tem a opção "imprimir para arquivo" ou "print to file" consoante a língua.Active-a e faça print; abre-se um ficheiro *.txt se em W98 ou *.rtf se WXP.
A partir daí está em Word.
Se tiver alguma dificuldade na execução, "apite".
Cumprimentos

AF

Resposta

Link directo:

p/ JCCardoso e AForjó

#53394 | macp | 09 dez 2003 18:02 | Em resposta a: #53348

Caro João Cordovil Cardoso
Fui ver o Master Genealogist e tem tantas possibilidades , como diz, que nem sei que dizer. Mas, para o usar, tinha que fazer tudo de novo, não é? Os senhores é que têm a culpa... meteram-me o " bichinho" e, apesar de apenas recorrer ao correio e à net, já consegui dados de mais de cento e cinquenta indivíduos nestes dois anos...e só de pensar que tenho que introduzir esses dados todos outra vez...Vou seguir a sugestão de António Forjó que é muito prática. Também não fui muito inteligente ter incluido tantas notas com alguns dados repetidos... Estou um bocado como o tonto no meio da ponte, visto, afinal cada vez haver mais software, mas não se podem deitar a perder tantas horas de trabalho, não é? a não ser que valha mesmo a pena...
Muito obrigada por tudo, pelos esclarecimentos, sugestões e paciência...enfim, por estarem aí desse lado.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: p/ JCCardoso e AForjó

#53396 | tfp | 09 dez 2003 18:18 | Em resposta a: #53394

Cara Maria,

O PAF permite gravar os dados em formato GEDCOM, tente fazer isso e depois carregar esse mesmo ficheiro no Master Genealogist. Verá que pouco ou nada perderá dos dados que introduziu.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: p/ JCCardoso e AForjó

#53402 | JCC | 09 dez 2003 19:33 | Em resposta a: #53394

Cara MAria

Melhor ainda do que o nosso confrade diz na outra resposta. o TMG "lê" o formato do PAF e importa os dados directamente. Eu nunca fiz este teste mas é apresentado como uma das facilidades do programa, nas suas versões mais actuais.

Se quiser dar uma vista de olhos no que o TMG faz sózinho em páginas HTML, vá ao SAPO e procure a minha página pessoasl que por acaso é

dobliu dobliu dobliu ponto cordovil ponto home ponto sapo ponto pt

e tem lá um exemplo

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#53417 | Sobral | 09 dez 2003 22:38 | Em resposta a: #53316

A quem interessar

O programa Cumberland pode ser gratuito sempre que o usuário o queira. Sem problemas de ordem jurídica, pois é permitido pelo próprio programa. Basta editar o ficheiro de configuração (cftw.ini), ir à linha Var2=######, apagar os algarismos que aí se encontrem. O programa volta a por o contador em 45 usos.
O Brother's Keeper mais recente, 6.1.19 permite um nome com 100 caracteres o que satisfaz a escrita de nomes longos.
Cumprimentos

G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#53455 | kiki | 10 dez 2003 14:21 | Em resposta a: #52805

Cara mcc,
Realmente, só quem entende bem de genealogia pode ajudar quem está a dar "os primeiros passos". Fiz o que sugeriu ao Martinho, tal como ele me tinha dado umas "dicas". Além de ir fazer o download do programa que sugere, já vi o site dos Mormons. Fiquei fascinada!! Agora...não páro. Descobri muita coisa que comparando, com documentos que tenho e que estou a taduzir, as coincidências são enormes.
Mais uma vez obrigada.
Com os melhores cumprimentos,
Cristina Cohen

Resposta

Link directo:

RE: p/ JCCardoso e AForjó

#54380 | RABECO | 27 dez 2003 23:43 | Em resposta a: #53402

Caros confrades,
De facto confirmo que o TMG 5xx, já lê não só os ficheiros Paf 4 e 5, como também de outros programas utilizados para genealogia.

Um abraço e feliz ano de 2004
Manuel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#57964 | Alfa49 | 14 fev 2004 17:39 | Em resposta a: #52805

Caro(a) mcc
Se me puder ajudar, ficaria muito grato por tal.
Tentei fazer o download do PAF4.0 (Perconal Ancestral File) através do Google, apareceu muita coisa com o mesmo nome, andei a mexer, mas não consegui nada, bolas, em Português fazia muito jeito, pois o meu Inglês, naaa....,
não vale nada.
Se puder fazer algo, muito obrigado
Cumprimentos
João Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#57965 | kiki | 14 fev 2004 18:21 | Em resposta a: #57964

Caro Joao,

Tente, através do Google procurar o Family Tree Maker V.9 (este em inglês, mas se precisar de ajuda diga - é o que estou a utilizar para depois passar para um mais avançado e dificil) ou então o GenoPro, (este está em Português, e é fácil).De qualquer forma, não sei se serão os mais indicados, mas para mim principiante...são.
Cumprimentos,
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#57966 | Alfa49 | 14 fev 2004 18:30 | Em resposta a: #57965

Cara Cristina:
O meu probelema é não saber Inglês, só uma ou outra, nada mais, é isso, vou tentar o "GenoPro".
Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos.
João Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#58656 | aburma | 24 fev 2004 16:58 | Em resposta a: #52866

Caro Francisco Tavares de Almeida,

Apenas agora, passados quase três meses (!), volto a este tema, pois só recentemente tive acesso ao Genbox.

Pois devo dizer-lhe que estou francamente bem impressionado com o programa, e quase que apostaria que se o confrade João Cordovil Cardoso nele desse uma espreitadela, o não consideraria inferior ao TMG.

O Genbox não tem limitação na extensão dos nomes (e não apenas nas fichas individuais, mas também nas árvores de costados), tem possibilidade de inserção de prefixos, sufixos e alcunhas, numera as gerações nos relatórios de descendentes e ascendentes, permite a inclusão nas fichas individuais de fotografias de porte significativo (e não apenas de umas quase impercepíveis miniaturas, como sucede com outros programas), dispõe de um excelente dispositivo de tratamento de fontes, e por aí fora.

Isto apenas numa primeira abordagem, pois estou ainda longe de me inteirar de todas as potencialidades do programa. Pelo que me tenho apercebido no Forum dos respectivos utilizadores, muitos deles utilizavam anteriormente o Legacy e o TMG, e o nível de exigência daquela gente é muito alto, pode crer.

Cumprimentos e ao seu dispor

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Software para Costados

#168174 | chartri | 22 set 2007 22:34 | Em resposta a: #58656

...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 01:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen